• Nenhum resultado encontrado

Proposta de um quadro de referência para integrar o consumidor nos conceitos de redes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Proposta de um quadro de referência para integrar o consumidor nos conceitos de redes."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

P

ROPOSTA DE UM

Q

UADRO DE

R

EFERÊNCIA PARA

I

NTEGRAR O

C

ONSUMIDOR NOS

C

ONCEITOS DE

R

EDES

Er n e st o M ich e la n ge lo Giglio*

Resumo

O

ar t igo apr esent a um a pr opost a e defesa da inclusão do at or consum idor nos raciocínios e

pesquisas sobr e r edes, a par t ir da t eor ia das r edes sociais. A pr opost a decor r e da análise e r efl exão sobr e 82 ar t igos de r edes selecionados, cuj os obj et ivos incluíam o consum idor. Est a análise m ost rou que o consum idor est á ausent e com o at or, t ant o t eoricam ent e, quant o nas sugest ões ger enciais. Seu papel na r ede é secundár io e são rar os os est udos sobr e a gest ão de sua par t icipação. Ent r e as causas dessa ausência, dest acam - se a dom inância de m odelos sócio t écnicos de r edes na bibliografi a e o uso de t eor ias da psicologia do indivíduo, quando se abor da o consum idor, o que se ent ende com o inadequado num raciocínio de r edes a par t ir das redes sociais. Nas conclusões, propõe- se um conj unt o de princípios que inclui o consum idor com o at or da r ede, am pliando o cam po de r efl exões e de pesquisas da ár ea.

Pa la v r a s- ch a v e : Redes de negócios. Redes sociais. At or consum idor.

Proposed Reference Table to Include the Consumer in Network Concepts

Abstract

T

he ar t icle pr esent s a m odel t hat includes t he consum er in t he pr inciples and r esear ch on

net w or ks, using t he concept s of social net w or ks. The m odel ar ises fr om t he analysis and refl ect ions of 82 art icles about net works, whose obj ect ives included t he consum er. I t showed t hat he/ she is absent as an act or in bot h t heor et ically and m anagem ent pr oposals. His/ her r ole in t he net w or k is secondar y and t her e ar e few st udies int o t he m anagem ent of his/ her par t i-cipat ion. Am ong t he causes of t his absence w e ident ify t he dom inance of socio- t echnical m odels in t he bibliography and t he use of t heor ies of individual psychology, w hich ar e inadequat e in a r easoning of social net w or ks. Finally w e pr opose a set of pr inciples t hat includes t he consum er as an act or in a net w or k, w idening t he r efl ect ions and r esear ch in t his ar ea.

Ke y w or ds: Business net w or ks. Social net w or ks. Act or consum er.

* Dout or pela Univer sidade de São Paulo – USP. Pr ofessor do Mest r ado em Adm inist r ação da Univer

(3)

Introdução

O

obj et ivo dest e t rabalho é propor e defender um conj unt o de princípios e diret rizes que possibilit am incluir o consum idor nos raciocínios e pesquisas sobr e r edes, t endo com o base os conceit os de redes com o relações sociais ( CASTELLS, 1999) . A t ar efa se concr et iza a par t ir da análise de um a am ost ra signifi cat iva de ar t igos sobr e os conceit os e casos de r edes que incluíam os consum idor es nos seus obj et ivos. Nessa análise, ver ifi ca- se que, apesar de cit ado, o consum idor não é colocado num papel at ivo e r elevant e, im plicando num a lacuna lógica e t eór ica, um a vez que a con-ver gência dos ar t igos afi r m a a possibilidade de t odos os at or es ser em infl uenciados e infl uenciar em a r ede. Dit o de out ra for m a, a com pr eensão da est r ut ura e dinâm ica das r edes est á incom plet a, por que o at or consum idor est á excluído.

O t em a é r elevant e um a vez que os conceit os de r edes est ão se t or nando m ais aceit os na com unidade cient ífi ca e nos m eios em pr esar iais; e as possíveis lacunas lógicas, t eóricas e m et odológicas exigem refl exão e acert os. Aut ores com o Tichy, Tush-m an e FoTush-m br un ( 1979) ; Dw yer, Schur r e Oh ( 1987) ; Cast ells ( 1999) ; Per eira e Luce ( 2002) e Giglio e Kwasnicka ( 2005) t êm ressalt ado a im port ância de se desenvolverem m ais conceit os e pesquisas sobr e r edes incluindo as r elações com os consum idor es. Par t icular m ent e no set or de ser viços e, m ais r ecent em ent e, nas polít icas públicas, a inclusão do consum idor se t or na necessár ia e im por t ant e.

O art igo inicia com um a discussão sobre os conceit os de redes e a explicit ação da base t eór ica que or ient a a pesquisa e a análise. Em seguida, apr esent am - se os dados da pesquisa, as infer ências e int er pr et ações. Ao fi nal, apr esent a- se um a pr opost a de princípios que possibilit a incluir o consum idor nas explicações e pesquisas sobre redes.

Os Conceitos de Rede e a Presença do Consumidor

Segundo Miles e Snow ( 1992) , o nascim ent o or ganizado de r edes ocor r e a par t ir de 1980, num cenár io de m uit as m udanças e pr edom ínio de incer t ezas. Ent r e os m ot ivos dessa sit uação, encont ram - se o r ápido desenvolvim ent o t ecnológico e as m udanças de valor es e com por t am ent os dos consum idor es. Sur gem os m ovim ent os de par cer ias ent r e com prador es e vendedor es e as alianças ent r e or ganizações, com o obj et ivo de est abelecer r elacionam ent os de longo prazo.

Com o fenôm eno das redes int erorganizacionais, surgiram art igos que as analisa-vam num a m ult iplicidade de t eor ias, t ais com o as econôm icas, as t eor ias de j ogos, de dependência de r ecur sos, as t eor ias de st akeholder s e as r edes com o r elações sociais ( GRANDORI , SODA, 1995; BRI TO, 2001) . Num a r esenha pr évia que or iginou o t em a dest e ar t igo, ver ifi cou- se que o consum idor prat icam ent e não era cit ado e incluído, o que era inesperado, j á que vár ios fat os indicavam a necessidade de sua par t icipação. Ent r e eles, pode- se cit ar a cr escent e exigência por inovações e qualidade, o acesso cada vez m ais fácil às infor m ações e a cr escent e im por t ância do seu r elacionam ent o nos vários pont os de encont ro da cadeia. Paralelam ent e, e t alvez com o respost a a esses fat os, as em pr esas desenvolveram for m as de cust om izar em seus pr odut os, m udaram o foco do r ecur so fi nanceir o e do pr odut o para a cr iação de valor para o consum idor e possibilit aram sua part icipação nos processos produt ivos. A som a desses fat ores result a num a int er dependência ent r e os par t icipant es, desenvolvendo as r edes de negócios, num sist em a de t ar efas cooperadas. Era de se esperar, por t ant o, um a lit erat ura cada vez m ais volt ada à par t icipação do consum idor nesses fl uxos e decisões das r edes.

Essa análise e r efl ex ão inicial m ost raram a dom inância de foco nos at or es em pr esar iais, com t em as t ais com o obj et ivos de um a em pr esa ao ent rar num a r ede, desenvolvim ent o da gover nança e do capit al social, apr endizagem , r elações de po-der, confl it os e opor t unism os, e obt enção de r ecur sos est rat égicos ao se ent rar num a r ede ( GRANDORI , SODA, 1995; BALESTRI N, VERSHOORE, 2010) . A exclusão do at or consum idor abr e um a lacuna na t eor ia e nas pesquisas.

(4)

num a t eia de int erdependência. Os m odos de relacionam ent o; sej am fam iliares, sociais, ou com er ciais, ocor r em num a com plexa e fi na t eia de infl uências, fl uxos e decisões, levando a um a m udança no eixo da unidade de est udo das Ciências Hum anas, que sai do indivíduo para os fl uxos. Se a Psicologia e a Sociologia t radicionais elegiam o “ ser ” com o unidade de est udo ( suas at it udes, valor es, expect at ivas, t raços) , agora sur ge a “ r elação” com o um a unidade de est udo m ais apr opr iada para ent ender a sociedade com plexa. As idéias de fl uxos, t eia, m ult iplicidade e com plexidade, t am -bém , foram defendidas por Mor in ( 1991) , que afi r m ava não ser m ais possível para as Ciências Hum anas ut ilizar em os paradigm as posit ivist as na const r ução de t eor ias e nos m ét odos de pesquisa. Confor m e Cast ells ( 1999) , os m odos de r elações ent r e at or es t or naram - se dinâm icos a t al pont o que fi ca difícil sust ent ar as classifi cações e lim it es de quem são os for necedor es e quem são os consum idor es, j á que os papéis dos at or es não são m ais fi xos.

Em r elação ao t em a dest e ar t igo, signifi ca dizer que um a pessoa que est á no papel de consum idor ( i.e., a r elação ocor r e no sent ido dela r eceber um bem e enviar um pagam ent o) , pode est ar, ao m esm o t em po, no papel de negociador ( num a r elação de poder ) e, t am bém , de pr odut or ( int er fer indo e par t icipando no m odo de pr odução do bem ) . É possível visualizar essa m ult iplicidade num a sit uação de assist ência t écnica, em que um consum idor que adquir iu um pr odut o que apr esent a defeit o, ao r eclam ar, est á num papel que infl uencia e at é det er m ina a for m a do ser viço a ser ofer ecido ( os pr ocessos de conser t o, ou subst it uição, os prazos, os cam inhos das infor m ações, ent r e out ras decisões) . Os par t icipant es não se lim it am aos que est ão fi sicam ent e pr esent es, j á que a quest ão envolve os pr odut or es ( o fabr icant e) , os vendedor es ( a loj a) , o ger ent e, os t écnicos e at endent es da assist ência t écnica e at é os usuár ios do pr odut o. Os pr ocessos decor r ent es a par t ir do event o só podem ser adequadam ent e com pr eendidos e analisados a par t ir da inclusão do r eclam ant e na r ede de pr odução. Com base nos pr eceit os de Halinen, Salm i e Avila ( 1999) , pode- se afi r m ar que um a díade ( um a r elação ent r e dois at or es) r epr esent a a r ede daquele negócio ( no caso, a assist ência t écnica) . Os aut or es sust ent am , ainda, que m udanças na díade podem ocasionar m udanças na r ede, ou sej a, no exem plo acim a, o fl uxo de int eração ent r e o consum idor- r eclam ant e e o at endent e da assist ência t écnica pode gerar m udanças na r ede de assist ência.

