• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 12/2014 PROVA DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 12/2014 PROVA DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

1

SELEÇÃO PÚBLICA PARA A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE

PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE

EDITAL Nº 12/2014

PROVA DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

1. Examine se a prova está completa e se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvidas. Qualquer reclamação somente será aceita até os 15 minutos iniciais.

2. A prova consistirá de 40 questões com quatro alternativas (A, B, C e D), das quais apenas uma é verdadeira. Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa, marcando-a no cartão-resposta,

cobrindo levemente todo o espaço correspondente à letra a ser assinalada. Verifique se o caderno

está incompleto ou se há imperfeições. Nesses casos, informe, imediatamente, ao fiscal. Utilize somente caneta de tinta azul ou preta. Marque seu cartão-resposta, pintando completamente o quadrinho referente a sua resposta, como no modelo abaixo:

Ex.:

3. A leitora de marcas não registrará as respostas em que houver falta de nitidez, uso de corretivo,

marcação a lápis e/ou marcação de mais de uma letra.

4. O cartão-resposta não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito ou registrado fora do espaço destinado às respostas.

5. Verifique se o seu nome e o número de inscrição estão corretos no cartão-resposta. Se houver erro, comunique-o ao fiscal. Não se esqueça de assiná-lo.

6. Durante a prova, é vetado o intercâmbio e o empréstimo de material de qualquer natureza entre os candidatos. A fraude ou tentativa de fraude, a indisciplina e o desrespeito às autoridades encarregadas dos trabalhos são faltas que desclassificarão o candidato.

7. De acordo com o subitem 7.10 do edital 12/2014, durante a realização da prova escrita objetiva, são terminantemente proibidos aos candidatos qualquer espécie de consulta e comunicação entre eles, a utilização ou o porte de lápis, borracha, lapiseira, livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, boné, artigos de chapelaria, óculos escuros, relógios, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, bip, e-books, walkman, MP3 player, ipod, iphone, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens e dados. Caso haja a desobediência a esta instrução, o candidato será eliminado do certame.

8. Ao terminar, entregue ao fiscal a prova e o cartão-resposta assinado, que é o único documento válido para correção.

A B C D

PROVA OBJETIVA

DATA: 13 DE ABRIL DE 2014

DURAÇÃO: 03 horas

INÍCIO: 14h 30min TÉRMINO: 17h 30min

_____________________________________________________

NOME EM LETRA DE FORMA

___________________________________________

(2)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

2

01. Em relação à definição dos termos utilizados em biossegurança, correlacione o termo com sua definição, assinalando em seguida a alternativa que represente a correlação correta:

1 – Antissepsia 2 – Área crítica 3 – Degermação 4 – Esterilização 5 - Desinfecção

( ) eliminação de micro-organismos, por meio físico ou químico, que destrói micro-organismos presentes em objetos inanimados, mas não necessariamente os esporos bacterianos.

( ) remoção ou redução de micro-organismos da pele por meio químico mecânico.

( ) processo físico ou químico que destrói todos os tipos de microorganismos, inclusive os esporulados.

( ) eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênicas de um tecido vivo, ou seja, de seres animados; é aplicada sobre a pele, as mãos e a gengiva.

( ) áreas de procedimentos onde o risco de contato com sangue ou secreções humanas seja concreto. a) 1, 2, 3, 4 e 5

b) 4, 5, 3, 1 e 2 c) 5, 3, 4, 1 e 2 d) 2, 1, 3, 5 e 4

02. A NBR 12.808 da ABNT classifica os resíduos de serviços de saúde quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, visando o seu gerenciamento adequado. Eles estão divididos em três classes: resíduo infectante, resíduo especial e resíduo comum. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:

a) As agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de bisturi e vidros são considerados resíduos da classe especial.

b) Os resíduos comuns são aqueles que não se enquadram nas classes de resíduos infectantes e/ou resíduos especiais e que, por sua semelhança com os resíduos domésticos, não oferecem risco adicional à saúde pública.

c) Os resíduos farmacêuticos, tais como medicamento vencido, contaminado, interditado ou não utilizado são considerados resíduos comuns.

d) Os resíduos infectantes são todos os resíduos cujo potencial de risco, associado a sua natureza físico-química, requer cuidados especiais de manuseio e tratamento.

03. Em relação à classificação dos instrumentais odontológicos, considere as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:

I. Os instrumentais críticos são os que estão em contato com a mucosa ou pele íntegra, mas entram em

contato com a saliva, tecido humano, secreções e sangue visível ou não.

II. Os instrumentais semicríticos são aqueles que penetram nos tecidos, atingindo o sistema vascular.

III. As moldeiras, espelhos bucais, suporte para películas radiográficas, seringa tríplice, porta amálgama e brocas são exemplos de materiais semicríticos de uso odontológico.

IV. Os instrumentais não–críticos são aqueles que entram em contato com a pele íntegra e que não entram em contato com o paciente. Ex: telefone, armários, refletores, comandos da cadeira, etc.

a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) As alternativas I e II são verdadeiras. c) As alternativas III e IV são verdadeiras. d) As alternativas I e III são falsas.

04. Em relação à classificação dos procedimentos odontológicos, considere as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:

I. Os procedimentos críticos são aqueles em que há penetração no sistema vascular. Existe a presença de

sangue, pus e material contaminado pela perda de continuidade do tecido.

II. Os procedimentos semicríticos são aqueles durante os quais possa haver a penetração no sistema vascular, onde haja presença de sangue e perda da continuidade do tecido.

(3)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

3

IV. Os procedimentos não–críticos são aqueles quando não há penetração no sistema vascular. Procedimento onde não haja a presença de sangue, pus ou matéria contaminada, sem perda da continuidade do tecido.

a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) As alternativas I e II são falsas.

c) As alternativas I, III e IV são verdadeiras. d) As alternativas I e III são falsas.

05. Em relação ao momento em que a lavagem das mãos deve acontecer no ambiente odontológico, considere as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F), e assinale a alternativa CORRETA:

I. Sempre que os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) forem retirados.

II. Quando tocar superfícies e objetos no ambiente de trabalho III. Após o manuseio de prontuários, próteses, moldagens e modelos.

IV. Após a realização de procedimentos, mesmo que tenham sido efetuados com as mãos enluvadas. a) Todas as afirmativas são verdadeiras.

b) As alternativas I, II e III são falsas. c) As alternativas I, III e IV são verdadeiras. d) Nenhuma das alternativas anteriores.

06. Em relação às principais funções e classificação dos EPIs, assinale a alternativa CORRETA:

a) As principais funções dos EPIs são redução da exposição humana aos agentes infecciosos e redução da contaminação de ambiente.

b) Todos os EPIs são classificados na categoria para prevenir riscos físicos.

c) A redução da exposição a produtos químicos tóxicos não ocorre, mesmo com uso de EPIs. d) Os EPIs não protegem os danos ao corpo provocados por agentes físicos e/ou mecânicos.

07. Em relação à preparação do paciente para o atendimento odontológico, considere as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:

I. Preparar a boca com escovação e profilaxia, quando necessário;

II. Bochecho com solução aquosa de clorexidina a 0,12%;

III. Utilizar óculos de proteção no paciente, durante os procedimentos, para evitar respingos, fragmentos de materiais ou fatores físicos;

IV. Proteger a cabeça do paciente com gorro somente em procedimentos realizados dentro do centro cirúrgico. a) Todas as alternativas são verdadeiras.

b) As alternativas I e II são falsas.

c) As alternativas I, II e III são verdadeiras. d) As alternativas II e IV são falsas.

08. A esterilização é um processo fundamental e essencial dentro da prática odontológica e possui várias etapas. Considere as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA:

I. A descontaminação pode ser feita com glutaraldeído, álcool a 70% ou hipoclorito (1%). O glutaraldeído tem

uma ação rápida (20 a 30 minutos), é compatível com uma grande gama de material e tem um custo aceitável.

