• Nenhum resultado encontrado

Seguindo a pauta da reunião, que se iniciou às 15h20, foram discutidos e decididos os assuntos abaixo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seguindo a pauta da reunião, que se iniciou às 15h20, foram discutidos e decididos os assuntos abaixo:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA E CONSELHO DA ABAPI, REALIZADA NO DIA 07 DE MAIO DE 2009 (QUINTA-FEIRA), DAS 15H00 às 17H00, NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AGENTES DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL – ABAPI, NA AVENIDA RIO BRANCO, 100, 7ºANDAR, NA CIDADE E ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Compareceram à reunião e assinaram a Ata: os seguintes membros da Diretoria: a Presidente Claudia Luna, a Diretora de Comunicação Elisabeth Siemsen do Amaral, o Procurador Marcelo Martins de Andrade Goyanes, Os Procuradores-Adjuntos Fabiano de Bem da Rocha e o Diretor de Relações Institucionais Ricardo Pernold Vieira de Mello. Os Conselheiros Paulo Roberto Figueiredo, Aureolino Pinto das Neves, Herlon Monteiro fontes, Eduardo Silveira e representando a diretoria da ABAPISUL Maria Inês Araújo de Abreu. Justificaram ausência: o 4º Vice-Presidente Rodolfo Martinez, 1º Secretária Renata Lisboa, a 2º Secretária Eliana Jodas Cioruci, os Procuradores-Adjuntos Carlos Vicente Nogueira e Tatiana Campello, o Tesoureiro Gabriel Pedras Arnauld, os Conselheiros Lílian de Mello Silveira, Helio Fabbri Júnior, Valdir de Oliveira Rocha Filho e Luiz Edgard Montaury Pimenta, Hissao Arita e o Conselheiro Honorário Luiz Antonio

Ricco Nunes.

Seguindo a pauta da reunião, que se iniciou às 15h20, foram discutidos e decididos os assuntos abaixo:

1) Aprovação da Ata: A ata da reunião realizada em 03 de abril de 2009 não foi entregue tempestivamente pela Dra. Renata Lisboa. Neste sentido, a presidente Claudia Luna lamentou o fato e ponderou que considerando as dificuldades laborativas de cada membro da Diretoria e do Conselho e frente ao fato de que o assunto já foi exaustivamente tratado em outras reuniões sem que tenha sido possível evitar os constantes atrasos, o que faz com que as decisões tomadas e as providencias estipuladas que deveriam ser executadas entre as reuniões se percam pela falta da distribuição da Ata em tempo hábil. Assim, fica decidido que a partir deste mês as Atas serão elaboradas pela Secretária Cecilia Leite. A presidente recebeu o apoio de todos os presentes. Ficou decidido ainda que a Ata de abril deverá ser aprovada na reunião de 18 de junho, a ser realizada na cidade de São Paulo.

2) Relacionamento ABAPI X INPI: Dra Claudia informou que estava aguardando a chegada do Dr. Ricardo Pernold Vieira de Mello, o que não havia ocorrido até aquele momento, para relatar que em relação a essa constante dinâmica de atrasos nos compromissos assumidos pelos membros da Diretoria e do conselho junto a ABAPI, encontra-se o compromisso assumido em fevereiro passado, quando ela e Dr. Ricardo mantiveram reunião com o Dr. Jorge Ávila e acordaram o envio de um ofício listando todos os problemas não solucionados pelas Diretorias do INPI. Esse ofício ainda não foi encaminhado ao INPI e o Dr. Jorge Ávila tem se aproveitado sistematicamente deste fato para cobrar da ABAPI o envio de tal documento. Ato Continuo, o Dr. Ricardo Mello chegou à reunião e passou a mão da Presidente uma minuta de documento contendo a síntese destes problemas, conforme lista a seguir:

(2)

Ainda, em relação ao constante problema do INPI não estar realizando, conforme acordado com a ABAPI, a devolução dos prazos sempre que o sistema eletrônico ficar inativo por 15 minutos contínuos ou 30 minutos somados durante o dia, Dr. Claudia solicitou a formalização de consulta aos departamentos de informática dos escritórios Dannemann e Momsen, no sentido de se saber se na opinião deles é viável que o SERPRO ofereça aos usuários do INPI o monitoramento do tempo em que eventualmente o e-marcas tenha ficado inoperante, uma vez que, o INPI alega dificuldades técnicas para implementar esse serviço. Dando continuidade aos assuntos relacionados com o INPI, Dra. Claudia Luna relatou o envio de ofício ao presidente Jorge Ávila, tendo em vista reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo, edição de 22/04/09, intitulada "INPI vai Registrar Patentes no Exterior”. A presidente esclareceu que além do próprio título da reportagem, em algumas passagens era dado conta de que o INPI passaria a prestar serviços de depósito de marcas e patentes no exterior. O INPI encaminhou resposta a ABAPI, assinada pelo Diretor de Comunicação Social da Autarquia, jornalista Afonso Camargo do Amaral, que se limitou a informar que devido à complexidade do tema ele foi mal interpretado pelo jornalista da Folha de São Paulo. Neste sentido, ficou decidido que a ABAPI encaminhará carta-resposta ao Sr. Afonso, solicitando que ele preste os devidos esclarecimentos ao jornalista da Folha e solicite publicação de nova matéria para dirimir eventuais dúvidas que possam ter sido causadas aos leitores sobre o que é ser uma “Autoridade de busca Internacional de Patentes”. Ainda, foi decidido que a secretaria da ABAPI dará conhecimento dessas correspondências aos associados.

Dando prosseguimento, a presidente aproveitou para ler a Lei 11925, de 17 de abril de 2009, que confirma que “qualquer documento entregue para “prova” poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado sob sua própria responsabilidade pessoal. Impugnada a autenticidade da cópia a parte que a produziu será intimada para apresentar cópia devidamente autenticada.” Isso vem de encontro ao que a ABAPI tem discutido no INPI e que gerou, inclusive ,a elaboração de um Parecer, ainda não entregue ao INPI porque a ABAPI aguarda a minuta de um Convênio de Cooperação Jurídica entre a ABAPI e o INPI, a ser redigido pelo Dr. Gabriel Leonardos. A fim de não se perder mais tempo, a presidente propôs, caso a minuta não fique pronta tempestivamente, a entregar desse Parecer protocolado na próxima reunião com o INPI, para que eles tenham comprometimento com algum tipo de resposta.

Antes de começar o discutir o terceiro tema da pauta, Dra. Claudia Luna pediu licença aos presentes para passar a palavra para a Diretora de Comunicação Dra. Elisabeth Siemsen do Amaral, que devido a compromissos assumidos anteriormente sairá da reunião mais cedo e necessita decidir quem será o associado homenageado no XXVII Encontro Nacional de Profissionais de Propriedade Industrial, a ser realizado no período de 25 a 27 de setembro de 2009, no Grande Hotel de Campos do Jordão. Na oportunidade, informou que durante a reunião de abril, o Dr. Custódio Afonso esclareceu que um dos últimos desejos do saudoso Dr. Custódio Cabral de Almeida era de que a ABAPI prestasse uma justa homenagem in memorian ao seu sócio Fundador e primeiro presidente Dr. Francisco Antonio Coelho, que notadamente nunca recebeu o reconhecimento a que tem direito. Feito estes esclarecimentos, os presentes se manifestaram e apoiaram a idéia do Dr. Custódio de Almeida, porém, houve unanimidade de que o Encontro não seria adequado para homenagear um companheiro já falecido há tantos anos e que não possui mais familiares ligados ao meio de propriedade industrial. A Diretoria voltará ao tema e deliberará outra forma de se preencher tal lacuna. A Dra. Elisabeth solicitou a palavra e propôs nomes por critério de antiguidade e por relevância de serviços prestados à ABAPI, tendo chegado ao consenso de três indicações: Drs. Walter Martins, Carlos Henrique de Carvalho Fróes e Manoel Pestana. Dr. Herlon solicitou que o voto fosse secreto. Findo os

(3)

procedimentos da votação, o Dr. Carlos Henrique de Carvalho Fróes foi eleito por maioria de votos e será o homenageado do XXVII Encontro.

3) Procuradoria: O Dr. Marcelo Goyanes voltou a informar que o Parecer do Processo 01/2008, permanece pendente com o Procurador-Adjunto Rodrigo Ouro Preto, e será a única pendência do ano de 2008. Em seguida informou que na data de hoje o advogado Ronaldo Kramer apresentará uma petição de aditamento a inicial do processo para incluir no polo passivo as empresas Banco Nacional de Marcas e Patentes e Divulgação de Marcas e Patentes (ex-Edição Anual de Marcas). Ainda, em relação às ações da ABAPI, sugeriu que mediante a publicação da nova Tabela de Retribuição do INPI, que possui valores diferenciados para serviços eletrônicos e serviços em papel, que a ABAPI deve propor acordo ao INPI e encerrar a Ação, uma vez que, fica claro a manutenção definitivamente dos dois sistemas. Foi acordado que assim que for assinada e entrar em vigor a nova Tabela, a ABAPI proporá o acordo. Em seguida passou a palavra para o procurador adjunto Dr. Fabiano de Bem da Rocha, que passou a relatar os pareceres de sua autoria, relativos aos processos 02/2008 e 08/2008. Em síntese, Dr. Fabiano relatou o processo 02 e sua decisão, endossada pelo Procurador, que opinou pelo arquivamento da denúncia. Em seguida passou para leitura do parecer do Processo 08/2008, revisado e aprovado pelo Dr. Marcelo Goyanes, contendo a proposta de intimar o associado Vasco da Gama Coelho Pereira, por meio eletrônico, para comprovar a devolução à parte interessada do certificado de registro da marca nº 814.902.960, remetendo à ABAPI, no prazo de 5 (cinco) dias de sua intimação, o respectivo comprovante, para que, uma vez atendida a determinação, o impasse seja solucionado em definitivo e ARQUIVADO o Processo 08/2008. O não cumprimento dessa determinação no prazo avençado, i,e., caso o certificado de registro da marca nº 814.902.960 não seja efetivamente enviado à parte e a ABAPI informada em 5 (cinco) dias, a Procuradoria da ABAPI receberá a denúncia e a processará na forma do seu Estatuto. Ato continuo, a Diretoria e o Conselho aprovaram integralmente a proposta do Parecer.

(4)

4 - Diretoria de Estudos: Dra. Claudia informou aos presentes que foi surpreendida com a notícia da realização de dois eventos de propriedade industrial, um na EMARF e outro na FADISP, sem participação da ABAPI, sendo que sabidamente as duas instituições são parceiras da ABAPI. Com a palavra, o Diretor de Estudos da ABAPI João Marcelo Assafim passou a relatar o andamento da parceria com a EMARF para continuidade da realização dos Ciclos de Palestra em 2009. Informou que encaminhou o programa elaborado por ele, Dra. Claudia e Dr. Álvaro Loureiro para a Dra. Márcia Nunes, Coordenadora de eventos da EMARF, e que está permaneceu longo período sem se manifestar devido a muitos compromissos. Os inúmeros compromissos da Juíza forçaram sua substituição no cargo de Coordenadora e, agora, a nova coordenadora é a Dra. Daniela Pereira Madeira. Não obstante, Dra. Daniela foi copiada em todos os e-mails trocados por ele e Dra. Márcia e já se manifestou sugerindo pequenas modificações no programa proposto pela ABAPI e confirmando que todas as primeiras quartas-feiras dos meses de 2009 estão bloqueadas para a Associação. Neste sentido, a fim de que não se perca mais tempo e se faça palestras já a partir de agosto, a Dra. Claudia Luna solicitou que o Dr. João Marcelo faça contato imediato com o Coordenador de Palestras, Dr. Álvaro Loureiro, para que fechem o programa, com os ajustes solicitados pela EMARF, e o mesmo seja submetido para aprovação na reunião de 18 de junho, em São Paulo.

