• Nenhum resultado encontrado

1.1 Questão 3. INDEFERIDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1 Questão 3. INDEFERIDO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte Sala 38, Bloco III, Campus de Palmas | 77001-090 | Palmas/TO (63) 3232-8160 | www.uft.edu.br/gespol | gespol@uft.edu.br UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOUTORAL - PRODOUTORAL BOLSA DOUTORAL CAPES Av: NS 15 ALC NO 14, Bloco IV, Sala 207, Palmas – TO|77020-210.

Fone: (63) 3232-8037 | E-mail: propesq@uft.edu.br

EDITAL Nº 030/2016 - GESPOL

RESPOSTAS AOS RECURSOS INTERPOSTOS AO GABARITO DA PROVA OBJETIVA

A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e do Programa de Pós-Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), torna público as respostas aos recursos interpostos ao gabarito da prova objetiva, referente ao Edital Gespol 019/2016.

1. DAS RESPOSTAS AOS RECURSOS INTERPOSTOS AO GABARITO DA PROVA OBJETIVA

1.1 Questão 3.

INDEFERIDO

O (a) candidato (a) entrou com “recurso”, mas não se pronunciou a respeito da questão “3”, não questionando ou refutando a alternativa “C” tida como verdadeira, conforme o Gabarito. Ele (a) apenas trouxe as características de cada uma das Funções em destaque: I-Poética, II-Emotiva e IV-Referencial, conforme ensina o site http://brasilescola.uol.com.br, acessado em 9/8/2016, impossibilitando qualquer análise por parte desta Banca. Posto isso, a Banca INDEFERE tal “recurso”.

1.2 Questão 8. INDEFERIDO

O (a) candidato (a) pede que seja substituída a alternativa “D”, tida como verdadeira pelo Gabarito, a qual afirma ser a palavra ABUNDANTE antônimo de “Avaro”, no contexto em que ela se insere, pela alternativa “B”, pois , segundo o (a) candidato (a), ao consultar o dicionário Michaelis e o dicionário Antônimos, ambos trazem, dentre outras palavras, a palavra

GENEROSO como antônimo de “AVARO”, o que para ele (a) seria a palavra verdadeira,

uma vez que na transposição feita por ele (a), a palavra ABUNDANTE constitui-se como inadequada para caracterizar HOMENS. Posto isso, pede a substituição da alternativa “D” pela “B” ou a anulação da questão. Esta banca, embora entenda que a palavra GENEROSO constitua-se como sendo um antônimo de AVARO, também entende que um processo de leitura vai além do que apregoam os dicionários, exigindo do leitor inferências que extrapolam a simples decodificação, pois é preciso compreender, é preciso desvelar o contexto no qual a palavra se insere. Portanto, na discussão aqui posta, a palavra ABUNDANTE, no contexto em que se insere no texto “Sertão Violento”, de JJ Leandro, se opõe a AVARO, na medida em que esta palavra diz respeito a CERRADOS E MORROS, conforme se lê: “Tão logo botou os olhos

sobre a imensidão verde do cerrado e de seus morros exuberantes, que não eram avaros como os homens de lá, José Bezerra morreu, e não aos homens. Posto isso, esta Banca INDEFERE o

(2)

2 1.3. Questão 10

INDEFERIDO

O (a) candidato (a) pede que seja anulada a questão 10, pois, segundo ele (a), a Afirmativa I, tida como verdadeira pelo Gabarito, que reforça a importância da com-paixão como um dos pressupostos para a purgação é falsa, já que “a com-paixão é consequência da identificação”. Quanto a isso, ele (a) está correto, mas se equivoca quando nega ser a com-paixão pressuposto para purgação, como podemos perceber neste trecho: “Sentimos terror diante da morte e

tendemos a nos identificar com quem sofre: sem esse pressuposto, a tragédia e as representações cristãs da paixão não funcionariam.” Portanto, sendo a com-paixão

consequência da Identificação e a identificação pressuposto para o funcionamento da tragédia, esta só se realiza se houver com-paixão. Posto isso, a Banca INDEFERE o recurso do candidato.

1.4 Questão 20. INDEFERIDO

Segundo Cançado, Pereira e Tenório (2011), São características da gestão social, EXCETO: a) Tomada de decisão coletiva, sem coerção.

b) Inteligibilidade.

c) Racionalidade utilitária. d) Transparência.

