• Nenhum resultado encontrado

Local da Reunião: Hotel Golden Plaza Porto Velho/RO, durante o XII Congresso Internacional do Leite

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Local da Reunião: Hotel Golden Plaza Porto Velho/RO, durante o XII Congresso Internacional do Leite"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PR - presente / CO - convidado Dados da Reunião

Câmara: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados Título: Reunião Ordinária N. 37

Local: Porto Velho - RO

Data da reunião: 05/11/2013 Hora de início: 14:00 Hora de encerramento: 17:30 Pauta da Reunião

Local da Reunião: Hotel Golden Plaza – Porto Velho/RO, durante o XII Congresso Internacional do Leite

14:00 - Abertura da reunião e aprovação da ata da 36ª Reunião Ordinária 14:10 - Informações da Secretaria e da Presidência

Calendário de Reuniões 2014 ●

14:30 - Apresentação do Projeto "No Campo" – Representante do Sebrae Nacional 15:00 – Painel das Câmaras Estaduais de Leite e Derivados

17:10 - Assuntos Gerais 17:30 - Encerramento

Lista de Participantes

Nome Entidade Frq Assinatura

1 Rodrigo Sant'Anna Alvim CNA PR

2 Luiz Fernando Esteves Martins ABIQ PR

3 Laércio Barbosa ABLV PR

4 Silvana Arnez de Castro Freitas ASBRAER PR

5 DUARTE VILELA EMBRAPA PR

6 Carlos Humberto Mendes de Carvalho FIESP PR

7 Wilson Massote Primo G100 PR

8 José Rubens LEITE BRASiL PR

9 José Altamiro da Silva SEBRAE PR

10 Marcel Scalon Cerchi ABIQ CO

Desenvolvimento

Ocorreu a leitura da ata: Sim Desenvolvimento

114:00h – Abertura da reunião e aprovação da Ata da 37ª Reunião Ordinária.

Às quatorze horas do dia 05 de novembro de 2013, no Auditório do Hotel Golden Plaza, em Porto Velho/RO, foi aberta a trigésima sétima Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados (CSLEI) pelo Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, que saudou a todos, agradecendo pela presença. Em seguida propôs ao plenário que a ata da última reunião fosse apreciada e aprovada no próximo encontro, considerando a ausência de muitos membros. Justificou a ausência da Sra. Sônia Nunes, Secretária da

(2)

Câmara, que estará representando o MAPA em reunião internacional em Bogotá, Colômbia, sendo representada na ocasião pelo Sr. Oscar Afonso da Silva Jr, Representante da CGAC-MAPA.

14:10h – Informações da Secretaria e Presidência da Câmara.

Em seguida Sr. Oscar Afonso da Silva Jr, Representante da CGAC-MAPA apresentou proposta de calendário de reuniões para 2014, sendo que após apreciação e comentários da presidência e membros da câmara, ficou estabelecido o seguinte cronograma: manter as duas datas propostas para o primeiro semestre e agendar reuniões em agosto e novembro. Dando continuidade, relatou sobre os encaminhamentos da última reunião e em seguida apresentou informações sobre a reunião do projeto AGROPENSA da EMBRAPA a ser realizada nos dias 12 e 13 novembro, em Brasília-DF, cujos convites foram encaminhados aos presidentes das câmaras para participação. Ficou estabelecido que caso o presidente da CSLEI não possa participar, outro membro poderá representar a câmara.

Dando continuidade Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, agradeceu o apoio e participação dos representantes das câmaras estaduais. Em seguida informou que participou de reunião com o INMETRO no RJ, na semana anterior, para debater assuntos regulatórios relacionados à ordenha mecânica. Na ocasião trataram da parte metrológica do tanque de expansão e suas repercussões na qualidade do leite no país, da dificuldade do modelo oficial vigente medir com uma regra, pois não há confiabilidade na parte de medição. Mencionou que na ocasião dois representantes da indústria com operações internacionais disponibilizaram ao INMETRO informações de equipamentos e comentou que a régua não é usada em nenhum local do mundo. Informou que o INMETRO baseou-se em norma internacional, e dessa forma, consideraram o normativo para internalizarem o assunto. Por fim, informou que o assunto continua em debate e que os membros que tiverem interesse podem contribuir nesse processo.

Representante da Secretaria das Indústrias de RO relatou que tem acompanhado o assunto e mencionou a preocupação com o desempenho com a refrigeração do leite. Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, disse que já relatou ao INMETRO esse aspecto, mencionou ao órgão o número intenso de tanques existentes nas fazendas e as dificuldades de fiscalização, sugerindo então aferir a capacidade do tanque na indústria. Representante da Secretaria das Indústrias de RO, abordou questões relacionadas a equipamentos e a falta de eficiência da aferição. Rodrigo solicitou manifestação oficial da secretaria para dar apoio ao pleito junto ao órgão regulador.

Em seguida Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, mencionou sobre a participação de representante do MAPA para falar sobre SISBI-POA, que não pode comparecer. Relatou sobre as dificuldades de pessoal e operacionais do MAPA, comentou sobre o programa nacional de melhoria da qualidade do leite, relatou sobre a necessidade de mudanças na área do leite com participação de outros ministérios, questões a serem evoluídas para tratar do assunto. Alertou sobre exigências estabelecidas que dificultam o setor, e seguindo, perguntou ao Sr. Duarte Vilela, Representante da EMBRAPA, sobre a disponibilidade dos dados da rede brasileira de laboratórios. Com respeito a isso, Sr. Duarte Vilela, Representante da EMBRAPA, mencionou que os dados não forma disponibilizados ainda e relatou sobre reunião da EMBRAPA Gado de Leite propondo trabalhar os dados criando uma base de dados, desenvolvendo software. Em seguida Duarte fez um breve histórico da importância de consolidar tais informações e os ganhos para o setor.

(3)

Sr. Rui Silva, Representante da EMBRAPA, retomando o assunto anterior, mencionou que a empresa INTERGADO possui equipamento de monitoramento do volume de leite no tanque e da temperatura por vinte e quatro horas. Mencionou que tal sistema trará ganhos ao setor. Com respeito ao software, mencionou que o projeto já está escrito para tratar os dados, mas que depende de recursos para contratação.

Sr. Luiz Fernando, ABIQ, também relatou as dificuldades de fiscalização nos estados e em sua região em virtude de questões de orçamento e de falta de funcionários do MAPA. Reforçou a importância de contratação urgente de mais profissionais para dar seguimento no trabalho. Ainda em relação a isso, Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, falou das dificuldades de pessoal e operacionais a nível regional, citando como exemplo o IMA, o que demonstra a situação atual da defesa agropecuária. Mencionou sobre o descontigenciamento de verbas, e que em reunião no legislativo já foi relatado que defesa agropecuária não deveria ser inserida nos cortes devido a natureza da atividade.

Complementando, Sr. Carlos Humberto, Representante da FIESP, relatou sobre a ocorrência de reunião a nível internacional e a dificuldade da participação dos representantes de governo em virtude dos cortes orçamentários.

14:30h – Painel das Câmaras Estaduais de Leite e Derivados.

Sr. Cláudio Sayão, Representante da SEAGRO-TO, fez um relato sobre os trabalhos a nível estadual, abordou brevemente questões de defesa agropecuária, relatou que em 2007 o governo estabeleceu pauta para tratar da criação de câmaras a nível estadual, em especial a do leite, ocasião em que os produtores estavam em dificuldades, ocasião onde surgiu a idéia de criar uma câmara para debater problemas da cadeia. Informou que recentemente, o tema criação de câmara foi retomado com o apoio do SEBRAE, envolvendo diversos agentes, mencionou que o trabalho está pronto, mas ainda é preciso formalizar sua criação. Relatou que o tema está sendo discutido principalmente para verificar a composição e presidência da câmara, se indústria ou produtor, de modo a institucionalizá-la. Ainda perguntou aos membros e participantes sobre os trabalhos em outros estados e solicitou apoio e informações do modus operandis das câmaras.

