• Nenhum resultado encontrado

HERMENÊUTICA BÍBLICA ELEMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HERMENÊUTICA BÍBLICA ELEMENTAR"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

HERMENÊUTICA BÍBLICA

ELEMENTAR

(2)

ATENÇÃO

Esta apostila de Hermenêutica Bíblica Elementar

é de autoria do professor Alfredo Lima. Este material

não deve distribuído sem a prévia autorização do

autor. Uso autorizado ao SETEJI - Seminário

Teológico Jetro Internacional.

"UM TEXTO NÃO PODE SIGNIFAR AQUILO QUE NUNCA SIGNIFICOU" Gordon Fee (Entendes o que lês - Pg 26)

(3)

POR QUE PRECISAMOS INTERPRETAR A BÍBLIA1? Introdução

Nem todos se apercebem do fato de que toda leitura de um texto envolve um processo de interpretação do mesmo. Não existe compreensão de um texto sem que haja interpretação, mesmo que esta leitura seja do jornal e o processo de interpretação aconteça inconscientemente. Sendo um texto, a Bíblia não foge a esta regra. Cada vez que a abrimos e lemos, buscando entender a mensagem de Deus para nós, engajamo-nos num processo de interpretação. Como Palavra de Deus, a Bíblia deve ser lida como nenhum outro livro. Mas, tendo sido escrita por homens, ela deve ser interpretada como qualquer outro livro. Além disto, a Bíblia está distante de nós em diversos aspectos, como veremos adiante, o que faz com que nossa leitura dela exija um esforço consciente de interpretação.

Há muitas pessoas que ficam desanimadas com as controvérsias e as polêmicas que existem nos meios intelectuais onde se estuda a Bíblia. Elas consideram desnecessário o estudo mais sério da Bíblia. Alguns até pensam que estudos acadêmicos da Bíblia são uma barreira à espiritualidade e ao crescimento da Igreja. Podemos entender a atitude de pessoas assim, pois realmente existe muito academicismo e intelectualismo árido e infrutífero em muitos círculos evangélicos. Por outro lado, rejeitar o estudo da Bíblia não vai resolver o problema, pois continuamos diante de um texto antigo, distanciado de nós, escrito em outras línguas e que precisa ser interpretado para poder ser entendido. Alguns dizem: "Vamos deixar de lado estas questões e simplesmente ler a Bíblia como ela é". Infelizmente, uma leitura assim não é possível. Não existe leitura e entendimento de um texto sem que haja interpretação, mesmo que esta interpretação se processe de forma inconsciente. O objetivo desta aula é levantar alguns aspectos da natureza da Bíblia que tornam indispensável um esforço consciente para interpretá-la.

(4)

A BÍBLIA COMO LIVRO HUMANO

O fato de que a Bíblia não caiu pronta do céu, mas que foi escrita por diferentes pessoas em diferentes épocas, línguas e lugares, alerta-nos para o que alguns estudiosos têm chamado de distanciamento. O fenômeno do distanciamento aparece em diversas áreas:

• Distanciamento temporal -- A Bíblia está séculos distante de nós. Seu último livro foi escrito pelo final do século I da Era Cristã, o que nos separa temporalmente em cerca de dois milênios. A distância temporal, num mundo em constantes mudanças, faz com que a maneira de encarar o mundo, os aspectos culturais e lingüísticos dos escritores da Bíblia se percam no passado distante. Portanto, como qualquer documento antigo, a Bíblia precisa ser lida levando-se isto em conta. Os princípios de interpretação da Bíblia procuram condições de transpor este abismo temporal.

• Distanciamento contextual -- Os livros da Bíblia foram escritos para atender a determinadas situações, que já se perderam no passado distante. É verdade que ao serem incluídos no cânon bíblico, eles passaram a ser relevantes para a Igreja universal. Por outro lado, recuperar o contexto em que estes livros foram escritos é essencial para entendermos melhor a sua mensagem. As cartas de Paulo foram escritas visando atender às necessidades de igrejas locais. Não posso entender corretamente o ensinamento do apóstolo sobre o uso do véu pelas mulheres (1 Coríntios 11) se não estiver consciente do problema que estava acontecendo na Igreja relacionado com a participação das mulheres no culto. Igualmente, 1 João toma outra relevância quando fico consciente de que João estava escrevendo contra a influência de uma forma incipiente de gnosticismo nas igrejas da Ásia Menor. Ou ainda, que o livro de Habacuque foi escrito num contexto de iminente invasão por potências estrangeiras. A mensagem do evangelho de Marcos fica mais clara quando descobrimos que Marcos escreveu provavelmente para ajudar os

(5)

crentes romanos a enfrentar as provações que sofriam por causa de Cristo. E o livro de Jonas -- especialmente a atitude de Jonas contra os Ninivitas – ganha maior clareza quando descubro que havia uma antipatia natural dos judeus contra os Ninivitas por causa dos seus grandes pecados. Os princípios de interpretação da Bíblia procuram transpor as dificuldades criadas pela distância contextual.

• Distanciamento cultural -- O mundo em que os escritores da Bíblia viveram já não existe. Está no passado distante, com suas características, costumes, tradições e crenças. Muito embora a inspiração das Escrituras garanta que sua mensagem seja relevante para todas as épocas, devemos lembrar que esta mensagem foi registrada numa determinada cultura, da qual traços foram preservados na Bíblia. Os princípios de interpretação da Bíblia devem levar em conta o jeito de escrever daquela época, a maneira de expressar conceitos e ilustrar as verdades, para poder transpor a distância cultural.

• Distanciamento lingüístico -- As línguas em que a Bíblia foi escrita também já não existem. Não se fala mais o hebraico, o grego e o aramaico bíblicos nos dias de hoje, mesmo nos países onde a Bíblia foi escrita. Como cada língua tem seu jeito próprio de comunicar conceitos (apesar de uma estrutura comum a todas), princípios de interpretação da Bíblia devem levar em conta estas peculiaridades. O conhecimento do paralelismo hebraico certamente nos ajuda a entender os Salmos melhor, bem como os profetas.

•  Distanciamento Autorial -- Devemos ainda reconhecer que teríamos uma compreensão mais exata da mensagem de alguns textos bíblicos reconhecidamente obscuros se os seus autores estivessem vivos. Poderíamos perguntar a eles acerca destas passagens complicadas que escreveram e que continuam até hoje dividindo os melhores intérpretes quanto ao seu significado. Por exemplo, Pedro poderia nos esclarecer o que ele quis dizer com "Cristo foi e pregou aos espíritos em prisão". Ou ainda, Paulo poderia nos dizer o que ele quis dizer com "o que farão os que se batizam pelos

(6)

mortos?". Mateus poderia finalmente tirar a dúvida sobre o sentido da frase de Jesus "não terminarão de percorrer as cidades de Israel até que venha o Filho do Homem".

A razão é que a intenção deles sobrevive no que escreveram. Mas certamente a ausência do autor faz com que a interpretação de textos obscuros seja necessária. Princípios de interpretação devem levar em conta o distanciamento autorial, e buscar meios de recuperar a intenção deles nos próprios textos que escreveram. O distanciamento, portanto, exige de nós a tarefa de interpretar. Interpretar é exatamente tentar transpor o distanciamento em suas várias formas, como mencionadas acima, e chegar ao sentido exato do texto. De forma geral, o ponto central da mensagem da Bíblia é tão claro que pode ser entendido por todos, mesmo os que não estão conscientes do distanciamento. A prova disto é que a Igreja vem se mantendo viva e ativa através dos séculos, sendo composta em sua quase absoluta maioria de pessoas que não têm treinamento teológico, histórico e lingüístico que permitiriam uma leitura mais informada das Escrituras. Por outro lado, uma maior exatidão e clareza acerca de todos os aspectos da mensagem bíblica não poderá ser alcançada sem interpretação consciente. Seria importante perguntar até que ponto o lado humano das Escrituras possibilitaram a entrada de erros na mesma. Esta é uma questão bastante controversa e certamente não poderemos abordá-la de forma exaustiva aqui.

A BÍBLIA COMO LIVRO DIVINO

Por outro lado, o fato de que a Bíblia foi inspirada por Deus, sendo assim a Sua Palavra, deve ser levado em conta por aqueles que desejam interpretá-la corretamente. A divindade e a humanidade das Escrituras devem ser mantidas em equilíbrio. Quando enfatizamos uma em detrimento da outra, acabamos por cair em algum dos erros hermenêuticos que caracterizam a história da interpretação cristã das escrituras. Este foi o grande problema do método histórico-crítico de interpretação, que surgiu com o Iluminismo, adotando os pressupostos racionalistas quanto às Escrituras, contrários à sua origem divina. Ao tratar a Bíblia exatamente como qualquer outro livro de religião, deixando de levar em conta sua inspiração e divina autoridade, os estudiosos e

(7)

professores cristãos influenciados pelo racionalismo acabaram por desenvolver um método de interpretação que não aceitava o conceito de revelação, inspiração e providência de Deus. Como resultado, a Bíblia passou a ser vista, não como Palavra de Deus em sua inteireza, mas como o registro da fé de comunidades religiosas, primeiro a judaica e depois a cristã. Continha erros crassos, e seus livros individuais eram trabalhos compostos de retalhos de fontes contraditórias e refletiam mais o pensamento dos que a escreveram do que as realidades históricas e espirituais que pretendiam transmitir. Mas, uma atitude oposta é igualmente perigosa. Muitos movimentos e grupos religiosos esquecem o fenômeno do distanciamento e encaram a Bíblia como se fosse um livro caído do céu, e cuja interpretação depende somente de oração, jejum e plenitude do Espírito Santo. Evidentemente, sendo a Palavra de Deus, precisamos de comunhão com Deus e da iluminação do Espírito para o conhecimento salvador das Escrituras. Porém, a utilização consciente de princípios de interpretação compatíveis com a natureza da Bíblia fará com que este conhecimento nos chegue de forma mais exata e completa. Precisamos ter cuidado, porém, para não cairmos no erro de pensar que somente aqueles que têm treinamento profissional em princípios de interpretação poderão chegar ao conhecimento da mensagem das Escrituras. Muitos dos princípios de interpretação bíblicos, praticados diariamente por todos os leitores da Bíblia, são simples, lógicos e evidentes, como por exemplo, a interpretação de uma palavra à luz do seu contexto. Isto fazemos diariamente, na leitura do jornal, de notícias pela Internet e lendo um email. Num certo sentido, ler a Bíblia envolve as mesmas regras que ler estas coisas. A natureza divina da Bíblia, por sua vez, provoca outro tipo de distanciamento, que expressa-se nestas áreas:

•  Distanciamento natural -- a distância entre Deus e nós é imensa. Ele é o Senhor, criador de todas as coisas, do céu e da terra. Somos suas criaturas, limitadas, finitas. Nossa condição de seres humanos impõe limites à nossa capacidade de entender e compreender as coisas de Deus. Não impede a possibilidade deste conhecimento, com certeza, mas o limita. O fato de sermos seres humanos tentando entender a mensagem enviada pelo Deus criador em si só representa um distanciamento. A distância entre a criatura e o Criador, tão freqüentemente mencionada nas Escrituras, tem seus efeitos também na nossa hermenêutica. Princípios de interpretação não podem ignorar isto e

(8)

pensar que bastam ferramentas hermenêuticas corretas para que possamos entender a Deus. O distanciamento provocado pela nossa humanidade deve procurar ser transposto por princípios de interpretação que reconheçam a necessidade da iluminação do Espírito.

• Distanciamento espiritual -- o fato de que somos pecadores impõe ainda mais limites à nossa capacidade de interpretação da Bíblia. Somos seres afetados pelo pecado tentando entender os desígnios do Deus puro e santo. A Queda é um conceito espiritual, mas com certeza não pode ser deixado de lado em qualquer sistema interpretativo das Escrituras. Transpor o abismo epistemológico causado pela Queda é certamente o ponto de partida. A regeneração e a conversão são a resposta de Deus a esta condição.

• Distanciamento moral -- é a distância que existe entre seres pecadores e egoístas e a pura e santa Palavra que pretendem esclarecer. A corrupção de nossos corações acaba por introduzir na interpretação das Escrituras motivações incompatível com o Autor das mesmas. Infelizmente a história da Igreja mostra como diferentes grupos manipulam as Escrituras para defender, provar e dar autoridade a seus pontos de vista. Certamente existem pessoas sinceras, embora equivocadas. Mas não podemos negar que o distanciamento moral acaba nos levando a torcer o sentido das Escrituras, procurando usá-la para nossos fins nem sempre louváveis. No parágrafo seguinte mencionamos alguns exemplos. A Bíblia tem sido usada como prova das mais conflitantes teorias e idéias, o que mostra que ler e entender imparcialmente a sua mensagem não é tão fácil e costumeiro assim. A Bíblia foi usada pelos protestantes de países colonizadores para justificar a escravidão, usando textos do Antigo e Novo Testamentos que falam da escravidão sem, contudo aboli-la (Ex. 21.2-6). Os seus opositores usaram também a Bíblia para defender as idéias abolicionistas, usando a parábola do bom samaritano e "amarás o teu próximo como a ti mesmo".

A Bíblia também foi usada para provar que os judeus deveriam ser perseguidos, que a guerra santa contra os muçulmanos era a vontade de Deus, que os protestantes brancos são uma raça superior, para executar as bruxas, para impedir o casamento dos

(9)

padres, para defender a masturbação, para justificar o aborto e a eutanásia, para regular o tamanho das saias e do cabelo das mulheres cristãs, para prover aceitação e fortalecimento dos homossexuais, para proibir ingerência de qualquer tipo de bebida alcoólica, para proibir transfusão de sangue, para proibir o serviço militar, para defender a poligamia nos dias de hoje, para defender o suicídio religioso em massa, etc. O catálogo é imenso.

Tudo isto mostra que não é tão fácil "simplesmente ler a Bíblia e fazer o que ela diz". Nunca desanimemos da possibilidade (muito real!) de entendermos com clareza o ensinamento das Escrituras, mas reconheçamos humildemente que nunca poderemos ter uma compreensão unânime de todas as suas passagens complicadas. Sabendo que a Bíblia vem de Deus, temos ânimo para buscá-lo em oração, suplicando a Sua graça e Sua iluminação em nossa tarefa como intérpretes.

Muitos estudiosos modernos, cansados do método histórico-crítico, têm proposto novos métodos de interpretação que levem em conta o caráter divino das Escrituras. Defendem princípios de interpretação que estejam atentos não somente aos aspectos humanos da Bíblia como literatura religiosa, mas especialmente às implicações da sua divina origem e natureza, bem como da nossa dupla condição de humanos e pecadores.

Conclusão

Conforme vimos acima, a dupla natureza da Bíblia provoca um distanciamento temporal e espiritual que precisa ser transposto, para que possamos chegar à sua mensagem. Pela Sua misericórdia, Deus tem guiado e abençoado a Igreja através dos séculos, mesmo quando ela esqueceu-se de levar em conta estes aspectos. Porém, isto não nos isenta de buscarmos compreender de forma mais exata e completa a revelação que Deus fez de si mesmo. E nisto, o uso consciente de princípios de interpretação compatíveis com a natureza das Escrituras é de inestimável valor.

(10)

1. Introdução á Hermenêutica

De muitas maneiras os homens se diferem entre si e esse fato, naturalmente, faz com que eles distanciem mentalmente uns dos outros na capacidade intelectual, no gosto estético, na qualidade moral e etc. Alguns foram instruídos em conhecimentos intelectuais e outros não tiveram estas oportunidades e isto provoca divergências de interpretação. Apesar destas divergências entre os homens, Deus tem um plano para os mesmos e este está revelado na Bíblia Sagrada. Este plano de Deus traça um mesmo caminho para reunir uma grande família em Cristo Jesus, com a unificação dos povos sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidades, condições sociais e econômicas. (Gl 3.28; Cl 3.11). Diante deste quadro a aplicação da hermenêutica será imprescindível a unificação do conhecimento do Plano da Salvação para com todos os homens da terra.

1.1 Origem

A palavra HERMENÊUTICA é derivada do termo grego HERMENEUTIKE e o primeiro homem a empregá-la como termo técnico foi o filósofo Platão.

1.2 Definição

É a ciência e arte de interpretar, é ciência porque postula princípios seguros e imutáveis; é arte porque estabelece regras práticas.

A hermenêutica bíblica ou sagrada é o estudo metódico dos princípios e regras de interpretação das Sagradas Escrituras.

Ela se distingue da critica textual em que esta procura determinar quais as palavras exatas do texto original, ao passo que aquela procura descobrir qual o sentido dessas palavras no citado texto.

Em outros termos, a critica tem em vista a pergunta: Que é, e o que está escrito? E a hermenêutica ocupa-se de outra coisa: O que queria dizer o autor?

A hermenêutica é a ciência que estabelece os princípios, leis e métodos de interpretação. Em sua abrangência trata da teoria da interpretação de sinais, símbolos de uma cultura e leis.

Assim, a Hermenêutica é tanto ciência como arte. Na qualidade de Ciência, enuncia princípios, investiga as leis do pensamento e

(11)

da linguagem e classifica seus fatos e resultados. Como arte, ensina como esses princípios devem ser aplicados e comprova a validade deles, mostrando o valor prático que têm na elucidação das passagens, mais difíceis. Portanto a arte da hermenêutica desenvolve e constitui um método exegético válido (TERRY Apud. Zuck (1994 p.21)

1.3 Divisão

A divisão da hermenêutica é reconhecida como geral e específica. A geral é aquela que se aplica à interpretação de qualquer obra escrita. A específica é aquela que se aplica a determinados tipos de produção literais tais como: Leis, histórias, profecias, poesias, etc e que será tratada neste estudo por estar dentro do campo de aplicação a literatura sacra – A BÍBLIA como inspirada Palavra de Deus. (II Tm 3.16)

2. A NECESSIDADE DA HERMENÊUTICA

O pecado obscureceu o entendimento do homem e exerce influência perniciosa em sua mente e torna necessário o esforço especial para evitar erros. (II Pd 3.16 e De 7.10). A aplicação e a conservação do caráter teológico da hermenêutica estão vinculadas ao recolhimento do princípio da inspiração divina da Bíblia Sagrada.

3. DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO DAS ESCRITURAS

Assim como para apreciar devidamente a poesia se necessita possuir um sentido especial para o belo e poético, e para o estudo da filosofia é necessário um espírito filosófico, assim é da maior importância uma disposição especial para o estudo proveitoso da Sagrada Escritura.

3.1. Necessita-se de um espírito respeitoso.

Um filho que não respeita que caso fará dos conselhos, avisos e palavras de seu pai? A Bíblia é a revelação do Onipotente. "O homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." (Is 66.2)

3.2. Necessita-se de um espírito dócil.

Isto significa ausência de obstinação e teimosia diante da revelação divina. É preciso receber a Palavra de Deus com mansidão. (Tg 1.21)

(12)

3.3. Necessita-se de um espírito amante da verdade.

Um coração desejoso de conhecer a verdade (Jo 3.19-21)

3.4. Necessita-se de um espírito paciente.

Como o garimpeiro que cava e revolve a terra, buscando com diligência o metal precioso, da mesma maneira o estudioso das Escrituras deve pacientemente, buscar as revelações que Deus propôs e que em algumas partes são bastantes profundas e de difícil interpretação.

3.5. Necessita-se de um espírito prudente.

Iniciando a leitura pelo mais simples e prosseguir para o mais difícil. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus... e ser-lhe-á concedida." (Tg 1.5)

4 IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA (VALOR DA

HERMENÊUTICA)

Aproxima-nos do texto e do seu sentido e significados corretos

Fortalece a nossa convicção na pessoa de Deus- Deus revelou a eternidade Enaltece a Soberania de Deus que preservou a escrita até hoje

Coloca-nos na linha da história da igreja

Traz equilíbrio entre o conteúdo (revelação) e comportamento (ética, exigência) Confirmação da credibilidade da revelação. Homens falaram à tantos e tão

distante de nós

Auxilia-nos para determinar o permanente e o temporário Base “cientifica” a vida devocional. 

Válida a encarnação do Filho de Deus. O texto inserido na história e cultura de um povo. “teologia da terra” 

Evita o desvio (sensus plenior) Descobre-se a unidade da revelação

(13)

5. RELAÇÃO COM AS OUTRAS MATÉRIAS

De acordo com Virkler (1987:10) a Hermenêutica não se encontra isolada do outros campos de estudo Bíblico.

DEFINIÇÕES DE HERMENÊUTICA E DE TERMOS CORRELATOS2

HERMENÊUTICA

Ciência (princípios) e arte (tarefa) de apurar o sentido do texto Bíblico. EXEGESE

Verificação do sentido do texto Bíblico dentro de seus contextos históricos e literários. EXPOSIÇÃO

Transmissão do significado do texto e de sua aplicabilidade ao ouvinte moderno. HOMILÉTICA

Ciência (princípios) e arte (tarefa) de transmitir o significado e a importância do texto Bíblico sob forma de pregação

PEDAGOGIA

Ciência (princípios) e arte de transmitir o significado e a aplicação do texto Bíblico sob forma de ensino.

6. A HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA Por que uma visão panorâmica da História?

No transcurso dos séculos, desde que Deus revelou as Escrituras, tem havido diversos métodos de estudar a palavra de Deus. Os intérpretes mais ortodoxos Têm encarecido a importância de uma interpretação literal, pretendendo com isso interpretar a palavra de Deus da maneira como se interpreta a comunicação humana normal. Outros têm empregado um método alegórico, e ainda outros têm examinado letras e palavras tomadas individualmente como possuindo significado secreto que precisa ser decifrado.

(14)

Uma visão geral histórica dessas capacitar-nos-á a vencer a tentação de crer que nosso sistema de interpretação é o único que já existe.

6.1. EXEGESE JUDAICA ANTIGA

Um estudo da história da interpretação Bíblica começa, em geral com a obra de Esdras. Visto que, durante o período do exilo, os israelitas provavelmente tenham perdido sua compreensão do hebraico, a maioria dos estudos Bíblicos supõe que Esdras e seus ajudantes traduziam o texto hebraico e o liam em voz alta em aramaico, acrescentando explicações e arte da interpretação Bíblica. Os escribas que vieram a seguir tiveram grande cuidado em copiar as escrituras, crendo que cada letra do texto era a palavra de Deus inspirada. Uma grande vantagem é que os textos foram cuidadosamente preservados através dos séculos. Uma grande desvantagem foi que os rabinos logo começaram a interpretar a Escritura por outros métodos.

Os rabinos pressupunham que sendo Deus o autor da Escritura, (1) o intérprete poderá esperar numerosos significados em determinado texto, (2) cada detalhe incidental do texto possuía significado.

No tempo de Cristo, a exegese judaica podia classificar-se em quaro tipos principais: Literal, Midráshica, pesher e alegórica. O método literal de interpretação referido como peshat, servia de base para outros tipos de interpretações.

A interpretação midráshicca incluía uma variedade de dispositivos hermenêuticos que se haviam desenvolvido de maneira considerável no tempo de Cristo e continuaram a desenvolver-se ainda por diversos séculos. O rabino Hillel, é considerado como o elaborador das normas básicas da exegese rabínica que acentuava a comparação de idéias, palavras ou frases encontradas em mais de um texto, a relação de princípios gerais com situações particulares, e a importância do contexto na interpretação.