O (a) requerente argumenta que todas estas características elencadas são características da Gestão Social. O Gabarito, por sua vez, indica a letra “c” como resposta correta.

O (a) requerente inclui duas citações do texto Cançado, Pereira e Tenório (2011):

1ª citação

Em síntese, a gestão social pode ser apresentada como a tomada de decisão coletiva, sem coerção, baseada na inteligibilidade da linguagem, na dialogicidade e no entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último.

2ª citação

Segundo Tenório, a gestão social poderia ser considerada como uma “linha de fuga” em relação à hegemonia da tradição positivista centrada na racionalidade utilitária do pensamento administrativo, que “[...] não tem permitido que os agentes do processo, administradores e administrados, desenvolvam suas ações de forma emancipadora”

Argumentos:

Na segunda citação, no entanto, fica claro que a racionalidade utilitária não é uma característica da Gestão Social. A racionalidade utilitária é descrita por Tenório como uma “linha de fuga” em relação à hegemonia da racionalidade utilitária do pensamento administrativo, que não tem permitido que administradores e administrados desenvolvam as suas ações de forma emancipadora. E, de acordo com a primeira citação, a emancipação é o fim último da Gestão Social. Se a racionalidade utilitária impede a emancipação e a emancipação é o fim último da Gestão Social, então a racionalidade utilitária não pode ser uma característica da Gestão Social.

(3)

3 1.5 Questão 21

INDEFERIDO

Considere a proposição “Todos os engenheiros são bons em ciências exatas”. É correto afirmar que:

a) O conjunto dos engenheiros contém o conjunto dos que são bons em ciências exatas. b) O conjunto dos proficientes em ciências exatas contém o conjunto dos engenheiros. c) Todos os proficientes em ciências exatas são engenheiros.

d) Algum engenheiro não é bom em ciências exatas.

Justificativa: De acordo com os princípios da lógica aristotélica, quando se afirma que todos os engenheiros são bons em ciências exatas, isto equivale a dizer que o conjunto de todos os engenheiros está contido no conjunto de todos os bons em ciências exatas.

Resposta correta: B 1.6 Questão 24 INDEFERIDO

A negação de “hoje é dia 20 e amanhã não tem galinhada” é: a) Hoje não é dia 20 e amanhã não tem galinhada.

b) Hoje não é dia 20 então amanhã tem galinhada. c) Hoje não é dia 20 nem amanhã tem galinhada. d) Hoje não é dia 20 ou amanhã tem galinhada.

Justificativa: O recurso não contradiz o gabarito. Resposta correta: D

1.7 Questão 25 INDEFERIDO

Se João vai jogar futebol, então Maria vai ao cinema. Se Maria vai ao cinema, então Luíza vai ao teatro. Se Luíza vai ao teatro, então Raul sai com os amigos. Ora, Raul não sai com os amigos, logo:

a) Luíza não vai ao teatro e João não vai jogar futebol. b) Luíza não vai ao teatro e Maria vai ao cinema. c) Maria vai ao cinema e João vai jogar futebol. d) Maria não vai ao cinema e João vai jogar futebol.

Justificativa:

O recurso não contradiz o gabarito.

A forma correta de resolver é traduzindo o enunciado para sentenças lógicas. Desta forma, temos:

J → M; M→ L; L→ R; ~R.

De acordo com a Lei de De Morgan, tem-se que L→ R <=> ~R → ~L. De maneira análoga, podem ser obtidas as equivalências ~L → ~M e ~M → ~J.

(4)

4 1.8 Questão 26 INDEFERIDO Considere as proposições: I. 27+35 = 62 ou 57 - 39 = 18 II. -3 < -5 e 1,5 ≠ 3/2 III. (-5) x (-1) < 0 ou (-2) x (-17) = 34

Em relação a elas é correto afirmar que:

a) todas as proposições são falsas b) somente III é falsa

c) somente II é falsa d) I e II são falsas.

Justificativa: O recurso não contradiz o gabarito. Resposta correta: C

1.9 Questão 27 INDEFERIDO

Assinale a única proposição falsa:

a) Se gatos são plantas, então mosquitos são insetos. b) Se sapos são répteis, então cobras são aves.

c) Se humanos são mamíferos, então macacos também são. d) Se cachorros são mamíferos, então peixes são aves.

Justificativa: Só é possível o resultado de uma condicional ser falso se o antecedente for verdadeiro e o consequente for falso. Portanto, a única resposta falsa a ser assinalada é a opção D. Ressalta-se que a wikipedia não pode ser utilizada como fonte acadêmica confiável para interposição de recursos ou a escrita de textos acadêmicos/científicos.

Resposta correta: D 2.0 Questão 28 INDEFERIDO

Considere a proposição: “Se você não se alimentar bem, então ficará doente”. Considerando rigorosamente os princípios da lógica aristotélica, ela é equivalente a:

a) Se você apenas se alimentar bem, então não ficará doente. b) Se você não ficou doente, é porque se alimentou bem. c) Você não se alimenta bem e fica doente.

d) Você não se alimenta bem ou fica doente. Justificativa:

No recurso, o enunciado foi copiado equivocadamente. De acordo com a lei de DeMorgan, a alternativa correta é a B. A lei de DeMorgan afirma que P→ Q <=> ~Q → ~P.

(5)

5 2.1 Questão 33.

INDEFERIDO RECURSO:

O recurso apresenta traduzido o trecho do texto em que consta a resposta da referida questão e assinala a alternativa correta em conformidade com o gabarito apresentado.

JUSTIFICATIVA:

Ao apresentar a tradução do texto, verifica-se que a tradução do recursante remete à ideia apresentada na alternativa em questão. E ainda, a alternativa assinalada pelo recursante encontra-se em conformidade com a alternativa correta apreencontra-sentada no gabarito.

Portanto, a alternativa A é a CORRETA.

2.2 Questão 34. INDEFERIDO RECURSO:

O recurso apresenta traduzido o trecho do texto em que consta a resposta da referida questão e assinala a alternativa correta em conformidade com o gabarito apresentado.

JUSTIFICATIVA:

Ao apresentar a tradução do texto, verifica-se que a tradução do recursante remete à ideia apresentada na alternativa em questão. E ainda, a alternativa assinalada pelo recursante encontra-se em conformidade com a alternativa correta apreencontra-sentada no gabarito.

Portanto, a alternativa B é a CORRETA

2.3 Questão 38. INDEFERIDO RECURSO:

O recurso argumenta que a questão não apresenta alternativa correta.

JUSTIFICATIVA:

Em conformidade com o texto, ao tratar do mercado de trabalho na América Latina, o RDH expõe que mais da metade dos trabalhadores na região são dentre outros: self-employed

unskilled workers, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como: trabalhadores

(6)

6 O recurso assinala: trabalhadores não qualificados independentes. Ressalta-se aqui, que “não qualificados” remete à ideia de “sem qualificação”. E ainda, a palavra “autônomo” admite como sinônimo a palavra “independente”.

Portanto, a alternativa A é a CORRETA.

Palmas, 16 de agosto de 2016.

ALEX PIZZIO DA SILVA

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo traz para a discussão, reflexões acerca do entendimento da gestão da inovação em empresas de tecnologia da informação e comunicação (TICs)

No quarto encontro desse Comitê, realizado em novembro de 2000, ficou acordado que seus membros apresentariam uma primeira proposição de dispositivos para um futuro instrumento legal,

A presente pesquisa denota há viabilidade no desenvolvimento do bolo de alfarroba em razão do crescente consumo de bolos industrializados pela população brasileira em

A61K= preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas; A61P= atividade terapêutica específica de compostos químicos ou preparações medicinais; A61Q=

e 5) capacidade de ser um propagador de novas ideias. Sob a perspectiva do empreendedorismo, as unidades de categorização ou análise temática dos dados envolveram aspectos

O presente estudo trata-se de uma análise de literatura existente e tem como objetivo a sensibilização da importância do marketing digital para as empresas, principalmente

Estes identificam o problema, analisam e buscam soluções de melhoria, e são levadas pelo líder da área nas reuniões de Grupos de Melhoria Contínua (GMC), onde são

Em 2012, a palavra-chave, para a qual se obteve maior número de registros foram para as patentes relacionadas a softwares para tratamento de câncer de mama, nesse mesmo