• Nenhum resultado encontrado

Oração. Nossas Ações. Aniversários,12 Amigo que brilha no céu, 12. SETEMBRO ª Edição H O R A S A N T A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oração. Nossas Ações. Aniversários,12 Amigo que brilha no céu, 12. SETEMBRO ª Edição H O R A S A N T A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

SETEMBRO 2017 – 9ª Edição

H O R A S A N T A

TEMA: A BÍBLIA E SÃO FRANCISCO DE ASSIS MOMENTO DE ADORAÇÃO

Exposição do Santíssimo Sacramento

Canto:

Animadora: "São Francisco soube verdadeiramente sentir a Palavra, não como um conjunto de símbolos ou uma transcrição escrita de uma fala de Jesus, mas como palavra viva, palpitante, que podia ser tocada e cujo toque provocava calafrios e cujo som como que enchia os ares. Tocar no livro que continha a Palavra de Deus era como tocar no próprio Cristo". NESTE MOMENTO, A BÍBLIA SERÁ TOCADA POR TODAS AS PESSOAS

Canto:

Lado 01: O que dá à experiência evangélica franciscana sua verdadeira dimensão e seu poder de sedução / é esse encontro entre o Evangelho e as aspirações profundas do homem, / entre a mensagem de Jesus e as forças criativas da história.



Oração

-A Bíblia e São Francisco de Assis, 01 

Nossas Ações

-Anápolis, 03 -Araguacema, 04 -Cristalândia, 06 -Goiânia, 07 -Miracema, 07 -Palmas, 08 -Piquezeiro, 08 -Pires do Rio, 08 -Porangatu, 09 -Santarém, 10 

Aniversários,12



Amigo que brilha

(2)

2

Lado 02: Francisco parte do Evangelho, para reconstruir a vida, / e parte da vida, para confrontar-se com o Evangelho. / Esta opção e escolha não seria apenas viver o Evangelho, acolhê-lo em sua vida, / mas também anunciá-lo aos seus irmãos.

Lado 01: Em seu Testamento, Francisco escreve: / “E depois que o Senhor me deu irmãos, o Senhor mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho” (Test 4,14).

Lado 02: Francisco tinha clareza quanto à sua missão: / o primeiro movimento é acolher a palavra de Deus, / embeber-se dela, / aprofundá-la na vida, / confrontar-se com ela, / para ser luz no caminhar e vigor no viver. / E depois, levá-la e transmiti-la ao povo de Deus.

Lado 01: E assim, / seu dinamismo missionário impele-o a ir ao encontro de todos os homens. / Diante do envio e da missão, / ele sente a paixão que tem pelo anúncio da Boa Nova.

Lado 02: Ele sente a vocação missionária a que Deus o chamou / e sente-se feliz e realizado em ser o bom samaritano a difundir esta mensagem, / não só aos leprosos, mas à humanidade toda.

MOMENTO PARA INTERIORIZAÇÃO DA VIVÊNCIA DA PALAVRA

Canto:

Iª Leitura: Qual é, então, a mensagem central da Bíblia? A resposta não é fácil, pois depende da vivência. Se você gosta de uma pessoa e alguém lhe pergunta: “Qual é, em poucas palavras, a mensagem desta pessoa para você?”, aí não é fácil responder. O resumo da pessoa amada é o seu nome! Basta você ouvir, lembrar ou pronunciar o nome, e este lhe traz à memória tudo o que a pessoa amada significa para você. Pois bem, o resumo da Bíblia, a sua mensagem central, é o Nome de Deus! O Nome de Deus é Javé, cujo sentido Ele mesmo revelou e explicou ao povo (cf. Ex 3,14). Javé significa Emanuel, isto é, Deus conosco. Deus presente no meio do seu povo para libertá-lo. Deus quer ser Javé para nós, quer ser presença libertadora no meio de nós! E Ele deu provas bem concretas de que esta é a sua vontade. A primeira prova foi a libertação do Egito. A última prova está sendo, até hoje, a ressurreição de Jesus, chamado Emanuel (cf. Mt 1,23). Pela ressurreição de Jesus, Deus venceu as forças da morte e abriu para nós o caminho da vida. Por tudo isso é difícil resumir em poucas palavras aquilo que o Nome de Deus evocava na mente, no coração e na memória do povo por Ele libertado. Só mesmo o povo que vive e celebra a presença libertadora de Deus no seu meio, pode avaliá-lo. Na nossa Bíblia, o Nome Javé foi traduzido por Senhor. É a palavra que mais ocorre na Bíblia. Milhares de vezes! Pois o próprio Deus falou: “Este é o meu Nome para sempre! Sob este Nome quero ser invocado, de geração em geração!” (Ex 3,15). O Nome Javé é o centro de tudo. Tantas vezes Deus o afirma: “Eu quero ser Javé para vocês, e vocês devem ser o meu povo!” Ser o povo de Javé significa: ser um povo onde não há opressão como no Egito; onde o irmão não explora o irmão; onde reinam a justiça, o direito, a verdade e a lei dos dez mandamentos; onde o amor a Deus é igual ao amor ao próximo.

Todas: Esta é a mensagem central da Bíblia; é o apelo que o Nome de Deus faz a todos aqueles que querem pertencer ao seu povo.

Canto: O seu nome é Maravilhoso (3X). Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. O seu nome é Conselheiro (3X). Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O seu nome é Deus Forte (3X). Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O seu nome é Maravilhoso, / O seu nome é Conselheiro, / O seu nome é Deus Forte. Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

SEGUNDO MOMENTO

(3)

3

“Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” Mt 5, 20 e 6, 1-4.

I - OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

1. ACLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS - canto: 2. PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA:

3. PARTILHA

II – A PALAVRA NO CHÃO QUE PISAMOS Partilha

Canto final

ANÁPOLIS-GO

• Dia 17 – Hoje foi um dia muito alegre e surpreendente, pois Irmã Celestina presenteou-me com um coração especial. Para minha surpresa e alegria fui sorteada em meio a tantos nomes de irmãs mais experientes do que eu. O coração traz em si o símbolo da misericórdia de Deus. Irmã Celestina quis presentear uma das irmãs, dando este como símbolo de sua vida. Quando recebi a notícia fiquei surpresa e emocionada com um sentimento de muita alegria e esperança. Suas palavras incentivaram-me a cada vez mais viver o amor. É uma grande responsabilidade, pois, com seu exemplo de mulher religiosa, missionária e pioneira no Brasil, buscarei viver e fazer minha experiência espelhado em sua vida, doando os meus talentos para servir ao próximo e a Deus. Obrigada Irmã Celestina, por fazer parte de minha vida! Vou cuidar deste coração com muito carinho e levá-lo comigo por onde eu for. A senhora estará sempre em meu coração e orações!

- Cleise Canté (Postulante)

(4)

4

ARAGUACEMA-TO

• Dia 10 – Aconteceu o Junifran – Encontro de Junioristas Franciscanos, com o tema: “Minoridade e Encarnação”. Assessor: Frei Vitorio Mazzuco.

(5)

5

É missão de todos nós!

(6)

6

CRISTALÂNDIA-TO

• ESFA: Socialização de estudo sobre as Regiões Brasileiras - 5º ano

O Brasil é um país com enorme extensão territorial dividido em regiões. A regionalização do país é um tema de fundamental importância nos estudos geográficos. As professoras do 5º ano buscaram trabalhar o assunto abordando as principais características de cada região e seu riquíssimo folclore. Para melhor envolverem seus alunos, fizeram divisão da turma em grupos com uma região indicada para cada equipe, através de estudos em sala, pesquisas, confecção de cartazes,mapas, montagem de slides e apresentação de lendas, danças e comida. A socialização dos trabalhos aconteceu dia 05 de Setembro.

• Dia 13 - VOLUNTARIADO NA ESCOLA

A Escola São Francisco de Assis – ESFA teve a alegria de acolher a jovem Izabella Araújo Coelho da Silva que abraçou o projeto Voluntariado na Escola com muita disposição e vontade de servir.

Após diálogo entre ela e a equipe educativa, ficou decidido que ela assumiria na escola um reforço para alunos na área de leitura e escrita. Está sendo uma experiência muito rica, porque com

(7)

7

graciosidade e dedicação nossa mais nova voluntária está se destacando com um trabalho diferenciado em nossa Unidade Escolar. Parabéns Izabella! Seja muito bem vinda! Nós a acolhemos com amizade, carinho e gratidão!

GOIÂNIA-GO

• Dia 15 – Caminhada em prol da campanha “Eu sou do bem, eu sou de Deus” em uma tarde de sol, com grande alegria e animação Irmã Solange e as postulantes Cleise e Eloenia, partiram para uma aula diferente. Fizeram a caminhada na via do Romeiro deGoiânia até o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade-GO.

“Caminhamos com Maria rezando o terço na intenção de um mundo sem guerras, com mais amor no coração de toda humanidade, com paz e bem em nossas vidas”.

MIRACEMA-TO

Dia 25 – As Irmãs Franciscanas de Allegany participaram da Assembleia da CRB Regional de Palmas.

“Fomos desafiados a descermos a montanha e irmos pra nossas galileias”!