Contudo, teve continuidade a tendência no sentido de uma exposição mais fantasiosa em vez da conservadora. Isto resultou numa exegese que (1) dava significado a textos, frases e palavras sem levar em conta o contexto no qual se tencionava fossem aplicados, (2) combinava textos que continham palavras ou frases semelhantes, sem

(15)

considerar se tais textos referiam-se á mesma idéia, e (3) tomava aspectos incidentais de gramática e lhes dava significação interpretativa.

A interpretação Pesher – Existia particularmente entre a comunidade de Qumram. A comunidade acreditava que tudo quanto os antigos profetas escreveram tinha significado profético velado que devia ser iminentemente cumprido por intermédio da comunidade do pacto. É uma interpretação apocalíptica. Muitas vezes a interpretação pesher era denotada pela frase “este é aquela”, indicando que “este presente fenômeno é o cumprimento daquela antiga profecia”.

A exegese alegórica baseava-se na idéia que o verdadeiro sentido jaz sob o significado literal da Escritura. Historicamente alegorismo foi desenvolvido pelos gregos para reduzir a tensão entre a sua tradição de mito religioso e sua herança filosófica. Desta feita, Filão acreditava que o significado literal da Escritura representava um nível imaturo de compreensão; o significado alegórico era para os maduros. Devia usar a interpretação alegórica nos seguintes casos: (1) se o significado literal diz algo indigno de Deus, (2) se a declaração parece ser contraditória a outra declaração da Escritura, (3) se o registro alega tratar-se de uma alegoria, (4) se as expressões são duplas ou se há emprego de palavras supérfluas, (5) se há repetição de algo já conhecido, (6) se uma expressão é variada, (7) se empregam sinônimos, (8) se for possível um jogo de palavras, (9) se houver algo normal em número ou tempo verbal, ou (10) se há presença de símbolos.

Como se poder ver, os critérios (3) e (10) são indicações válidas de que o autor tencionava que seu escrito fosse entendido como alegoria. Contudo, o alegorizar de Filão e seus contemporâneos foram muitos, além disto, amiúde atingindo proporções fantásticas. Citamos apenas um exemplo:

“A  Viagem  de  Abraão  para  a  palestina  é  realmente  a  história  de  um  filósofo  estóico que deixa a caldeia (entendimento sensual) e se detém em Harã, que quer dizer buracos, e significa o vazio de conhecer as coisas pelos buracos, isto é, os sentidos. Ao tornar-se Abraão, ele se torna um filósofo verdadeiramente esclarecido. Casar-se com Sara é casar-se com a sabedoria abstrata”

(16)

Resumindo: Durante o primeiro século da era cristã os intérpretes judaicos concordaram em que a Escritura representa as palavras de Deus, e que essas palavras estão cheias de significados para crentes. Empregou-se a interpretação literal nas áreas de interesses judiciais e práticos. Em sua maioria, os interpretes empregaram práticas midráshicas, especialmente as regras desenvolvidas por Hillel, e a maior parte deles usou suavemente a exegese alegórica.

Os fariseus continuaram a desenvolver a exegese midráshica a fim de vincular sua tradição oral mais intimamente com a Escritura.

A comunidade de qumran, crendo que eles próprios eram o remanescente fiel e beneficiário dos mistérios proféticos, continuou a usar os métodos midráshico e pesher para interpretar a Escritura. E Filão e os que desejavam conciliar a Escritura Judaica com a Filosofia grega continuaram a desenvolver métodos exegéticos alegóricos.

6.2 O USO QUE JESUS FAZ DO ANTIGO TESTAMENTO

Jesus sempre Foi uniforme no tratar as narrativas históricas como registros fiéis do fato. As alusões a Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, e Davi, por exemplo, parecem todas intencionais e foram entendidas como referências a pessoas de carne e osso e a eventos históricos.

Outro elemento importância é que quando Jesus fazia aplicação do registro histórico, ele o extraía do significado normal do texto, contrário ao sentido alegórico.

Jesus denunciou o modo como os dirigentes religiosos haviam desenvolvido métodos casuísticos que punham á parte a própria palavra de Deus que eles alegavam estar interpretando, e no lugar dela colocavam suas próprias tradições (Marcos 7.6-13; Mat 15.1-9).

Os escribas e fariseus, por mais que quisessem acusar a Cristo do erro, nunca o acusaram de usar qualquer Escritura de modo antinatural ou ilegítimo.

(17)

6.3 A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA NO PERÍODO

PÓS-APOSTÓLICO

Após a morte dos apóstolos, inicia-se a chamada era pós-apostólica, que vai do século II até IV, época dos grandes concílios ecumênicos na Igreja. No período pós-apostólico, a igreja de Cristo era liderada por pastores e bispos que vieram a exercer considerável influência sobre a cristandade daquela época.  São  os  chamados  “pais  a  Igreja”. É uma época de intensos debates teológicos sobre questões doutrinárias vitais  para a sobrevivência da Igreja. Os pais da Igreja procuravam entender qual a verdade de Deus examinando as Escrituras. Debates vigorosos acontecem quanto ao sentido exato das palavras dos apóstolos e profetas. Uma as questões hermenêuticas centrais era como a igreja cristã poderia interpretar as profecias, instituições, personagens e eventos do Antigo Testamento de forma a refletir a Cristo.

Duas linhas nítidas e diferentes de interpretação surgem nessa época. A primeira, mais alegórica, está relacionada com a cidade de Alexandria. A outra, que surge depois em Antioquia em reação á primeira, é mais voltada para o sentido literal do texto Bíblico. Os problemas que enfrentaram de certa forma anteciparam as questões de interpretação que a Igreja iria encarar através da sua história, até o dia de hoje.

6.3.1 A ESCOLA DE ALEXANDRIA (EGITO) 6.3.1.1 Raízes históricas

O sistema interpretativo que veio a associar-se com a cidade de Alexandria tem suas raízes históricas nas idéias de dois importantes filósofos gregos.

O primeiro é Heráclito (Éfeso, 540?- 475?). Ele estabeleceu o conceito de huponóia, ou sentido mais profundo, como uma nova abordagem ás obras de Homero. Nessas obras, os deuses gregos são descritos cometendo traição, imoralidades, vigança, mentindo e praticando outros vícios. Para fugir das implicações obvias de se interpretar literalmente o que Homero escreveu acerca dos deuses, Heráclito sugeriu que o verdadeiro sentido estava além das palavras (Huponóia). Os escritos de Homero não eram para ser entendidos literalmente, como estavam escritos, mas como apontando

(18)

para conceitos mais profundos, além da letra. Assim ele salvou os deuses da acusação de “imorais”...

O segundo é Platão (Atenas, 427-347). Ele formou o conceito de que o mundo em que vivemos é apenas uma representação do que existe no mundo perfeito das realidades  imateriais,  o  “mundo  das  idéias”.  Uma  cadeira,  por  exemplo,  é  apenas o reflexo da cadeira perfeita que existe nesse mundo ideal. Conceitos e verdade espirituais, próprios do “mundo das ideais”, são representados por alegoria.

O conceito de que a verdade se encontra alegoricamente oculta além da letra e da realidade visível, como haviam ensinado Heráclito e Platão, influenciou mais tarde um Judeu de Alexandria, chamado Filo (também chamado de Filo Judeu, viveu entre 20 AC e 50 DC). Filo tinha uma formação judaica e era leal ás instituições e costumes de seu povo. Era um estudioso das Escrituras do Antigo Testamento traduzidas para o grego (A Septuaginta). Tinha também uma formação filosófica, especialmente no platonismo.

Moisés e Platão eram os dois heróis de Filo. Ele dedicou sua vida a reconciliar o ensino de Moisés nas Escrituras com as idéias de Platão. O método que ele empregou para isso foi alegorese. Esse termo vem da palavra grega “alegoria”, que significa dizer  uma coisa em termos de outra. Filo escreveu diversas obras e comentários sobre a lei de Moisés interpretando as Escrituras alegoricamente, em termos das idéias, virtudes e moralidade do platonismo.

