• Nenhum resultado encontrado

Programa de IATF em novilhas puberes e prepuberes / IATF Program in novilhas puberes and prepuberes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de IATF em novilhas puberes e prepuberes / IATF Program in novilhas puberes and prepuberes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761

Programa de Iatf em novilhas puberes e prepuberes

Iatf Program in novilhas puberes and prepuberes

DOI:10.34117/bjdv5n11-148

Recebimento dos originais: 14/10/2019 Aceitação para publicação: 14/11/2019

Marina Silveira Nonato

Acadêmica de Medicina Veterinária Instituição: Centro Universitário UniFG

Endereço: Rua Barão de Caetité, nº 116, bairro Centro. CEP 46400-000 Caetité-BA Email: marinasnonato@gmail.com

Mateus Gonçalves Costa

Técnico em Zootecnia, pelo Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia Baiano-Campus Guanambi.

Acadêmico de Medicina Veterinária. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua 14, N* 205, Bairro Ipanema, Guanambi-BA, CEP 46430-000, Brasil. Email: mateusgcosta97@gmail.com

Antonio Ray Amorim Bezerra

Acadêmico de Medicina Veterinária Instituição: Centro Universitário UniFG Endereço: Rua Barão de Macaúbas, 93, Vomitamel

Cidade: Guanambi-BA, Brasil. E-mail: antoniorayab93@gmail.com

Daniele Carolina Rodrigues Xavier Murta

Pós-graduanda em Farmacologia e Terapêutica Veterinária - Unyleya. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua Alagoas, n° 410, Guanambi -BA, CEP 46430000 Brasil. Email: dannyelle.carollina@gmail.com

Danillo Velloso Ferreira Murta

Mestre em ciência animal pela UFMS. Doutorado em Medicina veterinária pela UFV. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua Alagoas, n° 410, Guanambi -BA, CEP 46430000 Brasil. Email: danillo.murta.vet@gmail.com

João Marcos Leite Santos

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ - USP). Doutorando em Ciências pela FMVZ - USP.

Instituição: Centro Universitário UniFG.

Endereço: Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911 - São Sebastião, Guanambi - BA, 46430-000. E-mail: joaoleitevet@gmail.com

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761

Lucélia Karoline Gonçalves Barbosa

Mestre em Produção Animal pelo Universidade Federal de Minas Gerais Instituição: Centro Universitário UNIFG

Endereço: Av. Pedro Felipe Duarte, 4911 Bairro São Sebastião Guanambi -BA, Brasil E-mail: luceliakaroline@gmail.com

Cassyo de Araujo Rufino

Prof. Dr. em Ciência e Tecnologia de Sementes

Instituição: Centro Universitário Faculdade Guanambi UniFG. E-mail: cassyo.araujo@yahoo.com.br

RESUMO

A otimização da eficiência reprodutiva é um dos principais fatores que contribuem para melhorar o retorno econômico em uma propriedade. A taxa de prenhez tem um impacto muito importante na equação econômica de uma instalação de criação. Desta forma objetivou-se com este trabalho avaliar as taxas de prenhez de 213 novilhas raça Nelore púberes e pré-púberes, submetidas ao programa de IATF, criadas a pasto na região norte de Minas Gerais. Em análise aos resultados observa-se que novilhas púberes apresentam uma porcentagem de prenhez (58,52%) superior em relação às pré púberes (44,87%). É importante para realização da IATF a avaliação ginecológica dos animais a serem submetidas ao programa reprodutivo a fim de garantir melhor índices e melhor eficiência reprodutiva.

Palavras–chave: Nelore. Novilhas. Taxa de Prenhez. ABSTRACT

Optimizing reproductive efficiency is one of the key factors contributing to improving the economic return on a property. The pregnancy rate has a very important impact on the economic equation of a breeding facility. This study aimed to evaluate the pregnancy rates of 213 pubertal and pre-pubertal Nellore heifers, submitted to the IATF program, raised in pasture in the northern region of Minas Gerais. Analysis of the results shows that pubertal heifers have a higher pregnancy rate (58.52%) than pre-pubertal heifers (44.87%). It is important to perform the IATF the gynecological evaluation of the animals to be submitted to the reproductive program in order to ensure better rates and better reproductive efficiency.

Keywords: Nellore. Heifers. Pregnancy Fee. 1 INTRODUÇÃO

O papel das novilhas em um rebanho, além de reposição das matrizes, é possibilitar o melhoramento genético, aumentar a produtividade do rebanho e, fazendo-se uma boa seleção, com o aumento da produtividade, elevar as margens de lucro da propriedade (Murta et al. (2010). Segundo dados de 2017 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Atualmente no Brasil, o rebanho é composto por cerca de 217.749.364 cabeças, dentre essas, consta no ANUALPEC (2008) que aproximadamente 7,9% são novilhas.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761 A otimização da eficiência reprodutiva é um dos principais fatores que contribuem para melhorar o retorno econômico de uma pecuária. Sem dúvida, a taxa de prenhez e, especialmente, a sua distribuição, têm um impacto muito importante na equação econômica de uma instalação de criação (BÓ et al. 2012)

O principal objetivo da implementação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em criadouros é provocar o melhoramento genético do rebanho. No entanto, de acordo com dados recentemente publicados, na Argentina, 4,5% das fêmeas bovinas são inseminadas anualmente e, dentro dessa porcentagem, 80% delas correspondem a novilhas (BÓ et al., 2012). A IATF tem a grande vantagem de proporcionar uma alta taxa de serviços e eliminar a necessidade de detecção de cio. As pesquisas estabelecidas por Baruselli et al., (2004) vem obtendo taxas de prenhez em torno de 45 a 67% na IATF com emprego de progesterona/progestágeno, tanto em vacas e novilhas zebuínas.

As novilhas que já têm útero desenvolvido e folículos acima de 8 mm nos ovários, porém, ainda não ovularam podem ser consideradas como pré púberes. E estas novilhas só atingem a puberdade quando adquirem a. Outro detalhe importante a citar é que, a primeira ovulação de uma novilha é de baixa fertilidade e, o corpo lúteo formado dessa primeira ovulação, normalmente, apresenta curta duração. Assim, para realizar a IATF em novilhas é ideal que se realize a avaliação ginecológica, por veterinário experiente descartando-se do programa os animais impúberes ou pré púberes que não apresentam desenvolvimento morfológico e fisiológico para manter uma gestação e, assim selecionar animais púberes (HAFEZ; HAFEZ, 2004). Com este trabalho, objetivou-se a avaliação das taxas de prenhez entre novilhas púberes e pré-púberes, submetidas ao programa de IATF.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Avaliou-se 213 novilhas raça Nelore, criadas a pasto na região norte de Minas Gerais, na fazenda Lageado, município de Montalvânia. Os animais foram previamente avaliados ginecologicamente com ultrassonografia por um medico veterinário treinado e classificadas como púberes aquelas com presença de corpo lúteo em alguns dos ovários e como pré púberes, aqueles animais com ausência de corpo lúteo em ambos os ovários e presença de folículo com diâmetro igual ou superior a 8 mm e tônus uterino.

Em seguida os animais foram submetidos ao mesmo protocolo de IATF e realizado o diagnostico de gestação 30 dias após a inseminação. Os dados foram analisados pelo teste qui-quadrado.

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O processo de IATF em novilhas púberes e pré púberes, no presente estudo foi, respectivamente, 58,52% e 44,87% de prenhez, sendo superior nas novilhas púberes em relação às pré púberes, tendo em vista que novilhas pré púberes, ao início do protocolo, ainda não apresentavam desenvolvimento fisiológico e morfológico do trato reprodutivo para manter uma gestação (HAFEZ; HAFEZ, 2004). No entanto, os resultados obtidos no número total de novilhas puderam ser satisfatórios quando comparados com outros autores (BÓ et al., 2012; Baruselli et al., 2004).

Tabela 1: Taxa de prenhez em novilhas Nelore púberes e Pré Puberes, criadas a pasto na região norte de Minas Gerais.

Grunert e Gregory (1984) destacam que o momento da puberdade está estreitamente relacionado à condição alimentar sob a qual são mantidas as bezerras após o desmame. Segundo Chelikani et al. (2003), fatores como a idade e peso também são importantes para o sucesso da IATF.

Em rebanhos bem manejados, com adequados níveis nutricionais, é de se esperar que 50% dos animais já estejam com atividade cíclica no início do período reprodutivo (Scaglia, 1997). Segundo Jolly (1995), baixos níveis alimentar também podem interagir com os fatores genéticos, ambientais e de manejo, e assim influenciar na função reprodutiva repercutindo de forma direta ou indiretamente nos resultados do programa de IATF.

Em pesquisas realizadas por Murta et al., (2010) foi perceptível que o peso corporal das novilhas não influenciou a taxa de prenhez com a utilização da IATF, entretanto, alterou a taxa de prenhes após IATF com repasse.

4 CONCLUSÕES

É importante para realização da IATF a avaliação ginecológica dos animais, para certificação que estes estejam aptos à inseminação artificial e serem submetidas ao programa reprodutivo, reduzindo gastos desnecessários, podendo garantir melhor índices e melhor

Classificação Animal N Taxa de Prenhez na IATF

Púberes 135 58,52%a

Pré Púberes 78 44,87%b

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761 eficiência reprodutiva. Logo, pode-se concluir que o índice de prenhez novilhas púberes, é superior do que nas pré-púberes.

AGRADECIMENTOS

Centro Universitário UniFG

REFERÊNCIAS

ANUALPEC. Anuário da Pecuária Brasileira. São Paulo: FNP Consultoria & Agroinformativos. 2008.

BARUSSELLI, P.S.; REIS, E.L.; MARQUES, M.O. Inseminação artificial em tempo fixo em bovinos de corte.In:I Simpósio Internacional de Reprodução Aplicada, 1, 2004, Londrina. Londrina: [s.n.], 2004

BÓ, G. A. et al. Implementacion de programas de inseminación artificialen rodeos de cria de Argentina. In: VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE REPRODUCCIÓN ANIMAL, 2012, Córdoba. Anais... Córdoba: [s.n.] 2012.

CHELIKANI, P.K. et al. Effect of dietary energy and protein density on body composition, attainment of puberty and ovarian follicular dynamics in dairy heifers. Theriogenology, v.60, p.707-725, 2003.

GRUNERT, E.; GREGORY, M. R. Diagnóstico e terapêutica da infertilidade na vaca. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 1984. p. 163.

HAFEZ, E.S.E.; HAFEZ, B. Reprodução animal. 7.ed. São Paulo: Manole. 2004

JOLLY, P.D.; MCDOUGALL, S.; FITZPATRICKi, L.A.; MACMILLAN, K.L.; ENTWISTLE, K.W. Physiologiacl effects of under nutrition on postpartum anoestrum in cows. J. Reprod. Fertil., v.49, p.477-492, 1995.

MURTA, D. V. F. et al.; Influência do peso sobre a taxa de prenhez de novilhas Nelore a pasto submetidas à Inseminação Artificial em Tempo Fixo In: II ENCONTRO DE

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24707-24712, nov. 2019 ISSN 2525-8761 APRIMORAMENTO DA PECUÁRIA DE CORTE, 2010, Minas Gerais, Anais... Minas Gerais: [s.n.].

MURTA, D. V. F. et al.; Taxa de prenhez em novilhas Nelore púberes e pré-púberes em programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo no Norte de Minas Gerais. In: II ENCONTRO DE APRIMORAMENTO DA PECUÁRIA DE CORTE, 2010, Minas Gerais, Anais... Minas Gerais: [s.n.].

SCAGLIA, G. Nutriction y reproduction de la vaca de cria: Uso de la condición corporal. Paysandú: INIA, 1997. v. 91, 16p. (Série técnica).

Referências

Documentos relacionados

KESIA LUCIA FERREIRA DE CASTRO - No.. KESIA LUCIA FERREIRA DE CASTRO

France Rosa Borges de Araújo Alves

Seus rebanhos também são um dos maiores da região além de ter animais com alta qualidade genética e criadores renomados nacionalmente; conhecida como 'A Cidade do Forró', é berço

Unindo-se o uso de espectrometria de massas de alta resolução e diversas ferramentas de identificação, como perfil isotópico e perfil de fragmentação, da nanocromatografia

A dupla hipótese que animava a chamada para a discussão do tema era a de que (i) há alguns anos se vivencia a emergência de formas de ação coletiva que vão

Com o objetivo de verificar a associação entre os polimorfismos L72M e R51Q do gene GHRL e a obesidade em adolescentes, o presente estudo analisou as variantes L72M

A análise de variáncia revelou que as classes de idade dos reprodutores exercem efeito signifi- cativo (P < 0,01) sobre o teor de sódio do sêmen, sendo responsável por 57,92%

Para a porcentagem de estacas vivas, formação de calos e número de raízes por estaca não foram observadas diferenças significativas entre as técnicas utilizadas e a