• Nenhum resultado encontrado

Utilização do Sistema

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Utilização do Sistema"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Utilização do Sistema

Descrição

Neste arquivo encontra-se uma breve descrição para a inicialização ao ELT SEG - Sistema de Averbação Eletrônica ELT Engenharia. Para conhecimento das ferramentas disponíveis, acesse o site com os dados de usuário e senha fornecidos por e-mail (deptec@eltengenharia.com.br).

Automação e Integração

Os softwares Robô Aplicativo, Robô Serviço e ELT WebService são opções extras para o envio dos documentos. Tratam-se de facilitadores para a averbação eletrônica, instalando um dos Robôs ou utilizando o ELT WebService é possível realizar as averbações de forma automatizada.

Com a instalação dos Robôs o Segurado passa a ter um terminal inteligente, os Robôs monitoram uma pasta localizada no drive físico do computador/servidor onde estão instalados, de maneira a enviar os arquivos eletrônicos para a averbação. Se o Segurado optar por uma comunicação integrada, pode utilizar-se do ELT WebService, esse software interliga o sistema de emissão do Segurado com o sistema ELT SEG.

Para a instalação dos Robôs o Segurado pode solicitar assistência técnica via controle remoto à ELT por e-mail ou pode seguir o passo-a-passo demonstrado site. Mais informações estão nos manuais disponíveis no site.

Tipos de Arquivos

O sistema ELT SEG permite a averbação de arquivos eletrônicos de extensão “.xml”, “.txt” e “.xlsx”. Precisamos de exemplos todos os possíveis modelos eletrônicos dos diferentes tipos de documentos que serão averbados, assim podemos analisar o padrão de escrita e liberar o envio.

Tipos de Documentos

A apólice pode permitir o uso de todos os documentos listados abaixo, consulte a Receita Federal para mais informações sobre esses documentos.

1. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe); 2. Nota Fiscal Eletrônica (NFe);

3. Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFSe); 4. Minuta ou Ordem de Coleta (OC);

5. Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA); 6. Declaração de Trânsito de Container (DTC);

7. Conhecimento Internacional de Transporte Rodoviário (CRT); 8. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe).

(2)

Funções do Canal Transportadora

Pelo site é possível realizar averbações, extrair relatórios e gerenciar de maneira ampla todos os dados registrados no sistema as funções de averbações e gerenciamento. Abaixo estão descritos os tipos de averbações e gerenciamentos disponíveis.

1. Averbações

Nesta função “Averbações”, a Transportadora pode realizar averbações de diferentes maneiras. Para isso os documentos a serem averbados (CTe, NFe, OC, NFSe, entre outros) devem ser previamente cadastrados e padronizados, consulte a Corretora sobre esse procedimento. Após o envio o sistema retorna informações básicas sobre a situação da averbação, o acompanhamento na íntegra das averbações deve ser feito com as ferramentas da função “Gerenciamento”.

1.1. Averbação Online

Permite o envio simultâneo de arquivos eletrônicos (“.xml”, “.txt” e “.xlsx”) previamente cadastrados e padronizados. Os arquivos de documentos liberados podem ser anexados e enviados através do site, seguem algumas perguntas frequentes sobre esta ferramenta.

 Capacidade: permite anexar 500 arquivos por envio, desde que não estejam compactados (“.zip”, “.rar”, entre outros) e o padrão de escrita esteja cadastrado no sistema. Arquivos do tipo “.pdf” não são aceitos para a averbação.

 Cancelamento e inutilização: é necessário enviar os arquivos eletrônicos (“.xml”) de CTes de cancelamentos e inutilizações que tenha sido feitos junto à Receita Federal. O sistema reconhece o padrão de escrita do arquivo e registra o envio no sistema. Dessa forma a sequência numérica dos CTes averbados é mantida e a cobrança de seguro é excluída.  Valor do container: Caso exista container para ser averbado a informação do valor deve

constar no arquivo eletrônico do documento para que seja levado em consideração no cálculo do seguro, a Corretora pode fornecer a tabela com o valor para os containers. Requisite esta opção por e-mail.

Como operar ---

1º - Para realizar a averbação dos documentos:

- Selecione a função “Averbações” no menu principal; - Selecione em seguida a opção “Online”;

- Clique em “Escolher Arquivos” e selecione todos os arquivos eletrônicos (“.xml”, “.txt” ou “.xlsx”) dos documentos;

- Envie para o sistema ELT SEG clicando em “Enviar Arquivos”.

(3)

1.2. Averbação Manual

Permite inserir os dados dos documentos a serem averbados por meio de digitação. É possível averbar, alterar e cancelar individualmente diferentes tipos de documentos e pode ser utilizada caso não exista documentos eletrônicos (“.xml”, “.txt” e “.xlsx”) cadastrados. Seguem mais detalhes.  Modificações: O documento averbado manualmente pode ser alterado ou cancelado dentro

de 30 minutos contados a partir do momento em que foi averbado. Se o tempo de tolerância expirar a modificação deve ser requisitada e justificada por e-mail.

 Cancelamento e inutilização: é necessário efetuar o cancelamento de CTes que tenham sido cancelados e inutilizados junto à Receita Federal, dessa forma a sequência numérica dos CTes averbados é mantida e a cobrança de seguro é excluída.

 Valor do container: Caso exista container para ser averbado, a Corretora pode fornecer a tabela com o valor para os containers. Requisite esta opção por e-mail.

Como operar ---

1º - Para realizar a averbação dos documentos por meio de digitação de dados: - Selecione a função “Averbações” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Manual”; - Escolha a opção “Averbar” no menu;

- Escolha a aba do tipo de documento que será averbado;

- Preencha todos os campos solicitados e clique em “AVERBAR”.

2º - Para realizar a alteração de documentos que foram averbados manualmente: - Selecione a função “Averbações” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Manual”; - Escolha a opção “Alterar” no menu;

- Escolha a aba do tipo de documento que será averbado;

- Preencha todos os campos solicitados e clique em “ENVIAR”.

3º - Para realizar o cancelamento de documentos que foram averbados manualmente ou não foram enviados:

- Selecione a função “Averbações” no menu principal; - Selecione em seguida a opção “Manual”;

- Escolha a opção “Cancelar” no menu;

- Escolha a aba do tipo de documento que será averbado;

- Preencha todos os campos solicitados e clique em “ENVIAR”.

---

1.3. Averbação Container

Específica para a operação de estufagem de container vazio. A averbação é feita por digitação de dados do documento. Caso o valor do container não seja conhecido, o sistema sugere valores para a averbação de acordo com a tabela de mercado, a Corretora pode indicar o valor que deve ser utilizado.

Como operar ---

1º - Para realizar a averbação de containers padrões vazios para a estufagem: - Selecione a função “Averbações” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Container”;

- Preencha todos os campos solicitados e clique em “AVERBAR”.

(4)

2. Gerenciamento

Nesta função “Gerenciamento”, é possível acompanhar em tempo real as averbações que foram feitas e extrair relatórios para a conferência, a Corretora e a Seguradora também acompanham os registros pelo site. O sistema ELT SEG sinaliza por cores os lançamentos para a melhor visualização dos dados.

Quando houver DDRs a vencer, a Transportadora deve entrar em contato com a Corretora para agilizar a renovação e a atualização do cadastro dessa documentação pois, após o vencimento, o sistema cobrará o seguro automaticamente.

2.1. Gerenciamento Diário

Esta ferramenta exibe os dados dos documentos que foram averbados no dia da consulta ao site.

Como operar ---

1º - Para a visualização dos dados de todos os documentos averbados no dia da consulta: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Diário”.

---

2.2. Gerenciamento Período

Com esta ferramenta é possível filtrar os registros por determinado(s) dia(s) de um período específico.

Como operar ---

1º - Para a visualização dos dados de documentos averbados em um período específico: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Período”;

- Preencha os dados solicitados e clique em “VISUALIZAR”.

---

2.3. Gerenciamento Documento

Permite realizar a busca por tipo e número de documento averbado ou protocolos, e a extração de comprovante de averbação.

Como operar ---

1º - Para a visualização dos dados de um único documento: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal; - Selecione em seguida a opção “Documento”;

- Escolha a aba com as informações que deseja visualizar; - Preencha os dados solicitados e clique em “VISUALIZAR”.

(5)

2.4. Gerenciamento Geral

Nesta ferramenta é possível visualizar dos últimos documentos registrados no sistema.

Como operar ---

1º - Para a visualização de todos os documentos averbados: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal; - Selecione em seguida a opção “Geral”.

---

2.5. Gerenciamento Pendências

Apresenta os números dos documentos que não foram averbados no sistema ocasionando quebra de sequência numérica e exibe a relação de documentos acima do limite da apólice.

Como operar ---

1º - Para visualizar os números dos documentos que não foram averbados: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal;

- Selecione em seguida a opção “Pendências”;

- Escolha a aba com as informações que deseja visualizar.

---

2.6. Gerenciamento DDRs

Consulta dos dados de DDRs que vencerão no próximo mês e lista com todas as DDRs cadastradas no sistema.

Como operar ---

1º - Para visualizar dados de DDRs cadastradas e a vencer: - Selecione a função “Gerenciamento” no menu principal; - Selecione em seguida a opção “DDRs”.

---

Informações importantes

Para os embarques estejam segurados devem ser cumpridas todas as condições de cobertura estabelecidas na apólice, a Corretora pode detalhar as regras acordadas.

O Segurado deve realizar a averbação de todos os embarques abrangidos pela apólice, antes da efetivação do transporte, através da comunicação dos dados dos documentos que acompanham o embarque.

Os documentos devem seguir uma sequência numérica, por tanto os documentos sinalizados como faltantes devem ser averbados no sistema para que sejam mantidas as sequências numéricas dos registros.

Referências

Documentos relacionados

Uma das áreas mais procuradas dentro da fisioterapia é a ortopedia; na qual a incidência de indivíduos idosos com diagnóstico de artrose de quadril que apresentam dores

Este curso visa proporcionar competências para uma visão global das unidades hoteleiras e empresas turísticas, de forma a dotar os formandos de uma capacidade de promover a

Seguindo esse propósito de mudança, o governo criou em 1999 os Fundos Setoriais (FS), cuja concepção deu início à implantação de um novo instrumento de financiamento de projetos

BENEFÍCIOS: Auxílio transporte ATIVIDADES: Musculação e Ginástica HORÁRIO DE ESTÁGIO: 6 horas diárias a combinar LOCAL DO ESTÁGIO: Amorim – Rio de Janeiro

A ZF Sachs desenvolveu essa linha de produtos respeitando a configuração de cada veículo, ou seja, cada tipo de motor e transmissão. Verificar no

“Borboletas Bailarinas” dá um sabor especial a essas contações, pois faço uma ponte entre a simplicidade da dança das borboletas e a riqueza do mundo literário. No mundo

Tal como previsto nos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade, no dia 10 de dezembro, realizou-se uma reunião com a coordenação de curso e com o docente Responsável da UC

O empregador que descumprir obrigação de fazer, pagamento de salário normativo, aumento salarial normativo, reajustamento normativo ou de lei, adicional de tempo de