• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DE VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM UMA

PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

DOMINGO, Andreia dos Santos

1

STEINHEUSER, Denise

1

CHIDICHIMA, Antonio Carlos

2

RESUMO

O agronegócio vem evoluindo cada vez mais no Brasil, uma das atividades que mais vem apresentando crescimento é a piscicultura, com destaque para a produção de tilápias, que representa 51,7% da produção nacional. Mediante isto, o presente estudo visa identificar a viabilidade da implantação de um tanque escavado em uma pequena propriedade rural. A metodologia empregada foi de natureza aplicada, utilizando-se de pesquisas bibliográficas e entrevistas para a obtenção de dados e resultados. A análise teórica baseou-se em ferramentas e conceitos da matemática financeira. O período de estudo foi de fevereiro a agosto de 2018, junto a produtores de tilápias e engenheiros de pesca. Pode-se concluir que a implantação deste projeto é viável para a propriedade.

Palavras-chave: viabilidade financeira e econômica, piscicultura, renda familiar.

____________________________

1 Pós-graduando do curso de Especialização Lato Sensu em Administração de Empresas, do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG campus Toledo.

2 Professor orientador do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG campus Toledo

(2)

1. INTRODUÇÃO

Através do presente estudo de caso, busca-se analisar a possibilidade da implantação da piscicultura em uma pequena propriedade rural que atualmente atua no ramo da pecuária leiteira, localizada no interior de Marechal Cândido Rondon.

A área de estudo, adotada será a Administração financeira, abrangendo a sub-área de análise de investimento, dando ênfase a avaliação das técnicas de orçamento de capital, por meio das ferramentas da matemática financeira como o VPL, TIR, MTIR, bem como suas demais abrangências.

O principal objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de implantação do projeto, bem como, identificar os investimentos de infraestrutura necessária à implantação da produção de tilápias, elaborar uma projeção de fluxo de receitas, custos e despesas envolvidos na presente atividade.

Para o estudo de viabilidade do projeto utiliza-se da matemática financeira, pois é preciso saber qual o retorno deste investimento, qual o montante a ser investido, se for utilizar de financiamentos precisa-se saber se a taxa de juros proposta é atrativa, se não se faz necessário de um financiamento, da mesma forma é preciso saber se é viável investir neste projeto ou ainda, ou buscar novos possíveis investimentos.

A viabilidade do investimento será analisada a partir do retorno do capital, do tempo de recuperação e das taxas de retorno, em função de um custo de oportunidade de capital. Através da coleta e análise destes dados, pode-se analisar qual será o resultado do projeto: inviável – no qual se verifica que outras formas de investimento serão mais rentáveis que este projeto; viável – onde se constata que este projeto é mais rentável que outras formas de investimentos analisados, ou ainda indiferente – independentemente de qual das alternativas analisadas o investidor escolher vão lhe trazer resultados muito semelhantes.

Além de verificar a viabilidade do projeto e aprimorar conhecimentos, o presente estudo de caso, poderá ser utilizado como ferramenta de base para a aquisição de possíveis financiamentos, poderá ainda implementar a renda familiar, suprir a demanda de tilápias da região, bem como, incentivar outros pequenos proprietários da região, a fazerem o uso desta prática.

(3)

2. DESEMVOLVIMENTO

O agronegócio vem evoluindo cada vez mais no Brasil, uma das atividades que mais vem se destacando é a piscicultura, além de ser a proteína animal mais saudável, esta pratica também se caracteriza por ser uma atividade familiar.

Para Petersen (2017), assim como o homem aprendeu outras atividades relacionadas ao agronegócio, o mesmo também pode aprender a cultivar o pescado, ainda, considerando-se as facilidades obtidas através das novas tecnologias, deve-se ressaltar que antes de se dar início deste a este projeto, como forma de investimento deve-se realizar levantamentos e estudos visando a viabilidade do mesmo, uma vez que,várias empresas de diferentes ramos de atuação acabam entrando em falência em seus primeiros anos de atuação, justamente por não realizarem estudos neste sentido.

No Brasil a criação de espécies exóticas como a tilápia, a carpa, a truta e acatfish americana, mostra uma grande vantagem sobre as nativas, em relação ao conhecimento técnico e cientifico disponível, tanto no campo da biologia, quanto no campo da tecnologia da produção. Além disso, a tilápia se destaca devido a qualidade de sua carne, que é apreciada a nível mundial, e também pela facilidade que apresenta para a criação em diferentes sistemas de produção (ZIMMERMANN e FITZSIMMONS, 2004).

As tilápias são originárias da África, sendo que as pesquisas para a criação desta espécie tiveram início no início do século XIX. No Brasil a espécie foi introduzida em 1971, por intermédio do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) nos açudes do Nordeste, e a partir daí difundiu-se para todo o país (PROENÇA e BITTENCOURT, 1994).

Em 2017, o Brasil foi o responsável pela produção de 697 mil toneladas de peixes, resultado 8% superior ao do ano anterior (640,5 mil toneladas), segundo a Associação Brasileira da Piscicultura, a Peixe BR.

Nosso pais obteve uma receita bruta anual de R$ 4,7 bilhões referente a piscicultura de 2017. Nesta atividade a espécie cultivada que mais se destaca é a tilápia, sendo a mais cultivada e representando 51,7% da piscicultura nacional, com mais de 357,6 mil toneladas produzidas. Com essa produção, o país já pode ser considerado o quarto maior produtor de tilápia do mundo.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil exportou pouco menos de US$ 150 milhões em pescado em 2017, para 2018 estima-se um aumento de 10% na exportação.

(4)

2.1 REVISÕES DE LITERATURA

De acordo com Gitman (2013), a área de finanças pode ser definida como sendo a arte e a ciência de administrar o dinheiro. Finanças referem-se ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos no processo de transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.

Na Administração Financeira o objetivo econômico das empresas é a maximizar seu valor de mercado, aumentando assim, a riqueza de seus proprietários, que podem ser acionistas de sociedades por ações, ou então, de sociedades por cotas (HOJI, 2012).Ainda de acordo com o autor, em decorrência das mudanças no ambiente econômico às atividades do administrador financeiro estão cada vez mais complexas, tendo por principais funções a análise, planejamento e controle financeiro, a tomada de decisões em relação a investimentos, bem como a tomada de decisões a respeito de financiamentos.

Para Gitman (2010), um investimento pode ser definido como um desembolso de fundos realizado na expectativa de produzir benefícios, como uma forma de adquirir capital que possa agregar valor à empresa e gerando maior lucratividade.

Para o estudo de viabilidade do projeto utiliza-se da matemática financeira, pois é preciso saber qual o retorno deste investimento, qual o montante a ser investido, se for utilizar de financiamentos precisa-se saber se a taxa de juros proposta é atrativa, se não se faz necessário de um financiamento, da mesma forma é preciso saber se é viável investir neste projeto ou ainda, ou buscar novos possíveis investimentos.

Para a opção de financiamento precisa-se analisar qual a taxa de juros, e ainda qual a forma de capitalização do mesmo, se serão capitalizados diariamente, mensalmente, trimestralmente, por semestre ou ainda anualmente. Os juros são classificados em dois tipos: juros simples ou compostos.

Juros simples: de acordo com Silva (2009), quando somente o valor principal rende juros, após cada período de capitalização, ao longo da vida do investimento.

Juros compostos: segundo Silva (2009), este ocorre quando após cada período de capitalização o valor principal tem incorporação dos juros, passando assim o montante final a render juros.

É de suma importância que o gestor compreenda os principais princípios econômicos dos mercados financeiros para a tomada de decisão em relação ao investimento. A teoria da Administração financeira fornece inúmeras fórmulas para avaliar à viabilidade de

(5)

investimentos, alguns dos métodos mais utilizados no âmbito acadêmico e organizacional são a TIR, VPL, TMA, o risco, fluxo de receitas, bem como custos e despesas.

A taxa de retorno interna (TIR), de acordo com Silva (2009), permite descobrir e comparar o rendimento de um investimento com outro, possibilitando assim verificar qual destes é mais vantajoso, para Gitman (2010), a TIR é uma sofisticada técnica de orçamento de capital, sendo uma taxa de retorno composta que a empresa obterá ao investir em um projeto, levando em consideração as entradas de caixa prevista.

O valor presente líquido (VPL) é o critério mais recomendado por especialistas em finanças para a tomada de decisão em relação a investimentos, isso porque o VPL considera o valor temporal do dinheiro, ou seja, um recurso disponível hoje vale mais do que amanhã, pois este pode ser investido e gerando juros. Além disso, permite uma decisão mais assertiva quando há dois tipos de investimentos, uma vez que ao considerar os fluxos futuros a valores presentes, os fluxos podem ser adicionados e analisados conjuntamente (Fonseca & Bruni, 2010).

A taxa mínima de atratividade (TMA) que é a taxa mínima que se espera de retorno referente ao investimento realizado, esta deve ser maior que o juro de seu financiamento, deve-se analisar outros meios de investimentos, possibilitando assim a comparação de ambos e auxiliando na tomada de decisão. O retorno do investimento deve ser maior que a TMA.

Quando se projetados no futuro os dados do fluxo de caixa, não se deve desprezara probabilidade de que os números estimados não se materializem. Dessa forma, a taxa de desconto a trazer os fluxos de caixa a valor presente deve levar em consideração os riscos a que o projeto de investimento está sujeito.

De acordo com Frank Knight (1921) a incerteza deve ser entendida num sentido radicalmente distinto da familiar noção de risco, da qual nunca foi convenientemente separada. A incerteza mensurável, ou o risco, é tão diferente de incerteza não mensurável que, de fato, não é, de modo algum, uma incerteza. O termo incerteza deve ser referido aos casos não quantitativos, estes se referem ao o ato de correr o risco.

Stiglitz (1993) ressalta que, o risco em um modelo com assimetrias de informações irredutíveis, é o custo a ser assumido por um agente econômico decorrente da incerteza em relação às conseqüências de suas ações associadas ao valor dos vários ativos.

O fluxo de caixa é uma demonstração visual das receitas e despesas ordenadas em uma linha do tempo futuro, viabilizando a tomada de decisões futuras, além de possibilitar o controle das despesas da empresa, uma vez que este está relacionado às entradas e saídas do saldo financeiro (ZDANOWIK,2001).

(6)

Os custos podem ser definidos como sendo gastos relativos a bens ou serviços, a serem utilizados na produção de outros bens ou serviços. Porém o custo é também um gasto. As despesas por sua vez, são definidas como sendo um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Um exemplo disso pode ser a comissão paga a um vendedor, este é um gasto que se torna imediatamente uma despesa (MARTINS, 1996).

A decisão de financiamento visa determinar a melhor forma de financiar as operações e os investimentos em ativos de longo prazo, bem como, determinar a estrutura de capital mais adequada, ou seja, qual o percentual de capital próprio e de terceiros que se deve ter e quais os custos de capital. Normalmente, as decisões de investimentos são tomadas pelos proprietários do negócio, buscando as taxas de juros mais adequadas ao plano de negócio proposto (PANEGALLI, 2003).

O projeto deve ser classificado como:

Inviável – onde se constata que outras formas de investimento serão mais rentáveis que este projeto.

Viável – quando o projeto se apresenta sendo mais rentável que as outras formas de investimentos analisados.

Indiferente – independentemente de qual das alternativas analisadas o investidor escolher vão lhe trazer resultados muito semelhantes.

3. METODOLOGIA

A pesquisa é um conjunto de ações que são propostas a fim de solucionar um problema, tendo por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações suficientes para que este seja solucionado (GIL 1999). De acordo com Demo (2000), nenhum tipo de pesquisa é auto-suficiente, todas as pesquisas são ideológicas, uma vez que implica no posicionamento implícito por trás de conceitos e números, a pesquisa prática faz isso explicitamente. Todas as pesquisas precisam de fundamento teórico e metodológico e só têm a ganhar se conseguirem apontar possibilidades de intervenção ou localização concreta.

As pesquisas podem ser classificadas de diferentes formas, suas formas mais clássicas em que se apresentam são: quanto a natureza, subdividindo-se em pesquisa básica ou aplicada; quanto aos objetivos, podendo ser exploratória, descritiva ou explicativa; ou ainda quanto aos procedimentos.

(7)

Na elaboração deste trabalho, a pesquisa utilizada foi de natureza aplicada, utilizando-se de pesquisas para a obtenção de dados e resultados.

Este trabalho será de abordagem qualitativa, que de acordo com Prodanov e Freitas (2013), leva em consideração uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. Esta não se utiliza de métodos ou técnicas estatística numéricas, uma vez que não podemos traduzir em números seu resultado.

Quanto ao objetivo da pesquisa, esta pode ser classificada como exploratória. Ainda de acordo com Prodanov e Freitas (2013), uma pesquisa exploratória consiste em proporcionar mais informações a respeito do assunto a ser investigado, possibilitando sua definição e delineamento, delimitando o tema da pesquisa.

Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como sendo bibliográfica e experimental, pois esta será baseada em estudos bibliográficos e entrevistas.

Pretende-se, primeiramente, coletar as informações necessárias em relação ao investimento inicial, seus gastos, procedimentos e técnicas. Com base nestes dados pretende-se buscar informações junto a possíveis compradores, sendo estes, um mediante contrato e outro sem, e a partir daí, verificar quais são suas exigências, de que forma é elaborado o preço a ser pago, e qual será este preço.

Após a verificação das exigências será necessário realizar orçamentos que possam melhor atende-las.

(8)

4. RESULTADOS E DISCUÇÃO

De acordo com o quadro 1, podemos analisar os itens que compõem o custo estimado do investimento necessário para a implantação de um tanque escavado de 8.000 metros de lamina d`agua, com capacidade para alocar 200.000 peixes, o equivalente a 25 tilápias por m2.

INVESTIMENTO INICIAL

Item Unidades Valor Unit. Valor

Aerador 12 R$ 3.700,00 R$ 44.400,00 Tratador de peixes 1 R$ 14.000,00 R$ 14.000,00 Estimativas horas maquina 244 R$ 180,00 R$ 43.920,00 Silo para ração 1 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Gerador trifásico - 15KVA 1 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00

Licenças R$ 5.000,00

Conjuntos de quadros elétricos 12 800 R$ 9.600,00

TOTAL R$ 144.920,00

Quadro 1: Investimento inicial.

Fonte de dados: elaborado pelas autoras.

Como podemos verificar, o investimento inicial será de $ 144.920,00, para a execução deste projeto o produtor irá utilizar-se de recursos próprios, ou seja, não tem a necessidade de buscar financiamentos, uma vez que já dispõe do valor.

Verifica-se que 25,68% do investimento inicial é referente a aquisição de aeradores, isso se dá devido à alta densidade de tilápias por m2, quanto maior a densidade de peixes, maior será a densidade de aeradores necessários para suprir a necessidade de oxigenação da agua.

O quadro 2 demonstra os custos fixos gerados pelo investimento:

CUSTOS FIXOS

Item Quantidade Valor Mensal Custo total por lote

Mão-de-obra Salario 1 R$ 1.200,00 R$ 22.650,60 Encargos trabalhistas R$ 687,55 Depreciação 1 R$ 86.400,00 Manutenção de estrutura 1 R$ 10.220,00

Total de custo fixo R$ 119.270,60

Quadro 2: Custos fixos.

(9)

Os custos fixos para este investimento são compostos pelo pagamento de salário, que representa 19% do custo fixo total, neste caso somente um funcionário é capaz de atender a demanda, uma vez que, os equipamentos são todos automáticos ou semiautomáticos, permitindo assim agilidade aos processos.

A depreciação das maquinas e equipamentos corresponde a 72,44% dos custos fixos totais, baseando-se na depreciação anual de 10%.

E por fim, a manutenção da estrutura, que representa 8,56% dos custos fixos totais, se fazendo necessária sempre que o tanque for esvaziado.

A seguir o quadro 3 demostra os custos variáveis identificados na implantação deste projeto:

CUSTOS VARIÁVEIS

Itens Valor por lote

Rações R$ 477.720,00

Pro biótico R$ 4.000,00

Energia elétrica R$ 26.000,00

Custo variáveis total R$ 507.720,00

Quadro 3: Custos variáveis.

Fonte de dados: Elaborado pelas autoras.

Analisando-se este quadro pode-se perceber que 94% dos custos variáveis são representados pela ração. Uma possível forma de se diminuir este custo pode ser através da busca de associação com cooperativas de região.

Os gastos com pró bióticos representam 0,78% dos custos variáveis, e o consumo de energia elétrica representa 5,12%.

O projeto foi desenvolvido considerando-se o período de produção das tilápias em 8 meses, desta forma, intercalando-se a produção anual, sendo de no primeiro ano um lote, no segundo ano 2 lotes, terceiro ano um lote novamente, e assim sucessivamente.

De acordo com o fluxo de receitas, apresentado a seguir no quadro 4, podemos analisar uma projeção dos resultados desejados a partir da implantação deste projeto, bem como a variação dos custos conforme o número de lotes produzidos anualmente.

(10)

Fluxo de receitas

Descrição Previsão Previsão Previsão Previsão Previsão

Ano 1 2 3 4 5 ENTRADAS Previsão de recebimento vendas 653.600,00 1.307.200,00 653.600,00 1.307.200,00 653.600,00 TOTAL DAS ENTRADAS 653.600,00 1.307.200,00 653.600,00 1.307.200,00 653.600,00 SAÍDAS Folha de pagamento 14.400,00 14.400,00 14.400,00 14.400,00 14.400,00 Encargos 8.250,60 8.250,60 8.250,60 8.250,60 8.250,60 Energia elétrica 39.000,00 39.000,00 39.000,00 39.000,00 39.000,00 Manutenção de instalações 10.220,00 20.440,00 10.220,00 20.440,00 10.220,00 Alevinos 28.000,00 56.000,00 28.000,00 56.000,00 28.000,00 Depreciação 13.992,00 12.592,80 11.333,52 10.200,17 9.180,15 Ração 556.000,00 878.000,00 556.000,00 878.000,00 556.000,00 Pro biótico 6.000,00 6.000,00 6.000,00 6.000,00 6.000,00

TOTAL DAS SAÍDAS 675.862,60 1.034.683,40 673.204,12 1.032.290,77 671.050,75 1 (ENTRADAS - SAÍDAS) -22.262,60 272.516,60 -19.604,12 274.909,23 -17.450,75 2 SALDO ANTERIOR -22.262,60 250.254,00 230.649,88 505.559,11 3 SALDO ACUMULADO (1 + 2 ) -22.262,60 250.254,00 230.649,88 505.559,11 488.108,36 4 NECESSIDADE EMPRÉSTIMOS 5 SALDO FINAL (3 + 4) -22.262,60 250.254,00 230.649,88 505.559,11 488.108,36

Quadro 4: Fluxo de receitas.

Fonte de dados: Elaborado pelas autoras.

Através da análise do fluxo de receita é possível identificar que a partir do segundo ano o investimento passará a gerar retorno, apresentando resultados positivos.