Com base nessa r efl exão inicial, const r uím os a t ese do ar t igo. Afi r m am os que é possível e necessár io incluir o consum idor nos raciocínios e pesquisas sobr e r edes e apr esent am os um conj unt o de dir et r izes para r ealizar a t ar efa e r ear ranj ar o foco das pesquisas.

Proposta Conceitual

Para analisar os dados da pesquisa bibliogr áfi ca e defender a t ese, par t im os do pr incípio que um a r ede de negócios t em com o pano de fundo as r elações sociais. Cast ells ( 1999) afi r m ava que a caract er íst ica da sociedade m oder na é a vida em r ede, um a t eia de fl uxos e decisões nos vár ios níveis de est r ut uração, com o fam ília, gr upos sociais e gr upos de consum o. Baudr illar d ( 1995) afi r m a que o consum o se dá na vida cot idiana, a qual é m ediada por signos que são veiculados nas redes de relações. Num a int er pr et ação inver sa da or dem clássica da pr odução, afi r m a o aut or, o sist em a de necessidades é que const it ui o sist em a de pr odução ( BAUDRI LLARD, 1995, p.74) . Dit o de out ra for m a, no cont ext o de nosso raciocínio, os valor es de consum o veiculados nas r edes infl uenciam os m odos de pr odução.

(5)

A caract eríst ica pós- m oderna do com port am ent o hum ano é o seu carát er plural, efêm er o e im pr evisível, incluindo seu papel de consum idor ( BARROS FI LHO, 2005) . A com pr eensão do at ual consum idor exige conceit os além dos m odelos t radicionais de t ipos e papéis sociais defi nidos ( GI GLI O, 2005) . Sua par t icipação nos pr ocessos pr odut ivos e com er ciais é afi r m ada pelo Mar ket ing há algum as décadas ( KOHLI , JA-WORSKI , 1990) .

Assim , os fat os sobr e a com plexidade e fl uidez dos negócios, bem com o a evolução de alguns m odelos da Adm inist ração, com o os encont rados em Mar ket ing, sust ent am o pr incipio de que as r edes de negócios cont êm as r elações sociais com o pano de fundo.

Confor m e Nohr ia e Eccles ( 1992) , ent ende- se por r elação social o fl uxo de in-for m ações não t écnicas ent r e os at or es de um a r ede. O cont eúdo do fl uxo det er m ina sua nat ur eza. Confor m e Tichy, Tushm an e Fom br un ( 1979) , os cont eúdos sociais m ais im por t ant es nas r edes r efer em - se à confi ança, com pr om et im ent o, valor es com par-t ilhados e poder. Essas var iáveis ser ão upar-t ilizadas na pr opospar-t a apr esenpar-t ada ao fi nal.

A pr esença do consum idor nas r edes apar ece, pont ualm ent e, em alguns t raba-lhos acadêm icos, pr incipalm ent e na invest igação de ser viços, r essalt ando o t em a da confi ança ( CORREA, 2005; BALESTRO, 2002) . Out ra área de invest igação, denom inada Logíst ica Rever sa, ut iliza os conceit os de r edes e coloca o consum idor com o o at or pr incipal ( MEAD, SARKI S, 2002) . Exist em , por t ant o, sinais da possibilidade e vant a-gens de se incluir o at or consum idor nos conceit os e pesquisas de r edes de negócios. Resum indo a pr opost a conceit ual que or ient a a análise do m at er ial, par t e- se do pr incípio de que as r edes de negócios são m anifest ações da r ede social at ual e que as relações sociais const it uem seu pano de fundo. Com a int erdependência dos processos pr odut ivos, t or na- se lógico, coer ent e, necessár io e vant aj oso incluir o consum idor nas pesquisas e ger ência das r edes. Assim , pr et ende- se invest igar a lacuna da possível ausência do consum idor num conj unt o signifi cat ivo de art igos sobre redes de negócios e, em caso afi r m at ivo, suger ir o cam inho de solução.

Metodologia

A per gunt a da pesquisa é: Qual o lugar do at or consum idor num a am ost ra se-lecionada de ar t igos sobr e r edes de negócios? A afi r m at iva or ient adora é que exist e um a lacuna na inclusão do at or consum idor nas pesquisas sobr e r edes.

A m et odologia do t rabalho, ou sej a, o cam inho r efl exivo usando a pr opost a con-ceit ual, ut iliza o raciocínio do sist em ism o e caract eriza- se com o explorat ória e analít ica. A t eor ia de base, as r elações sociais nas r edes, aceit a e ut iliza o sist em ism o nas suas afi r m at ivas de int er dependência, fl uidez e incer t ezas. A pesquisa é explorat ór ia, pois o t em a do consum idor na r ede é pouco invest igado e, na ver dade, não se encont ra um m odelo aceit o sobr e sua inclusão; e é analít ica por que ut iliza os raciocínios de conver gências, infer ências e int er pr et ações sobr e os dados.

A pesquisa bibliogr áfi ca é um conj unt o or denado de pr ocedim ent os. Um a das r egras consist e em considerar o m at er ial de invest igação, o t ext o, com o um dado em -pír ico que pode ser analisado. Para invest igar a afi r m at iva da ausência do consum idor nos t ext os sobre redes, realizou- se um levant am ent o bibliográfi co em bancos de dados. Trat ando- se de pesquisa explorat ória, elegeram - se alguns crit érios em seqüência, bus-cando selecionar um a am ost ra que indicasse as conver gências. No pr im eir o nível de seleção, com o par âm et r o t em át ico, colocaram - se duas palavras- chave que dever iam est ar pr esent es no t ít ulo – r edes e consum idor es. Não havia r est r ição cr onológica. As font es de busca foram os bancos de dados da ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Adm inist ração, considerando ser a font e m ais represent at iva do pensam ent o at ual brasileir o em Adm inist ração; o PROQUEST – Pr oQuest I nfor m

a-t ion and Lear ning e o EBSCO – Ebsco I nfor m aa-t ion Ser vice, considerados dois bons

(6)

Realizou- se um segundo fi lt r o, com um r econhecim ent o do r esum o e dos obj e-t ivos expr essos na ine-t r odução. O cr ie-t ér io de seleção nese-t e passo foi considerar apenas os ar t igos que explicit am ent e analisavam r edes de negócios e apr esent avam com o um dos obj et ivos discut ir a pr esença do consum idor. Text os sobr e r edes popular es e Ongs, por exem plo, foram descar t ados. Nest a seleção, r est aram 432 ar t igos.

Um t erceiro fi lt ro consist iu em selecionar os art igos que at endessem aos crit érios:

1. São de r evist as cient ífi cas classifi cadas no SJR I ndicat or ( Scim ago Jour nal & Count r y Rank) , para as int er nacionais, e no sist em a Qualis/ Capes, para as nacionais. Esse cr it ér io pr opor ciona m aior validade ao cont eúdo dos t ext os, j á que as r evist as r ealizam análises cr it er iosas dos ar t igos apr ovados.

2. Os aut or es apar ecem em out ras r efer ências. Tal cr it ér io indica que o t ext o é r econhecido com o apr esent ando algum a cont r ibuição. Ar t igos fr eqüent em ent e r efe-renciados podem ser t om ados com o paradigm as de raciocínio do t em a que invest igam .

3. O ar t igo cont ém par t e da fundam ent ação t eór ica baseada nos conceit os de r edes. Out ras escolas da Adm inist ração, com o Resour ce Based Value, não se r elacio-nam com os obj et ivos de invest igação.

4. O ar t igo cont ém pelo m enos um it em que t rat e do t em a do consum idor na r ede. Esse cr it ér io valida a inclusão do ar t igo.

5. Quando se t rat a de um est udo de caso, o t ít ulo ou o r esum o r efer e- se ao t em a das r elações com os consum idor es, indicando um m ínim o de discussão t eór ica.

Nesse últ im o fi lt r o, foram selecionados 82 ar t igos.

Aplicados esses cr it ér ios de seleção, const it uindo- se num a am ost ra dir igida, passou- se a segunda e m ais im port ant e fase da pesquisa. Para cada t ext o, ut ilizou- se a análise de cont eúdo t em át ica, conform e defi nida por Bardin ( 2004) . A análise t em át ica consist e em ler o t ext o, nas par t es que se r efer em ao obj et o de invest igação, e ext rair um cont eúdo r esum ido da idéia. Segundo o aut or, a análise t em át ica busca cr iar um quadr o das conver gências e da am plit ude sobr e o t em a e desvendar as cat egor ias em ergent es. Criado esse quadro, é possível const ruir inferências e int erpret ações sobre os r esult ados, bem com o apont ar t em as de novas pesquisas. Est e é o cam inho a ser per cor r ido na análise dos r esult ados. No caso de pesquisas bibliogr áfi cas, t rat ando- se de um ext enso m at er ial, não é necessár io apr esent ar o cont eúdo dos t ext os para o grau de confi ança. Event ualm ent e, a crit ério do pesquisador, alguns parágrafos podem ser apr esent ados.

