• Nenhum resultado encontrado

01. ABERTURA AMBIENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. ABERTURA AMBIENTAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Durante o canto de ambientação, um membro da Equipe de Liturgia do dia, com uma vela, acende a vela do novenário. Diante do Altar, no tapete, uma urna com os nomes dos falecidos, ceifados pela Covid-19. Preparar também, paro o momento do ofertório, dois grandes mapas do Brasil – o primeiro com o número de mortos, e outro com o número de curados. Estes serão levados e depositados diante do Altar.

01. ABERTURA|AMBIENTAÇÃO (L e M - Valmir Neves da Silva)

QUEM NOS SEPARARÁ, QUEM VAI NOS SEPARAR DO AMOR DE CRISTO, QUEM NOS SEPARARÁ? SE ELE É POR NÓS, QUEM SERÁ, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? QUEM VAI NOS SEPARAR DO AMOR DE CRISTO, QUEM SERÁ?

1. Nem a angústia, nem a fome, nem nudez ou tribulação, perigo ou a espada, toda perseguição!

2. Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, dominações, presente e nem futuro, poderes e nem pressões!

Animador – Todas as respostas são dadas no microfone.

02. MONIÇÃO

Animador: Irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Nos reunimos em comunidade, presentes aqui em nossa Igreja Matriz, e estendido até sua casa, Igreja Doméstica. É Deus que nos reúne, para celebrar os mistérios de nossa Fé. Nesta 5ª noite da Novena de nosso padroeiro São João Batista, e neste dia 19, o 4º Mês da Novena de São José, rezemos por todos os irmãos e irmãs, que perderam suas vidas por esta pandemia. A celebração de hoje nos coloca mais uma vez diante dos olhos a realidade da morte, reavivando em nós também o pesar pela separação das pessoas que viveram conosco e nos ajudaram; mas a Liturgia alimenta sobretudo a nossa esperança a respeito deles e de nós próprios.A fé que professamos na ressurreição leva-nos a ser homens de esperança e não de desespero, homens da vida e não da morte, porque nos consola a promessa

(2)

2

da vida eterna, radicada na união a Cristo ressuscitado.Confiantes no Deus misericordioso, cantemos.

Procissão de Entrada – Cruz, velas, lecionário, estandarte das comunidades envolvidas – que devem ser

colocados na nave lateral, leitores, ministros, coroinhas e o padre. 03. CANTO INICIAL (L e M - José Acácio Santana)

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!

1. Ninguém chegará ao Pai, se não por mim, porque eu sou o Caminho.

2. As palavras que eu proclamo não são minhas, são do Pai que habita em mim.

3. Quem me ama guardará minha palavra, nele o Pai fará morada.

4. Em meu nome o Pai envia o Santo Espírito, para vos lembrar de tudo. 04. SAUDAÇÃO INICIAL

Padre: EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

Padre: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a Luz e a força do Espírito Santo, estejam sempre convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

05. ATO PENITENCIAL

Padre: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. Confessemos os nossos pecados, cantando.

(L - Inspirada no Missal / M - Flávio Luiz J. Ferreira)

1. Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa.

PIEDADE, SENHOR, PIEDADE, SENHOR, PIEDADE DE NÓS!

2. E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para perdoar a minha culpa, tão grande culpa.

Padre: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. AMÉM.

06. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 989 - C)

(3)

3

08. SALMO RESPONSORIAL (114/116A)

ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO A ELE, NA TERRA DOS VIVOS! - O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes, eu estava oprimido, e salvou-me.

- Guardei a minha fé, mesmo dizendo: “É demais o sofrimento em minha vida!” Confiei, quando dizia na aflição: ‘Todo homem é mentiroso! Todo homem!”

- É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

09. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

- A nossa cidade é nos céus de onde, também, esperamos o Cristo Jesus, Senhor nosso.

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (25,1-13)

11. HOMILIA

12. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Padre: Irmãos e irmãs, elevemos com confiança a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo após cada pedido: OUVI-NOS, SENHOR!

- Para que confirme todo o povo cristão na unidade da fé e na esperança da vinda gloriosa de Cristo. Oremos ao Senhor.

- Para que, em toda a terra, livre os homens dos horrores da fome, da doença, da violência e da guerra. Oremos ao Senhor.

- Para que manifeste a sua misericórdia aos nossos irmãos e irmãs sem lar, sem pão e sem trabalho. Oremos ao Senhor.

- Para que leve os que morreram na esperança da ressurreição a contemplar no Céu o esplendor da sua face. Oremos ao Senhor.

- Para que leve ajuda e dê conforto a estes nossos irmãos e irmãs que agora choram e sentem a dor da perda. Oremos ao Senhor.

- Para que reúna um dia no seu reino glorioso os que aqui se reuniram na fé e na esperança. Oremos ao Senhor.

Padre: Nós vos pedimos, Senhor, que a nossa oração seja proveitosa às almas dos vossos servos e servas; purificai-as de todos os seus pecados e

(4)

4

fazei-as participar na plenitude da redenção. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

13. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: A Eucaristia é garantia e antecipação da comunhão no céu. Com o pão e o vinho, coloquemos no altar do Senhor, nossa vida e nosso esforço contínuo de buscar a santidade, sendo pessoas que se deixam guiar pelo Espírito Santo e orientar pela Palavra de Deus.A você, que nos acompanha de sua casa e deseja fazer a sua oferta material, para manutenção da Igreja e de suas obras de evangelização, faça através do PicPay, ou entre em contato conosco, através dos telefones que aparecem na transmissão.

Membros da comunidade, conduzem para o altar os mapas solicitados no início da celebração, e em seguida deposição diante do Altar. (D.R.)

1. Ó Deus, recebe o trigo, moído! Vê como é bom o pão! Seja teu Corpo! 2. Ó Deus, recebe a uva, pisada! Vê como é bom o vinho! Seja teu Sangue! 3. Ó Deus, recebe a vida da gente! Vê como é boa a lida! Seja sua oferta! 14. CONVITE A ORAÇÃO

Padre: Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. Todos: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano - p. 989)

16. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Missal Romano – p.465 e 478) Padre: O Senhor esteja convosco.

Todos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre: Corações ao alto.

Todos: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO. 17. SANTO (L e M - Casimiro Vidal Nogueira)

Santo, Santo é o Senhor! Terra e céus cantam em seu louvor. Santo, proclamam suas criaturas Hosana, Hosana, Hosana nas alturas. Hosana cantemos, hosana louvemos com filial ternura! Bendito é o que vem em nome do Criador. Bendito é o que traz a paz em plenitude do amor! Hosana!

(5)

5

18. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Final da Oração do Pai Nosso – NÃO SE DIZ AMÉM. Em seguida, o sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos.

Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

Todos: VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!

Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.Todos:AMÉM!

Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

19. HINO AO CORDEIRO (L e M - Ir. Míria T. Kolling)

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Dai-nos a paz, dai-nos a paz, dai-nos a paz. Senhor, a vossa paz. Padre: (...) Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS DIZEI UMA PALAVRA E SEREI SALVO.

20. CANTO DE COMUNHÃO (L e M - Ir. Míria T. Kolling)

TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM UM DIA RESSURGIRÁ E COMIGO ENTÃO SE ASSENTARÁ À MESA DO BANQUETE DO MEU PAI.

1. Aos justos reunidos neste dia, o Cristo então dirá: “Oh! Venham gozar as alegrias que meu Pai lhes preparou”.

2. A fome muitas vezes me abateu, fraqueza eu senti. Vocês, dando o pão que era seu, mais ganharam para si.

(6)

6

3. E quando eu pedi um copo d’água, me deram com amor. E mais, consolaram minha mágoa, ao me verem sofredor.

4. Eu lembro que também estive preso: terrível solidão!... Vocês aliviaram este peso com a sua compreensão.

5. O frio me castigava sem piedade, não tinha o que vestir. Num gesto de amor e de bondade, vocês foram me acudir.

21. PÓS-COMUNHÃO (Pe. Zezinho)

1. Como nuvem passageira é nossa vida e quem nos leva. Quem nos leva é o sopro do Senhor. Acreditamos que ao Senhor pertence tudo, o que ele fez, ele fez foi por amor. Como nuvem passageira é nossa vida e não importa. Não importa nem dinheiro nem poder. Feliz daquele que ao chegar aquela hora está sereno e preparado pra morrer.

SOMOS TODOS COMO NUVEM PASSAGEIRA, NÃO IMPORTA QUANTOS ANOS VIVEREMOS. AO CHEGAR A NOSSA HORA DERRADEIRA, O SENHOR PERGUNTARÁ O QUE FIZEMOS. LÁ NO CÉU SÓ VÃO ENTRAR OS AMOROSOS, OS QUE AMARAM COMO DEUS MANDOU AMAR. QUEM LUTOU PRA VER FELIZ OUTRAS PESSOAS. ETERNAMENTE LÁ NO CÉU, IRÁ MORAR...

22. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO (Missal Romano – p. 989 - C)

23. AVISOS E ORIENTAÇÕES

24. ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, sois a voz que clamava no deserto dizendo: “Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitência!” Rogai para que nos tornemos dignos do perdão daquele Jesus que anunciastes dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus. Eis aquele que tira o pecado do mundo”. São João Batista, pregador da conversão, rogai por nós. São João Batista, precursor do Messias, rogai por nós. São João Batista, alegria do povo, rogai por nós. São João Batista, protetor das famílias, rogai por nós. AMÉM.

1. A ti nossa saudação, ouve nossa oração. Glorioso João Batista!

2. Seu glorioso nascimento, traz-nos grande contentamento. Glorioso João Batista!

3. Purificado já do mal, do pecado original. Glorioso João Batista! 4. Do Messias precursor, escolhido do Senhor. Glorioso João Batista! 5. Invicto anjo de pureza, grande santo de beleza. Glorioso João Batista! 6. Implorando teu favor, nosso grande protetor. Glorioso João Batista! 7. Abençoa este povo, a que é sempre devoto. Glorioso João Batista!

(7)

7

25. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 525)

26. CANTO FINAL (L e M - Ir. Míria T. Kolling)

1. A vida pra quem acredita não é passageira ilusão. E a morte se torna bendita, porque é nossa libertação.

NÓS CREMOS NA VIDA ETERNA E NA FELIZ RESSURREIÇÃO, QUANDO DE VOLTA À CASA PATERNA COM O PAI OS FILHOS SE ENCONTRARÃO.

2. No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor: e o prêmio da fé é a certeza de viver feliz com o Senhor.

3. O Cristo será, neste dia, a luz que há de em todos brilhar; a Ele imortal melodia os eleitos hão de entoar.

Referências

Documentos relacionados

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs: nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda

E o Anjo do Senhor Jesus Cristo que é o profeta da Dispensação do Reino vem à Igreja de Jesus Cristo neste tempo final, enviado por Jesus Cristo para lhe dar testemunho

Padre: Irmãos e irmãs, supliquemos ao nosso Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, por nossas necessidades. Nós vos pedimos. - Senhor, convertei o coração de

A virgem no Novo Testamento, representada em Maria, é a Igreja do Senhor Jesus Cristo e há uma grande bênção para a Igreja do Senhor Jesus Cristo, porque

• Gravador de vídeo digital incorporado ultraconfiável • Disponível uma variedade de modelos de 4, 8 e 16 canais de vídeo com áudio (PAL/ NTSC) • Avançada compressão

“E não somente isso, mas também nos regozijamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora recebemos a expiação.” Ó, irmãos e irmãs, a conversão faz