• Nenhum resultado encontrado

Estudo farmacológico do extrato bruto do Datura arborea L.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estudo farmacológico do extrato bruto do Datura arborea L."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ESTUDO FARMACOLÓGICO DO EXTRATO BRUTO DO D a t u r a a r b o r e a L

J o s é M a r i a S e r e j o S . J a c i n t o ( * ) J o s é A n t o n i o Lapa (**)

S o u c c a r Caden (**)

RESUMO

0 trombeteiro e

urna

iolanacea arbustiva comum na ilka de São

LUAS. Suas flores

e

folhas bao utilizadas popularmente na faonma de cigarroi donante,

crises asmãticai

agudas. Como no Maranhão ião freqüentes ai crises asmáticas cotinergicas relacionadai,

tom a exploração de, jaborandi paAa a produção de pilocarpina, procurou-ie neste

traba-lho, relacionar a atividade. farmacológica dai folhai com ¿ua utilização populan.. Ai

{olhai verdes foram extraZdas a frio com etanol e o extrato bruto

(EB)

concentrado a

vácuo.

Vara oi testes fármaco lógico i o

EB

ejia dupe/uo em i atina/ -uceen- èO (0,03ml/100

mg

EB)

e injetado i.p. ou e.v. Oi teitei gerais de atividade tm ratoi não indicaram

ação

farmacológica especifica do

EB

[10 a 1000 mg/kg i.p.} alem de midrlase acentuada

tom ai maiores doiei.

No

jejuno imolado de ratoi ai curvai doie-efelto de

acetilcoli-m

lACfi)

foram deilocadai para a direita na preiença do

EB

iem alterar o efeito contra

til máximo da ACh.

Wa

preiença de

EB (2 e 5

ug/ml) a VE50 da ACh foi deilocada de 46

e 160

vezei respectivamente.

No

Zíeo iiolado de cobaia, a incubação de EB [2 ug/ml)

poi

3

min. bloqueou ai contrações produzidai pela ACh {3x10

^M)

e pela Histamina

(3 χ /0 ^ M ) .

ApÔi a lavagem ai reipoitai foram recuperadai em 35 e 15 min. respectiva

meníe. Na

preiião arterial de rato o

EB /

1 a 5 mg/kg) não produziu efeitoi comtan

-tu mas inibiu a kipotemão produzida pela ACh (1 a 5 ug/kg) deslocando paralelamente

acorva doie-respoita. Voiei maiorei do

EB

[10 a 50 mg/kg) produziram kipertemão pro_

prcional

ã

doie. A hipertemão correipendente ã doie mais elevada foi reduzida de

ÍOI

na presença de yoimbina (3 mg/kg), doie iuficiente para reduzir de 95% a respoita

pLUdôrica ã noradrenatina {2 ug/kg). Sites dada comprovam que a ação predominante da.

Datura arbórea L. e paraaimpaticotítica.

No

extrato da folha a iubitãncia com esta

ação parece estar aaociada a outra[i) iubitâyicia(i) de atividade

alfa-iimpaticomiméti-ta tujas ações vasoconitritorai poderiam ier iinérgicaò na atividade anti-aimãtica.

(*) Departamento de F a r m á c i a / C C S - UFMA

(**) Setor de P r o d u t o s N a t u r a i s - F a r m a c o l o g i a - INFAR-EPM

(2)

INTRODUΗΓO

A D a t u r a a r b σ r e a L , p e r t e n c e ã F a m í l i a S o l a n a c e a e e é c o n h e c i d a popularmente co­ mo T r o m b e t e i r o (São P a u l o ) ; Trombeta Branca ( B a h i a e R i o de J a n e i r o ) ; Zabumba Branca

(Ceará) Rainha da N o i t e ( M a r a n h ã o ) .

Provavelmente de nenhum g r u p o de p l a n t a s se p o s s u i i n f o r m a ç υ e s t ã o c e r t a s e com­ p l e t a s como das S o l a n á c e a s . 0 Gκnero D a t u r a a p r e s e n t a v á r i a s e s p é c i e s c o n h e c i d a s , den­ tre as q u a i s se d e s t a c a a D a t u r a stramonium L , que contém a t r o p i n a , h i o s c i a m i n a e esco-p o l a m i n a , Não o b s t a n t e , na b i b l i o g r a f i a d i s esco-p o n í v e l , esco-poucas r e f e r κ n c i a s foram encontra­ das sobre a e s p é c i e em e s t u d o D a t u r a a r b σ r e a L.

