• Nenhum resultado encontrado

Segunda Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do Ano Fiscal de 2012 [Ata da Reunião]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segunda Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do Ano Fiscal de 2012 [Ata da Reunião]"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Segunda Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do Ano Fiscal de 2012 [Ata da Reunião]

Data e Horário: Dia 23 de outubro de 2012 (terça-feira) das 19:00h às 21:00h Local: Sala de Reunião Nº 604 do 6º andar do Prédio da Prefeitura

Participantes:

(Membros) Chairman Michiko Tomioka, Vice-Chairman Tsunehisa Okuno, Membro Toubai En Membro Kune Park, Membro Lê Hùng Cường, Membro Michika Kozakura, Membro Junko Shimooka, Membro Yanhen Park, Membro Satomi Fujito (Departamentos e

Seções Relacionados)

Seção de Política em Direitos Humanos (Vice-Chefe Tsuruta); Seção de Educação em Direitos Humanos (Chefe Fukushima); Seção de Recursos Humanos, Sala de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Chefe Yamasaki); Seção de Contato Humano dos Cidadãos (Assistente da Chefia Ichikawa); Seção de Cuidado Infantil (Vice-Chefe Toza); Seção de Política Industrial (Assistente da Chefia Ooi)

(Secretariado) Seção Cultural e Internacional (Chefe da Seção Ootani, Assistente da Chefia Matsushima, Chefe de Setor Nishitani, Membro Superintendente Kinoshita)

1. Abertura

2. Apresentação dos membros participantes

3. Sobre a verificação da “Folha de Organização das Opiniões”

4. Troca de Opiniões sobre o Sistema do Programa de Medidas e Promoção para a Internacionalização da Cidade de Yao

[Sobre o aumento do senso de respeito aos direitos humanos e sobre a implementação de atividades eficazes de conscientização]

Membro Pelo programa de medidas, a melhoria das atividades de conscientização sobre os direitos humanos tem como meta todas as áreas dos direitos humanos. Mas, gostaria de propor a necessidade de tornar claro o levantamento do tema sobre convivência multicultural harmônica. Por outro lado, quais são as melhorias realizadas para avaliar o resultado dos cursos de treinamento realizados? É muito importante realizar medidas para desenvolver programas, tais como metodologia de avaliação ou uma série de cursos, em conjunto com o governo municipal e os grupos de especialistas relacionados ao assunto, para serem realizadas atividades de conscientização de forma eficaz.

Secretariado Além de realizarmos treinamentos de estudo em sala de aula, estamos introduzindo métodos de treinamento experimental e prático, escolhendo o melhor e mais eficaz método de aprendizado de acordo com o conteúdo. Penso que seja necessário também futuramente verificar

(2)

como deve ser a melhor forma da realização do programa.

Seção de Política em Direitos Humanos Em questão de cursos de treinamento sobre direitos humanos, estão sendo tomadas medidas de elaboração de programas centralizados nos membros de promoção à conscientização e esclarecimento sobre os direitos humanos de cada comunidade. Os próprios cidadãos debatem o tema abordado no treinamento e refletem sobre o conteúdo do treinamento, para que seja o mais eficaz possível.

Vice-Chairman Sinto que somente uma parte dos cidadãos são realmente muito ativos e interessados, e vejo também que a atividade parece ter uma limitação em relação a seu reconhecimento geral. Para promover ainda mais a participação ativa dos cidadãos, é necessário que o governo municipal coopere com os cidadãos.

Membro As questões políticas e de relações internacionais atuais entre os países estão influenciando também a vida dos cidadãos estrangeiros que residem na comunidade regional. Sinto um certo risco se tais atividades de conscientização sobre os direitos humanos não seriam tratados tão somente como “um ideal inalcançável ou somente palavras belas de boca para fora.”

Chairman Enquanto que o Japão está em uma situação de nervosismo em relação a demais países vizinhos, a influência que a mídia japonesa tem sobre a população. Também é muito grande.

Membro As informações da mídia estão influenciando os alunos das escolas. São fatos reais que alguns acham que a China ou a Coreia do Sul são países culpados, e começam a judiar com palavras maldosas os colegas da escola com raízes nestes países. Eu acho que nós professores também devemos estudar e compreender corretamente sobre este problema para resolver este problema.

Membro Eu recebi uma consulta de um morador de uma determinada comunidade local que disse que ocorreu um desentendimento entre os moradores japoneses e os moradores estrangeiros por causa do problema de seleção e coleta de lixo. Neste caso, preparamos um local de encontro entre as partes para uma conversa, e isso resultou na resolução do problema. Ouvi dizer que desde então, a relação entre as duas partes continua ainda hoje. Eu sinto que uma necessidade de intercâmbio dentro da própria comunidade. É preciso pensar em como os cidadãos que participaram de seminários, etc. poderiam continuar com suas atividades na comunidade.

Membro O meu local de trabalho é o ambiente educacional, então, pergunto às crianças de nacionalidade estrangeira se não estão com problemas devido à influencia dos noticiários. Apesar de não dizerem, pode ser que as crianças não se expressem mesmo estando com problemas, ou que somente esta preocupação não aparece à tona.

(3)

Membro Há uma pessoa de nacionalidade estrangeira que mora na cidade de Yao, e que depois de ter saído da penitenciária, não consegue encontrar um emprego e por isso não tem como levar uma vida cotidiana decente. Esta pessoa não sabe onde procurar ajuda ou pedir assessoria.

Membro A Lei de Controle de Imigração foi revisada, e a Lei de Registro de Estrangeiro foi abolida. Assim, os estrangeiros são agora controlados unicamente pelo atestado de residência. Por exemplo, se um indivíduo receber a revogação do visto de permanência no ato da saída da penitenciária, ele estará excluído de todos os serviços oferecidos pelo município, pois o visto de permanência está controlado juntamente com o atestado de residência. O caso apresentado agora não é um caso excepcional. Compreendo que este seja um problema do sistema jurídico nacional, e que é muito difícil aos governos municipais tratarem do problema e resolverem a situação. Porém, há casos de crianças nascidas no Japão serem deportadas ao país de seus responsáveis. Acho muito importante que todos tenham conhecimento de que existem moradores nesta situação, além do número de tais casos. Gostaria que todos tivessem conhecimento desta situação atual.

Membro Os professores tem tomado cuidado sobre a violação dos direitos humanos na escola, mas acho muito importante que as próprias crianças tenham conhecimento sobre a violação dos direitos humanos no lar, tais como abuso infantil e outros. Como este assunto está sendo tratado no momento?

Seção de Educação em Direitos Humanos Nós realizamos um programa chamado CAP, voltado a crianças do terceiro ano das escolas de ensino fundamental primário de toda a cidade, cujo objetivo é fazer com que as crianças possam se proteger quando ocorrer alguma coisa.

Membro Vamos supor um exemplo, onde as crianças poderão de consultar quando estiverem sofrendo de abuso infantil em casa?

Seção de Cuidado Infantil Para este problema, tanto na província de Osaka quanto na cidade de Yao, oferecemos atendimento por telefone. No caso da cidade de Yao, o atendimento é das 9 da manhã às 5 da tarde, e no caso da província de Osaka, o atendimento é 24 horas. Porém, é muito difícil a criança vitima de abuso infantil entrar em contato, então, em muitos dos casos, recebemos ligações de vizinhos ou de professores da creche ou escola onde as crianças frequentam. Ultimamente, recebemos também denúncias de instituições médicas. Há casos de os funcionários tomarem conhecimento do abuso infantil no ato dos exames de saúde diversos, tal como o exame de saúde para bebês lactentes.

Membro Há pessoas sofrendo com o relacionamento entre pais e filhos, por causa do problema do idioma dentro de casa. A criança obedece o pai ou a mãe até uns 6 anos de idade, porém, a partir da idade de ingresso escolar, as crianças deixam de obedecer aos pais. O motivo é o fato da criança

(4)

falar o japonês em casa, mas o pai ou a mãe não compreender o japonês, e a comunicação entre os pais e a criança se tornar escassa. E assim, a mãe começa a gritar com a criança porque ela não está lhe entendendo, e a vizinhança que ouve tais gritos pode pensar que se trata de abuso infantil em casa.

E mais, no ato da solicitação de naturalização, entre o espaço da perda de sua nacionalidade original até receber a nacionalidade japonesa, se a pessoa infringir a lei, estacionando em lugar proibido, por exemplo, ela não recebe a autorização de naturalização e também já não possui sua nacionalidade original. Onde se pode consultar em uma situação dessas?

Vice-Chairman Eu acho bom se tivesse um espaço para consultar advogados especialistas em problemas jurídicos de estrangeiros.

Membro Vou apresentar o caso de um cidadão estrangeiro que realizou a solicitação para ingressar em uma residência de promoção de emprego. No ato da solicitação, a empresa onde este estrangeiro trabalhava havia recortado do documento a parte da descrição do seguro de emprego deste dado estrangeiro. Isso aconteceu porque a própria empresa estava em desacordo com o pagamento do seguro de emprego ou dos impostos. Isto é uma violação dos direitos humanos. Há ainda muita discriminação pelos estrangeiros dentro da empresa.

Membro Eu me lembro de ter tratado um caso semelhante enquanto realizava minhas atividades de apoio aos estrangeiros. A pessoa que veio consultar pediu para que não fizesse nada porque poderia prejudicar a situação de outros estrangeiros, e que também seria um problema se perdesse o emprego por causa disso. É necessário pensar seriamente porque há muitos casos semelhantes.

[Sobre a internacionalização da comunidade regional e participação ativa na política municipal]

Chairman Eu penso que todos os senhores aqui presentes participam de atividades de vários grupos dentro da comunidade regional, para promover a participação dos cidadãos estrangeiros nestas atividades. Então, gostaria de perguntar se não há algo que sente em relação a estas atividades ou à sua participação?

Membro Qual é a taxa de participação dos cidadãos da cidade de Yao em associações dos bairros?

Seção de Contato Humano dos Cidadãos Atualmente é de cerca de 70%.

Membro E qual é o quantitativo dos estrangeiros que ingressam nas associações dos bairros compreendendo sobre a organização?

(5)

Membro Na minha região também a taxa de ingresso na associação do bairro é de cerca de 70%. A maioria dos membros são de idade avançada, sem ingresso dos jovens.

Chairman Há alguma opinião sobre atividades promovidas pela cidade relacionados a idiomas?

Membro O Centro de Intercâmbio Internacional oferece suporte no aprendizado de língua japonesa, como forma de intercâmbio de japonês, dando aulas particulares. Cerca de 100 estrangeiros vêm aprender japonês. Além de aprender, alguns participam de atividades como colaboradores, apresentando a cultura de seus países, e participando de projetos para realização de eventos de intercâmbio.

Membro Eu acho que muitos têm uma consciência muito vaga sobre a participação na associação do bairro.

Membro Temos muito a aprender na associação do bairro, já que diversas informações nos são passadas pelas circulares.

Chairman Os estrangeiros são membros das associações infantis da região?

Membro Há muitos vietnamitas membros e estas pessoas participam também dos festivais esportivos realizados na comunidade regional.

Membro Faz onze anos que moro na cidade de Yao. No início, eu recebia muitas propostas para ir às escolas locais e falar sobre a China, mas ultimamente não tenho recebido nenhum convite para falar nas escolas.

Membro Isto não quer dizer que acabou a necessidade das escolas de apresentar a cultura da China. Tem aumentado o número de pessoas na escola que têm o chinês como sua língua materna, trabalhando como instrutores assistentes de ensino de japonês, então, estamos convidando sempre pessoas diferentes para irem às escolas. A matéria da vida cotidiana, no primeiro ano da educação fundamental primária, foca o ensino e conhecimento da cultura de outros países, então há sempre pedidos para ouvir a história das pessoas da China ou da Coreia do Sul.

Membro Os alunos estão em uma idade sensível, por isso, acho bom a oportunidade de ter contato com vários tipos de cultura do mundo na escola.

Chairman Pedi certa vez a uma pessoa retornada da China para participar de uma reunião de estudo referente à multiculturalidade. Ao término, um dos participantes disse que inicialmente tinha uma impressão ruim sobre a China causado pelo problema territorial entre os dois países, porém, ao

(6)

ouvir as experiências de uma pessoa que nasceu e cresceu na China, e está lutando na sua vida, essa imagem negativa do país mudou completamente. É por ser uma época assim, que gostaria que convidasse as pessoas da China para se expressarem.

Membro Eu não me sentia à vontade para desfrutar as atividades das associações de bairro ou da Associação de Pais e Mestres. Era sempre os mesmos membros na atividade, com uma cultura ultrapassada de organização e com o papel dos homens e das mulheres sempre fixas. Acho que é por isso que os jovens não sentem atrativo e não ingressam nestas associações. Está aumentando o número de mulheres que trabalham e creio que esteja diminuindo o número de pessoas que possam se encarregar das atividades, tanto por homens quanto por mulheres. Acho importante uma mudança na cultura das associações de bairro de modo a se internacionalizar como a comunidade regional.

Seção de Política em Direitos Humanos A Seção de Política em Direitos Humanos está promovendo a igualdade entre os gêneros. Por exemplo, governo municipal promove a participação ativa das mulheres, fazendo com que os Conselhos entreguem seus projetos de aumento do número de membros femininos. A associação dos bairros é uma organização enraizada no local e há muitos diretores masculinos, porém, vamos promover atividades para alcançar a igualdade de gêneros também nestas associações.

Membro Eu ouvi falar de uma criança que tem raízes no exterior, que sua mãe trabalha realmente muito. Nasceu seu irmão mais novo e a avó da criança veio de sua terra natal para cuidar dela para que a mãe pudesse trabalhar também à noite. Em uma situação assim, mesmo querendo entrar na associação do bairro para obter informações diversas, fica muito difícil a participação.

[Sobre a promoção do intercâmbio internacional e cooperação internacional]

Membro Os estrangeiros estudantes de universidade estão muito ocupados no dia a dia com o seu trabalho por tempo parcial ou estudos na faculdade, mas mesmo assim, muitos deles têm colaborado com as atividades do Centro de Intercâmbio Internacional realizando trabalhos de intérprete e tradução, ou participando de atividades de apresentação da cultura de seu país nas suas escolas, pois têm o sentimento de se tornar útil de alguma forma no Japão. E mais, o Centro de Intercâmbio Internacional tem uma parceria com a Faculdade de Economia e Direito de Osaka, recebendo apoio em suas atividades de intercâmbio internacional.

Chairman O intercâmbio com as cidades irmãs tem alguma relação do dia a dia dos senhores aqui presentes?

Secretariado (Seção Cultural e Internacional) Como uma parte das atividades comemorativas do quadragésimo aniversário da normalização das relações diplomáticas entre o Japão e a China, neste mês de agosto foi realizado em Beijing um campeonato de tênis de mesa com a participação das

(7)

cidades irmãs do Japão e da China. A cidade de Yao também participou, formando um time conjunto com o distrito de Jiading, que é sua cidade amistosa. Os estudantes de ensino fundamental secundário de ambas as cidade e distrito tiveram uma semana de vida conjunto, e acho que conseguiram alcançar uma amizade internacional. Foi um relacionamento próximo na distância de um tocar o coração do outro, por isso, creio que sentiram na pele como são realmente os chineses que eles conheceram, e sinto que esses os jovens voltaram ao Japão com a capacidade de transmitir esse sentimento também aos outros.

Chairman Quando houve a transmissão pela mídia sobre os problemas internacionais enfrentados pelos países, eu sinto que houve uma diferença no modo de compreender e refletir sobre o assunto entre pessoas que já tiveram experiência de conhecer pessoas do exterior ou não. Por isso, acho que necessário um intercâmbio a nível dos cidadãos.

