• Nenhum resultado encontrado

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE AULAS

Volume 1 - 3º. BIMESTRE

Carga Horária Semanal:

1 AULA

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

7

1. Citologia: estudo da célula

2. Célula: tamanho, forma e funções

<2.1> Qual é o tamanho de uma célula? <2.2> Como é possível

observar uma célula que não é visível?

<2.3> Qual a forma de uma célula?

1

Para sua reflexão, sugerimos que previamente você leia o texto “Escala espacial”, do Manual do Professor (p. 353), que comenta a importância de desenvolver a noção de escala no aprendizado de Biologia no Ensino Médio. Inicie a aula levantando o conhecimento prévio dos alunos com a pergunta: “Qual é o tamanho de uma célula?”. Espera-se que os alunos tenham noções do que é uma célula, trazidas do Ensino Fundamental e dos capítulos iniciais deste livro. Comente as respostas corrigindo as imprecisões e aborde o conceito de célula como a unidade fundamental dos seres vivos.

Leia com os alunos os textos 1 e 2 da p. 152 e comente a atividade do boxe Pense e responda. Em seguida, os alunos podem observar as imagens da mesma página: um macaco-azul se alimentando de folhas e a ampliação mostrando células epidérmicas do animal e da planta. Peça que comparem os dois cortes histológicos e que identifiquem semelhanças e diferenças entre eles. Na plataforma digital há um infográfico animado que trabalha a noção de escala: “Do olho nu à escala microscópica”. Será muito interessante projetar este objeto digital e fazer comparações de escalas com os alunos. Eles poderão perceber, por exemplo, que há células de diferentes dimensões (hemácias humanas = 7 µm; óvulo humano = 200 µm).

O simulador “Microscópio óptico” permite mostrar quais são as partes de um microscópio de luz e seu funcionamento básico. É possível escolher a lente objetiva, definir o foco e a intensidade de luz que atravessa a lâmina.

Leiam juntos o texto “Qual é a forma de uma célula?” (p. 157) e converse sobre os diferentes formatos das células já introduzindo sua relação com a sua função.

Solicite que façam as atividades 1, 2, 3 e 4 (p. 175), corrigindo-as em sala de aula se houver tempo disponível. Para casa, solicite a leitura das páginas 154 a 156 e a resposta à seguinte pergunta: “Qual é a diferença (ou quais são as diferenças) nas 3 imagens apresentadas na p. 156?”.

(2)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

7

3. Estrutura básica de uma célula eucariótica

2

Inicie pela correção da tarefa solicitada na aula

anterior. Você pode projetar as três imagens da p. 156 – elas estão disponíveis na MESA DO PROFESSOR, nesta plataforma digital. As três imagens referem-se ao mesmo tipo celular: o espermatozoide humano. Cada uma, porém, foi obtida por meio de um tipo de microscópio diferente: óptico, eletrônico de transmissão e eletrônico de varredura.

A imagem de microscopia de luz (ML) mostra uma área com diversos espermatozoides, sendo possível distinguir a cabeça, a peça intermediária e a cauda. Para sua informação: a imagem foi obtida em um ML de contraste de fase, que emite a luz em determinando ângulo sobre a amostra e permite a visualização sem a necessidade de aplicar corantes, sendo comum a formação de halos em torno das estruturas.

A imagem de microscopia eletrônica de transmissão (MET) mostra uma ampliação maior e corresponde a um corte longitudinal, em que se observa o aspecto interno do espermatozoide – como as mitocôndrias na peça intermediária.

A imagem de microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostra o aspecto externo tridimensional dos espermatozoides. Sua cor foi aplicada na imagem, por meio de programa de computador, pois as imagens obtidas no MEV são em tons de cinza. Destaque aos alunos a importância do

desenvolvimento dos microscópios nos

conhecimentos em Citologia, sendo este um exemplo da relação entre Ciência e Tecnologia.

Sugerimos que você prepare previamente uma atividade para esta aula a ser impressa em uma folha de papel: o desenho de uma célula eucariótica animal (em corte, como a da p. 158) e o de uma célula eucariótica vegetal (em corte, como a da p. 159), sem as organelas, legendas e fios apontando as estruturas. Os desenhos podem ser impressos em preto e branco. Em duplas, os alunos devem consultar o livro e fazer, na folha, as seguintes atividades:

- representar cada célula em seu aspecto externo, 3D (sem corte);

- identificar as organelas e outras estruturas; - representar cada organela em seu aspecto

externo, 3D (sem cortes);

- escrever a função de cada organela/ estrutura celular.

Assim, além das funções das organelas, os alunos devem anotar as funções da membrana plasmática, do núcleo e do citoplasma. Fique atento para o núcleo, que possui um nucléolo em seu interior (é comum os alunos acharem que ele corresponde ao núcleo). Esclareça que o interior do núcleo será estudado no capítulo 10.

Para casa, os alunos devem responder no caderno as atividades 5, 8 e 9 (p. 175-176).

(3)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

7

4. Envoltório das células <4.1> Parede celular das

célular de plantas <4.2> Membrana plasmática 5. Mecanismos de transporte através de membranas <5.1> Difusão <5.2> Difusão facilitada <5.3> Osmose

3

Faça a correção das atividades solicitadas para casa na aula anterior.

Inicie com a leitura do boxe Recorde-se (p. 161) que diferencia membrana plasmática de parede celular e explique as diferenças entre essas duas estruturas. Sugerimos não aprofundar a estrutura da parede celular de celulose, mas destacar sua função nas células vegetais.

Leia com a turma o texto “Membrana plasmática” (p. 163) e explique as principais caraterísticas dessa estrutura, dando ênfase ao modelo do mosaico fluido. Explique aos alunos os conceitos de solução, soluto, solvente e semipermeabilidade seletiva. Você pode fazer analogias, como a de uma peneira ou rede, que retém alguns materiais e deixa outros passarem. Utilize as imagens das páginas 164 e 165 para explicar os conceitos de solução hipotônica,

hipertônica e isotônica e o de difusão. Esclareça que a difusão se refere ao transporte de certos solutos, e não ao solvente.

Explique o que é difusão e difusão facilitada, utilizando o modelo simplificado da página 166. Defina transporte passivo.

Resolva com os alunos a atividade 10, da p. 176 (aula 7). Pergunte aos alunos se o exemplo do enunciado é de transporte passivo (sim, não há consumo de energia para o transporte de solvente). A partir desse exemplo, introduza o conceito de osmose.

Em duplas ou trios, os alunos devem resolver as questões dos boxes Reúna-se com os colegas e

Pense e responda, da p. 167. No primeiro boxe,

trata-se de um teste feito com sangue – explique que não é indicado fazê-lo em sala de aula e, por isso, analisaremos os resultados nas figuras presentes no livro didático. As respostas devem ser registradas no caderno. Em seguida, peça que leiam o texto da p. 167 e chequem suas respostas.

Para casa, os alunos devem, individualmente, verificar e completar a resposta da questão 10 e responder a questão 11 (p. 176).

(4)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

7

5. Mecanismos de transporte através de membranas <5.3> Osmose <5.4> Transporte ativo 6. Endocitose e exocitose

4

Aborde novamente o conceito de “Osmose” e analise com eles o esquema representando as variações em célula vegetal em meio hipotônico, isotônico e hipertônico, com base nas ilustrações da p. 169. Defina transporte ativo e comente o processo, com base no esquema da p. 171.

Se possível, utilize nesta aula um computador com acesso à internet e um projetor, para rever os processos de transporte através da membrana plasmática por meio de imagens e animações. Na plataforma digital, há duas interessantes animações: “Estrutura da membrana plasmática”, que mostra o modelo do mosaico fluido, e “Bomba de sódio e potássio”, que ilustra o processo de transporte ativo.

Mostre também vídeos de paramécio com vacúolo pulsátil e de endocitose e/ou exocitose.

Sobre esses dois processos, explique sua importância e analise o esquema simplificado da p. 172.

(5)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

8

1. Citoplasma: características gerais 2. Ribossomos 3. Inclusões 4. Citoesqueleto 5. Centríolos 6. Organelas membranosas <6.1> Retículo endoplasmático <6.2> Complexo golgiense <6.3> Vacúolos <6.4> Lisossomos <6.6> Plastos <6.7> Mitocôndrias

5

A partir das imagens de uma célula eucariótica animal e uma procariótica (p. 178), levante com os alunos as semelhanças e as diferenças entre elas. As estruturas citoplasmáticas de uma célula

eucariótica foram apresentadas no capítulo 7. Faça uma revisão com base nas ilustrações das páginas 158 e 159, que mostram a célula eucariótica animal e a vegetal.

Este capítulo (8) traz aprofundamentos a respeito de ribossomos, citoesqueleto, centríolos e organelas. Comente com os alunos, usando as imagens do capítulo como apoio às explicações.

A partir do esquema da página 185, explique os processos de fagocitose, heterofagia e autofagia. Você pode propor uma atividade para verificação do que os alunos aprenderam, até aqui, sobre as estruturas citoplasmáticas. Sugerimos como atividade o infográfico animado “Células eucarióticas”,

disponível nesta plataforma digital. Neste infográfico, você pode escolher uma estrutura ou organela e pedir aos alunos que a localizem no desenho da célula e digam suas funções – basta clicar sobre a organela para verificar a resposta. Há também um quizz. Se não houver como projetar este objeto digital na sala de aula, você pode esquematizar uma célula eucariótica animal e uma vegetal na lousa e levar cartões com perguntas.

Aproveite a atividade para verificar as dúvidas persistentes sobre o tema.

Para casa, os alunos devem responder, no caderno, as atividades 1, 2, 3 e 6 (p. 192).

(6)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

9

1. Conceitos gerais 2. Fotossíntese <2.1> Separando pigmentos <2.2> Etapas da fotossíntese <2.3> Visão geral do processo fotossintético 3. Quimiossíntese

6

Consulte previamente o Manual do Professor para reflexões sobre o ensino dos conceitos de fotossíntese e respiração celular (p. 364) e da bioquímica envolvida nesses conceitos (p. 366). A abordagem que sugerimos enfoca a visão geral do processo, e não as equações e enzimas envolvidas. Explique os conceitos presentes no texto “Fotossíntese”, das páginas 195 e 196, ou leia com a turma.

Apresente a equação geral da fotossíntese, perguntando à turma qual é a origem dos reagentes (água e gás carbônico) e para onde vão os produtos (glicose e gás oxigênio), considerando uma planta terrestre. Desse modo você poderá verificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do processo.

Utilize a ilustração que representa a estrutura do cloroplasto (p. 197) para comentar as características desta organela e relacionar suas partes com o processo de fotossíntese.

A partir do esquema da p. 201, explique as 3 etapas gerais da fotossíntese. Comente com os alunos a respeito da origem do oxigênio liberado na fotossíntese, com base no texto da p. 208.

Havendo possibilidade, você pode projetar em sala um infográfico animado feito a partir deste esquema da p. 201: “Fotossíntese”, disponível nesta plataforma digital. Ele pode servir de base para as explicações. Em seguida, leia com a turma o texto “Quimiossíntese” (p. 202) e esclareça possíveis dúvidas.

Prepare um roteiro de leitura para os alunos estudarem, em casa, o texto do livro sobre fotossíntese. As respostas podem ser recolhidas na próxima aula e usadas como parte da avaliação. Sugestões de perguntas:

- O que é um pigmento?

- O que é o espectro eletromagnético e qual parte deste espectro é refletido pela clorofila? - O que aconteceria a uma planta submetida

a ondas de luz correspondentes ao verde? - O que é a cromatografia e o que ela

permite observar? - O que são tilacoides?

- Na p. 198 há fotos de uma montagem com elodea. O que a montagem permite demonstrar?

- Qual é a importância da adenosina trifosfato para uma célula?

- Como é formado o amido presente em uma batata?

- É perigoso ficar sem oxigênio ao dormir com plantas no quarto?

- Todas as plantas dependem de luz para realizar a fotossíntese?

- Qual é a diferença entre fotossíntese e quimiossíntese?

(7)

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

CONTEÚDO

(referenciado no

livro didático)

AULA

DESCRIÇÃO

Cap.

9

4. Respiração celular aeróbia 5. Respiração celular anaeróbia 6. Fermentação

7

Do mesmo modo que foi feito na aula sobre

fotossíntese (aula 6), explique o processo da respiração aeróbia com base em sua equação geral (p. 204) e sem aprofundamentos na bioquímica do processo.

Apresente a estrutura da mitocôndria e a relação das partes desta organela com as etapas da respiração aeróbia. É importante que os alunos compreendam que a fotossíntese tal como a estudamos (ocorrendo nos cloroplastos) acontece em plantas e algas, enquanto a respiração aeróbia envolvendo as mitocôndrias é um processo presente em todos os seres multicelulares, autótrofos e heterótrofos. A partir do esquema da p. 204, explique as etapas gerais da respiração aeróbia. Havendo possibilidade, você pode projetar para a turma um infográfico animado feito a partir deste esquema: “Respiração aeróbia”, disponível nesta plataforma digital. Ele pode servir de base para as explicações.

Na lousa, compare a equação geral da respiração aeróbia com a da respiração celular anaeróbia.

Diferencie quais seres vivos realizam uma e a outra e qual a importância deste processo no meio ambiente (nitrificação do solo por exemplo).

Em seguida, aborde o processo de fermentação. Resolva com os alunos as atividades 4, 5, 6 e 7 (p. 210).

Avaliação

8

Ao final do bimestre é muito importante realizar uma avaliação dos conhecimentos e procedimentos aprendidos pelos alunos.

Caso você decida realizar uma prova, apresente questões dissertativas e de múltipla escolha, para avaliar os conteúdos e procedimentos aprendidos de forma diversificada. Nas respostas das questões dissertativas, você poderá analisar as habilidades e dificuldades em redação.

Utilize o recurso CONSTRUTOR DE PROVAS E ATIVIDADES desta plataforma digital para montar a prova.

Referências

Documentos relacionados

PATROCINADOR BRONZE ÁREA 2D Área 2D dentro da plataforma de transmissão do evento PLATAFORMA DIGITAL Logo na plataforma digital do evento CITAÇÃO NA ABERTURA Citação do

Inter: plataforma digital completa com soluções para o dia-a-dia dos usuários.. Plataforma líder que fortalece aderência e recorrência, alimentando

Canal disponível na plataforma digital Youtube. Disponível em: &lt; https://www.youtube.com/watch?v=3shsFZRYfN0&gt;.. Para verificar os estudos realizados até o presente

Para ajudar e apoiar criadores de conteúdo, surge a plataforma digital Patreon 9 , onde um artista pode construir uma página e divulgar seus trabalhos na

A partir de uma pesquisa exploratória, buscou-se uma plataforma digital de criação de jogos educativos que pudesse ser utilizada em sala de aula no ensino fundamental II como

O seu educando pode aceder a uma sala ativando um código fornecido pelo professor ou aceitando um convite enviado por e-mail pelo professor, através da Aula Digital..

A linha está disponível plataforma Argo Digital e oferece seguros completos através de solução inteligente e simplificada de contratação além de uma variedade de serviços

No segmento de gramados sintéticos oferecemos uma variedade de equipamentos e de serviços para manutenção dos campos focando a preservação de suas características.