• Nenhum resultado encontrado

O princípio do fim: o "torna-viagem", a imigração e a saúde pública no Porto do Rio de Janeiro em tempos de cólera.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "O princípio do fim: o "torna-viagem", a imigração e a saúde pública no Porto do Rio de Janeiro em tempos de cólera."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

o “torna-viagem”, a imigração e a saúde pública

no Porto do Rio de Ja neiro em tem pos de cólera

The be gin ning of the end:

the re turn-trip, im mi gra tion and pub lic health

at Rio de Ja neiro’s Port in times of chol era

Fernanda Rebelo, Marcos Chor Maio e

Gilber to Hoch man

Intro du ção

No úl ti mo quar tel do sé cu lo XIX, o flu xo mi gra tó rio in ten si fi cou-se, atin gin do o seu pico nas pri me i ras dé ca das do sé cu lo XX. Entre 1881 e 1915, cer

-69

Fernanda Rebelo é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocvruz) e pós-doutoranda em História da Ciência na Uni-versidade Fed eral de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil (feferebelo@ya hoo.com.br).

Marcos Chor Maio é pro fes sor e pesquisador da COC/Fiocruz, Rio de Ja neiro, Brasil (maio@fiocruz.br). Gilberto Hochman é pro fes sor e pesquisador da COC/Fiocruz, Rio de Ja neiro, Brasil (hochman@coc. fiocruz.br).

Artigo recebido em 30 de dezembro de 2010 e aprovado para publicação em 24 de fevereiro de 2011.

(2)

ca de 31 mi lhões de eu ro pe us imi gra ram para as Amé ri cas. A subs ti tu i ção das em bar ca ções à vela pe los na vi os a va por, a ins ta la ção de ca bos te le grá fi cos e de fer ro vi as pro pi ci a ram me i os de co mu ni ca ção e de trans por te mais rá pi dos e ba ra tos. A par tir de en tão, a imi gra ção en qua drase num mo vi men to ge ral de cir cu -la ção de mer ca do ri as, mão de obra e ca pi tal. (Kle in, 2000: 23-25; Cos ta Le i te, 2000: 184-186).

Os va po res, que pos si bi li ta ram a re a li za ção de vi a gens mais rá pi das, fa ci li ta ram tam bém a cir cu la ção mais in ten sa de mi cro or ga nis mos en tre po pu la ções. Epi de mi as e pan de mi as tor na ramse mais frequen tes e o con tro le dos mi cró bi os in se pa rá vel da vi gi lân cia dos in di ví du os. As do en ças ame a ça vam o de sen vol vi men to da eco no mia ca pi ta lis ta, pois cas ti ga vam a mão de obra e pre ju di ca vam o li vre co mér cio, com a im po si ção de me di das pro fi lá ti cas como as qua -ren te nas e as de sin fec ções de na vi os, ba ga gens, mer ca do ri as e pas sa ge i ros nos por tos de es ca la e no de sem bar que (Cu e to, 2007: 27-34; Löwy, 2006:15-19).

A es tru tu ra mon ta da para a re cep ção e ins pe ção de imi gran tes no Rio de Ja ne i ro – a Hos pe da ria da Ilha das Flo res, o La za re to da Ilha Gran de e o Hos pi tal de Iso la men to da Ju ru ju ba – não ti nha ca pa ci da de su fi ci en te para aco lher os en -fer mos e pos sí ve is por ta do res sa u dá ve is da mo lés tia, que de ve ri am per ma ne cer em qua ren te na. Assim, as au to ri da des sa ni tá ri as exi gi am que os na vi os re tor nas -sem a seus por tos de ori gem, re a li zan do o “tor na-vi a gem”. Era o fim do sonho imigratório para milhares de indivíduos e famílias.

Nes te tra ba lho, será re cons tru í do o sis te ma de re cep ção e ins pe ção de imi gran tes, re a li za do pela Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos no fi nal do sé cu -lo XIX, por meio de qua tro na vi os que che ga ram ao por to do Rio de Ja ne i ro, no ano de 1893, com sur to de có le ra a bor do.1 Par ti mos do pres su pos to de que a re -cep ção e o con tro le de mer ca do ri as e pas sa ge i ros guar dam re la ção in trín se ca com a ins ti tu ci o na li za ção dos ser vi ços sa ni tá ri os no país, pois a ne ces si da de de aten der às nor mas da pro fi la xia por tuá ria in ter na ci o nal e de pro te ger a ci da de de epi -de mi as que po -de ri am che gar a bor do dos na vi os exi giu a in ter ven ção do Esta do. Foi ne ces sá rio cri ar ins ti tu i ções para or ga ni zar a po pu la ção imi gran te e as ques tões sa ni tá ri as ad vin das dela, não só no Rio de Ja ne i ro, a ca pi tal fe de ral, mas tam -bém nos por tos dos ou tros es ta dos da fe de ra ção que re ce bi am os tra ba lha do res es tran ge i ros. Des sa for ma, a ne ces si da de de con tro lar a imi gra ção nos por tos con tri bu iu para o pro ces so de for ma ção e am pli a ção da au to ri da de de sa ú de pú -bli ca pelo ter ri tó rio na ci o nal na Pri me i ra Re pú -bli ca.2

(3)

-tran ge i ra com o ser vi ço sanitário dos portos, entre o final do século XIX e o início do XX.

O “tor na-vi a gem”

O Va por Carlo R., de passageiros, cortando o oceano e perdendo sempre doentes de cólera morbus, faz lembrar alguma coisa horrorosamente fantástica, que o próprio Dante não descreveu nos seus círculos infernais: insensivelmente recorda a lenda de Ashaverus, deixando o horrível morbo após si em todos os lugares por onde passava (RMJNI, Relatório da Inspetoria Geral de Saúde dos Portos, 1894-1895: A-S-10 – Inspetor Dr. José de Souza da Silveira).

Entre os me ses de agos to e se tem bro de 1893, qua se seis mil pes so as ti ve ram seus des ti nos alte ra dos. Ao se apro xi ma rem do porto do Rio de Ja ne i ro, qua -tro va po res ita li a nos que car re ga vam cer ca de 1.500 imi gran tes, após um mês de vi a gem, ti ve ram que re tor nar para seus por tos de em bar que, abor tan do o so nho de in di ví du os e fa mí li as que de i xa vam suas pá tri as em bus ca de me lho res con di -ções de vida.

A có le ra, que em 1892 ir rom pe ra na Fran ça, já ha via in va di do vá ri os pa í ses eu ro pe us, atra ves sa do o Atlân ti co e aden tra do os Esta dos Uni dos. Os va po -res, aglo me ra dos de emi gran tes, le va vam con si go a do en ça pelos portos por onde passavam.

Em abril de 1893, re pre sen ta ções di plo má ti cas bra si le i ras no ex te ri or co me ça ram a en vi ar avi sos ofi ci a is so bre a pro pa ga ção da có le ra4 por por tos eu -ro pe us.5 Os na vi os de imi gran tes pro ce den tes de tais lo ca li da des de ve ri am ser re ce bi dos nos por tos da Re pú bli ca so men te após pas sa rem por “tra ta men to” sa -ni tá rio: a de sin fec ção, com o uso de pro du tos quí mi cos ou do va por d’á gua, da em bar ca ção, das ba ga gens, das rou pas e dos ob je tos pes so a is dos pas sa ge i ros. A de sin fec ção era re a li za da no La za re to da Ilha Gran de – lo ca li za da no sul do Esta do do Rio, no mu ni cí pio de Angra dos Reis –, para onde os na vi os de ve ri am se di -ri gir, quan do os ser vi ços sa ni tá -ri os iden ti fi ca vam casos suspeitos ou confirmados de doentes (AN. Série Saúde, notação ISI-96 - MJNI, Serviço Sanitário, abril de 1893).

Com o re cru des ci men to da epi de mia, o go ver no bra si le i ro sus pen deu a cor ren te imi gra tó ria, re cu san do os imi gran tes trans por ta dos em va po res sa í dos

(4)

da Itá lia e da Espa nha de po is de 16 de agos to de 1893. To dos os por tos fran ce ses e afri ca nos do Me di ter râ neo fo ram de cla ra dos “in fec ci o na dos”. Foi im pos ta a qua ren te na para “na vi os in fec ta dos ou sus pe i tos” de có le ra e só no co me ço do ano de 1894 a si tu a ção se nor ma li zou, sen do li be ra da a imi gra ção de lo ca is con si -de ra dos li vres da epi -de mia.6

Den tre as me di das pro fi lá ti cas e de fen si vas, o “tor na-vi a gem” – isto é, o re tor no ao por to de ori gem – era uti li za do em ca sos ex tre mos, quan do ha via uma gran de quan ti da de de do en tes e mor tos a bor do. Infe liz men te foi este o caso dos qua tro va po res com imi gran tes que aden tra ram o por to do Rio de Ja ne i ro en tre os me ses de agos to e se tem bro de 1893.

O pa que te “Remo”, que ha via sa í do de Gê no va no dia 15 de agos to, foi de cla ra do “in fec ci o so” no dia 16, che gan do ao por to de Ná po les no dia 17. Ele es ta va com ex ces so de pas sa ge i ros – 1.494 pes so as api nha das – e as con di ções sa ni tá ri as eram pés si mas. Três pas sa ge i ros ha vi am mor ri do e, ao che gar ao an co ra -dou ro do La za re to da Ilha Gran de, ou tros três ti nham con tra í do a mo lés tia. O “Remo” não foi ad mi ti do “à li vre prá ti ca nos por tos do Bra sil”.7 Pro i bi do de en -trar de en -trar no país, foi obri ga do a re tor nar ao seu por to de ori gem. Ao re tor nar vi a gem, mais de 60 pes so as fo ram ata ca das pelo fla ge lo. Con for me in for ma ções do con su la do bra si le i ro em Bar ce lo na, acre di ta va-se que a có le ra ha via che ga do à Espa nha jun to com o na vio ita li a no quan do este vol ta va do Bra sil, pois a epi de -mia co me ça ra a gras sar em Te ne ri fe, nas Ilhas Ca ná ri as (RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9).

O va por “Andréa Do ria” che gou à Ilha Gran de em 12 de se tem bro. Ha via par ti do de Ná po les jus ta men te na data de pro i bi ção da en tra da de imi gran -tes no Bra sil – 16 de agos to. Os pas sa ge i ros se en con tra vam aglo me ra dos e em pés si mas con di ções de hi gi e ne e as se io, ten do ocor ri do du ran te a vi a gem 91 ca sos fatais de có le ra. Como exis ti am ain da mu i to do en tes à sua che ga da, foi or -de na do o “tor na-vi a gem” (RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral -de Sa ú -de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9). Qu a tro dias de po is foi a vez do va por “Vin cen zo Flo rio” apor tar na Ilha Gran de, em con di ções idên ti cas às do va por “Remo”. Mes mo após a sua che ga da, as pes so as con ti nu a ram a ado e cer, ten do de re tor -nar a vi a gem (RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9).

(5)

-lar os do en tes. Ao che gar ao La za re to da Ilha Gran de, no dia 24 de agos to, ha via mais de 100 mor tos a bor do, e era pos sí vel que ti ves se ain da um nú me ro con si de -rá vel de do en tes e mor tos, pois o va por “exa la va um che i ro fé ti do” ((RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Portos, 1894-1895: 10-11; RMJNI, 1893 e 1894: 280).

A vi a gem tran so ceâ ni ca, re a li za da pe los imi gran tes den tro dos va po res, era che ia de si tu a ções de ris co – a aglo me ra ção de pes so as, a in sa lu bri da de dos na vi os e a má ali men ta ção – que, fre quen te men te, pro vo ca vam al gu ma en fer mi -da de. Este ado e cer pos su ía cer tas es pe ci fi ci -da des e car re ga va em si uma sé rie de con se quên ci as que po de ria trans for mar os des ti nos da que las pes so as de for ma in di vi du al e co le ti va. A pri me i ra de las era a pos si bi li da de de uma epi de mia a bor do, fato que, na que le pe río do e naque las circunstâncias, tornava-se quase impossível de ser controlada.

O medo ge ne ra li za do do con tá gio de do en ças le vou os mé di cos a de sem pe nha rem um pa pel pre e mi nen te nos por tos onde os imi gran tes che ga vam. Ain -da que no sé cu lo XIX não se co nhe ces se a eti o lo gia -das prin ci pa is do en ças que afe ta vam as po pu la ções, sa bia-se que al gu mas eram trans mis sí ve is, li ga das a aglo me ra ções de pes so as em um mes mo lo cal e a “maus há bi tos hi giê ni cos”. Com pre en dia-se ain da que em al guns lu ga res cer tas do en ças eram pre va len tes, como a pes te bu bô ni ca na Ásia e a fe bre ama re la no Ca ri be, e que po de ri am to mar for ma de epi de mi as a par tir da co mu ni ca ção en tre po pu la ções (We ind ling, 1995: 1-16).

A cir cu la ção de in fec ções en tre con ti nen tes, pro por ci o na da pelo gran de flu xo de pes so as e mer ca do ri as, de man da va a in ter ven ção do Esta do. Foi ne ces -sá rio cri ar ins ti tu i ções para ge ren ci ar, re cep ci o nar e ins pe ci o nar pas sa ge i ros, em es pe ci al os que vi a ja vam na 3ª clas se dos va po res, em sua ma i o ria imi gran tes.8

As ins ti tu i ções de re cep ção e ins pe ção

O Bra sil, como um dos gran des pa í ses imi gran tis tas, pos su ía duas ins ti -tu i ções de re cep ção e ins pe ção de tra ba lha do res es tran ge i ros, am bas si -tu a das no es ta do do Rio de Ja ne i ro: a Hos pe da ria de Imi gran tes da Ilha das Flo res, lo ca li -za da no ba ir ro de Ne ves, em São Gon ça lo; e o já men ci o na do La -za re to da Ilha Gran de.

Qu an do não ha via epi de mia nos por tos de em bar que e nem na que les que o na vio to ca va para fa zer ope ra ções de car ga e des car ga du ran te a vi a gem, os imi gran tes eram en ca mi nha dos para a hos pe da ria, onde per ma ne ci am por cer ca de uma se ma na, até se rem con du zi dos para uma fa zen da ou co lô nia, no in te ri or do país. Caso o na vio ti ves se par ti do ou an co ra do em “por to in fec ci o na do”, ou

(6)

apre sen tas se mo lés tia a bor do no mo men to da che ga da, de ve ria ser en ca mi nha do para o la za re to para cum prir qua ren te na de acor do com o pe río do de in cu ba -ção da do en ça.9

Os qua tro va po res che ga ram com sur to de có le ra quan do ocor ria uma gran de epi de mia dessa mo lés tia na Eu ro pa. De acor do com os pro ce di men tos de pro fi la xia ado ta dos pelo Ser vi ço Sa ni tá rio do Por to do Rio de Ja ne i ro na épo ca, os pas sa ge i ros não de sem bar ca ram, se guin do di re ta men te para o an co ra douro do La za re to da Ilha Gran de.

Ape sar de te rem sido en ca mi nha das para o la za re to, as em bar ca ções não per ma ne ce ram em qua ren te na, pois logo fo ram pro i bi das de atra car, ten do que re tor nar para a Itá lia. O tra ta men to dis po ní vel para com ba ter a có le ra nos na vi os era a de sin fec ção da em bar ca ção, das rou pas e dos ob je tos pes so a is dos pas sa ge i ros. Os mor tos eram jo ga dos ao mar, os do en tes re ce bi am uma hi dra ta ção, o res tan te dos pas sa ge i ros ti nha seus per ten ces “fu mi ga dos” pe las es tu fas de de sin -fec ção e per ma ne cia em qua ren te na.10

Os qua tro na vi os, pro i bi dos de atra car, nem se quer pas sa ram pe los pro -ce di men tos de ro ti na – de sin fec ção e qua ren te na no la za re to. Logo vol ta ram ao mar e os pas sa ge i ros vi ve ram o ter ror de per ma ne cer por mais um mês den tro de um na vio com uma epi de mia de có le ra. Du ran te a viagem de volta, ocorreram muitas mortes.

Pa re ce rá, à pri me i ra vis ta, a quem não ob ser var com acu ra da aten ção e ne ces sá rio cri té rio, que as me di das de ex tre mo ri gor to ma das pelo go ver no e au to ri da des sa ni tá ri as, em re la ção aos va po res su pra men ci o na dos, fo ram atos de de su ma ni da de, de ver da de i ro van da lis mo, con trá ri os aos prin cí pi os de fra ter ni da de e aten ta tó ri os dos di re i -tos das gen tes; mas quem ti ver uma vez vi si ta do um des ses pa que tes com imi gran tes, so bre tu do os ita li a nos, per fe i tos ne cro té ri os am bu lan tes [gri -fos do au tor] em épo cas epi dê mi cas, con cor da rá que ou tro não po dia ser o pro ce der das au to ri da des in cum bi das de ve lar a sa ú de pú bli ca (RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9 – Inspe tor Dr. José de Sou za da Sil ve i ra).

(7)

alas tra men to da có le ra, co me çan do pelo Rio de Ja ne i ro e aden tran do o in te ri or do país, jun to à mar cha dos imi gran tes.12 O mes mo dr. Sil ve i ra lem bra que as au -to ri da des bra si le i ras ti nham que li dar com um pro ble ma prá ti co: o La za re -to da Ilha Gran de e o Hos pi tal Ma rí ti mo da Ju ru ju ba não ti nham ca pa ci da de fí si ca para receber quase seis mil pessoas num curto espaço de tempo.

O fato teve tam bém re per cus são in ter na ci o nal e ge rou de sa ven ças di plo -má ti cas. A Itá lia, o ma i or ex por ta dor de mão de obra para o Bra sil, fez ques tão de re cor dar tal even to, quan do, um ano de po is, em 1894, dis cu tiase a le gis la ção sa -ni tá ria para a imi gra ção, du ran te uma con ven ção.13

Os sin to mas da có le ra – di ar réia vo lu mo sa, vô mi tos, có li cas ab do mi na is e es pas mos mus cu la res vi o len tos – ca u savam ver da de i ro pâ ni co (Le win sohn, 2003: 109-110). Den tro dos na vi os, a si tu a ção po de ria se tor nar mais de gra dan te e do lo ro sa para to dos, mas prin ci pal men te para fa mi li a res, pois obri ga to ri a men -te era ne ces sá rio jo gar o cor po ao mar para im pe dir o con tá gio.14

Se gun do Ro sen berg (1992:110), as epi de mi as pro por ci o na ram res pos tas de vá ri os as pec tos em mu i tos se to res da so ci e da de. Um es tu do dessas res pos tas pode ge rar ma te ri al para a cons tru ção de va lo res cul tu ra is e prá ti cas numa de ter -mi na da épo ca, re la ci o na dos à ciên cia, re li gião, ao tra di ci o na lis mo e às ino va ções. Neste tra ba lho, uti li zou-se o mo men to de uma pan de mia de có le ra para ana li sar as ques tões sa ni tá ri as re la ci o na das ao flu xo imi gra tó rio. Exis te uma re la ção in trín se ca en tre o ser vi ço sa ni tá rio dos por tos e a cons tru ção e a am pli a ção do apa -ra to de sa ú de pú bli ca pelo ter ri tó rio na ci o nal. Estu dos – como o de Birn (1997), no caso do Pu blic He alth Ser vi ce, nos Esta dos Uni dos, e o de Ma glen (2002), so -bre o Port Sa ni tary Aut ho rity, na Ingla ter ra – têm demonstrado a relação entre a necessidade de controle de mercadorias e passageiros com a construção deste aparato.

No Bra sil, Cas tro San tos (2004: 251256) ob ser vou que, mes mo in ter mi ten tes e ir re gu la res, os ser vi ços sa ni tá ri os dos por tos an te ce de ram a ins ti tu ci o na li za ção do pro ces so da re for ma sa ni tá ria no país. Au to ri da des de sa ú de com pre -en di am que o por to, s-en do a li ga ção da ci da de com o ex te ri or, cons ti tu ía um lo cal pro pí cio para o iní cio e o alas tra men to de uma epi de mia.

A pre o cu pa ção com o sa ne a men to des te es pa ço se es ta be le ce como uma ques tão de im por tân cia na atu a ção go ver na men tal. Mes mo em pe río do de des -cen tra li za ção das po lí ti cas de sa ú de, o por to foi sem pre uma ques tão da al ça da do gover no fede ral,15 pois, a par tir da pri me i ra me ta de do sé cu lo XIX, os pa í ses que qui ses sem con ti nu ar a par ti ci par das tro cas co mer ci a is te ri am que aten der a nor mas da pro fi la xia ma rí ti ma in ter na ci o nal, ho mo ge ne i zan do suas prá ti cas sa ni tá -ri as. Para que isso ocor res se, foi ne ces sá -rio or ga ni zar o es pa ço por tuá -rio.16

O con tro le da cor ren te imi gra tó ria era re a li za do por ofi ci a is e mé di cos da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos (IGSP), que re a li za vam a pri me i ra ins

(8)

pe ção no mo men to em que o na vio atra ca va. De po is, os es tran ge i ros eram en ca mi nha dos para a Hos pe da ria de Imi gran tes, sob a res pon sa bi li da de da Inspe to -ria Ge ral de Ter ras e Co lo ni za ção. Con tu do, se hou ves se do en tes a bor do, o vapor de ve ria an co rar no la za re to.

O La za re to da Ilha Gran de

O Laza re to da Ilha Gran de – ins ti tu i ção li ga da à Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, ór gão su bor di nado ao Mi nis té rio da Jus ti ça e Ne gó ci os Inte ri o res (MJNI) – co me çou a ser cons tru í do em 1884, com a fun ção de con tro lar a pro -pa ga ção de epi de mi as que po de ri am che gar atra vés dos na vi os es tran ge i ros. Nesse mes mo ano, a có le ra es ta va se es pa lhan do pela Eu ro pa e che ga ra à Argen ti na, al can çan do o Bra sil nos pri me i ros anos da dé ca da de 1890 (RMJNI – Re la tó -rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9 – Inspe tor Dr. José de Sou za da Sil ve i ra).

A quin ta pan de mia de có le ra do sé cu lo XIX (1881-1896) atin giu o Bra sil no auge dos flu xos co mer ci a is e mi gra tó ri os com a Eu ro pa, a Amé ri ca e o Ori en te (Ben chi mol, 1999: 251). Com a fi na li da de de trans cor rer de acor do com as re gras in ter na ci o na is de co mér cio, se gu ran ça e pro fi la xia de do en ças, apro va das atra vés de con ven ções in ter na ci o na is na Eu ro pa e com os nos sos vi zi nhos do Rio da Pra ta, o minis tro do Impé rio, o barão de Ma mo ré, or de nou que se cons tru ís se o la za -re to (RMJNI – Re la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1894-1895: A-S-9 – Inspetor Dr. José de Souza da Silveira).

No la za re to, o tra ta men to das do en ças trans mis sí ve is era fe i to com o iso -la men to dos en fer mos e a qua ren te na dos pas sa ge i ros sa u dá ve is que, por te rem es ta do no “meio in fec ci o na do”, ti nham sido ex pos tos ao con tá gio da mo lés tia e po de ri am ado e cer de um mo men to para o ou tro. No lo cal, eram re a li za dos tam -bém os pro ces sos de de sin fec ção das em bar ca ções, das rou pas e ba ga gens dos pas sa ge i ros e da tri pu la ção (Sil va do, 1903: 317).17

De acor do com a pro fi la xia in ter na ci o nal, fir ma da me di an te con ven ções sa ni tá ri as, as do en ças con si de ra das trans mis sí ve is e su je i tas à re gu la men ta ção pre ven ti va nos por tos eram a có le ra, a pes te bu bô ni ca e a fe bre ama re la. Essas mo lés ti as eram as mais te mi das e co muns du ran te a vi a gem dos imi gran tes. As con di ções nos na vi os eram pro pí ci as às epi de mi as de có le ra e de pes te a bor do, ao pas so que a fe bre ama re la, en dê mi ca em al gu mas lo ca li da des da Amé ri ca do Sul e do Ca ri be, ocor ria nos por tos de es ca la ou na che ga da do imi gran te ao por to de des ti no (RMJNI, 1893: 346).18

(9)

alto e en so la ra do para re a li zar a eva cu a ção do na vio e a dis per são de sua tri pu la -ção. Antes da cons tru ção do la za re to, os por tos bra si le i ros eram fe cha dos como me di da de pre ven ção con tra epi de mi as. Hou ve oca siões de se “re pe lir à bala na -vi os que ten ta ram for çar a en tra da no por to, a des pe i to dos si na is da for ta le za”

(Jor nal do Com mer cio, 29 de agosto de 1893).

O fe cha men to dos por tos, quan do ocor ri am epi de mi as, ca u sa va sé ri os pre ju í zos ao co mér cio in ter na ci o nal. Qu an do isso acon te cia, che ga vam re cla ma ções por te le gra mas de to dos os pa í ses. Um fato em es pe ci al, que teve gran de re -per cus são na im pren sa, foi quando o pre si den te da Aca de mia de Ciên cia da Fran ça re cla mou di re ta men te com um mi nis tro bra si le i ro so bre as me di das de fe cha men to dos por tos, con si de randoas ex ces si vas. No en tan to, se gun do in for -mou o Jor nal do Com mer cio, na mes ma edi ção de 29 de agos to de 1893, “o go ver no man te ve-se ina ba la do, res pon den do aos sá bi os fran ce ses com dis po si ções do seu pró prio re gu la men to sanitário”.

Em pe río dos sem epi de mi as na ci da de, quan do os va po res atra ca vam no por to, os imi gran tes eram re ce bi dos por in tér pre tes uni for mi za dos, de modo a se rem re co nhe ci dos como agen tes do go ver no bra si le i ro pe los pas sa ge i ros. Os co man dan tes en tre ga vam nas mãos dos in tér pre tes uma lis ta cons tan do nome, ida de, sexo, na ci o na li da de e pro fis são de to dos os pas sa ge i ros (RMIVOP, 1908: 62, 83).

A Hos pe da ria da Ilha das Flo res

A Hos pe da ria de Imi gran tes – sob o con tro le da Inspe to ria de Ter ras e Co lo ni za ção, agên cia su bor di na da ao Mi nis té rio da Agri cul tu ra – foi ins ta la da em 1883. Os imi gran tes que che ga vam sa u dá ve is, sem sin to mas de en fer -mi da de trans -mis sí vel apa ren te, eram di re ci o na dos para a hos pe da ria, onde per ma ne ci am por uma se ma na até se rem en ca mi nha dos para uma fa zen da ou co lô nia.

A che ga da de gran de quan ti da de de es tran ge i ros, em tem pos de epi de -mia, cons ti tu ía um pro ble ma para as au to ri da des de sa ú de pú bli ca e des per ta va me dos na po pu la ção, ex pli ci ta dos atra vés da im pren sa:

A Ilha das Flo res é um foco de mo lés ti as pe ri gosas: o des le i xo da sa ú de pú bli ca

Há pou co tem po, [quan do] mos tra mos o des cu i do la -men tá vel da Sa ú de Pú bli ca, re fe ren te ao de sem bar que de emi gran tes na Ilha das Flo res, deuse um gri to de alar me ante a ame a ça que pou sa va so

(10)

bre a po pu la ção ca ri o ca (...). O que há re al men te de ver da de i ro é o se guin te: os emi gran tes, por ta do res de ter rí ve is mo lés ti as, têm de sem bar -ca do li vres pelo sim ples fato (cer ta men te im por tan te para os se nho res en car re ga dos de ze lar pela sa ú de da ci da de) de vi rem para o Bra sil... Isto é, po si ti va men te, ir ri só rio. Os mé di cos da sa ú de pú bli ca, nem sem pre, com ra ras ex ce ções, dãose ao tra ba lho de um exa me mi nu ci o so nos na -vi os que apor tam à Baía da Gu a na ba ra, tra zen do nos seus bo jos imun dos es tran ge i ros que vêm pro cu rar ocu pa ção nos nú cle os agrí co las... (Van

-guar da, 27 de abril de 1926/DAD – COC/FIOCRUZ).

Ima gem 1 – Mapa in di can do as ins ti tu i ções de re cep ção e ins pe ção da cor ren te imi gra tó ria:

Por to do Rio de Ja ne i ro, Hos pe da ria de Imi gran tes da Ilha das Flo res, Hos pi tal da Ju ru ju ba e La za re to da Ilha Gran de.

Fon te: Rio de Ja ne i ro: fer ro vi as e por to, La em mert, 1892 – Acer vo Car to grá fi co da Bi bli o te ca Na ci o nal/RJ.

A Ilha das Flo res era vis ta como um foco de con tá gio de do en ças, prin ci -pal men te a va río la, o tifo e a di sen te ria. Esta úl ti ma vi si ta va com bas tan te frequên cia não só a hos pe da ria, mas tam bém os va po res. Além de ser con si de ra -da como foco -das do en ças “exó ti cas” tra zi -das pelos imi gran tes, a hos pe -da ria tam bém era en ten di da como um lo cal de pro pa ga ção da fe bre ama re la, do en ça en dê mi ca no Rio de Ja ne i ro e para a qual se di zia que o imi gran te não pos su ía

(11)

O sis te ma de re cep ção e ins pe ção ado ta do pela Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Portos

A re cep ção e a ins pe ção de pas sa ge i ros imi gran tes eram re a li za das no fi -nal do sé cu lo XIX com uma mis tu ra de en ten di men tos so bre ger mes e mi as mas, per cep ções que po de ri am ir desde as re la ções das mo lés ti as com a su je i ra dos na vi os e com o as se io pes so al, até as ques tões li ga das à mo ra li da de e ao com por ta -men to do indivíduo (Fairchild, 2000: 42-43).

Com a di fu são da mi cro bi o lo gia19 no Bra sil, a for ma de com ba te às epi de mi as não se sus ten ta va mais pelo ideá rio dos mi as mas, as ma té ri as em pu tre fa ção, de ori gem ve ge tal e ani mal, que cons ti tu íam a ca u sa mais di re ta das epi de -mi as. No en tan to, per ma ne cia a no ção do meio am bi en te, que con tri bu ía para a dis se mi na ção dos mi cró bi os, como fa tor de ter mi nan te para a pro pa ga ção de do -en ças (B-enchimol, 1999: 191-200).

As prá ti cas sa ni tá ri as no fi nal do sé cu lo XIX e iní cio do XX su ge rem múl ti plas ar ti cu la ções en tre ex pli ca ções “in fec ci o nis tas”, que re la ci o na vam as do en ças ao meio am bi en te (mi as mas), e “con ta gi o nis tas”, que acre di ta vam no con tá gio di re to en tre in di ví du os. O hi gi e nis mo mes cla vase à te o ria pas te u ri a na, ge ran do a per ma nên cia da prá ti ca da de sin fec ção e do con tro le da in sa lu bri -da de nos cen tros ur ba nos (Ca po ni, 2002: 592-594).20

Des de a épo ca co lo ni al, já exis tia no ter ri tó rio bra si le i ro uma pre o cu pa ção com a de fe sa sa ni tá ria con tra a in va são de do en ças. Com a aber tu ra dos por -tos, em 1808, hou ve a ne ces si da de de se cons tru ir um lo cal para o iso la men to dos do en tes que che ga vam pelo mar. A ilha de Vil le ga ig non, na baía da Gu a na ba ra, fun ci o nou como uma es pé cie de la za re to, co nhe ci do como o “De gre do das Be xi -gas”, por abri gar do en tes de va río la, mo lés tia que era frequen te men te associada ao escravo africano (Sardinha, 1916: 3).

Em 1843 foi bai xa do o Decre to nº 268 para o porto do Rio de Ja ne i ro, que ins ti tu ía qua ren te nas e ins pe ção de na vi os, a car go do Mi nis té rio do Impé rio. Nessa épo ca, a ci da de ain da es ta va li vre da fe bre ama re la, da pes te e da có le ra. O Hos pi tal de Ju ru ju ba, que tra ta va os ma ri nhe i ros en fer mos, exis tia des de 1851, ano da pri me i ra epi de mia de fe bre ama re la no Rio de Ja ne i ro. De po is pas sou a fun ci o nar como hos pi tal ma rí ti mo de iso la men to, não só para ma ri nhe i ros en fer mos, mas tam bém para aten der pas sa ge i ros e tri pu la ções de na vi os que pu des -sem che gar com do en ças con ta gi o sas (Sar di nha, 1916: 7-15).

Os ser vi ços sa ni tá ri os ma rí ti mos no Bra sil só co me ça ram a fun ci o nar de for ma um pou co mais or ga ni za da no fi nal do sé cu lo XIX, em vir tu de da pan de mia da có le ra na Eu ro pa, que al can çou Bu e nos Ai res em 1884. Sa bia-se que, mais dia me nos dia, ela al can ça ria o ter ri tó rio na ci o nal. A prin ci pal pre o cu pa ção era a de não de i xar que as do en ças che gas sem ao Rio de Ja ne i ro, ca

(12)

pi tal fe de ral e um dos prin ci pa is por tos ma rí ti mos e co mer ci a is da Amé ri ca do Sul.21

A po lí cia sa ni tá ria ma rí ti ma bra si le i ra do fi nal do sé cu lo XIX ba se a vase no iso la men to – cha ma do de “seques tro” ou qua ren te na de na vi os e pas sa -ge i ros – na de sin fec ção e nas vi si tas sa ni tá ri as. No por to, ha via equi pes mé di cas en car re ga das de re a li zar as vi si tas sa ni tá ri as aos na vi os. Uma par te de las fi ca va res pon sá vel pe las vi si tas in ter nas aos na vi os que já se acha vam fun de a dos. A ou -tra ins pe ci o na va to dos os na vi os que che ga vam de por tos es -tran ge i ros. Essas visitas tinham por fim verificar o estado de saúde a bordo e impor as quarentenas.

Nas vi si tas ex ter nas, logo que qual quer na vio aden tra va o an co ra dou ro, um mé di co di ri giase para o lo cal e, an tes de su bir a bor do, pro ce dia a um in ter -ro ga tó rio jun to ao co man dan te da em bar ca ção. De pen den do do es ta do do na vio, o mé di co en tra va a bor do e ve ri fi ca va a ve ra ci da de das in for ma ções do co man -dan te, a quem con ce dia ou não a já men ci o na da “li vre prá ti ca”. Mas, se por aca so, mes mo an tes de pe ne trar a bor do, o de le ga do sa ni tá rio en con tras se ra zões que lhe fi zes sem acre di tar que o na vio es ta va in fec ci o na do, com do en tes a bor do, este de ve ria se di ri gir ao an co ra dou ro do Lazareto da Ilha Grande para lá sofrer as inspeções médicas.

O la za re to e seus sis te mas qua ren te ná ri os, au xi li a dos ou não pela de sin fec ção, eram a prin ci pal arma com que se pro te gia a sa lu bri da de pú bli ca no Bra -sil. Nessa ins ti tu i ção pas sa va-se todo o en re do do qual a vi si ta sa ni tá ria no por to con sis tia ape nas uma fra ção. O na vio po de ria per ma ne cer no la za re to em duas es pé ci es de qua ren te na, a de “ri gor” e a “de ob ser va ção”. Em am bas, dava-se o iso la men to do na vio. No caso da “qua ren te na de ob ser va ção”, o na vio de ve ria per ma ne cer até ex pi rar o pra zo má xi mo de in cu ba ção da mo lés tia, que co me ça va a ser con ta do a par tir da data de en tra da do na vio ou pas sa ge i ro no la za re to e não ocor ria o pro ces so de de sin fec ção. Na “qua ren te na de ri gor”, após o de sem bar que dos pas sa ge i ros no la za re to, pro ce diase ao de sem bar que das car gas e à de -sin fec ção do na vio e dos ob je tos sus pe i tos de trans mi tir a moléstia.

Com re la ção aos pas sa ge i ros, es tes iam para o Laza re to da Ilha Gran de, para la za re tos flu tu an tes ou para o hos pi tal de iso la men to de mo lés ti as con ta gi o -sas, em Ju ru ju ba. Ha via ain da hos pi ta is flu tu an tes, que po de ri am ser mon ta dos den tro de em bar ca ções, caso os es ta be le ci men tos em ter ra não des sem con ta da quan ti da de de do en tes em épo cas de epi de mia.22

(13)

No la za re to, a de sin fec ção era fe i ta em câ ma ras de en xo fre. As es tu fas eram pre vi a men te aque ci das e os ob je tos co lo ca dos den tro de las para re ce be rem tra ta men to por cer ca de 20 mi nu tos sob a in fluên cia do va por úmi do, gas tan do de dez a 15 mi nu tos para se ca rem (So dré, 1895: 226).23 As au to ri da des pro cu ra -vam pre ve nir os pas sa ge i ros de não le va rem em suas ma las ob je tos de va lor nem ou tros ca pa zes de se de te ri o ra rem no pro ces so de de sin fec ção, como plu mas, pe -li cas, ob je tos de cou ro, me tal etc. Danos às ba ga gens eram fre quen tes e ob je tos como se lins, sa pa tos, cha péus cos tu ma vam sair “tor ra dos” das es tu fas (So dré, 1895: 226).

Ima gem 2 – Char ge mos tran do o an tes e o de po is da pas sa gem pelo pro ces so de de sin fec ção

Fon te:Ga ze ta de No tí ci as, 6 de ja ne i ro de 1895, p.1.

O foco da de sin fec ção eram sem pre os pas sa ge i ros de 3ª clas se, imi gran -tes em sua ma i o ria. Os pas sa ge i ros ti nham que pi sar em ta pe -tes mo lha dos com uma so lu ção de sin fe tan te de clo re to de mer cú rio. De po is eram en ca mi nha dos para o la va tó rio, le van do sa bo ne te, es co va de unha e bal de para as águas ser vi das. Suas ves tes e sa pa tos eram es fre ga dos com ger mi ci das. Pas sa ge i ros de 3ª ou de 2ª clas se con si de ra dos sus pe i tos pela fal ta de as se io, eram des pi dos e sub me ti dos à de sin fec ção mais ri go ro sa. A as sep sia ter mi na va após a pul ve ri za ção dos pas sa ge i ros com áci do fê ni co. Após pas sa rem por todo o pro ces so, re ce bi am uma car -te i ra de sa ú de na qual se com pro va va a de sin fec ção (Ben chi mol, 1999: 261).

Era este o en re do da re cep ção e da ins pe ção de imi gran tes no por to do Rio de Ja ne i ro no fi nal do sé cu lo XIX e nas pri me i ras dé ca das do XX. Abor da mos aqui o re ver so da imi gra ção, o “tor navi a gem”, ou seja, a pro i bi ção da en tra -da de imi gran tes do en tes no Bra sil pela au to ri -da des sa ni tá rias em período de pandemia.

(14)

Con si de ra ções fi na is

Este ar ti go abor dou a che ga da de imi gran tes ao por to do Rio de Ja ne i ro em pe río dos epi dê mi co no fi nal do sé cu lo XIX e no iní cio do sé cu lo XX. A es tru -tu ra mon ta da para a re cep ção e ins pe ção des tes pas sa ge i ros, como a Hos pe da ria da Ilha das Flo res e o La za re to da Ilha Gran de, não ti nha a ca pa ci da de de re ce ber e dar as sis tên cia à quan ti da de de do en tes e pos sí ve is por ta do res da mo lés tia in cu ba da, que de ve ri am per ma ne cer iso la dos em ob ser va ção. Des sa for ma, só res -ta va aos na vi os re a li za rem o “tor na-vi a gem”, o re tor no ao por to de ori gem.

Du ran te o “tor na-vi a gem”, os imi gran tes vi ven ci a vam o dra ma de ter que per ma ne cer por mais um mês den tro de um na vio com sur to epi dê mi co. O na vio era o pal co onde se pas sa va a tra gé dia da ex pe riên cia com a do en ça e com a pos si bi li da de de sua pró pria mor te, bem como a de seus ami gos e pa ren tes. O re -tor no re pre sen ta va tam bém o fra cas so do so nho imi gra tó rio. Era o prin cí pio do fim de uma jor na da pla ne ja da, da es pe ran ça por tem pos me lho res, da que les que um dia aban do na ram suas ter ras em bus ca de um fu tu ro al me ja do em um “Novo Mun do”. O “tor navi a gem” cons ti tui a ex pe riên cia his tó ri ca do fra cas so do so -nho imi gra tó rio, com par tilhado por mi lha res de in di ví du os.

Nos so ob je ti vo, nes te ar ti go, foi ana li sar as epi de mi as ain da den tro dos na vi os, du ran te a vi a gem de imi gra ção e o en con tro da po pu la ção es tran ge i ra com o ser vi ço sa ni tá rio dos por tos, en tre o fi nal do sé cu lo XIX e o iní cio do XX.

Notas

1. A có le ra, com seus sin to mas as sus ta

do res – di ar réia vo lu mo sa, vô mi tos, có li -cas ab do mi na is e es pas mos mus cu la res vi o len tos – ca u sa va pâ ni co às pes so as, em es pe ci al den tro dos na vi os. O ros to do pa ci en te fica azu la do, a pele mur cha, mãos e pés fi cam ge la dos, es cu re ci dos, con tra í dos e en ru ga dos. A mor te ocor re em um cur to es pa ço de tem po, às ve zes em pou cas horas após o aparecimento dos sintomas (Lewinsohn, 2003:109-110).

2. Hoch man (1998: 25-28) mos trou que o

(15)

do Ser vi ço de Po vo a men to do Solo Na ci o nal. So bre a ins ti tu ci o na li za ção da re -for ma sa ni tá ria ver Cas tro San tos (2004: 156, 261).

3. Alguns exem plos po dem ser da dos,

co-mo Ro sen berg (1992), Co o per (1986), Evans (1988) e Briggs (1961).

4. No sé cu lo XIX, as do en ças eram di vi

-di das em in fec ci o sas, li ga das a mi as mas e às con di ções cli má ti cas (a ma lá ria fa zia par te des te gru po), e con ta gi o sas, trans -mi ti das por con ta to di re to com o do en te, ou pe los ob je tos con ta mi na dos por suas se cre ções (va río la). A con ta gi o si da de da có le ra foi ace i ta em 1866, du ran te a 3ª Con - fe rên cia Sa ni tá ria Inter na ci o nal, re a li za da em Cons tan ti no pla. A des co ber ta de suas vias de trans mis são – des cri tas por Ro bert Koch, em 1888, no Egi to – não mo di fi cou sig ni fi ca ti va men te as prá ti cas de pre-ven ção nos portos, que continuaram sendo o isolamento a e desinfecção dos passagei-ros (Löwy, 2006: 30-35).

5. Arqui vo Na ci o nal – AN. Sé rie Jus ti ça,

no ta ção IJ11026 – Con su la do e ViceCon -su la do do Bra sil em Bar ce lo na 1892-1897 – avi sos so bre por tos in fec ci o na dos pela có-lera.

6. Bra sil, Re la tó rio do Mi nis té rio da Jus

ti ça e Ne gó ci os Inte ri o res [RMJNI] – Re -la tó rio da Inspe to ria Ge ral de Sa ú de dos Por tos, 1893/1894:274; Re la tó rio do Mi nis té rio da Indús tria, Vi a ção e Obras Pú -bli cas [RMIVOP], 1896: 69; RMJNI, 1892/1893: 337; 1893/1894: 277.

7. Li vre prá ti ca é a au to ri za ção emi ti da

pe-la po lí cia sa ni tá ria para uma em bar ca ção en trar no por to e re a li zar as ope ra ções de de sem bar que de car gas e pas sa ge i ros (RMJNI: 1894-1895).

8. Para a le gis la ção bra si le i ra, o que ca rac

-te ri za va um pas sa ge i ro como imi gran -te era a sua vin da com pas sa gens de 2ª ou 3ª clas se pa gas pelo go ver no (RMIVOP, 1908,

Ba ses Re gu la men ta res do Ser vi ço de Po-voamento, art. 42:114).

9. Dez dias para a có le ra, oito para a fe bre ama re la e vin te para a pes te bu bô ni ca (San tos, 2009: 1.173-1.196).

10. As es tu fas de de sin fec ção eram ge ral

-men te da mar ca ale mã Ge nes ter-Hers cher. Elas fun ci o na vam atra vés do va por d’á gua sob pres são, pos su íam duas por tas, uma para o lado im pu ro, onde re ce bia a rou pas in fec ta das, e ou tra para o lado puro, onde as rou pas eram de vol vi das, após o pro ces so de desinfecção (Silvado, 1903).

11. Ver, en tre ou tros, Jor nal do Com mer cio, 29 de agos to de 1893, p.1; Ga ze ta de No tí -ci as, 27 de agos to-2 de se tem bro de 1893, p.1.

12. Do por to para a ci da de e des ta para o

in te ri or, era esta, jus ta men te, a mar cha das epi de mi as de fe bre ama re la, có le ra e a pes -te, que fre quen te men te se fa zi am pre sen tes no país (Lamarão, 1991: 55).

13. Du ran te a 9ª Con fe rên cia Sa ni tá ria

In-ter na ci o nal, em 1894, o go ver no ita li a no teve a opor tu ni da de de re lem brar o ocor -ri do no ano an te -ri or: os pas sa ge i ros dos qua tro na vi os ha vi am pas sa do por uma com ple ta ins pe ção mé di ca nos por tos de em bar que, de i xan do Ná po les em per fe i tas con di ções de sa ú de. No en tan to, fo ram re cu sa dos como imi gran tes no Bra sil. Um dos va po res, o “Car lo R”, re tor nou à Itá lia com 522 mor tos. A de le ga ção ita li a na uti li zou o epi só dio para fa zer opo si ção às pro pos tas dos EUA, que ten ta vam, sem su ces -so, con ven cer os re pre sen tan tes das ou tras na ções so bre a importância do controle sa-nitário de emigrantes europeus para as Américas (Howard-Jones, 1975: 73).

14. Um as pec to das epi de mi as é a im pos

si bi li da de de re a li za ção dos ri tos tra di ci o -na is re la ci o -na das à mor te como a to a le te fú ne bre, o ve ló rio e o en ter ro. Des ti tu í da des ta li tur gia, a mor te é des sa cra li za da e se

(16)

tor na ainda mais temível (Delumeau, 2009: 154-170).

15. Du ran te o Impé rio, as po lí ti cas de sa ú

de ocor re ram em dois mo men tos e de for -ma an ta gô ni ca. Num pri me i ro ato, as or ga - ni za ções cen tra li za do ras, cri a das por D. João VI, ca mi nha ram para uma mu ni ci -pa li za ção de to das as ati vi da des sa ni tá ri as. De po is, num mo vi men to con trá rio, em me a dos do sé cu lo XIX, vol touse à uni -for mi za ção ad mi nis tra ti va dos tra ba lhos de hi gi e ne pú bli ca, co lo ca dos in te i ra -men te nas mãos do go ver no cen tral. Esse mo vi men to na di re ção de uma cen tra li -za ção ad mi nis tra ti va ocor reu por ca u sa da ne ces si da de de se com ba ter as epi de mi as nas zonas litorâneas, nas zonas de expan-são econômica e de imigração (Hochman, 1998; Telarolli Junior, 1996).

16. Har ri son (2006) mos trou que no iní cio

do sé cu lo XIX, na ções eu ro pe i as co me -ça ram a con tem plar for mas de co o pe ra ção em as sun tos sa ni tá ri os, prin ci pal men te re la ci o na dos aos por tos, dan do iní cio a um pro ces so di plo má ti co que cul mi nou nas con fe rên ci as sa ni tá ri as in ter na ci o na is e nas pri me i ras leis para o con tro le de do en ças in fec ci o sas. So bre as con ven ções sa ni tá ri as ame ri ca nas, ver Cu e to (2007) e Ho wardJo nes (1981). A res pe i to das con fe -rên ci as européias existem os estudos de Bynum (1993), Howard-Jones (1975) e Mateo (2005).

17. Para uma des cri ção de ta lha da da cons

-tru ção do la za re to, as sim como de suas ins - ta la ções, ver San tos (2009).

18. So bre a fe bre ama re la e a mi cro bi o lo gia

no Bra sil, ver Ben chi mol (1999). Cha -lhou be (1995) faz uma abor da gem des ta do en ça, cor re la ci o nan do-a às ques tões ra ci a is no sé cu lo XIX. So bre o pen sa -men to higienista, ver Maio (2004).

19. A mi cro bi o lo gia era a te o ria do ci en

tis ta fran cês Lou is Pas te ur (1873), se gun

-do a qual as -do en ças eram trans mi ti das por se res “in fi ni ta men te pe que nos”, con ven -ci o nal men te chamados de micróbios.

20. Ackerk necht (1948) de mons trou a

exis tên cia de uma cor re la ção en tre o sis -te ma po lí ti co e a sa ú de pú bli ca. Em seu ar gu men to, a es co lha por de ter mi na da for ma de pre ven ção não era di ta da pela na tu re za da do en ça, mas pelo re gi me po lí -ti co. Assim, uma ide o lo gia au to crá -ti ca fa vo re cia a vi são das do en ças epi dê mi cas como con ta gi o sas e, con se quen te men te, apli ca va a qua ren te na. Re gi mes li be ra is, em con tras te, pos su íam uma vi são in fec ci o nis ta e pre fe ri am cor ri gir as de fi ciên -ci as do meio como uma forma de preven-ção. Para uma crítica a esta visão, ver Baldwin (1999).

21. Essas e as de ma is in for ma ções so bre os

pro ce di men tos ado ta dos pe las au to ri da des bra si le i ras em re la ção às ame a ças re pre -sen ta das pe las do en ças fo ram re ti ra das de AN. Sé rie Sa ú de, no ta ção IS3-35 (1858-1895) – Orga ni za ção Sa ni tá ria Ma rí ti ma do Brasil, manuscrito de 12 de abril de 1890.

22. O Bra zil-Mé di co, 1896, ano X, p. 24. Essa mes ma fon te in for ma que os la za re tos e os hos pi ta is flu tu an tes eram uma es pé cie de bar ca im pro vi sa da com en fer ma ria. As en fer ma ri as flu tu an tes po de ri am ser uti li za das tam bém para re a li zar o trans -por te dos enfermos do navio para o laza-reto.

23. Os de sin fe tan tes uti li za dos nos pro

(17)

Refe rências bibl iográficas

ACKERKNECHT, H. Anti con ta gi o nism bet we en 1821-1867. Bul le tin of His tory of Me di ci ne, n.22, 1948, p. 562-593.

BALDWIN, Paul. Con ta gi on and the Sta te in Eu ro pe 1830-1930. Nova York: Cam brid ge Uni ver sity Press, 1999.

BENCHIMOL, Ja i me L.. Dos mi cró bi os aos mos qui tos: fe bre ama re la e a re vo lu ção pas -te u ri a na no Bra sil. Rio de Ja ne i ro: Fiocruz, 1999.

BIRN, Anne-Ema nu el le. Six se conds per eye lid: the me di cal ins pec ti on of im mi -grants at Ellis Island, 1892-1914. DYNAMIS. Acta Hi so a ni ca ad Me di ci nae Sci en ti a -rum que His to ri am Illus tran dam, vol.17, 1997, p. 281-316.

BRIGGS, Asa. Cho le ra and so ci ety in the ni ne te enth cen tury. Past and Pre sent, n. 19, 1961, p. 76-96.

BYNUM, W.F.. Po li cing He arts of Dark -ness: as pects of the in ter na ti o nal sa ni tary con fe ren ce. Hist. Phil. Life Sci., 15, 1993, p. 421-434

CAPONI, San dra. Tró pi cos, mi cro bi os y vec to res. His tó ria, Ciên ci as, Sa ú de – Man -gui nhos, vol. 9 (su ple men to), 2002, p. 111-138.

CASTRO SANTOS, Luiz Anto nio de. Po -der, ide o lo gia e sa ú de no Bra sil da Pri me i ra Re pú bi ca: en sa io de so ci o lo gia his tó ri ca. In: ARMUS, Di e go & HOCHMAN, Gil -ber to (org). Cu i dar, con tro lar, cu rar: en sa i os his tó ri cos so bre a sa ú de e do en ça na Amé ri ca La ti na e Ca ri be. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2004, p. 249-293.

CHALHOUB, Sid ney. Fe bre ama re la e ide o lo gia ra ci al no Rio de Ja ne i ro do sé cu lo XIX. Estu dos Afro-Asiá ti cos, 27, 1995, p. 87-110.

COOPER, Do nald B. The new “black de ath”: cho le ra in Bra zil, 1855-1856. So ci al Sci en ce His tory, v.10, n.4, 1986, p. 467-488.

COSTA LEITE, Jo a quim da. O Bra sil e a emi gra ção por tu gue sa (1855-1914). In: FAUSTO, Bo ris et al. Fa zer a Amé ri ca: a imi gra ção em mas sa para a Amé ri ca La ti na. São Pa u lo: EDUSP, 2000, p. 177-200.

CUETO, Mar cos. O va lor da sa ú de: his tó ria da Orga ni za ção Pan-Ame ri ca na da Sa ú de. Tra du ção Vera Ri be i ro. Rio de Ja ne i ro: Edi - to ra Fiocruz, 2007.

DELUMEAU, Jean, 1923. His tó ria do medo no oci den te 1300-1800: uma ci da de si ti a da. Tra du ção de Ma ria Lú cia Ma cha do; tra -du ção de no tas de He lo í sa Jahn. São Pa u lo: Com pa nhia das Le tras, 2009.

EVANS, Ri chard J. Epi de mics and re vo -lu ti on: cho le ra in ni ne te enth cen tury Eu ro - pe. Past and Pre sent, nº 120, ago. 1988, p. 123-146.

FAIRCHILD, Amy L. The rise fall of the me di cal gaze: the po li ti cal eco nomy of im mi grant me di cal ins pec ti on in the Mo dern Ame ri ca. Sci en ce in Con text,vol. 19, n.3, 2006, p. 337-356.

HARRISON, Mark. Di se a se, Di plo macy and Inter na ti o nal Com mer ce: The ori gins of in ter na ti o nal sa ni tary re gu la ti on in the ni ne te enth cen tury. Jour nal of Glo bal His tory, vol.1, n. 2, julho de 2006, p. 197-217.

HOCHMAN, Gil ber to. A era do sa ne a men -to: as ba ses po lí ti cas da sa ú de pú bli ca no Bra sil. São Pa u lo: Hu ci tec/ANPOCS, 1998.

HOWARD-JONES, Nor ma. The Sci en ti fic Back ground of Inter na ti o nal Sa ni tary Con -fe ren ce, 1851-1938. Ge ne bra: World He alth Orga ni za ti on, 1975.

(18)

———. The Pan Ame ri can He alth Or-gani za ti on, Ori gins and Evo lu ti on. Ge ne bra: World He alth Orga ni za ti on, 1981. KLEIN, S. Her bert. Mi gra ções in ter na ci o -na is -na his tó ria das Amé ri cas. In: FAUS-TO, Bo ris. Fa zer a Amé ri ca: a imi gra ção em mas sa para a Amé ri ca La ti na. São Pa u lo: Edusp, 2000, p. 13-31.

KRAUT, Alan. Si lent Tra ve lers, Germs, Ge nes and the “Immi grant Me na ce”. Bal -ti mo re: The Johns Hop kins Uni ver sity Press, 1994.

LAMARÃO, Sér gio. Dos tra pi ches ao por to: um es tu do so bre a área por tuá ria do Rio de Jane i ro. Rio de Ja ne i ro: Se cre ta ria Mu ni ci -pal de Tu ris mo e Esportes, 1991.

LEWINSOHN, Ra chel. Três epi de mi as do pas sa do. São Pa u lo: Edi to ra Uni camp, 2003. MAGLEN, Kris ta. “The First Line of De -fen se”: Bri tish Qu a ran ti ne and the Port Sa ni tary Aut ho ri ti es in the Ni ne te enth Cen tury. The So ci al His tory of Me di ci ne, vol.15, n.3. 2002, p. 413-428.

MAIO, Mar cos Chor. Raça, do en ça e sa ú de pú bli ca no Bra sil: um de ba te so bre o pen -sa men to hi gi e nis ta do sé cu lo XIX. In: MONTEIRO, Si mo ne & SANSONE, Li vio (orgs.). Etni ci da de na Amé ri ca La ti na: um de ba te so bre raça, sa ú de e di re i tos re pro -du ti vos. Rio de Ja ne i ro: Editora FIOCRUZ, 2004, p. 15-44.

MASSOW, Hi lá rio. Estu do do Rio de Ja -ne i ro: com pos to so bre os úl ti mos ma pas. Rio de Ja ne i ro: La em mert, 1892.

MATEO, Ji mé nez Juan B. Actas de las con -fe ren ci as sa ni ta ri as in ter na ci o na les (1851-1938). Re vis ta Espa ño la de Sa lud Pú bli ca, vol. 79, nº3 – maio-ju nho 2005, p. 339-349.

RAMOS, Jair de Sou za. O po der de do mar o fra co: cons tru ção de au to ri da de e po der tu te lar na po lí ti ca de po vo a men to do solo na ci o nal. Ni te rói: Editora da UFF, 2006.

ROSENBERG, Char les E. Expla i ning Epi de mics and Other Stu di es in the His tory of Me -di ci ne. Cam brid ge: Cam brid ge Uni ver sity Press, 1992 (cap. 14 – Expla i ning Epi -de mics, p. 293-304).

SANTOS, Myri an Se púl ve da dos. Os po rões da Re pú bli ca: a bar bá rie nas pri sões da Ilha Gran de, 1894-1945. Rio de Ja ne i ro: Ga ra -mond, 2009.

SARDINHA, Jo a quim J. da S. Hygi e ne Pú bli ca: apon ta men tos para a his tó ria da Re -par ti ção de Sa ú de do Por to do Rio de Ja ne i ro of fe re ci dos ao Insti tu to His tó ri co Ge o grá fi co Bra si le i ro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacio-nal, 1916.

SILVADO, Ja i me.A fe bre ama re la a bor do do Lom bar dia: no tas crí ti cas para ser vi rem à his tó ria da epi de mia. Re vis ta Mé di ca de São Pa u lo – Jor nal Prá ti co de Me di ci na, Ci -rur gia e Hygi e ne, anno VI, n. 15, 15 de agosto de 1903.

SODRÉ, Aze ve do. A epi de mia de cho le -ra-mor bus de 1894-1895. OBra zil-Mé di co, ano IX, n. 26, 8 de ju lho de 1895, p. 226.

TELAROLLI JUNIOR, Ro dolp ho. Po der e sa ú de: as epi de mi as e a for ma ção dos ser vi ços de sa ú de em São Pa u lo. São Pa u lo: Edi to ra da Uni ver si da de Esta du al Paulista, 1996.

(19)

Re su mo

Este ar ti go abor da as re la ções en tre sa ú de pú bli ca, imi gra ção e epi de mi as, ten do como foco os na vi os de imi gran tes aco me ti dos pela có le ra, que che ga ram ao por to do Rio de Ja ne i ro en tre o fi nal do sé cu lo XIX e iní cio do XX. A aná li se é or ga ni za da a par tir de qua tro na vi os de imi gran tes, que de ve ri am ter per ma ne ci do em qua ren te na, mas fo ram obri ga dos a re tor nar vi a gem aos por tos de ori gem por apre sen ta rem có le ra a bor do. São ana li sa dos os es for ços dos ser vi ços sa ni tá ri os para im pe dir o in gres so de do en ças no país e, ao mesmo tempo, garantir o fluxo de mercadorias e de mão de obra

imigrante.

Pa la vras-cha ves: imi gra ção; epi de mi as; por to; sa ú de pú bli ca; Rio de Ja ne i ro;

có le ra.

Abstract

This ar ti cle exa mi nes the re la ti ons hip among pu blic he alth, im mi gra ti on, and epi de mics, fo cu sing on the im mi grant ships af fec ted by cho le ra, which

ar ri ved at the port of Rio de Ja ne i ro in the late ni ne te enth and early twen ti eth cen tu ri es. The analy sis is ba sed on four im mi grant ships, which should have re ma i ned in qua ran ti ne, but were for ced to re turn trip to the ports of ori gin, due to the fact that they had cases of cho le ra on bo ard. The ar ti cle analy zes the ef forts of he alth ser vi ces to pre vent in gress of di se a ses in the country and, at the same time, ensure the flow of goods and immigrant labor.

Key words:im mi gra ti on; epi de mics; port; pu blic he alth; Rio de Ja ne i ro;

cholera.

Ré su mé

Cet ar ti cle tra i te de la re la ti on en tre la san té pu bli que, l’im mi gra ti on et les épi dé mi es, en se con cen trant sur les ba te a ux d’im mi grants tou chées par le cho lé ra, qui sont ar ri vés au port du Rio de Ja ne i ro à la fin du XIXème et au dé but du XXème siè cles. L’a naly se est or ga ni sée à par tir de qua tre ba te a ux d’im mi grants, qui au ra i ent dû res ter en qua ran ta i ne, mais ils ont dû

al ler-re tour vers les ports d’o ri gi ne par ce qu ’ils ava i ent le cho lé ra à bord. Les ef forts des ser vi ces de san té pour pré ve nir la pé né tra ti on des ma la di es dans le pays et, en même temps, as su rer la circulation de marchandises et de

main-d’oeuvre immigrante sont aussi analysés.

Mots-clés: im mi gra ti on; épi dé mi es; port; san té pu bli que; Rio de Ja ne i ro;

cho lé ra.

Referências

Documentos relacionados

Figura 1. Níveis de energia dos elétrons na banda de condução como função do campo magnético para um ponto quântico com E 0 = 15 meV e interação SO Rashba. Na figura 1a)

Em  setembro  de  2015,  dada  a  necessidade  de  continuar  a  aprofundar  no  IAVE  a  área 

A temática da saúde da população negra não havia merecido, ainda, o espaço adequado na pauta de prioridades da saúde pública brasileira. A constituição do Grupo

trato da inserção de Capistrano no debate sobre a questão nacional por meio de ensaios críticos sobre a literatura brasileira publicados em jornais. Meu principal

Além disso, o processo permitia destruir todos os ratos e insetos como pulgas, percevejos, baratas etc, sem alterar sensivelmente as mercadorias mais delicadas como

Os Archivos foram publicados ininterruptamente até 1931. A partir de então deixou de circular. A Comissão Técnica responsável por sua publicação era formada por Carlos

O ponto central é compreender o processo de constituição de uma estrutura sanitária no estado e as principais demandas referentes à saúde pública no período em questão,

e de estrangeiro que impregnam tanto a mentalidade local quanto o processo de Educação Profissional oferecida aos colaboradores e proprietários dos equipamentos e