(5)

Quanto à minuta de convênio com a Faculdade Autônoma de Direito – FADISP, local onde está sendo realizado o Curso Básico de São Paulo, Dra. Claudia solicitou que a mesma seja revista e que não faça ênfase a parte de convênio para colaboração na formação de Câmara de arbitral e nem colaboração na realização de curso de pós-graduação, ainda que se retirem todas as clausulas que tenham termos aditivos, sem compromissos concretos ou que torne o convênio mais especifico para que não tenhamos problemas no futuro. O Dr. João Marcelo se comprometeu em revisar o convênio e encaminhar até a próxima sexta-feira, dia 15 de maio, para a Dra. Claudia. Quanto à solicitação de realização de curso in company para a CELG/GO, Dra. Claudia solicitou que o Dr. João Marcelo organize um curso com programa a ser ministrado em 48 horas, com carga horária de 8 a 12 horas. Neste sentido, se comprometeu em preparar o programa e encaminhá-lo a CELG para dar início às negociações. Em continuidade, foi discutida a realização do curso Intermediário de Marcas da ABAPISUL. A Dra. Maria Inês de Abreu, representando a Diretoria da ABAPISUL informou que manteve reunião com o Dr. João Marcelo na parte da manhã e levou proposta para realização do Curso Intermediário em Curitiba, com realização concomitante a Porto Alegre. Para tanto negociou e conseguiu espaço gratuito, com inclusão de aparelhagem de multimídia, na PUC de Curitiba. Em troca a ABAPI cederá duas vagas para a Universidade. A iniciativa da Dra. Maria Inêz foi aprovado e acordado que os dois cursos terão início em julho/POA e agosto/Curitiba, em datas a serem fechadas pelos coordenadores até a próxima semana. Ainda, neste sentido, Dra. Maria Inez sugeriu que a primeira aula do curso seja ministrada pela Dra. Renata Lisboa, com o objetivo de servir de exemplo aos demais membros do corpo docente. Dra. Claudia solicitou que os dois coordenadores enviem planejamento total dos cursos e se comprometeu a encaminhar ofício para formalização de parceria com a PUC de Curitiba, ainda esta semana. Ato continuo, Dra. Claudia aproveitou a presença da Dra. Maria Inez para solicitar informações sobre as negociações para estabelecer parceria com a TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, empresa pública, com regime de direito privado, com sede em Curitiba e que vem oferecendo cursos de capacitação e gerenciando diversos NITs /Núcleos de Inovação Tecnológicas de Universidades e de empresas, sem permitir que agentes da propriedade industrial tenham acesso a esses cursos. As negociações estão sendo encaminhadas no sentido de que os associados da ABAPI tenham livre acesso as inscrições nos cursos da TECPAR e que eles tenham acesso aos quadros de Peritos e Assistentes Técnicos da ABAPI e, ainda, num terceiro momento acesso através de videoconferência aos Cursos Avançados da ABAPI( a partir de 2010). Feios estes esclarecimentos, Dra. Caudia solicitou que Dra. Maria Inez e Dr. João Marcelo verifiquem os termos desta parceria e que o assunto seja definido na próxima reunião do dia 18 de junho. Ainda, solicitando a palavra mais uma vez, Dra. Maria Inêz informou que durante a última reunião da ABAPISUL foi solicitada a realização de um curso de preparação para o exame de API. A idéia é e que seja feito um cursinho para se tirar dúvidas, com base nas provas já realizadas pelo INPI. As aulas seriam aos sábados, na sede da OAB, na cidade de Curitiba, sendo que na parte da manhã seriam analisadas e respondidas as questões de marcas e na parte da tarde as questões de patentes. Neste sentido, Dra. Claudia deliberou que telefonará para a Sra. Eliza, Presidente da Comissão de Exame do INPI, para saber se a ABAPI irá colaborar com as questões das provas, em caso positivo não há como a ABAPI preparar as provas e oferecer curso de treinamento. As discussões sobre o tema prosseguiram e foi concluído que a ABAPI poderá organizar um evento, com monitores (Dras. Kone Pietro e Maria Aparecida) para tirar dúvidas de seus associados e funcionários de associados, com base nas provas passadas e não um curso de treinamento para o Exame. A Dra. Claudia vai ler o planejamento apresentado pela Dra. Maria Inez e telefonará para informar a deliberação final sobre o tema.

(6)

5 - Pedidos de Filiação: Foi aprovado o pedido de filiação das pessoas físicas Carlos Eduardo Gomes da Silva/PR, Vanessa Ferro/RJ e Ricardo Costa Boclin/RJ.

6) Assuntos Gerais – Dra. Claudia mais uma vez agradeceu a presença da Dra. Maria Inez e informou ter ganho de presente um exemplar da Revista do Instituto dos Advogados do Paraná - Edição nº 36, contendo artigo escrito pelo Dr. Márcio Merkel, intitulado “Considerações sobre Sociedades de Advogados que atuam em Propriedade Industrial e a Respectiva Responsabilidade Civil”. “Ainda, informou ter lido nota em jornal local sobre a realização de evento intitulado Roadshow INPI – USPTO: Como Proteger Direitos de Propriedade Intelectual no Brasil e nos Estados Unidos” , a ser realizado em três cidades: Rio de Janeiro, no dia 11 de maio; Curitiba, no dia 13; e Manaus, no dia 15. Em seguida informou que a ABAPI recebeu solicitação de apoio institucional IX Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, a ser realizado em Porto Alegre. Foi decidido realizar consulta sobre a qualificação da ANPEI e do evento ao escritório Dannemann, uma vez que eles são associados à ANPEI e, caso Dannemann não se manifeste negativamente, a ABAPI dará o apoio solicitado. Em seguida, distribuiu material informativo sobre Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, com proposta voltada para realização de seguro através da associação, uma vez que, trata-se de um serviço de custo elevadíssimo e a adoção de seguro em grupo diluirá custos. Foi acordado que será solicitada a participação de um representante da empresa seguradora na próxima reunião da ABAPI, a ser realizada em SP e caso haja interesse da Diretoria e do Conselho, a proposta sobre seguro profissional será repassada ao quadro associativo. Não havendo outros assuntos para serem discutidos a Presidente Claudia Luna encerrou a reunião às 18h30min.

Referências

Documentos relacionados

Assunto: Relatório de Afastamento integral, usufruído no período de 05/04/2010 a 31/08/2010, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da função, referente ao

sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da função, quando participou do I Congresso Internacional de Design (Congreso Internacional de Diseño – CIDi

09.. Assunto: a) Relatório de Afastamento parcial, usufruído em 08/03/2010 a 31/07/2010, às quartas- feiras, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da

Assunto: relatório de afastamento integral, referente ao período de 28/06/2009 a 07/07/2009, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da função, quando participou

Assunto: Relatório de Afastamento integral usufruído no período de 24/07/2011 a 30/07/2011, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da função, quando participou

Association Latin American Studies, LASA, 2012, com apresentação de trabalho intitulado: “Glamour, hormônios, próteses e Viagra – promessas de sexo excepcional e desejo de

Assunto: a) solicitação de abertura de Concurso Público para provimento de um emprego público de Professor Assistente, em RDIDP, regime jurídico CLT, na disciplina “Teorias e

Assunto: Relatório de afastamento integral, usufruído no período de 10/04/2011 a 30/04/2011, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens da função, quando proferiu