• Nenhum resultado encontrado

possuíam os requisitos exigidos. Foi destacada, ainda, a importância do processo de monitoramento mensal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "possuíam os requisitos exigidos. Foi destacada, ainda, a importância do processo de monitoramento mensal."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO

DEPARTAMENTO DE COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL COORDENAÇÃO-GERAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

MEMÓRIA DE REUNIÃO Data: 14 de setembro de 2011

Local: Salas de videoconferências do SEBRAE Nacional e dos SEBRAEs estaduais Horário: 14h00min às 18h00min

Tema: 3ª Videoconferência GTP APL e Núcleos Estaduais 2011 – Região Nordeste Participantes: (ver lista de presença)

I. Relato

I.1. 14h15 às 14h25: Abertura

1. Margarete Gandini, Coordenadora-Geral de Arranjos Produtivos Locais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, fez a abertura da videoconferência saudando a todos e ressaltando a importância da participação dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs – NEs nesse espaço de troca de informações e conhecimento. Os demais participantes do GTP APL se apresentaram e a palavra foi passada aos estados para apresentação e exposição sobre a situação atual dos NEs. I.2. 14h25 às 15h25: Estágio atual dos NEs

2. Por parte do estado de Alagoas, estavam presentes representantes do SEBRAE/AL, Ronaldo Mendes, e do Banco do Brasil, Vanderson e Paulo – BB/AL. Flaviana, Coordenadora do NE/AL, relatou que o Programa de Arranjos Produtivos Locais – PAPL, criado em 2004, é coordenado pelo SEBRAE e pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico – SEPLANDE/AL. Mencionou que há sessenta parceiros que participam e acompanham as reuniões do Programa. Informou que a partir do começo desse ano vigente (2011) algumas mudanças ocorreram, e estão ocorrendo, no que se refere à gestão, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado – SDE e que, futuramente, será criado o Fóruns dos APLs, espécie de Conselho Deliberativo. O novo formato do Programa vai incrementar ações e integrações entre as instituições. Diversos mecanismos estão sendo estruturados, como por exemplo, o Edital para Projetos Produtivos em conjunto com o BNDES no valor de 5 milhões de reais. A estratégia de longo prazo é para diversificação da economia local. Citou ainda as rodadas de negócio como parte da metodologia do PAPL.

3. No Ceará, estavam presentes representantes da Secretaria das Cidades, do SEBRAE/CE, do Instituto Euvaldo Lodi – IEL e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFET e Marcelino do Agropolo/CE. Francisco Chagas, Coordenador do NE/CE, relatou que a partir de 2007 o NE/CE foi estruturado, e desde então realiza reuniões e discussões anuais de planejamento e de revisão dos APLs prioritários, os quais hoje são 11, sendo que 5 deles possuem Plano de Desenvolvimento Preliminar – PDP. Paralelamente, as Secretarias do Desenvolvimento Agrário e das Cidades possuem editais em prol do fortalecimento de cadeiras produtivas, com foco nos

(2)

gargalos existentes. O NE/CE desenvolve a estratégia de buscar editais abertos e propor novos para os Ministérios, oferecendo uma contrapartida. O Coordenador mencionou que há ações do Estado junto a associações para que haja um fortalecimento no setor produtivo. Citou que foram criadas matrizes institucionais com levantamento de ações realizadas nos APLs por cada instituição e nas localidades, para que não haja sobreposição de ações. Destacou que há 29 instituições no NE/CE e que as reuniões entre eles ocorrem a cada 2 meses.

4. No estado da Bahia, participaram Márcio Correia e Flávia, representantes do SEBRAE/BA, e o Coordenador do NE/BA, Luiz Calmon – Secretário de Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado – SICM. Este informou que o NE foi criado em 2007, contendo a seguinte estrutura: Conselho Consultivo – formado por secretários de estado; Grupo Executivo; e Instituições Parceiras. Também mencionou o Programa Progredir, uma parceria entre Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, para promover o desenvolvimento de APLs. Foi citada a existência de 600 microempresas de cerâmica vermelha cadastradas na região, de forma que existe o intuito de implantar 2 APL’s. Para isso, estão fazendo um diagnóstico do processo produtivo.

