• Nenhum resultado encontrado

O emprego da lousa digital no processo de aprendizagem de alunos de licenciatura e do ensino médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O emprego da lousa digital no processo de aprendizagem de alunos de licenciatura e do ensino médio"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

O emprego da lousa digital no processo de aprendizagem de

alunos de licenciatura e do ensino médio

Filipe Cesar da Silva

Discente da Universidade do Sagrado Coração (USC) felipe_mirc@hotmail.com

Melissa Freitas de Almeida

Discente da Escola Estadual Ada Cariani Avalone - mehmeh09@hotmail.com

Eliane Aparecida Toledo Pinto

Dra. Docente da Universidade do Sagrado Coração - elianetol@hotmail.com

Pôster

Pesquisa concluída

Introdução e Objetivo

Esse novo milênio é marcado por profundos avanços tecnológicos e científicos, conhecido também como o século do conhecimento e da sociedade da informação, proporcionando transformações em todas as esferas da vida humana, sobretudo, na educacional (MORIN; MASETTO, 2000; ENGUITA, 2004).

A geração que nasce nessa era digital exige meios mais elaborados e atrativos de adquirir conhecimento, pois eles possuem a sua disposição o mundo e um emaranhado de tecnologias prontas a lhes proporcionar facilidade, acessibilidade e comodidade. Desta forma, a evolução da tecnologia se caracteriza pela crescente velocidade e constante atualização das informações. Nos últimos anos, o perfil dos alunos no mundo tem mudado em consequência dos estímulos audiovisuais constantes.

No Brasil, cada vez mais as famílias brasileiras estão se conectando e os alunos se acostumando com a tecnologia e a interatividade. Essas mudanças de perfil forçam uma alteração no método de ensino-aprendizagem adotado pelas instituições educacionais, para aderir a novas tecnologias que tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes.

(2)

2 Segundo Moran (2007) as redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. O computador permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares e ideias (MORAN, 2000).

Assim, as instituições educacionais precisam ser reinventadas para que todos aprendam de modo mais humano e ético, integrando os aspectos individuais e sociais, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.

A partir dessa perspectiva, cabe a instituição educacional inovar em suas metodologias de ensino, incluindo em suas práticas recursos tecnológicos que sejam mais interativos e que contribuam para a aprendizagem dos alunos (NAKASHIMA; AMARAL, 2007). Assim, a lousa digital desponta como um grande potencial para o processo de ensino aprendizagem nas instituições educacionais. Ela permite maior interatividade aos professores e alunos que podem, com o próprio dedo, realizar ações diretamente no quadro, não sendo mais necessário o uso do mouse (NAKASHIMA; AMARAL, 2007), ou seja, tem-se a mão todos os recursos presentes em um computador e mais os recursos do próprio software da lousa digital.

Segundo García Fernandez, a lousa digital:

[...] é uma tela capaz de reconhecer ao toque ou a outro movimento mimético natural é uma ferramenta multimídia e dispõe de dimensões suficientes que permitem a apresentação de conteúdo de imagens que são carregadas de um ou mais computadores e podem ser comandada diretamente na tela (2009, p. 74).

O seu funcionamento está atrelado a um computador que envia a imagem de um aplicativo para o projetor e a uma bandeja de canetas com encaixes codificados em cores e para o apagador com sensores ópticos.

Há recursos provenientes das tecnologias para complementar o processo de ensino e aprendizagem, um desses recursos chama-se “Objetos de Aprendizagem” que podem ser encontrados na internet através de repositórios (AUDINO e NASCIMENTO, 2010)

Um objeto de aprendizagem pode ser qualquer material digital ou não digital que tenha como suporte a tecnologia e o objetivo da reutilização. Eles podem ser reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de

(3)

3 aprendizado rico e flexível. O seu uso pode reduzir o tempo de desenvolvimento, diminuir a necessidade de instrutores especialistas, bem como, o custo associados com o desenvolvimento baseado em web. Exemplos: filmes, histórias, texto, vídeos, áudios, mapas, gráficos, tabelas, tutoriais, aplicações, jogos educacionais, podem ser um objeto de aprendizagem.

A lousa interativa incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e a sala de aula fazendo reflexões sobre a atividade proposta e registros na própria lousa, estimulando, assim a construção coletiva do conhecimento.

Partindo do pressuposto de que a lousa digital cria um novo ambiente educacional de ensino e aprendizagem, junto aos objetos de aprendizagem e os

softwares presentes na lousa, objetiva-se com a presente pesquisa analisar o uso da

lousa digital no processo de ensino e aprendizagem de alunos de licenciaturas do ensino superior e do ensino médio.

Metodologia

Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade do Sagrado Coração (USC), no município de Bauru/SP com alunos do segundo ano dos cursos de licenciaturas em Filosofia, História e Artes Cênicas (totalizando 123 alunos) na disciplina Ambientes Educativos e Práticas Interdisciplinares, durante um semestre e com alunos do segundo ano do ensino médio (totalizando 46 alunos) na disciplina de História durante um ano, no período matutino de uma Escola Pública no município de Bauru/SP.

A presente pesquisa passou pelo comitê de ética (Plataforma Brasil) e foi aprovada sob parecer número 616.445.

Inicialmente foi realizado um mini-curso sobre o uso da lousa digital, os alunos aprenderam a manusear, a conhecer os diferentes recursos existentes no

software da lousa, e saber sobre a importância deste instrumento tecnológico.

A partir das atividades desenvolvidas com a lousa digital na universidade, na escola estadual e das observações realizadas em sala de aula formulou-se um questionário semi-estruturado para que os alunos pudessem avaliar o processo de aprendizagem com o uso da lousa digital, caracterizando assim, uma pesquisa exploratória e explicativa com abordagens qualitativas.

(4)

4 Resultados e Discussão

Com a lousa digital foi possível desenvolver atividades diferenciadas nas disciplinas, tais como: análises e discussões de vídeos referentes aos conteúdos trabalhados, elaboração de mapas conceituais, resolução de questões, análises de charges, caça-palavras, resolução de cruzadinhas, projeção de imagens e figuras, uso da internet, viagens virtuais em museus, animações, anotações em textos, busca de artigos, resolução de quiz, exercícios, uso de e-books, apresentação de trabalhos, entre outros.

Percebeu-se através da lousa digital o envolvimento e um maior interesse dos alunos nas aulas e nas atividades propostas. Eles se mostraram atentos a explicação e muito curiosos com o uso da lousa digital.

Os alunos se mostraram receptivos ao conteúdo trabalhado. Assim, eles tornaram-se sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem, obtendo um ambiente de aprendizado rico e flexível.

A introdução da lousa digital nas aulas da disciplina Ambientes Educativos e Práticas Interdisciplinares dos cursos de licenciaturas e nas aulas de História dos dois segundos anos do ensino médio relevou diferentes situações didático-pedagógicas.

Pode-se perceber que o uso da lousa digital dinamizou as aulas, permitindo o envolvimento e um maior interesse dos alunos nas atividades propostas, contribuindo significativamente no processo de ensino aprendizagem.

Considerações Finais

A lousa digital, enquanto um recurso pedagógico tem por finalidade possibilitar melhores condições de aprendizagem. A competência do professor para utilizar a lousa digital deve estar, portanto, articulada a sua capacidade de fazer dela um instrumento capaz de facilitar a formação de competências pelo aluno entendendo-a como práxis (BASSO e AMARAL, 2007).

A tecnologia por si não implica uma boa educação, mas sem dúvida, é quase impossível conseguir uma boa educação sem tecnologia.

Palavras-chave: Lousa digital, processo ensino-aprendizagem, alunos, objetos de aprendizagem.

(5)

5 Referências

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem – Diálogo entre conceitos e uma nova proposição aplicada à Educação. Revista Contemporânea de Educação. v. 5, n. 10, jul/dez 2010. Disponível em:

<http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/122>. Acesso: 10 de fev. de 2014.

BASSO. I.; AMARAL, S. F. Competências e habilidades para o uso da lousa digital interativa no contexto educacional. Lantec - Laboratório de novas tecnologias aplicadas na educação, UNICAMP, p.01-14, 2007.

ENGUITA. M. F. Educar em tempos de incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GARCÍA FERNANDEZ, R. La Pizarra Digital Interactiva en la Educación Superior: Análisis de interacción didáctica y modelos de enseñanza. Monografia para obtenção de Diploma de Estudos Avançados. Faculdade de Ciências da Informação, Universidade Complutense de Madrid, Madrid, 2009.

MORAN, J. M. l., MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

MORAN, J. M., et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F. Práticas pedagógicas mediatizadas pela lousa digital. Virtual Educa Brasil, p. 1-16, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais