• Nenhum resultado encontrado

Achados neuropatológicos na síndrome da imunodeficiência adquirida (sida): revisão de 138 casos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Achados neuropatológicos na síndrome da imunodeficiência adquirida (sida): revisão de 138 casos."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 ( 2 ) : 9 5 - 9 9 , a b r - j u n , 1 9 9 2

A R T IG O S

ACHADOS NEUROPATOLÓGICOS NA SÍNDROM E DA

IM UNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA):

REVISÃO D E 138 CASOS

M a rco V . W a in stein , L isia n e F erreira, L u cia n o W o lfen b u ttel, L ia n e G o lh sp a n , E d u a rd o S p rin z, M a tia s K ron feld e M a ria Isab el E d elw eiss

C o m o o b j e t i v o d e d e t e r m i n a r a in c id ê n c ia d a s d i r e r e n t e s a f e c ç õ e s q u e p o d e m a ti n g ir o S is te m a N e r v o s o C e n t r a l (S N C ) n a S ín d r o m e d a I m u n o d e f ic iê n c ia A d q u ir i d a (S ID A ) r e a l i z o u -s e u m e -s t u d o r e t r o -s p e c t i v o a tr a v é -s d e n e c r ó p -s i a -s r e a l i z a d a -s n o H o -s p i t a l d e C lí n ic a -s d e P o r to A l e g r e . P a r a t a n t o , f o r a m e x a m i n a d a s 1 3 8 n e c r ó p s i a s d e p a c i e n t e s p o r t a d o r e s d e S ID A q u e h a v i a m m o r r i d o e n tr e j a n e i r o d e 1 9 8 5 e d e z e m b o d e 1 9 9 0 . T o d o s o s c é r e b r o s f o r a m a n a l i s a d o s m a c r o s c ó p i c a e m i c r o s c o p i c a m e n t e a t r a v é s d a h e m a t o x il in a - e o s in a e , q u a n d o n e c e s s á r i o , c o l o r a ç õ e s , e s p e c i a i s c o m o G r o c o tt , P A S , G ie m s a e Z ie h l- N ie ls e n , f o r a m e m p r e g a d a s . A s p r i n c i p a i s l e s õ e s e n c o n t r a d a s f o r a m : to x o p l a s m o s e c e r e b r a l e m 2 9 c a s o s (2 1 % ); c r i p t o c o c o s e e m 1 7 ( 1 2 % ) ; t u b e r c u l o s e e m d o i s ( 1 % ) e u m ( 0 ,7 % ) d e c a n d id í a s e . A lé m d e s t a s l e s õ e s i n f la m a tó r i a s f o r a m o b s e r v a d o s 1 5 c a s o s ( 1 0 % ) c o m l e s õ e s v a s c u l a r e s ; o it o ( 6 % ) c o m g l i o s e e s e t e ( 5 % ) c o m a c h a d o s s u g e s t i v o s d e e n c e f a l o p a ti a p e l o H IV . P o d e m o s c o n c l u i r q u e o S N C é u m d o s p r i n c i p a i s ó r g ã o s - a l v o d a S ID A e q u e a to x o p l a s m o s e c e r e b r a l é a p r i n c i p a l f o r m a d e a c o m e t im e n to d o S N C n e s t e s p a c i e n t e s .

P a la v r a s - c h a v e s : S ID A . S is te m a n e r v o s o c e n tr a l. T o x o p la s m o s e c e r e b r a l .

As evidências atuais apontam para o SNC com o um fre q u e n te ó rg ão -a lv o para as manifestações clínico-morfológicas da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)7 8 15. O envolvimento do SNC varia entre 60 a 90% em trabalhos realizados através de necropsia11112 u . Os sintomas neurológicos podem ser, inclusive, a prim eira manifestação da SIDA3. Além das infecções oportunísticas como toxoplasmose, criptococose, candidíase, citomegalovirose e outras, o SNC é um importante sítio para a infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV)24 5 7 10 12 14 17.

Dentre estas infecções oportunísticas, a toxoplasmose tem sido apontada como a principal causa de lesão cerebral associada à SIDA2. As análises neuropatológicas são, portanto, de importância fundamental não apenas para o estabelecimento de um diagnóstico acurado como também para elucidar a patogênese da lesão cerebral.

T rabalho realizado na U nidade de D oen ça s Infecciosas e S erv iço d e A natom ia P atológica do H ospital de C línicas de P orto A legre (H C P A ).

A u xílio: F A P E R G S e PRO PESP

E n d e re ç o p a r a c o rre sp o n d ê n c ia: Dra. M aria Isabel Edel­ w eis s. S erviço de A natom ia P atológica/H C P A . R. Ramiro B arcelos 2 3 5 0 su b so lo , 9 00 3 5 -0 0 3 Porto A legre, R S, Brasil. R eceb id o para p ublicação em 1 7 /0 1 /9 2 .

Este estudo tem como obj etivo determinar a incidência das diversas afecções do SNC em pacientes portadores de SIDA através do diagnóstico por necropsia.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este é um estudo observacional retrospectivo onde foram analisadas as necrópsias de pacientes com SIDA realizadas no período de janeiro de 1985 a dezembro de 1990 no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), correspondendo a 138 casos de um total de 256 necrópsias de SIDA já realizadas por este Serviço. Os únicos critérios de inclusão no estudo foram o diagnóstico de SIDA e a autorização para necropsia. Foram feitos cortes seriados dos cérebros após fixação em formalina a 10% por um período médio de 30 dias. As lâminas foram rotineiramente coradas pela h em a to x ilin a -e o sin a , e quando n e c e ssá rio , realizaram-se técnicas especiais de coloração tais como PAS, Grocott, Giemsa e Ziehl-Nielsen.

RESULTADOS

(2)

W a i n s te i n M V , F e r r e i r a L , W o l f e n b u tt e lL , G o l b s p a n L , S p r in z E , K r o n f e l d M , E d e l w e i s s M l. A c h a d o s n e u r o p a t o l ó g i c o s n a s í n d r o m e d a im u n o d e f i c iê n c i a a d q u i r i d a (S ID A ) : r e v i s ã o d e 1 3 8 c a s o s . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 : 9 5 - 9 9 , a b r - ju n , 1 9 9 2 .

achados neuropatológicos com suas respectivas incidências estão listados na Tabela 1. Em 81 casos (59 % ) havia algum tipo de envolvimento do SNC.

As infecções oportunísticas como um todo foram responsáveis pelo maior número de casos (35%). Dentre estas, a mais prevalente foi a toxoplasmose cerebral, presente em 29 (21 % ) casos. Neste grupo,

criptococose foi diagnosticada em 17, tuberculose em dois e candidíase em um paciente. A toxoplasmose cerebral foi morfologicamente estadiada (Tabela 2). O estágio 1 (5 casos) consistiu de abscesso necrosante com áreas de necrose mal delimitadas e com escasso infiltrado inflamatório e abundante número de taquizoítos. O estágio 2 (10 casos) representou o abscesso em organização com um halo de macrófagos e linfócitos circundando a área de necrose com um número variável de taquizoítos. No abscesso crônico ou terceiro estágio (14 casos)

podem ser encontrados eventuais nódulos microgliais e raros toxoplasmas encistados (bradizoítos) e isolados (taquizoítos).

A lesão criptocóccica caracterizou-se pela formação de cistos intraparenquimatosos contendo numerosos fungos facilmente identificados pela HE ou pelo Grocott e escassa reação inflamatória. Estes cistos eram evidenciados m acroscopicam ente podendo atingir diferentes diâmetros. As meninges esboçavam um aspecto gelatinoso típico desta infecção.

Na meningite por cândida vêem-se pseudo- hifas do fungo comausência de reação inflamatória. Na m eningite tuberculosa foram observados numerosos macro ou micronódulos com necrose caseosa central e escasso infiltrado inflamatório mononuclear. Emnenhum deles foram identificadas células gigantes de Langhans. A pesquisa de BA AR

(3)

revelou intensa positividade na coloração pelo Ziehl-Nielsen.

Além das lesões inflamatórias, as vasculares, como um todo, perfizeram um total de 15 casos (10%), tendo sido encontrados 12 com hemorragias, dois com aterosclerose em vasos da base e um caso de trombose venosa. Foram feitos ainda os seguintes diagnósticos: oito casos (6%) de gliose; sete (5%) com achados sugestivos de encefalopatia pelo HIV; seis (4 %) com atrofia cortical; três (2 %) neoplasias, sendo dois linfomas e um ependimoma e, ainda, um (0,7%) com meningite bacteriana onde não foi possível identificar o agente.

Em nove pacientes foi encontrada mais de uma afecção no SNC (Tabela 3). Os diagnósticos concomitantes mais frequentes foram criptococose e toxoplasmose e toxoplasmose e hemorragias,

ambos presentes em dois casos.

