• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE PROVA TIPO 1 CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE PROVA TIPO 1 CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA 2013

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

AGRÁRIO (SDA)

EDITAL Nº 07/2013

Data da aplicação: 02/06/2013

CADERNO DE PROVA – TIPO 1

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA

Nome do candidato:

Número do documento de identidade: Número de inscrição:

Número de Controle: Sala:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO, ANTES DE INICIAR A PROVA

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Ao receber este caderno, confira inicialmente seus dados pessoais transcritos acima.

1.2. Verifique se o Caderno de Provas está completo. Este Caderno de Prova é composto de 50 (cinquenta) questões. Se este estiver incompleto ou apresentar qualquer defeito, informe ao fiscal para que sejam tomadas as providências cabíveis.

1.3. Esta prova terá duração de quatro horas, já incluído o tempo destinado à identificação – que será feita no decorrer do certame - e ao preenchimento da folha de respostas.

1.4. Não é permitido fazer perguntas durante a prova.

1.5. Só será permitido levar o Caderno de Prova, a partir dos últimos 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para a conclusão da prova.

1.6. Não é permitido copiar suas respostas por qualquer meio, exceto no próprio Caderno de Provas.

1.7. Só é permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente, para preencher sua folha de respostas.

2. CUIDADOS AO MARCAR A FOLHA DE RESPOSTAS

2.1. Existem dois tipos de prova. Verifique atentamente qual tipo de prova você recebeu (Prova Tipo 1 ou Prova Tipo 2) e marque, imediatamente, no campo apropriado (lado direito) da folha de respostas, próximo a grade de respostas o tipo de prova recebido. Esta marcação é obrigatória e a sua ausência ou a marcação de mais de um campo, implicará a anulação da sua prova.

2.2. A folha de respostas não poderá ser substituída.

2.3. Assinale sua resposta de modo que a tinta da caneta fique bem visível, conforme exemplo a seguir:

2.4. Ao terminar a prova, verifique cuidadosamente se passou todas as suas respostas para a folha de respostas. 2.5. Fatores que anulam uma questão:

2.5.1. questão sem alternativa assinalada; 2.5.2. questão com rasura;

2.5.3. questão com mais de uma alternativa assinalada.

OBSERVAÇÕES:

I - O gabarito oficial será divulgado no endereço eletrônico http://concursos.acep.org.br/selecaoSDA2013, a partir do segundo dia útil imediatamente após a realização das provas.

(2)

PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA

O Assalto (Carlos Drummond de Andrade)*

Na feira, a gorda senhora protestou a altos brados contra o preço do chuchu: — Isto é um assalto!

Houve um rebuliço. Os que estavam perto fugiram. Alguém, correndo, foi chamar o guarda. Um minuto depois, a rua inteira, atravancada, mas provida de um admirável serviço de comunicação espontânea, sabia que se estava perpetrando um assalto ao banco. Mas que banco? Havia banco naquela rua? Evidente que sim, pois do contrário como poderia ser assalto?

— Um assalto! Um assalto! — a senhora continuava a exclamar, e quem não tinha escutado, escutou, multiplicando a notícia. Aquela voz, subindo do mar de barracas e legumes, era como a própria sirena policial, documentando, por seu uivo, a ocorrência grave, que fatalmente se estaria consumando ali, na claridade do dia, sem que ninguém pudesse evitá-la. Moleques de carrinho corriam em todas as direções, atropelando-se uns aos outros. Queriam salvar as mercadorias que transportavam. Não era o instinto de propriedade que os impelia. Sentiam-se responsáveis pelo transporte. E, no atropelo da fuga, pacotes rasgavam-se, melancias rolavam, tomates esborrachavam-se no asfalto. Se a fruta cai no chão, já não é de ninguém; é de qualquer um, inclusive do transportador. Em ocasiões de assalto, quem é que vai reclamar uma penca de bananas meio amassadas?

— Olha o assalto! Tem um assalto ali adiante! O ônibus na rua transversal parou para assuntar. Passageiros ergueram-se, puseram o nariz para fora. Não se via nada. O motorista desceu, desceu o trocador, um passageiro advertiu:

— No que você vai a fim do assalto, eles assaltam sua caixa. Ele nem escutou. Então os passageiros também acharam de bom alvitre abandonar o veículo, na ânsia de saber, que vem movendo o homem, desde a idade da pedra até a idade do módulo lunar. Outros ônibus pararam, a rua entupiu.

— Melhor. Todas as ruas estão bloqueadas. Assim eles não podem dar no pé. — É uma mulher que chefia o bando!

— Já sei. A tal dondoca loira.

— A loura assalta em São Paulo. Aqui é morena. — Uma gorda. Está de metralhadora. Eu vi. — Minha Nossa Senhora, o mundo está virado! — Vai ver que está caçando é marido.

— Não brinca numa hora dessas. Olha aí sangue escorrendo! — Sangue nada, é tomate.

Na confusão, circularam notícias diversas. O assalto fora a uma joalheria, as vitrinas tinham sido esmigalhadas a bala. E havia joias pelo chão, braceletes, relógios. O que os bandidos não levaram, na pressa, era agora objeto de saque popular. Morreram no mínimo duas pessoas, e três estavam gravemente feridas. Barracas derrubadas assinalavam o ímpeto da convulsão coletiva. Era preciso abrir caminho a todo custo. No rumo do assalto, para ver, e no rumo contrário, para escapar. Os grupos divergentes chocavam-se, e às vezes trocavam de direção; quem fugia dava marcha à ré, quem queria espiar era arrastado pela massa oposta. Os edifícios de apartamentos tinham fechado suas portas, logo que o primeiro foi invadido por pessoas que pretendiam, ao mesmo tempo, salvar o pelo e contemplar lá de cima. Janelas e balcões apinhados de moradores, que gritavam:

— Pega! Pega! Correu pra lá! — Olha ela ali!

— Eles entraram na kombi ali adiante!

— É um mascarado! Não, são dois mascarados!

Ouviu-se nitidamente o pipocar de uma metralhadora, à pequena distância. Foi um deitar-no-chão geral, e como não havia espaço uns caíam por cima de outros. Cessou o ruído. Voltou. Que assalto era esse, dilatado no tempo, repetido, confuso? — Olha o diabo daquele escurinho tocando matraca! E a gente com dor-de-barriga, pensando que era metralhadora! Caíram em cima do garoto, que soverteu na multidão. A senhora gorda apareceu, muito vermelha, protestando sempre: — É um assalto! Chuchu por aquele preço é um verdadeiro assalto!

* In: Correio da Manhã, 25/05/1969.

1. A crônica de Carlos Drummond de Andrade retrata, de forma bem humorada, o comportamento das pessoas nas grandes

cidades, em um ambiente de feira-livre, em uma rua do Rio de Janeiro. Assinale a alternativa que traz uma interpretação autorizada pelo texto.

A) O texto narra a confusão criada por causa de um assalto, praticado por uma loura, ocorrido na rua onde estavam as barracas da feira.

B) O texto explora o mal entendido criado em decorrência da diferença de interpretação da palavra “assalto”, que é usada na

l.2 do texto, com sentido de preço elevado. A mudança de interpretação determina o desenrolar da narrativa.

C) O cronista narra um assalto a uma joalheria, explorando a onda de boatos que o fato acarreta na feira e a consequente confusão no trânsito.

D) A crônica explora a confusão que se estabelece na feira e no trânsito, em decorrência do assalto praticado por um bando comandado por uma morena.

01 / 09 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43

(3)

2. Assinale a alternativa que interpreta adequadamente a sequência de perguntas que se encontra no parágrafo na l .5.

A) As perguntas foram formuladas pelo guarda, chamado para registrar a ocorrência e resolver a confusão que se criou na feira.

B) Na sequência de perguntas, observa-se a expressão do raciocínio do narrador, buscando retratar a ordenação lógica do que estava acontecendo na confusão da feira.

C) As perguntas expressam a curiosidade de um jornalista, visando testar a veracidade das informações que circulavam na feira.

D) Na sequência de perguntas, o raciocínio do narrador confunde-se com o raciocínio popular e gera um efeito narrativo que se amplia ao longo do texto.

3. Faça a correspondência entre a coluna da direita e a da esquerda, relacionando as palavras que expressam mais

adequadamente o sentido do texto e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. (1) Rebuliço (l. 3) ( ) Realizando (2) Perpetrar (l. 4) ( ) Confusão (3) Consumando (l. 8) ( ) Impulsionava (4) Impelia (l. 10) ( ) Praticar A) 2, 3, 4, 1. B) 3, 1, 4, 2. C) 2, 4, 1, 3. D) 4, 1, 2, 3.

4. Assinale a alternativa que apresenta um antônimo da palavra sublinhada, no período: “Caíram em cima do garoto, que soverteu na multidão.” (l. 42).

A) Sumiu. B) Subverteu. C) Apareceu. D) Soterrou.

5. Assinale a alternativa que apresenta a função sintática dos termos: “nada” e “trocador”, no trecho: “Não se via nada. O

motorista desceu, desceu o trocador, um passageiro advertiu.” (l. 15).

A) Sujeito, sujeito.

B) Predicativo, objeto direto. C) Objeto direto, sujeito. D) Objeto indireto, predicativo.

6. Quanto à predicação, o verbo trocar (l. 32), no trecho “...às vezes trocavam de direção..”, é empregado como:

A) verbo de ligação, pois requer predicativo do sujeito.

B) transitivo indireto, uma vez que a ação expressa por “trocavam” transita para o elemento “de direção” (objeto indireto). C) intransitivo, uma vez que a ação não vai além do verbo e não transita para nenhum outro elemento da oração.

D) simultaneamente transitivo direto e indireto, pois requer objeto direto e indireto.

7. Assinale a alternativa CORRETA que contempla o uso da crase, tal como no trecho “Os grupos divergentes chocavam-se, e

às vezes trocavam de direção...” (l. 31-32).

A) Entregaremos as encomendas apenas às clientes que reclamarem.

B) Os homens de negócios buscam à estabilidade financeira de seus empreendimentos. C) Procurei a encarregada e dirigi-me à ela com atenção e respeito.

D) Em algumas situações, só é possível chegar ao campo à cavalo.

8. As palavras chuchu (l. 01), alguém (l. 03), nariz (l. 15), você (l. 16) está (l. 23) têm acento tônico na última sílaba, mas este

nem sempre é representado por um acento gráfico. Assinale a alternativa CORRETA, relativamente à regra que justifica o uso do acento gráfico nas palavras indicadas.

A) São acentuadas todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral e todas as oxítonas terminadas em: a, e, o, em, ens.

B) Põe-se acento agudo nas palavras terminadas em ditongo e em todos os monossílabos tônicos. C) Acentuam-se todas as palavras oxítonas terminadas em ditongo oral, ou terminadas em a, e, o, em, ens.

D) Põe-se acento agudo nas palavras terminadas em ditongo, em todas as proparoxítonas e em todas as paroxítonas terminadas em a, e, o.

9. Na língua portuguesa, o léxico se enriquece mediante um conjunto de processos que permitem a criação de unidades novas

(formação de palavras). O processo de formação do vocábulo “pipocar” (l. 39), no trecho: “Ouviu-se nitidamente o pipocar

de uma metralhadora, à pequena distância.” (l. 39) é denominado:

A) derivação. B) composição. C) derivação regressiva. D) derivação imprópria.

(4)

10. Tal como “joalheria” (l. 28) e “joias” (l. 29), há vocábulos que se agrupam em torno de um radical comum, que, às vezes,

se conserva intacto ou sofre alterações no decorrer do tempo. Assinale a alternativa que apresenta palavras com o mesmo radical, chamadas cognatas.

A) Cabeça; capitão; capital; decapitar. B) Captar; capitão; captação; decantar. C) Cabeça; captura; decantação; decapitar. D) Capitalização; capitão; capital; captação.

11. Assinale a alternativa em que se classifica CORRETAMENTE a colocação do pronome átono em relação ao verbo, nos

trechos: “... sem que ninguém pudesse evitá-la.” (l. 8); “Passageiros ergueram-se...” (l. 14).

A) Ênclise; ênclise. B) Próclise; ênclise. C) Próclise; próclise. D) Ênclise; próclise.

12. Assinale a alternativa CORRETA, em relação à classificação do período “E, no atropelo da fuga, pacotes rasgavam-se,

melancias rolavam, tomates esborrachavam-se no asfalto.” (l. 10-11).

A) Período composto por subordinação, com duas orações. B) Período composto por coordenação, com três orações.

C) Período composto por coordenação e subordinação, com quatro orações. D) Período composto, com uma oração coordenada e duas subordinadas.

13. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao trecho sublinhado, no período: “Queriam salvar as mercadorias que transportavam.” (l. 9).

A) Oração subordinada substantiva subjetiva. B) Oração subordinada adverbial final. C) Oração subordinada adjetiva restritiva. D) Oração subordinada adjetiva explicativa.

14. No trecho “Ele nem escutou.” (l. 16), a oração iniciada pelo pronome “ele” estabelece a coesão textual por um processo de

referência que permite a continuidade do texto. Assinale a alternativa que corresponde ao termo ao qual o pronome ele se refere.

A) O motorista. B) Passageiros. C) O trocador D) Um passageiro.

15. No período: “...na ânsia de saber, que vem movendo o homem, desde a idade da pedra até a idade do módulo lunar.” (l.

17-18), a preposição “até” indica:

A) movimento, com aproximação de um limite no tempo, como em: “Poderá receber até o dobro do que ganha”.