Membro É preciso transmitir estes tipos de informações de intercâmbio aos moradores da cidade de Yao. Infelizmente o acesso à homepage ainda é muito restrito para um grupo de pessoas. Por isso, eu acho que o meio mais eficaz para informar a população municipal ainda seja o papel, via folhetos informativos.

Secretariado (Seção Cultural e Internacional) O nosso rumo atual é de fornecer oportunidades de compreensão internacional ao maior número de crianças possível, que com certeza irão se tornar os pilares da futura geração, a partir de recepção de jovens das cidades irmãs e cidades amistosas, e também de envio de nossos jovens a estas cidades.

Chairman Ficou muito claro que o intercâmbio entre as cidades irmãs é muito importante. Uma melhoria que podemos propor é a participação de pessoas com raízes na China ou na Coreia que moram na cidade de Yao, para participarem de tais atividades de intercâmbio entre as cidades irmãs.

Membro Em uma experiência passada de envio de crianças e jovens à China, o Centro de Intercâmbio Internacional já realizou estudos prévios sobre a China convidando um palestrante que tinha raízes na China, e depois do retorno destas crianças o Centro realizou uma reunião para relatório voltado aos cidadãos em geral.

[Sobre a melhoria do sistema de promoção das atividades]

Chairman Eu gostaria de perguntar aos senhores se não há alguma opinião sobre o que sentiu a partir da atividade de consulta voltada a cidadãos estrangeiros?

Membro Apesar de muita coisa estar relacionado com o sistema do governo nacional e por isso mesmo não se conseguir alcançar nenhuma solução, eu sinto que há necessidade de pensar e construir um sistema na qual as opiniões desta reunião sejam refletidas na promoção do projeto e que

(8)

assim os cidadãos estrangeiros residentes em Yao possam viver na comunidade regional com segurança e tranquilidade.

E mais, ao invés de cursos de alto nível voltados à educação de pessoas que possam se encarregar do fomento da convivência multicultural harmônica, acho importante criar cursos mais simples, voltados ao desenvolvimento de pessoas que tenham um correto conhecimento sobre os estrangeiros, e que quando a comunidade regional apresentar alguma ideia errada sobre os estrangeiros, essa pessoa possa erguer a voz e poder explicar o por quê. E também de pessoas que possam passar a ideia dentro da comunidade para conhecer o estrangeiro como seu vizinho, de forma individual, apesar da crise política entre ambos os países. Para isso, não podemos depender somente do governo municipal, e sim, devemos também promover atividades.

Membro O termo “convivência multicultural harmônica” soa como um termo técnico e difícil. Por isso, acho que seria necessário fazer com que os participantes possam entrar nas atividades de forma mais natural possível.

Membro Sinto que neste projeto, a meta final de todas atividades propostas é a mesma, apesar de cada uma estar de forma organizada e sistemática. Então, espero que o governo tome medidas e sempre prosseguindo adiante, e que também não seja realizado de forma estruturada verticalmente, sem espaço para difusão lateral. E desejo que haja mais espaços como este para que mais cidadãos estrangeiros possam expressar suas opiniões.

Vice-Chairman Gostaria então de resumir as opiniões dos senhores.

Em primeiro lugar, ficamos cientes do fato de que há muitos problemas sérios e graves referentes aos direitos humanos dos estrangeiros. Foi levantada uma pergunta extremamente importante sobre o assunto, de como ouvir as vozes dos cidadãos estrangeiros e de como formar um sistema para que tais vozes possam ser correspondidas.

Em segundo lugar, a participação ativa da comunidade estrangeira na administração municipal foi o alvo do debate. A associação dos bairros possui um papel muito importante na comunidade, de estar passando informações aos moradores, porém, a sua cultura tradicional de organização se torna uma barreira para a participação dos jovens que se tornarão futuramente os pilares da organização. Assim, o debate foi em torno da necessidade de se repensar sobre a modo de ser da associação dos bairros dentro da internacionalização regional.

Em terceiro lugar, foi abordada a importância de se conhecer os fatos reais, para não sermos levados pela informação da mídia, que enfoca demasiadamente o problema entre os países em relação à posse territorial. É preciso diferenciar claramente que o problema político entre os países não tem nenhuma relação com o problema individual das pessoas que moram na comunidade regional. Este assunto é um tema importante, que deve ser levantado como problema dos direitos humanos e tratado também dentro da educação.

(9)

com as suas cidades irmãs estão ligadas futuramente a um intercâmbio internacional e à paz mundial, já que as pessoas que tiveram relação com as pessoas do exterior irão passar tais informações às pessoas ao seu redor. Desejo que as atividades sejam promovidas de forma estável, e que as informações sejam passadas largamente à todos os cidadãos.

Chairman Hoje o Japão se encontra em uma situação de tensão internacional com seus países vizinhos, e por isso é preciso um aumento da força da comunidade regional. No passado, sempre tivemos problemas quando o problema político internacional causava uma forte influência e passava uma imagem negativa à população sobre um determinado país, e isto se refletia em ações e pensamentos rudes aos estrangeiros deste país que residem na comunidade. Mas, acho que se a relação entre os estrangeiros e os japoneses que residem na comunidade for amistosa, a população irá verificar que os estrangeiros residentes no Japão não têm nenhuma relação com os problemas internacionais. A cidade de Yao já tem um acúmulo na comunidade em relação a este assunto, por isso, desejo que sempre haja melhorias para que a força da comunidade regional seja mais e mais revitalizada.

E dentre todo o debate, senti que os residentes estrangeiros na comunidade são muito diversificados. Por um lado, alguns estrangeiros ainda sentem a necessidade do apoio no idioma japonês. Por outro lado, verificamos o aumento de casamentos entre pessoas de diferentes nacionalidades e o aumento da terceira, quarta e quinta geração dos estrangeiros. Porém, enquanto se verifica o aumento da diversidade dos cidadãos estrangeiros, alguns já não mais possuem em si a cultura de suas raízes. Então, é necessário criar valores dentro dos estrangeiros em dar importância na “ligação com as suas próprias raízes”. Acho necessário que todos reconheçam e aceitem tudo sobre as pessoas que são muito diversificadas.

Mais um ponto que acho importante é não classificar as pessoas entre estrangeiros e japoneses, mas, sim, tentar resolver o problema sob o ponto de vista dos idosos ou das mulheres, ou de qualquer outro grupo de minoritários. Tudo isso vem a criar uma sinergia para a resolução dos problemas e acho que este é um ponto de vista de grande importância.

E mais, eu soube que foi criado na cidade de Yao um mascote “yurukyara” que tem relação com os direitos humanos. É realmente muito importante continuar a realizar cursos e treinamentos para a conscientização e esclarecimento, mas que tal criar um mascote que ao bater o olho nele, ele possa passar uma imagem positiva de aceitar as pessoas com uma diversidade cultural e de raízes, além de aceitá-las como tais pessoas realmente são?

Muito obrigado a todos pela participação. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos.

Referências

Documentos relacionados

Cumprir as obrigações lhe outorgadas legalmente pelo Artigo 47 e incisos do Regulamento dos Serviços de Comunicação Multimídia, anexo à Resolução ANATEL n.º

Na outra etapa, foram utilizados os testes tradicionais para avaliação do vigor de sementes por meio dos testes de primeira contagem de germinação, envelhecimento

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Enquanto isso, no Brasil, o Centro de Informações do Exército colocava em prática a Operação Juriti, que consistia em infiltrar agentes dentro dos grupos de exilados políticos

provas suficientes para embasar a sua procedência, embora houvesse indícios de fraude na realização da pesquisa, haja vista que, nas eleições de 2016, uma pesquisa

(2006), foram tratados e avaliados oito pacientes com AVE isquêmico, com idades entre 40 e 81 anos, sendo seis com paresia em membro superior e dois com plegia, que