Sr. Duarte Vilela, Representante da EMBRAPA, mencionou sobre o protocolo das câmaras e sua institucionalização a partir da gestão do Ministro Roberto Rodrigues, relatando que a Coordenação Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA poderá auxiliá-lo nesse trabalho.

Em seguida o Sr. Edson Roselen, Representante da Câmara Setorial do Leite e Derivados de São Paulo, abordou sobre os trabalhos da câmara no estado, relatou sobre sua estrutura e composição, citou os temas da agenda da câmara (tributárias e programas sociais) que demandam mais tempo e ações. Relatou que a câmara é um apoio ao secretário da agricultura, mas as entidades também usufruem dos resultados obtidos pelos trabalhos. Com relação ao tema tributário fez comentários do beneficio fiscal, apresentou histórico do setor leiteiro, abordou o programa qualidade do leite que estabelece para o setor a observância de normas rígidas de produção desde a aquisição de matéria prima até rotulagem, falou do processo legislativo paulista para lácteos e a necessidade de gestão junto ao legislativo e citou que as questões do varejo também são contempladas. Abordou novamente os itens relacionados a tema tributário buscando benefícios fiscais para gerar competitividade ao setor e com respeito à distribuição do leite falou do programa Viva Leite. Relatou brevemente sobre os projetos de lei que estabeleciam o selo da qualidade do leite, a inclusão de tarjas coloridas nos produtos lácteos, que foi vetado, e o projeto 714-2012 que tramita em SP para proibir o

(4)

confinamento no estado. Com respeito a esse último assunto, Sr. Duarte Vilela, Representante da EMBRAPA, perguntou o porquê do projeto. Sr. Rodrigo e membros responderam que o surgimento de tais demandas pode estar relacionado ao tema bem estar animal, inclusive com abordagens nas questões de transporte e abate animal.

Sr. Rui da Silva, Representante da EMBRAPA, relatou que participa do CONSEA, que também debate questões relacionadas à pesquisa e recinto na área animal, proibição dos cursos de inseminação animal e animais fistulados. Mencionou ainda que não há debate com respeito à proibição de confinamento de animais.

Com respeito a isso, Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, mencionou que muito vem de informações do exterior. Citou visita aos EUA, em área de grande confinamento, com considerável transporte e movimentação de cargas que causava impacto aos animais. Mencionou que comparação com EUA devem ser analisadas visto que o Brasil possui uma realidade diferente. Com respeito a isso, citou o exemplo da carreta de reboque, tipo caminhão romeu-julieta. Relembrou brevemente a fraude do leite no RS e citou que o MAPA quis regulamentar o assunto proibindo o uso do caminhão tipo romeu e julieta, usado no mundo inteiro, para evitar transbordo para carreta. Relatou que o RISPOA menciona que o transbordo deve ser feito em lugar fechado, e citou que há mais risco de contaminação no curral. Lembrou que o tema está em discussão, e questionou se o leite importado atende as mesmas regras impostas nacionalmente. Rodrigo mencionou sobre os projetos de lei e o acompanhamento pelo MAPA e CNA sobre o assunto.

Sr. André Gonçalves, Representante do SINDILITE-RO, falou sobre os trabalhos da câmara setorial do leite, mencionou sobre arbitragem feita pela câmara em épocas passadas que era composta por várias entidades, e que posteriormente tornou-se um conselho para tratar de gestão de recursos. Relatou sobre o trabalho de representante do legislativo federal que propôs a criação de uma nova câmara, e que teria por objetivo levar reinvidicações. Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, mencionou que o objetivo do representante do legislativo era criar um conselho nacional do leite, de forma semelhante ao do café. Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, relatou sobre a importância do fortalecimento da câmara federal e da mesma forma das estaduais. Mencionou que eventualmente as câmaras estaduais poderão ser convidadas a participar das reuniões da câmara federal. Em seguida fez um breve relato sobre o papel da câmara setorial federal e sua importância para o setor, em especial na melhoria da relação produtor e indústria.

Sr. Ernesto Krug, Representante da Câmara do Leite do Rio Grande do Sul, relatou que no ano de 1994 o colegiado foi instituído, ficando suspensa durante certo período e retomada pelo atual governo. Enfatizou importância da câmara do leite e relatou brevemente sobre os trabalhos do governo estadual para o setor. Informou sobre o FUNDESA fundo de indenização destinado a erradicação de animais com brucelose e tuberculose, o PRODELEITE que engloba todas as áreas de leite, inclusive gestão e inteligência. Mencionou sobre a intenção de criação de novas instituições para gerir o setor leiteiro, falou do Programa Mais Leite para produtores sem resfriadores de expansão. Citou o CONSELEITE no RS, mencionando que funciona bem, e tem por objetivo sinalizar os preços possíveis de serem praticados em função do mercado. Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, comentou sobre o programa de erradicação de brucelose e tuberculose, que indeniza o animal abatido e que difere do programa federal de caráter voluntário que encontra-se em processo de revisão há anos. Relatou que só acredita no sucesso de um programa dessa natureza se houver alguma forma de indenização. Sr. Ernesto informou que os animais com brucelose e tuberculose possui um

(5)

adicional de R$ 0,05 a mais.

15:00h – Apresentação do Projeto “No Campo”, Sr José Altamiro da Silva, Representante do Sebrae.

Sr. José Altamiro, Representante do SEBRAE, agradeceu a oportunidade e abordou o programa No Campo, lançado na última semana pela instituição. Disponibilizou folders e apresentou informações sobre o programa tais como: a quem se destina (faturamento e grau de escolaridade), perfil do público alvo, estratégia de concepção do projeto (pesquisa, público e soluções) e dos cinco temas selecionados para compor o programa (liderança, associativismo, empreendedorismo, comercialização e gestão), capacitação da rede de atendimento, cronograma de implantação nos estados, e do material de comunicação disponível. Para finalizar, projetou vídeo institucional sobre o programa.

Após o vídeo, Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, mencionou a importância da parceria do SEBRAE com o agronegócio brasileiro.

17:00h - Encerramento

Sr. Luiz Fernando, Representante da ABIQ, reforçou a importância do debate sobre SISBI-POA, ressaltou a importância da câmara como mecanismos de melhoria da relação produtor e indústria, desde sua criação há dez anos, atenuando relações e evitando animosidades no setor.

Sr. Duarte Vilela, Representante da EMBRAPA, relatou sobre o interesse de outros países produzirem leite no brasil, citando visita recentes dos holandeses na empresa de pesquisa, e sugeriu convidar representantes dos países investidores a participarem de reunião da câmara no próximo ano. Com respeito a isso, Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, relatou sobre convite da CNA para visita de prospecção de negócios a China, mencionou sobre contato de holandeses para produzir leite no Brasil, citou prospecção dos americanos para produzir 200 a 400 mil litros de leite a alguns anos atrás e mencionou que na sua opinião esse tipo de abordagem e pesquisa de mercado será comum nos próximos anos devido expertise de países produtores de leite e condições territoriais brasileiras. Considera mais interessante reunir um grupo e conversar com os interessados. Ainda citou a produção de leite neozelandês no oeste da Bahia e os desafios de produção no cerrado.

Debatidos todos os assuntos a serem tratados, o Sr. Rodrigo Sant`anna Alvim, Presidente da CSLEI, encerrou a reunião agradecendo a participação e apoio dos presentes, e eu, Oscar Afonso da Silva Jr, lavrei esta Ata.

Preposições

Item Item da reunião Ações

Item Ação Responsável Dt. prevista

Dados da próxima reunião Local:

(6)

Pauta da Reunião

Anexos

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

A Fraternidade, assim, aplicada às questões de identidade de gênero, e em especial às identidades “trans” funcionará como uma possibilidade real de reconhecimento

Os elétrodos de feltro de grafite não tratados (tal como recebidos) e com tempos adicionais de UV/O 3 de 1, 10 e 20 minutos na bateria foram testados, para um caudal de 10 mL min -1