B) movimento, com aproximação de um limite no espaço, como em: “O empréstimo será concedido até meados de dezembro”. C) aproximação de um limite no espaço, como em: “Até as crianças serão contempladas”.

D) aproximação de um limite no tempo, do mesmo modo que em: “Reconheceram os direitos negados até então”.

PROVA - CONHECIMENTOS GERAIS

16. O Brasil, ao longo da história, teve sua economia voltada para a exportação. Nas últimas décadas foram montadas

estruturas para facilitar o escoamento dos produtos exportáveis, chamados de “Corredores de Exportação”. Esses corredores de exportação são dotados de uma infra-estrutura que envolve o transporte (estradas de ferro e/ou rodagem), o armazenamento (porto seco) e o embarque em navios (porto). No Nordeste, a partir da década de 1970, foram montados quatro importantes corredores, tendo como ponto final um porto bem equipado. Assinale a alternativa que apresenta os quatros portos do Nordeste:

A) Porto Vila do Conde, em São Luis (MA); Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE); Porto de Tubarão, em Vitória da Conquista (BA) e Porto de Sepetiba, em Angra dos Reis (RJ).

B) Porto de Itaqui, em São Luis (MA); Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE); Porto do Suape, em Ipojuca (PE) e Porto de Aratu, em Candeias (BA).

C) Porto de Santarém, em Santarém (MA); Porto de Corumbá, em Igaraçu (PE); Porto de Paranaguá, em Campina Grande (PB) e Porto de Pirapora, em Maceió (AL).

D) Porto de Itaqui, em São Luis (MA); Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE); Porto do Rio Grande, em Areia Branca (RN) e Porto Vila do Conde, em Cabo Frio (BA).

(5)

17. “A ONU alerta: em todo o mundo, sete em cada dez mulheres serão vítimas de agressões ao longo da vida. O Brasil, apesar

de suas leis avançadas, é um dos países com maior índice de violência. Entre 1980 e 2010, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. O País ocupa a 7ª posição no ranking de países com maiores índices de homicídios femininos no mundo.” (Laura Daudén – Mulheres sob ataque. Revista ISTO É. Nº 2259, DE 06/03/2013. Ed. 3. p. 46 a 51)

Os números da violência contra a mulher no Brasil são bastante elevados, mas não deveriam, pois, em 07 de agosto de 2006, foi aprovada pelo Congresso e sancionada a Lei nº 11.340, que é referência no mundo no combate à violência contra a mulher. Essa Lei recebeu o nome de:

A) Lei Afonso Avino. B) Lei Eusébio de Queirós. C) Lei Maria da Penha. D) Lei Irmã Dulce.

18. O processo de urbanização, no Brasil, ganhou intensidade a partir da década de 1950, devido à industrialização e à

modernização das atividades agrárias. As metrópoles são as maiores e mais bem equipadas cidades de um país. Das doze metrópoles brasileiras, as quais apresentam uma complexa rede de infraestrutura e serviços, além de uma extensa área de influencia, três estão no Nordeste . Assinale a alternativa que apresenta as três metrópoles nordestinas.

A) Fortaleza; Recife e Salvador. B) São Luis; João Pessoa e Salvador. C) Teresina; Aracaju e Recife. D) Fortaleza; Brasília e São Luis.

19. A principal obra em andamento no País, para tentar corrigir as desigualdades de acesso à água, é o projeto de transposição

do Rio São Francisco, para abastecer o semiárido nordestino. As obras, que começaram em 2007, devem desviar cerca de 1% das águas do Rio por mais de 700 quilômetros de canais, para abastecer açudes e córregos de regiões carentes de recursos hídricos, onde vivem cerca de 12 milhões de pessoas. Com investimentos estimados em cerca de 5 bilhões de reais, as obras seguem, apesar da polêmica. Ambientalistas receiam que o desvio comprometa ainda mais a integridade do Rio, já bastante prejudicada em alguns pontos. Por outro lado, as comunidades beneficiadas pelo desvio acreditam que, com isso, poderão desenvolver uma agricultura irrigada.

Assinale a alternativa que apresenta os Estados beneficiados pela transposição das águas do Rio São Francisco. A) Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará.

B) Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. C) Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. D) Ceará, Paraíba, Sergipe e Alagoas.

20. Com a produção açucareira concentrada, principalmente, na Zona da Mata do Nordeste e em menor escala na Baixada

Maranhense, o Nordeste passou a ser o centro da economia colonial, durante os séculos XVI e XVII. A vida econômica e social girava em torno do engenho açucareiro. Instalou-se no Nordeste a monocultura canavieira e o modelo econômico agroexportador. O açúcar passou a ser a grande riqueza da Colônia e a primeira capital foi instalada, em 1549, na região do açúcar. Assinale a alternativa que contempla a cidade que foi a primeira capital do Brasil.

A) São Luis, fundada pelos franceses. B) Natal, fundador pelos holandeses.

C) João Pessoa, criada como o nome de Filipeia de Nossa Senhora das Neves. D) Salvador, na entrada da Baia de Todos os Santos.

21. A letra da canção “O último pau de arara”, de Venâncio, Corumbá e José Guimarães, ficou famosa na voz de Luís

Gonzaga, pois retrata um problema natural que provoca uma grande comoção social. “A vida aqui só é ruim Tiver um couro e um osso Quando não chove no chão E puder com o chocalho Mas se chovê dá te tudo Pendurado no pescoço Fartura tem de montão Vou ficando por aqui Tomara que chova logo Que Deus do céu me ajude Tomara, meu Deus, tomara Quem foge à terra natal Só deixo o meu Cariri Em outros cantos não para No último pau-de-arara Só deixo o meu Cariri Enquanto a minha vaquinha No último pau-de-arara.”

Assinale a alternativa que expressa os problemas abordados na letra da referida na canção.

A) O Cariri cearense é a área mais seca do Sertão e como o solo é raso e pedregoso não pode desenvolver uma atividade agrária, provocando a fuga da população para cidades mais próximas.

B) No Cariri, o regime pluviométrico é irregular, sem previsão correta do início do período chuvoso, estando sujeito ao fenômeno da seca, que provoca a migração temporária do nordestino.

C) No Cariri, o regime pluviométrico é irregular e chove pouco, mas não é este o motivo causador da migração do sertanejo, que sai do Cariri atraído pelos empregos da indústria na zona urbana.

D) O Cariri é uma ilha de umidade em meio ao Sertão Semiárido. Não está localizado no “Polígono das Secas” e nunca foi atingido por longos períodos de estiagem. A letra da música, portanto, não retrata a realidade do Cariri.

(6)

22. A principal característica da formação do território brasileiro, desde a colonização, tem sido a ocupação e a distribuição

desiguais da terra e dos recursos naturais. O censo de 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o Brasil tem quase 5,2 milhões de propriedades rurais. As pequenas propriedades (menos de 10 hectares), ocupam apenas 2,7% da área total das propriedades e dedicam-se à agropecuária familiar, sendo, ainda, as principais fornecedoras de alimentos para a população brasileira, enquanto as grandes propriedades (mais de mil hectares) concentram 43% da área e produzem quase que, exclusivamente, para a exportação. A agropecuária foi responsável, em 2011/2012, por 6% de Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta o produto da agropecuária com maior participação nas exportações.

A) O trigo e seus derivados. B) O arroz e seus derivados. C) O algodão e seus derivados. D) A soja e seus derivados.

23. A importância do petróleo, no contexto da economia mundial, é ressaltada pelo fato de ser o combustível mais eficiente e

lucrativo que se conhece, sendo a fonte de energia mais consumida ao longo do século XX. As desvantagens são as agressões ao meio ambiente no ato de sua exploração e a emissão de gases na atmosfera, quando da sua queima, que reforçam o aquecimento global. Em 2006, a Petrobrás anunciou a autossuficiência do Brasil em petróleo, equilibrando produção e consumo, com uma produção e consumo de 1,8 milhão de barris, diariamente. A principal área produtora de petróleo, com mais de 70% do total nacional é:

A) a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. B) a Bacia Potiguar, na Paraíba.

C) a Bacia do Tocantins-Araguais, no Pará. D) a Bacia do Tubarão, no Rio Grande do Sul.

24. O plano para a construção de um complexo hidrelétrico na Amazônia vem causando grande polêmica, com as

manifestações de ambientalistas, organizações não governamentais, comunidades indígenas e o Ministério Público, que questionam esse empreendimento. Só em janeiro de 2011, o Instituo Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) concedeu licença para a instalação das primeiras estruturas de apoio das obras. Esse complexo hidrelétrico é uma das principais obras do PAC. Será a terceira maior hidrelétrica do mundo e deverá começar a operar em 2015, gerando 11 mil megawatts. Assinale a alternativa que apresenta a hidrelétrica, em questão.

A) Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

B) Hidrelétrica de São Gabriel da Cachoeira, no Rio Negro, no Amazonas. C) Hidrelétrica Ilha Solteira, no Rio Tocantins, no Maranhão.

D) Hidrelétrica São Simão, no Rio Trombetas, no Amapá.

25. “Não dá para o Nordeste avançar de maneira sustentada sem dispor de combustível e energia suficientes para alimentar os

motores do seu crescimento. Não por outra razão, os nordestinos vibraram com a escolha da região pela Petrobrás, em meados da década passada, para a instalação das três novas refinarias, depois de a estatal ter passado mais de 30 anos sem construir nenhuma no País.” (Carta Capital nº 738, 06 de Março de 2013 – Combustível para crescer- por Marina Segala, p. 42 a 44).

Assinale a alternativa que apresenta as três novas refinarias do Nordeste.

A) Em construção, a Gabriel Passos, no Rio Grande do Norte, e projetadas: a Premium I, no Maranhão e a Premium II, no Ceará.

B) Em construção, a Lubnor ( Lubrificantes do Nordeste), no Piauí, e projetadas: a Premium I, no Maranhão e a Premium II, em Pernambuco.

C) Em construção, a Landulfo Alves, em Alagoas, e projetadas: a Premium I, no Ceará e a Premium II, no Rio Grande do Norte.

D) Em construção, a Abreu e Lima, em Pernambuco, e projetadas: a Premium I, no Maranhão e a Premium II, no Ceará.

PROVA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26. "Greasy spot" ou "papaya decline" são os nomes comuns dados a uma doença que afeta o mamoeiro, causando danos

apreciáveis. Sua disseminação ocorre por meio de ventos e respingos de chuva. Assinale a alternativa que contempla essa doença e o seu agente etiológico, respectivamente.

A) Oídio (Oidium caricae).

B) Pinta-preta (Asperisporium caricae).

C) Bexiga do mamoeiro (Asperisporium caricae). D) Corynespora (Corynespora casiicola).

(7)

27. Em relação às plantas daninhas (infestantes ou invasoras), sabe-se que estas podem ser classificadas em dois grupos, as de

folha larga e as de folha estreita. Assinale a alternativa que contempla uma destas, pertencentes ao grupo de folha estreita. A) Beldroega.

B) Tiririca. C) Fedegoso. D) Picão preto.

28. A absorção de metais pelas plantas é favorecida pelos ácidos orgânicos presentes na matéria orgânica do solo por formarem

complexos organometálicos com estes. Esses complexos formam-se por processo denominado: A) estratificação.

B) quelatização. C) comensalização. D) biodinamização.

29. A mamona é uma importante alternativa para a agricultura familiar, cuja tecnologia de produção vem sendo difundida entre

os agricultores. A que profundidade se deve plantar a semente de mamona?

A) Em sistemas mecanizados, a 10 cm e em sistemas manuais a uma profundidade mínima de 5 cm. B) Tanto em sistemas mecanizados como em sistemas manuais, a 10cm.

C) Em sistemas mecanizados, a 5 cm e em sistemas manuais, a 10cm. D) Tanto em sistemas mecanizados como em sistemas manuais, a 5cm.

30. A citricultura está em expansão no Estado do Ceará. Quais são os macronutrientes mais absorvidos pelos citros?

A) Cálcio, manganês e fósforo. B) Cálcio, nitrogênio e potássio. C) Fósforo, potássio e cálcio. D) Fósforo, potássio e magnésio.

31. A mangueira pode ser propagada por sementes ou por mudas enxertadas. Existem muitos motivos que levam à preferência

da muda enxertada sobre a oriunda diretamente da semente, dentre estes: A) a beleza da nova planta a ser formada.

B) a precocidade das plantas enxertadas.

C) o ganho no sabor da nova fruta que será produzida. D) o porte majestoso e uma nova planta mais frondosa.

32. No sistema de produção dos bovinos, os três primeiros meses de vida são os mais críticos para o bezerro porque o sistema

imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Assinale a alternativa que indica as principais causas da mortalidade de bezerros nesta idade.

A) A toxidez do colostro e as diarreias infecciosas. B) A toxidez do colostro e as infecções virais.

C) Os problemas respiratórios e as diarreias infecciosas. D) Os problemas respiratórios e a subnutrição.

33. Para a raça mestiça (Holandesa x Zebu) embora dependa da idade desejada para o primeiro parto, existe um ganho de peso

ideal de uma fêmea leiteira, até a cobrição. Assinale a alternativa que apresenta o ganho de peso CORRETO. A) Para as mestiças Holandês x Zebu, a partir de 330 kg.

B) Para as mestiças Holandês x Zebu, a partir de 230 kg. C) Para as mestiças Holandês x Zebu, a partir de 430 kg. D) Para as mestiças Holandês x Zebu, a partir de 530 kg.

34. O ideal é que a vaca tenha água fresca e limpa à vontade, durante o tempo todo. A quantidade diária de água ingerida por

uma vaca depende de fatores como temperatura e umidade relativa do ar, tipo de dieta, quantidade de leite produzido, entre outros. Então o consumo pode variar de:

A) 30 a 150 litros por animal/dia. B) 60 a 200 litros por animal/dia. C) 80 a 180 litros por animal/dia. D) 130 a 250 litros por animal/dia.

35. O surgimento da coloração bronzeada nas folhas e partes de hastes do tomateiro, seguido, posteriormente, pelo secamento e

morte da planta é a descrição de ataque de: A) Coleóbroca.

B) Microácaro. C) Lagarta-rosca. D) Larva de pulgão.

(8)

36. O equilíbrio entre a natureza e a exploração agrícola é a busca da agroecologia. Dentre os elementos técnicos básicos de

uma estratégia agroecológica para a produção de hortaliças, o manejo dos recursos naturais produtivos, por meio de reciclagem de nutrientes e matéria orgânica, é obtido a partir de:

A) liberação de inimigos naturais. B) utilização de adubo verde.

C) aplicação de adubos químicos nitrogenados. D) conservação “ex situ” de espécies locais.

37. Assinale a alternativa que caracteriza a administração correta dos recursos naturais em um sistema agroecológico de

produção.

A) o cultivo em curvas de nível é realizado em solos de baixa fertilidade natural. B) a abertura de drenos é realizada em locais de solos arenosos.

C) a aração superficial afeta diretamente a incidência de pragas. D) a construção de terraços é realizada em encostas de alta declividade.

38. Para a realização da repicagem, é necessário que a muda, da maior parte das hortaliças, apresente dois ou mais pares de:

A) pedicelo. B) gemas basilares. C) folhas verdadeiras. D) primórdios foliares.

39. No viveiro, o manejo da adubação das mudas de espécies florestais pode retardar ou acelerar o crescimento das plantas. Um

adubo químico utilizado como fonte de nitrogênio solúvel que deverá ser utilizado, nesta fase, para acelerar o crescimento é:

A) húmus de minhoca. B) superfosfato triplo. C) sulfato de amônio. D) cloreto de cálcio.

40. Por intermédio da tradicional prática da incorporação de material vegetal, pode-se obter com a adubação verde, melhorias

nas características físicas, químicas e biológicas do solo. O benefício direto promovido por essa prática é:

A) a redução da intensidade dos processos erosivos nas camadas mais profundas, devido à maior agregação das partículas. B) a manutenção de elevadas taxas de infiltração de água, devido aos canais deixados pelas raízes após a decomposição. C) o aumento da temperatura do solo, devido à maior atividade de fungos e bactérias decompositoras.

D) o aumento da cobertura do solo, devido ao crescimento da população de plantas invasoras.

41. Nas culturas hortícolas, a fumagina pode ser caracterizada como uma camada escura formada por fungos recobrindo as

folhas. Assinale a alternativa que contenha o fator causador do surgimento dessa característica. A) Frutos enrugados e manchados com depressões profundas.

B) Ataque de pulgões na planta.

C) Camada com lesões profundas provocadas pelos órgãos de fixação das bactérias. D) Ataque de coleópteros danificando as folhas.

42. As plantas hortícolas podem ser propagadas de formas diferentes, dependendo da espécie, visando à produção rápida,

eficiente e otimizada de mudas de elevada qualidade. A propagação correta e usual do tomate, coco, chicória e citros será, respectivamente, por meio de:

A) ( semente), (semente), (semente) e (estaca ou borbulhia). B) (estaca), (borbulha), (vegetativa) e (estaca ou borbulhia). C) (semente), (estaca), (semente) e (estaca ou borbulhia). D) (semente), (semente), (estaca) e (estaca ou borbulhia).

43. As principais características de uma área, para implantação de um apiário são: a topografia, a flora apícola e a presença de

água corrente. Para uma disposição correta das colmeias no apiário, é necessário que: A) o alvado não fique sujeito ao sombreamento de árvores ou arbustos.

B) o alvado esteja na direção do sol nascente.

C) as colmeias estejam apoiadas em suportes, a uma altura máxima de 10 cm do solo. D) as colmeias estejam separadas por uma distância máxima de 0,5 m.

44. Em relação aos vários métodos de propagação de plantas, pode-se afirmar que:

A) a mitose e a meiose estão presentes na propagação assexuada vegetativa. B) a mitose é o processo envolvido na propagação assexuada vegetativa. C) a propagação sexuada é por variabilidade e clones.

D) a propagação sexuada é por semente que se divide por mitose.

(9)

45. Entende-se por Calagem:

A) a recuperação ou conservação da fertilidade do solo, suprindo a carência de nutrientes por meio do fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.

B) são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.

C) é a aplicação do calcário com o objetivo de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas, que é considerada uma etapa de preparo do solo para cultivo agrícola.

D) tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas, em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.

46. Na fruticultura, principalmente, o processo de propagação por enxertia é um dos mais usados. Então, pode-se afirmar que:

A) a variedade a ser enxertada e o cavalo devem ser os mesmos.

B) os brotos ladrões devem ser utilizados como fonte de borbulhas por serem mais vigorosas.

C) os cavalos devem ser de variedades rústicas, resistentes às doenças e bem adaptadas à região de cultivo. D) deve-se utilizar ácido para esterilizar as borbulhas antes de serem enxertadas.

47. A prática de conservação do solo deve ser sempre aplicada em áreas a serem trabalhadas que apresentem declive. Dentre as

práticas que podem ser usadas encontra-se a curva de nível ou terraço. De acordo com essa prática, pode-se afirmar que: A) um desnível de até 2% deve ser respeitado na marcação das curvas de nível para conter a água sem rupturas.

B) a cultura deve ser implantada para depois serem aplicadas as práticas conservacionistas.

C) deve-se esperar o período chuvoso para identificar as necessidades de práticas conservacionistas. D) Nunca se deve fazer práticas conservacionistas em áreas de lavoura, pois atrapalha a colheita.

48. Nas mais diferentes culturas do mundo, os nematóides parasitos de plantas têm sido responsáveis por uma parcela

significativa de perdas provocadas pela destruição do sistema radicular. Dentre as diversas plantas que os nematóides atacam, qual merece destaque?

A) Cajazeira. B) Goiabeira. C) Mangueira. D) Limoeiro.

49. O avanço da tecnologia e a necessidade de economia de água culminaram com técnicas inovadoras de irrigação como a

irrigação localizada por gotejamento e por microaspersão. Sobre a irrigação localizada, é CORRETO afirmar: A) elevado turno de rega (frequência de irrigação), em geral, superior a 5 dias.

B) no Nordeste, é a mais recomendada, devido à menor evaporação durante a distribuição da água. C) no cultivo de hortaliças em geral, não deve ser recomendada

D) grandes volumes de água são aplicados em curtos intervalos de tempo.

50. Trata-se de diferença básica entre cooperativa e associação:

A) a cooperativa é formada por indivíduos diferentes e a associação é formada por indivíduos iguais; B) a cooperativa tem fins lucrativos individuais e a associação tem fins lucrativos coletivos;

C) para sua manutenção, na cooperativa são criados carnês de pagamento semestral e, na associação, os membros pagam uma mensalidade.

D) a cooperativa tem que ser formada por no mínimo vinte cooperados enquanto na associação não existe um número mínimo de pessoas.

(10)

FOLHA DE RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

7.15.9 Ao concluir a Prova Escrita, o candidato deverá devolver ao fiscal da sala a Folha de Respostas (Folha Óptica) e/ou o Caderno de Respostas, quando se tratar de prova

7.16.8 Ao concluir a Prova Escrita, o candidato deverá devolver ao fiscal da sala a Folha de Respostas (Folha Óptica) e/ou o Caderno de Respostas, quando se tratar de Prova

Questão 2.. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não pa- rava.. –

05- Você deve ler atentamente cada questão no caderno de prova e escolher a alternativa que julgar correta, e após ter respondido todas as questões deverá passar as respostas para

• Leia atentamente cada questão e assinale, na folha de respostas da prova objetiva, uma única alternativa.. • A folha de respostas da prova objetiva e a folha de texto definitivo

Verifique se o cargo especificado no topo da capa deste Caderno de Questões corresponde ao cargo no qual você está inscrito e que consta do seu Cartão de Respostas da Prova Objetiva

Antes de iniciar a prova, confira se o tipo da prova do Caderno de Questões é o mesmo da etiqueta da banca e da Folha de Respostas de questões objetivas.. Verifique também se contém

No segundo caso, a frase quer dizer que o que se refere ao Homem não diz respeito apenas aos ou- tros, mas também a ele, como elemento do gêne- ro humano.. Portanto, nos dois casos,