• Nenhum resultado encontrado

Página 1 de 5. Amigos participantes da excursão a Itatiaia, recebemos colaboração para Fatos e Flagrantes: Olho vivo, cuidado com a Joselina.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Página 1 de 5. Amigos participantes da excursão a Itatiaia, recebemos colaboração para Fatos e Flagrantes: Olho vivo, cuidado com a Joselina."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Boletim Mensal de Outubro de 1973

Órgão do CEG para divulgação de assuntos de interesse do Clube e do Excursionismo em

geral - Ano 13 - n° 166

Direção e Redação: Joselina I. T. Nobre

Datilografia e Impressão: Zilda Alves de Magalhães

clique aqui para ver a versão em PDF

Programação de outubro

Amigos participantes da excursão a Itatiaia, recebemos colaboração para Fatos e Flagrantes: Olho vivo, cuidado com a Joselina.

Página Técnica - Noções de primeiros socorros

Corpos estranhos

(colaboração da associada Mirthes de Jesus Lima Belleza) 1 – Na pele

Espinhos e lascas de madeira (estrepes).

O mais comum dos corpos estranhos na pele é espinho ou uma lasca de madeira.

a) Limpar bem a pele que rodeia o espinho com água e sabão. Se estiver engordurada usar benzina ou éter, depois desinfetar com álcool.

b) Ferver durante um mínimo de 10 minutos, uma agulha de coser ou de injeção (caso não tenha

descartável) e uma pinça (as de depilação também servem para esse fim). Caso não tenha onde ferver a agulha, passá-la por uma chama até torná-la incandescente.

c) Se o espinho ou lasca tiver uma parte saliente, pode ser suficiente pegá-la com a pinça e tracioná-la em sentido inverso ao que o cravou. Se não houver parte saliente, tirar com a agulha a parte mais superficial e a pele (não dói), para chegar mais facilmente ao espinho.

d) Desinfetar o local, depois de extraído o espinho, com tintura de iodo e álcool (álcool iodado) e colocar um pequeno curativo. Caso a pele ou a lasca estejam contaminados, fazer a profilaxia do tétano no Posto de saúde mais próximo e com urgência – dentro de 24 horas no máximo.

(continua no próximo número)

07 Tijuca Mirim Caminhada leve Guia: Anselmo Pires

14 Travessia Alto da Boa Vista – Silvestre Caminhada leve Guia: Zilda A. Magalhães

21 Travessia Guaratiba – Recreio Caminhada leve Guia: Luiz Siston

28 Costão do Pão de Açúcar Escalada do 1º grau Guia: Manoel Armando R. da Costa

(2)

Aniversariante de outubro

05 Luiz Pequeno dos Santos 07 Sionil da Silva Ribeiro 14 Antônio Néri Camelo 16 Joselina Inêz Tomé Nobre

21 Luiz Felippe Villas Boas Ribeiro (filho dos associados Sionil da Silva Ribeiro e Yvette Maria Villas Boas Ribeiro)

25 Aniversário de denominação do Centro Excursionista Guanabara 30 Fundação do Clube Excursionista dos Peixinhos

Segundo sábado e cada mês

As reuniões do segundo sábado do mês continuam. Apareça no Clube das 18:00 às 22:00 horas e traga seus amigos e familiares.

Discuta os detalhes da programação e fique em dia com as novidades. Uma sugestão para os aniversariantes do mês:

Faça a reunião dos seus amigos no Clube. Avise a Diretoria. Você leva o bolo e revê seus amigos e faz novos. Lembre-se que você sempre viveu em grupo.

Você já trouxe o novo sócio para o clube? Que está esperando?

Parques Nacionais e suas características

O Brasil, com uma extensão territorial de 8.511.965 Km2, possui atualmente 17 (dezessete) Parques Nacionais e 5 (cinco) Reservas Biológicas Federais.

O primeiro Parque Nacional Brasileiro foi criado em 1937 (Parque Nacional de Itatiaia) pelo Dec nº 1.713 de 14 de junho. Surgiram depois, sucessivamente:

Em 1939

Parque Nacional de Iguaçu e Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Em 1959

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Aparados da Serra Parque Nacional do Araguaia

Em 1969

Parque Nacional das Emas

Parque Nacional do Tocantins (Chapada dos Veadeiros) Parque Nacional do Caparão

Parque Nacional de Sete Quedas Parque Nacional de São Joaquim

Parque Nacional do Rio de Janeiro (Tijuca) Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Monte Pascoal

(3)

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Em 1972

Parque Nacional da Serra da Canastra

Segue os Parques Nacionais, relacionados em ordem alfabética:

* Não mencionada ** Ainda não implantado *** Em estudos para anulação

Extraído de “Parques Nacionais do Brasil”

Fatos e Flagrantes

- Parece que os nossos informantes têm-se esquecido de nos informar... Assim, andamos meio desinformados.

- Onde anda aquela turma que vivia gritando “queremos excursão recreativa! De ônibus ... (?) ... (?)”. - A Zilda gosta tanto de excursão que um domingo deste mês que chovia... mas chovia, e ninguém estava interessado em fazer excursão além dos limites da porta de casa, ela resolveu ir assim mesmo. Desistiu no meio do caminho por falta e acompanhantes.

- E o Anselmo? Precisamos presenteá-lo com um relógio que tenha um despertador capaz de acordá-lo. Mas cuidado com o Instituto de Pesos e Medidas poderá processá-lo pelo excesso de ruído.

- Mas a vantagem ou desculpa! Ele diz que acorda cedo, mais vai até a rua de Santana comprar doce macrobiótico para lanche dos participantes da excursão.

- Tem vezes que nos parece ser a citada rua bastante longe da rua residência, pois ele chega junto ao Denominação Superfície em hectares

No ato de criação Efetiva até 1972 Em projeto 1 – Aparados da Serra 13.000 3.550 10.250

2 – Araguaia 2.000.000 3.000 460.000

3 – Brasília 30.000 28.000 38.000

4 – Caparão * 5.000 10.434

5 – Chapada dos Veadeiros 625.000 ** 171.924

6 – Emas * 79.000 100.000 7 – Iguaçu * 134.000 170.000 8 – Itatiaia 12.000 10.000 11.943 9 – Monte Pascoal 22.500 22.500 22.500 10 – São Joaquim 49.300 ** 10.000 11 – Serra da Bocaina 140.000 ** 100.000 12 – Serra da Canastra 200.000 ** 200.000

13 – Serra dos Órgãos * 5.000 10.000

14 – Sete Cidades 7.000 5.051 6.221

15 – Sete Quedas * 233 ***

16 – Tijuca * 2.700 3.300

(4)

grupo no momento da volta.

- Estamos sentindo a falta de alguns participantes que muito nos alegravam e que parecem ter perdido o endereço do Clube. Ele ainda está na rua Washington Luiz, 9 C-01.

Dez maneiras de matar qualquer agremiação

1. Não compareça às reuniões, mas se o fizer procure chegar sempre atrasado. 2. Se o tempo não estiver bom, nem pense em comparecer.

3. Quando solicitado a auxiliar, diga que o trabalho deve ser feito pelos membros da Diretoria. 4. Se não assistir às reuniões, critique as decisões daqueles que compareceram.

5. Nunca aceite um cargo de responsabilidade. Afinal, é mais fácil criticar e reclamar do que trabalhar. 6. No entanto, fique queimado quando lhe pedirem para fazer parte de comissões pi participar da Diretoria; se for lembrado para ocupar um cargo, não assista às reuniões nem mova uma palha.

7. Quando solicitado pelo Presidente a opinar sobre assunto de importância, responda-lhe que nada tem a dizer. Depois da reunião, discuta com todo mundo como deveria ter sido decidido.

8. Não faça mais que o estritamente necessário, mas quando outros associados meterem “mãos a obra” e com todo zelo e boa vontade se esforçarem pelo êxito dos trabalhos, grite que a organização esta sendo monopolizada por uma “panelinha”, que quer mandar e desmandar.

9. Para que arranjar sócios? Deixe o “Seu Fulano” trabalhar.

10. Atrase-se o mais possível no pagamento das mensalidades e só as satisfaça quando estiver para ser eliminado desculpando-se “que anda muito ocupado e ninguém cobrou ou avisou”.

(Extraído da Revista “Cruz de Malta”).

Lembrem-se que dezembro vem aí e estamos comentando as idéias e solicitando colaboração para a nossa festa de Natal. Não faltem. No próximo boletim (novembro) publicaremos data e detalhes. Venham participar das surpresas e tragam as crianças. Elas vão adorar também!

O artigo das páginas centrais (4e 5) foi extraído de uma publicação emprestada pela nossa Presidente, Zilda Alves de Magalhães, a quem agradecemos.

Colabore no Boletim. Caso não disponha de tempo para escrever artigos, empreste-nos alguma publicação contendo assuntos ligados ao nosso esporte e que possam ser de interesse geral. Nós faremos o resto e agradecemos sua colaboração.

Agradecemos

Ao Grupo de Itatiaia (excursão do CEG dos dias 7, 8 e 9 de setembro) que doaram e retalhos de plásticos para proteção da barraca de 6 pessoas, foram eles: Cláudio, José Gomes, Anselmo, Calos Maline e

(5)

Manoel Armando.

Solicitação

Colabore com a nossa cozinha doando-nos sabão de coco, bombril, como também pH para o DD.

As matérias aqui publicadas não representam necessariamente a posição oficial do Centro Excursionista Guanabara. Ressaltamos que este é um espaço aberto a todos que queiram contribuir.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as