(11)

A taxa mínima de retorno(TMA) proposta para este investimento fosse aceito foi de 20% ao ano.

Através da análise dos resultados obteve-se uma TIR (taxa interna de retorno), de 94,06%, ou seja, este projeto irá gerar uma taxa anual de retorno de 94,06%.

O VPL (valor presente líquido), obtido através deste estudo foi de R$ 588.760,52, ou seja, este é valor que se espera obter ao final do 5° ano de atividades deste projeto.

5. CONCLUSÃO

O presente trabalho baseou-se na busca de dados, e a partir destes, desenvolveram-se muitos estudos a fim de identificar a viabilidade da implantação deste.

Pode-se observar que o valor do investimento inicial é bastante expressivo, porém como o dono da propriedade em questão já possui este montante não se fez necessária a busca por linhas de empréstimos ou financiamentos.

O resultado obtido ao final desta análise foi positivo, ou seja, este é um investimento viável segundo as condições aqui analisadas, uma vez que, a partir do segundo ano de atuação do projeto o mesmo já começa a pagar o investimento inicial.

Vale ressaltar que 94% do total de custos é oriundos do consumo de rações acredita-se que uma parceria com cooperativas da região poderia ajudar a diminuir o valor estes, visando uma rentabilidade ainda maior.

(12)

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PSICULTURA https://www.peixebr.com.br/> Acesso em 15 jan. 2018.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FONSECA, Y. D.; BRUNI, A. L. Técnicas de avaliação de investimentos: uma breve revisão da literatura. Portal de Desenvolvimento da Bahia < http://www.desenbahia.ba.gov.br/uploads/2308201122384375Artigo_05.pdf > Acesso em: 14 fev. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2010.

HOJI, M. Administração Financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Knight, F. H. (1921). Risk, uncertainty and profit.Washington, DC: Beard Books. MARTINS, E. Contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas,1996.

PANEGALLI, J. C. Facilitador PACE, do processo de diagnóstico, planejamento, gestão

integrada e compartilhada nas organizações empresariais: uma proposta de dissertação

(Programa de Pós Graduação da UDESC/ESAG). Florianópolis: UDESC/ESAG, 2003.

PETERSEN, Marcelo Guilhermino P484a Análise de desempenho financeiro na

piscicultura em tanque-rede / Marcelo Guilhermino Petersen. – – Jaboticabal, 2017 xviii,120

p.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.

PROENÇA, C.E.M.; BITTENCOURT, P.R.L. Manual de Piscicultura Tropical. Brasília: IBAMA, 1994.196p.

SILVA, C. H. Análise de investimentos: projeto supervisionado MS777. http://vigo.ime.unicamp.br/Projeto/2009-2/MS777/ms777_clesio.pdf> Acesso em 15 fev. 2018.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de caixa. 10ª Edição. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.

ZIMMERMANN, S.; FITZSIMMONS, K. Tilapicultura intensive. In: José Eurico Posseibon Cyrino, Elisabeth Criscuolo Urbinati, Débora Machado Fracalosi, Newton Castagnolli (Editores), Tópicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva, São Paulo: TecArt, Cap.9, p. 239-266, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Intestinal histology of jundiás Rhamdia quelen supplemented with different Dietary Fiber Concentrates DFCs Treatments1 Control CP 5 MG 5 PN 5 βg+M 5 MG 10 PN 10 βg+M 10...

O primeiro usuário cadastrado e somente ele terá prerrogativas de administrador do sistema. Diferentemente dos demais, ele terá acesso aos módulos de cadastro

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Trong đó:  V : tốc độ gió thiết kế m/s  At : diện tích của kết cấu hay cấu kiện phải tính tải trọng gió ngang m2  Cd : hệ số cản được quy định

Por não se tratar de um genérico interesse público (lato sensu), compreendido como respeito ao ordenamento jurídico, mas sim de um interesse determinado, especial e titularizado