• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE LEILÃO PÚBLICO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS Nº 01/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE LEILÃO PÚBLICO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS Nº 01/2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

EDITAL DE LEILÃO PÚBLICO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS Nº 01/2014

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA

AGROPECUÁRIA - Embrapa, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE DENOMINADA EMBRAPA PECUÁRIA SUL E LEILOEIRO DEVIDAMENTE QUALIFICADO E DESIGNADO POR AUTORIDADE COMPETENTE, TORNA PÚBLICO O PRESENTE EDITAL DE LICITAÇÃO, SOB A MODALIDADE DE LEILÃO, DO TIPO "MAIOR LANCE", VISANDO A VENDA DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS DA EMBRAPA, SUJEITANDO-SE AS PARTES, NO QUE COUBER, AOS DISPOSITIVOS E SUAS

RESSALVAS POSTERIORES: DECRETO

99.658 DE 30/10/1990, C/C A LEI Nº 8.666 DE 21/06/1993, QUE INSTITUI NORMAS PARA

LICITAÇÕES E CONTRATOS DA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; LEI Nº 10.406 DE

10/01/2002, RELATIVA AO CÓDIGO CIVIL

BRASILEIRO; E DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, LEI Nº 9.503/1997 DE 23/09/1997; REGULAMENTO DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS DA EMBRAPA. O EVENTO OCORRERÁ NA SEDE DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, SITUADA NA BR 153, KM 603, EM BAGÉ/RS, TENDO INÍCIO ÀS 10 HORAS DO DIA 12/12/2014.

CAPÍTULO I - DO OBJETO

1.1. A Embrapa torna público que, no dia, horário e local mencionados no preâmbulo, em sessão pública, dará início ao Leilão acima especificado, para a venda dos bens inservíveis relacionados no ANEXO I deste Edital.

(2)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

1.1.1. A caracterização do objeto da licitação quanto aos tipos de bens e demais elementos identificadores, assim como a exata definição dos lotes, encontram-se descritos no Anexo I do preencontram-sente Edital, encontram-sendo que os bens poderão encontram-ser examinados no local onde se encontram, na sede da Embrapa Pecuária Sul, situada na BR 153, Km 603, Vila Industrial, CEP: 96.401-970, Bagé/RS.

1.1.2. Os bens a serem licitados serão vendidos no estado e condição em que se encontram, não cabendo, pois, a respeito deles, qualquer reclamação posterior quanto às suas qualidades intrínsecas ou extrínsecas.

CAPÍTULO II - DOS PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar desta licitação pessoas jurídicas ou físicas, que se conformem às condições deste Edital, das Leis nº 8.666/2003 e 8.883/1994, que instituem normas para licitações e contratos da Administração Pública; da Lei no 10.406/2002, relativa ao Código

Civil Brasileiro, e, do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23/09/1997, ambos dispositivos, no que couber, consoante as atualizações de todos os dispositivos legais referidos.

2.2. É vedada a participação de menores de idade, de Empregados da Embrapa que tenham bens, objeto do presente Edital, sob suas administrações, direta ou indiretamente, em obediência especial às previsões do Código Civil Brasileiro, nos termos dos Art. 5° e 497; do disposto no inciso III, do artigo 9º da Lei nº 8.666 de 21/06/2003 e do estabelecido na Lei 8.429 de 02/06/1992, em particular concernente a SEÇÃO I, Art. 9º que dispõe sobre os Atos de Improbidade Administrativa.

Seção I - Da Representação

2.3. O licitante poderá se fazer presente ao Leilão, das seguintes formas: 2.3.1 PESSOA FÍSICA:

a) diretamente, mediante sua presença pessoal e apresentação dos documentos: CPF e documento de Identidade previsto na Legislação Federal.

b) indiretamente, por intermédio de PROCURADOR, formalmente designado em procuração, com firma reconhecida em tabelião ou por instrumento público.