II. O hipoclorito (1%) é eficaz contra bactérias, fungos, micobactérias e vírus. Tem baixo custo, baixo nível de toxicidade e ação rápida. Porém, corrói os metais, não é esporicida, é irritante na pele e vias aéreas e inativado na presença de matéria orgânica.

III. O álcool a 70% é eficaz contra bactérias, fungos, micobactérias, vírus e esporos. Tem ação rápida. Porém, é volátil e inflamável, danifica lentes, resseca plásticos e borrachas e fixa matéria orgânica no material. IV. A pré-lavagem deve ser realizada somente com aparelho de ultrassom colocados em uma cuba de aço

(4)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

4

a) Todas as alternativas são verdadeiras. b) As alternativas I e III são falsas. c) As alternativas I, IV são verdadeiras. d) As alternativas I e II são verdadeiras.

09. Quanto à manipulação de materiais de uso odontológico, identifique a alternativa correta:

a) A trituração do amálgama pode ser realizada de forma manual e mecânica e em ambas há necessidade do emprego da balança tipo Crandal.

b) O processo de trituração manual é mais rápido que o processo mecânico.

c) A principal vantagem da trituração manual em relação à trituração mecânica é que, além do menor tempo, a mistura não necessita de homogeneização.

d) A trituração mecânica deve ser preferida, pois é menos sensível a variações do operador e reduz o risco de contaminação pelo contato com o mercúrio.

10. Assinale a alternativa correta com relação à manipulação de cimentos odontológicos:

a) Os cimentos de hidróxido de cálcio de presa química devem ser manipulados com quantidades iguais de pasta base e catalisadora até que uma cor uniforme seja alcançada.

b) O tempo de manipulação do cimento de hidróxido de cálcio é de 60 segundos e sua presa não é influenciada pela umidade.

c) O proporcionamento do cimento de óxido de zinco e eugenol deve ser de uma parte de pó para 2 partes de líquido para alcançar melhor consistência do cimento.

d) Não devemos agitar o frasco do pó do cimento de óxido de zinco e eugenol, pois há possibilidade de alteração do proporcionamento.

11. Com relação ao cimento de ionômero de vidro, assinale a alternativa correta:

a) O proporcionamento do cimento de ionômero de vidro pode ser alterado para ajustar a consistência de trabalho.

b) O pó deve ser dispensado primeiro que o líquido para evitar perda ou ganho de umidade do líquido. c) A placa de vidro deve ser aquecida com a finalidade de aumentar o tempo de trabalho.

d) Somente devemos usar espátulas plásticas, pois as espátulas metálicas reagem com o líquido do cimento. 12. Assinale a opção que melhor indique o emprego do cimento de fosfato de zinco:

a) Cimentação de restaurações metálicas fundidas e núcleos fundidos. b) Restauração provisória de dentes anteriores.

c) Cimentação de restaurações cerâmicas. d) Selamento de cicatrículas e fissuras.

13. No Brasil, na área de saúde bucal, a eficiência e resolução dos problemas apresentados pelas comunidades através dos serviços públicos exibe inúmeras dificuldades. Há diferenças acentuadas nas práticas de cuidado, tanto individuais quanto coletivas, determinadas por variados fatores. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que representa dois desses fatores.

a) Condições socioeconômicas e fundamentação das políticas de saúde bucal.

b) Especialização exacerbada dos serviços odontológicos oferecidos e padrões culturais da população.

c) Incorporação de novas tecnologias somente visando a melhora do serviço e não da comunidade como um todo.

d) Não qualificação da atenção primária de atendimento (atenção básica), mantendo o foco nos atendimentos mais especializados.

(5)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

5

14. A cárie é o principal problema de saúde pública no nosso país, sendo de extrema importância ações coletivas que visem a sua prevenção. Considerando isso, a única ação abaixo mencionada que não pode ser considerada abordagem coletiva é:

a) escovação dental supervisionada.

b) distribuição de escova de dente, dentifrício e fio dental. c) diagnóstico visual para identificação da lesão.

d) aplicação tópica de flúor.

15. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Joaquim Távora programou uma atividade para sua comunidade, objetivando passar informações importantes sobre o câncer bucal, com ênfase ao tabagismo e etilismo.

Quais dessas informações poderiam ser abordadas nessa atividade?

I. “O câncer de boca tem como principais locais de ocorrência a borda lateral de língua, o assoalho de boca e

o lábio inferior”.

II. “As mulheres não devem se preocupar com o câncer de boca, pois ele acomete preferencialmente os

homens, sendo raro nas mulheres”.

III. “O tabagismo e o etilismo crônico favorecem o surgimento de lesões que podem evoluir para um câncer de

boca.”

IV. “A radiação ultravioleta é a maior responsável pelos casos de câncer de boca no lábio inferior.”

V. “Lesões como manchas brancas e/ou avermelhadas e úlceras que não cicatrizam num período de 14 a 21

dias devem ser examinadas por um cirurgião-dentista.” a) I, III e IV.

b) I, III, IV e V. c) I, II, III, IV. d) I, II, III.

16. Levando em consideração o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal, assinale a alternativa que representa uma atitude que não deve ser realizada.

a) Procurar compreender o ponto de vista do outro.

b) Não abandonar o indivíduo antes de concluído o seu trabalho, a fim de atender à próxima pessoa. c) Fazer a pessoa sentir-se acolhida e à vontade.

d) Deixar o paciente esperando enquanto você faz um serviço que poderia finalizar numa outra oportunidade. 17. Durante um procedimento de endodontia, Dr. Paulo, que é cirurgião-dentista da (UBS) do bairro Messejana há

05 anos, solicita que a auxiliar de saúde bucal (ASB), Marília, prepare os instrumentais na bandeja para iniciar o atendimento. Assinale a alternativa na qual aparece um item que não deveria estar presente na bandeja. a) Seringa carpule.

b) Sonda exploradora. c) Pinça clínica. d) Moldeira.

18. Dra. Clara é cirurgiã-dentista da UBS do bairro Bom Jardim há 02 anos. Num procedimento restaurador numa criança de 10 anos que fraturou a borda do incisivo central superior numa queda, ela solicita que a auxiliar de saúde bucal (ASB), Olga, prepare os instrumentais na bandeja para iniciar o atendimento. Assinale a alternativa na qual aparece um item que não deveria estar presente na bandeja.

a) Pinça clínica. b) Cureta.

c) Sonda exploradora. d) Porta-agulha.

(6)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

6

19. Durante a preparação do paciente para atendimento odontológico, o auxiliar de saúde bucal (ASB) deve realizar algumas tarefas para o bom andamento da consulta. Dentre estas, uma tarefa que o ABS não deve realizar é:

a) ajustar o foco de luz.

b) encaminhar o paciente para a cadeira.

c) examinar a cavidade oral do paciente com espelho clínico. d) colocar papel impermeável para proteger a roupa do paciente.

20. São atribuições do ASB, durante a rotina administrativa do consultório odontológico, a realização de determinadas funções, exceto:

a) ligar o compressor e todos os aparelhos existentes quando chegar ao trabalho.

b) separar as fichas dos pacientes, de acordo com o agendamento realizado para aquele determinado dia. c) verificar se os trabalhos protéticos dos pacientes agendados estão prontos, deixando-os já separados. d) realizar tomada radiográfica periapical.

21. No procedimento odontológico sabemos que a maior concentração de microrganismos encontra-se na boca do paciente. O emprego de alta rotação, jatos de ar, ar/água e ultrassom gera um aerossol contaminado que pode atingir uma distância de até

a) 0,5 metro. b) 1,0 metro. c) 1,5 metros. d) 2,0 metros.

22. Assinale a alternativa na qual contém um elemento que promove a inibição da reação de presa durante um procedimento de moldagem com silicona de adição:

a) Álcool a 70%; b) Clorexidina a 0,12%; c) Luvas de látex;

d) Hipoclorito de sódio a 1%.

23. O resíduo contaminado produzido pelo atendimento odontológico é eliminado através de qual processo? a) Esterilização.

b) Incineração. c) Desinfecção. d) Antissepsia.

24. Durante um atendimento de endodontia, qual instrumental não deve faltar na bandeja do cirurgião-dentista? a) Régua milimetrada.

b) Sonda periodontal. c) Pino de fibra de vidro. d) Resina composta.

25. O procedimento realizado com a utilização de materiais próprios e moldeiras adequadas, com o objetivo de obter a impressão de uma determinada região da cavidade bucal é denominado:

a) molde de estudo. b) troquelização. c) modelo de trabalho. d) moldagem.

(7)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

7

26. A aplicação tópica de flúor, na prevenção da cárie dentária, pode ser considerada um método a) físico.

b) mecânico. c) químico. d) biológico.

27. Com o objetivo de realizar planejamentos de ações educativas em saúde bucal, há necessidade de se conhecer o dia a dia da comunidade. Assinale a alternativa que indique a melhor maneira de obter esse conhecimento.

a) Visita domiciliar.

b) Consulta individual e anamnese. c) Questionário socioeconômico. d) Entrevista.

28. Assinale a alternativa que representa o melhor procedimento para a remoção da placa bacteriana. a) Raspagem com uso de ultrassom.

b) Profilaxia profissional. c) Aplicação de flúor.

d) Instrução de higiene bucal.

29. Para a realização de um procedimento cirúrgico, qual desses instrumentos não deve estar presente na bandeja organizada para o atendimento?

a) Porta-agulha. b) Sindesmótomo. c) Porta-matriz. d) Seringa Carpule.

30. Assinale qual é o agente antisséptico que dispensa enxágue para a limpeza das mãos. a) hipoclorito a 1%;

b) glutaraldeído a 2%; c) Álcool gel a 70%;

d) Digluconato de clorexidina a 2%.

31. Assinale a alternativa que melhor representa a estratégia para o conhecimento das condições de saúde bucal de uma determinada população e planejamento de ações.

a) Estudos populacionais. b) Levantamento epidemiológico.

c) Levantamento de dados em prontuários. d) Entrevistas com cirurgiões-dentistas da região.

32. Com relação à manipulação e ao emprego dos materiais odontológicos, podemos afirmar que

a) o cimento de óxido de zinco e eugenol é radiopaco e apresenta características compatíveis ao emprego sob restaurações estéticas.

b) o pó do cimento de fosfato de zinco deve ser misturado ao líquido em pequenas quantidades e usando uma pequena área da placa de vidro.

c) o cimento de hidróxido de cálcio pode ser empregado em espessuras maiores que 2 mm pois apresenta boa resistência mecânica.

d) o cimento de ionômero de vidro pode ser usado em pacientes de alto risco à cárie, pois apresenta propriedades anticariogências devido à presença de fluoreto de cálcio na sua composição.

(8)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

8

33. Com relação à manipulação dos cimentos empregados no atendimento odontológico, podemos afirmar que a) para o cimento de óxido de zinco e eugenol, a incorporação do pó é realizada, primeiramente, em pequenos

incrementos e, a seguir, uma maior quantidade de pó deve ser adicionada à mistura.

b) os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol podem ser empregados para obturação de canais radiculares conjuntamente com cones de guta-percha.

c) o pó do cimento de ionômero de vidro deve ser misturado ao líquido de uma única vez para evitar a perda ou o ganho de umidade.

d) o cimento de ionômero de vidro é biocompatível por não apresentar ácidos na sua composição. 34. Sobre as resinas compostas empregadas para restaurações diretas, podemos afirmar que

a) apresentam-se sob a forma de pasta única e são ativadas por luz visível em aparelhos termopolimeradores. b) devido a seu potencial de união com o dente, podem ser usadas em dentes anteriores e posteriores sem a

necessidade de agente de união intermediário.

c) apenas as resinas denominadas condensáveis/compactáveis podem ser usadas para restauração de dentes posteriores.

d) para a realização de restaurações diretas, deve ser realizado o ataque ácido do dente, seguido da aplicação do sistema adesivo e posterior colocação da resina composta.

35. A seleção de moldeiras para o procedimento de moldagem deve levar em consideração os seguintes aspectos, exceto:

a) tipo de material de moldagem. b) medição da distância intermaxilar. c) formato do arco.

d) presença de freios e inserções musculares.

36. Para a seleção da moldeira, é necessário atentar para alguns aspectos, exceto: a) a moldeira deve se estender até a região retromolar.

b) deve-se ter um espaço de aproximadamente 3 mm entre os dentes e a parede lateral da moldeira. c) a moldeira deve alcançar a região do fundo do vestíbulo.

d) deve-se dar preferência a moldeiras retentivas, independentemente do material de moldagem a ser utilizado. 37. Na realização do procedimento de manipulação do gesso para a obtenção do modelo, deve-se levar em

consideração os seguintes aspectos, exceto:

a) realizar a manipulação em cuba plástica e espátula rígida. b) pulverizar o pó na cuba com água.

c) verter a água na cuba sobre o pó.

d) o pó do gesso deve ser pesado enquanto que a água deve ser mensurada volumetricamente.

38. Para a realização dos procedimentos de espatulação e vazamento do modelo de gesso deve-se levar em consideração os seguintes aspectos, exceto:

a) colocar o gesso manipulado em pequenas porções em regiões de convexidade do molde. b) realizar o vazamento após 30 min da obtenção do molde de alginato.

c) utilizar vibração para eliminação de bolhas de ar.

d) a manipulação do gesso deve ser realizado por um tempo de 1 min. 39. Sobre os procedimentos de moldagem, podemos afirmar que

a) devemos selecionar moldeiras não-retentivas para moldagem com alginato.

b) a colocação de cera utilidade serve para proteção dos tecidos moles e aumento da região a ser moldada. c) para minimizar os riscos de náuseas, podemos alterar o proporcionamento pó/liquido.

d) na arcada superior, deve-se, inicialmente, posicionar a porção anterior da moldeira, seguindo-se da porção posterior.

(9)

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

9

40. Assinale a opção que representa a maneira correta para realizar a desinfecção do molde de alginato previamente à execução do vazamento.

a) Imersão em hipoclorito de sódio a 1% por 1 min.

b) Borrifar hipoclorito de sódio a 1% e deixar lacrado por 10 min. c) Imersão em glutaraldeído a 2% por 1 min.

Referências

Documentos relacionados

O motivo parece coincidir com o apresentado para o desvio de comportamento do modelo 50.2.1, representativo do conjunto da 2ª metade da década de 50: a presença de calça comprida

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Para cada imagem analisada foram obtidos os valores da contagem automática, valor total depois do ajuste manual e os valores de falsos positivos (marcados pelos processo

Essa pesquisa parte do pressuposto de que a utilização mais frequente do couro de peixe no desenvolvimento de produtos de moda – principalmente no segmento beachwear –

O objetivo principal do presente trabalho foi propor uma nova ferramenta que auxilie na previsão de ocorrência de eventos hidrológicos extremos, mais

O escalonador de referˆ encia proposto no adendo IEEE 802.11e consiste de um esca- lonador com controle de admiss˜ ao que usa o conjunto m´ınimo obrigat´ orio de parˆ ametros

Com este estudo foi possível chegar ao objetivo inicial da pesquisa, que foi analisar e propor melhorias no fluxo de valor em uma família de produtos de uma empresa

RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com jovens estudantes do ensino médio da Escola Estadual Manuel Honorato Sobrinho, na cidade