Análise dos Resultados

A abrangência t em poral dos ar t igos selecionados vai desde a década de 1970, com alguns t rabalhos sem inais com o o de Bur t ( 1976) , passando pelas décadas de 1980 e 1990, com t ext os clássicos com o os de Thor elli ( 1986) , Miles e Snow ( 1986, 1992) e chegando na década de 2000, por exem plo, com Maia e Teixeira ( 2006) , que buscam um a apr oxim ação ent r e a r ede e o consum idor.

(7)

Encont raram - se poucas referências aos nós com os consum idores, concent radas em t ext os que t rat am de ser viços ( CRAVENS, PI ERCY, 1994; BERTON, HULBERT, PI TT, 1999) . Essa ausência j á havia sido afi r m ada por O’Far r el e Wood ( 1999) , quando colo-cam que há um a lacuna na lit erat ura, pr incipalm ent e nas sit uações em que o pr ópr io consum idor dem anda a for m ação de um a aliança, com o em pr oj et os de ar quit et ura. Além do nó, duas out ras expressões aparecem com freqüência nos t ext os: coo-peração e int er dependência, am bas classifi cadas com o for m as de r elações, que são um dos const it uint es do nó. Exist em , por t ant o, t r ês grandes cat egor ias conver gent es nos t ext os analisados: as redes são conj unt os de nós e caract erizam - se pela exist ência de cooperação e int er dependência nas r elações ent r e os at or es.

A palavra r elação é o grande t em a de conver gência, pr esent e nas t r ês palavras-chave da análise: nós, cooperação e int erdependência. As redes nascem , se est rut uram e se pr ocessam pelas r elações. Os consum idor es são cit ados, m as com o últ im o elo da cadeia, r ecebendo o conj unt o de valor com plet o e r ealizando a t r oca fi nanceira. Um a exceção é o t ext o de Har land ( 1995) , que leva em consideração o par consum idor-em pr esa/ for necedor- idor-em pr esa, afi r m ando infl uências r ecípr ocas.

Os var iados t em as de pesquisas sobr e r elações na r ede foram agr upados no quadrado const ruído por Cast ells ( 2000) ; const it uído das relações de produção, de con-sum o, de experiência e de poder. O fl uxo de inform ação é o fat o cent ral na organização da est r ut ura social e possibilit a for m as ant es inexist ent es de ligações ent r e os at or es. Os consum idor es est ão prat icam ent e ausent es dessas análises, não apar ecendo com o par t icipant es da pr odução; nem com o consum idor es que t êm exper iências específi cas na rede; nem com o infl uent es nas relações de poder. Encont raram - se quat ro exceções. Souza ( 2004) afi r m a a necessidade de um a r et om ada do pr incípio da est rat égia de valor, colocando o consum idor com o o cent r o das decisões est rat égicas. Muhanna e Wolf ( 2002) afi r m am que a explicação da r ede fi ca m ais com plet a quando se coloca o consum idor, dando supor t e à nossa t ese. Ganesan ( 1994) busca com pr eender os fat or es que levar iam a um r elacionam ent o duradour o ent r e consum idor es e vendedo-r es. Achvendedo-r ol e Kot levendedo-r ( 1999) , com o conceit o de vendedo-r edes de opovendedo-r t unidades, afi vendedo-r m am que as m esm as se desenvolvem em função do conhecim ent o das expect at ivas e est ilos de vida dos consum idor es.

Out ra conver gência r efer e- se à est r ut ura da r ede, afi r m ada com o o conj unt o das r elações ent r e os par t icipant es. O t em a da int er face ent r e est r ut ura e dinâm ica é r ecor r ent e na Adm inist ração e im por t ant e, pois det er m ina pont os de par t ida para análises. Nos ar t igos, apesar da conver gência da dom inância das r elações sobr e a est r ut ura, sur giram dois paradigm as dist int os, t al com o j á havia apont ado Oliver e Eber s ( 1998) , num t rabalho sem elhant e ao nosso:

A. O paradigm a da est r ut ura da r ede social, com t eor ias sociais de r elações ent r e os at or es, que det er m inam a est r ut ura da r ede e exer cem infl uência nas deci-sões de negócios;

B. O paradigm a da est r ut ura da gover nança da r ede, que discut e os cont r oles, incent ivos e j ogos de poder, na busca dos r ecur sos econôm icos.

A int er face ent r e est r ut ura e dinâm ica é pouco discut ida. O que m ais cham a a at enção, no ent ant o, é que a palavra- chave relação não é problem at izada. A t endência dos aut or es é ora ut ilizar conceit os clássicos de r elacionam ent o advindos da Sociolo-gia e PsicoloSociolo-gia de Pequenos Gr upos, com o o papel social defi nido; ora r epet indo os conceit os de aut or es de r efer ência, com o Cast ells ( 1999) , que indicou a exist ência e dinâm ica de um a sociedade em r ede, m as não discut iu o conceit o de r elacionam ent o. Não há um a t eor ia de base conver gent e, ou dom inant e. Os pesquisador es assum em as m ais diver sas t eor ias or ganizacionais para analisar o fenôm eno de r edes, m esm o quando elas se fundam em análises de unidades isoladas, com o é o caso da t eor ia das com pet ências.

(8)

r elacionam ent o na r ede e, o m ais im por t ant e para a nossa invest igação, coloca- se o consum idor à m argem do círculo de infl uências. Para essa últ im a conclusão, levant a- se a hipót ese de que a fraca pr esença do consum idor poder ia est ar no obj et ivo colocado no sist em a, cuj a t endência dos ar t igos é colocar a vant agem com pet it iva que um a em pr esa obt ém ao par t icipar de um a r ede, pr incipalm ent e as r elacionadas aos cus-t os e ao poder de bar ganha ( DWYER, SCHURR, OH, 1987; CRAVENS, PI ERCY, 1994; PI ERCY, CRAVENS, 1995; HOLM, ERI KSSON, JOHANSON, 1996; TURNBULL, FORD, CUNNI NGHAM, 1996; PEREI RA, LUCE, 2002) . Par t indo desse obj et ivo, o consum idor fi ca fora do sist em a, j á que ele é vist o com o elo conseqüent e da vant agem e não com o causa. Ent endem os que um a alt er nat iva de raciocínio, a par t ir de Dr uker ( 1993) , ser ia afi r m ar que o obj et ivo de um a r ede é o m esm o de um a em pr esa: ser vir e cr iar valor para a sociedade. Nesse caso, o valor para o consum idor ser ia a r espost a de saída buscada e o sist em a se or ganizar ia em t or no dela.

Out ra linha de int erpret ação a part ir da análise dos t ext os é que a fraca presença do consum idor est ar ia no pr edom ínio de um a visão clássica de pr odução e r elacio-nam ent o a par t ir das em pr esas par t icipant es. Nela, o consum idor apar ece quando o pr odut o/ ser viço est á pr ont o e ser á ent r egue. Com bat endo essa visão, O’Far r el e Wood ( 1999) , em ar t igo sobr e alianças est rat égicas em ser viços, afi r m aram que a lit erat ura sobr e r edes é falha no r econhecim ent o da im por t ância das r elações com os consum idor es. Os aut or es, no ent ant o, não pr opuseram um cam inho de solução.

Encont raram - se out ras defesas da inclusão do consum idor na rede. Faria ( 2003) r ealizou r evisão de ar t igos e afi r m ou a necessidade de ger ent es cooperar em com o client e chave com o única form a de garant ir a viabilidade est rat égica de redes. Podem -se cit ar out ros esforços de com preensão da inclusão do consum idor nos relacionam en-t os nas r edes ( BLODGETT, ANDERSON, 2000; DAVI ES, GOODI E, MOUTI NHO, 2001; HU, TSOUKALAS, 2003; COX, MOWATT, 2004) , dos quais a análise de cont eúdo m ost ra um raciocínio ainda incipient e, com o uso de m odelos t radicionais e r educionist as de com pr eensão do consum idor, com o a t ipologia dem ogr áfi ca, ou o conceit o de t raços de per sonalidade. Confor m e j á com ent ado, o fenôm eno de r ede par ece exigir out r os pont os de par t ida, out ra unidade de est udo, focada na r elação e não nas caract er ís-t icas das pessoas ou em pr esas.

Resum indo a análise, afi r m a- se que a t endência dos ar t igos é não considerar o at or consum idor na r ede, apesar de algum as afi r m at ivas sobr e a im por t ância da sua pr esença. Os poucos ar t igos que valor izam e analisam o consum idor m ost ram lacunas de em basam ent o t eór ico, pr incipalm ent e os conceit os sobr e r elacionam ent os, ainda der ivados da Sociologia dos papéis defi nidos, da Psicologia do indivíduo e dos t raços, dom inant es nas décadas de 1930 e 1940. Um a nova est r ut ura social possibilit ada pela t ecnologia da inform ação ( CASTELLS, 2000) , que cria uniões ant es em oposição, com o ent re m assifi cação e cust om ização ( os processos são em m assa, porém cust om izados, com o aut om óveis per sonalizados sob encom enda) , apont a para a necessidade de novas abor dagens de com pr eensão da int er dependência ent r e par t icipant es da pr o-dução de um bem , incluindo os consum idor es, as quais super em o foco nas pessoas com o unidades de est udo, elegendo a r elação ( o nó) ent r e os at or es. Est e é um dos pr incípios or ient ador es de nossa pr opost a.

Proposta de um Conjunto de Diretrizes para

Inclusão do Consumidor nas Redes de Negócios

A par t ir da análise dos ar t igos, que confi r m ou a afi r m at iva sobr e a ausência dos consum idor es nos raciocínios de r edes, desenvolveu- se um quadr o r efer encial que busca pr eencher a lacuna exist ent e e suger e or ient ações para pesquisas.