DISCUSSÃO

Aproximadamente 60% das necrópsias revisadas apresentaram algum tipo de envolvimento do SNC, demonstrando que este é um importante alvo na SID A . Nossos resultados estão de acordo com outros estudos realizados anteriormente 1 11 12 14.

(4)

W a i n s te i n M V , F e r r e i r a L , W o l f e n b u tt e lL , G o l b s p a n L , S p r i n t E , K r o n f e l d M , E d e l w e i s s M l . A c h a d o s n e u r o p a t o l ó g i c o s n a s í n d r o m e d a im u n o d e f i c iê n c i a a d q u i r i d a (SID A ) : r e v i s ã o d e 1 3 8 c a s o s . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 5 : 9 5 - 9 9 , a b r - ju n , 1 9 9 2 .

condições cujo padrão-ouro de diagnóstico envolve técnicas de imunoperoxidase.

Os padrões morfológicos da toxoplasmose cerebral no nosso estudo são semelhantes aquelés encontrados e previamente descritos por Navia e cols13. Conforme estes autores, estes padrões podein refletir a correlação existente entre a duração do tratamento antitoxoplasma e a gravidade da lesãó. Desde modo, acredita-se que a lesão toxoplásmica no SNC represente a reativação de infecção latente e não adquirida após a infecção pelo HIV 918.

A encefalopatia pelo HIV é representada pòr duas manifestações neuropatológicas, descritas como encefalite m ultifocal de células gigantes3 e leucoencefalopatia difusa progressiva6. Em nosso estudo, foi diagnosticado um caso de encefalite multifocal, onde se detectaram focos de infiltrados de células gigantes m ultinucleadas em área subependimária, considerados por alguns autores como patognomônicos da encefalopatia pelo H IVl6..

Os achados patológicos considerados sugestivos de leucoencefalopatia di fusa progressiva encontrados em seis necrópsias foram: espongiose, gliose, nódulos microgliais e áreas de desmielinização. Os nódulos microgliais podem também estar associados à infecção pelo citomegalovírus e toxoplasma, não sendo exclusivos da encefalopatia pelo HIV 7. O

termo encefalopatia pelo HIV, segundo Lantos e cols8 é preferido, em relação às designações comò complexo demencial da SIDA ou encefalite subaguda, desde que estes últimos apresentam c o n o taçõ es c lín ic a s que nem sem pre são substanciadas pelas evidências morfológicas.

Os estudos neuropatológicos podem apresentar importantes implicações na prática clínica da SIDA. As evidências substanciais de que o SNC possa representar um sítio principal de acometimento nos pacientes com SIDA, faz com que as avaliações neurológicas clínicas e radiológicas e especialmente, à necropsia sejam fundamentais para a correta

REFERENCIAS

1 . A n d e r s K H , G u er ra W F , T o m iy a s u U , V e r ity M A , V in te r s H V . T h e n e u r o p a th o lo g y o f A I D S : U C L Á e x p e r i e n c e a n d r e v ie w . A m e r ic a n J o u r n a l o f P a th o lo g y 1 2 4 : 5 3 7 - 5 5 8 , 1 9 8 6 .

2 . B is h b u r g E , R o b e r t H K , S li m J , P e r e z G , J o h n so n E . B r a in l e s i o n s in p a t i e n t s w it h a c q u ir e d im m u n o d e fic ie n c y s y n d r o m e . A r c h iv e s o f In tern a i

9 8

avaliação da doença bem como o prognóstico e diagnóstico acurados. Os estudos por necropsia permitem não só o diagnóstico, que em muitas oportunidades não foi realizado em vida, como também a compreensão mais detalhada da patogênese da lesão, um conhecimento que pode ser fundamental para o tratamento e a prevenção da doença. Concluindo, nosso estudo através de necropsia confirma dados de outros autores e procura destacar a necessidade do emprego de técnicas como tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética com intuito do diagnóstico precoce das lesões do SNC. Estudos comparativos dos achados de necrópsia com os de tomografia poderão ainda ampliar a eficácia do diagnóstico de afecções do SNC na SIDA.

SUMMARY

T h is is a n a u to p s y s s t u d y p e r f o r m e d in a r e t r o s p e c t i v e f a s h i o n t o d e t e r m i n e th e in c i d e n c e o f d i s e a s e s t h a t c o u l d a f f e c t th e C e n tr a l N e r v o u s S y s t e m in A I D S . F o r th is p u r p o s e , 1 3 8 a u t o p s i e s o f p a t i e n t s w ith A I D S p e r f o r m e d a t th e “H o s p i t a l d e C li n ic a s d e P o r t o A l e g r e ”, B r a z i l, b e tw e e n j a n u a r y / 8 5 a n d d e c e m b e r / 9 0 w e r e s t u d ie d . A l l t h e b r a i n s w e r e e v a l u a t e d m a c r o s c o p i c a l l y a n d m i c r o s c o p i c a l l y m a i n l y t h r o u g h h e m a t o x y l i n - e o s i n s t a i n i n g a n d i f n e c e s s a r y s p e c i a l t e c n i q u e s li k e P A S ,G r o c o t t, G ie m s a a n d Z ie h l - N i e ls e n w e r e d o n e . R e s u lt s h a v e r e v e a l e d 2 9 ( 2 1 % ) c a s e s w it h c e r e b r a l t o x o p l a s m o s is ; c r y p t o c o c o s i s in 1 7 ( 1 2 % ) ; tu b e r c u l o s i s in tw o ( 1 % ) a n d o n e c a s e ( 0 ,7 % ) o f c a n d i d i a s i s . B e s i d e s th e s e in f la m m a to r y le s io n s , 1 5 ( 1 0 % ) p r e s e n t e d v a s c u l a r le s io n ; 8 ( 6 % ) h a d g l i o s i s a n d 7 ( 5 % ) c a s e s h a d s u g g e s t i v e f i n d i n g s o f H T V - e n c e p h a lo p a th . W e c a n c o n c l u d e t h a t th e C N S is a im p o r t a n t t a r g e t a f f e c t e d b y A I D S a n d t h a t c e r e b r a l to x o p a l s m o s i s is th e p r i n c i p a l d i s e a s e in th e C N S in A I D S p a t i e n t e s .

K e y - w o r d s : A ID S . C e n tr a l n e r v o u s s y s te m . C e r e b r a l to x o p l a s m o s is .

M e d ic in e 1 4 9 :9 4 1 X 9 4 3 , 1 9 8 9 .

(5)

W a i n s te i n M V , F e r r e i r a L , W o t f e n b u tt e lL , G o l b s p a n L , S p r i n z E , K r o n f e l d M , E d e l w e i s s M l . A c h a d o s n e u r o p a t o l ó g i c o s n a s í n d r o m e d a im u n o d e f i c iê n c i a a d q u i r i d a (S ID A ): r e v i s ã o d e 1 3 8 c a s o s . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c in a T r o p i c a l 2 5 : 9 5 - 9 9 , a b r - ju n , 1 9 9 2 .

7 5 : 1 8 5 - 1 9 8 , 1 9 8 7 .

4 . G o n z a le s M F , D a v is R L . N e u r o p a t h o lo g y o f a c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e . N e u r o p a th o lo g y a n d A p p lie d N e u r o b io lo g y 1 4 :3 4 5 -3 6 -3 , 1 9 8 8 .

5 . G ra y F , G h erer d i R , S c a ra v illi F . T h e n eu ro p a th o lo g y o f a c q u ir e d im m u n o d e fic ie n c y s y n d r o m e (A ID S ): a r e v ie w . B ra in 1 1 1 : 2 4 5 - 2 6 6 , 1 9 8 8 .

6 . K le ih u e s P , L a n g W , B u r g e r P C , B u d k a H , V o g t M , M o u r e r R , L u th y R , S ie g e n th a le r W . P r o g r e s s iv e d iffu s e le u k o e n c e p h a lo p a th y in p a tien ts w ith a cq u ired i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e ( A I D S ) . A c t a N e u r o p a th o lo g ic a 6 8 : 3 3 3 - 3 3 9 , 1 9 8 5 .

7 . L a n g W , M ik lo s s y J , D e r u a z J P , P iz z o la to G P , P r o b s t A , S c h a ff n e r T , G e s s a g a E , K le ih u e s P . N e u r o p a th o lo g ic a 7 7 : 3 7 9 - 3 9 0 , 1 9 8 9 .

8 . L a n to s P L , M c L a u g h lin J E , S c h o lt z C L , B e r r y C L , T ig h e J R . N e u r o p a th o lo g y o f th e b rain in H I V in f e c tio n . L a n c e t 1 1 : 3 0 9 - 3 1 1 , 1 9 8 9 .

9 . L u ft B J , B r o o k s R G , C o n le y F K , M c C a b e R E , R e m in g to n J S . T o x o p la s m ic e n c e p h a litis in p a tien ts w ith a c q u ir e d im m u n o d e fic ie n c y s y n d r o m e . J o u rn al o f t h e A m e r ic a n M e d ic a l A s s o c ia t io n 2 5 3 2 : 9 1 3 -9 1 7 , 1 -9 8 4 .

1 0 . M ic h a e ls J , S h a r e r L R , E p s t e in L G . H u m a n im m u n o d e fie n c y v ir u s ty p e 1 (H I V -1 ) in fe c tio n o f th e n e r v o u s s y s te m : a r e v ie w . I m m u n o d e fic ie n c y R e v ie w 1 : 7 1 - 1 0 4 , 1 9 8 8 .

1 1 . M o n te S M , H o D D , S c h o o le y R T , H ir sh M S , R ic h a r d s o n E P . S u b a c u te E n c e p h a litis o f A I D S an d its rela tio n to H T L V I II in fe c tio n . N e u r o lo g y 3 7 : 5 6 2

-5 6 9 , 1 9 8 7 .

1 2 . N a v ia B A , C h o E S , P etito C K , P r ic e R W , T h e A I D S d em en tia c o m p le x , II: n e u r o p a th o lo g y A n n a ls o f N e u r o lo g y 1 9 : 5 2 5 - 5 3 5 , 1 9 8 6 .

1 3 . N a v ia B A , P etito C K , G o ld J W M , C h o E S , J o rd a n B D , P r ic e R W . C ere b ra l t o x o p la s m o s is c o m p lic a tin g th e a c q u ir e d im m u n o d e fic ie n c y s y n d r o m e : c lin ic a l a n d n e u r o p a th o lo g ic a l fin d in g s o f 2 7 p a tie n ts . A n n a ls o f N e u r o lo g y 1 9 : 2 2 4 - 2 3 8 , 1 9 8 6 .

1 4 . P e tito C K , C h o E S , L e h m a n n W , N a v ia B A , P r ic e R W . N e u r o p a th o lo g y o f a c q u ir e d im m u n o d e fie n c y sy n d r o m e (A I D S ): a n a a u to p s y r e v ie w . J o u rn a l o f N e u r o p a t h o lo g y a n d E x p e r im e n t a l N e u r o l o g y 4 5 : 6 3 5 - 6 4 6 , 1 9 8 6 .

1 5 . R o s e m b e r g S , L o p e s M B S , T s a n a c li s A M . N e u r o p a t h o lo g y o f a c q u ir e d im m u n o d e f ic ie n c y s y n c r o m e (A I D S ). A n a ly s is o f 2 2 B r a z ilia n c a s e s . J o u r n a l o f th e N e u r o lo g ic a l S c ie n c e s 7 6 : 1 8 7 - 1 9 8 , 1 9 8 6 .

1 6 S h a re r L R , C h o E S , E p s te in L G . M u lt in u c le a te d g ia n t c e lls a n d H T L V -I I I in A I D S e n c e p h a lo p a t h y . H u m a n P a th o lo g y 1 6 : 7 6 0 , 1 9 8 5 .

1 7 . W ile y C A , N e ls o n J A . R o le o f im m u n o d e fie n c y v ir u s a n d c y to m e g a lo v ir u s in A I D S e n c e p h a litis . A m e r ic a n J o u r n a l o f P a th o lo g y 1 3 3 : 7 3 - 8 1 , 1 9 8 8 . 1 8 . W o n g B , G o ld J W M , B r o w n A E , L a n g e M , F r ie d

Referências

Documentos relacionados

Os resultados da pesquisa indicam que, a partir do trabalho seminal de Hambrick e Mason (1984), os estudos atuais, além de considerarem as características demográficas

Besides describing the mechanisms used to develop the dynamic capabilities on each one of the accreditation stages and their evolution over the lifecycle phases, we also found that

Com base no simulador de laparoscopia existente no hospital de Bragança foi pro- posto o desenvolvimento de um novo que incluísse novas formas de manuseamento e que

Três conceitos da filosofia da ci- ência – capta, data e acta – são revisitados e pro-postos como caminhos para a reinvenção de identidades da arte e da ciência no presen-

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Sendo perguntados sobre a significação dessa palavra, eles explicam que entre os judeus é costume, que quando al- gum deles está moribundo os outros matam-no