– Irmã Nara Maria

(8)

8 Noite Cultural

PALMAS-TO

Semana da Pátria:

“Contemplando o teu vulto sagrado,

Compreendemos o nosso dever,

E o Brasil por seus filhos amados,

poderoso e feliz há de ser!”

Hino à Bandeira do Brasil

• Dia 01 - O CESFA – Centro Educacional São Francisco de Assis iniciou a comemoração em torno da Semana da Pátria. Para dar início à programação, tivemos a socialização para o hasteamento da bandeira. Os alunos cantaram o Hino Nacional Brasileiro e rezaram pelo futuro do nosso país. Durante toda a semana, a escola terá atividades em sala de aula e momentos cívicos especiais até o dia do encerramento da Semana da Pátria.

PIQUEZEIRO-TO

Dia 02- Momentos de oração, espiritualidade, formação, entretenimento, diversão, estudo do Documento 85 e muito mais marcaram a tarde de formação com a juventude da Região São Mateus.

PIRES DO RIO – GO

• No Lar Franciscano o projeto de atender 30 famílias carentes vem sendo realizado pela Irmã Ana Cristina Vieira e associados durante todo final de semana. Nas fotos abaixo o grupo de crianças e pais participam de atividades como orientação, catequese, palestras e momentos de lazer.

(9)

9

PORANGATU – TO

• Dia 15 - Celebração do Jubileu de 60 anos da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Foi comemorado ainda, 75 anos da chegada dos frades no Brasil e na ocasião as Irmãs Franciscanas de Allegany foram homenageadas pelo trabalho prestado a vários anos nesta comunidade. Nas fotos: Coroação de Nossa Senhora, homilia, homenagem aos bispos da prelazia e às irmãs.

(10)

10

SANTARÉM-PA

As Irmãs Maria

Guiomar e Maria

Donizete celebraram

com a família o

sétimo dia de

falecimento do Sr.

Márcio na

comunidade Aracuri.

Irmã Maria Guiomar contribuiu dando seu apoio acompanhando a equipe de

Saúde nas comunidades Aracuri e Igarapéaçu.

”Foi uma Missão muito boa!”

Irmã Maria Donizete celebra

com a comunidade Nossa

Senhora Aparecida a

apresentação do grupo da

Crisma na comunidade local.

(11)

11

Grupo Mãe Terra: Jorge Coutinho

participou do encontro de movimentos

Sociais em Santarém representando o

Grupo.

“Vossa palavra é um facho

que ilumina meus passos. E

uma luz em meu

caminho” (Sl 118, 105).

Irmã Maria Donizete assessorou mais uma oficina de remédios naturais na comunidade Piraquara onde foi manipulado o sabão medicinal, bala de gengibre e garrafada. A Irmã Maria Guiomar estava lá dando seu apoio e foi feito também uma avaliação do trabalho para melhor

(12)

12

Dia 01. Ir. Edir de Freitas Pereira Dia 04. Ir. Lílian Cristina Pinheiro Dia 12. Ir. Maria do Socorro Rosal Dia 19. Cleise de Sousa Canté Dia 23. Ir. Goianira Silva

O cantor e compositor Ricardo Teles, 49 anos,

faleceu na manhã de 13 de setembro na

recepção da Santa Santa Casa de Misericórdia de

Anápolis. Ele estava em casa quando passou mal

e pediu à esposa para levá-lo ao hospital para ser

medicado. Ricardo teve um enfarto que o matou

quando ainda preenchia a ficha de atendimento.

Lamentamos a perda desse grande artista

anapolino.

“E o Irmão Sol Brilhou...” é uma publicação mensal das Irmãs Franciscanas de Allegany, Região Brasil. Favor enviar artigos e fotos para: secretariaregional@franciscanasgo.org.br até 25 de cada mês.

Referências

Documentos relacionados

Dentro desse pensamento de crescimento descontrolado e desordenado, ao mesmo tempo rodeado da utopia da sustentabilidade, a presente pesquisa volta seu olhar para a

A Corte resolveu, por unanimidade, que o Estado brasileiro deve, entre outras medidas: conduzir a investigação penal dos fatos, procurando esclarecê-los e determinar

Arrendatários e parceiros são mais prósperos e mais bem educados nas regiões onde a cultura da cana está concentrada, e existe uma correlação entre mercados de aluguel ativos e

Source: 2006 Census of Agriculture – IBGE.. Overall, Brazil follows the same pattern as most Latin American countries, with land use characterized by high inequality in

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

E studo epidemiológico descritivo no qual se levantou a prevalência do consumo de álcool entre estudantes de farmácia da Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís..

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar