• Nenhum resultado encontrado

Indivíduo e Sociedade: Ensino de Sociologia no 1º ano do Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Indivíduo e Sociedade: Ensino de Sociologia no 1º ano do Ensino Médio"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

ANTONIO GLEIVÉRSON GLIESE COSTA ANTUNES

INDIVÍDUO E SOCIEDADE: ENSINO DE SOCIOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

NATAL – RN 2016

(2)

ANTONIO GLEIVÉRSON GLIESE COSTA ANTUNES

INDIVÍDUO E SOCIEDADE: ENSINO DE SOCIOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Plano de Ensino Anual para disciplina de Sociologia no Ensino Médio apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Orientador: Prof.ª Irene Alves de Paiva

NATAL/RN 2016

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...04

2 JUSTIFICATIVA PARA O ESTUDO DO EIXO TEMÁTICO...07

3 METODOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENSINO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO...10

4 OBJETIVOS GERAIS DO PLANO ANUAL DE ENSINO...13

5 DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ENSINO...14

5.1 Identificação...14

5.2 Detalhamento das Unidades Didáticas...14

5.2.1 Unidade I (1º Bimestre)...14

5.2.2 Unidade II (2º Bimestre)...23

5.2.3 Unidade III (3º Bimestre)...31

5.2.4 Unidade IV (4º Bimestre)...39

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...47

(4)

1 – INTRODUÇÃO

O pensar Sociológico, como muitos estudiosos do campo das Ciências Sociais apontam, é hoje um dos principais desafios do professor de Sociologia na rede pública e privada de ensino. Fazer com que os alunos pensem sociologicamente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente pelo fato da História - que estuda o homem ao longo do tempo - e da Geografia que estuda os espaço, a Ciência que compreendemos como “Sociologia” vai englobar um conjunto não só dessas duas, mas também de outras ciências como a Economia, a Política, a Antropologia, Psicologia e o Direito. Mas, para que isso só foi possível a partir da sua obrigatoriedade no Ensino Médio em 2008, antes disso, o ensino de Sociologia, nada mais era do que uma disciplina complementar nos currículos escolares.

Sendo assim, é de suma importância compreendermos que a Sociologia trabalha, de forma contextualizada, assuntos que estão no cotidiano dos alunos, mas também, alicerçadas em outras áreas de conhecimento que ajudam a compreender e a criar nos discentes o “Pensar Sociológico”. Nesta linha de raciocínio, seria correto, didaticamente falando que o de partida para os discentes compreendam a Sociologia, enquanto Ciência, seria entender, inicialmente os conceitos de “Sociedade” e “Mudanças Sociais”.

Estas, por sua vez, podem servir de introdução para que os educandos pudessem começar a refletir sobre os impactos que essas mudanças trouxeram na discursão do pensamento sociológico. Sendo assim, segundo o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,) de 2010 do Ensino Médio brasileiro, as atribuições básicas da investigação, descrição, identificação, explicação e classificação de todos os fenômenos relacionados à vida social no qual o aluno possa ou não estar inserido pode ser investigado e compreendido através das discursões realizadas pela sociologia.

Então, o “Pensar Sociológico”, que foi proposto no início da narrativa, ganha uma maior notoriedade, já que será através dele que os discentes poderão construir, de forma crítica, uma postura reflexiva diante das diversas teias de ações que poderá estar inserido, principalmente aquelas de caráter mais contemporâneo como as questões ligadas a Antropologia e a Cidadania. Neste último eixos de reflexão, os PCN de Sociologia aponta que:

(5)

“A abrangência do conceito de cidadania fica evidente, pois a partir dele, é possível a abordagem de vários outros conceitos, não só da Sociologia, como também da Psicologia, da Política e do Direito por exemplo. A participação política do cidadão e dos grupos acontece no interior de sociedades organizadas. Um dos elementos estruturantes do social é o econômico. Portanto, outro conceito fundamental do conhecimento sociológico é de trabalho.” (PCN, 2010. p. 88)

Neste último ponto, apresentado na citação acima, é discutido como um dos elementos essenciais que a Sociologia problematiza e traz para dentro da sala de aula. Trabalho, Família, Estado, Cultura, Cidadania, Vida Social, Instituições Sociais, Economia, Direito, Relações de poder na sociedade, Saúde e Cotidiano são algumas das temáticas que a ciência da sociedade tenta, na medida do possível, estudar, pesquisar, questionar e problematizar para compreendê-las e, posteriormente, transforma-las em objetos de estudo da Sociologia.

Então, cada uma dessas temáticas são separadas, segundo os PCNS, em eixos temáticos que serão trabalhados com os alunos ao longo do Ensino Médio. Estes, por sua vez, podem ser divididos através de suas competências e habilidades dentro da Sociologia, Antropologia e Política onde será possível despertar no aluno a produção de novos discursos sobre diversas realidades sociais trabalhando a representação e a comunicação através da análise de diferentes discursos.

Também poderá ser estudado, o cotidiano, a indústria cultural e a diversidade através de uma investigação e compreensão apurada sobre cada dos eixos. E, junto a isso, também será possível analisar, de forma contextualizada, as transformações no cenário econômico e as relações de poder entre os diversos grupos.

Ainda nesta linha raciocínio, os PCN ainda propõem que ao ser discutido essas temáticas em sala, o professor, através do seu planejamento, veja qual a melhor alternativa didático-pedagógica para trabalhar dentro dos quatro eixos temáticos propostos que seriam: Individuo e Sociedade, Cultura e Sociedade, Trabalho e Sociedade e Política e Sociedade.

No que concerne a parte de formação docente, o curso de Especialização nos possibilitou melhorar nossa qualificação enquanto docente atuante no Ensino Médio. Ao mesmo tempo, também contribuiu para ampliar a conjunto de conceitos dentro da área, principalmente no que concerne a parte que trata de agrupamentos sociais, conceitos de cidadania e de conhecimento, ideias de estranhamento cultural e social que, para muitos docentes, principalmente os que têm formação diferente da área, seria uma ideia nova.

(6)

Além de tudo isso, a experiência de trabalhar novamente com o a educação à distância, de certa forma deu uma ideia de independência, mas também de estranhamento, uma vez que a própria plataforma ficou com problemas de postagens. Somando a isso, alguns professores não darem um feedback necessário em algumas disciplinas. Contudo, tirando esses inconvenientes, podemos considerar que a experiência na especialização foi positiva.

Com base no exposto, e nas reflexões construídas ao longo da disciplina, escolhemos o primeiro eixo de cunho reflexivo: “Individuo e Sociedade”, no qual, o enfoque será dado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio que estão conhecendo essa nova disciplina e que deverão estudar os conceitos iniciais da Sociologia como: a ideia de conhecimento e seus tipos, o que são grupos e instituições sociais e como o impacto das mudanças sociais podem, de forma direta ou indireta, alterar seu modo de vida.

Para que o conhecimento seja produzido de forma mais elaborado, o plano de ensino proposto para os alunos segue as diretrizes dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e cada tema e subtema dentro do eixo escolhido tem uma quantidade mínima de aulas com exercício práticos para ajudar em uma melhor compreensão dos alunos com relação aos temas abordados em cada aula, como também, no final dos 3º bimestre os alunos irão apresentar seminários sobre os conteúdos programados na unidade.

No 4º bimestre, os discentes irão produzir, com apoio didático do professor, uma parodia gravar e cantar para a turma; produzir um cordel de até 10 estrofes; fazer um jornal com duas editoriais: Política e Cidadania e um curta sobre o assunto sorteado. A ideia é usar a criatividade deles e mostrar o que aprenderam sobre o assunto, por meio dessas atividades.

(7)

2 JUSTIFICATIVA PARA O ESTUDO DO EIXO TEMÁTICO: INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Ao longo dos séculos o homem evoluiu e procurou romper seus próprios limites. Com a descoberta do fogo, o ser humano aprendeu a se esquentar e a capturar os grandes animais da megafauna. Mas, entre as principais conquistas obtidas, a maior delas foi eles terem aprendido importância da convivência social e, consequentemente, o poder da cultura e do conhecimento. Nesse contexto, a ideia sociológica de “Individuo e Sociedade” parte, inicialmente, das primeiras indagações feitas pela própria sociologia para explicar o conjunto de transformações que ocorria em uma sociedade regida por um processo rápido de industrialização que afetou toda uma estrutura social dos países da época.

Para se ter uma ideia, no final do século XIX, com o desenvolvimento da razão, da ciência e da própria noção de sociedade industrial, a sociologia já conhecida como a “Ciência da Sociedade” seria uma das principais responsáveis por tentar dar uma explicação a complexa teia da vida moderna, onde havia uma forte luta entre o conhecimento sociológico e o senso comum da época, alicerçado e dogmas, costumes e tradições religiosas. Então, vencida essas barreiras iniciais, já no início do século XX, o que podemos denominar de “Sociologia Contemporânea” touxe para os estudiosos, como também para os alunos do Ensino Médio, principalmente dentro do eixo escolhido, definições de como devemos compreender as estruturas sociais (origens, conceitos, formas e novos modelos contemporâneos); o papel dos indivíduos na sociedade (direitos e deveres no espaço público e privado) e a dinâmica das transformações ocorridas ao longo do tempo (Mudanças de hábitos, costumes, crenças, ideia de justiça, trabalho e de cidadania).

Analisando essa temática, dentro de uma ótica mais crítica, podemos nos indagar qual realmente seria a importância de se estudar “Individuo e Sociedade” no 1º ano do Ensino Médio? Ou mesmo, qual seria a relevância disso na formação dos estudantes? Vejamos. Primeiro, os alunos são “seres pensantes”, então, nesse contexto, a escola deverá se porta como um espaço voltado para a contribuição da curiosidade, criatividade, o raciocínio lógico e o estimulo à descoberta e a investigação dos alunos, sempre se aproveitando dos conhecimentos prévios dos discentes para uma melhor compreensão do conteúdo estudado.

(8)

Então, levar para os alunos uma forma deles entenderem como a sociedade funciona, porque existem pessoas diferentes, com qualidades, formações, linguagens e características distintas da sua ideia pré-concebida como “certo” ou “errado”. Assim, a proposta é desenvolver a crítica nos alunos na compreensão da pluralidade que existe na sociedade, não só em agrupamentos sociais, mas também, nos direitos e deveres como cidadão.

No segundo ponto, é preciso que os alunos compreendam e, levem isso para a vida, que a sociedade é composta não somente de costumes, pessoas diferentes e instituições sociais (públicas ou privadas), mas também, por ser um ambiente de convivência entre os indivíduos, tem normas, regras, direitos e deveres que cada cidadão deve cumprir para que haja harmonia.