(3)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

2.3.2 PESSOA JURÍDICA:

a) diretamente, mediante a presença pessoal do licitante, no caso de empresa

individual, ou de seu representante legal, em ambos os casos, consoante designação expressa no Contrato Social (ou equivalente), e apresentação dos documentos:

- CNPJ

- Documento de Identidade previsto na Legislação Federal.

b) indiretamente, por intermédio de PROCURADOR formalmente designado em procuração, com firma reconhecida em tabelião ou por instrumento público.

CAPÍTULO III – DO PROCEDIMENTO

3.1. Todos os arrematantes, após o seu primeiro arremate estão obrigados a entregar ao funcionário da Embrapa sua identidade original, bem como um cheque assinado que, ao final do Leilão será devidamente preenchido com o valor total da arrematação.

3.1.2. Em caso de pagamento em dinheiro, dispensa-se a entrega do cheque, que será substituído pelo valor em espécie, a cada arremate realizado.

3.2. No ato da arrematação, o interessado pagará integralmente o valor do lote. O pagamento deverá ser efetuado em cheque, de emissão do próprio arrematante, pagável na praça de Bagé/RS, ou em espécie. Os cheques para pagamento serão depositados no primeiro dia útil subseqüente ao do dia do Leilão.

3.3. A entrega da nota da venda do lote arrematado, somente ocorrerá no dia subseqüente ao dia do Leilão e após confirmação da operação bancária de que trata o subitem anterior, salvo para os pagamentos realizados em espécie, caso este em que a nota da venda será entregue no ato.

3.4. O arrematante assume inteira responsabilidade, tanto na esfera cível quanto na penal, relativamente às perdas e danos ocasionados em decorrência de eventual devolução de cheques dados em pagamento e/ou caução, ensejando o devido processo legal a ser movido contra o licitante.

3.5. Os interessados efetuarão lances verbais, à partir do preço mínimo de arrematação, constante deste Edital (Item 2), considerando-se vencedor o licitante que houver apresentado a maior oferta aceita pelo leiloeiro.

(4)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

3.6. Na sucessão de lances, a diferença do valor não poderá ser inferior ao percentual indicado pelo leiloeiro no início da arrematação do lote, podendo a Comissão ou o apregoador alterarem essa diferença no decorrer do Leilão, tornando pública a alteração e fazendo constar necessariamente na ata do Leilão.

3.7. Uma vez aceito o lance, não se admitirá, em hipótese alguma, a sua desistência por qualquer das partes, sendo esse ato considerado crime previsto nos Art. 90 e/ou 93, da Lei nº 8.666/93, sujeitando o agente às sanções penais neles previstas.

3.8. A Embrapa Pecuária Sul se exime de qualquer responsabilidade acerca dos bens alienados em caso de evicção (art. 447 C.C.).

CAPÍTULO IV - DOS LANCES

4.1. Os lances serão oferecidos da seguinte forma: os bens serão comercializados em lotes, que terão valores iniciais mínimos estabelecidos, decorrentes do processo de avaliação da Embrapa Pecuária Sul, que durante o Leilão, receberão lances pelo preço individual do LOTE. Assim, o preço de cada LOTE será o maior valor do lance ofertado e aceito.

CAPÍTULO V - DO PAGAMENTO

5.1. O pagamento, relativamente ao(s) LOTE(s) arrematado(s), será "À VISTA", observadas as condições adiante especificadas:

5.1.1. O pagamento ocorrerá no ato do arremate, em espécie ou em cheque, pelo valor do lance aceito sem condições nem reservas, acrescido de 5 por cento (5%) correspondente a comissão do Leiloeiro, sendo que não haverá devolução de valores pagos em razão de descumprimento do Edital ou razões outras que resultem na desistência da compra pelo Arrematante.

5.1.2 . Todo (s) o(s) pagamento(s) efetuado(s) com cheque(s) decorrente(s) da(s) arrematação(ões) ocorrida(s), somente serão considerados efetivos e o(s) bem(ns) liberado(s) para retirada após a compensação bancária, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da realização do Leilão.

5.1.2.1. É inevitável a condição, mediante pagamento em Cheque, que todos os cheques utilizados sejam do Arrematante e nominais à Embrapa Pecuária Sul.

(5)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

5.1.2.2. A Embrapa fará constar no verso dos cheques emitidos pelo Arrematante a confirmação de que os mesmos referem-se a quitação do arremate de LOTE(s), do Leilão nº 01/2014 – Embrapa Pecuária Sul, com rubrica do Arrematante.

5.1.2.3. O(s) cheque(s) do Arrematante de fora da praça do Leilão será(ão) substituído(s) e/ou resgatado(s) através de G.R.U(Guia de Recolhimento da União) devidamente quitada pelo Arrematante, a ser emitida pela Embrapa por ocasião da transação de pagamento da(s) arrematação(ões) do presente Leilão, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da realização do mesmo.

5.1.2.3.1. Na hipótese do Arrematante não cumprir o prazo previsto no

item 5.1.2.3, a venda proveniente da arrematação será cancelada, ficando, ainda, o Arrematante sujeito a todas as penalidades previstas em lei.

5.1.3. O valor do transporte, taxas de transferência e outras despesas por ventura necessárias, advindas da(s) arrematação(ões) do(s) LOTE(s), transporte e transferência do(s) bem(ns), arrematado(s), correrão única e exclusivamente por conta do Arrematante.

5.1.4. Transcorridas as 24 (vinte e quatro) horas da realização do Leilão sem que tenha havido a integralização da quitação da(s) correspondente(s) arrematação(ões), a Embrapa fará uso dos meios legais cabíveis.

5.2. Independentemente da opção de pagamento do Arrematante, este pagará separadamente ao leiloeiro, à título de comissão, o valor resultante da aplicação da taxa de 5% (cinco por cento) sobre o valor de cada LOTE arrematado.

5.3. A Embrapa emitirá G.R.U. (Guia de Recolhimento da União) para todo e qualquer pagamento efetuado por arrematantes referentes aos bens adquiridos.

CAPÍTULO VI - DA RETIRADA DOS BENS

6.1. Os bens arrematados deverão ser retirados pelo Arrematante até o 5º (quinto) dia útil após a realização do Leilão em horário previamente agendado, compreendidos entre 08:00 às 11:00 horas e 13:00 às 16:30 horas, mediante quitação de pagamento dos bens arrematados e acerto definitivo dos mesmos, inclusive, quando for o caso, com o oferecimento da garantia exigida, junto ao escritório da Embrapa Pecuária Sul, sendo que os referidos bens somente serão liberados com a respectiva documentação apta para instruir o

(6)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

processo de transferência propriamente dita, do bem arrematado, no Órgão competente, se for o caso, quer sejam: Nota Fiscal, Atestados; Cópias de Registros; Documento Único de Transferência - DUT, este, devidamente preenchido e com Firma Reconhecida.

6.2. Em se tratando de lote cujo(s) bem(ns) seja(m) composto(s) de veículos automotores, a entrega será efetivada no mesmo prazo constante no subitem 6.1., condicionado à:

6.2.1. comprovação pela Embrapa, de que o cheque do arrematante foi devidamente compensado.

6.2.2. preenchimento pela Embrapa do documento de venda do veículo com os dados do arrematante/adquirente, com firma reconhecida e após comunicado o Detran Bagé/RS da referida venda.

6.2.3. a Embrapa ainda reterá cópia autenticada dos documentos do arrematante e do documento de venda dos veículos devidamente preenchidos e com Firma Reconhecida.

6.3. Havendo impossibilidade de retirada no prazo estipulado (Item 6.1), poderá o Arrematante, mediante prévio acordo com a Embrapa Pecuária Sul, ajustar novo prazo, não superior a 10 (dez) dias corridos, desde que declare formalmente que assume a integral responsabilidade pela guarda e conservação do(s) LOTE(s) arrematado(s), isentando integralmente a Embrapa das mesmas.

6.3.1. Findo o novo prazo estipulado no item 6.3 sem que tenha havido a retirada do(s) bem(ns) arrematado(s), a arrematação será cancelada e os bens revertidos ao patrimônio da Embrapa, sem caber ao Arrematante o direito de restituição do(s) valor(es) pago(s).

6.4. A Embrapa Pecuária Sul não prestará qualquer tipo de ajuda aos Arrematantes, para a retirada do(s) LOTE(s) arrematado(s), mesmo para àqueles bens que necessitarem da utilização de equipamentos e ferramentas especiais, tais como munck, chaves mecânicas, guinchos, etc; bem como não se responsabilizará por qualquer acidente que porventura venha ocorrer no ato da retirada e/ou remoção do(s) LOTE(s) por parte do Arrematante e/ou seus contratados direta ou indiretamente para este fim.

6.5. As despesas com a remoção dos bens dos locais onde se encontram correrão por conta exclusiva dos Arrematantes.

(7)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

CAPÍTULO VII – DA ATA

7.1. Encerrado o Leilão será lavrada no local ata circunstanciada, na qual figurarão os lotes vendidos, os valores de arrematação, bem como os trabalhos de desenvolvimento da licitação, em especial os fatos relevantes.

7.2. A ata será assinada, ao fim do evento, pelos membros da Comissão, pelo apregoador e licitantes presentes que desejarem.

CAPÍTULO VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Embrapa Pecuária Sul, reserva para si o direito de retirar do Leilão, desde que antes do início do mesmo, quaisquer dos lotes de bens que julgar conveniente.

8.2. Antes da retirada dos bens, a autoridade do órgão promotor do Leilão poderá, no interesse público, revoga-lo parcial ou totalmente, devendo, no caso de ilegalidade, anulá-lo, a qualquer momento, em despacho fundamentado, quer de ofício, quer mediante provocação de terceiros.

8.2.1. Na hipótese de anulação, não terá o arrematante direito à restituição do valor pago, se houver, de qualquer forma, concorrido para a prática de ilegalidade;

8.3. Da decisão anulatória ou do ato de revogação, referidos no item 8.2., caberá recurso no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da data da intimação daqueles atos, o qual deverá ser interposto diretamente ao Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, por intermédio do Presidente da Comissão.

8.4. Os prazos aludidos neste Edital só se iniciam e vencem em dias de expediente da Embrapa Pecuária Sul.

8.5. Não havendo expediente no dia marcado para o início do Leilão, o mesmo será levado a efeito no primeiro dia útil seguinte, mantidos, porém, o mesmo horário e local.

8.6. As vendas serão realizadas em caráter irrevogável e irretratável, não cabendo ao Arrematante qualquer atitude de recusa, pedido de redução de preços ou solicitação de qualquer vantagem não prevista neste Edital.

8.7. O Arrematante que optar pela aquisição de LOTE, que contenha veículo, estará cônscio da responsabilidade que terá pela REGULARIZAÇÃO do bem arrematado, assumindo inclusive as despesas oriundas do processo de transferência de propriedade do respectivo veículo junto ao DETRAN, que correrão por conta única e exclusiva do Arrematante, cujo

(8)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

prazo para a regularização de transferência de propriedade desse veículo deverá ocorrer nos prazos e forma da legislação pertinente, ou seja, “no caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias”, Art. 123, § 1º do Código de Trânsito Brasileiro, Lei n°9.503 de 23/09/1997.

8.8. Todos quantos participarem do Leilão, obrigam-se, de forma definitiva e irrecorrível, a acatar as disposições deste Edital e de seu Anexo I, tratando este da Relação de Bens, disposição de Lotes e/ou Orientações Complementares, as quais consideradas do conhecimento de todos, não cabendo razões motivadoras para eventual não cumprimento das obrigações delas decorrentes, tais como a alegação do seu desconhecimento.

8.9. Quaisquer pendências que venham a ser constatadas no decorrer do Leilão serão resolvidas, imediata e exclusivamente, pelo Leiloeiro. Uma vez batido o martelo a venda será dada por concluída.

8.10. Outras pendências que possam vir a ocorrer após o Leilão, serão resolvidas administrativamente pela Embrapa Pecuária Sul, através da Comissão de Alienação.

8.11. Todos os participantes do Leilão estarão sujeitos ao Art. 335 do Código Penal Brasileiro: “Todo aquele que impedir, perturbar, fraudar, afastar ou procurar afastar licitantes por meio ilícito, incorrerá nas penas de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos de detenção”.

8.12. É vedada a participação de compradores que se encontrem inadimplentes com a Embrapa.

8.13. Fica determinado que feito o registro de arrematação, não será permitido vender, permutar ou de qualquer forma negociar o(s) seu(s) LOTE(s) arrematado(s) antes do pagamento e da extração da nota de venda.

8.14. Em nenhuma hipótese serão aceitas desistências do(s) adquirente(s) do(s) LOTE(s), ou alegações de desconhecimento das cláusulas deste Edital, para se eximirem de obrigações geradas pelo presente Edital.

8.15. Os bens a serem leiloados poderão ser vistoriados no local onde se encontram, na sede da Embrapa Pecuária Sul, situada na BR 153, Km 603, CEP: 96.401-970, Bagé/RS, no período de 08/12/2014 a 11/12/2014, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8:30 às 11:00 horas e 13:30 às 16:00 horas, mediante agendamento prévio, através do telefone (53) 3240.4699, sendo permitida, exclusivamente, a avaliação visual dos lotes, estando vedados quaisquer outros procedimentos de manuseio e/ou

(9)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

experimentação. Os bens serão leiloados no estado e condições em que se encontram, que se pressupõem conhecidos pelos licitantes por ocasião da realização do Leilão.

8.16. As dúvidas na interpretação deste Edital poderão ser dirimidas junto a Comissão de Licitação da Embrapa Pecuária Sul, gestora do presente Edital de N° 01/2014, no SPS - Setor de Gestão de Patrimônio e Suprimentos, através do telefone: (53) 3240.4699, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre 08:30h às 11:00h e das 13:30h às 16:00h, hora local ou, ainda, pelo e-mail cppsul.sps@embrapa.br.

8.17. Para a solução das controvérsias porventura oriundas da presente licitação, as partes elegem o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária em Bagé - RS, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Bagé - RS, 21 de novembro de 2014.

ALEXANDRE COSTA VARELLA Chefe-Geral

Embrapa Pecuária Sul

(10)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

EDITAL DE LEILÃO PÚBLICO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS Nº 01/2014 ANEXO I

LOTES DE BENS A SEREM ALIENADOS

LOTE DESCRIÇÃO VALOR DO LOTE

01 CONJUNTO DE MESAS E

CADEIRAS DE RESTAURANTE R$ 100,00

02 SUCATA DE CADEIRAS, MESAS,

ARQUIVOS E DIVERSOS R$ 100,00 03 SUCATA DE TELEFONES, GRAVADORES, GPS R$ 100,00 04 SUCATA DE IMPRESSORAS, RETROPROJETOR, MÁQUINA DE ESCREVER, TONNER’S E DIVERSOS R$ 150,00 05 SUCATA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA (CPU’S, MOUSES,

MONITORES E DIVERSOS)

R$ 100,00

06 SUCATA DE

AR-CONDICIONADOS R$ 100,00

07 HIDRÁULICAS, EQUIPAMENTOS SUCATA DE BOMBAS

DE OFICINA E DIVERSOS

R$ 200,00

08 SUCATA BURETAS, BOTIJÃO DE

SÊMEN, ARMÁRIO E DIVERSOS R$ 100,00

09 SUCATA DE MICROSCÓPIOS,

BALANÇAS E DIVERSOS R$ 100,00

10 SUCATA DE FREEZER, GUARDA-ROUPAS, GELADEIRA E

DIVERSOS

R$ 50,00

11 SUCATA DE ORDENHADEIRA

BOVINA R$ 100,00

12 CONJUNTO DUAS BALANÇAS R$ 200,00

13 TRILHADEIRA R$ 200,00

14 ESTEIRA TRANSPORTADORA R$ 60,00

15 REBOQUE E GERADOR DE

(11)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

16 SEPARADOR DE SEMENTES R$ 500,00

17 LÂMINA NIVELADORA R$ 300,00

18 CÂMARA CLIMATIZADORA R$ 200,00

19 ENFARDADEIRA SEMEATO ROL

1518 R$ 1.200,00

20 ESTUFA PARA LABORATÓRIO R$ 150,00

21 SEMEADEIRA R$ 200,00 22 TRATOR CBT 8060 4X4 R$ 9.000,00 23 ROÇADEIRA SIMPLES R$ 100,00 24 CULTIVADOR 7 LINHAS R$ 150,00 25 SEGADEIRA R$ 500,00 26 CONJUNTO DE 03 ROÇADEIRAS DE ARRASTO R$ 600,00 27 TANQUE PIPA R$ 300,00 28 PULVERIZADOR AGRÍCOLA R$ 500,00 29 ROSCA TRANSPORTADORA R$ 100,00 30 MOINHO TRITURADOR E MISTURADOR R$ 300,00 31 ANTENA PARABÓLICA R$ 50,00 32 DESENSILADEIRA R$ 300,00

33 ROÇADEIRA DUPLA FACAS R$ 200,00

34 SEMEADEIRA STARA TORNADO R$ 300,00

35 RETROESCAVADEIRA JCB 214 R$ 12.300,00

36 TRATOR FORD 6600 R$ 4.300,00

37 CAMINHÃO GM/CHEVROLET

COM MOTOR FUNDIDO R$ 3.400,00

38 ONIBUS MERCEDES BENZ 1986 R$ 8.200,00

39 CHEVROLET D-20 1988/89 R$ 7.600,00

40 VW/GOL CLI 1995/96 R$ 2.200,00

41 FIAT/FIORINO 1995/96 R$ 2.500,00

42 FORD/ROYALE 1.8 GL 1995/96 R$ 2.200,00

(12)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 44 COMUNICAÇÃO E ENERGIA R$ 200,00 45 IMPLEMENTO AGRÍCOLA CAMPO LIMPO R$ 200,00 46 CAPOTAS E PARA-LAMAS DE TRATOR R$ 300,00 47 ATOMIZADOR AGRÍCOLA R$ 100,00 48 ATOMIZADOR AGRÍCOLA R$ 100,00 49 PNEUS DIVERSOS R$ 600,00 50 FERRO VELHO R$ 150,00

Referências

Documentos relacionados

condições de pagamento.. Os bens a serem leiloados foram avaliados pelo Leiloeiro e aprovados pela Comissão de Credenciamento e de Leilão da SEGER devidamente designados,

Voltagem Voltage Voltage Descrição Descripción Description Potência Potencia Power Capacidade Capacidad Capacity Profundidade do Corte Profundidad de Corte Cutting Depth

Como tal, mais do que uma visão tradicional da História, que somente exalta certos períodos e acontecimentos do passado, aqueles que não compro- metem o orgulho nacional e

Atuação policial louvável da equipe ROCAM, na qual foi conduzida de forma incisiva para a prisão do adolescente infrator e apreensão da arma de fogo, onde os policiais militares

Assunto: Solicitação de aprovação da abertura de processo seletivo para as 10. disciplinas de Química Geral e Química

JACKSON FRANCISCO DE LIMA DEFERIDO DEFERIDO DEFERIDO JARLINGTON DA SILVA BARROS DEFERIDO DEFERIDO INDEFERIDO JESSICA ALSIN DEL PALLO INDEFERIDO INDEFERIDO INDEFERIDO JHONATAN

A utilização dos explosivos numa determinada situação é influenciada por muitos factores, dos quais se destacam: características da rocha, volume da rocha a cortar, situação do

sobre plantio direto com diferentes anos de implantação, em Latossolo Vermelho do cerrado goiano, constataram menores valores de resíduos vegetais como cobertura,