(9)

i-navam os cír culos de pequenos gr upos, com o a fam ília, ou o depar t am ent o de um a em presa, com seus papéis defi nidos. A caract eríst ica pós- m oderna do com port am ent o hum ano é o seu car át er plural, efêm er o e im pr evisível, incluindo suas r elações com o consum idor ( BARROS FI LHO, 2005) . O consum idor est á agora envolvido num a m u-t ação de r elações e de papéis, sem m uiu-t a unifor m idade, ou padr ão de consum o. Os lim it es ent r e pr odut or es, for necedor es e consum idor es não est ão m ais t ão claram ent e delim it ados. Os consum idor es são, fr eqüent em ent e, cham ados ( pela m ídia, ou pelo gover no, por exem plo) para par t icipar em da pr odução e inovação de pr odut os ( com o as r edes livr es de soft w ar es) , ou para ser em fi scalizador es de polít icas de pr eços e ser viços ( com o espaço livr e de vár ios ender eços da I nt er net , onde o consum idor r eclam a e avalia em pr esas) . As em pr esas cit adas buscam r esponder aos r eclam es, ou avaliações, cr iando- se um a r ede de com unicação que se expande na m edida em que out r os nós se for m am .

Assim , um a t eor ia de r edes de negócios que se fundam ent e nas r elações sociais dos par t icipant es, incluindo o consum idor, deve considerar essa est r ut ura social de com plexidade, incert ezas e fl uidez. Nest e pont o, nossa propost a aceit a os pressupost os de Cast ells ( 1999) sobr e a est r ut ura social vigent e e considera o nó com o unidade de est udo e for m ação da r ede.

O pr im eir o pr incípio, por t ant o, é que a unidade de est udo de um a r ede de negó-cios é o nó, defi nido com o a ligação ent r e pelo m enos dois at or es, com os cont eúdos dos fl uxos e os papéis e decisões dos at or es. Colocar a unidade de est udo no nó r es-salt a o car át er de r elacionam ent o ent r e as par t es. Confor m e Nohr ia e Eccles ( 1992) , exist em vant agens em se ent ender as or ganizações a par t ir de suas int er- r elações.

O segundo pr incipio, decor r ent e do ant er ior, é que a est r ut ura de um a r ede é o conj unt o de nós at ivos. Signifi ca que um a invest igação pode se iniciar em qualquer

nó da r ede, por exem plo, num encont r o ent r e um consum idor e um at endent e de

as-sist ência t écnica, e o desdobram ent o dos fl uxos vai desenhando a est r ut ura da r ede, confor m e out r os nós são agr egados. Signifi ca, dent r o da t ese aqui defendida, que o consum idor sem pr e vai apar ecer na r ede, pois ele é um nó at ivo.

O t erceiro princípio, relat ivo à am plit ude, é que a est rut ura de um a rede pode se desdobrar, t eor icam ent e, ao infi nit o, j á que cada nó pode est ar ligado a m uit os out r os. Um a fi gura adequada de um a est r ut ura de r ede ser ia a espiral. Nossa conclusão sobr e a bibliografi a analisada é que os pesquisador es int er r om peram essa espiral m uit o no seu início e que poderiam e deveriam t ê- la est endido at é o consum idor. Nossa propost a é que, no est udo de r edes de negócios, sej a feit a um a am pliação da est r ut ura at é o at or consum idor, aceit ando- se que ele é im por t ant e na dinâm ica da r ede. A defesa dest e pr incípio é que a r ede sem o consum idor per de par t e do seu sent ido, j á que num raciocínio sist êm ico, o obj et ivo de lucr o e posição com pet it iva ( que é t em a dom inant e nos ar t igos analisados) só é alcançado quando o obj et ivo de ser vir ao consum idor t am bém o é. Assim , o consum idor faz par t e dos nós da r ede, exer cendo difer ent es papéis, com o j á com ent ado, em r elações de cooperação, confi ança, consum o e poder.

O quar t o pr incípio, por t ant o, é que se coloque o valor para o consum idor com o o obj et ivo fi nal da r ede e que os pr ocessos do sist em a, ou sej a, os fl uxos dos nós, com seus cont eúdos e decisões dos at or es, sej am analisados a par t ir desse obj et ivo. Assim , por exem plo, um a vant agem específi ca obt ida por um a r ede, com o o poder de negociação j unt o aos for necedor es, t er ia sent ido quando r esult asse em um a exper i-ência de valor para o consum idor, com um pr eço fi nal m ais baixo. Nesse raciocínio, as pesquisas que visam analisar vant agens com pet it ivas passariam a buscá- las, t am bém , nos nós com os consum idor es e não cir cunscr it as às r elações int er or ganizacionais.

Adot ando- se a prem issa da rede com o um sist em a, com obj et ivo fi nal de servir e cr iar valor para o consum idor e t endo com o unidade de análise os nós ent r e os at or es, incluindo as r elações com os consum idor es, r ecupera- se um fundam ent o fi losófi co e t eór ico sobr e o obj et ivo da exist ência de or ganizações, confor m e Dr uker ( 1993) , que é cr iar valor para a sociedade.

(10)

Com o r ealizar um a pesquisa nessa per spect iva? No quint o pr incípio, sobr e m et odologia, coer ent e com as afi r m at ivas ant er ior es sobr e a m ult iplicidade, m ut a-bilidade e visão sist êm ica das r edes, afi r m am os ser coer ent e ut ilizar o raciocínio da com plexidade. Segundo Mor in ( 1991) , o ser hum ano deve conviver com a incer t eza e com as m últ iplas conexões ent r e o t odo e a par t e, o que as t or nam indissociáveis.

Os fenôm enos hum anos, incluindo as r elações com er ciais, seguem um a se-qüência dialét ica de or dem e desor dem . A adoção dest e pr incípio no planej am ent o de pesquisas de r edes leva ao pr edom ínio da est rat égia de pesquisa qualit at iva, obj et i-vando descr ições, análises e int er pr et ações do fenôm eno e cr iando hipót eses sobr e os desdobram ent os fut ur os. Não se abandonam os obj et ivos posit ivist as de pr evisibili-dade, cont r ole e r epet ição, m as eles são colocados em um segundo plano, j á que um m om ent o de or dem e est abilidade de um a inst it uição, ou de um a r ede, é t em por ár io, seguido de um a desor dem . Com o t écnicas de colet a nessa or ient ação, valor izam - se o uso da obser vação e acom panham ent o dos nós ( que são os fl uxos e as decisões) , bem com o o r elat o dos at or es. As pesquisas de acom panham ent o elim inam alguns lim it es e vieses que est ão pr esent es nos r elat os, com o pôde ver ifi car, pessoalm ent e, o aut or, acom panhando r euniões de duas r edes de negócios. Já o r elat o dos at or es m ost ra seus obj et ivos, expect at ivas, per cepções, posições na r ede, dando sent ido ao seu com por t am ent o. Confor m e Mar sden ( 1990) , as pesquisas de acom panham ent o t êm m ais capacidade de capt ar em as r elações de fat o da r ede, ao passo que as en-t r evisen-t as capen-t am o que se denom ina de r ede cognien-t iva.

Com o t écnicas de análise dos dados, sugerem - se, principalm ent e, as análises de cont eúdo e as equações est r ut urais. As análises de cont eúdo abrangem um leque de t écnicas am plo o sufi cient e para dar cont a de font es de dados im pr essas, r egist r os de ocor r ências, r elat os de at or es, ent r e out r os ( BARDI N, 2004) . O pesquisador decide se o obj et ivo é levant ar cat egor ias, em um est udo explorat ór io pioneir o, por exem plo, a infl uência do consum idor na est r ut ura de r edes de negócios; ou ut ilizar as cat egor ias j á exist ent es na lit erat ura, quando se t rat ar de t em as j á invest igados, por exem plo, os j ogos de poder nas r edes. Tendo defi nido a quest ão das cat egor ias, seleciona- se o m at erial, t al com o fi zem os nest e t rabalho. Organizados esses dados, realiza- se a part e m ais im por t ant e que é o desenvolvim ent o de análises, infer ências e int er pr et ações.

A t écnica de equações est r ut urais possibilit a o est abelecim ent o de r elações, quando t al for int er essant e ( HAI R, 1998) . Apesar de ser um a t écnica quant it at iva na or igem , o m odelo de equações est r ut urais possibilit a a análise de dados qualit at ivos, ut ilizando- se escalas de diferencial sem ânt ico nos inst rum ent os de colet a. Os result ados não são conclusivos e não per m it em generalizações, at é por que o uso de escalas em var iáveis qualit at ivas é bast ant e cr it icável, m as o uso da t écnica é válido para ofer ecer pist as de pesquisas, um a vez que t est a as hipót eses de r elações.

Um exem plo de área de negócio que poderia ut ilizar essa orient ação é o t urism o, j á que um a caract er íst ica pr incipal desse ser viço é a fl exibilidade e m udança confor m e as dem andas dos consum idores. Acom panhar um grupo de t urist as nos seus vários nós durant e a viagem , com o j á fi zem os exper im ent alm ent e, ofer ece dados int er essant es sobr e a r ede e a inser ção do consum idor nela.

(11)

Qu a dr o 1 - Re su m o dos Pr in cípios pa r a I n clu ir o Con su m idor n a Te or ia e Pe squ isa de Re de s

Pr in cípios Re su m o

Filosófi co de est r ut ura social

A sociedade est á or ganizada na for m a de r edes, com int er depen-dência e cada at or exer cendo m últ iplos papéis.

Teór icos

1. A unidade de est udo de um a r ede de negócios é o nó, const i-t uído dos fl uxos e ai-t ividades eni-t r e os ai-t or es.