Para melhor explicar isso é preciso que o professor, enquanto formador, problematize para os discentes como se dá a cadeia que mantem a sociedade, explicando as questões do respeito aos direitos humanos – em todas as suas esferas – ou seja, nem sempre o que é diferente do que eles entendem como “normal” deverá ser único e legitimo. Outro ponto importante, é mencionar como se dá as relações de trabalho, ou seja, o docente deverá expor pro alunos o modo de sistema econômico no país, no caso, o capitalismo, explicar, exemplificando, como se dá o início e o fim desse sistema para que assim, eles compreenderem a importância de ter uma profissão no futuro.

Outra ponto importante, é despertar no aluno, os sensos críticos que giram em torno da compreensão dos conceitos de “Estranhamento” e “Desnaturalização”, a partir de exemplos no nosso cotidiano. Embora exista o mito, na visão capitalista neoliberal, que a escola seja um espaço para a construção ou profissionalização dos futuros trabalhadores ou operários, poderíamos dizer que o ambiente escolar mudou um pouco a sua pedagogia de ensino e, com base no que vemos hoje, deixou de ser apenas um local de produção de novos braços para o mercado industrial.

É evidente que é preciso esclarecer para os alunos, qual o real papel que a escola tem, enquanto instituição social para que eles saiam da sala de aula imaginando, no mínimo, qual o papel que eles, como cidadãos em fase de formação, devem exercer na sociedade atualmente.

Dessa forma, podemos dizer que, ao estudar “Individuo e Sociedade”, espera-se que os alunos possam desenvolver, segundo a proposta dos PCN – Ensino Médio, no

(9)

seu primeiro contato com a disciplina, principalmente na parte que corresponde ao campo da representação e comunicação:

Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum. Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas. (PCN, p. 89. 2010)

Além dessas competências que serão desenvolvidas, também podemos propor dentro do conteúdo apresentado, discursões mais assíduas sobre temáticas sociais que estão em vigência na atualidade, principalmente as de caráter polêmico como: diversidade sexual, gênero, a aceitação do casamento igualitário na sociedade, a transexualidade no ambiente escolar, o papel de formação da família, as novas concepções de família na sociedade contemporânea entre outros. Dentro dessa perspectiva, é possível juntamente com a História, a Literatura e a Geografia travarmos uma diálogo, seja através de um projeto em parceria com os professores das referidas disciplinas, ou mesmo, independente, para fazermos com que os discentes compreendam melhor como poderíamos enfatizar bem os conteúdos que tratem do indivíduo e sociedade.

Contudo, como poderíamos trabalhar essa temática, acima mencionadas, dentro de uma proposta interdisciplinar? Da seguinte forma, nosso principal objetivo didático-pedagógico para que aluno compreenda melhor esse eixo temático é basicamente que eles entendam a importância da Sociologia enquanto ciência, sua interação para explicar os principais acontecimentos e características da sociedade e, principalmente, qual o papel dos indivíduos no meio de tudo isso. Porém, para que haja uma maior assimilação e o conteúdo torne-se mais contextualizado, o diálogo com outras áreas de conhecimento complementaria o que já está sendo trabalhado nas aulas de Sociologia, como também, ajudaria para que os próprios estudantes possam sozinhos criar o senso crítico a respeito do que está sendo ministrado.

(10)

3 METODOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENSINO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Tendo tem vista o pouco tempo que o professor disponibiliza, serão realizadas de três formas. A primeira, serão as aulas expositivas, onde o docente deverá, prioritariamente, nas aulas do primeiro bimestre expor os primeiros conteúdos para os alunos, mostrar os principais conceitos e concepções a respeito da Sociologia, enquanto Ciência. Segundo, no decorrer dos bimestres, os alunos poderão, se assim for possível, participar das aulas e formular, na medida que o professor for explicando, eles mesmo vão criando suas respectivas impressões sobre o assunto.

E, a terceira forma será a apresentação de trabalhos em grupos como a realização de seminários com a turma e oficinas didáticas, onde os conteúdos serão divididos e, com mediações e acompanhamentos do professor, quando essas atividades forem realizaras nos 3º e 4º Bimestre. Além disso, durante todo o ano letivo, os alunos terão além do livro didático, fornecido pela escola e que serve de apoio pedagógico para eles, um conjunto de tópicos explicativos dos conteúdos que o professor irá fazer as ponderações em sala, que, na maioria das vezes, será reproduzida através de datashow, ou, no caso da correção de exercícios poderão ser ditadas ou escritas na lousa.

Além disso, na apresentação das oficinas e dos seminários os alunos, serão separados em grupos que servirão para os trabalhos do 3º e 4º bimestres e cada um terá um tema e eles irão apresentar para a turma. As temáticas dos respectivos bimestres foram escolhidas baseado nos conteúdos do livro didático, como também, no eixo temático que estamos trabalhando com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, “Individuo e Sociedade”.

Para a realização desse plano, no que concerne à parte metodológica, nos embasamos em artigos da área de Sociologia escrito por diversos autores da área como: BOURDIEU, Pierre; MORAES CESAR, Amaury; Anita, HANDFAS; MACHADO, Celso de Sousa; NOGUEIRA, Claudio Marques; ALICE NOGUEIRA, Maria; como também em dois livros didáticos de volume único. O primeiro “Sociologia para jovens do século XXI” de COSTA, Ricardo Cesar Rocha da; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. O segundo foi o de ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi com o título Sociologia, Ensino Médio, também volume único.