5. No estado do Maranhão, estavam presentes representantes do SEBRAE/MA - João Martins, do BB/MA, e Sérgio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – SEDIC, que relatou a ocorrência, em maio de 2011, de visitas aos NE’s do Ceará e de Sergipe para troca de informações e experiências; informou que o NE/MA foi instalado em junho do corrente ano. Mencionou que a Secretaria Executiva do NE se reuniu para traçar estratégias de atuação e para elaborar o PPA 2012/2015. João Martins relatou as experiências do SEBRAE/MA entre 2002 e 2004, quando houve uma interrupção das ações. Existiram tentativas de retomada em 2007 e 2008, mas também foram descontinuadas. Também, mencionou a preocupação de trabalhar todos os PPA’s conjuntamente, para não existir sobreposição, considerando sempre os APL’s já trabalhados e a necessidade de colocar mais recursos nos mesmos. Citou a existência de um edital conjunto com o BNDES, que dispõe de recurso do fundo maranhense de combate à pobreza. Sérgio citou que acontecerá a 2ª Feira Tecnológica do Maranhão em parceria com o SEBRAE local, de 13 a 16 de outubro. 6. Na Paraíba, participaram representantes do SEBRAE/PB, Juacir e Gorete, e da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – SETDE, Antônio Teixeira. O coordenador do NE/PB, Antônio, informou que a relação entre os parceiros estaduais ainda está em fortalecimento. Citou o projeto “Empreender Paraíba”, cujo objetivo é conceder crédito aos empreendedores ou grupos organizados em prol do desenvolvimento local. Relatou a liberação de crédito por parte do BNDES no valor de 5 milhões de reais para contemplar projetos produtivos de 22 cooperativas e acrescentou que a primeira parcela já havia sido liberada. Mencionou a grande dificuldade em buscar instituições para apoiar o NE/PB, bem como a possibilidade de existência de ações repetidas desenvolvidas por essas. Em agosto do corrente, houve visita ao NE/SE. Em relação aos APLs prioritários, foram selecionados 10, os quais ainda devem ser referendados pelo Conselho Consultivo. O coordenador citou o SEBRAE como um grande parceiro, o qual está disponibilizando cursos de capacitação para os integrantes dos APL’s. Foi destacado também que recentemente a região do Cariri concorreu a um apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA e tem a possibilidade de receber a importância de 50 milhões de dólares.

(3)

7. Estavam presentes em Pernambuco representantes do SEBRAE/PE – Jussara -, da Secretaria de Agricultura - Marcos Ferraz e Marcelo Rabelo – e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER - José Henrique. Foi mencionado que haverá em outubro reunião para a retomada dos trabalhos e indicação de nome dos representantes do NE. Marcos Ferraz citou o desenvolvimento de coleta de dados para a construção de uma base tecnológica de tudo o que é produzido e comercializado no estado. Além da proposta de elaboração de 31 Planos Territoriais de redes produtivas, separados de acordo com a produção e com a divisão geopolítica. Dos 65 APL’s, foram sinalizados 31 para serem trabalhados nos Planos Territoriais.

8. No Piauí, participaram representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – SEDET, da Embrapa, da Secretaria do Turismo, da Agência de Fomento, da Codevasf, do SEBRAE/PI. Maria Ivani, Coordenadora do NE/PI, informou a criação deste em 2007 e a descontinuidade dos trabalhos em função das mudanças de políticas do estado e do MDIC. Dos 11 APLs priorizados, 6 possuem PDP. O primeiro edital com o BNDES lançado em 2009 foi cancelado, o 2º está prestes a ser lançado. O NE/PI também elaborou matriz de ações institucionais e, a partir dessa, agenda de trabalho. Mencionou também a articulação em prol de promover um workshop com o objetivo de aproximar academia e setor produtivo, intencionando aprimorar a elaboração de projetos. A coordenadora citou ainda a especialização de gestores de APLs realizada em 2009, em que se formaram 27 estudantes. Estão negociando com a Codevasf um curso similar para o Piauí.

9. Em Sergipe, estavam presentes, Sudanês, Deborah e Gilva, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciencia e Tecnologia – Sedect. A primeira, Coordenadora do NE/SE, citou a iniciativa de visitar as prefeituras dos APL’s com o objetivo de fortalecer a relação e a aproximação para institucionalizar parcerias. Mencionou que o Edital com o BNDES está em vias de liberação de recursos. Destacou o projeto do Senar que possui cursos gratuitos para os produtores dos APL’s/SE e a parceria com o SEBRAE local direcionando cursos para a organização das olarias de cerâmica vermelha. Citou, ainda, a visita do NE/SE ao NE/AL para observar a estrutura. Está pendente a validação de 3 PDPs, totalizando 8 construídos naquele estado.

10. Estavam presentes no Rio Grande do Norte representantes do SEBRAE/RN, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico - SEDEC e uma gestora de APL, a Senhora Verônica. Auxiliadora, do SEBRAE, informou que o NE está em processo de reestruturação, sendo assim, aceitariam sugestões de outros NE’s.

11. Aberto espaço para perguntas, Ronaldo, do SEBRAE/AL, perguntou se os demais estados tinham a mesma estrutura de Alagoas: cada um dos 13 APLs tem um gestor (pessoa terceirizada), com carro e telefone disponíveis. Ao longo dos anos foram captados mais de 100 milhões para os APLs. Sudanês, do NE/SE, informou que foram contratados gestores terceirizados, mas que para o próximo ano, estarão atuando apenas os técnicos da própria Secretaria. Sugeriu que o MDIC pensasse em como a questão pode ser trabalhada. Citou a especialização do CNPq e a importância de manutenção desse tipo de curso.

12. Já o NE/MA abordou do Programa anterior do Governo Estadual em parceria com o SEBRAE em que, dos 21 APLs eleitos, 10 foram selecionados para receber acompanhamento de gestores, os quais passaram por processo seletivo e

(4)

possuíam os requisitos exigidos. Foi destacada, ainda, a importância do processo de monitoramento mensal.

13. O NE/CE expôs que a seleção de APL pressupõe a existência de liderança (instituição) específica, a qual é responsável por verificar lançamento de projetos, etc. O Coordenador apontou a seguinte questão: deve-se capacitar os gestores ou a governança? Acredita-se que o foco deve ser nas lideranças formadas por empreendedores e que esses devem ser capacitados em gestão.

14. O SENAI se colocou à disposição para trabalhar em parceria com os estados.

I.2. 15h25 às 16h25: Implementação dos Programas SEBRAETec e SEBRAE Mais nos APLs e a Convergência das demais políticas do estado com a política de APLs

15. Em relação aos projetos coletivos SEBRAETEC e Sebrae Mais, editais do BNDES e as convergências das políticas Industriais do Estados e das demais políticas com os APL’s.

16. Flaviana destacou que o NE/AL tem trabalhado na convergência de políticas públicas para impedir sobreposições, mas há dificuldade. Mencionou a junção entre governo e SEBRAE para o fortalecimento na área de ovinos e caprinos. Há também uma forte ligação e cooperação entre as faculdades do estado e o NE/AL. Abordou a questão do edital do BNDES, firmou–se o convênio e estão no aguardo de repasse dos recursos.

17. Flávia, do SEBRAE/BA, mencionou a existência dos Programas SEBRAE Mais e SEBRAETEC nos 11 APL’s trabalhados, pelo SEBRAE em parceria com o Governo Estadual e BID, de acordo com o modelo de redes empresariais. Além disso, falou da existência de recursos para esses Programas em 2011 e 2012. Foi citado o aprimoramento e a implementação previstos de um projeto estruturante para os setores de Tecnologia da Informação – TI e Confecções.

