• Nenhum resultado encontrado

Subsídios para datas comemorativas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Subsídios para datas comemorativas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Subsídios para datas comemorativas

CELEBRANDO A FAMÍLIA NO DIA DAS MÃES

Hoje o conceito de família mudou bastante. O papel da mãe pode ser exercido pelo pai, avó, um parente ou outra pessoa. Há uma mudança de paradigma em relação à família.

Vivemos uma época em que muitos afirmam que a família está em ‘’extinção’’, mas penso que ela está em’’ transformação’’. A mãe hoje trabalha fora, tem pouco tempo para a casa e para os filhos. A questão é como é usado este pouco tempo em casa. A quantidade de tempo, não significa de maneira nenhuma, qualidade de tempo.

Tem valores que não podem ser mudados (amor, respeito, caráter, cooperação, pedir perdão quando necessário, saber perdoar, saber dialogar, aceitação, ) etc. É importante, quanto professores/as de Escola Dominical, lembrarmos das crianças que não tem suas mães, são criadas por parentes ou vivem em um contexto diferenciado.

Na compreensão bíblica, Deus é fundamental para a vida de qualquer pessoa e para a família.

Abraços,

(2)

CELEBRANDO A FAMÍLIA NO DIA DAS MÃES

A CASA

1- Formar uma casa á medida em que as falas forem acontecendo. 2- Desenhe cada parte da casa em uma folha separada e, cole separadamente, sobrepondo até que fique completa.

3- A casa poderá ser desenhada e recortada em isopor ou cartolina, de forma que as partes se completem.

4- A casa deverá ter um bom tamanho, de maneira que todos consigam enxergá-la.

1- O ALICERCE

O alicerce é à base de uma casa e é o que a mantém de pé. Pensemos na fé como o alicerce para a construção de um lar. Fé é esperar, é acreditar em algo que os olhos não veem. É enxergar a casa pronta, quando ela ainda está no projeto.

É olhar para todas as dificuldades que as famílias hoje enfrentam e, ainda assim, perceber possibilidades de amor, paz, esperança e de uma vida mais harmoniosa e feliz.

2- O CORPO (PAREDES) DA CASA

O corpo da casa é o abrigo da família. A família deve ser um porto seguro. Um lugar de união, amor, abrigando as alegrias e tristezas da vida.

Não há família perfeita. Todas enfrentam dificuldades, mas superá-las sempre é possível, se a família estiver unida em um mesmo propósito.

3- A PORTA

A porta representa a hospitalidade, os/as amigos/as, pois ninguém vive só. Os relacionamentos nos ajudam a crescer como seres humanos.

Mesmo com a falta de tempo, com toda correria, podemos ter as portas abertas da nossa casa para as amizades que devem ser construídas com a verdade, respeito e aceitação.

(3)

4- AS JANELAS

As janelas representam nossa comunicação dentro do lar. O computador, a televisão ou qualquer outra coisa não podem substituir o diálogo na família.

Dialogar é falar e também ouvir. É respeitar a maneira diferente que o outro pensa. Assim, uma família é mais feliz quando dialoga.

5 - O TELHADO ( A LAJE )

O telhado é muito importante em uma casa, pois representa a proteção. Protege da chuva, do sol e do frio. Uma família precisa sentir-se protegida.

Vivemos em um mundo cheio de incertezas e perigos. Sentimos medo de situações, de coisas e até de pessoas. Precisamos da proteção Divina, então não devemos nos esquecer de Deus. Através da oração nos achegamos até Ele, que é a maior proteção que nossa família poderá ter.

6- O JARDIM

Ter um jardim em casa é algo quase do passado. Cada vez temos menos espaços. Mas, nem por isso deixamos de usar nossa criatividade. Colocamos vasos de plantas e de flores para embelezar a casa.

Tem algumas palavras que embelezam uma família e, muitos se esquecem de usá-las no dia-a-dia, sendo essas: obrigado/a, me perdoe, conte comigo e eu te amo.

FINAL:

Agradeçamos a Deus pelas famílias aqui representadas; por cada mãe que deixou seus afazeres para estar conosco, celebrando a família no dia das mães.

Que Deus abençoe e sustente cada família com seu amor, sua graça e sua mão protetora.

MÚSICA FINAL- “Bem vindo a Família” Turma do Printy -

(4)

T- Todos os dias, ao acordar, a mãe começa a trabalhar. A- Mamãe pra lá, mamãe pra cá... e ela atenção a todos dá. B- Responde sempre aos ‘’por que ’’ ?

C- Atende logo aos pedidos de achar objetos perdidos. D- Onde está meu tênis... 0nde minha meia foi parar? T- A mãe é quem sempre descobre o lugar.

E- Minha cabeça está doendo, minhas pernas doloridas. T- A mãe trata das feridas.

F- Toda hora uma queixa

G- Quero brincar mas, meu irmão não deixa! H- Quem quebrou minha boneca?

I- Quem sumiu com minha peteca?

T- São tantos pedidos aos quais tem de responder ‘’sim’’. J- Está pronta a merenda?

L- Lavou minha blusa de renda?

M- Não sei fazer a lição: Quem foi Napoleão? N- Posso ir brincar lá fora?

O- Tenho que tomar banho agora?

T- A mãe muitas vezes é lavadeira, enfermeira, babá, costureira, professora, cozinheira.

A mãe precisa ser companheira.

U- Precisa ser paciente ,estar sempre sorridente e cuidar da família pra nada faltar. V- E como consegue tudo isto, dando conta do serviço?

(5)

Apresentação como dramatização ou jogral

’MÃE É GENTE... FAZ E SENTE.

’’ De Osmary Cardoso Pereira

A-‘’ Mãe é gente... faz e sente’’. ( repete 3 vezes como se estivesse tentando entender)

B- O que é isso? Falando sozinho?

A- Estou tentando entender isto aqui:’’Mãe é gente...faz e sente.’’

C- Isto é fácil. Tem filho que acha que a mãe sabe tudo; responde tudo; ajuda a todos; Resolve tudo... Mãe faz tudo!

A- Ta bem, faz tudo! Mas... e o ‘’sente’’?

D- Claro!...Mãe faz e também ‘’sente’’. Mãe sente amor, mãe sente alegria, mãe sente emoção com as coisas dos seus filhos... Ela até chora de emoção!

E – É... Mas eu já vi mãe chorar de tristeza... A- De tristeza? E mãe fica triste?

E- Fica sim... Quando a gente briga em casa ,quando desobedece, faz birra ou é chamada na escola porque o filho não se comportou bem.

F- Mãe não é um’’ robô’’ que só faz tudo. Ela é gente... E sente!... G- É verdade! Mãe sente. Não só coisas boas, mas também tristeza... H- E não é só tristeza, não. Ela sente impaciência, irritação e raiva também! I- E sente medo! E u já vi minha mãe com muito medo.

A- Ah! É por isso que diz aqui (mostra o papel ) que mãe é gente. J- Mãe não é fada, nem mulher Maravilha!

L- É isso aí... Mãe é gente. E sente como a gente!

Então, os filhos- grandes e pequenos- devem ter paciência e respeito pelos seus sentimentos...

M- Acho que família é isto; todo mundo é gente que sente. Cada um deve procurar entender o sentimento do outro.

(6)

MÚSICAS: BEM VINDO A FAMÍLIA- Turma do Printy

E F#m B7 E Bem vindo à família, é bom estar aqui F#m A B7 Para compartilhar e aprender amar E F#m

Que sejamos pra você B7 E O que Deus quer de nós:

F#m A B7 E E7 Uma família, em quem possa confiar.

A B7

Que amemos uns aos outros, E

Como Ele nos amou. A B7

E só falemos coisas boas, E

E do seu amor. A B7 Que o Santo Espírito E C#m Nos guie em oração F#m B7 E então vamos ser A B7 Uma família

(7)

Bênção-

Pablo Sosa

Dm Gm Dm A bênção do Deus de Sara, Abrão e Hagar Gm C F

A bênção do filho, nascido de Maria Bb Dm A A bênção do Espírito Santo de amor Bb Am

Que cuida com carinho

Gm Dm Qual mãe cuida da gente Gm Am C Dm Esteja sobre todos nós. Amém.

MÃE - CD Por Um Mundo Melhor Colégio Metodista em São Bernardo do Campo -SP D F#m G D/F#

Esta canção é só pra te dizer

G Em A4 A7 Mãe, eu amo você.

D F#m G D/F# Especial és para mim

G A4 A7 D Feliz seja o teu viver

Referências

Documentos relacionados

Que nesse dia comemorativo, agradeçamos ao Senhor pelas nossas mães, e supliquemos para que a Sua graça seja derramada na vida das mulheres de nossa igreja, para que

“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a

A transferência dos bens ou direitos poderá ser efetuada pelo valor constante no campo Situação na Data da Partilha com o valor constante na última declaração apresentada

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

O destaque ficou para a categoria Infantil C, onde as partidas foram disputadas entre tenistas da Escolinha de Tênis do RPFC, com quadra menor, bolas mais leves e

Segundo Princípio: Responde diante de Deus por causa de suas ações bondosas  Deus que deu a terra.. o Israel inicialmente não tinha

Vários estudos epidemiológicos demonstraram que as mulheres usuárias de contraceptivos orais combinados com etinilestradiol (particularmente 30 mcg) e progestogênio,

Pacientes que estão recebendo agentes betabloqueadores sistêmicos e B-TABLOCK® devem ser observados para a ocorrência de potenciais efeitos aditivos com betabloqueadores,