2. A est r ut ura de um a r ede é o conj unt o de nós at ivos.

3. A inclusão do consum idor t or na as afi r m at ivas sobr e r edes m ais com plet as e coer ent es, j á que ela pode se desdobrar com o um a espiral.

4. Considerando a r ede com o um sist em a, o valor para o consu-m idor é a r espost a de saída.

5. Os fl uxos e at ividades dos at or es adquir em sent ido em função da r espost a de saída do sist em a.

Met odológicos

1. O fenôm eno é com plexo, fl exível e m ut ável, não sendo r edu-t ível a var iáveis isoladas.

2. Os obj et ivos de pesquisa devem valor izar a descr ição e int er-pr et ação sobr e os cont eúdos dos fl uxos e os papéis assum idos pelos at or es, deixando em segundo plano a pr evisibilidade e con-t r ole.

Técnicas de pesquisas

1. Valor izar as pesquisas qualit at ivas, considerando que o cam po t eór ico ainda est á em for m ação e que as cat egor ias conver gent es at é o m om ent o, com o confi ança e cooperação, são qualit at ivas. 2. Valor izar as t écnicas de descr ição, acom panham ent o e ent r e-vist as para colet a de dados, coer ent e com os obj et ivos de descr i-ção e int er pr et ai-ção dos fenôm enos, num inst ant e det er m inado, ou num per íodo de t em po m ais longo.

3. Valor izar os m ét odos de análises qualit at ivas, t ais com o a aná-lise de cont eúdo, para cr iar hipót eses or ient adoras. Ut ilizar as equações est r ut urais com o pont e ent r e o qualit at ivo e o quant i-t ai-t ivo.

Lim it es

1. Os pr incípios da com plexidade inibem generalizações sobr e as r edes.

2. Pesquisas qualit at ivas buscam cr iar infer ências e int er pr et a-ções, para est abelecer um conj unt o de var iáveis conver gent es que or ient em pesquisas quant it at ivas. As var iáveis da lit erat ura at ual não incluem o consum idor.

3. Os r esult ados ger enciais são lim it ados, m ais or ient ados para a com pr eensão dos fat or es que geram cooperação e confl it os, do que pr opr iam ent e para cont r ole de com por t am ent o.

Font e: o aut or a par t ir dos r esult ados da pesquisa bibliogr áfi ca, 2010.

Temas de Pesquisas

Esboçado o quadr o r efer encial, é possível suger ir alguns t em as de pesquisas que incluem o consum idor nas r edes, am pliando o leque at é ent ão exist ent e.

(12)

se conect am out ras var iáveis. A Figura 1 m ost ra o desenho dos fat or es, ut ilizando o conceit o de Cast ells ( 1999) de que as r elações de negócios est ão cont idas num a r ede de relações sociais. O desenho m ost ra t rês subconj unt os, ou subsist em as int erligados:

1. Subsist em a das cat egor ias sociais. Refer em - se às var iáveis que const it uem um pano de fundo dos r elacionam ent os de negócios da r ede. Um a pesquisa pode invest igar os cont eúdos desses fl uxos num a r eunião da r ede, por exem plo, ou adot ar um a per spect iva hist ór ica, buscando as condições das r elações sociais no nascim ent o da r ede, ou ainda r evelando um a int er face ent r e essas r elações sociais e as r elações de negócios. As variáveis confi ança, com prom et im ent o e expect at ivas foram colocadas a par t ir da análise da conver gência dos t ext os. Elas r epr esent am , por infer ência, o que haver ia de m ais básico nos fl uxos ent r e os at or es. As expect at ivas, por exem plo, referem - se ao que cada at or espera com o result ado dos relacionam ent os, sej a no plano social, sej a no plano com er cial de uso dos pr odut os ( WOODRUFF, 1997) . Est ão, assim , r elacionadas às r espost as de saída e ao j ulgam ent o fi nal do consum idor sobr e t er, ou não, obt ido valor da r ede. Nossa cont r ibuição consist e em colocar a cat egor ia valor es

com par t ilhados, que signifi ca um conj unt o de cr enças e at it udes sobr e os signifi cados

do t rabalho, da exist ência de um a em pr esa, da com pet ição e da cooperação. Alguns aut or es ( LABI ANCA; BRASS, 2006) que não t iveram seus ar t igos selecionados pelos cr it ér ios, afi r m am a im por t ância de se cont ext ualizar as var iáveis de cr enças, at it udes e valor es nas r elações com er ciais. Essa cat egor ia t or na- se especialm ent e im por t ant e em r edes locais de pequenas em pr esas ( GOMES; PESSOA; FARI A, 2008) . A t eia indis-sociável de fat or es sociais e econôm icos foi det alhadam ent e discut ida por Granovet t er ( 1985) , no conceit o de em beddedness, que t em sido m ais fr eqüent em ent e t raduzido com o im er são. É a m esm a idéia que aqui defendem os, de um a união indissociável ent r e as r elações sociais e as r elações de negócios nas r edes.

Um a ár ea de pesquisa pr om issora, confor m e Lar son ( 1992) , é sobr e as condi-ções de nascim ent o das r edes. Confor m e Lar son, coer ent e com o ver ifi cado na nossa pesquisa, est e t em a é pr edom inant em ent e analisado na per spect iva das t eor ias eco-nôm icas, o que prat icam ent e exclui o consum idor. Num a perspect iva social ecoeco-nôm ica, as expect at ivas e dem andas do consum idor, t am bém , explicar iam o nascim ent o de r edes. A r ede de inst it uições e pessoas que for m am o ser viço de car t ões de cr édit o é um exem plo.

2. Subsist em a das cat egorias de form as de relações com erciais. Referem - se aos t r ês m odos básicos de r elações ent r e os at or es. Relações de pr odução são as ações conj unt as que t êm por obj et ivo cr iar um pr odut o, ou r ealizar um ser viço. Relações de consum o são as ações que t êm por obj et ivo a r ealização da t r oca. Confor m e al-guns aut or es ( PARASURAMAN, ZEI THAML, BERRY, 1985; SHAPI RO, SVI OKLA, 1995; LOVELOCK, WRI GHT, 2001) , as r elações de pr odução e consum o podem ocor r er sim ult aneam ent e e o valor per cebido pelo consum idor depende, em par t e, da sua par t icipação na pr odução do ser viço. Relações de poder são as at ividades que t êm por obj et ivo a dom inância das idéias e pr ocessos de um at or sobr e out r os at or es ( JONES, HESTERLY, BORGATTI , 1997) . Confor m e os r esult ados da pesquisa, o t em a do poder na r ede ainda não foi desenvolvido, quando se inclui o consum idor. O exem plo dado sobr e as r eclam ações em assist ências t écnicas pode ser pr om issor.

As t r ês cat egor ias abr em - se num leque de sub- t em as. As pr opost as lançadas por Clegg ( 1988) sobr e poder, por exem plo, poder iam ser r evist as na per spect iva da inclusão do consum idor nas r edes. As pesquisas at uais sobr e Logíst ica Rever sa ( DAHER, SI LVA, FONSECA, 2006) , pr edom inant em ent e volt adas aos aspect os econô-m icos e aeconô-m bient ais, poder iaeconô-m eleger o consueconô-m idor coeconô-m o cont r olador e iniciador dos fl uxos da r ede.

(13)

Figu r a 1 - Pr opost a de u m a Est r u t u r a com o Pon t o de Pa r t ida n a s Pe squ isa s sobr e Re de s I n clu in do o Con su m idor

As variáveis do cont ext o social:

Confiança Com pr om et im ent o Expect at ivas

Valor es Com par t ilhados

Cont ext o das relações de negócios:

Relações de Pr odução Relações de Consum o Relações de Poder

At ividades do

nó:

Fluxos Decisões At or 1:

Consum idor

At or 2: For necedor

Saída: Valor par a o consum idor Out r os nós

Out r os nós

Out r os nós

Out r os nós

Font e: o aut or a par t ir dos r esult ados da pesquisa e r efl exões, 2010.

3. Subsist em a da est r ut ura do nó e a r espost a de saída. O t er ceir o subsist em a é o nó, unidade de est udo da r ede, const it uído pelos fl uxos e at ividades. Os fl uxos r efer em - se ao que é t ransacionado, t ais com o obj et os, dinheir o e infor m ações. As at ividades r efer em - se à t ransfor m ação e m odo de t ransm issão que cada at or execut a sobr e o fl uxo que r ecebeu ( MADHAVAN, KOKA, PRESCOTT, 1998) . De acor do com a propost a, os fl uxos e at ividades são infl uenciados pelos m odos de relações de negócios e de r elações sociais.

Considerando que a Figura 1 foi cr iada na per spect iva de um sist em a, é ne-cessár io exist ir um obj et ivo, a r espost a de saída, que j ust ifi ca e or ient a os pr ocessos dent ro do sist em a. Conform e os result ados da análise bibliográfi ca, a respost a de saída pr edom inant e nos ar t igos é a econôm ica, dando sent ido aos pr ocessos da r ede que buscam r edução de cust os, vant agens de negociações, dom ínios de m er cados, ent r e out r os. Os at or es são as em pr esas, ou os em pr esár ios, e os pr ocessos valor izados são os de pr odução.

Nossa pr opost a é que se coloque out r o obj et ivo, que é a busca de valor para o consum idor, m udando a per spect iva dos pr ocessos. Os fl uxos e at ividades do nó, os m odos de relações com erciais e as cat egorias sociais t eriam seus processos orient ados para o valor para o consum idor, colocando- o, inext r icavelm ent e, nas r elações.

(14)

en-t o de r edes sociais, e por Pr ovan e Milwar d ( 1995) , que suger iram a saen-t isfação dos client es com o um dos cr it ér ios para se m edir a efet ividade dos pr ocessos nas r edes. Conform e Capra ( 1996) , Luhm ann ( 2006) e Bert alanffy ( 2008) , ent re os pressupost os im por t ant es de um sist em a dest acam - se:

A. A sociedade é o conj unt o de r elações ent r e as pessoas;

B. Os sist em as devem ser com pr eendidos dent r o de um cont ext o;

C. A est r ut ura de um a r ede é o conj unt o de suas conexões, delim it ada pelo obj et o de invest igação; e

D. Todas as par t es exist ent es nas r elações de r ede são im por t ant es.

Tais afi rm at ivas são paralelas e coerent es com os princípios apresent ados e com o desenho na for m a de um sist em a.

Com o o subsist em a social cont ém quat r o cat egor ias, o de negócios, t r ês e o

nó, duas, a união em linha das cat egor ias cr ia, im ediat am ent e, 24 t em as de pesquisa

( 4 x 3 x 2) . A pr im eira linha do cr uzam ent o, por exem plo, analisar ia as int er faces ent r e a confi ança, as r elações de pr odução e os fl uxos num a r ede em que um a das pont as do nó é o consum idor. Ser viços m édicos, bancár ios e t ur íst icos ser iam negó-cios apr opr iados para essa linha, por que exist em evidencias de que a par t icipação do consum idor alt era os pr ocessos pr odut ivos. Um a equipe de pesquisador es que conseguisse r eunir dados de diver sos nós, de vár ias r edes, poder ia se lançar à t ar efa de const r uir inst r um ent os de colet a que apr esent assem as cat egor ias conver gent es e, t am bém , desenvolver m odelos de equações est r ut urais, buscando as r elações m ais sust ent áveis. Essas ações, possivelm ent e, r esult ar iam em saudáveis r enovações das afi r m at ivas sobr e r edes de negócios.

Com o algum as cat egor ias, t ais com o confi ança e poder, são const r uct os que podem ser defi nidos operacionalm ent e de m ais de um a m aneira, cr iam - se out r os desdobram ent os. Assim , os conceit os de r edes poder iam se am pliar a par t ir de um a per spect iva pouco desenvolvida, que é a inclusão do at or consum idor.

Ent r e os negócios a ser em pesquisados, nessa per spect iva, podem os cit ar as r edes de ser viços bancár ios, de concessionár ias, de assist ência m édica, de venda de im óveis, de var ej o elet r ônico, de car t ões de cr édit o e de pr oj et os de ar quit et ura.

Argumentos de Sustentação da Proposta

Dos 82 t ext os nacionais e int er nacionais analisados, 49 cont inham algum a dis-cussão t eór ica e 33 eram apr esent ação de casos. Vale lem brar que t odos pr om et iam algum com ent ário sobre o consum idor ( por isso foram selecionados) , o que acabou não se cum pr indo. Esse fat o j á ser viu de sinal de que havia um a lacuna a ser pr eenchida. O pont o de conver gência, o nó, foi basicam ent e analisado por cat egor ias t ais com o confi ança, com pr om et im ent o e r elações de poder ent r e as par t es, as quais não pr ecisar iam excluir o consum idor. Por que ele est á excluído? Confor m e nossa int er-pr et ação, exist em quat r o m ot ivos.

O pr im eir o é a ausência de t eor ias sociais adequadas que abar quem o fenôm e-no das r edes. Ao ut ilizar t eor ias de pequee-nos gr upos e papéis sociais defi nidos, por exem plo, pesquisando a posição dos at or es na r ede, r est r inge- se e sim plifi ca- se a com plexidade e m ult iplicidade que defi nem as r elações nas r edes.

(15)

O t er ceir o m ot ivo é que o t em a de r edes const it ui um a ár ea de grande com ple-xidade, no sent ido de m uit as variáveis e relações sist êm icas, cuj o conhecim ent o ainda est á num grau de desenvolvim ent o pr é- paradigm át ico, confor m e Kuhn ( 1996) . Ainda não se cr iou um cor po dom inant e de t eor ias e algum as abor dagens são ancoradas em pr incípios ant igos aplicados a um fenôm eno novo, com o em Hu e Tsoukalas ( 2003) que ut ilizam cr it ér ios dem ogr áfi cos para ver ifi car fenôm enos que os t ranscendem .

O quart o m ot ivo refere- se ao raciocínio m et odológico dos t ext os, m ais int eressa-dos em analisar as vant agens econôm icas obt idas pelas em pr esas da r ede, aceit ando-se ando-ser esando-se o pr incipal, ando-senão o único obj et ivo de par t icipar em r edes. As cat egor ias sociais conver gent es, t ais com o com pr om et im ent o e confi ança, no ent ant o, apont am para out r os obj et ivos, t ais com o desenvolv im ent o r egional e desenvolv im ent o do m er cado solidár io. É clar o que, num raciocínio de r edução fat or ial, pode- se sem pr e chegar ao obj et ivo econôm ico com o sendo o últ im o. O que pr opusem os foi, apenas, abr ir out ra possibilidade, colocando o obj et ivo de ser vir em pr im eir o lugar, deslocando o foco dos r esult ados para a exper iência de valor do consum idor.

Ut ilizam os, ent ão, um pont o de par t ida m ais social, colocando com o obj et ivo de um a r ede, t al com o de qualquer or ganização isolada, o de ser vir aos consum idor es. Essa or ient ação para o consum idor é bast ant e conhecida e aceit a na ár ea de Mar ke-t ing, com auke-t or es com o Day ( 1994) . A par ke-t ir daí desenvolvem os os pr incípios de um a r ede, com os fat or es conver gent es da análise, m as sem pr e incluindo o consum idor, j á que o obj et ivo fi nal passa a ser o valor per cebido por ele.

Com o linha de solução para a pr im eira lacuna, suger e- se que os pesquisador es ut ilizem t eor ias sociais cont em por âneas, as quais assum em que a sociedade est á or ganizada na for m a de r edes, com papéis fl exíveis ent r e os at or es. Os t ext os de Cast ells ( 2000) const it uem um bom pont o de par t ida.

A cat egor ia conver gent e sobr e r elacionam ent o, quando aplicada às r edes de negócios, necessit a de um a for m a de análise dos r elacionam ent os em r edes, sendo est e for m at o a est r ut ura social dom inant e na at ualidade. Com o um a r ede é, confor m e j á se afi rm ou, um sist em a desdobrado ao infi nit o, a rede que envolve m ais diret am ent e os at or es de um negócio ser ia um subsist em a dessa r ede social am pla. O social am plo e o social r est r it o das em pr esas da r ede são difer ent es r ecor t es do m esm o fenôm eno. Text os com o os de Cast ells ( 1999) , Brit o ( 2001) e Parent e ( 2004) t êm discorrido sobre a com preensão do com port am ent o dos at ores em presariais a part ir de um fundo social.

Com o linha de solução para a segunda lacuna, sobre os consum idores, sugere- se que o foco est ej a nas r elações e não nas caract er íst icas de per sonalidade. Confor m e alguns aut ores clássicos de redes ( NOHRI A, ECLES, 1992; GULATI , GARGI ULO, 1999) , o com por t am ent o dos par t icipant es pode ser ent endido a par t ir de suas posições e seus fl uxos na r ede. Esse pont o de par t ida coloca o suj eit o com o r elacional, coer ent e com a palavra- chave de r ede que é o nó.

A dinâm ica e a com plexidade dos r elacionam ent os dos consum idor es nas r edes podem ser com pr eendidas a par t ir de m odelos int egrat ivos e descr it ivos. Os pr incípios desses m odelos podem ser encont rados em aut or es com o Engel, Blackw ell e Miniar d ( 1995) , O’Far r el e Mofat ( 1991) e Giglio ( 2002) que afi r m aram o foco nas r elações dos consum idor es. Out r os aut or es da Sociologia cont em por ânea, com o Canevacci ( 1984) e Lipovet sky ( 1989) , t êm desenvolvido a idéia da pluralidade do indivíduo na sociedade. Um out r o pont o de supor t e são os t ext os sobr e confi ança nas r edes, t al com o se vê em McAllist er ( 1995) . Ár eas e t em as em er gent es com o a Ant r opologia do consum o ( VI LAS BOAS; SETTE; ABREU, 2004) e o im aginár io social ( MOSCOVI CI , 1988) podem cont r ibuir para a especifi cação das var iáveis colocadas na Figura 1. Te-m as eTe-m er gent es ainda não acadêTe-m icos, t ais coTe-m o Te-m eet ing point s ( TAVARES, 2001) e co- cr iação de valor ( PRAHALAD; RAMASWAMY, 2004) , t am bém , ofer ecem pist as para o desenvolvim ent o de um novo supor t e t eór ico para a com pr eensão da pluralidade e par t icipação do consum idor nos pr ocessos de negócios.

(16)

en-t a dianen-t e da m uen-t abilidade e im pr evisibilidade das r elações hum anas. Em seu lugar coloca- se o pr incípio da com plexidade, que afi r m a as incer t ezas e desor dens. É clar o que, assim com o ocor r e na t eor ia do Caos, alguns pont os de par t ida são necessár ios. Um deles que nos int er essa é cham ado de pr incípio hologram át ico, signifi cando que o t odo est á r eapr esent ado nas par t es. Um est udo das r elações dent r o de um a em -pr esa, por exem plo, pode est ar m ost rando as r elações da sociedade em que aquela em pr esa est á inser ida. Esse pr incípio é coer ent e com a idéia aqui colocada sobr e as r edes ser em espirais infi nit as, a par t ir de alguns nós pr im ár ios. Um segundo pr incípio da com plexidade, que t am bém nos int er essa, é cham ado de r ecur são or ganizacio-nal, signifi cando que as r elações são sist êm icas e não causais r est r it as. Tal pr incípio coaduna- se com o que afi r m am os a r espeit o das r edes ser em sist em as. É clar o que a obra de Edgar Mor in sobr e a com plexidade é vast a, sendo im possível r epr oduzi- la aqui, j á que o obj et ivo é apenas indicar um cam inho de pensam ent o m et odológico.

A linha de solução da quar t a lacuna j á foi apont ada no desenho da Figura 1. Trat a- se de m udar o foco das vant agens econôm icas para o valor para o consum idor. Colocando- se o desenho com o um sist em a aber t o, com foco no subsist em a do nó, com a inclusão do consum idor t ant o nos pr ocessos, quant o na r espost a de saída, ent ende- se que est am os apr esent ando um a solução lógica e coer ent e sobr e as lacu-nas encont radas.

A análise dos t ext os m ost r ou que são rar os os usos da m et odologia da com -plexidade no t em a de r edes ( WOLLI N; PERRY, 2004; REBELO et al., 2005) e um dos m ot ivos é a difi culdade operacional da pesquisa. Um cam inho t écnico j á indicado ser ia o acom panham ent o. Adot ando- se a Figura 1 com o referencial, com a respost a de saída com o valor para o consum idor, buscar- se- iam os cont eúdos e as dir eções dos fl uxos e as at ividades ( as ações e decisões) dos at or es.

Já que as redes de negócios const it uem um cam po t eórico ainda em const rução, suger im os que as pesquisas ut ilizem , pr edom inant em ent e, as dir et r izes qualit at ivas, com est udos de casos. Nossa leit ura pr évia e a análise bibliogr áfi ca r evelaram um a t endência de ar t igos quant it at ivos, descr evendo as var iáveis num ér icas de r edes ( núm er o de at or es, fr eqüências de com unicação, densidade, cent ralidade) que at é podem ser út eis para se obt er um a fot ografi a da r ede ( e vár ias fot ografi as ao longo do t em po ser iam int er essant es) , m as nada r evelam sobr e os cont eúdos dos fl uxos e das at ividades. O m ét odo de est udo de caso, confor m e Yin ( 2001) , num a per spect iva explorat ór ia, poder ia ser or ient ado pela dúvida m et ódica sobr e um a ou m ais das ca-t egor ias pr esenca-t es na Figura 1. Por exem plo, os dados de um a r eunião poder iam ser analisados pela t écnica de análise de cont eúdo ( BARDI N, 2004) , num a seqüência que vai evoluindo do cont eúdo evident e ( as falas dos par t icipant es) para a cat egor ização ( quais os grandes t em as em er gent es) , as infer ências ( as r elações ent r e os t em as/ cat egor ias) e as int er pr et ações ( as t eor ias que sust ent am as r elações est abelecidas) . Para o apr im oram ent o das t eor ias, ser iam seguidos os pr incípios aqui apr esent ados.

(17)

Um pont o lim it ador é a difi culdade de operacionalização da m et odologia da com -plexidade. O fenôm eno de r edes par ece exigir um m ét odo que vá além das r elações causais est r it as, j á que se par t e de pr incípios de int er dependência e fl exibilidade, com predom inância de incert ezas e desordens. Dest a form a, o pesquisador pode deixar em segundo plano os obj et ivos pr escr it ivos. Com o escr eveu Par ent e ( 2004) , o fenôm eno das r edes par ece oscilar ent r e a t er ra e a fum aça, pois num m om ent o est á or ganizado e fi r m e, m as no m om ent o seguint e desvanece.

Conclusões

O obj et ivo dest e t rabalho foi apr esent ar um conj unt o de dir et r izes t eór icas e m et odológicas que inclui o consum idor nos raciocínios sobre redes, a part ir de análises e r efl exões dos r esult ados de um a pesquisa bibliogr áfi ca. Leit uras pr évias indicavam que havia um a lacuna ent r e afi r m ar- se a par t icipação de at or es r elevant es num a r ede e a efet iva pr esença do consum idor, t ant o nos ensaios t eór icos, quant o nas pes-quisas. Para apr ofundar a análise dessa possível lacuna, foram analisados 82 ar t igos que apr esent avam discussões t eór icas e r elat os de casos, selecionados a par t ir de cr it ér ios de inclusão do consum idor no t ít ulo, no r esum o e nos obj et ivos. A análise de cont eúdo r evelou que o consum idor est á ausent e com o at or, t ant o t eor icam ent e, quant o nas pr opost as ger enciais.

Desenvolveu- se um a int erpret ação sobre os m ot ivos dessa ausência, elegendo- se quat r o pont os: 1. a ausência de t eor ias sociais adequadas ao est udo do fenôm eno de redes, que consigam lidar com a fl exibilidade de papéis; 2. uso de t eorias inadequadas sobr e o com por t am ent o do consum idor, cent radas na pessoa e não nas r elações; 3. sit uação pr é- paradigm át ica das t eor ias de r edes, ainda infl uenciadas por visões po-sit ivist as de fenôm enos sociais; 4. uso de m et odologias racionais econôm icas, pouco adequadas para a m ult iplicidade e im pr evisibilidade das r elações sociais.

Na busca de um a solução para t ais inadequações, const r uiu- se um conj unt o de dir et r izes, que pode ser vist o no Quadr o 1, e um a est r ut ura de pont o de par t ida para pesquisas, que pode ser vist a na Figura 1. As idéias cent rais são que o foco da análise deve est ar no nó, ent endido com o r elação cont endo fl uxos e decisões; que a r ede sej a vist a com o um sist em a aber t o e que um a r espost a de saída apr opr iada ser ia o valor para o consum idor. Confor m e se vê na Figura 1, o subsist em a do nó est á cont ido em dois out r os subsist em as, que lhe dão cont ext o e coer ência.

Conform e sugerido a part ir da Figura 1, há possibilidade de se const ruírem vários t em as de pesquisas hoj e pouco desenvolvidas. O aut or est á r ealizando pesquisas que ut ilizam a pr opost a, nas ár eas de polít icas am bient ais r urais e no t em a da pirat ar ia. Os dados colet ados at é o m om ent o indicam que a pr opost a se m ant ém e, o que é m ais im por t ant e, é capaz de gerar explicações e suger ir cam inhos ger enciais para os envolvidos nesses t em as.

Ent ende- se, por t ant o, que a pr opost a cont r ibui para o desenvolvim ent o dos conceit os de r edes, quando se ent ende a r ede de negócios com o um a espiral que se est ende ao infi nit o e que o at or consum idor pode e deve est ar pr esent e no início dessa espiral, pois, j á há algum as décadas na Adm inist ração, adm it e- se sua part icipação nos pr ocessos pr odut ivos. Confor m e dem onst rado no ar t igo, o cr uzam ent o das var iáveis apr esent adas na Figura 1 abr e a per spect iva de alguns t em as de pesquisas ainda pouco desenvolvidos, pr incipalm ent e na pr odução acadêm ica brasileira.

Referências

ACHROL, R.; KOTLER, P. Mar ket ing in t he net w or k econom y. Jour nal of Mar ket ing, n.63, p.146- 163, 1999.

AZEVEDO, A. A em er gência da em pr esa vir t ual e os r equisit os para os sist em as de infor m ações. Revist a Gest ão e Pr odução, v.7, n.3, p.208- 225, 2000.

(18)

BALESTRO, M. Confi ança em r ede: a exper iência da r ede de est ofador es do pólo m oveleir o de Bent o Gonçalves. 2002. Disser t ação ( Mest rado) - Univer sidade Federal do Rio Grande do Sul, Por t o Alegr e, 2002.

BARDI N, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARROS FI LHO, C. I dent idade e consum o: cr ise no m ar ket ing. I n: ENCONTRO DA ESCOLA SUPERI OR DE PROPAGANDA E MARKETI NG, 1., 2005, Rio de Janeir o.

Anais... Rio de Janeir o: ESPM, 2005.

BAUDRI LLARD, J. A sociedade de consum o. Rio de Janeir o: Elfos,1995.

BERTALANFFY, L. An out line of general syst em t heor y. ECO, v.10, n.2, p.103- 123, 2008.

BERTON, P.; HULBERT, J.; PI TT, L. To ser ve or cr eat e? St rat egic or ient at ions t owar d cust om er s and innovat ion. Califor nia Managem ent Review , v. 42, n. 1, p.37- 59, Fall, 1999.

BLODGETT, J.; ANDERSON, R. A Bayesian net w or k m odel of t he consum er com plaint pr ocess. Jour nal of Ser vice Resear ch, v.2, n.4, p.321- 339, m aio 2000.

BOURDI EU, P. Razões pr át icas: sobr e a t eor ia da ação. Cam pinas: Papir us, 1996.

BRI TO, C. Towar ds an inst it ucional t heor y of t he dynam ics of indust r ial net w or ks.

Jour nal of Business and I ndust r ial Mar ket ing, v.16, n.3, p.150- 164, 2001.

BURT, R. Posit ions in net w or k. Social For ces, v. 55, n.1, p.93- 122, set . 1976.

CANEVACCI , M. Dialét ica do individuo: o individuo na nat ur eza, hist or ia e cult ura. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CAPRA, F. A t eia da vida: um a nova com pr eensão cient ífi ca dos sist em as vivos. São Paulo: Cult r ix, 1996.

CASTELLS, M. A sociedade em r ede. São Paulo: Paz e Ter ra, v.1, 1999.

_______. Mat er ials for an explorat or y t heor y of t he net w or k societ y. Br it ish Jour nal

of Sociology, v.51, n.1, p.5- 24, j an./ m ar. 2000.

CLEGG, S. Fr am ew or ks of pow er s. London: Sage, 1988.

CORREA, R. Mar ket ing t ur íst ico: um a abor dagem de r ede. 2005. Disser t ação ( Mest rado) - Faculdade de Econom ia da Univer sidade do Por t o, Por t o, 2005.

COX, H.; MOWATT, S. Consum er- dr iven innovat ion net w or ks and e- business m anagem ent syst em s. Qualit at ive Mar ket Resear ch: an I nt er nat ional Jour nal, v.7, n.1, p 9- 19, 2004.

CRAVENS, D.; PI ERCY, N. Relat ionship m ar ket ing and collaborat ive net w or ks in ser vice or ganizat ions. Eur opean Jour nal of Mar ket ing, MCB Univer sit y Pr ess, v.5, n.5, p.39- 53, 1994.

DAHER, C.; SI LVA, E.; FONSECA, A. Logíst ica r ever sa: opor t unidade para r edução de cust os at ravés do ger enciam ent o da cadeia int egrada de valor. Br azilian Business

Review , v.3, n.1, p.58- 73, j an./ j un. 2006.

DAVI ES, F.; GOODI E, M.; MOUTI NHO, L. Cr it ical fact or s in consum er super m ar ket shopping behavior : a neural net w or k appr oach. Jour nal of Consum er Behavior, v.1 n.1, p.35- 49, 2001.

DAY, G. The capabilit ies of m ar ket - dr iven or ganizat ions. Jour nal of Mar ket ing, v.58, p.37- 52, 1994.

DRUKER, P. A sociedade pós capit alist a. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1993.

DWYER, F.; SCHURR, P.; OH, S. Developing buyer- seller r elat ionships. Jour nal of

(19)

ENGEL, J.; BLACKWELL, R.; MI NI ARD, P. Consum er behavior. New Yor k: Dr yden Pr ess, 1995.

FARI A, A. Pesquisa em r edes est rat égicas: descober t as e r efl exões et nogr áfi cas.

Revist a de Adm inist r ação de Em pr esas- RAE, v.43, n.1, p. 11- 23, j an./ fev. 2003.

GANESAN, S. Det er m inant s of long- t er m or ient at ion on buyer- seller r elat ionships.

Jour nal of Mar ket ing, v.58, p.1- 19, abr. 1994.

GI GLI O, E. Cont r ibuição ao desenvolvim ent o de um m odelo de est r at égia or ient ada

par a a sat isfação do consum idor no r am o im obiliár io. 2002. Tese ( Dout orado) -

Univer sidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

_______. O com por t am ent o do consum idor . 3. ed. Rio de Janeir o: Pioneira Thom son Lear ning, 2005.

_______; KWASNI CKA, E. O lugar do consum idor nos t ext os sobr e r ede. I n: ENCONTRO NACI ONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

ADMI NI STRAÇÃO, Enanpad, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2005.

GOMES, D.; PESSOA, R.; FARI A, M. For m ação de r edes de econom ia solidár ia: o caso da Rede Abelha Cear á. I n: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANI ZACI ONAI S,

EnEO, 5, 2008, Belo Hor izont e. Anais... Belo Hor izont e: Eneo, 2008.

GRANDORI , A.; SODA, G. I nt er- fi r m net w or ks: ant ecedent s, m echanism s and for m s. Or ganizat ion St udies, n.16, v.2, p.183- 214, 1995.

GRANOVETTER, M. Econom ic act ion and social st r uct ur e: t he pr oblem of

em beddedness. The Am er ican Jour nal of Sociology, v.91, n.3., p. 481- 510, 1985.

GULATI , R.; GARGI ULO, M. Wher e do int er or ganizat ional net w or ks com e fr om ?

Am er ican Jour nal of Sociology, v.104, n.5, p.1439–1493, m ar. 1999.

HALI NEN, A.; SALMI , A.; AVI LA, V. Fr om dyadic change t o changing business net w or ks: an analyt ical fram ew or k. Jour nal of Managem ent St udies, v.36, n.6, p.779- 794, nov. 1999.

HAI R, J. Mult ivar iat e dat a analysis w it h r eadings. 4. ed. Englew ood Cliffs, NJ: Pr ent ice Hall, 1998.

HARLAND, C. The dynam ics of cust om er dissat isfact ion on supply chains.

Pr oduct ion, Planning and Cont r ol, v.6, n.3, p.209- 217, 1995.

HOLM, D.; ERI KSSON, K.; JOHANSON, J. Business net w or k and cooperat ion in int er nat ional business r elat ionships. Jour nal of I nt er nat ional Business St udies - Special I ssue, v.27, n.5, p.1033- 1053, 1996.

HU, M., TSOUKALAS, C. Explaining consum er choice t hr ough neural net w or ks: t he st acked generalizat ion appr oach. Eur opean Jour nal of Oper at ional Resear ch, v.146, n.3, p.650, 2003.

JONES, C.; HESTERLY, W.; BORGATTI , S. A general t heor y of net w or k gover nance: exchange condit ions and social m echanism s. The Academ y of Managem ent Review, v.22, n.4, p.911- 945, out . 1997.

KOHLI , A.; JAWORSKI , B. Mar ket or ient at ion: t he const r uct , r esear ch pr oposit ions, and m anager ial im plicat ions. Jour nal of Mar ket ing, v.54, n.2, p.1- 18, 1990.

KUHN, T. A est r ut ur a das r evoluções cient ífi cas. São Paulo: Per spect iva, 1996.

LABI ANCA, G.; BRASS, D. Explor ing t he social ledger : negat ive r elat ionships and negat ive asym m et r y in social net w or ks in or ganizat ions. Academ y of Managem ent

Review , v.31, n.3, p. 596–614, 2006.

(20)

LI POVETSKY, G. O im pér io do efêm er o: a m oda e seu dest ino nas sociedades m oder nas. São Paulo: Com panhia das Let ras, 1989.

LOVELOCK, C.; WRI GHT, L. Ser viços: m ar ket ing e gest ão. São Paulo: Saraiva, 2001.

LUHMANN, N. Syst em as differ ence. Or ganizat ion, v.13, n.1, p.37- 57, j an. 2006.

MADHAVAN, R.; KOKA, B.; PRESCOTT, J. Net w or ks in t ransit ion: how indust r y event s ( r e) shape int erfi r m r elat ionships. St r at egic Managem ent Jour nal, v.19, n.5, p.439- 459, m aio 1998

MAI A, L.; TEI XEI RA, T. Avaliação do ser viço logíst ico sob a per cepção do var ej o: um est udo em pír ico num a r ede volunt ár ia de super m er cados pat r ocinada pelo at acado. I n: ENCONTRO NACI ONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMI NI STRAÇÃO - ENANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais… Salvador : ANPAD, 2006.

MARSDEN, P. Net w or k dat a and m easur em ent . Annual Review of Sociology, v.16, p.435- 463, 1990.

McALLI STER, D. Afect-and cognition-based trust as foundations for interpersonal

cooperation in organizations. Academ y of Managem ent Journal, v.38, n.1, p.24-59, 1995.

MEAD, L.; SARKI S, J. Select ing and evaluat ing t hir d- par t y r ever se logist ics pr ovider s. Supply Chain Managem ent : an I nt er nat ional Jour nal, v.7, n.5, p. 203-295, 2002.

MI LES, R.; SNOW, C. Net w or k or ganizat ions: new concept s for new for m s.

Califor nia Managem ent Review , v.28. n.3, p.62- 73, 1986.

MI LES, R.; SNOW, C. Causes of failur e in net w or k or ganizat ions. Califor nia

Managem ent Review , v.34, n.4, p.53- 72, Sum m er 1992.

MORI N, E. I nt r odução ao pensam ent o com plexo. Lisboa: I nst it ut o Piaget , 1991.

MOSCOVI CI , S. Not es t owar ds a descr ipt ion of social r epr esent at ions. Eur opean

Jour nal of Social Psychology, v.18, p.211- 250, 1988.

MUHANNA, W.; WOLF, J. The im pact of e- com er ce on t he r eal est at e indust r y: Baen and Gut t er y r evisit ed. Jour nal of Real Est at e Por t folio Managem ent , v.8, n.2, p.141-152, m aio/ ago. 2002.

NOHRI A, N.; ECCLES, R. Net w or ks and or ganizat ions: st r uct ur e, for m , and act ion. Bost on: Har var d Business School, 1992.

O’FARREL, P.; MOFAT, L. An int eract ion m odel of business ser vice pr oduct ion and consum pt ion. Br it ish Jour nal of Managem ent , v.2, p.205- 221, 1991.

_______; WOOD, P. For m at ion of st rat egic alliances in business ser vices: t owar ds a new client - or ient ed concept ual fram ew or k. The Ser vices I ndust r ial Jour nal, v.19, n.1, p.133- 151, j an. 1999.

OLI VER, A.; EBERS, M. Net w or king net w or k st udies: an analysis of concept ual confi gurat ions in t he st udy of int er- or ganizat ional r elat ionships. Or ganizat ional

St udies, v.19, n.4, p.549- 583, 1998.

PARASURAMAN, A.; ZEI THAML, V.; BERRY,L. A concept ual m odel of service qualit y and it s im plicat ions for fut ure research. Journal of Market ing, v.49, p.41- 50, Fall, 1985.

PARENTE, A. Tr am as da r ede: novas dim ensões fi losófi cas, est ét icas e polít icas da

com unicação. Por t o Alegr e: Sulina, 2004.

PEREI RA, B. Est r ut ur ação de r elacionam ent os hor izont ais em r ede. 2005. Tese ( Dout orado) – Univer sidade Federal do Rio Grande do Sul, Por t o Alegr e, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Por fim, dada as previstas asserções, o presente artigo conclui a nulidade da Língua Esperanto como proposta de embate ao imperialismo americano, conquanto, o

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

8.213/1991, acarreta a possibilidade de extinção do contrato de trabalho, uma vez que a legislação previdenciária impõe o afastamento do aposentado especial da

Como todos os outros seres humanos, o operador também é construtor da realidade e carrega consigo “experiências vividas, ideologias e valores que amoldam a sua

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for