• Nenhum resultado encontrado

AtoZ da UP. Catálogo de recursos electrónicos. Ana Gonçalves. Sónia Teixeira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AtoZ da UP. Catálogo de recursos electrónicos. Ana Gonçalves. Sónia Teixeira"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

AtoZ da UP

Catálogo de recursos electrónicos

Ana Gonçalves

Sónia Teixeira

(2)
(3)

iii

Índice

1

 

O que é o AtoZ ... 5

 

2

 

Como pesquisar no AtoZ ... 5

 

2.1

 

Pesquisa simples ... 6

 

2.2

 

Pesquisa avançada ... 7

 

2.3

 

Pesquisa integrada ... 10

 

2.4

 

Navegar por título ... 12

 

2.5

 

Navegar por assunto ... 13

 

2.6

 

Índice ... 14

 

(4)
(5)

5

1

O que é o AtoZ

O catálogo de recursos eletrónicos AtoZ produz uma lista dos títulos de livros e de revistas científicas acessíveis eletronicamente em texto integral na U.Porto, total ou parcialmente, dependendo da cobertura temporal do contrato assinado com as editoras. Os utilizadores podem percorrer a lista de periódicos disponíveis ou efetuar pesquisas por palavras no título, por ISSN, por assunto, por fornecedor ou por datas de acesso ao full text das publicações.

http://atoz.up.pt

2

Como pesquisar no AtoZ

Quando entramos na plataforma AtoZ, deparamo-nos com um menu de pesquisa constituído por vários separadores, com as seguintes funções:

- Títulos [visualização dos títulos por lista alfabética] - Pesquisar [possibilita a execução da pesquisa avançada]

- Assuntos [possibilita a procura pelos assuntos que estão indexados no AtoZ] - Índice [visualização das coleções que estão ativas no AtoZ da UP]

- Pesquisa integrada [possibilita a elaboração de pesquisas no EDS da UP] - Ajuda [guia de orientação para navegar no AtoZ]

(6)

6

2.1

Pesquisa simples

O separador “Títulos” permite uma visualização dos títulos por lista alfabética, e realizar pesquisas simples, este separador está em destaque. Permite elaborar uma pesquisa por palavras no título da revista, introduzindo no menu de busca a palavra ou palavras que tencionarmos recuperar, clicando no botão «Pesquisar/Search».

Figura 2 – Página de pesquisa simples

Exemplo: Neste caso, queremos recuperar todas as publicações que apresentem no título a palavra “Asthma”, a pesquisa devolve-nos 35 resultados. Obtemos, portanto, uma lista onde constam todas as revistas que contêm no título a palavra pesquisada.

(7)

7

2.2 Pesquisa avançada

O separador “Pesquisar” ou “Advanced search” permite fazer pesquisas avançadas, isto é, pode fazer procuras mais pormenorizadas, deve escolher esta opção introduzindo o termo que deseje recuperar na pesquisa. Pode realizar uma procura em diversos campos da base de dados (título, editor, ISSN, assunto), ou em todos em simultâneo. A busca pode ser efetuada de modo a encontrar revistas que englobem um determinado termo, que iniciem pelo referido termo ou que possuam exatamente aquele termo ou expressão no campo selecionado.

Figura 4 – Página de pesquisa avançada

(8)

8

Exemplo: Para recuperar apenas publicações periódicas que apresentem no título apenas a palavra “Asthma”:

Figura 6 – Caixa de pesquisa avançada

Iremos obter um resultado bastante restrito, ou até nulo, neste caso a pesquisa não devolve nenhum resultado, porque não existe nenhuma publicação periódica que apresente no título apenas a palavra “Asthma”.

(9)

9 Exemplo: Para recuperar publicações periódicas que contenham no título a palavra “Asthma”:

Figura 8 – Resultado da pesquisa avançada

Neste caso, alcançamos um resultado com 12 publicações, porque se recupera publicações periódicas que contém no título a palavra “Asthma”.

(10)

10

2.3 Pesquisa integrada

O separador “Pesquisa integrada” permite fazer buscas no EDS (EBSCO Discovery Service) da UP, isto é, ao efetuar uma pesquisa nesta caixa, será reencaminhado para a plataforma descoberta.up.pt e pesquisar em todos os recursos da UP, incluindo os catálogos das Bibliotecas das várias Faculdades.

Figura 10 – Pesquisa integrada [Ebsco Discovery Service]

Exemplo: Para fazer uma pesquisa deve colocar a(s) palavra(s) que pretende recuperar, neste caso, vamos pesquisar pela palavra-chave “Asthma” e apenas texto completo:

(11)

11 E será reencaminhado para a plataforma descoberta.up.pt onde poderá consultar o resultado obtido, neste caso temos mais de 1.000.000 publicações, pois pesquisar por palavra-chave é uma pesquisa demasiado abrangente.

(12)

12

2.4

Navegar por título

Temos a possibilidade de percorrer alfabeticamente esta lista, até recuperarmos um título pretendido. Por exemplo, podemos procurar o «Journal of Cognitive Psychology». Para isso, na lista alfabética, devemos entrar pela letra "J", escolher depois as iniciais "JO" e, finalmente, pesquisar o título pretendido.

Figura 13 – Página de pesquisa por ordem alfabética dentro dos títulos

Passamos as páginas de títulos, até descobrirmos o título escolhido. Neste caso, encontra-se na página 62 da lista “JO”. De seguida descemos com o cursor nesta página, até encontrarmos o «Journal of Cognitive Psychology».

Figura 14 – Página de pesquisa por título

Junto ao título são dadas algumas informações relativas à publicação, nomeadamente o ISSN, o editor e o assunto genérico. Assim como a indicação das datas a partir das quais a UP tem acesso, neste caso o acesso à publicação é possível a partir de 1996 até ao presente, mas com um embargo para os últimos dezoito (18) meses, exceto através da Taylor & Francis (B-on). Carregando em qualquer um dos links acede-se ao texto integral.

(13)

13

2.5

Navegar por assunto

O separador “Assuntos” permite navegar pelos temas que estão indexados no AtoZ da UP:

Figura 15 – Pesquisa por assuntos

Exemplo: Para navegar na lista de assuntos anexados no AtoZ basta selecionar o assunto que pretende explorar e depois irá percorrer uma lista de sub categorias associadas ao assunto que escolheu.

(14)

14

2.6

Índice

No separador “Índice” encontra uma lista com os fornecedores que contêm coleções ativas no AtoZ da UP e em “Lista de Títulos” pode ver detalhadamente os títulos de cada coleção.

Figura 17 – Página das coleções do AtoZ

Exemplo: Ao selecionar o separador “Lista de Títulos” da coleção “AACR Journal Suite” irá visualizar os títulos que lhe estão associados.

(15)

15

2.7 Ajuda

O separador “Ajuda” disponibiliza um guia de orientação básico para o utilizador adquirir as primeiras noções de como utilizar o AtoZ.

Referências

Documentos relacionados

A estruturação da gerência de atendimento do Poder Público, implementação de processos, execução de atividades que passaram a incorporar a prática diária na

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de

Condições de trabalho tão precárias como as expostas no presente artigo nos deixam indignadas e nos motivam a lutar por uma vida mais digna para as pessoas que são submetidas a

Doentes que recebem perfusões frequentes de Arédia durante um período de tempo prolongado, especialmente aqueles com doença renal pré-existente ou uma pré-disposição

Com o objetivo de interferir no metabolismo aeróbico das plantas, a partir da alteração da pressão parcial de oxigênio no interior das organelas, foram produzidas

Encaminhamos para providências, relação dos complementar de armazéns credenciados e aptos, conforme subitem 14.1 do Aviso em referência. Chapadão do Céu

Fábio Santos Carvalho¹, Ana Elisa Del’Arco Vinhas Costa² & Amauri Arias Wenceslau¹ Fábio Santos Carvalho¹, Ana Elisa Del’Arco Vinhas Costa² & Amauri Arias