• Nenhum resultado encontrado

A Origem da Festa de Natal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Origem da Festa de Natal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

A Origem da Festa de Natal

Natal é Nascimento, mas não é o nascimento de Jesus que é comemorado. As mulheres fazem o pré-natal quando estão grávidas.

Lucas 2:1-7 “Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do

Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. 2 Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. 3 Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.

4 Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada

Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de

Davi. 5 Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, 6 e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. 7 Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.”

Lucas 2:8-12 “Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos,

tomando conta dos rebanhos de ovelhas. 9 Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, 10 mas o anjo disse: Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 11 Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês o Messias, o Senhor! 12 Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.”

Lucas 2:16-18 “Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. 17 Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. 18

Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados.”

Mateus 2:1-12 “Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do

Oriente e chegaram a Jerusalém. 2 Eles perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. 3 Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também ficou.

(2)

2

4Então Herodes reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei e perguntou onde devia nascer o Messias. 5 Eles responderam: Na cidade de Belém, na região da Judéia, pois o profeta escreveu o seguinte: 6 Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor

entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel. 7 Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e

perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles disseram. 8 Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem: Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo. 9 Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. 10 Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. 11 Entraram na casa

e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o

adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e

mirra. 12 E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por

isso voltaram para a sua terra por outro caminho.

Enciclopédia Católica (edição de 1911): "A festa do Natal não estava incluída entre as

primeiras festividades da Igreja... os primeiros indícios dela são provenientes do Egito... os costumes pagãos relacionados com o princípio do ano se concentravam na festa do Natal.

Vários Impérios Dominaram o Mundo: Egípcio, Babilônico, Persa, Grego, Romano.

Esta festa só começou a ser introduzida após o início da formação daquele sistema que hoje é conhecido como Igreja Romana (isto é, no século 4o). Somente no século 5o foi oficialmente ordenado que o Natal fosse observado para sempre, como festa cristã, no mesmo dia da secular festividade romana em honra ao nascimento do deus Sol, já que não se conhecia a data exata do nascimento de Cristo.

1 - A VERDADEIRA ORIGEM DO NATAL

O Natal é uma das principais tradições do sistema Babilônico, fundado por Ninrode, neto de CAM, o filho que Noé amaldiçoou. O nome Ninrode se deriva da palavra "marad", que

significa "rebelar". Ninrode foi poderoso caçador CONTRA Deus (Gênesis 10:9). Para combater a ordem de espalhar-se:

(3)

3

- Criou a instituição de ajuntamentos (cidades); construiu a torre de Babel (a Babilônia original) como um quádruplo desafio a Deus (ajuntamento, tocar aos céus, fama eterna, adoração aos astros); fundou Nínive e muitas outras cidades.

A Babilônia é um sistema organizado de impérios e governos humanos, de explorações

econômicas, e de todos os matizes de idolatria e ocultismo.

Ninrode era tão pervertido que, segundo escritos, casou-se com sua própria mãe, cujo

nome era Semiramis. Depois de prematuramente morto, deixou sua mãe grávida. Sua mãe-esposa propagou a perversa doutrina da reencarnação de Ninrode em seu filho Tamuz.

A Mãe encontrou seu filho Tamuz morto em cima de um tronco de árvore podre, Ela divulgou que o seu filho (o deus sol) voltou para o Céu. Em cima deste tronco nasceu um pinheiro, e este pinheiro passou a ser uma referência do renascimento do deus Tamuz (o deus sol) o seu renascimento que é comemorado no dia 25 de dezembro, Semíramis declarou que, em cada aniversário de seu natal (nascimento), Ninrode desejaria presentes em uma árvore. A data

de seu nascimento era 25 de dezembro.

Aqui está a verdadeira origem da árvore de Natal.

As pessoas começaram a levar um pinheiro para dentro suas casas, enfeitavam o pinheiro como símbolo e adoração ao renascimento de Tamuz (o deus sol) e colocavam presentes em baixo da árvore para consagrarem a Tamuz, e hoje nós chamamos de árvore de natal.

Semíramis se converteu na "rainha do céu" e Ninrode, sob diversos nomes, se tornou o

"divino filho do céu". Depois de várias gerações desta adoração idólatra, Ninrode também se tornou um falso messias, filho de Baal, o deus-sol. Neste falso sistema babilônico, a mãe e o filho (Semíramis e Ninrode encarnado em seu filho Tamuz) se converteram nos principais objetos de adoração. Ninrode (Pai), Semíramis (Mãe), Tamuz (Filho).

2 - JESUS NÃO NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO

Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro. Os apóstolos e a igreja primitiva jamais celebraram o natalício de Cristo. Nem nessa data nem em nenhuma outra. Não existe na Bíblia ordem nem instrução alguma para fazê-lo. Porém, existe, sim, a ordem de atentarmos bem e lembrarmos sempre a Sua MORTE (1 Coríntios 11:24-26).

(4)

4

3 - COMO ESTA FESTA SE INTRODUZIU NAS IGREJAS?

Recordemos que o império romano havia sido pagão. Antes do século 4o os cristãos eram poucos, embora estivessem aumentando em número, e eram perseguidos pelo governo e pelos pagãos. Porém, com a vinda do imperador Constantino (no século 4o) que se declarou cristão, elevando o cristianismo a um nível de igualdade com o paganismo, o império romano começou a aceitar este cristianismo popularizado e os novos adeptos somaram a centenas de milhares.

Assim foi como o Natal se introduziu em nosso mundo ocidental! Ainda que tenha outro nome, continua sendo, em espírito, a festa pagã de culto ao sol.

A festa de natal é uma festa pagã, um costume dos povos que existia antes do cristianismo. Hoje é uma grande exploração comercial, que não honra a Jesus Cristo.

4 - OUTROS COSTUMES PAGÃOS NO NATAL: GUIRLANDA, VELAS, PAPAI NOEL, PRESÉPIO.

A GUIRLANDA (coroa verde adornada com fitas e bolas coloridas) que enfeita as portas de tantos lares é de origem pagã. "[A guirlanda] remonta aos costumes pagãos de adornar

edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do [atual] Natal.

Também as VELAS, símbolo tradicional do Natal, são uma velha tradição pagã, pois se acendiam ao ocaso para reanimar ao deus sol, quando este se extinguia para dar lugar à noite.

PAPAI NOEL é lenda baseada em Nicolau, bispo católico do século 5o. A Enciclopédia Britânica, 11ª edição, vol. 19, páginas 648-649, diz: "São Nicolau, o bispo de Mira, santo

venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro... conta-se uma lenda segundo a qual presenteava ocultamente a três filhas de um homem pobre... deu origem ao costume de dar em secreto na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o dia de Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau..."

5 - O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A ÁRVORE DE NATAL?

Deuteronômio 16:21-22 “Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao

altar do Senhor, teu Deus, que fizeres para ti. 22 Nem levantarás coluna, a qual o Senhor, teu Deus, odeia.”

(5)

5

Se não bastasse há também igrejas que colocam o pinheiro de Natal dentro da igreja. Isso é abominável!

Essas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro – símbolo natalino – possui a mesma conotação.

6 - É BÍBLICA A TROCA DE PRESENTES?

O costume de trocar presentes com amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo! Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo, nem O honra!

Vejamos o que diz a Bíblia em Mateus 2:1-12 com respeito aos presentes que levaram os magos quando Jesus nasceu:

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, ... E, entrando na CASA, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram, e abrindo os seus tesouros, ofertaram-LHE dádivas: ouro, incenso e mirra."

7 - POR QUE OS MAGOS LEVARAM PRESENTES A CRISTO?

Por ser o dia de seu nascimento? De maneira nenhuma! Pois eles chegaram muitas semanas ou meses depois do seu nascimento (Mateus 2:16). Ao contrário do que mostram os presépios, Jesus já estava numa casa, não numa estrebaria.

Então, os magos deram presentes uns aos outros para deixar-nos exemplo a ser imitado? Não! Eles não trocaram nenhum presente com seus amigos e familiares, nem entre si mesmos, mas sim presentearam unicamente a CRISTO.

O costume de trocas de presentes de Natal nada tem a ver com o nascimento do Cristo de Deus, é apenas a continuação de um costume pagão.

8 - UM "NATAL CRISTÃO" PODERIA REALMENTE HONRAR A CRISTO?

Há pessoas que insistem em que, apesar das raízes do Natal estarem no paganismo, agora elas não observam o Natal para honrarem um falso deus, o deus sol, senão para honrarem a Jesus Cristo. Mas diz Deus:

Jeremias 10:2-3 "Assim diz o SENHOR: 'Não aprendais o caminho dos gentios, ... Porque os

(6)

6

Deus disse-nos claramente que não aceitará este tipo de adoração: ainda que tenha hoje a intenção de honrá-Lo, teve origem pagã e, como tal, é abominável e honra não a Ele, mas sim aos falsos deuses pagãos.

Deus não quer que O honremos "como nos orienta a nossa própria consciência":

João 4.24 "Deus é Espírito e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em

verdade".

Mateus 15:9 "Mas em vão me adoram, ensinando doutrina que são preceitos dos homens."

O que é a verdade? Jesus disse que a Sua palavra, a Bíblia, é a verdade (João 17:17). E a Bíblia diz que Deus não aceitará o culto de pessoas que, querendo honrar a Cristo, adotem um costume pagão:

A comemoração do Natal é uma tradição de homens e isto não devemos trazer para dentro da igreja.

Deuteronômio 12:31 "Não adorem o Senhor, nosso Deus, do jeito que aqueles povos adoram

os seus deuses, pois ele odeia e detesta tudo o que esses povos fazem nas suas reuniões religiosas. Eles até chegam a oferecer a esses deuses os filhos e as filhas para serem queimados em sacrifício no altar."

No ocultismo ou nas religiões orientais, os espíritos dos antepassados são invocados por meio de uma árvore. A árvore de Natal é um ponto de contato que os deuses gostam. Todo feiticeiro sabe disso, menos a Igreja. Quem tem uma árvore de Natal e a ela adora pode estar legalizando a entrada de guias, orixás e caboclos.

Os ocultistas creem que as pessoas são energizadas através das árvores.

9 - AFINAL, A BÍBLIA MOSTRA QUANDO NASCEU JESUS?

Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Levítico 23:39-44; Neemias 8:13-18).

(7)

7

glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.") vemos que o Verbo (Cristo)

habitou entre nós. Esta palavra no grego é skenoo = tabernáculo. Devemos ler "E o Verbo se

fez carne, e TABERNACULOU entre nós, e...". A festa dos Tabernáculos cumpriu-se em

Jesus Cristo, o Emanuel (Isaías 7:14) que significa "Deus conosco". Em Cristo se cumpriu não apenas a festa dos Tabernáculos, mas também a festa da Páscoa, na Sua morte (Mateus 26:2; 1 Coríntios 5:7), e a festa do Pentecostes, quando Cristo imergiu dentro do Espírito Santo a todos os que haveriam de ser salvos na dispensação da igreja (Atos 2:1).

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento de Jesus:

Temos a seguinte correspondência:

Mês (número) Mês (nome, em Hebraico) Turnos Referências

1 Abibe ou Nisã = março 1 e 2 Êxodo 13:4 Ester 3:7

2 Zive = abril 3 e 4 1Reis 6:13

3 Sivã = maio 5 e 6 Ester 8:9

4 Tamuz = junho 7 e 8 (Abias) Jeremias 39:2;

Zacarias 8:19

5 Abe = julho 9 e 10 Números 33:38

6 Elul: agosto 11 e 12 Neemias 6:15

7 Etenim ou Tisri = setembro 13 e 14 1Reis 8:2

8 Bul = outubro 15 e 16 1Reis 6:38

9 Chisleu = novembro 17 e 18 Esdras 10:9;

Zacarias 7:

10 Tebete = dezembro 19 e 20 Ester 2:16

11 Sebate = janeiro 21 e 22 Zacarias 1:7

12 Adar = fevereiro 23 e 24 Ester 3:7

Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote e ministrava no templo durante o "turno de Abias" (Tamuz, i.é, junho) (Luc 1:5,8,9). Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a

(8)

8

promessa que Deus lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu João Batista (Lucas 1:23-24) no final do mês Tamus (junho) ou início do mês Abe (julho). Jesus foi concebido 6 meses depois (Lucas 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro) ou início de Sebate (Janeiro). Nove meses depois, no final de Etenim (setembro), mês em que os judeus comemoravam

a Festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar, veio tabernacular conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel ("Deus conosco").

Referências

Documentos relacionados

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo