• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA 48as OLIMPÍADAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

21 a 27 de outubro de 2017

REGULAMENTO GERAL

FINALIDADE

Congraçamento da comunidade do Colégio de Aplicação, bem como o incentivo à prática das diversas formas de expressão corporal.

OBJETIVO

Congregar todos os segmentos do Colégio de Aplicação em torno de uma atividade comum, oportunizando a integração e o relacionamento social do Corpo Docente, Discente, Técnico Administrativo e de Pais através das mais variadas atividades esportivas.

I - DA COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA (CCO)

Art. 1º - Será designada pela Direção Geral do Colégio de Aplicação.

Art. 2º - Será constituída pelos professores de Educação Física, Artes e assessorada pela Direção de Ensino, Coordenadoria de Eventos, Coordenadorias de Ensino, Grêmio Livre e Associação de Pais e Professores.

Art. 3º - Terá por finalidade a organização e a execução das Olimpíadas.

Art. 4º - Terá sob sua responsabilidade as seguintes Sub-Comissões: Divulgação/secretaria, Abertura/encerramento, Premiação, Técnica, Anos Iniciais, Inscrição, Arbitragem, Atletismo, Atividades paralelas e Assessoramento.

II - DO CERIMONIAL DE ABERTURA

Art. 5º - Todos os alunos deverão participar do desfile de sua turma, que acontecerá na solenidade de abertura do evento, sábado, 21 de outubro de 2017, às 9h, no Ginásio do Centro de Desportos da UFSC. Todos os alunos deverão comparecer para concentração a partir das 08:30h.

§ 1º - As turmas serão chamadas por série, com música única definida pela Comissão Organizadora.

§ 2º - As turmas de 9os e 3 os anos terão direito a realizar uma apresentação na abertura das Olimpíadas, a qual

deverá ocorrer no final do cerimonial da mesma.

§ 3º - Devido orientações e normas de utilização dos espaços do CDS, na abertura e durante todo o período das Olimpíadas, está proibido o uso de materiais que produzam lixo (balões, pó colorido, confetes, sprays, entre outros). Caso isto ocorra, a turma será penalizada em 10 pontos.

§ 4º - Fica expressamente proibido o consumo de qualquer tipo de alimento e/ou bebida alcóolica e adocicada no ginásio/quadra, sendo somente permitido o consumo de água.

(2)

2

§ 5º - É obrigatória a participação de todas as turmas no cerimonial de abertura das Olimpíadas, com no mínimo 15 alunos de cada. A não participação implicará na perda de 10 pontos na pontuação.

Art. 6º - Caberá ao responsável pela turma (padrinho e/ou madrinha) a orientação e a organização da turma no local de concentração do desfile e dos cerimoniais.

III- DAS CATEGORIAS

Art. 7º - Tendo em vista o grau de escolaridade, os alunos são divididos em 10 categorias, objetivando uma melhor participação nas Olimpíadas.

ENSINO FUNDAMENTAL

Anos Iniciais - 1ª Categoria: 1º ano, 2ª Categoria: 2º ano, 3ª Categoria: 3º ano, 4ª Categoria: 4º ano, 5ª Categoria: 5º ano.

Anos Finais - 6ª Categoria: 6º anos, 7ª Categoria: 7º anos, 8ª Categoria: 8º e 9ª Categoria: 9º anos. ENSINO MÉDIO

10ª Categoria: 1os anos, 2os anos, 3os anos IV- DAS INSCRIÇÕES

Art. 8º - Todas as turmas estão automaticamente inscritas nas suas respectivas categorias e seus alunos nas respectivas modalidades coletivas.

Art. 9º - Para o xadrez cada turma poderá inscrever até 2(dois) alunos (masculino ou feminino). Para o Just Dance, cada turma poderá inscrever até 5 (cinco) alunos (masculino ou feminino). Serão computados 3 pontos para quem ficar em primeiro lugar, 2 pontos para o segundo lugar e 1 ponto para o terceiro lugar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (na prova individual e coletiva).

Art. 10º - A inscrição será realizada no local antes do início da atividade.

- Na Corrida Rústica/caminhada poderão participar servidores, ex-servidores, pais e ex-alunos na categoria “Outros”. § único - A participação destes segmentos na corrida rústica/caminhada poderá contar pontos (0,10) para as turmas, desde que, no momento da inscrição, seja indicada qual turma estará representando.

V- DO UNIFORME

Art. 11º - Durante o decorrer dos jogos, todas as equipes inscritas deverão estar vestidas adequadamente para a prática da modalidade (tênis, agasalho ou calça leg, camiseta) e unhas curtas para segurança nos jogos.

Art. 12º - Ficará a critério de cada equipe a escolha do seu uniforme (camiseta), podendo ser o de Educação Física. Quando necessário, será utilizado o colete para diferenciar as equipes, e o uso dos mesmos será feito através de sorteio.

Art. 13º - Quanto à numeração, recomendamos que deva ser de 01 a 15 para o masculino e feminino, com as seguintes medidas: 20 cm x 10 cm, afixados na parte de trás da camisa.

VI - DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 14º - Os jogos das diversas modalidades esportivas serão regidos pelas respectivas Regras Oficiais, por este Regulamento, e as adaptações combinadas e divulgadas durante as aulas de Educação Física.

§ Nas modalidades Basquete, Handebol e Futsal, alunos com deficiência terão passe livre: poderão recepcionar e passar a bola livremente sem que esta seja interceptada por jogadores da outra equipe. No voleibol terão uma colega de apoio para recepcionar a bola, conforme avaliação do professor de EF.

Art. 15º - Os jogos serão realizados de acordo com a programação previamente elaborada, com indicação dos respectivos locais, datas e horários.

Art. 16º - O Voleibol (8ª e 9ª categorias) será disputado em melhor de 30 pontos vencedores, sendo que a virada de set será aos 15 pontos, continuando a marcação de pontos até a equipe atingir 30 pontos, com diferença de 2 pontos.

(3)

3

pontos em cada set.

Art. 18º - Os jogos das 6ª e 7ª categorias (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol), terão duração de 3 (três) tempos de 8 minutos com 1 minuto de intervalo, sendo cada tempo composto por grupos diferentes de alunos da mesma turma.

§ Os jogos da 6ª categoria de Voleibol e Basquete serão mistos e terão duração de 4 tempos de 7 minutos.

No 3º tempo, se for necessário para completar o grupo, poderá repetir o(s) aluno(s) que participou de algum tempo anterior. É proibida a participação do mesmo aluno (a) nos três tempos da partida. Antes do jogo, a escalação dos alunos nos respectivos tempos, deverá estar pronta e ser entregue ao mesário auxiliar.

Os jogos das 8ª 9ª e 10ª categorias (Basquetebol, Futsal, Handebol) terão duração de 2 (dois) tempos de 12 minutos com 1 minuto de intervalo.

§ Um mesmo aluno não pode jogar mais de 2 tempos/sets em cada jogo e todos devem jogar pelo menos 1 tempo/set inteiro.

Art. 19º - Em caso de empate no Basquetebol, Futsal e Handebol, será procedida cobrança de 3 (três) lances livres(BB), pênaltis(FS) ou sete metros(HB), alternados e com cobradores diferentes. Permanecendo o empate, serão cobrados lances livres, pênaltis ou sete metros alternados até a 10ª cobrança. Se após a 10ª cobrança o jogo permanecer empatado, o mesmo será desempatado pelo sorteio Cara/Coroa.

§ Os jogos de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª categorias e dos 3° anos do Ensino Médio terão uma chave comum (todos contra todos).

§ Os jogos de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol dos 1º e 2º anos do Ensino Médio terão a disputa de chaves com eliminatória simples.

§ Os jogos de xadrez serão disputados, via eliminatória simples, pelos Anos Finais e Ensino Médio.

§ O Just Dance será disputado, via maior pontuação realizada de forma individual e da soma dos pontos feitas pelo grupo (até 4 pessoas), pelos Anos Finais e Ensino Médio.

§ Será contado 0,25 pontos por participante para as atividades paralelas que acontecerão simultaneamente aos jogos, sendo computado, no máximo, 1,0 ponto por turma, por dia.

Art. 20º - Ocorrendo empate por pontos ganhos entre duas ou mais equipes em cada modalidade, será c onsiderada campeã a equipe que tiver melhores resultados nos seguintes critérios:

1º- a equipe vencedora do jogo no confronto direto; 2º- maior número de vitórias;

3º- maior número de participantes

4º- saldo de gols (HB e FS) sets (VB) ou pontos (BB);

5º- maior número de gols pró (HB e FS), pontos pró (VB e BB); 6º- menor número de gols contra (HB e FS) pontos contra (VB e BB); 7º- sorteio.

Art. 21º - Classificação Geral: Será considerada Campeã Geral da Categoria a turma que obtiver a maior soma de pontos (masculino e feminino), conquistado nos jogos coletivos, rústica, xadrez, Just Dance e no atletismo.

CADA ALUNO QUE PARTICIPA DE UM JOGO OU PROVA INDIVIDUAL OBTÉM PONTUAÇÃO PARA A SUA EQUIPE/TURMA.

Modalidades coletivas

6ª, 7ª , 8ª, 9ª e 10ª categoria (Ensino Médio)

a) Independente da forma de disputa será atribuído 1 ponto para as equipes perdedoras e 3 pontos para as equipes vencedoras em cada jogo. Nenhum jogo deverá terminar empatado. Apenas os perdedores da 1ª rodada de cada modalidade na forma de disputa de eliminatória simples dos 1º e 2º anos do ensino médio receberão 2 pontos.

VII - TABELA DE PONTUAÇÃO RÚSTICA/CAMINHADA

10 Lugar 3 pontos 20 Lugar 2 pontos 30 Lugar 1 ponto 40 Lugar 0,9 ponto 50 Lugar 0,8 ponto 60 Lugar 0,7 ponto 70 Lugar 0,6 ponto 80 Lugar 0,5 ponto

(4)

4

*OBS - todo aluno que efetivamente participar de um tempo ou set de jogo de cada modalidade esportiva ou que concluir uma prova individual, tais como, no xadrez, no Just Dance e na Corrida Rústica/caminhada, atividades paralelas receberá bonificação de 0,25 pontos.

b) O campeão da modalidade será a equipe que somar o maior número de pontos nos jogos dentro da modalidade.

Art. 22º - Ocorrendo empate por pontos ganhos, entre duas ou mais equipes da mesma categoria, será considerada campeã geral da categoria a equipe que obtiver o maior número de primeiros lugares nos jogos coletivos . Persistindo o empate será considerado o confronto direto, número de vitórias, saldo de gols, sets e ponto s, gols, sets e pontos pró, gols, sets e pontos contra e sorteio.

VIII- DA PREMIAÇÃO

Art. 23º - Corrida Rústica/Caminhada: serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas masculinas e femininas das 6ª e 7ª, 8ª e 9ª e 10ª categorias, servidores e outros.

Art. 24º - Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol - Serão premiados os classificados conforme descrição abaixo: 1 ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª categorias - 25 medalhas por turma. Todos(as) alunos(as) serão premiados por participação.

6ª, 7ª, 8ª e 9ª e 10ª categorias - 30 medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados nos esportivos coletivos.

§ Xadrez: Serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si.

§ Just Dance: Serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas provas individuais e em grupo entre as 6ª 7ª 8ª e 9ª categorias e entre a 10ª categoria entre si.

Art. 25º - Serão premiadas com troféus as turmas dos Anos finais e Ensino Médio classificados em 1º lugar no cômputo geral do somatório de pontos (masculino e feminino) obtidos nos Jogos Coletivos participados.

Parágrafo único - Será premiado com troféu de Vencedor Geral a turma que obtiver maior pontuação entre os Anos Finais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio.

IX- DO CÓDIGO DISCIPLINAR

Art. 26º - Todos os participantes das Olimpíadas deverão respeitar os princípios disciplinares previstos pelo Manual do Aluno e o Regulamento em vigor.

§ Em caso de atitude antidesportiva grave (a ser avaliada pela Comissão Disciplinar da CCO) o aluno será suspenso das Olimpíadas.

Art. 27º - Os protestos deverão ser efetuados dentro do prazo de até 1 (uma) hora contada a partir do término do jogo ou prova onde ocorreu a suposta irregularidade, e encaminhada a CCO que, por sua vez, encaminhará ao Conselho de Julgamento.

Parágrafo Único - Só será aceito o protesto se redigido com letras legíveis, constando claramente as ocorrências, sendo entregue na CCO, assinado pelo representante da turma e/ou responsável.

§ Nas ocorrências de WO. A equipe será desclassificada da modalidade em que ocorreu o WO. Poderão jogar no mínimo 5 (cinco) alunos(as) no handebol, no mínimo 4(quatro) alunos(as) no voleibol, futsal e basquetebol. Os casos omissos serão julgados pela CCO, regra para aqueles casos e ocorrências devidamente documentados e justificados.

Art. 28º - Para a segurança de todos os envolvidos, as unhas deverão estar devidamente cortadas e lixadas. X - DO CONSELHO DE JULGAMENTO

Art. 29º - O Conselho de Julgamento será constituído de 4 (quatro) membros permanentes, a saber: Presidente da Comissão Central Organizadora, Coordenador da Comissão Técnica, Coordenador da modalidade e um representante dos alunos do Ensino Médio ou de 6° a 9° anos.

(5)

5

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 31º - O Colégio de Aplicação não se responsabilizará por acidentes ocorridos com alunos ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois de qualquer competição.

Art. 32º - Compete à Comissão Central Organizadora decidir em única e definitiva instância sobre os casos omissos neste regulamento.

ANEXO 1

QUADRO DO SISTEMA DE DISPUTA (ESPORTES COLETIVOS) JOGOS CATEGORIA ► 6ª 8ª 9ª 10ª ANOS ► SEXO ► M F M F M F M F M F M F M F BASQUETEBOLZINHO 1 1 1 1 VOLEIBOLZINHO 1 1 1 1 HANDEBOLZINHO 1 1 1 1 FUTSALZINHO 1 1 1 1 HANDEBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 VOLEIBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 BASQUETEBOL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 FUTSAL 1 1 1 1 2 2 1 1 2 2 Legenda 1. RODÍZIO (triangular)

2. ELIMINATÓRIA SIMPLES (ES) - com disputa de 3° e 4° lugar entre os perdedores da 1ª rodada.

Florianópolis, 04 de outubro de 2017 COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA (CCO)

(6)

Referências

Documentos relacionados

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Doutorando em Filosofia da Educação, na FLUP/UP sob orientação da Doutora Paula Cristina Pereira com o tema “Conflito social e reconhecimento intersubjetivo: a constituição

O Consumidor, no dia 26/07/13, principiou reclamação, através da ficha de atendimento supra, contra os fornecedores ACER DO BRASIL LTDA e JBR MOVEIS E

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de