• Nenhum resultado encontrado

MELHORANDO O TEMPO NO F1 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MELHORANDO O TEMPO NO F1 2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MELHORANDO O TEMPO

NO F1 2016

Dicas e truques

Para melhorar seus tempos

No F1 2016 – Codemasters

PSN: Rafa_Nauer

FBAV_Nauer_MT

(2)

Dicas para melhorar os tempos no F1 2016

Não existem segredos ou cheats para ser mais rápido no F1 2016, mas existem os que praticam e os que não.

Um piloto que pratica sabe: - Usar bem seus pneus;

- Ultrapassar nas frenagens de curva seus oponentes;

- Utilizar a melhor tangencia de curva para ter a maior velocidade e tração possível na saída delas;

- Alcançar as maiores velocidades possíveis na reta.

Neste texto serão abordadas as melhores dicas para você praticar e poder reduzir o tempo de suas voltas, buscando o pódio em suas corridas.

Um bom piloto consegue bons ajustes uma hora, por isto, primeiramente focaremos nas técnicas, movimentos e estratégias para tirar alguns segundos das voltas.

Quanto melhor você for ficando, mais se aproximará de correr no nível supremo, com danos simulação, utilizando cortes rígidos de curva e largada/boxes no manual.

Para treinar o ideal é deixar o corte de curva no rígido e danos na simulação para não cair na tentação de dirigir como um louco cortando tudo sem preservar o carro.

 ESCOLHENDO O COMPOSTO CORRETO E CUIDANDO

DELE DURANTE A CORRIDA

- Ultra Macio – US – Voltas mais rápidas, muita aderência e também muito

desgaste de pneu. Excelente para circuitos lentos e qualificações curtas. - Super Macio – SS – Voltas mais rápidas, muita aderência e também muito desgaste de pneu. Ótimo para circuitos lentos e curtas qualificações. Consumo 10% a 15% menor que o US por volta.

- Macio – S – Voltas rápidas, boa aderência e com desgaste já para o moderado. Bom para começar corridas, durante a parte de combustível cheio ou para voltas rápidas próximo ao final. Consumo aproximadamente 20% menor que o SS

(3)

- Médio – M – Velocidade média, média aderência e menor desgaste em relação ao macio. Melhor para circuitos com longas retas, altas velocidades e temperaturas. Desgaste aproximado em 30% menor que o S.

Duros – H – Menores velocidades, baixa aderência e muita duração. Bom para circuitos com curvas rápidas em superfícies irregulares, demora para aquecer. Desgaste 30 a 40% menor que o M.

Para ter noção, na Espanha, os pneus Macios (S) duram em média de 16 a 20 voltas, os pneus Médios (M) duram entre 28 e 32 voltas e os Duros chegam a durar 48 voltas com boa regulagem técnicas de pilotagem apuradas. Mas os tempos também sofrem boas alterações, perdendo entre ,600 a ,800 por volta do S para o M e mais de 1 segundo do M para o H. (voltas para 100%) - Dicas para Reduzir o desgaste de PNEUS:

* Não travar os pneus, pois isto causa deformações e alto desgaste;

* Não ultrapassar a velocidade ideal da curva, aumenta muito o desgaste; * Não sair para caixa de brita ou grama durante a corrida;

* Controlar o acelerador na saída de curvas para evitar patinar; * Pode até tocar a zebra mas não utilizar muito a parte interna delas;

* Quanto mais tardia a frenagem, mais pressão será aplicada e maior desgaste realizado;

* Procure manter os 4 pneus sempre em contato com o solo para equilibrar e manter aderência;

* “Escute” seus pneus e suas reações como vibrações no controle ou volante, avisando que estão sobrecarregados nas frenagens ou curvas;

* Não troque de direção sem necessidade.

- TÉCNICAS DE FRENAGEM PARA CORRIDA E COMO APLICÁ-LAS

Existem várias técnicas de frenagem que você pode considerar para melhorar suas voltas. Um bom piloto desenvolve um nível de proficiência (aprendizado e aplicação) e aplica corretamente as técnicas em várias situações. A frenagem está dividida em 3 etapas:

Fase 1: Quando você aplica a primeira pressão ao freio, você tende a aplicar rapidamente mas deve cuidar para não aplicar a força máxima, deve aplicar o máximo possível sem travar as rodas. Quando bem realizada, você sentira a vibração no controle ou volante, demonstrando a pressão exercida nos pneus.

(4)

Fase 2: Para fazer o carro parar ou diminuir a velocidade, você deve interpretar as reações do carro, caso o carro comece a escorregar a traseira ou dianteira, deverá aliviar a pressão do freio.

Fase 3: Ela acontece próximo ao fim da zona de frenagem, quando o carro já diminuiu o suficiente para contornar a curva. Gradualmente irá diminuir a pressão no freio, para ter uma transição da máxima pressão para zero pressão, o que acarretará em maior tração do carro. Soltar o freio muito rápido diminuirá tração e aderência. Quando soltar o freio solte o acelerador ou dose bem durante a curva. Procure por marcas ou objetos da pista para criar seu ponto ideal de frenagem até porque quanto menos tempo passar freando, mais rápido você será.

LIMIAR DA FRENAGEM

Esta técnica é conhecida também como frenagem de linha reta e também é a melhor técnica para aprendizado de novos corredores. Frear na linha reta traz melhor controle do carro para começar a curva.

A chave de frear no limite é tentar chegar o mais próximo de travar os pneus ou ativar o ABS caso ligado enquanto mantém seus pneus dianteiros retos. Você deve procurar o ponto ideal no seu pedal de freio entre a maior pressão antes de travar para ter a melhor eficiência.

Para achar este ponto ideal você precisa sentir as pequenas vibrações no controle ou volante. Deve praticar quando exatamente as rodas irão travar e então soltar o freio exatamente antes disto. Esta técnica de frenagem é muito eficiente para longas retas.

Caso você sinta os freios travarem, levemente diminua a pressão nos freios, mas mantenha pressão suficiente para mantê-la no limiar de frenagem.

FRENAGEM CADENCIADA

Esta técnica pode ser aliada a frenagem no limiar. É um pouco mais avançada, mas pode ser utilizada enquanto você vira. É boa para escapar de batidas, virando e diminuindo a velocidade.

Frenagem cadenciada é feita bombeando o pedal repetidamente, o que fará você tratar e destravar as rodas. Fazendo isto você permite virar um pouco diminuindo a velocidade do carro. Não é uma frenagem tão eficiente quanto a anterior e caso faça durante uma reta necessitará de um espaço

(5)

maior para frear. Este tipo funciona bem em situações de emergência ou para corrigir uma curva no último momento, também é melhor quando estiver com pouca aderência.

FRENAGEM NO TRAÇADO

Esta técnica permite frear durante a entrada de uma curva. É uma técnica que diferente das outras 2 anteriores, funciona bem quando você passa o ponto normal de início de frenagem. Fazendo no tempo certo, você conseguirá fazer uma entrada de curva mais rápida.

Esta técnica é de difícil a muito difícil, pois necessita frear tarde e agressivamente. É efetiva porque permite você entrar em grandes velocidades na curva.

Por frear tarde, dentro da curva, você jogará o peso do carro para frente, aumentando a aderência dianteira e diminuindo a traseira. Terá um carro com tendência a perder a traseira, precisando virar menos na entrada e saída da curva. Esta técnica também faz os pneus gastarem mais rápido. Erros nesta técnica farão você perder o traçado e poderá até causar acidentes. Requer muita prática, um bom domínio do carro e grande familiarização com os pontos de frenagem.

FREAR COM PÉ ESQUERDO

Caso você use volante e pedais você deve começar a utilizar o pé esquerdo para frear. Usando o pé esquerdo você terá algumas vantagens, mas demora um pouco para se acostumar. Quando você está no meio de uma curva muito rápido, você aplica um toque no freio enquanto mantém o acelerador pressionado, isto fará seu carro manter o controle e ajudará a ter maior velocidade de saída.

Outra vantagem de utilizar o pé esquerdo é diminuir o tempo para frear, pois é mais rápido usar o pé esquerdo que trocar o direito de pedal e voltar. Utilizando corretamente a técnica do pé esquerdo, você pode alternar entre saída de frente, equilibrado e saída de traseira.

(6)

ENTRADA DE CURVAS, APEXS E SAÍDAS DE CURVAS – A CHAVE PARA VOLTAS MAIS RÁPIDAS

Corredores não ganham nas curvas mas podem perder nelas. Curvas requerem treinamento de freio e aceleração, coisas que a maioria das pessoas não tem pois precisa de paciência. Toda curva tem 3 partes, Entrada, Apex e Saída.

- Entrada da Curva

Sua aproximação a curva deve ser pela reta do lado contrário da curva na maior velocidade possível, então iniciará o processo de frear e reduzir marchas, para virar, com acelerador solto e priorizando o freio para chegar ao Apex.

- Apex

O Apex é o meio da curva, é onde você deverá ter tração nos pneus para contornar a curva com a melhor média de velocidade possível e também para conseguir se preparar para ter a melhor retomada de velocidade. Apex

tardio, Curvas rápidas – Nesta você iniciará a virar um pouco mais tarde

para mudar o Apex, que será um pouco à frente do meio da curva, sendo que isto irá lhe oferecer melhor velocidade de saída e permitir pressionar mais o acelerador. Quanto mais tempo você conseguir manter seus pneus retos e seu acelerador em baixo, mais rápida será sua volta, o Apex tardio lhe permite isso. Apex mais cedo, ultrapassagens, ele ocorre quando você muda o ponto de frenagem para iniciar antes o contorno da curva e ter o ponto de retomada de aceleração mais cedo, facilitando a ultrapassagem.

(7)

Quando usar cada técnica de Apex

- Usar o Apex médio quando quiser levar velocidade para dentro da curva

desenho na ordem dos textos

Se você está com bastante velocidade na chegada da curva, você precisa uma rota que minimize o raio da curva, que reduzirá a torção da curva proporcionando grip para manter sua velocidade. O Apex médio normalmente é o traçado tradicional. Neste tipo você fará o “clip” da curva bem no seu meio.

- Apex mais cedo, caso você esteja dentro do traçado.

Caso você esteja atrasado para frear ou esteja tentando ultrapassar na frenagem pelo lado de dentro da curva, você deverá buscar o Apex mais

(8)

cedo. Ele ajudará você a frear forte sem precisar virar muito o volante e manterá quase 100% da estabilidade. O ponto fraco deste Apex é que você terá velocidade alta de chegada, mas mais baixa de saída da curva. Caso esteja ultrapassando, seu carro provavelmente irá fechar o outro piloto na saída da curva. Este Apex é ideal quanto tem curvas em sequência também, pois, como sairá aberto, seu carro já sairá preparado para a próxima curva após uma reta curta.

- Apex tardio, maximizando a velocidade na saída da curva

Seu objetivo será na maioria das vezes a saída de curva em alta velocidade. Para isto, use o Apex tardio para aumentar o raio da curva, montando um traçado que favoreça acelerar o quanto antes. Para fazer o Apex tardio, você deixar suas rodas retas para a saída o mais cedo possível, o que será facilitado tendo uma baixa velocidade de entrada na curva. Aqui é onde o entre devagar, saia rápido fica explicito. Freando ais cedo e pegando o Apex tardio, você aumenta suas chances de obter a velocidade máxima na próxima reta. Este é o método mais rápido de fazer as curvas.

SAÍDA DE CURVA

Agora que você aprendeu a entrar na curva e utilizar seu Apex, vamos conversar um pouco sobre sua saída. Uma boa saída de curva, será utilizando toda a pista, permitindo você ficar o mais reto possível rapidamente para aplicar pressão total no acelerador, controlando-o caso ainda tente patinar. Caso você comece a perder o carro na saída de curva, alivie lentamente o acelerador. Cada curva é uma curva, aprenda a fazer cada uma delas, pois todas são cruciais e podem trazer o resultado favorável buscado.

A IMPORTANCIA DE UMA CURVA ANTES DE UMA RETA

No F1, todas as curvas têm sua importância, mas, as curvas que antecedem uma longa reta podem matar ou salvar sua volta. Se você está dentro de uma série de curvas e você erra uma delas, não é difícil recuperar, mas se você erra a curva que antecede uma longa reta, não alcançará a maior velocidade possível até o final dela, como exemplo pode-se analisar a pista da ESPANHA, onde se você errar a curva da subida 9 para o 2° DRS, dificilmente conseguirá realizar uma ultrapassagem na curva 10 e perderá de meio a um segundo, mais ainda, será na curva 16, pois perderá muita aceleração para o final da reta dos boxes.

(9)

Para curvas antes de longas retas, procure utilizar o Apex tardio, para conseguir sair dela com a maior velocidade possível. Não tente ultrapassar nestas curvas, pois o risco de saltar na zebra ou sair do traçado é muito grande e acabará com a velocidade da reta, se você usar o Apex corretamente, aumentará sua chance de ultrapassagem na reta, principalmente quando tiver o DRS.

ALCANÇANDO VELOCIDADE MÁXIMA NAS RETAS

Uma boa reta começa com uma grande saída de curva, que usará todo o traçado, com os 4 pneus oferecendo aderência na curva, rodas dianteiras apontadas para frente e aceleração condizente com estabilidade. Atingindo máxima velocidade nas retas, seus tempos terão ótimos resultados. Quando estiver numa reta, vire o mínimo possível, pois isto afetará sua velocidade. Longas retas são a hora ideal para conversar com seu engenheiro de equipe e fazer mudanças no seu carro.

Para conquistar melhores tempos, você deve começar a utilizar marcha manual

Marcha manual lhe dá a oportunidade de tirar de 3 a 4 segundos por volta em alguns casos. Com a marcha manual você consegue utilizar a marcha ideal para curva, que lhe dará mais velocidade e maior aderência. Com marcha manual você controla o câmbio na intenção de utilizar a marcha para aumentar a aderência ou até mesmo fazer o efeito de patinar para auxiliar na saída de curva. Em curvas fechadas procure manter o máximo possível uma marcha acima da ideal da curva, pois durante a curva, quando fizer então esta redução, perceberá uma estabilização do carro, faça isto bem próximo ao Apex da curva. Na saída das curvas fechadas, quando você estiver voltando a acelerar, passe uma marcha acima mais rápido que o normal para diminuir o efeito de patinar e ajudar a manter o controle do carro. APRENDA E DECORE AS MARCHAS QUE SERÃO UTILIZADAS PARA ENTRAR E SAIR DA CURVA.

(10)

ENTENDA COMO FAZER A LARGADA DE UMA CORRIDA

Boas voltas virão após uma boa largada, saindo da linha de largada o mais rápido possível, pode determinar a maneira como passará pela primeira curva, com folga ou se enroscando em um adversário. A rotação ideal para largada, fica próxima aos 12 mil giros, isso ocorrerá logo que encher a parte azul do contador de RPM. Fique atento as luzes para ter a melhor reação possível ao apagarem-se e também, caso não use TCS, aprenda a dosar o acelerador até o ponto de ter a maior potência sem patinar.

AS ASSISTÊNCIAS PODEM FAZER SUAS VOLTAS MAIS LENTAS

Não precisa ter vergonha de utilizar as assistências, pois cada um aproveita o jogo do jeito que lhe proporciona a melhor experiência, mas caso queira buscar melhores tempos, tenha em mente que quanto menos assistências, mais rápidas com a prática, suas voltas ficarão. Para dominar o controle de tração, treine entrada e saída de curvas, configure LINEARIDADE do pedal que é onde configura quanto demora para chegar ao 100% a pressão do acelerador, aprenda a controlar a força aplicada. Para não travar as rodas, inicie seus treinos de frenagem propondo uma maior

(11)

distância de frenagem, diminua a pressão dos freios e aos poucos vá aumentando até aprender a pressionar e soltar aos indícios de que a roda irá travar, pratique as 3 diferentes maneiras de entrar, contornar e sair da curva. Para as marchas, de algumas voltas na pista com uma das câmeras de fora para ter acesso a sugestão de marcha, para então achar qual será a ideal para contornar o traçado, pois nem todas as sugestões são as MELHORES para cada curva e para seu estilo de pilotagem. Ao desligar o AUXÍLIO DE PITS, aprenda e decore um ponto para começar a frenagem e chegar na maior velocidade possível no ponto de entrada e cuida, tem pistas de 80 km/h e pistas de 60 km/h a velocidade permitida. Configure para seu gosto a força e reações do FORCE FEEDBACK caso utilize volante.

Referências

Documentos relacionados

Mais de 200 atendimentos foram feitos este ano pelo Linha Rara, serviço telefônico criado pelo Instituto Vidas Raras para ajudar pessoas com doenças raras, assim como seus

Durante todo o mês de setembro, você verá pelas ruas de Franca e nas redes sociais algumas ações da Unimed Franca, tanto para atrair novos clientes, como para homenagear os que

A boa notícia: hoje os saltos não apenas oferecem muito mais equilíbrio aos sapatos como também, a moda – já há algumas estações trazendo modelos de salto mais grosso –

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham

Claramente, se o Criador conta com a sabedoria inerente da humanidade para esta reagir, e seus aliados na Comunidade Maior contam com a força e a integridade humanas

Avaliar a preocupação dos cadetes com o planejamento financeiro e a busca de conhecimento sobre este assunto para buscar semelhanças com um universo de oficiais