• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA NODULAÇÃO RADICULAR EM Alysicarpus vaginalis (L.) DC LEGUMINOSA INVASORA E EXÓTICA PRESENTE NO CERRADO MATO-GROSSENSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA NODULAÇÃO RADICULAR EM Alysicarpus vaginalis (L.) DC LEGUMINOSA INVASORA E EXÓTICA PRESENTE NO CERRADO MATO-GROSSENSE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA NODULAÇÃO RADICULAR EM Alysicarpus

vaginalis (L.) DC LEGUMINOSA INVASORA E EXÓTICA

PRESENTE NO CERRADO MATO-GROSSENSE

NODULATION ASSESSMENT IN ROOT Alysicarpus vaginalis

(L.) DC, INVASIVE AND EXOTIC LEGUME IN THIS CERRADO

MATO GROSSO STATE

Nicolau Elias Neto¹ Marco Antônio Ribeiro de Oliveira² Isabela de Ceni³ Fernando Zucher4

Resumo

Conhecido popularmente no Brasil como “amendoinzinho” e como erva daninha em gramados de cidades e em lavouras, é uma leguminosa de crescimento herbáceo perene ereta ou rasteira ramificada que varia o crescimento entre 0,10 a 1,20 m de altura. Originaria da Índia, com distribuição nativa pela África, Oceano Índico Ocidental, Península Arábica, Leste da Ásia, Índia, Indochina, Malásia, Austrália e Brasil. Possui características de boa palatabilidade e com potencial para ser explorada como planta forrageira. Alem disso apresenta nodulação radicular em abundância. Neste trabalho efetuou-se a caracterização da nodulação, onde verificou-se que predominam as de crescimento rápido, produção de muco e acidificação do meio. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Microbiologia do Solo da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (UFMT).

Palavras-chave: Amendoim do campo. FBN. Invasora. Leguminosa.

Abstract

Popularly known in Brazil as "'nut' and like weeds on lawns of cities and crops, is a growing herbaceous legume straight or branched creeping perennial ranging growth between 0.10 to 1.20 m in height. Originating in India, with native distribution in Africa, Western Indian Ocean, the Arabian Peninsula, East Asia, India, Indochina, Malaysia, Australia and Brazil. It has characteristics of good palatability and the potential to be exploited as a forage plant. Furthermore presents root nodulation in abundance. In this work we performed a characterization of the nodulation, where it was found that predominate of rapid growth, mucus production and acidification of the environment. Microbiological analyzes were performed in soil of the Faculty of Agronomy of the Microbiology Laboratory and Veterinary Medicine (UFMT)

Keywords: Peanut field. FBN. Invader. Legume.

__________________

1(Doutor em Agricultura Tropical. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso Endereço eletrônico: nicolaueliasneto@gmail.com)

²(Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço eletrônico: agromarco@gmail.com.br) ³(Mestranda em Agricultura Tropical) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço eletrônico: isaceni@hotmail.com)

(2)

1 Introdução

Alysicarpus vaginalis é uma herbácea de baixo crescimento anual, de ampla

distribuição geográfica, estendendo-se da África, Índia, leste da Ásia até a Austrália. No Brasil, é considerada uma planta daninha, cuja ocorrência vem aumentando em áreas urbanas e rurais (NATIONAL PLANT DATA CENTER, 2000), também da mesma forma em Mato Grosso (GUIMARÃES et. al. 2010).

A espécie apresenta potencial de utilização para alimentação de ovinos e equinos, tendo sua palatabilidade e aceitabilidade similar à alfafa (Medicago sativa) (DELGADO, et. al.1999). As características culturais como o tempo de formação de colônias, produção de muco e alteração do pH do meio de cultura, são indicadores utilizados com sucesso no estudo da ecologia de rizóbios (PEREIRA, 2000; MELLONI et al,. 2006).