Braga (1965) a t r i b u i p r o p r i e d a d e s s e d a t i v a s ΰ p l a n t a p e l a p r e s e n ç a de atropina nas f l o r e s e demais p a r t e s da p l a n t a .

Popularmente as f l o r e s d e s s e c a d a s e p u l v e r i z a d a s são usadas na forma de cigarros nas c r i s e s a s m á t i c a s a g u d a s .

OBJETIVO

E s t u d a r os p o s s í v e i s e f e i t o s f a r m a c o l σ g i c o s da D a t u r a a r b σ r e a L .

MATERIAL Ε MΙTODO

a) A p l a n t a

A Rainha da N o i t e " D a t u r a a r b σ r e a L " κ um a r b u s t o d e s e n v o l v i d o e bem esgalha-do da f a m í l i a S o l a n a c e a e com f o l h a s p e c i o l a d a s , a l t e r n a s , p u b e s c e n t e s , ob1ongas ou oval l a n c e o l a d a s , i n t e i r a s , com 10 a 20 cm de comprimento por 5 a 10 de l a r g u r a ; f l o r e s sol t á r i a s , g r a n d e s , (30 cm de comprimento a p r o x i m a d a m e n t e ) , p e n d e n t e s , trombetíformes b r a n c a s , um pouco v e r d o s a s para a b a s e , com 5 estames l i v r e s , c a p s u l a g l a b r a , sub-glob; s a , pendente, o r i g i n á r i a do C b i J e , nativa no B r a s i l .

b) A c o l e t a

0 m a t e r i a l u t i l i z a d o p a r a a p r e p a r a ç ã o do e x t r a t o para e s t e e s t u d o farmacolσ1 g i c o f o i c o l e t a d o em São L u í s (MA), no b a i r r o R e c a n t o dos V i n h a i s , por M a r i a Auxiliado ra S e r r a dos Santos J a c i n t o , no mκs de dezembro de 1 9 6 3 .

A p l a n t a f o i i d e n t i f i c a d a como D a t u r a a r b σ r e a L no H e r b á r i o Β t i c o Seabra d U n i v e r s i d a d e F e d e r a l do Maranhão (UFMA) p e l o b i σ l o g o J o s é E v e r a l d o Gomes, sendo um ext

p i a r c a t a l o g a d o sob n٥mero 1 1 0 .

c) E x t r a ç ã o

(3)

to bruto, u t i l i z a n d o - s e apenas as f o l h a s , c o l e t a d a s no mesmo d i a . Q u i n h e n t o s gramas (500 grs) de f o l h a s v e r d e s , p a r c i a l m e n t e t r i t u r a d a s , foram maceradas em 1 , 5 l i t r o s de Etanol, durante 7 2 h o r a s . 0 f i l t r a d o f o i l e v a d o a c o n c e n t r a ç ã o a vácuo em r o t a v a p o r ΰ temperatura de 7 0 ° C .

Apσs a o b t e n ç ã o do e x t r a t o b r u t o o peso s e c o f o i d e t e r m i n a d o em 3 amostras de 0 , 2 m l . 0 m a t e r i a l f o i s e c o sob v e n t i l a ç ã o a q u e n t e , a t κ peso c o n s t a n t e . 0 peso s e c o obtido por e s t e p r o c e s s o f o i de 3 6 , 2 m g / m l .

0 e x t r a t o b r u t o c o n c e n t r a d o f o i c o n s e r v a d o em g e l a d e i r a , em v i d r o e s c u r o , herme ticamente fechado,,

d) P r e p a r a ç ã o do e x t r a t o p a r a uso

Na hora do u s o , a q u a n t i d a d e n e c e s s á r i a do e x t r a t o b r u t o e r a p i p e t a d o para beckers de l O m l . E v a p o r a v a - s e em c a l o r moderado e sob v e n t i l a ç ã o , e , em s e g u i d a , a d i ­ cionava-se 1 gota ( 0 , 0 3 ml) de Tween 80 para e m u l s i o n a r o m a t e r i a l em 1 ml de s o l u ç ã o salina a 0 , 9 Ύ .

e) T e s t e G e r a l de a t i v i d a d e s

Para o t e s t e g e r a l de a t i v i d a d e s foram u t i l i z a d o s 8 ( o i t o ) camundongos i n j e t a ­ dos com e x t r a t o b r u t o (10 a 1 0 0 0 m g / k g ) ou com o v e í c u l o (Tween 3 Ύ em s a l i n a ) i . p . ou o r a l .

0 tempo de o b s e r v a ç ã o f o i de 1 2 0 m i n . a n o t a n d o - s e , apσs o t r a t a m e n t o , os s i ­ nais de e f e i t o da d r o g a em t a b e l a p a d r o n i z a d a a d p t a d a da o r i g i n a l , pub 1 i cada por Ma 1 o n e .

A i n d a como t e s t e g e r a l de a t i v i d a d e s o e x t r a t o b r u t o 1 0 0 0 m g / k g f o i i n j e t a d o em rato a d u l t o , v i a i . p . e o b s e r v a d o s os e f e i t o s c o m p a r a t i v o s ao animal c o n t r o l e i n j e t a do com o v e í c u l o „

f) T e s t e s E s p e c í f i c o s

1. J e j u n o i s o l a d o de r a t o :

Ratos de 2 0 0 a 3 0 0 gramas foram s a c r i f i c a d o s com uma pancada na c a b e ç a . P a r ­ te do j e j u n o f o i r e t i r a d a rapidamente e d i s s e c a d a em p l a c a de P e t r i c o n t e n d o l í q u i d o nu t r i t i v o com a s e g u i n t e c o m p o s i ç ã o ( g / l ) NaCI 8 , 0 0 ; KCI 0 , 2 0 ; C a C l2 2 H20 ; NaHPO^ 0 , 6 5 ; NaHCO^ 1 , 0 0 e g l i c o s e 1 , 0 0 . Para o r e g i s t r o das c o n t r a ç υ e s i s o t o n i c a s o s m٥sculos eram suspensos em cubas de v i d r o com c a p a c i d a d e de 2 0 m l c o n t e n d o s o l u ç ã o n u t r i t i v a a e r a d a , mantida ΰ temperatura de 3 0 ° C e montada com a t é c n i c a s e g u i n t e : Uma das e s t r e m í d a d e s do m٥sculo era f i x a d a em uma h a s t e de v i d r o d e n t r o da cuba e a o u t r a e r a amarrada a uma haste i n s c r i t o r a . Os m ٥ s c u l o s eram s u b m e t i d o s a uma t e n s ã o i n i c i a l de l g ^ Os r e g i s t r o s eram f e i t o s em c i l i n d r o esfumaçado c o n e c t a d o a um q u i m σ g r a f o e a a m p l i a ç ã o u t i l i z a d a era de 6 v e z e s . Apσs r e p o u s o de 30 m i n u t o s a p r e p a r a ç ã o e r a e s t i m u l a d a com 3 doses s u ­ cessivas de ACh (10 ^M) e , a s e g u i r , r e a l i z a d a s as c u r v a s d o s e - e f e i t o c u m u l a t i v a s com

-8 ~ 3

(4)

A p a r t i r dos r e s u l t a d o s o b t i d o s foram c o n s t r u í d o s g r á f i c o s r e l a c i o n a n d o - s e em a b s c i s s a s o l o g a r í t i m o das d o s e s , e em o r d e n a d a s , o p e r c e n t u a l dos e f e i t o s o b t i d o s em r e l a ç ã o ã c o n c e n t r a ç ã o máxima p r o d u z i d a p e l o a g o n i s t a na a u s κ n c i a do e x t r a t o .

2„ P r e s s ã o a r t e r i a l de r a t o :

Para a medida da P . A . foram u t i l i z a d o s k r a t o s pesando de 2 2 0 a 350 gramas a n e s t e s i a d o s com m i s t u r a de u r e t a n a (800 mg/kg) e nembutal (.25 m g / k g ) . A v e i a i l í a c a externa e r a c a n u l a d a p a r a a a d m i n i s t r a ç ã o das d r o g a s . A P„A„ f o i medida p e l o método d i r e t o a t r a v é s de c a n u l a ç ã o da a r t é r i a c a r σ t i d a , com a u x í l i o do manσmetro de Hg tipo Condon a c o p l a d o ao q u í m σ g r a f o . As d r o g a s u t i l i z a d a s f o r a m : ACh ( 0 , 1 a 50 u g / k g ) e ex­ t r a t o b r u t o ( l a 50 m g / k g ) . Tomou-se o c u i d a d o de não i n j e t a r volumes s u p e r i o r e s a

0 , 5 m l .

3 . í l e o de C o b a i a :

Uma c o b a i a de ^OOgrs f o i s a c r i f i c a d a com uma pancada na c a b e ç a . A seguir, mediante uma i n c i s ã o m é d i a , f o i a b e r t a a c a v i d a d e abdominal e l o c a l i z a d a a j u n ç ã o i l e o ­ c e c a l . A p a r t i r d e s t e p o n t o f o i tomado um f r a g m e n t o de 3 cm que f o i l a v a d o com Tyrode sendo, em s e g u i d a , montada em cuba de v i d r o com c a p a c i d a d e de 2Q ml c o n t e n d o soluçãode Tyrode aerada e 3 0 ° C . A t é c n i c a de montagem f o i a mesma empregada para o j e j u n o de ra to a n t e r i o r m e n t e d e s c r i t a . Apσs 30 m i n u t o s , tempo n e c e s s á r i o p a r a a e s t a b i l i z a ç ã o do

- 7

-k

m٥sculo, foram f e i t a s d o s e s s i m p l e s de ACh e H i s t a m i n e ( 1 0 Μ a 10 Μ ) . Os e f e i t o s eram observados por 2 m i n u t o s e a p r e p a r a ç ã o lavada v á r i a s v e z e s . As d o s e s medias fo­ ram r e p e t i d a s a t é e s t a b i l i z a ç ã o das r e s p o s t a s e , e n t ã o , incubado o e x t r a t o b r u t o 0 e 2 ug/ml) 1 m i n u t o a n t e s da a d i ç ã o dos a g o n i s t a s »

Apσs r e g i s t r o dos e f e i t o s na p r e s e n ç a do e x t r a t o b r u t o a p r e p a r a ç ã o ere lavada e , a l t e r n a d a m e n t e , e s t i m u l a d a com a dose média de ACh e H i s t a m í n a .

RESULTADOS

a) O e x t r a t o

0 e x t r a t o o b t i d o p e l a maceração das f o l h a s do D a t u r a a r b σ r e a L em á l c o o l etí l i c o a p r e s e n t o u uma c o r v e r d e e s c u r a com p r e c i p i t a d o e s c u r o , c h e i r o suave c a r a c t e r í s t i ­ c o . 0 e x t r a t o f o i s o l ٥ v e l em s a l i n a apσs e m u l s i f i c a ç ã o em Tween 8 0 .

b) T e s t e G e r a l de a t i v i d a d e s

(5)

pupila r e d u z i d a d u r a n t e todo o e x p e r i m e n t o (imm de d i á m e t r o ) . Nao foram observadas manifestaçυes de comprometimento a u t o n σ m i c o como p i l o e r e ç ã o , i r r i t a b i 1 i d a d e , r e a ç ã o de

fuga ou a g r e s s i v i d a d e .

c) J e j u n o i s o l a d o de r a t o

0 j e j u n o de r a t o respondeu a ACh com c o n t r a ç υ e s p r o p o r c i o n a i s a dose nos intervalos de 10~ Μ a 10 M.

0 e x t r a t o b r u t o e t a n o l i c o da D. a r b σ r e a L nenhum e f e i t o p r σ p r i o p r o d u z i u quando a p l i c a d o " i n v i t r o " em j e j u n o i s o l a d o de r a t o . C o n t u d o , j a na dose de 2 ug/ml 0 E.B. d e s l o c o u a c u r v a d o s e - e f e i t o da ACh p a r a l e l a m e n t e para a d i r e i t a com um aumento de vezes a DE50 de ACh (de 3 χ 10~6

M p a r a I%-k χ 1 0 ~ \ ΐ ) . Não f o i o b s e r v a d a d i m i n u i ­ ção do e f e i t o máximo da ACh na p r e s e n ç a do e x t r a t o . 0 E x t r a t o B r u t o (5 ug/ml) d e s l o -cou a curva d o s e - e f e i t o de ACh p a r a l e l a m e n t e para a d i r e i t a com um aumento de 158,5 ve zes a DE50 de ACh (de ^ , 6 χ 10 para 7,b χ 10. ^M) sem a l t e r a r o e f e i t o máximo ( F i g . 1 e 2).

A r e v e r s i b i 1 i d a d e do b l o q u e i o p r o d u z i d o f o i r á p i d a a t é a dose de 5 u g / m l . Doses maiores d i f i c u l t a r a m a r e c u p e r a ç ã o e não foram t e s t a d a s .

d) í l e o de C o b a i a

0 ' l e o de c o b a i a respondeu a ACh e a Hi s t a m i n a com c o n t r a ç υ e s p r o p o r c i o n a i s

~Ί - 7

a dose no i n t e r v a l o de 10 Μ a 10 M) r e s p e c t i v a m e n t e . A dose de 3 x 10 Μ para a

ACh e para a Hi s t a m i n a , c a p a z de p r o d u z i r c e r c a de 50Ύ das c o n t r a ç υ e s máximas, f o i e s ­ colhida para o t e s t e . 0 E . B . da p l a n t a (2 ug/ml) quando a d m i n i s t r a d o em T l e o de c o ­ baia " i n v i t r o " não p r o d u z i u e f e i t o p r σ p r i o . No e n t a n t o , na p r e s e n ç a do e x t r a t o houve bloqueio do e f e i t o c o n t r ã t i l da ACh e da H i s t a m i n a ( F i g . 3) , Apσs lavagem a p r e p a r a -çlo foi recuperando p a u l a t i n a m e n t e a r e a t i ν  idade„ A  v e l o c i d a d e de r e c u p e r a ç ã o f o ˇ maior para a H i s t a m i n a que a p r e s e n t a v a a c o n t r a ç ã o c o n t r o l e apσs 1 5 minutos de lavagem do e x t r a t o , enquanto a ACh r e c u p e r o u a c o n t r a ç ã o c o n t r o l e apσs 35 m i n u t o s de lavagem.

e) P r e s s ã o A r t e r i a l

0 e x t r a t o da D. a r b σ r e a L não p r o d u z i u a ç ã o p r e s s υ r i c a c o n s t a n t e a t é a dose de 10 mg/kg. No e n t a n t o , com dose de E . B . (Img/kg) o e f e i t o h i p o t e n s o r de a c e t i l c o l i -na foi reduzido de 5 ^ Ύ . Doses m a i o r e s r e d u z i r a m o e f e i t o da ACh p r o p o r c i o n a l m e n t e a dose ( F i g . h) .

(6)

DISCUSSĂO 

0  o b j e t i v o  d e s t e  t r a b a l h o  f o i  e s t u d a r os p o s s í v e i s e f e i t o s f a r m a c o l σ g i c o s da Datura a r b σ r e a L .

Os e f e i t o s g e r a i s o b s e r v a d o s em camundongos não foram s i n a i s c a r a c t e r í s t i c o s de ação f a r m a c o l σ g i c a e s p e c í f i c a s ; no e n t a n t o , as i n j e ç υ e s i . p . em r a t o s p e r m i t i r a m veri f i c a r que a p l a n t a a p r e s e n t a v a a t i v i d a d e m i d r i á t i c a c o n s i d e r á v e l . A m i d r í a s e poderia ser e x p l i c a d a por uma a ç ã o s i m p a t o m é t i c a ou por uma ação p a r a s s i m p a t i c o l í t i c a , esta mais p r o v á v e l , tendo em v i s t a a h i s t σ r i a do g κ n e r o e s t u d a d o . Na p r e s s ã o a r t e r i a I doses a t é lOmg/kg do e x t r a t o mostraram pequena a t i v i d a d e p r σ p r i a , mas foram c a p a z e s de b l o ­ quear c o m p e t i t i v a m e n t e o e f e i t o h i p o t e n s o r da a c e t i 1 c o l i n a . Doses mais e l e v a d a s , (25 e 50mg/kg) p e r m i t i r a m a e v i d e n c i a ç ã o de um e f e i t o h i p e r t e n s o r r e l a c i o n a d o a d o s e . 0 b l o q u e i o do e f e i t o h i p e r t e n s o r com a y o i m b i n a comprovou s e r e s t e e f e i t o mediado pela e s t i m u l a ç ã o  α ­ a d r e n é r g i c a . E x p e r i κ n c i a s com r a t o s  r e s e r p i η   i z a d o s mostraram  s e r este  e f e i t o  d i r e t a m e n t e  p r o d u z i d o no  t e r m i n a l s i m p á t i c o .

0 e f e i t o p a r a s s i m p a t o l í t i c o e s p e r a d o do g κ n e r o D a t u r a f o i comprovado no jejuno de r a t o e no í l e o de c o b a i a » N e s t a s p r e p a r a ç υ e s as c o n t r a ç υ e s p r o d u z i d a s p e l a a c e t i 1-c o ) i n a foram a n t a g o n i z a d a s p e l o e x t r a t o , p r o p o r 1-c i o n a l m e n t e ã d o s e , e as 1-c u r v a s dose-e f dose-e i t o o b t i d a s no j dose-e j u n o p dose-e r m i t i r a m v dose-e r i f i c a r s dose-e r o dose-e f dose-e i t o puramdose-entdose-e c o m p dose-e t i t i v o no

i n t e r v a l o de dose s u t i l i z a d a s » No í l e o de c o b a i a o e x t r a t o f o i capaz de b l o q u e a r taro bem o e f e i t o c o n t r á t i l da h i s t a m i n a . As c u r v a s de r e c u p e r a ç ã o m o s t r a r a m , no entanto, que a r e v e r s i b i 1 i d a d e do e f e i t o f o i mais r á p i d a p a r a a h i s t a m i n a do que p a r a a a c e t i l -c o l i n a , i n d i -c a n d o maior e s p e -c i f i -c i d a d e ant i -c o l i nérg i -c a „ Ε *  -c o n h e -c i d a ,  -c l a s s i -camente,  que a  a t i v i d a d e a n t i m u s c a r í n í c a da a t r o p i n a é acompanhada de c e r t a a t i v i d a d e a n t i - h i s t míni c a , o i n v e r s o o c o r r e n d o com c e r t o s ant i - h i s t a m í n i c o s como o f e n e r g a n .

Nos E s t a d o s do Maranhão e P i a u í a c u l t u r a de j a b o r a n d l e a e x t r a ç ã o de pˇlocar p i n a s ã o i m p o r t a n t e s r e c u r s o s e c o n τ m i c o s . Como é c o n h e c i d o , a p i l o c a r p i n e , alcalσide p a r a s s i m p a t o m i m é t i c o d i r e t o , e capaz de e x a c e r b a r a s açυes b r o n q u i o l o c o n s t r i t o r a s col n é r g i c a s . 0 quadro c l í n i c o o b s e r v a d o n e s s e s c a s o s κ m u i t o s e m e l h a n t e , se não i d e n t i c ao observado na asma a l é r g i c a . E s t a é d e v i d a a b r o n q u i o l o c o n s t r i ç ã o r e s u l t a n t e de reação a n a f i l ã t i c a , onde a h i s t a m i n a κ o m e d i a d o r , e o pulmão, o σ r g ã o de c h o q u e .

As açυes comprovadas do e x t r a t o da D. a r b σ r e a L sao todas f a v o r á v e i s a uma ação ant i - a s m á t i c a , s e j a no c a s o da asma c o l ˇ n é r g i c a ou da asma a l é r g i c a , uma vez que açυes do e x t r a t o são a n t a g τ n i c a s aos d o i s m e d i a d o r e s .

(7)

D. arbσrea L, se  r e s i s t e n t e ou nao γ  t e m p e r a t u r a . No  c a s o  p o s i t i v o  t a l v e z  e x p l i c a s s e  porque a informação p o p u l a r r e f e r e que o a s m á t i c o fuma o c i g a r r o das f l o r e s e f o l h a s da Datura a r b σ r e a L d u r a n t e a c r i s e , quando I s a b i d o , j á o c o r r e uma i n s u f i c i κ n c i a r e s ­ piratσria que sσ p o d e r i a ser agravada com o fumo e a fumaça.

Este t r a b a l h o f o i r e a l i z a d o no Departamento de C i κ n c i a s F i s i o l σ g i c a s da UFMA.

1,4x10

(8)

4.6X.10

7,4x10

F I G . 2 ­ Curvas  d o s e ­ e f e i t o de  a c e t i l c o l i n a  n a  a u s κ n c i a e  n a p r e s e n ç a de E . B . de D a t u r a a r b σ r e a L - 5 μ   g / m l em  j e j u n o  i s o l a d o de  r a t o . 

3 0

-

20-10

-1

E.B.  2 >jg/ml 

E.B.  l j j g / m l 

ACh  H i s t .  ACh  H i s t 

o  o  o  l

X X X κ

m

rO 10

Q  C o n t r o l e 

§H Na presença do E.B.

(9)

P. A . Rato

mm/Hg

-10H

2 0

3 0

-O A C h

Δ A C h + E.B.

(5

mg/kg!

10

15

20

­> Dose ( j u g / K g )

FIG. 4 ­  E f e i t o  d a  a c e t i l c o l i n a na  p r e s s γ o  a r t e r i a l de  r a t o  a n t e s e apσs a  a d m i n i s t r a ç ã o do E . B . de D a t u r a a r b σ r e a L .

P. A. R a t o

E.B. E.B. NOR.

25mg/kg 50mg/kg 5 jug/kg

¡A.

r-

~ Toimb.

E.B. NOR.

A

E.B.

50 mg 3 mg/kg 5/jg/kg 50 mg/kg

FIG. 5 - E f e i t o do EB e t a n υ l i c o de D. a r b σ r e a L na p r e s s ã o a r t e r i a l de r a t o

Referências b i b l i o g r á f i c a s

t, R. - 1960. P l a n t a s do N o r d e s t e , e s p e c i a l m e n t e do C e a r a . Imprensa O f i c i a l 2 . e d . Gilman, A l f r e d Goodman 1 9 8 3 . As Bases F a r m a c o l σ g i c a s da T e r a p κ u t i c a . Guanabara K o o

-gan, 6 e d .

M i l l e r , Otto - 1982. L i v r a r i a A t h e n e u , 13 e d .

Salter, W.T. - 1953. T r a t a d o de F a r m a c o l o g i a A p l i c a d a . E d i t o r i a l I n t e r a m e r i c a n a S . A . , México.

Imagem

FIG. 4 ­  E f e i t o  d a  a c e t i l c o l i n a na  p r e s s γ o  a r t e r i a l de  r a t o  a n t e s e apσs a  a d m i n i s t r a ç ã o do  E

Referências

Documentos relacionados

A formulação a seguir, que denominaremos de Fluxo de Potência Ótimo Linear com Reprogramação Corretiva (FPORC), garante o atendimento da demanda global e as restrições de

Algumas preparações exploram essencialmente o efeito androgênico sendo exemplos: proprianato de testosterona (comprimidos de 10 mg para uso sublingual e

5 6.. e) Ficar em pé durante a leitura do Quadro-teste de Snellen e balançar lenta e suavemente de um lado para outro (Capítulo 2, pág. 36), não se esquecendo de piscar depois de

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008): fundamentada nos princípios de igualdade de condições de acesso à participação

Ou ainda, caso a empresa já esteja adequada plenamente ao E-Social, apresentou os relatórios referentes aos respectivos eventos - S-1200 – S-2. 2200 – S-2230

 Nas informações sobre Novo Trâmite, você terá os seguintes campos: data do trâmite e será apresentada a data corrente pelo sistema; prazo de resposta você deverá digitar

Em relação à distribuição dos sintomas pelos fatores extraídos pela análise de compo- nentes principais, no fator 1, cujo núcleo é interpretado como apreensão, afl ição, as

Médicos, engenheiros e enfermeiros es- tão cada vez mais a sair do país.. Portu- gal tornou-se um dos