18. O NE/CE informou que não houve tempo de conversar com o SEBRAE para tratar da articulação dos Programas. Questionou como ficam os empreendedores não formalizados, já que o foco seria em projetos coletivos, permitindo apenas o trabalho com APLs já estruturados. Margarete Gandini, do MDIC, informou a existência de gargalos tecnológicos comuns nos PDP (tais como: matriz energética, resíduos sólidos, dentre outros), o que justifica o fomento aos projetos coletivos.

19. O SEBRAE/CE expôs as parcerias locais com o IEL e com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para trabalhar individualmente, existindo a possibilidade de reforçar os trabalhos coletivos. O Coordenador Francisco Lopes colocou que a Política Industrial do Estado é focada em grandes empreendimentos, existindo um Conselho definidor das políticas estaduais. Ainda, destacou que estão sendo criadas 120 escolas profissionalizantes para atender demandas de mão-de-obra qualificada.

20. O SEBRAE/MA destacou a finalização do Plano Plurianual – PPA e a inserção do SEBRAE/MA em todas as ações específicas do SEBRAETEC e do SEBRAE Mais. Referente à convergência das Políticas, foi mencionada a existência de um

(5)

Conselho de Macropolíticas responsável por fazer sinalizações de investimentos. Na próxima reunião do NE, as instituições apresentarão ações e diagnósticos com dimensão de impacto. Foi citado ainda o Observatório SEBRAE da Economia Maranhense (http://www.observatorio.ma.sebrae.com.br).

21. Na Paraíba, mencionou-se o encerramento da construção do PPA/SEBRAE, tendo sido destinado recursos para os Programas em questão. A representante do SEBRAE/PB, Gorete, espera que a atuação seja com APLs e que as soluções do Programa SEBRAE Mais sejam mais abrangentes. O Coordenador Antônio mencionou que já estão sendo liberadas parcelas do edital com o BNDES para algumas associações locais. Destacou, ainda, que estão sendo elaborados os PDPs dos APLs de Quartizito e Têxtil.

22. O SEBRAE/PE informou que, em função dos gargalos de difusão tecnológica, já havia sido previsto recurso para se trabalhar com APLs. Ainda, viu a importância de rearticular a governança e a coordenação do NE/PE.

23. No Piauí, Ivani mencionou que desde a 1ª videoconferência o SEBRAE sinalizou interesse de trabalhar em conjunto. Espera aproximar contato e estar atuando em breve.

24. Em Sergipe, Sudanês mencionou que uma Política Industrial foi construída de outubro a fevereiro junto com a ABDI e parceiros estaduais. Falou da convergência entre as ofertas do Governo Federal (ações para MPEs, PEIEX, SIBRATEC, CVTs) com a Política de Desenvolvimento Regional do Estado, a fim de não causar a perda de recursos. Destacou a importância da profissionalização e, assim sendo, as faculdades são grandes parcerias. Em relação ao SEBRAETEC e Sebrae Mais, há ações específicas para que não haja sobreposição.

I.3. 17h20 às 17h30: Encerramento

25. No encerramento, Margarete Gandini ratificou a importância desses encontros e destacou os pontos importantes tratados: planejamento, monitoramento e avaliação; importância da integração das ações e permanência dessas ações; relevância da governança e das lideranças locais e institucionais seja no papel de gestor ou de instituição de liderança. Por último, relembrou a data da próxima videoconferência com os NEs do Nordeste, 11 de outubro; da 5ª Conferência Brasileira de APLs – 5ª CB APL, de 8 a 11 de novembro em Brasília; e do 1º Encontro dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs, na véspera da 5ª CB APL; e informou sobre o 2º Encontro de Oportunidades GTP/NE/APL que ocorrerá paralelamente à Conferência.

26. Os Núcleos agradeceram a participação e destacaram a importância desses encontros para a troca de experiências e reflexão sobre as políticas de APLs.

(6)

II – Pendências/ Encaminhamentos

Encaminhamentos Responsável Situação

Encaminhar contatos dos demais NEs da Região Nordeste para NE/AL

Secretaria-Executiva do GTP

APL.

Finalizado.

Brasília, 14 de setembro de 2011. Secretaria Executiva do GTP APL

Referências

Documentos relacionados

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em