2 Material e Métodos

Foram coletadas plantas no período de janeiro a abril de 2015 e março de 2016, período no qual há grande disseminação dessas plantas e abundante nodulação observada nas na região da baixada cuiabana. As coletas dos nódulos e plantas ocorreram quinzenalmente nos períodos acima citados. As plantas foram retiradas com auxílio de pá de corte para verificação e coleta de nódulos radiculares. Os nódulos coletados foram mantidos em recipientes plásticos com algodão e sílica gel, até chegada ao Laboratório de Microbiologia do Solo da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (UFMT).

Os nódulos foram lavados com etanol 90%, por um minuto, para reduzir a tensão superficial, seguido por desinfestação superficial com hipoclorito de sódio (5%; 4 minutos) e 10 lavagens com água estéril. Em seguida, os nódulos foram pressionados com uma pinça sobre o meio YMA (FRED e WAKSMAN, 1928), com ágar e azul de bromotimol contido em placa de Petri. Após o isolamento, as placas foram incubadas a 28ºC até o crescimento das colônias, quando então foram repicadas para novas placas, contendo o mesmo meio e novamente incubadas a 28ºC até novo crescimento das bactérias. A caracterização foi realizada segundo Vincent (1970), avaliando-se o tempo de crescimento de cada um dos isolados, sendo separadas bactérias de crescimento lento (4 dias ou mais) e rápido (até 3 dias); o pH do meio após o crescimento das bactérias, observado pela coloração do meio de cultura contendo azul de bromotimol (alcalino, ácido e neutro). Quanto ao muco produzido pelas células, foi avaliada a intensidade de produção. Concomitante a este estudo foi implantado um

(3)

ensaio com vasos onde se semeou trinta sementes de Alysicarpus vaginalis em cinco repetições que posteriormente foram desbastadas ficando apenas uma única planta. Nestes vasos nos intervalos de 15, 40, 50 e 80 dias foram lavadas as raízes e feita a contagem e pesagem dos nódulos. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Microbiologia do Solo da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e Zootecnia (UFMT). Os dados foram analisados, utilizando o software estatístico SAEG 5.0.

3 Resultados e Discussão

Observou-se uma grande evolução de massa e do número de nódulos a partir de 50 dias. O incremento da nodulação nas raízes de Alysicarpus vaginalis (L) coincide com a fase reprodutiva da planta, demonstrando haver uma resposta do aumento do número e peso dos nódulos com a maior demanda exigida pela planta (Tabela 1). Nos solos brasileiros, caracterizados pelo baixo teor de N e em geral são insuficientes para sustentar a demanda de N das plantas, a FBN se torna fundamental (HUNGRIA e CAMPO, 2007).

Tabela 1 – Quantidade e peso de nódulos obtidos em plantas de Alysicarpus vaginalis semeados em vasos. Médias de cinco repetições.

Seq Tratamento Nodulação*

Ident. Idade (dias) Nº. Massa (g)

1 T1 15 0,60d 0,0013c

2 T2 40 1,00c 0,0009c

3 T3 50 54,60b 0,0366b

4 T4 80 119,00a 0,2168a

*Letras diferentes nas colunas indicam diferenças estatisticamente ao teste de Scott-Knot a 5%.

Observou-se na caracterização dos isolados bacterianos diferentes tipos morfológicos dos nódulos obtidos das raízes de Alysicarpus vaginalis nas repicagens para meios de cultura específicos para avaliação da alteração do pH e a produção de muco, observou-se um tendência para acidificação e neutralização do pH do meio e colônias produtoras de muco sobressaindo sobre colônias secas (Figuras 1 e 2). Estes resultados confirmam a relação de rizóbios de crescimento rápido geralmente acidificarem o meio, o que não é regra geral, mas ocorre na maioria das vezes (MARTINS et. al., 1997).

Quanto à velocidade de crescimento dos isolados bacterianos verificou-se que 70% deles são de crescimento rápido (até 3 dias) e os 30% restantes são de crescimento lento ou

(4)

intermediário (4 dias ou mais), visto que há isolados considerados muito lentos que ultrapassam os 10-14 dias para crescerem. Esses resultados podem estar relacionados com a fertilidade dos solos da região, geralmente baixos, onde os rizóbios de crescimento rápido podem sobressair, pois possuem menor demanda por nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio (TAN e BROUGHTON, 1981).

Figura 1- Reação ao pH do meio de crescimento de colônias obtidas de nódulos radiculares de Alysicarpus

vaginalis (L) coletados na região da baixada cuiabana.

*Letras diferentes nas colunas indicam diferenças estatisticas ao teste de Scott-Knot a 5%. Figura 2- Produção de muco em colônias obtidas de nódulos radiculares de Alysicarpus vaginalis (L)

coletados na região da baixada cuiabana.

(5)

4 Conclusões

A leguminosa Alysicarpus vaginalis (L) apresentou isolados obtidos de nódulos radiculares que na região estudada apresentaram características de acidificaram o meio de crescimento, serem de crescimento rápido e produziram grande quantidade de muco. Houve um crescimento significativo no número e peso dos nódulos até a idade avaliada de crescimento de 80 dias, que coincidiu com o período de floração da planta mantida em ambiente protegido.

Referências

DELGADO, C. ROSEGRANT, M. STEINFELD, H. EHUI, S. and COURBOIS, C. Livestock to 2020: The Next Food Revolution. Food, Agriculture and the Environment Discussion Paper n.28. International Food Policy Research Institute, Washington, D.C., 1999. Disponível em:http://www.tropicalforages.info/key/Forages/Media/Html/Alysicarpus_vaginalis.htm Acesso:20 02 2015.

FRED, E.B.; WAKSMAN, S.A. Yast Extract – Mannitol agar for laboratory manual of general microbiology. New York: McGraw Hill, 1928. 145p.

GUIMARÃES, S. C.; BELUFI, L. M. R.; SILVA, J. L. Germinabilidade de sementes de

Alysicarpus Vaginalis em função da temperatura e do armazenamento. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 27., 2010, Ribeirão Preto. Resumos ... Ribeirão Preto: Centro de Convenções, 2010. p. 1139 – 1143.

HUNGRIA, M.; CAMPO, R.J. Inoculantes microbianos: situação no Brasil. In:

Biofertilizantes en Iberoamérica: Visión Técnica, Científica y Empresarial. Izaguirre Mayoral, M.L., Labandera, C. and Sanjuan, J., eds., Montevideo, Biofag, pp.22-31. 2007. MARTINS, L. M. V.; NEVES M. C. P.; RUMJANEK, N. G. Growth characteristics and symbiotic efficiency of rhizobia isolated from cowpea nodules of the north-east region of Brazil. Soil Biology and Biochemistry, v. 29, p. 1005-1010, 1997.

MELLONI, R.; MOREIRA, F.M.S.; NÓBREGA, R. S.A. ; SIQUEIRA, J.O. Eficiência e diversidade fenotípica de bactérias diazotróficas que nodulam caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp] e feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em solos de mineração de bauxita em reabilitação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, n. 30, p. 235-246, 2006.

NATIONAL PLANT DATA CENTER, NRCS, USDA. Baton Rouge, LA, USA. 2000. Disponívelem:http://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_v alue=26456 Acessado: 22/02/2016.

PEREIRA, E.G. Diversidade de rizóbios isolados de diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia. 2000. 93f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000.

Referências

Documentos relacionados

§ 4º Após o pagamento da jóia, toda vez que houver solicitação de nova alteração de cônjuge ou companheiro(a) será feita avaliação atuarial para apurar se existe

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

Por ter origem na prática, o profissional médico, possui fases interdependentes e complementares e quando realizadas concomitantemente resultam em intervenções satisfatórias para

Seria impossível estudá-los um por um, e aliás semelhante estudo ameaçava confundir-se como o que é realizado pela Ciência Jurídica. O que há de específico no Direito

dados de um diploma também é um desafio, pois os alunos acabam necessitando da IES que emitiu o certificado para comprovar sua formação diante de uma seleção de vaga de emprego

Para essa análise crítica das produções, optou-se por estudar os dados das Planilhas II, IIIB, do Programa Excel, para apresentar tanto a formação inicial dos pesquisadores,

Relato dos pais de Lorenzo, transcrito do relatório enviado pela família à escola, na semana seguinte ao recesso. Documento de pesquisa de campo da pesquisadora OLIVEIRA,