Eis alguns exemplos da interpretação de Filo em seus comentários sobre Gênesis:

A criação do jardim do Éden (Gn 2.8-14)- O rio Gion (2.13) significa “coragem”  e circunda  a  terra  de  Cuxe,  que  significa  “humilhação”,  o  sentido  alegórico  é  que  a  coragem dá demonstrações de bravura diante da cobardia. Já o rio tigre (2.14) significa temperança, pois como um tigre, resiste resolutamente ao desejo. Eufrates (2.14) não se refere ao  rio. O sentido alegórico é justiça. O  rio pisom (2.11) significa “mudança na  boca”  e  Havilá  “tagarelar”,  que  Filo  interpreta  como  significando  insensatez.  A  interpretação alegórica da passagem é que a insensatez é destruída pela mudança na boca, que é o falar com prudência.

(19)

A criação e queda do homem (G 2-3)- Filo considera fábula a narrativa da criação da mulher da costela de Adão, após o mesmo haver adormecido. Ele rejeita a interpretação literal da passagem. O sentido verdadeiro é que Deus tomou o poder dos sentidos externos (Eva) e o conduziu á mente (Adão). Esse poder é sempre ameaçado pelo prazer (a serpente). A promessa messiânica, “ este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás  o calcanhar” (3.15) é interpretada como Deus dizendo ao prazer (serpente) que a mente (o homem) vai vigiá-la e que em troca , prazer (serpente) vai atacar a mente (homem) oferecendo os prazeres mais básicos (morder o calcanhar)!

6.3.1.2 Surgimento da Escola Catequética de Alexandria

Quando o Evangelho alcançou Alexandria, muitos se tornaram cristãos. Uma forte comunidade floresceu rapidamente naquela cidade. Um dos líderes foi Barnabé que ficou conhecido por ter escrito carta de Barnabé, onde interpreta alegoricamente o Antigo Testamento seguindo os métodos de Filo. O exemplo mais famoso da carta PE a interpretação que ele faz de Gênesis 14.14 (onde se mencionam os 318 homens de Abraão) para provar que Abraão sabia não somente o nome de Cristo, mas até que ele haveria de morrer na Cruz.

Barnabé 9.6- portanto, filhos do amor, aprendam abundantemente a respeito de Abraão. Ele, que primeiro estabeleceu a circuncisão, olhava em espírito para Jesus quando circuncidou a sua casa. Pois a Escritura diz “Abraão circuncidou 318 homens da sua casa” (ouvindo Abraão que seu sobrinho estava preso, Fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã, Gn 14.14). Que conhecimento lhe foi dado naquela ocasião? Compreendam: Ele (Deus) disse primeiro 18 e depois do intervalo, 300. No 18, o numero 10 equivale a “I” (no alfabeto grego) e 8  a “H”. Aqui tu tens JESUS (IHSOYS). 300 equivale a “T” e aqui tens a cruz. Então, Ele (Deus) revelou Jesus nas duas letras e a cruz na ultima. Barnabé entendia  que  “318”  dizia outra coisa que não um numero fixo. Para ele, era uma referencia proposital que Deus havia feito a Abraão acerca de Jesus, e que só poderia ter sido decifrada “espiritualmente”, interpretando-se a passagem alegoricamente.

Outro líder foi Pantenus. Inicialmente um filósofo estóico, Pantenus converteu-se e fundou uma escola crista catequética em Alexandria no século II. O sistema utilizado na escola para interpretar a Bíblia era alegórico.

(20)

6.3.1.3 Principais representantes da escola de Alexandria

Um dos convertidos de Pantenus foi Clemente de Alexandria (150-215 AD), de quem alguns escritos foram preservados. Clemente substituiu Pantenus na direção da escola em 180 AD. Ele foi um dos primeiros a lidar seriamente com questões de interpretação bíblica. Usava a interpretação alegórica característica da escola para descobrir o sentido oculto das passagens bíblicas e para harmonizar os dois Testamentos. Para ele, a alegoria revelava a verdade ao verdadeiro discípulo mas a escondia dos outros.Ele insistia especialmente que o objetivo de Deus em revelar-se alegoricamente era ocultar a verdade dos incrédulos em geral e descortiná-la apenas para os espirituais.Clemente interpretava a parábola do filho prodigo alegoricamente, atribuindo a cada detalhe da parábola ( por exemplo, o anel, o manto, as sandálias, etc.) um significado espiritual.

Origines (185-253 AD) e a mais importante figura nesse período. Era um estudioso muito respeitoso, muito capaz e provavelmente o mais erudito de sua época. Sua abordagem da escritura pode se resumir em alguns pontos essenciais:

A melhor maneira de se entender a Bíblia e através da perspectiva platônica. Nesse sentido, Origines e um verdadeiro discípulo de Filo de Alexandria. A Bíblia contém segredos que somente a mente espiritual pode compreender. O sentido literal e valioso, mas algumas o espiritual e para os maduros na fé. Se Deus e o autor da Bíblia, ela deve ter um sentido mais profundo. A interpretação literal e própria dos judeus e não dos cristãos. A esses foi revelado o sentido mais profundo das Escrituras, que havia sido ocultado dos judeus incrédulos.

Há três níveis de sentido nas Escrituras correspondentes as três dimensões da personalidade humana:

1) Carne – a interpretação literal e obvia corresponde a carne ou ao corpo humano, que e visível e evidente a todos que o vêem. Esse tipo de interpretação e para os indoutos.

2) Alma – aquelas que já fizeram algum progresso na vida cristã começam a discernir sentidos mais alem do obvio.

(21)

3) Espírito – a interpretação alegórica, própria dos que são espirituais.

Alguns exemplos de sua interpretação das Escrituras:

Rebeca vem tirar água do poço e encontra os servos de Abraão (Gn 24.15-17) – significa que diariamente devemos vir aos poços da Escritura para ali nos encontrarmos com Cristo.

Farao mandando matar os meninos e preservando as meninas hebréias (Ex 1.15-16) – os meninos significam paixões carnais.

As seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações (Jô 2.6), significam os sentidos moral e literal das Escrituras e as vezes, o espiritual.

O sentido verdadeiro ( alegórico) da passagem sobre o divorcio (Mt 19.9) e a separação da alma do seu anjo da guarda.

Conclusão

Origines influenciou muitos pais da Igreja como Dionísio o Grande, Eusébio de Cesárea, Didimo, o Cego, e Cego, Cirilo de Alexandria, que seguiram sua interpretação alegórica. Embora Originess tivesse um alto apreço pelas Escrituras (que ele como Palavra de Deus inspirada) e reconhecesse a presença de Cristo nas Escrituras do Antigo Testamento, defendeu, sistematizou e promoveu um sistema de interpretação que ao fim diminuía o caráter histórico de algumas passagens e que não dispunha de controles adequados contra o subjetivismo. Entretanto, a reação viria alguns séculos depois, em Antioquia.

Implicações práticas

Podemos nos perguntar em que conhecer a historia das interpretações de Alexandria nos afeta hoje. No mínimo, nos faz entender que o tipo de interpretação que prevalece na igreja evangélica brasileira de hoje segue o mesmo caminho de Alexandria, mesmo sem ter a sofistificaçao e a erudição de um Origines, por exemplo. E somente  atravez  de  uma  interpretação  altamente  “espiritualizante” das Escrituras que muitos mestres, pastores e lideres evangélicos conseguem convencer seus rebanhos de que estão ensinando a verdade da Palavra de Deus. Em termos práticos, Alexandria nos

(22)

ensina a ter cautela com a idéia de que a verdade da Bíblia só pode alcançada por “espirituais”  que  tenham  acesso  privilegiado  a  um  conhecimento  que  esta  alem  do  sentido simples, claro e evidente das Escrituras.

6.4 A ESCOLA DE ANTIOQUIA 6.4.1 INTRODUÇÃO

Como vimos anteriormente, a interpretação dos pais da Igreja seguia duas linhas distintas. A primeira, maus alegórica, relacionada com a cidade de Alexandria. A outra, que surgiu depois em Antioquia em reação á primeira, mais voltada para o sentido literal do texto Bíblico.

6.4.1.1 A escola de Antioquia (Síria )– surgimento

A escola de Alexandria foi fundada por Luciano de Samosata (240-312 AD), Teólogo cristão que deu origem a uma tradição de estudos bíblicos que ficou conhecida pela erudição e conhecimento das línguas originais. Atribui-se a Luciano (embora sem evidências concretas) uma recensão e uniformização dos textos gregos da sua época, dando origem ao texto Bizantino ou sírio, que foi o texto grego do Novo Testamento adotado pela igreja até meados do século passado. Luciano era um cristão de profundas convicções. Morreu martirizado por torturas e fome, por se negar a comer carnes sacrificadas aos deuses romanos.

Luciano fundou em Antioquia da Síria uma escola de estudos Bíblicos em oposição consciente ao método alegórico ligado a Alexandria, particularmente ao método de Orígenes. Essa escola tornou-se famosa por sua abordagem literal das Escrituras. Foi formada no início do século IV, embora já no século Ii houvesse em Antioquia estudioso como Teófolo, com uma interpretação mais sóbria das Escrituras.

6.4.1.2 Principais representantes

O sistema de interpretação adotada por Antioquia teve muitos ilustres defensores entre os pais da Igreja. Alguns dos mais conhecidos e importantes foram:

Deodoro de Tarso Teodoro de Mopsuéstia João Crisóstomo

Os grandes Antioquianos não forma contemporâneos de Orígenes mas dos Alexandrinos posteriores como Atanásio e Dídimo. De muitas formas, o próprio Cirilo

(23)

de Alexandria demonstrou perceptividade para com a exegese literal, o que o coloca talvez entre duas escolas.

6.4.1.3 Princípios de Interpretação

Podemos resumir os princípios de interpretação desenvolvidos e utilizados pela escola de Antioquia e por seus representantes da seguinte forma:

1. Sensibilidade e atenção ao sentido literal do texto. Era uma abordagem que poderia ser chamada de “Gramático-Histórica”. Esse termo só apareceu após  a reforma, mas os princípios que caracterizavam esse tipo de interpretação já estavam presentes em Antioquia: procurar alcançar o sentido do texto através da busca da intenção do seu autor (daí estudar-se o sentido óbvio das palavras considerando o contexto histórico em que foi escrito.

2. Desenvolvimento do conceito de Theoria. Esse termo designava o estado mental dos profetas em que recebiam as visões, em oposição á alegoria. Era uma intuição ou visão pela qual o profeta podia ver o futuro através das circunstâncias presentes. Depois da visão, era possível para ele descrever em seus escritos tanto o significado contemporâneo dos eventos bem como seu cumprimento futuro. A theoria era o principio usado pelos antioquianos para se descobrir um sentido mais literal nas palavras dos profetas do Antigo Testamento, permanecendo0se fiel ao seu sentido literal. Entretanto, embora reconhecessem que havia um sentido mais profundo e completo nas palavras dos profetas, estavam bem distantes da alegorese alexandrina.

3. Não negavam o caráter metafórico de algumas passagens: reconheciam que havia tipologias, como a que Paulo fez em Gálatas 4.21-31. Entretanto, afirmavam a historicidade da narrativa vétero-testamentária e procuravam em seguida descobrir o sentido Teológico da mesma.

4. Buscavam determinar a intenção do autor, pela atenção cuidadosa ao sentido histórico das palavras em seu contexto original.

5. Os antiquianos eram contra descobertas arbitrárias de Cristo no Antigo Testamento, como as feitas pela alegorese alexandrina. Concordavam que Cristo esta presente nas Escrituras do Antigo Testamento, mas reagiam contra a idéia de que cada palavra, evento, número, personagem ou

(24)

instituição das mesmas poderia ser interpretada de forma alegórica de modo a sempre encontrar-se a Cristo nelas.

6.4.1.4 Exemplos de Interpretação

Teólofo de Antioquia, um dos precursores da escola de Antioquia, numa obra intitulado “  A  Autólico”,  enfatiza  que  o  Antigo  Testamento  é  um  livro histórico contendo a história autêntica dos atos de Deus para co Israel. Ele esforça-se para traçar uma cronologia Bíblia, da criação até seus dias. A mensagem do Antigo Testamento é que o Deus de quem ele dá testemunho é o criador dos céus e da terra. Isso é possível porque os autores humanos forma inspirados por Deus e podiam portanto escrever sobre coisas que aconteceram antes e depois de sua época. Lembramos que muitos intérpretes alexandrinos tendiam a rejeitar a importância da historicidade do relato da criação (Gn 1 e 2), valorizando o sentido profundo ou espiritual do mesmo.

Deodoro de Tarso, que viveu 200 anos após Teófilo, deixou-nos um comentário dos Salmos onde a interpretação Cristológica moderada de Antioquia reflete-se claramente. Ali vemos em ação o princípio

Antioquiano de não atribuir a um texto do Antigo Testamento uma interpretação Cristológica que não possa ser provada e demonstrada pelo Novo Testamento (grifo meu). Comentando o salmo 22, Deodoro

nega que o mesmo seja messiânico, pois a descrição literal dos sofrimentos do autor do salmo não combina com os sofrimentos de Cristo. O salmo 24 também não é messiânico, mas refere-se aos judeus que voltaram do cativeiro.

Teodoro de Mopsuétia é provavelmente o intérprete que seguiu mais rigidamente os princípios de interpretação da escola de Antioquia quanto á abordagem Cristológica do Antigo Testamento. Para ele, uma passagem no Antigo Testamento só pode ser considerada messiânica se for usada como tal no Novo Testamento. Meras alusões não são suficientes. Assim passagens como o sacrifício de Isaque, que nunca são referidas no Novo Testamento como se referindo a Cristo, não são consideradas messiânicas.

(25)

6.4.1.5 Influência e fracasso

Podemos perceber vários aspectos positivos na obra dos antioquianos. A escola de Antioquia adotou uma leitura das Escrituras que pode ser chamada de Gramático-histórica (esse termo, na verdade, só surgiu após a reforma, mas os seus princípios estavam presentes em Antioquia, em grande medida), pois buscava descobrir intenção do autor humano (que seria idêntica á do autor divino) como meio de determinar-se o sentido de uma passagem Bíblica. Os antioquianos procuravam fazer justiça ao caráter da escritura.

RESUMO: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(26)

7. PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO

Introdução: O cristianismo é peculiarmente religião de um só livro. Elimine a Bíblia, e você terá destruído o meio pelo qual Deus decidiu apresentar Sua relevação ao homem através de sucessivas eras. “Segue-se, pois, que o conhecimento da Bíblia é requisito indispensável para o crescimento da vida cristã”. (Frank E. Gaebelein)

Uma vez que a Hermenêutica Bíblica é a ciência que procura descobrir qual é o verdadeiro significado de um texto bíblico, torna-se necessário fornecer alguns princípios por meio dos quais a interpretação de um texto deve ser feita. Abaixo, cito resumidamente 4 princípios de interpretação com os seus respectivos subitens (24, ao todo):

7.1 PRINCÍPIOS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO

1. Trabalhe partindo da pressuposição de que a Bíblia tem autoridade; A primeira lei da interpretação diz que a Bíblia é o supremo tribunal de recursos. Textos Mt 7.29; João 7.17

2. A Bíblia é seu intérprete; a Escritura explica melhor a Escritura;

Textos: Gn 3.1-5; Gn 2.16-17; 2.17; 3.4; Is 7.14; Mt 1.23; Gl 5.3. Deixe a Escritura explicar a Escritura. A Bíblia se interpretará a si mesma, se for estudada apropriadamente.

3. A fé salvadora e o Espírito Santo são-nos necessários para compreendermos e

interpretarmos bem as Escrituras;

Textos: Mt 13.9; 2 Cor 4.4; ICor 2.14; 2.12; João 16.13

4. Interprete a experiência pessoal à luz da Bíblia, e não a Escritura à luz da

experiência pessoal;

Textos: Atos 2.7,8; 8.17; 9.17-19; 19.6; I Cor 14; 12.14. A experiência pessoal é parte da vida Cristã, mas você deve ter o cuidado de mantê-la em seu lugar o próprio. Permite que a palavra de Deus interprete e molde as suas experiências, em vez de você interpretar a Escritura a partir das suas experiências.

5. Os exemplos bíblicos só têm autoridade quando amparados por uma ordem; Textos: Mc 1.35; 1Ts 5.17; Col 3.16. A Bíblia estabelece limites sobre o que não se pode fazer, não sobre o que se pode. Todas as coisas são lícitas, a menos que especificamente proibidas.

(27)

6. O propósito primário da Bíblia é mudar nossas vidas, não aumentar o nosso

conhecimento;

Textos: I Co 10.6; Salmos 91.11-12; Mat 4.1-11. Satanás conhece a Bíblia, poderia passar em um exame de Teologia, porém reprovada na aplicação da mesma. Chamamos atenção na aplicação da passagem, pois deve estar em conformidade com o ensino geral das Escrituras.

7. Cada cristão tem o direito e a responsabilidade de investigar e interpretar

pessoalmente a Palavra de Deus;

Textos: João 5.39; João 8.31; 2 Tm 2.15

8. A história da igreja é importante, mas não decisiva na interpretação da

Escritura;

Textos: João 1.1,14. Devemos à história da Igreja o fato em que essa doutrina foi resolvida. A igreja não determina o que a Bíblia ensina; a Bíblia determina o que a igreja ensina. Aprenda da História e reconheça a sua importante contribuição,

lembrando-se no entanto de que a Bíblia é o árbitro final em todas as questões pertencentes á fé e á prática.

9. As promessas de Deus na Bíblia toda estão disponíveis ao Espírito Santo a favor

dos crentes de todas as gerações.

Textos: Is 30.21; Ex 14.14; 2 Pe 1.3,4. Vale considerar dois tipos de promessas que se acham na Bíblia. 1. Promessas gerais (I João 1.9); 2. Promessas específicas Is 60.11; At 13.47; 42.6,7. ANOTAÇÕES:_________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

(28)

7.2 PRINCÍPIOS GRAMATICAIS DE INTERPRETAÇÃO

Os princípios gramaticais tratam das palavras do texto propriamente ditas. Como você deverá entender as palavras e frases das passagens em estudo? Que regras devem ser lembradas no trato do texto? Estes princípios respondem a essas questões.

1. A Escritura tem somente um sentido, e deve ser tomada literalmente (exceto se o

contexto indicar o contrário);

Textos: 2 Reis 2.23,24. (...) A sua reação imediata talvez seja que jamais Deus poderia permitir que ocorresse um incidente dessa espécie.

2. Interprete as palavras no sentido que tinham no tempo do autor;

Determine o correto sentido das palavras da bíblia não e particularmente difícil hoje em dia. Muitas excelentes traduções está há disposição, e quando o sentido de uma palavra não ficar claro com elas, um bom dicionário bíblico será proveitoso.

Textos: Mateus 25.1-13; João 2.14; João 2.19-21; Romanos 7.18

Quando estudar uma passagem, nunca pule palavras que não compreende. Quando você estudar uma palavra particular, devera determinar quatro coisas:

1.O uso que o autor fez dela;

2. Sua relação com o seu contexto imediato; 3. Seu uso corrente na época em que foi escrita; 4. Seu sentido etimológico.

3. Interprete a palavra em relação à sua sentença e ao seu contexto;

Textos: Gálatas 1.23; Romanos 14.23; 1 Timóteo 5.11,12; Atos 17.24-26; Efésios 1.7;

Hebreus 9.6,7; 1 Coríntios 7.1

Os manuscritos antigos dos quais fazemos nossas traduções da bíblia, não tem sinais de pontuação. Não há pontos, vírgula, parágrafos, versículos e capítulos. Estes foram introduzidos depois pelos tradutores, para clareza e facilidade do estudo.

4. Interprete a passagem em harmonia com o seu contexto;

Textos: 1 João 3.6-10; João 1.2. Você precisa encontrar o propósito global do livro a

fim de determinar o sentido de palavras ou passagens particulares no livro. Estas quatro perguntas o ajudarão:

1. Como a passagem se relaciona com o material circunvizinho? 2. Como se relaciona com restante do livro?

3. Como se relaciona com o livro com o todo?

(29)

5. Quando um objeto inanimado é usado para descrever um ser vivo, a proposição pode ser considerada figurada;

Textos: João 6.35; Salmo 92.12; Salmo 51.7; Mateus 26.26-28; 1 Coríntios 11.23-26.

Quando se atribuem vida e ação a objetos inanimados, a proposição pode ser considerada figurada.

6. Quando uma expressão não caracteriza a coisa descrita, a proposição pode ser considerada figurada;

Textos: Fl 3.2,3; Lc 13.32; João 1.36; Is 53.7; Ap 5.5. Para Deus falar conosco, precisa usar figuras e imagens humanas a fim de comunicar a verdade divina (HENRICHSEN 1980 P.49)

Em conclusão, observe duas coisas importantes:

1. Uma palavra não pode significar mais de que uma coisa de cada vez. Não pode ter sentido figurado e literal ao mesmo tempo. Quando dá um sentido figurado, cancela-se o sentido literal e vice-versa.

2. Sempre que possível, a passagem deve ser interpretada literalmente. Só se o sentido literal da palavra não se enquadrar é que deverá ser interpretada figuradamente. É sempre preferível o sentido literal da palavra, a menos que o contexto o impossibilite.

7. As principais partes e figuras de uma parábola representam certas realidades. Considere somente essas principais partes e figuras quando estiver tirando conclusões;

Textos: Lc 8.4-15. Divisão da passagem: 1. Parábola propriamente dita (VV 4-9); 2, Interpretação dada por Jesus (VV 10-15).

O propósito da parábola é ilustrar os diferentes tipos de respostas que a palavra recebe quando é proclamada. Vide o sermão do professor Lima3:

Introdução: A parábola mostra quatro Corações: O Messias objetivava classificar o coração pela receptividade, desprendimento e disposição para aprender.

Tema: OBTENDO ÁGUA NO TEMPO DA SEQUIDÃO 1. Primeiro solo: Ouvinte com a mente fechada

As sementes que foram lançadas não penetraram nele, e, portanto, não encontram as condições mínimas para germinar. Representam as pessoas que têm o seu próprio caminho, as que não estão dispostas para as novas experiências. Elas se fecham no seu mundo. Elas são vulneráveis no que refere as coisas de Deus. Nenhuma pregação encontra espaço para penetrar e transformar - levar essas pessoas a serem o

(30)

que deveriam ser. São alienados, faltos o comprometimento e a coragem de dizer que precisam de Deus. Infelizmente a boa semente lançada não pode germinar.

2. O segundo solo: Ouvinte com a mente Emocional

Era um solo melhor do que o que estava á beira do caminho. As sementes nele lançadas encontraram condições mínimas para germinar. Elas logo nasceram, visto que a terra era boa. Porém, logo veio o calor do sol e elas não suportaram, já que suas raízes eram superficiais. As raízes dão sustentabilidade ás plantas, suprem-nas com nutrientes e água. Mostra a superficialidade da vida Cristã. Se não preocuparmos em cultivar raízes internas, não espere encontrar águas profundas nos dias de aridez. Se uma planta não alongar as suas raízes, ela não pode esperar os nutrientes de qualidade. As plantas que suportam a angústia do sol e os períodos de sequidão não são as mais belas, mas as que têm raízes mais profundas. Elas atingem o lençol. A Bíblia traz um relato interessante: O discurso de Jesus após a multiplicação de pães, não agradou a muitos quando o Mestre disse que deveriam comer a sua carne e beber o seu sangue- querendo dizer que a suas palavras eram um verdadeiro alimento para nutrir os solos do espírito e da alma humana. Pedro entendeu a lição e disse: Para onde iremos se só tu que tens a palavra da vida eterna.

3. Segundo solo: Ouvinte com a mente inconstante

O solo era adequado. Não era compactado, não havia pedras no seu interior. As sementes encontraram um excelente clima para crescer. Lançaram raízes profundas, conseguiram águas submersas, suportaram o calor do sol. Os problemas exteriores não conseguiram destruí-las. Nesse crescimento, sutilmente cresceram espinhos. No início os espinhos eram insignificantes, mas a medida que vai passando o tempo, a história vem se mudando. São os espinhos que agora comanda e sufoca o coração. Os espinhos começaram a competir com as plantas pelos nutrientes, oxigênio, água e raios solares. Como eram mais adaptados, deram um grande salto. Cresceram rapidamente e começaram a sufocar as plantas. As plantas clamavam pelos nutrientes e pelos raios solares para fazer a fotossíntese, mas os espinhos controlavam seu desejo de viver. As plantas não frutificaram, não sobreviveram. Os espinhos são a preocupação existencial, os cuidados do mundo, as ambições a fascinação pelas riquezas. Eu não disse que não devemos nos preocupar, mas o mal é deixar que essas preocupações nos

(31)

controlem, roubando a nossa tranqüilidade. Eu disse que houve a competição entre espinho e as plantas: No nosso coração a arrogância compete com o perdão, à intolerância com a compreensão, a necessidade de poder compete com o desprendimento, o ódio com a maior. Eu diria ainda se o sucesso espiritual, profissional, intelectual se não forem bem administrados, vão competindo com a simplicidade da vida.

4. Terceiro Solo: Ouvinte com a mente firme e compreensiva

Finalmente chegamos ao último coração representado da semente que caiu em boa tarde. Este coração removeu as pedras, suportou as dificuldades da vida, laçou raízes profundas nos tempos de aridez, assim criou um clima favorável para frutificar com abundância. Jesus disse são todos aqueles que compreenderam a sua palavra, refletiram sobre e permitiram que ela habitasse no seu ser. Comportou-se como sedento e ansioso pela água. Não era movido apenas pelo entusiasmo das boas novas, mas pela disposição desesperada para aprender

8. Interprete as palavras dos profetas no seu sentido comum, literal e histórico, a não ser que o contexto ou a maneira como se cumpriram indiquem claramente que têm sentido simbólico. O cumprimento delas pode ser por etapas, cada cumprimento sendo uma garantia daquilo que há de seguir-se.

Textos: Malequias 4.5,6; Mateus 11.13,14; 17.10-13; Joel 2.28-32; Atos 2.15-21. A profecia deve ser interpretada literalmente, a menos que o contexto ou alguma referência posterior na Escritura indique outra coisa. O texto abaixo não pode ser tomado literalmente. Malequias 4.5,6 (“ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes  que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição)”. 

Diz  Malequias  que  Deus  enviará  “o  profeta  Elias”.  Quando  apareceu  João  Batista  como o precursor de Jesus Cristo, gerou-se muita confusão, o que mostra que o povo daquele tempo esperava que a profecia fosse cumprir-se literalmente.

(32)

7.3 PRINCÍPIOS HISTÓRICOS DE INTERPRETAÇÃO

Os princípios históricos tratam do cenário histórico do texto. Para quem e por quem foi escrito o livro? Por que foi escrito e que papel desempenhou o cenário histórico na formação da mensagem do livro? São desse tipo as perguntas que você procura responder quando considera o aspecto histórico do seu estudo.

1. Desde que a Escritura originou-se num contexto histórico, só pode ser

compreendida à luz da história bíblica; Textos: Atos 15

2. Embora a revelação de Deus nas Escrituras seja progressiva, tanto o Velho como o Novo Testamento são partes essenciais desta revelação e formam uma unidade;

Textos: João 14.6; Hb 10.4. A revelação que Deus faz de si é progressiva, à medida que você vai lendo a Bíblia, mas o seu caráter é imutável. O grandioso plano divino de redenção é o mesmo em ambos os testamentos. Ao estudar a Bíblia, você pode considerá-los duas partes do mesmo livro, não dois livros separados.

3. Os fatos ou acontecimentos históricos se tornam símbolos de verdades espirituais, somente se as Escrituras assim o designarem;

Textos: 1 Coríntios 10.1-4; Números 20.11; Gálatas 4.22-24.

Estudo de caso: O livro de Filemom- sem nenhuma razão aparente, muitos alegorizam esse livro, identificando Filemom com Deus, Onésimo com a Humanidade e Paulo com Cristo. Cristo (Paulo) intercede junto ao Pai (Filemom) em favor do fugitivo que se converteu (Onésimo). Paulo não estabelece esta analogia, nem aqui, nem em nenhuma outra passagem. Tampouco você deve fazê-lo.

Esta espécie de alegorização é diferente de fazer aplicação. Por exemplo, podemos dizer que Paulo pediu a Filemom em favor de Onésimo é o que Cristo nos pede. Da mesma maneira devemos perdoar os que nos tenham lesado. Nossa aplicação é extraída do acontecimento ou fato histórico, sem alterar o sentido visado no referido fato.

(33)

7.4

PRINCÍPIOS TEOLÓGICOS DE

INTERPRETAÇÃO

Teologia é o discurso acerca de Deus e de sua relação com o mundo. O livro-fonte deste estudo é a Bíblia. A Teologia procura tirar conclusões sobre vários tópicos, amplas e importantes na Bíblia. A que se semelha Deus? Qual é a natureza do homem? Qual é a doutrina da salvação realmente válida? São estes tipos de assuntos de que trata a teologia. Os princípios teológicos são aquelas regras que tratam da formulação da doutrina.

1. Você precisa compreender gramaticalmente a Bíblia, antes de compreendê-la teologicamente;

Textos: Romanos 5.15-21; Hebreus 10.26

Com base em Romanos podemos tirar algumas conclusões: A imputação não afeta o seu caráter moral, mas sim, a sua posição legal. Quando você considerado justo graças à obra de Cristo, o seu caráter moral não foi alterado; você não se tornou moralmente justo e perfeito, só legalmente justo e perfeito à vista de Deus.

Após a leitura do texto de Hebreus 10.26, deve estar a pensar, o crente pode perder a salvação. Definitivamente está passagem não serve como base. Ouviu o que eu disse: Não é intenção do autor falar sobre esse assunto. Porém, o escritor expõe o fato do sacrifício de Jesus. Esta sua afirmação diz que, uma vez que esses judeus compreenderam a razão da morte de Jesus e deliberadamente a ignoraram, se retornassem aos seus sacrifícios, não haveria nenhum sacrifício futuro provido por Deus. Você terá de compreender o que uma passagem diz, antes de extrair dela quaisquer conclusões doutrinárias.

2. Uma doutrina não pode ser considerada bíblica, a não ser que resuma e inclua tudo o que a Escritura diz sobre ela;

Textos: Romanos 3.28; 6.1-6; Gálatas 5.18.

Ao ler tais declarações, pode concluir que a graça de Deus o livra de qualquer obrigação de viver uma vida disciplinada, santa?

3. Quando parecer que duas doutrinas ensinadas na Bíblia são contraditórias, aceite ambas como Escrituristicas, crendo confiantemente que elas se explicarão

dentro de uma unidade mais elevada;

Existem nas escrituras certo número de aparentes contradições ou paradoxos. “aparentes”  porque na realidade não o são. Parecem contraditoras porque a mente finita do homem não pode compreender a mente infinita de Deus.

Referências

Documentos relacionados

O detetor G-M, apresenta o inconveniente de necessitar de alta tensão de polariza- ção e vida limitada, exigindo trocas freqüentes. 0 seu uso não é indicado quando existem altas

A inspiração pressupõe inerrância: a Bíblia, por ser divinamente inspirada, não contém erro. A doutrina bíblica

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica