• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das condições de atendimento do Programa de Saúde do Adolescente no Município do Rio de Janeiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Avaliação das condições de atendimento do Programa de Saúde do Adolescente no Município do Rio de Janeiro."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Avaliação das condições de atendimento

do Programa de Saúde do Adolescente

no Município do Rio de Janeiro

Evaluation of operational conditions

in the Adolescent Health Care Program,

Rio de Janeiro

1 N ú cleo d e Estu d os d a Sa ú d e d o Ad olescen t e. Av. 28 d e Set em b ro 109 (fu n d os), Pa v ilh ã o Floria n o St offel, Rio d e Ja n eiro, RJ 20551- 030, Bra sil. m ru z a n y@a t t glob a l.n et 2 Dep artam en to d e In form a ções em Sa ú d e, Cen t ro d e In form a çã o Cien t ífica e Tecn ológica , Fu n d a çã o Osw a ld o Cru z . Av. Bra sil 4365, Rio d e Ja n eiro, RJ 21045- 900, Bra sil.

M a ria Helen a Ru z a n y 1

Ca rla Lou ren ço Ta v a res An d ra d e 2 M a ria An gela Pires Est ev es 2 M a ria d e Fá t im a Pin a 2 Célia La n d m a n Sz w a rcw a ld 2

Abstract Th is st u d y focu ses on con d it ion s in t h e p u blic h ea lt h cen t ers p rov id in g com p reh en sive ca re t o t h e a d olescen t p op u la t ion in t h e cit y of Rio d e Ja n eiro. A st ru ct u red q u est ion n a ire w a s a d m in ist ered t o t h e coord in a t ors of 70 p u blic h ea lt h cen t ers (70/78). Ba sed on t h e d a t a , t h e p u b-lic h ea lt h cen t ers w ere st ra t ified a ccord in g t o b a sic con d it ion s for p rov id in g fu ll ca re t o a d olescen t s. Th e a u t h ors d ev elop ed a sp a t ia l st u d y of t h e d em ogra p h ic con olescen t ra t ion a n d m a in p rob -lem s, p rod u cin g t h em a t ic m a p s. Of t h e 49 p u b lic h ea lt h cen t ers t h a t p a rt icip a t e in t h e Ad oles-cen t Hea lt h Progra m , 12% w ere cla ssified in “good ” con d it ion a n d 45% w ere con sid ered “fa ir”. Am on g t h e a d m in ist ra t iv e region s w it h t h e h igh est con cen t ra t ion of a d olescen t s, on ly six (6/17) w ere in good or fa ir con d it ion . Th e a u t h ors con clu d e t h a t t o in crea se t h e effect iven ess of t h e cit y’s Ad o lescen t H ea lt h Pro gra m i t i s n ecessa ry t o i m p rov e t h e w o rk i n g co n d i t i o n s o f t h ei r h ea lt h st a ff, t a k in g loca l h ea lt h p rob lem s, t h e con cen t ra t ion of a d olescen t s, a n d t h eir d em a n d s for ser-v ices in t o a ccou n t .

Key words Ad olescen ce; Ad olescen t Hea lt h Serv ices; Sp a t ia l An a lysis; Eva lu a t ion St u d ies

Resumo A p esqu isa con sist iu n o est u d o d a s con d ições bá sica s p a ra a p rest a çã o d a a t en çã o in t e-gra l a os a d olescen t es n a s Un id a d es d e Sa ú d e (U S) d o M u n icíp io d o Rio d e Ja n eiro. In icia lm en t e a p licou - se u m q u est ion á rio est ru t u ra d o a os coord en a d ores d e 70 cen t ros e p ost os d e sa ú d e (70/ 78). Em segu id a , com os resu lt a d os obt id os, criou -se u m ín d ice qu e sin t et iz a va a s con d ições bá si-ca s oferecid a s p a ra a p rest a çã o d o a t en d im en t o e p roced eu - se a est ra t ifisi-ca çã o d a red e p ú b lisi-ca a m b u la t oria l. O est u d o esp a cia l d a con cen t ra çã o d a p op u la çã o a d olescen t e e d e seu s p rin cip a is p rob lem a s d eu origem a t rês m a p a s t em á t icos. En t re a s 70 U S est u d a d a s, 49 p a rt icip a v a m d o Progra m a d e Sa ú d e d o Ad olescen t e (PROSAD). Dest a s, 12% fora m cla ssifica d a s com o em “b oa s” con d ições e 45% com o “regu la res”. O est u d o esp a cia l d em on st rou q u e som en t e seis, d a s 17 U S si-t u a d a s n a s á rea s d e m a i o r d en si d a d e d em o grá f i ca , essi-t a v a m em co n d i çõ es b o a s o u regu la res. Con clu iu -se qu e, p a ra a u m en t a r a efet iv id a d e d o PROSAD d o M u n icíp io d o Rio d e Ja n eiro, d eve-se m elh ora r a s con d ições d os p rofission a is p a ra p rest a r a t en çã o in t egra l a est e gru p o et á rio, le-v a n d o em con sid era çã o os p rob lem a s d e sa ú d e em n íle-v el loca l, a d en sid a d e d em ográ fica d a p o-p u la çã o a d olescen t e o-p or á rea geográ fica e a d em a n d a d e serv iços.

(2)

Introdução

A sa ú d e d o a d o lescen te em n ível in tern a cio n a l vem receb en d o a ten çã o esp ecia l d esd e o in ício d o sé c u lo XX, q u a n d o p ro fissio n a is d e sa ú d e o b se r va ra m q u e e st e gr u p o p o p u la cio n a l m e recia estu d os a p rofu n d a d os p ela s su a s p a rticu la r id a d e s (Ga t e s, 1918; Ha ll, 1904). De sd e e n -t ã o, p ro fissio n a is d e sa ú d e d e a lgu n s se r viço s, e m d ife re n t e s p a íse s, p a ssa ra m a d e se n vo lve r se r viço s e sp e cífico s d e a t e n çã o à sa ú d e d e st e gru p o etá rio. Recen tem en te, n a Au strá lia , Esta -d o s Un i-d o s e a lgu n s p a íse s -d a Am é rica La tin a , esta á rea d e in teresse torn ou -se u m a su b -esp e-cia lid a d e, ta n to p a ra m éd icos q u a n to p a ra p ro-fissio n a is d e o u tra s ca te go ria s (Silb e r, 1997). A e sp e cia liza çã o t o r n o u - se n e ce ssá r ia p o rq u e a fo r m a ç ã o b á sic a a in d a n ã o o s p re p a ra p a ra o a ten d im en to esp ecífico d esta clien tela .

Os p ro fissio n a is d e sa ú d e p a ra a t e n d e r o a d olescen te, a lém d e lid a r com q u estões b ioló-gica s, têm q u e ter co m p etên cia ta m b ém n a es-fera com p orta m en ta l. As con seq ü ên cia s d o u so d e d ro ga s, d a s p rá tica s sexu a is d esp ro tegid a s e d a vio lê n c ia u r b a n a p a ssa ra m a fa ze r p a r t e, co m freq ü ên cia , d o elen co d e p ro b lem a s d este gru p o p op u la cion a l (Sells & Blu m , 1996).

Nesta p ersp ectiva , o b serva n d o o m ovim en -t o in -t e rn a cio n a l d e in -t e re sse n o a d o le sce n -t e e co n sid e ra n d o e ste se gm e n to p o p u la cio n a l co -m o d e r isco so cia l, a Orga n iza çã o Pa n - A-m e r ica n a d a Sa ú d e (OPAS) vem in cen tiva n d o a cria -ç ã o d e p ro gra m a s n a Am é r ic a La t in a (OPS, 1985). No Bra sil, o s p r im e iro s p a sso s n a a t e n -ç ã o à sa ú d e d o a d o le sc e n t e fo ra m d a d o s h á m a is d e vin t e a n o s c o m a c r ia ç ã o d e se r viç o s p io n e iro s n o Rio d e Ja n e iro e e m Sã o Pa u lo (Ca stells & Silb er, 1998). Co m o a p o io d a OPAS, a p a r t ir d e 1989 o Pro gra m a d e Sa ú d e d o Ad o -le sce n te (PROSAD) fo i im p la n ta d o p e lo Min ist é rio d a Sa ú d e, ist o r n a n d o se u m p ro gra m a n a -cion a l com n orm a s e p riorid a d es d efin id a s.

O PROSAD d o Mu n icíp io d o Rio d e Ja n e iro t e ve su a s b a se s p ro gra m á t ica s p u b lica d a s e m 1986 p ela Secreta ria Mu n icip a l d e Sa ú d e (SMS-RJ) – p o r t a n t o a n t e s d a c r ia ç ã o d o Pro gra m a e m n íve l n a c io n a l – a t ra vé s d e u m a p o r t a r ia q u e vin cu lo u a o Pro gra m a d e Sa ú d e Esco la r o s a t e n d im e n t o s a o s a d o le sce n t e s co m id a d e a t é 18 a n o s. Atu a lm e n te o PROSAD e stá vin cu la d o e m in st â n c ia su p e r io r à Su p e r in t e n d ê n c ia d e Sa ú d e Co le tiva d a SMSRJ e d ire ta m e n te à Co -o rd e n a çã -o d -o s Pr-o gra m a s d e At e n çã -o In t e gra l d e Sa ú d e, q u e co n ta co m a s gerên cia s d o s Pro gra m a s d a Mu lh er, Cria n ça , Ad o lescen te e Id o so. Além d isso, existe a Coord en a çã o d e Progra m a s Esp e c ia is, c o m a s ge r ê n c ia s d o s Pro gra -m a s d e Sa ú d e Esco la r, Sa ú d e d o Tra b a lh a d o r e

d o Pro je t o Rio -Cria n ça -Cid a d ã . De co rrid o s 14 a n o s d a im p la n t a ç ã o d o PROSAD, fe z s e n e ce ssá ria u m a a n á lise d a a d e q u a çã o d e st e p ro -gra m a .

O o b jetivo d este a rtigo é a p resen ta r o estu d o d a s con d ições b á sica s d a s Un id a d es d e Sa ú -d e (U S) -d o Mu n icíp io -d o Rio -d e Ja n e iro p a ra a p re st a çã o d o a t e n d im e n t o in t e gra l d e a d o le s-c e n t e s d e 10 a 19 a n o s, t e n d o s-c o m o u n id a d e s ge o grá fica s d e a n á lise a s re giõ e s a d m in ist ra t i-va s d este m u n icíp io.

Material e métodos

Pa ra o e st u d o d a s co n d içõ e s a t u a is d o d e se n -vo lvim e n t o d o PROSAD d o Mu n ic íp io d o Rio d e Ja n eiro rea lizo u se u m in q u érito ep id em io -ló gico n a re d e p ú b lica a m b u la t o r ia l d e sa ú d e, u tiliza n d o se u m q u estio n á rio estru tu ra d o p a -ra a co leta d e d a d o s. O in stru m en to fo i o rga n i-za d o e m co n ju n t o s d e it e n s, d e a co rd o co m o in teresse d o s a sp ecto s a serem estu d a d o s. Pa r-t e d o q u e sr-t io n á r io fo i b a se a d a n a p u b lic a ç ã o d a OPAS “Avaliação d e Serviços d e Aten d im en to Am b u la t oria l d e Ad olescen t es – Est im a t iv a d e Com p lex id ad e e Con d ições d e Eficiên cia”(OPS, 1995). Os t ó p ico s a b o rd a d o s fo ra m a gr u p a d o s n os segu in tes con ju n tos d e va riá veis:

a ) Id en tifica çã o : lo ca liza çã o p o r Regiã o Ad -m in istra tiva (RA); tip o e gra u d e co -m p lexid a d e d a estru tu ra d os serviços.

b ) Ava lia çã o d a s con d ições b á sica s d a s Un id a id e s id e Sa ú id e p a ra p re st a çã o id a a t e n çã o in -t e gra l (Se rra n o, 1995), d e -t a lh a d o s n a Ta b e la 1. Com o p articip an tes d o PROSAD foram con sid era d a s tod a s a s US q u e estivessem d esen volven -d o q u a lq u er a tivi-d a -d e rela tiva a o a ten -d im en to a o gru p o p o p u la cio n a l em estu d o, m esm o q u e e st a p a r t icip a çã o e st ive sse lim it a d a a u m p ro -je t o o u a a lgu m a sp e ct o e sp e cífico d o a t e n d i-m en to. Qu a n to a os p rojetos p rocu rou -se a p a r-t icip a çã o n o s d e se n vo lvid o s p e la SM S- RJ n a s U S, co m fin a n cia m e n t o s d e o rga n iza çõ e s n a -cion ais e in tern a-cion ais. Eram eles: Horizon tes, Sin a l Verd e, Vista essa ca m isin h a e Ed u ca rte.

Pa ra a va lia r a s co n d içõ e s d o s p ro fissio n a is p a ra a p re st a ç ã o d a a t e n ç ã o in t e gra l p e rgu n -tou -se se a eq u ip e con tava com algu n s in su m os, com o b a la n ça , ta b ela s, d isp on ib ilid a d e d e n or-m a s t é c n ic a s, e t c. Qu a n t o à p o ssib ilid a d e d e aten d im en to q u alificad o, in q u iriu -se sob re trein a m e trein t o p ro fissio trein a l e a fo r m a co m o o s a d o -le sce n t e s e ra m re ce b id o s e e n ca m in h a d o s e m ca so d e em ergên cia .

(3)

Tabela 1

Distribuição dos escores atribuídos de acordo com os critérios para cada variável.

Itens de avaliação Escores atribuídos

3 2 1 0

1. Participação no PROSAD* – – Sim Não

Participa em alguma atividade

2. Participação em projetos Todos projetos 2 projetos 1 projeto Nenhum Horizontes

Sinal verde Vista essa camisinha Educarte

3. Profissionais capacitados Todos capacitados Pelo menos 2 Pelo menos 1 Nenhum Médicos

Enfermeiros Assistentes sociais Psicólogos

4. Reuniões de equipe – – Sim Não

Uma vez por mês

5. Espaço físico disponível – Ambos Pelo menos 1 Nenhum Consultório

Sala para atividade de grupo

6. Insumos básicos Todos insumos Pelo menos 2 Pelo menos 1 Nenhum Balança

Antropômetro Aparelho de pressão Tabelas de peso e altura Estágios de tanner Ficha clínica

7. Porta de entrada na US** – Ambos Profissional Outro administrativo treinado Profissional de saúde

Profissional administrativo treinado

8. Avalia a emergência/US Médico ou Enfermeiro Assistente social – Outro Médico ou Enfermeiro

Assistente social

9. Normas por escrito – – Sim Não

Equipe conhece sempre

10. Retorno garantido – – Sim Não

11. Promoção de saúde Todos Atividades sem Existem atividades Não material educativo

Existe promoção de saúde Nas escolas

Material educativo – sempre Equipamentos disponíveis – sempre

12. Saúde reprodutiva Todos – Existem atividades Não Existe atividades de saúde reprodutiva

Contraceptivos disponíveis sempre Consulta da mãe no dia da consulta do filho Atenção ao pai

13. Usuários de drogas – Ambos Existe atenção Não Especial

Existe atenção especial ao usuário de drogas Atendimento à família

14. Atenção à vítima de violência – – Sim Não

Existe atenção especial à vítima de violência

15. Meninos e meninas de rua – – Sim Não

Prestam atendimento

(4)

p r io r iza n d o e ssa s a t ivid a d e s. Os d e m a is it e n s re fe r ira m - se a o s p ro b le m a s m a is re le va n t e s p a ra a p o p u la çã o a d o lescen te d o Mu n icíp io d o Rio d e Ja n e iro e se a s U S c o m o PROSAD im p lan tad o estavam atu an d o n estes asp ectos: sa ú -d e re p ro -d u tiva ; u su á rio s -d e -d ro ga s; vítim a s -d e violên cia e m en in os e m en in a s d e ru a .

Pa ra a va lia r a s c o n d iç õ e s d a s e q u ip e s d e sa ú d e d e c a d a U S p a ra p re st a r a t e n d im e n t o q u a lifica d o, crio u se u m a p o n tu a çã o – q u e va r io u d e ze ro a t r ê s – b a se a d a e m gra u s d e im -p o r t â n cia d o s it e n s e st u d a d o s, a -p a r t ir d e cr ité rio s e m p írico s d ita d o s p e la e xp e riê n cia p ro -fissio n a l d o s p e sq u isa d o re s ( Ta b e la 1). D e st a form a , a gru p a n d o-se a s p on tu a ções ob tid a s foi p o ssível d ivid ir a s US n a s segu in tes ca tego ria s: p recá ria s, n a s q u e o s p ro fissio n a is tin h a m m e-n o s co e-n d içõ e s d e p re st a r a t e e-n çã o q u a lifica d a a os u su á rios; regu la res: em con d ições u m p ou -co m elh ores; b oas e ótim as: -con sid erad as as q u e o s p ro fissio n a is t in h a m m e lh o re s c o n d iç õ e s p a ra a ten d er a clien tela . O m á xim o d e p o n tu a -çã o seria d e trin ta .

Prim eira m en te, efetu o u -se u m p ré-teste n o in st r u m e n t o d e p e sq u isa , e m u m se r viço u n ive r sit á r io d e a t e n ç ã o a o a d o le sc e n t e, p ro c e -d e n -d o -se u m a re fo r m u la çã o -d o s q u e sit o s m a l co m p re e n d id o s. A se gu ir, fo ra m e n t re vist a d o s os resp on sá veis p elo PROSAD, ou os coord en a d o re s d a s U S n a s u n id a d e s se m PROSAD im -p la n t a d o. A a n á lise e st a t íst ic a fo i re a liza d a a t ra vé s d o p ro gra m a SPSS (SPSS In c o r p o ra -tion , 1994).

c) An á lise esp a cia l: leva n d o -se em co n ta a s 26 re giõ e s a d m in ist ra t iva s q u e c o n st it u ía m o Mu n ic íp io d o Rio d e Ja n e iro e m 1991, fo ra m rea liza d os três m a p a s tem á ticos com in d ica d o-res rela cio n a d o s à sa ú d e d o a d o lescen te ten d o com o u n id a d e geográ fica d e a n á lise a RA. Além d o s a sp ecto s selecio n a d o s d a sa ú d e d o a d o les-ce n t e, d e scr it o s a b a ixo, u m a se gu n d a ca m a d a foi sob rep osta com a d istrib u içã o d a s US estra -t ifica d a s se gu n d o o s e sco re s q u e sin -t e -t iza va m a s c o n d iç õ e s b á sic a s p a ra o a t e n d im e n t o d e a d o le sce n t e s, d e a co rd o co m o s cr it é r io s d e s-cr it o s n a Ta b e la 1. Os m a p a s u t iliza d o s fo ra m ob tid os d o p rojeto Sistem a d e In form ação Geo-gráfica, Fu n dação Oswaldo Cru z – SIG/ FIOCRUZ (Pin a , 1998).

O p rim eiro m a p a tem á tico esta b elece a d is-t r ib u iç ã o e sp a c ia l d a d e n sid a d e d e m o gr á fic a d a p o p u la çã o a d o le sce n t e, ca lcu la d a p e lo n ú -m e ro d e in d ivíd u o s n a fa ixa e t á r ia d e 10 a 19 a n o s, e m 1991 (IBGE, 1994), d ivid id o p e la á re a (em km2) d e ca d a RA.

O se gu n d o m a p a re fe re se a o e st u d o e sp a -c ia l d a t a xa m é d ia d e m o r t a lid a d e p o r a r m a s d e fogo, n o p eríod o d e 1991-1995, en tre a d

oles-ce n t e s d o se xo m a scu lin o (10 a 19 a n o s), re sid e n t e s n o Mu n icíp io sid o Rio sid e Ja n e iro. As p o -p u la ç õ e s fo ra m e st im a d a s a t ra vé s d o s d a d o s d o Ce n so De m o grá fico d e 1991 (IBGE, 1994) e d a Co n t a ge m d a Po p u la ç ã o d e 1996 (IBGE, 1997). Pa ra co n st ru ir a ca t e go ria d e ó b it o s p o r a r m a s d e fo go, fo ra m c o n sid e ra d o s t o d o s o s ó b it o s p o r ca u sa s e xt e rn a s p rovo ca d o s p o r a r-m a s d e fo go cla ssifica d o s n a s se gu in t e s r u b r i-ca s d o Cód igo In tern a cion a l d e Doen ça s – CID-9 (OMS, 1CID-985): “h o m icíd io co m a rm a s d e fo go” (CID 965) e “lesã o p or a rm a s d e fogo d a q u a l se ign o ra se a cid e n t a l o u in t e n cio n a lm e n t e in fli-gid a” (CID 985).

O terceiro m a p a d escreve a d istrib u içã o d a s t a xa s d e fe cu n d id a d e e m a d o le sce n t e s d e 10 a 19 a n o s, c a lc u la d a s p e lo n ú m e ro d e n a sc id o s vivo s (NV) e n t re m u lh e re s d e 10 a 19 a n o s, n o p e río d o d e 1995-1997 (Sist e m a d e In fo rm a çã o so b re Na scid o s Vivo s – d a d o s ce d id o s p e la Se creta ria Mu n icip a l d e Sa ú d e), d ivid id o p elo to -ta l d e m u lh eres n es-ta fa ixa etá ria (IBGE, 1997).

Resultados

A re d e d e sa ú d e d o Mu n icíp io d o Rio d e Ja n e i-ro co m p reen d e 78 u n id a d es (US). In felizm en te o it o U S n ã o p a r t icip a ra m d o e st u d o p o r m o t i-vos va ria d os: u m h osp ita l esta va com u m gra ve p rob lem a in stitu cion a l e a d iretoria n ã o p erm i-tiu a en tra d a d os p esq u isa d ores; n a s ou tra s, em d ife re n t e s lo ca liza çõ e s, o s co o rd e n a d o re s n ã o co n se gu ira m a ge n d a r u m h o rá rio co m o s p e s-q u isa d o res, a p esa r d a in sistên cia d o s m esm o s. Da d o o o b je t ivo d o e st u d o, n a a n á lise d o s re -su lta d os op tou -se p ela exclu sã o d esta s US.

Das seten ta US visitad as p or ocasião d a p es-q u isa , 49 p a r t icip a va m d o PROSAD. De n t re a s 49 US q u e d esen volviam ativid ad es d o PROSAD, 43 e ra m d e n íve l p rim á rio, se is d e n íve l se cu n -d á rio e q u a tro fo ra m cla ssifica -d a s co m o s -d o is n íveis d e a ten çã o. Qu a n to a o en vo lvim en to em p rojetos esp ecia is, 46 US p a rticip a va m . Desta s, 30% c o la b o ra va m c o m o Pro je t o Sin a l Ve rd e, 50% com o Ed u ca rte e 93% com o Vista essa ca -m isin h a .

(5)

a ssu n tos a serem a b ord a d os, fora m ou tros m o-tivos cita d os.

No q u e d iz resp eito à p ergu n ta d o q u e seria n e ce ssá rio p a ra im p la n t a r o PROSAD, m a is d a m e t a d e d o s e n t re vist a d o s re fe r ira m t re in a -m e n to té cn ico. Os d e -m a is a le ga ra -m a n e ce ssid a ssid e ssid e p a rce r ia s co m o rga n iza çõ e s gove r n a m en ta is e n ã o govern a m en ta is (ONG), ter a d o le sce n t e s in t e re ssa d o s, a lé m d e a p o io d a d ire -çã o d e su a s u n id a d es.

Em q u a se t o d a s a s RA e xist ia a lgu m a U S q u e p a r t ic ip a va d o PROSAD. Fo ra m e xc e ç õ e s

a s segu in tes regiõ es a d m in istra tiva s: Po rtu á ria (RA-1), Rio Co m p rid o (RA-3), Pa q u e t á (RA-21) e Pa vu n a (RA-25), com o m ostra a Figu ra 1.

Na Ta b e la 2, p o d e - s e a p re c ia r a d is t r ib u i-çã o d a s U S p a rticip a n te s d o PROSAD se gu n d o e q u ip e in te rd iscip lin a r, ca te go ria p ro fissio n a l, c a p a c it a ç ã o e d isp o n ib ilid a d e p a ra o a t e n d i-m en to n o PROSAD. Ca b e ressa lta r q u e a s ca te-go ria s p ro fissio n a is q u e esta va m m a is d isp o n íve is e q u e fo ra m ca p a cita d a s e m m a io r n ú m e -ro era m a s d e m éd icos e d e en ferm eros. Segu ira m se o s p sicó lo go s e a ssist e n t e s so cia is, e n

-Município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro

sem PROSAD Distribuição das US por Região Administrativa

precária regular boa

Densidade demográfica da população de adolescentes 10-19 anos por km2

menor que 801 801 a 2.001 2.002 e mais

5 4 23

2

21

9 7

1

8 14 15 12 10

13

6

18 17

24 19

25 22

26

16

11

20

3

1 – Portuária 2 – Centro 3 – Rio Comprido 4 – Botafogo 5 – Copacabana 6 – Lagoa 7 – São Cristóvão 8 – Tijuca 9 – Vila Isabel

10 – Ramos 11 – Penha 12 – Inhaúma 13 – Méier 14 – Irajá 15 – Madureira 16 – Jacarepaguá 17 – Bangu 18 – Campo Grande

19 – Santa Cruz 20 – Ilha do Governador 21 – Ilha de Paquetá 22 – Anchieta 23 – Santa Tereza 24 – Barra da Tijuca 25 – Pavuna 26 – Guaratiba

0 5 10 quilômetros

Região Metropolitana

Oceano Atlântico

Baía de Guanabara

N Baía de

Sepetiba Figura 1

Distribuição geográfica das Unidades de Saúde por adequação das condições de atendimento e por densidade demográfica da população de 10-19 anos por quilômetro quadrado. Município do Rio de Janeiro por Região Administrativa, 1996.

(6)

q u a n t o o s d e m a is p ro fissio n a is p a r t icip a va m d o PROSAD e m n ú m e ro b e m re d u zid o. Ve r ifi-co u -se q u e so m en te cin ifi-co US ifi-co n ta va m ifi-co m o a d o le sc e n t e in t e gra n d o a s e q u ip e s d e fo r m a ro tin eira , sen d o q u e n en h u m d eles h a via rece-b id o ca p a cita çã o.

Na Ta b ela 3 en co n tra m -se a s u n id a d es co m PROSAD d istrib u íd a s segu n d o o s iten s esco lh i-d o s p a ra o b t e n ç ã o i-d o ín i-d ic e q u e sin t e t iza a s c o n d iç õ e s b á sic a s. De st a c a m - se o s se gu in t e s re su lt a d o s: 22,4% p a r t ic ip a va m e m t o d o s o s p ro jeto s; 28,6% tin h a m a eq u ip e m ín im a ca p a -cit a d a ; e m 28,6% o s p ro fissio n a is re u n ia m - se u m a ve z p o r m ê s; 63,3 % co n t a va m co m e sp a ço físico d isp o n íve l; 16,3% co n t a va m co m t o d o s o s in su m o s b á sic o s c o n sid e ra d o s fu n d a -m e n t a is p a ra a p re st a çã o d a a t e n çã o in t e gra l, re ssa lt a -se q u e d a s 49 U S, o a n t ro p ô m e t ro, o u se ja e q u ip a m e n t o p a ra m e d ir a a lt u ra d o a d o -le sc e n t e, e st a va p re se n t e e m so m e n t e 26 U S (53%) e a ta b ela d e d esen vo lvim en to, ch a m a d a está gio s d e Ta n n er, esta va d isp o n ível em trin ta US (61%); em 40,8% a p orta d e en tra d a era a va lia d a p o r p ro fissio n a l d e sa ú d e o u a d m in istra tivo trein ad o; 51% m éd icos ou en ferm eiros a va -lia va m o s ca so s d e e m e rgê n cia ; 32,7% t in h a m n o r m a s e scr it a s – q u e e st a va m d isp o n íve is – e a e q u ip e a s co n h e cia e u t iliza va ; e m 77,6% o s a d o le sce n te s a te n d id o s tin h a m re to rn o ga ra n -tid o; 18,4% fa zia m p rom oçã o d e sa ú d e; 6,1% tin h a m t o d o s o s cr it é r io s p a ra p re st a re m a t e tin -çã o a d e q u a d a q u a n to à sa ú d e re p ro d u tiva ; 2% a ten d ia m d e fo rm a esp ecia l u su á rio d e d ro ga s; 22,4% t in h a m a t e n d im e n t o e sp e cia l a vít im a s d e vio lê n cia e 32,7% a t e n d ia m m e n in o s e m e -n i-n a s d e ru a .

Em relação ao ín d ice q u e sin tetizava as con -d ições b á sica s, ch a m ou a a ten çã o q u e som en te u m a U S t ive sse a lca n ça d o a p o n t u a çã o d e 22, p a ra u m ín d ic e m á xim o d e t r in t a p o n t o s. Fo i ve r ific a d a a se gu in t e d ist r ib u iç ã o : 12% b o a s, co m ín d ice s e n t re 20 e 22; 45% re gu la re s, co m ín d ice s e n tre 15 e 19; 43% p re cá ria s, co m ín d i-c e s m e n o re s q u e 15. As d e m a is 21 U S, se m o PROSAD im p la n t a d o, fo ra m c o n sid e ra d a s d e ín d ice zero.

Na Figu ra 1, o b se r va - se q u e n a s á re a s d e gra n d e co n ce n tra çã o p o p u la cio n a l, lo ca liza d a n a Pa vu n a , Pen h a e Rio Com p rid o, en con tra va -se o m a io r n ú m e ro d e US q u e n ã o d e -se n vo lvia a t ivid a d e s d o PROSAD. D e st a c a - se t a m b é m q u e n a RA Cam p o Gran d e, q u e ap resen tava b a ixa d e n sid a d e p o p u la cio n a l, co n t a va co m e le -va d o n ú m e ro d e U S e m d ife re n t e s n íve is d e con d ições d e a ten d im en to d o PROSAD.

Ob se r va - se n a Figu ra 2 q u e a s t a xa s d e m o r t a lid a d e d e lim it a va m t r ê s á re a s d ist in t a s n o m u n icíp io : (1) a zo n a p o r t u á r ia e re d o n d e -za s d a Ba ía d e Gu a n a b a ra q u e a p resen ta ra m os m a io re s ín d ice s d e m o r t a lid a d e p o r a r m a s d e fo go, n o p a t a m a r a p a r t ir d e 70 ó b it o s p o r 100.000 h a b it a n t e s; (2) a re giã o m e t ro p o lit a n a co m ín d ice s in t e r m e d iá r io s, d e 40 a 69 ó b it o s p o r 100.000 h a b it a n t e s, e (3) a zo n a lit o r â n e a q u e a p resen ta va a s ta xa s m a is b a ixa s, d e zero a 39 ób itos p or 100.000 h a b ita n tes.

Na re giã o m e t ro p o lit a n a , t r ê s RA re gist ra ra m t a xa s d e fe cu n d id a d e co m p a t a m a re s e le -va d o s (Figu ra 3). As RA co m m e n o re s t a xa s d e fecu n d id a d e era m a s p róxim a s à orla m a rítim a . A d ist r ib u iç ã o d a s U S e m c o n d iç õ e s a d e q u a -d a s, ist o é , b o a s o u re gu la re s, n ã o e st a va m e s-Tabela 2

Equipe multidisciplinar, capacitação profissional e disponibilidade para o atendimento no Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) do Município do Rio de Janeiro.

Categorias profissionais Número de US com PROSAD Número de US com PROSAD e capacitação profissional

Sim Não Com Profissionais Sem Profissionais

disponíveis disponíveis

Médicos 21 5 26 (53%) 23 (47%)

Enfermeiros 21 3 24 (49%) 25 (51%)

Psicólogos 14 2 16 (33%) 33 (67%)

Assistentes sociais 16 3 19 (39%) 30 (61%)

Odontólogos 6 4 10 (20%) 39 (80%)

Terapeuta ocupacional 3 1 4 (8%) 45 (92%)

Psicopedagogos 3 1 4 (8%) 45 (92%)

Auxiliar de enfermagem 3 7 10 (20%) 39 (80%)

Adolescentes participantes 0 5 5 (10%) 44 (90%)

(7)

tra tegica m en te d istrib u íd a s d e a co rd o co m es-t a d e m a n d a c o n ses-t a es-t a d a . En c o n es-t ro u - se u m a con cen tração d e US com d iferen tes p on tu ações n a s con d ições d e p resta çã o d e serviço a os a d o-lescen tes n a RA Ca m p o Gra n d e e u m a esca ssez n a RA Sa n t a Cr u z, a m b a s a p re se n t a n d o e le va -d o s ín -d ices -d e fecu n -d i-d a -d e em a -d o lescen tes.

Fa ze n d o u m p a ra le lo co m a d isp o n ib ilid a -d e -d a s c o n -d iç õ e s -d a s U S p a ra a p re st a ç ã o -d e se r viço s p a ra a p o p u la çã o a d o le sce n t e, o b se r-vo u -se q u e, n a s re d o n d e za s d a zo n a p o rt u á ria c o m a s t a xa s d e m o r t a lid a d e m a is e le va d a s e q u e a p re se n t a ra m e le va d a s t a xa s d e fe c u n d i-d a i-d e em a i-d olescen tes, som en te i-d u a s US fora m co n sid era d a s em b o a s co n d içõ es.

Discussão

A red e p ú b lica d e sa ú d e q u e p a rticip a d o PRO-SAD é d iversifica d a . Con ta com serviços d e a lta c o m p le xid a d e (p o r e xe m p lo : h o sp it a is), b e m co m o serviço s co m p o u co s recu rso s p a ra p res-t a r a res-t e n d im e n res-t o à p o p u la ç ã o (p o r e xe m p lo : Un id a d e s d e Ate n d im e n to Clín ico Prim á rio d e Sa ú d e – UACPS). Est e fa t o d e ve t e r co n t r ib u í-d o, em p a rte, p or existir n a m esm a reí-d e í-d e serviço s, gra n d e va rie d a d e d e co n d içõ e s d e a te n d im en to n a s US, cla ssifica d a s d e b o a s a p recá -ria s. Ca u sou estra n h eza , en treta n to, a p resen ça d e u m n ú m e ro sign ific a t ivo d e U S e m q u e o s p rofission a is n ã o tin h a m com o p rop osta a p a rt icip a çã o n o PROSAD. Esrt a co n srt a rt a çã o m e re -ce u m a re fle xã o. Po r q u e m u it o s p ro fissio n a is d o s se r viço s d e sa ú d e n ã o e st ã o co m p ro m e t i-d o s co m o i-d e se n vo lvim e n t o i-d e u m p ro gra m a q u e está calcad o n a ab ran gên cia d e ações e q u e a p re se n t a vá r ia s in t e r fa ce s d e t ra b a lh o in t e r -d iscip lin a r?

Algu n s p ro fissio n a is d e sa ú d e a le ga m fa lt a d e m otiva çã o p a ra se d ed ica r à p op u la çã o a d o-lescen te, b a sea n d o -se, à s vezes, n o s d a d o s ep i-d e m io ló gic o s q u e a p o n t a m b a ixa s t a xa s i-d e m o r b id a d e. N ã o o b st a n t e, va le re ssa lt a r q u e d u ra n t e a a d o le scê n cia o in d ivíd u o p a ssa p o r u m p e río d o d e rá p id a s m u d a n ça s t a n t o b io ló gica s q u a n to p sicossocia is q u e p rop icia m com -p o r t a m e n t o s a m b iva le n t e s, o ra in fa n t is, o ra m a d u ro s (Ab e ra st u r y, 1971). Po r isso, a t é ch e -ga r à fa se a d u lt a e le t e m q u e t o m a r d e c isõ e s, n a m a io r ia d a s sit u a çõ e s se m o d e vid o p re p a ro, q u e p o d e m im p lica r e m risco s d e sn e ce ssá rio s (Igra & Ir win , 1996). Mo t iva d o s p o r e xe m -p lo s d e co m -p o rta m en to n a fa m ília , -p ressã o d e gru p o, au to-afirm ação n a com u n id ad e, ou m es-m o p or d ificu ld a d es n a esfera ees-m ocion a l, p od e o c o r re r a fo r m a ç ã o d e h á b it o s p o u c o sa u d á -veis, p rin cip a lm en te o s liga d o s a o co n su m o d e

alim en tos in ad eq u ad os, exp erim en tação d e b e-b id a s a lcoólica s, fu m o e d roga s, en tre ou tros. O im p orta n te é q u e esses h á b itos p od em origin a r e n fe r m id a d e s n a id a d e a d u lt a q u e p o d e r ia m ser evita d a s com m ed id a s p reven tiva s.

Pa ra q u e o su je it o se c o m p ro m e t a c o m a p ró p r ia sa ú d e e d e se u s p a re s t o r n a -se n e ce s-sá r io co n ve n cê - lo d o s d e t e r m in a n t e s d e se u s p ro b le m a s (Ce rq u e ira , 1996). Ca b e a o s p ro fisio n a is d e sa ú d e in ce n t iva r u m a co n d u t a re sp o n sá ve l n o s jove n s, sp rove r in fo r m a ç õ e s im -p ortan tes e corretas sob re riscos d e saú d e, além d e id en tifica r o s q u e estã o em situ a çõ es d e ris-c o p a ra o fe re ris-c e r a ju d a a d e q u a d a e e m t e m p o h á b il (Di Clem en te et a l., 1996; Klein , 2000).

Mad d alen o et al. (1992) ap on tam q u e a aten -ção à saú d e d o ad olescen te, p ela su a p róp ria n a-tu reza, req u er o trab alh o d e p rofission ais d e d i-fe re n t e s d iscip lin a s. Nã o o b st a n t e, n o Mu n icí-p io d o Rio d e Ja n e iro, icí-p a ra o d e se n vo lvim e n t o d o PROSAD, p ou ca s US con ta va m com eq u ip es co m p o sta s p o r m é d ico s, e n fe rm e iro s, p sicó lo -go s e a ssisten tes so cia is, m u ito s d o s q u a is sem ca p a cita çã o p a ra a ten çã o a o a d olescen te. Além d isso, a s re u n iõ e s m u ltid iscip lin a re s d e ro tin a , q u e p o d e r ia m a m p lia r a s p o ssib ilid a d e s d a p restação d a aten ção in tegral e d a resolu ção d os p rob lem as, con stitu íam -se even tos raros. Ou tro asp ecto q u e ch am ou a aten ção foi a p ou ca p articip a çã o d e joven s n a s eq u ip es d e sa ú d e. Ca n -n o-n (1999) e-n fatiza q u e os p rogram as p od eriam

Tabela 3

Distribuição (%) das 49 Unidades de Saúde com PROSAD segundo os escores atribuídos às condições básicas para a prestação da atenção integral ao adolescente no Município do Rio de Janeiro, 1999.

Condições Básicas Escores Atribuídos*

3 2 1 0

Participação em Projetos 22,4 32,7 34,7 10,2

Profissionais capacitados 28,6 30,6 32,7 8,2

Reuniões de equipe – – 28,6 71,4

Espaço físico disponível – 63,3 18,4 18,4

Insumos básicos 16,3 49,0 12,2 22,4

Porta de entrada na US – 40,8 30,6 28,6

Avalia emergência na US 51,0 8,2 – 40,8

Normas por escrito – – 32,7 67,3

Retorno garantido – – 77,6 22,4

Promoção de Saúde 18,4 67,3 8,2 6,1

Saúde Reprodutiva 6,1 57,1 4,1 32,7

Usuários de drogas – – 2,0 98,0

Atenção à vítima de violência – – 22,4 77,6

Meninos e meninas de rua – – 32,7 67,3

(8)

b en eficiar-se d a p resen ça d os joven s, p ara o m elh o r co n h e cim e n t o d e su a s n e ce ssid a d e s, im -p lem en ta çã o e a va lia çã o d a s a tivid a d es.

Est u d a n d o se o s p ro fissio n a is d e sa ú d e t in h a m co in d içõ e s d e p re st a r a t e in d im e in t o iin t e -gra l à p o p u la ç ã o a d o le sc e n t e d o m u n ic íp io, co rre la cio n o u -se a re d e b á sica , d istrib u íd a e s-p a cia lm e n t e se gu n d o crit é rio s s-p ré -e st a b e le ci-d os, com os m a is im p orta n tes p rob lem a s ci-d este gru p o e tá rio, o u se ja : a m o rta lid a d e p o r a rm a s d e fo go p a ra o sexo m a scu lin o e a s ta xa s d e fe-cu n d id a d e p a ra o sexo fem in in o.

No q u e d iz re sp e it o à m o r t a lid a d e p o r a r -m a s d e fo go d e a d o le sce n t e s d o se xo -m a scu lin o, o b se r vo u se q u e a zo lin a p o r t u á r ia e a d ja cê n cia s a p re se n t a ra m o s m a io re s ín d ice s, d e -n u -n c ia -n d o a e xist ê -n c ia -n e st e m u -n ic íp io d e á re a s m a is p ro b le m á t ic a s q u a n t o a o im p a c t o d a violên cia. No en tan to, ob servou se q u e p o u -ca s US n essa s á rea s esta va m d isp on íveis ou em co n d içõ e s d e p re sta re m a te n d im e n to e sp e cia -liza d o a o s a d o le sc e n t e s vít im a s d e vio lê n c ia . Nesta p ersp ectiva , Blu m (1987) e Flish er (1992) e n fa t iza m a gra n d e vu ln e ra b ilid a d e d o s a d o

-Município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro

sem PROSAD Distribuição das US por Região Administrativa

precária regular boa

Taxa de mortalidade de adolescentes do sexo masculino por 100.000 habitantes

0 a 39 40 a 69 70 e mais

5 4 23

2

21

9 7

1

8 14 15 12 10

13

6

18 17

24 19

25 22

26

16

11

20

3

1 – Portuária 2 – Centro 3 – Rio Comprido 4 – Botafogo 5 – Copacabana 6 – Lagoa 7 – São Cristóvão 8 – Tijuca 9 – Vila Isabel

10 – Ramos 11 – Penha 12 – Inhaúma 13 – Méier 14 – Irajá 15 – Madureira 16 – Jacarepaguá 17 – Bangu 18 – Campo Grande

19 – Santa Cruz 20 – Ilha do Governador 21 – Ilha de Paquetá 22 – Anchieta 23 – Santa Tereza 24 – Barra da Tijuca 25 – Pavuna 26 – Guaratiba

0 5 10 quilômetros

Região Metropolitana

Oceano Atlântico

Baía de Guanabara

N Baía de

Sepetiba Figura 2

Distribuição geográfica das Unidades de Saúde (US) por adequação das condições de atendimento e por taxa de mortalidade por armas de fogo (por 100.000 habitantes) entre adolescentes de 10 a 19 anos. Município do Rio de Janeiro, 1991-1995.

Fonte: Digitalização dos mapas de Região Administrativa – Sistema de Informação Geográfica, Fundação Oswaldo Cruz. Dados tabulares: Sistema de Informação sobre Mortalidade, Ministério da Saúde.

(9)

le sc e n t e s d o se xo m a sc u lin o e p ro p õ e m u m a m e lh o r a t e n çã o d e sa ú d e e d a s co n d içõ e s a m b ie n t a is. St r in gh a m & We it zm a n (1988) a p o n -ta m a im p o rtâ n cia d e q u e, n a co n su l-ta d e ro tin a d e a d o le sc e tin t e s, se ja m itin c o r p o ra d a s p e r -gu n t a s n a h ist ó r ia c lín ic a q u a n t o a o e n vo lvi-m e n t o c o lvi-m a vio lê n c ia e q u e se ja lvi-m t ra ç a d a s co n d u ta s d e a co n selh a m en to e p reven çã o. Em q u e p e se o fa t o d a re d e b á sic a d e sa ú d e n ã o p o d e r a t u a r so zin h a n a q u e st ã o d a m o r t a lid a -d e p or arm as -d e fogo, os p rofission ais q u e p resta sse m a te n d im e n to a o s a d o le sce n te s co m in

-d ícios ou su sp eita -d e con viverem com situ ações d e c o n flit o s in t ra fa m ilia re s o u so c ia is, p o d e -r ia m b u sca -r a lt e -r n a t iva s viá ve is d e co m b a t e à violên cia .

No q u e d iz re sp e it o à p o p u la çã o fe m in in a d este m u n icíp io, o b servo u se á rea s co m m a io -res ín d ices d e fecu n d id ad e, algu m as d elas a p re-se n t a ra m t a m b é m t a xa s e le va d a s d e m o r t a li-d a li-d e p or a rm a s li-d e fogo em a li-d olescen tes li-d o se-xo m a scu lin o, d e m o n stra n d o a m u ltip licid a d e d e p ro b le m a s e m b a ir ro s e sp e c ífic o s. Ne st e se n t id o, e st u d o re a liza d o n a Escó cia co m p ro

-Município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro

sem PROSAD Distribuição das US por Região Administrativa

precária regular boa

Taxa de fecundidade (/1000 NV)

< 32,0 32,1 a 45,0 45,1 e mais

5 4 23

2

21

9 7

1

8 14 15 12 10

13

6

18 17

24 19

25 22

26

16

11

20

3

1 – Portuária 2 – Centro 3 – Rio Comprido 4 – Botafogo 5 – Copacabana 6 – Lagoa 7 – São Cristóvão 8 – Tijuca 9 – Vila Isabel

10 – Ramos 11 – Penha 12 – Inhaúma 13 – Méier 14 – Irajá 15 – Madureira 16 – Jacarepaguá 17 – Bangu 18 – Campo Grande

19 – Santa Cruz 20 – Ilha do Governador 21 – Ilha de Paquetá 22 – Anchieta 23 – Santa Tereza 24 – Barra da Tijuca 25 – Pavuna 26 – Guaratiba

0 5 10 quilômetros

Região Metropolitana

Oceano Atlântico

Baía de Guanabara

N Baía de

Sepetiba Figura 3

Distribuição geográfica das Unidades de Saúde (US) por adequação das condições de atendimento e por taxa de fecundidade entre adolescentes de 10 a 19 anos (por 1.000 nascidos vivos). Município do Rio de Janeiro, 1995-1997.

Fonte: Digitalização dos mapas de Região Administrativa – Sistema de Informação Geográfica, Fundação Oswaldo Cruz. Dados tabulares: Sistema de Informação sobre Mortalidade, Ministério da Saúde.

(10)

Referências

ABERASTU RY, A., 1971. Ad olescen cia. Bu e n o s Aire s: Ed icion es Ka rgiem a n .

BLUM, R., 1987. Co n tem p o ra r y th rea ts to a d o lescen t h ea lth in th e Un ited Sta tes. JAM A,257:390-395. CANNON, L. R. C., 1999. Saú d e e Desen volvim en to d a

Ju v en t u d e Bra sileira : Con st ru in d o u m a Agen d a N acion al. Bra sília : Secreta ria d e Po lítica s d e Sa ú -d e, Min istério -d a Sa ú -d e.

CASTELLS, P. & SILBER, T., 1998. La a siste n cia a a d o -le sc e n t e s. In . Gu ía Prá ct ica d e la Sa lu d y Psico-logía d el Ad olescen te(P. Ca ste lls & T. Silb e r, o rg.), p p. 33-44, México, DF: Ed itorial Plan eta Mexica n a . vo u q u e a s e le va d a s t a xa s d e fe cu n d id a d e e m

a d o le s c e n t e s a c o n t e c ia m n a s á r e a s d e p io -r e s co n d içõ e s só cio -e co n ô m ica s d a q u e le p a ís (Mc Lo o n e & Bo d d y, 1994). D a m e sm a fo r m a , St e rn (1997) re ssa lt a q u e n o Mé xico o s se t o re s m a is p o b re s a p re se n t a m u m a t e n d ê n c ia d e cre scim e n to d a s ta xa s d e fe cu n d id a d e n a a d o -le scê n cia , in d e p e n d e n t e d a id a d e d a p r im e ira gravid ez. Estas p on d erações m ostram q u e ta m -b ém , p a ra a tu a r n este p ro-b lem a , os serviços d e sa ú d e t e rã o q u e ir a lé m d o a t e n d im e n t o clín i-co, b u sca n d o p a rce r ia s co m o s o u t ro s se t o re s, p a ra ob ter m elh or efetivid a d e.

Em b ora os p rob lem a s d etecta d os seja m d ec o r re n t e s d e u m a sé r ie d e fa t o re s, p r im a r ia -m e n t e d e n a t u re za so c ia l, e a s p o ssib ilid a d e s d e p re ve n ç ã o a t ra vé s d a re d e d e se r viç o s d e sa ú d e se ja m lim it a d a s, o e st u d o so b re a s co n d içõ es d a a ssistên cia à sa ú d e to rn a se releva n -t e n a m e d id a e m q u e in d ic a d e fic iê n c ia s q u e im p e d e m o s p ro fissio n a is d e sa ú d e p re st a re m a t e n çã o d e q u a lid a d e. A a t e n çã o m é d ica ve m sen d o a lvo d a p reocu p a çã o d e a u tores volta d os p a ra o s e st u d o s so b re d ist r ib u iç ã o, a c e sso e e q ü id a d e n a p re st a ç ã o d o s se r viç o s d e sa ú d e ( Tra va ssos, 1992; Wh ite et a l., 1961).

Do n a b e d ia n (1982), sist e m a t iza n d o a a va -lia çã o d a q u a lid a d e d a a t e n çã o, p ro p õ e q u e o estu d o d a estru tu ra d o s serviço s d e sa ú d e d eve a b a rca r: gra u d e q u a lifica çã o d o s re cu rso s h u m a n o s, á re a física , re cu rso s fin a n ce iro s d isp o -n íve is, e q u ip a m e -n t o s e m -n ú m e ro e d ist r ib u i-ç ã o. En fa t iza q u e a e st r u t u ra é re le va n t e n a q u a lid a d e d a a t e n çã o, p o is a u m e n t a o u d im i-n u i a p ro b a b ilid a d e d a b o a a t u a çã o d o p ro fis-sio n a l. Em n o sso e st u d o fic a e vid e n t e q u e a s áreas d e m aior n ecessid ad e d isp u n h am d e p ou -co s se r viço s e m -co n d içõ e s a d e q u a d a s d e p re st a r a st e n d im e n st o. Co m o o b st e r im p a cst o n a sa ú d e d o a d o lescen te se a s US d a red e p ú b lica en co n t ra m se e m co n d içõ e s p re cá r ia s e e st ra t e

-gica m en te m a l d istrib u íd a s p a ra a p resta çã o d o aten d im en to in tegral a este gru p o p op u lacion al? Na orien tação d e p olíticas p ú b licas, Szwarc-wa ld & Ca stilh o (1998) su gerem a u tiliza çã o d o estu d o d a d istrib u içã o d a d en sid a d e d em o grá -fica e p rob lem a s ep id em iológicos p or á rea geo-grá fica . Visa n d o u m im p a cto p o sitivo n a sa ú d e d a p o p u la çã o a d o le sce n t e d o m u n icíp io p e lo p ro gra m a , a lgu m a s Re giõ e s Ad m in ist ra t iva s m e re c e m a t e n ç ã o e sp e c ia l p o r a p re se n t a re m m aior con cen tração d e p rob lem as. Recom en d a -se, p rin cip a lm en te n essa s regiões, a a d eq u a çã o d a estru tu ra d o s serviço s a o s o b jetivo s p ro p o st o s p e lo PROSAD, a ca p a cist a çã o d o s p ro fissio -n a is d e sa ú d e e m a t ivid a d e s d e p ro m o ç ã o d e sa ú d e, a cria çã o d e m e ca n ism o s d e in te gra çã o e m n íve l lo ca l d o s vá r io s se t o re s d a so cie d a d e co m o esco la , sa ú d e e co m u n id a d e, b em co m o, a p a r t icip a çã o d o s a d o le sce n t e s n o d e se n h o e a va lia çã o d os p rogra m a s a eles d estin a d os.

O p resen te tra b a lh o con tou com a coop era -çã o d o ge re n te d o PROSAD e d o s p ro fissio n a is q u e in tegra m a s eq u ip es, a ssim m esm o, a lgu n s a sp ectos n ã o fora m estu d a d os p or d ificu ld a d es d iversa s. Den tre ela s, a fa lta d e in fo rm a tiza çã o d e a lgu m a s u n id a d e s, o q u e in via b ilizo u a o b ten çã o d e d a d os com o p rod u tivid a d e e d em a n -d a a ten -d i-d a . Em b ora a p esq u isa ten h a a tin gi-d o c e rc a d e 90% d a s U S d a re d e, o u t ra lim it a ç ã o fo i q u a n to à im p o ssib ilid a d e d e re a liza çã o d a s en trevista s em tod o o u n iverso.

(11)

CERQU EIRA, M . T., 1996. Pro m o c ió n d e la sa lu d : evo lu ció n y n u evo s ru m b o s. Boletin d e la Oficin a San itaria Pan am erican a,120:342-47.

DI CLEMENTE, R. J.; PORTON, L. E. & HANSEN, W. B., 1996. Ne w d ire ct io n s fo r a d o le sce n t risk p re ve n -tio n resea rch a n d h ea lth p ro m o -tio n resea rch a n d in ter ven tio n s. In : Han d book of Ad olescen t Health Risk Beh avior – Issu es in Clin ical Ch ild Psych olo-gy (R. J. Di Clem en te, W. B. Ha n sen & L. E. Porton , ed .), p p. 413-420, New Yo rk: Plen u m Press. DONABEDIAN, A., 1980. Th e d efin ition of q u a lity a n d

a p p ro a ch es to its a ssessm en t. In : Ex p loration s in Qu a lit y Assessm en t a n d M on it orin g (A. Do n a b e d ia n , e d .), p p . 3 16, v. II, An n Ar b o r : He a lt h Ad -m in istra tion Press.

FLISH ER, A. J.; JOU BERT, G. & YACH , D., 1992. Mo rt a lirt y fro m e xrt e rn a l ca u se s in So u rt h Africa n a d o -le sce n t s, 1984-1986. Sou t h Africa n M ed icin e,81: 77-80.

IBGE (Fu n d a ç ã o In st it u t o Bra sile iro d e Ge o gra fia e Esta tística ), 1994. Cen so Dem ográfico, Brasil 1991. Rio d e Ja n eiro: IBGE.

IBGE (Fu n d a ç ã o In st it u t o Bra sile iro d e Ge o gra fia e Esta tística ), 1997.Con tagem d a Pop u lação, Brasil 1996. Rio d e Ja n eiro: IBGE.

GATES, A. E., 1918. Th e wo rk o f th e a d o le sce n t clin ic o f Sta n fo rd Un iversity Med ica l Sch o ll. Arch ives of Ped iatrics; 35:236-243.

H ALL, G. S., 1904. Ad olescen ce: Its Psych ology an d its Relation sh ip to Ph ysiology, An th rop ology, Sociolo-gy, Sex , Crim e, Religion a n d Ed u ca t ion. v. 2. Ne w York: Ap p leton Co.

IGRA, V. & IRWIN, C. E., 1996. Th e o rie s o f a d o le sce n t r isk – Ta kin g b e h a vio r. In : Ha n d b ook of Ad oles-cen t Health Risk Beh avior(R. J. Di Clem en te, W. B. Ha n se n , L. E. Po n t o n , e d .), p p . 35- 48, Ne w Yo rk: Plen u m Press.

KLEIN, J. D., 2000. Ad o le sce n t s, h e a lt h se r vice s, a n d a cce ss t o ca re. Jou rn a l of Ad olescen t Hea lt h, 27: 293-294.

M AD D ALEN O, M .; KORIN , D. & SILBER, T. J., 1992. Eq u ip o in terd iscip lin a rio en la a ten ció n d e sa lu d d e los a d olescen tes. In : M an u al d e Med icin a d e la Ad olescen cia( T. Silb er, M. M. Mu n ist, M. Ma d d a -le n o & E. N. Su á re z-Oje d a , o rg.), p p . 31-37. Se r ie Pa lt e x p a ra Eje cu t o re s d e Pro gra m a d e Sa lu d 20. Wa sh in gto n , DC: Orga n iza cio n Pa n a m erica n a d e la Sa lu d .

MCLOONE, P. & BODDY, F. A., 1994. De p riva tio n a n d m o r t a lit y in Sc o t la n d , 1981 a n d 1991. BM J, 309: 1465-1470.

OMS (Orga n iza çã o Mu n d ia l d a Sa ú d e), 1985. Classifi-ca çã o In t ern a cion a l d e Doen ça s, Rev isã o 1975

(Non a Revisão), v. 1, São Pau lo: Facu ld ad e d e Saú -d e Pú b lica , Un iversi-d a -d e -d e Sã o Pa u lo. Cen tro -d a OMS p ara Classificação d e Doen ças em Portu gu ês. OPAS (Orga n iza çã o Pa n -Am e rica n a d a Sa ú d e ), 1995.

Avaliação d e Serv iços d e Aten d im en to Am bu lato-rial d e Ad olescen tes: Estim ativa d e Com p lex id ad e e Con d ições d e Eficiên cia. Wa sh in gton , DC: OPAS. PINA, M. F., 1998. Poten cia lid a d es d os sistem a s d e in -fo rm a çõ e s ge o grá fica s n a á re a d a sa ú d e. In : Saú -d e e Esp a ço: Est u -d os M et o-d ológicos e Técn icos -d e An álise(A. Na ja r & E. Ma rq u es, org.), p p. 125-133, Rio d e Ja n eiro: Ed itora Fiocru z.

SELLS, W. & BLUM, R., 1996. Mo rb id ity a n d m o rta lity a m o n g U S a d o le sce n t s: An ove r vie w o f d a t a a n d tren d s. Am erican Jou rn al of Pu blic Health , 86:513-519.

SERRANO, C. V., 1995. La sa lu d in tegra l d e lo s a d o les-ce n te s y lo s jó ve n e s: Su p ro m o ció n y su cu id a d o. In : La Sa lu d d el Ad olescen t e y d el Jov en (M . Ma d d a le n o, M. M. Mu n ist , C. V. Se rra n o, T. J. Sil-b er, E. N. Su á rez-Ojed a & J. Yu n es, o rg.), p p. 3-14, Pu b lica ció n Cie n t ífica 552. Wa sh in gt o n D C: Or -ga n iza ción Pa n a m erica n a d e la Sa lu d .

SILBER, T. J., 1997. Me d icin a d a a d o le scê n cia – Um a n ova su b e sp e cia lid a d e d a p e d ia t ria e d a m e d ici-n a iici-n t e r ici-n a ici-n a Am é r ic a d o No r t e. Ad olescen cia Latin oam erican a, 1:11-15.

SPSS INCORPORATION, 1994. SPSS for W in d ow s. Sta-tistical Pack age for th e Social Scien ces. Release 6.1.

Ch ica go: SPSS In c.

STERN, C., 1997. Teen a ge p regn a n cy a s a socia l p rob -le m : A cr it ica l p e rsp e ct ive. Salu d Pú blica d e M é-xico, 39:137-143.

STRIN GH AM , P. & WEITZM AN , M ., 1988. Vio le n c e co u n se lin g in t h e ro u t in e h e a lt h ca re o f a d o le s-cen ts. Jou rn al of Ad olescen t Health ,9:389-393. SZWARCWALD, C. L. & CASTILH O, A. C., 1998. Mo

r-t a lid a d e p o r a r m a s d e fo go n o Esr-t a d o d o Rio d e Ja n e iro, Bra sil: Um a a n á lise e sp a cia l. Rev ista Pa-n am ericaPa-n a d e Salu d Pú blica,4:161-170. TRAVASSOS, C., 1992. Eq u it y in t h e Use of Priv a t e

Hosp it als Con t ract ed by a Com p u lsory In su ran ce Sch em e in t h e Cit y of Rio d e Ja n eiro, Bra z il, in 1986. Ph .D. Th esis. Lon d on : Dep a rtm en t of Socia l Sc ie n c e s a n d Pu b lic Ad m in ist ra t io n , Lo n d o n Sch ool of Econ om ics a n d Politica l Scien ce. WH ITE, K. L.; WILLIAMS, T. F. & GREEN BERG, B. G.,

1961. Th e e co lo gy o f m e d ica l ca re. N ew En gla n d Jou rn al of Med icin e,265:885-892.

Receb id o em 26 d e d ezem b ro d e 2000

Referências

Documentos relacionados

2 O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta para registro dos atendimentos. A cada atendimento é gerado um número

A seleção de professores é uma medida que não parece ter uma solução tão breve e foge aos limites legais das escolas e da 28ª CRE. Para além da seleção de professores,

Durante a pesquisa, foram entrevistados dois Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar que orientam as escolas objeto da pesquisa para verificar quais são as percepções

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da