Além desses, também utilizamos “As Orientações Curriculares do Ensino Médio” (OCEM) e dos PCN+ que serviram de base para a construção da metodologia

(11)

do planejamento. Ao analisarmos os conteúdos e os artigos, descobrimos que embora, conforme aponta alguns autores e os próprios OCEM, não exista um conteúdo específico para a área para a disciplina de Sociologia foi seguida uma a lógica do eixo temático escolhido, e o conteúdo que será ministrado ao longo do ano foi escolhido com base no que propõe os PCN+, como também, sugere as sequencias dos capítulos iniciais dos livros didáticos trabalhados.

Sendo assim, no 1° e no 2° bimestre procuramos enfatizas os conhecimentos iniciais no que concerne à parte introdutório dos conteúdos da área de Sociologia, principalmente o que concerne ao processo de produção do pensamento crítico dos alunos e o desperta do pensamento sociológico deles sobre as questões sociais que estão inseridas na vida de cada um, principalmente o que eles interpretam como sociedade e instituição social. Na parte avaliativa, em todos os bimestres, eles serão avaliados de forma contínua. Contudo, a avaliação escrita e exercícios em sala serão realizados para descobrirmos como eles estão absorvendo esses conteúdos.

Com relação aos conteúdos do 3º e 4º bimestre, procuramos despertar nos alunos um senso crítico mais apurado com relação a outros pontos de discursão como: Identidade cultural e social e a cidadania exercida pelo povo e o processo de intervenção do Estado, como instituição social, nas campanhas de promoção a cidadania através das políticas públicas. A avaliação dessas duas unidades serão similares e distintas ao mesmo tempo. Isso porque, em ambas, além de ter os conteúdos, os alunos terão que produzir um texto dissertativo-argumentativo – o que já dialoga com as propostas de Língua Portuguesa e já treina eles para a interpretação textual – ao invés de responder um exercício.

Tornam-se diferente porque no penúltimo bimestre eles terão que apresentar um seminário sobre alguns temas da unidade, o que poderá causar um pouco de resistência no início por parte dos alunos, mas, a maioria, poderá gostar da proposta. E, por fim, no último bimestre, eles terão que usar a criatividade e apresentar para turma oficinas de produção de jornal/revista, cordel, curta (vídeo) e uma parodia sobre temas que serão sorteados entre eles. A ideia dessa metodologia é voltar o conteúdo para a parte prática, aplicando em diversas esferas de produção artística seja na parte de Literatura, Artes de Língua Portuguesa.

Para realizar essas atividades, os alunos terão orientações do professor via e-mail durante todo o bimestre e, uma aula antes das apresentações. Terá uma aula dedicada

(12)

somente para os últimos ajustes e as apresentações serão realizadas nas últimas aulas do bimestre com a divulgação de notas para todos os discentes.

(13)

4 OBJETIVOS GERAIS DO PLANO ANUAL DE ENSINO

Compreender, a partir de eixos reflexivos, como a Sociologia, enquanto “Ciência”, contribui para explicar como funciona e se estrutura toda a base da sociedade, desde a convivência dos indivíduos, as instituições sociais, as diferenças culturais até a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dentro desse planejamento, é notório que o principal objetivo é que o aluno reflita ao final da unidade, sobre o seu papel enquanto estudante, como também, sua participação como cidadão na sociedade contemporânea.

4.1 Objetivos Específicos

 Compreender como surgiu a Sociologia enquanto Ciência e qual a principal diferença entre o conhecimento sociológico e o senso comum;

 Estabelecer como se dá o processo de socialização dos indivíduos na sociedade, desde o seu nascimento até a vida adulta e qual o seu papel no meio social;

 Compreender o que são e como se formaram as primeiras instituições sociais responsáveis, respectivamente, por manter a ordem na sociedade;

 Estabelecer a diferença dos diversos conceitos que envolvem a “Cultura” e, a partir disso, analisar como se dá as diferenças formas de trabalho na contemporaneidade.

(14)

5 DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ENSINO

5.1 Identificação

Escola: Instituto Padre Miguelino

Ano do Ensino Médio 1º ano

Carga horária total 40h

Período Letivo 200 dias

Professor Antonio Gleivérson Gliese Costa Antunes

5.2 Detalhamento das Unidades Didáticas 5.2.1 Unidade I (1º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Nesta primeira unidade, a ideia é que o aluno tenha um contato inicial com a disciplina a partir de elementos do seu cotidiano, para, posteriormente, entender o papel da Sociologia, enquanto Ciência. Depois disso, os discentes deverão compreender, a partir dos estudos direcionados durante as aulas, como a Sociologia explica a diferença entre “Senso comum” e “Ciência”, como e por que a socialização dos indivíduos é importante e como ela acontece. Também trataremos de abordar conceitos iniciais no campo da igualdade e da desigualdade social de forma plural e interdisciplinar.

B) Cronograma Geral dos Conteúdos e seus respetivos objetivos de aprendizagem

Aula Conteúdos Objetivos de Aprendizagem

01 Conceitos iniciais: O que é Sociologia e para que ela serve?

Conhecer a origem da Sociologia e seus principais conceitos, a partir de um diálogo com os alunos

02 Diferenças entre Ciências Sociais, Senso Comum e Ciências da Natureza e as indagações iniciais sobre o estudo da sociedade

Estabelecer quais foram as primeiras indagações da Sociologia e qual a diferença entre Senso comum e Ciência. 03 As preocupações da Sociologia com os atuais

problemas sociais.

Compreender como a Sociologia, a partir de teorias, explica a desigualdade e outros problemas sociais.

04 Exercício em Sala Rever com os alunos, em forma de exercício, o que foi trabalhado nas aulas anteriores, juntamente com o conhecimento que foi adquirido ao longo das aulas.

(15)

05 Correção dos exercícios e introdução do novo conteúdo: A Socialização dos Indivíduos

Conhecer, após a correção da atividade, como os alunos definem e entendem o conceito de socialização para, a partir disso, realizarmos uma reflexão sobre o conteúdo. 06 Como acontece a socialização dos indivíduos? Compreender como os

indivíduos se socializam desde o seu nascimento até a fase adulta

07 Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber: Teorias sociais

Entender, como cada autor, estudou e analisou os problemas da sociedade de seu tempo e que, ainda hoje, se aplicam na atual realidade.

08 Exercício em Sala Rever com os alunos, em

forma de exercício o que foi trabalhado nas aulas anteriores 09 Correção da atividade, Revisão do conteúdo e

retirada de dúvidas para a aplicação da avaliação do primeiro bimestre.

Entender as principais dúvidas dos alunos sobre o assunto no momento da revisão.

10 Avaliação da Primeira Unidade Compreender quais foram os conhecimentos assimilados pelos alunos através de uma avaliação escrita de forma parcial.

C) Procedimentos Metodológicos/Detalhamento das Sequências Didáticas

Aula 01: Conceito iniciais: O que é Sociologia e para que ela serve? Duração: 50min

Foco: Trabalhar os conceitos iniciais da Sociologia com os alunos Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 01

1º momento: O professor deverá colocar a palavra “Sociologia” na lousa e perguntar, para cada aluno, qual a primeira ideia que vem na mente deles quando pensa naquela palavra. Mas, o docente enfatiza que cada aluno deverá dizer uma palavra, mas que não seja igual à que foi mencionada pelo colega.

2º Momento: Depois disso, o professor pegará todas as palavras ditas pelos alunos e deverá fazer uma explanação a respeito do conceito real da Sociologia e como esta é importante como Ciência e como disciplina.

(16)

3º Momento: Durante a explanação o professora colocará na lousa a reprodução de algumas imagens que deverão, ou pelo menos se aproximar, das palavras ditas pelos alunos que ajudarão eles a compreender melhor o conceito de Sociologia e de Sociedade.

Recursos: Lousa, livro-didático, pincel e Datashow

Aula 02: Diferenças entre Ciências Sociais, Senso Comum e Ciências da Natureza e as indagações iniciais sobre o estudo da sociedade

Duração: 50min

Foco: Enfocar, de forma exemplificada na lousa, as Diferenças de Senso Comum, Ciência e com o que, basicamente, a sociologia estuda

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 02

1º Momento: Professor questiona aos alunos, o que seria Senso Comum na cabeça deles? O que todo mundo sabe? De onde vem? Por que ele existe? A parti das possíveis respostas, o docente vai conduzindo a aula explicando quais as origens e os tipos de senso comum que mais existem.

2º Momento: O professor levará dois exemplos sobre o senso comum que são: Quando se está com o intestino preguiçoso e alguém diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que se faz? Comemos mamão e ameixa até dar o resultado que aprendemos como o certo. Outro, esfregar uma aliança de ouro até esquentar e por em cima de uma “ter-sol” acaba com ele. Esses são os que o professor poderá levar para ajudar os alunos a conhecer melhor o que seria um conhecimento do “Senso comum”.

3º Momento: Depois disso, o professor mostrará, através de uma explanação, como se dá a relação desse tipo de conhecimento com o Cientifico e como esses dois contribuem para entendermos os estudos da Sociologia, enquanto ciência que estuda o homem na sociedade.

Recurso: Textos distribuídos com os alunos, livro-didático, lousa e Datashow Aula 03: As preocupações da Sociologia com os atuais problemas sociais.

(17)

Duração: 50min

Foco: Expor como os problemas sociais surgiram e como eles ainda persistem na atualidade

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 03

1º Momento: O professor vai trazer um texto para os alunos discutirem o problema da distribuição de água, como um dos principais exemplos de problema social. O texto, é uma matéria pública no G1- Pernambuco (PE) com o título “Problemas sociais no Brasil de hoje são herança do passado desigual” disponível em http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/09/problemas-sociais-no-brasil-de-hoje-sao-heranca-de-passado-desigual.html e a ideia é mostrar para os alunos, a partir de uma realidade não tão distante da nossa, como os problemas sociais surgiram.

2º Momento: Depois de ler o texto com a turma e fazer uma explanação com ele sobre o problema fazendo algumas pergunta como: Quais problemas sociais identificamos nessa notícia? Essa realidade acontece no seu bairro? Além desse, quais outros problemas sociais podemos lembrar?

3º Momento: a partir dessa indagações o professor fará, com a participação dos alunos, expor como a Sociologia se preocupa com esses problemas, como explica esses acontecimentos e principalmente qual o nosso papel, enquanto cidadão nesse meio. Ao final da aula os alunos deverão pesquisar quais os principais problemas do seu bairro escrever um texto de no mínimo 20 linhas sobre isso e entregar para o professor na aula seguinte.

Recursos: Texto, livro didático, lousa e pincel.

Aula 04: Exercício em sala de aula Duração: 50min

Foco: Rever o conteúdo que já foi ministrado em sala de aula através de exercícios Tipo de Aula: Exercício

(18)

1º Momento: Pedir para os alunos responderem, com o auxílio do livro didático, as seguintes questões:

01 – De acordo com o que foi discutido em sala, aponte qual seria o melhor conceito de Sociologia?

02 – Como podemos diferenciar os conhecimentos dos senso comum do científicos? Exemplifique.

03 – Existe, na sua concepção, um problema social que mereça maior atenção para os estudos da sociologia? Por quê?

04 – Sociologicamente falando, existe algum culpado, direta ou indiretamente, para que os problemas sociais aumentem? Por quê?

2º Momento: Corrigir os textos entregues pelos alunos sobre o tema da aula anterior e, se for preciso, retirar dúvida dos alunos durante a correção do exercício.

3º Momento: Ao final da aula perguntar se os alunos concluíram a atividade, e, os que não terminaram, que realizem o restante da atividade em casa. Lembra-los que vamos dar início ao novo conteúdo: A Socialização dos Indivíduos.

Aula 05: Correção dos exercícios e introdução do novo conteúdo: A Socialização dos Indivíduos

Duração: 50min

Foco: Correção dos exercícios e dar uma entrada conteúdo da capitulo seguinte Tipo de Aula: Expositivo-dialogada com correção de conteúdo

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 05

1º Momento: Corrigir os exercícios dos alunos. Ouvir quais foram às respostas de alguns deles e comentar as respostas das perguntas.

2º Momento: Iniciar o conteúdo do capítulo seguinte com questionamento com os alunos do tipo: Como eles definem uma pessoa socializada? Aquela que se interage nas redes sociais? Aquela que fala muito, é popular e tem muitos amigos?

(19)

3º Momento: Ver com os alunos, as respostas das questões apontadas no segundo momento e, como possivelmente não dê tempo, pedir para os alunos levarem esses questionamentos para casa e pensarem em respostas para a próxima aula.

Recursos: Lousa, pincel

Aula 06: Como acontece a socialização dos indivíduos? Duração: 50min

Foco: Tipos de socialização dos indivíduos e os principais papeis sociais Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 06

1º Momento: Depois de ter iniciado na aula anterior, o professor deverá retomar a ideia de socialização em um panorama globalizado. O docente deverá explicar o que é a socialização e quais os principais tipos como: Socialização primária e secundária.

2º Momento: A partir da ideia dos tipos de socialização é que os alunos poderão entender como se dá os principais papeis sociais dos indivíduos na sociedade. E, será nesse ponto, que através de exemplos, será exposto para os alunos qual poderia ser a ideia primária de funções e papeis sociais.

3º Momento: Argumentar com os alunos se eles compreendem bem e se conseguem fazer uma relação de como se dá os papeis sociais na atualidade e se conseguem exemplificar.

Recursos: Datashow, lousa e pincel.

Aula 07: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber: Teorias sociais Duração: 50min

Foco: Entender as principais teorias que explicam o surgimento da sociologia enquanto ciência na ótica de Marx, Durkheim e Weber.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

(20)

1º Momento: Como já foi trabalhado em aulas anteriores o conceito básicos de Sociologia enquanto “Ciência”, agora os alunos vão estudar suas origens históricas e como esta se tornou uma ciência.

2º Momento: Após entender o contexto de surgimento da Sociologia, será apresentado através de explanação como Marx entendia a sua sociedade da época e quais os seus principais questionamentos. Após isso, também será exposto, através da defesa de Durkheim como a Sociologia se consolidou e entrou nas universidades, como também, qual seria sua teoria sobre a sociedade enfatizando o trabalho, a consciência, a solidariedade e o suicídio social.

3º Momento: Por fim, será exposto ainda, a principal pensamento de Weber, que tem uma visão diferente das de Durkheim e Marx no eixo de teoria sociológica. Retomar o restante do conteúdo, se necessário, na aula seguinte.

Recursos: Datashow, pincel e livro-didático Aula 08: Exercícios em Sala

Duração: 50min

Foco: Realizar exercícios em sala sobre os conteúdos trabalhados Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 08

1º Momento: Retomar alguns conceitos da aula anterior, principalmente no que concerne as ideias de Weber.

2º Momento: Realizar exercício em sala de aula sobre os conteúdos trabalhados no capitulo trabalhado em sala.

Exercício:

01- Como foi discutido em sala, como você compreende o processo de socialização dos indivíduos?

02- Explique, de forma sucinta, quais os tipos de socialização.

03- Como Durkheim e Marx explicam o surgimento da Sociologia e como eles interpretam a utilização dessas teorias para explicar o socialização dos indivíduos?

(21)

04- Qual a principal diferença do pensamento de Durkheim e Marx para o de Weber com relação as teorias sociais?

3º Momento: Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios e pedir para eles irem estudando para a prova.

Recursos: Livro-didática, pincel, lousa.

Aula 09: Correção da atividade, Revisão do conteúdo do bimestre inteiro Duração: 50min

Foco: Rever os conteúdos, corrigir a atividade anterior e tirar dúvida dos alunos Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 09

1º Momento: Corrigir os exercícios dos alunos. Ouvir quais foram as respostas de alguns deles e comentar as respostas das perguntas.

2º Momento. Iniciar uma rápida revisão sobre: Os conceitos de Sociologia, Ciência e Senso Comum, Processo de Socialização dos Indivíduos e as principais teorias sociais dos pensadores.

3º Momento: Pedir para os alunos ficarem atentos aos respostas na provas. Estudar os capítulos um e dois e pedir para eles terem maior atenção nas teorias sociais.

Recursos: Datashow, lousa, livro-didático e pincel.

Aula 10: Avaliação do 1º Bimestre Duração: 50min

Foco: Avaliar os alunos quantos aos conhecimentos ministrados ao longo do Bimestre Tipo de Aula: Expositivo

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 10

1º Momento: Entrega da avaliação aos alunos.

(22)

3º Momento: Entrega ao final da aula

Avaliação do 1º Bimestre

01 – De acordo com o que foi discutido em sala, qual é o conceito de Sociologia, enquanto Ciência?

02 – Diferencia Ciência de Senso Comum e dê dois exemplos.

03 – Como ocorre o processo de socialização dos indivíduos? Explique enfatizando a primária e a secundária

04 – Explique o significado da ideia de imaginação sociológica e qual seria a importância de utiliza-lá?

05- Realize uma comparação das teorias de Marx com a de Weber e aponta as diferenças entre eles.

06- Como Durkheim trabalha o conceito de divisão do trabalho social?

07- Como poderíamos descrever a ideia de papel social dos indivíduos aplicando a seus amigos e familiares?

08- Os três principais sociólogos que estudamos ao longo desse bimestre realizaram estudos à respeito dos principais problemas que assolavam o mundo na época. Trazendo para a contemporaneidade, qual desses problemas ainda persistem e por quê?

Boa Sorte Prof. Antonio Antunes

Sistemática de avaliação da Unidade I (1º Bimestre)

Avaliação dos alunos será de forma contínua. Contudo, será levado em consideração a assiduidade nas atividades, a participação nas aulas e a nota tirada na avaliação final que somando as atividades, participação e a prova dará uma nota final. Quando chegar no final do bimestre o aluno já será capaz de definir Sociologia, saber diferenciar Ciência e Senso Comum, conhecer como os indivíduos se socializam, os problemas sociais e quais os principais tipos de socialização. Além disso, deverá também ter

(23)

compreendido as origens históricas da sociologia e o que cada uma dos pensadores (Durkheim e Marx e Weber) diz a respeito disso.

5.2.2 Unidade II (2º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Adquiridos os conhecimentos introdutórios à respeito da disciplina, nesta unidade os alunos terão um maior aprofundamento sobre a Sociologia no que concerne à parte das Instituições sociais, suas funções na sociedade, compreendendo como cada instituição funciona e qual o seu papel de contribuição para isso. Ainda nessa unidade, serão discutidos os primeiros conceitos de “Cultura do senso comum”, Cultura do estranhamento e as Teorias que explicam a diversidade das culturas no Brasil e no mundo.

B) Cronograma Geral dos Conteúdos e seus respectivos objetivos

Aula Conteúdos Objetivos de Aprendizagem

01 Indivíduos e Instituições Sociais Conhecer como os indivíduos estão inseridos nas instituições sociais (desde o nascimento) e como elas interagem na sociedade com relações de poder.

02 A escola e a Igreja: Instituições sociais de representação e poder

Estabelecer como a escola e a igreja, depois da família, tornaram-se instituições de representação e poder.

03 Justiça: Um poder estabelecido para manter a ordem

Compreender como se dá as relações de poder da justiça na sociedade e como esta se organiza para manter a ordem. 04 Exercício em Sala Rever com os alunos, em

forma de exercício o que foi trabalhado nas aulas anteriores.

05 Correção dos exercícios e introdução do novo conteúdo: Culturas e Sociedades

Conhecer, após a correção da atividade, como os alunos definem e entendem o conceito de cultura atualmente.

06 Cultura: Senso comum ou uma representação da realidade?

Entender as diferentes concepções à respeito de

(24)

Cultura em locais diversos. 07 Cultura: Um sentido Antropológico Compreender como a

Antropologia, uma ciência irmã da Sociologia, explica as diversas manifestações culturais dos povos no tempo e no espaço.

08 Exercício em Sala Rever com os alunos, em

forma de exercício o que foi trabalhado nas aulas anteriores 09 Correção da atividade, Revisão do conteúdo e

retirada de dúvidas para a aplicação da avaliação do primeiro bimestre.

Entender as principais dúvidas dos alunos sobre o assunto no momento da revisão.

10 Avaliação da II Unidade Compreender quais foram os conhecimentos assimilados pelos alunos através de uma avaliação escrita de forma parcial.

C) Procedimentos Metodológicos/Detalhamento das Sequências Didáticas

Aula 01: Indivíduos e Instituições Sociais Duração: 50min

Foco: Conhecer como as instituições sociais estabelecem relações de poder e o papel delas na sociedade.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 01

1º Momento: O professor chegará na sala questionando os alunos se eles sabem o que é ou se têm ideia sobre o que de fato seria instituições sociais. Dependendo do conjunto de resposta, o docente irá se aproveitar delas para dar uma definição sobre o assunto, e, ao mesmo tempo, mostrar que vivemos e fazemos partes de diversas instituições sociais.

2º Momento: O professor irá mostrar no quadro uma exemplificação de instituições sociais e mostrar outras imagens e questionar se essas são instituições sociais e por quê? A família seria uma instituição social? Por quê?

3º Momento: Expor de que maneira a Família é a primeira forma de instituição social e como esta se estabelece atualmente.

(25)

Aula 02: A escola e a Igreja: Instituições sociais de representação e poder Duração: 50min

Foco: Expor como a escola e a igreja tornaram-se instituições de representação ou de poder.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 02

1º Momento: Faremos uma retomada da discursão da aula passada sobre a instituição familiar e vamos dar início em mostrar como a Escola e a Igreja se tornaram elementos de representação e, consequentemente, de poder

2º Momento: Mostrar, a partir de elementos históricos, como a Escola é uma instituição de representação e ao mesmo tempo de poder.

3º Momento: Realizar ponderações, a partir de elementos históricos de como a igreja tornou-se uma das mais poderosas instituições sociais na atualidade e como elas exercem uma relação de poder na atualidade

Recursos: Datashow, lousa, pincel.

Aula 03: Justiça: Um poder estabelecido para manter a ordem Duração: 50min

Foco: Como se dá as relações de poder da justiça na sociedade e como esta se organiza para manter a ordem.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 03

1º Momento: Fazendo um gancho sobre as outras instituições sociais, o professor deverá questionar os alunos o que significa justiça para eles. Segurança? Prender presos? Manter a ordem? Quem é o responsável por tudo isso?

2º Momento: Colhendo alguns dos depoimentos, e após isso, o professor irá explicar de onde vem a “Justiça”, apontar quais as responsabilidades desta instituição, que na verdade é o “Estado”.

(26)

3º Momento: Mostrar aos alunos como a Justiça é organizada no Brasil e quais os nossos deveres, como cidadão para contribuir com as funções da Justiça no Brasil.

Recursos: Datashow, pincel e lousa.

Aula 04: Exercício Duração: 50min

Foco: Rever com os alunos, em forma de exercício o que foi trabalhado nas aulas Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 04

1º Momento: Pedir para os alunos, com o auxílio do livro-didático, responder as seguintes questões:

01- Defina instituições sociais e quais os principais tipos que existem.

02- Como se dá, sociologicamente falando, as relações de poder nas instituições sociais?

03- Como podemos interpretar a frase: “A justiça no Brasil é cega perante as injustiças que existem na sociedade”?

04- Como está organizado os poderes da justiça no Brasil? Cite e explique cada uma delas.

2º Momento: Auxiliar os alunos durante a resolução das questões, tirando dúvidas se for o caso.

3º Momento: Pedir para os que não terminaram concluir a atividade em casa para darmos, na aula seguinte, podermos corrigir e começar o novo conteúdo.

Recursos: Lousa e Pincel.

Aula 05: Correção dos exercícios e introdução do novo conteúdo: Culturas e Sociedades Duração: 50min

Foco: Correção dos exercícios e introdução do novo conteúdo: Culturas e Sociedades Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

(27)

1º Momento: Corrigir a atividade dos alunos, ouvir algumas das respostas das questões.

2º Momento: Comentar, em forma de diálogo, como seria a resposta correta para casa pergunta que eles responderam.

3º Momento: Fazer uma introdução no novo conteúdo sobre: Culturas e Sociedades. Para isso, vamos pedir para que os alunos pesquisem e leiam em casa algo que trate do conceito de “Cultura” para discutirmos na aula seguinte.

Recursos: Lousa, pincel.

Aula 06: Cultura: Senso comum ou uma representação da realidade? Duração: 50min

Foco: Entender as diferentes concepções à respeito de Cultura Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 06

1º Momento: Questionar o que os alunos pesquisaram a respeito de Cultura e pedir, para o que quiserem falar, comentar com a turma o que descobriram. A partir disso, o professor irá começar a mostrar as diferenças e semelhanças entre Cultura e Senso Comum.

2º Momento: Mostrar como a Cultura pode se tornar uma representação da realidade, a partir de elementos históricos e conceitos sociológicos como os de Norbert Elias.

3º Momento: Questionar os alunos, através de uma aula expositiva, quais os atuais costumes que temos como algo cultural e de onde eles veem isso.

Recursos: Datashow, lousa e pincel.

Aula 07: Cultura: Um sentido Antropológico Duração: 50min

Foco: Explica as diversas manifestações culturais dos povos no tempo e espaço. Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

(28)

1º Momento: Se aproveitando ainda do que foi mencionado pelos próprios alunos nas últimas aulas sobre o assunto, o professor fará uma ponderação do que foi mencionado por eles para dar um conceito de Antropologia e qual a contribuição dela para os estudos da Sociologia.

2º Momento: Procuraremos mostrar, utilizando slides em sala de aula, para os alunos que “Cultura” não é algo único, mas sim plural. Para isso iremos expor exemplos baseado em argumentos históricos.

3º Momento: Após isso, será enfatizado mais ainda como os estudos da cultura é importante, não só para a Antropologia, mas também para a própria Sociologia.

Recursos: Datashow, lousa e pincel

Aula 08: Exercício em Sala Duração: 50min

Foco: Rever com os alunos, em forma de exercício o que foi trabalhado nas aulas Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 08

1º Momento: Pedir para os alunos, com os auxílio do livro-didático, responder as seguintes questões:

01 – Como poderíamos definir cultura, segundo a ideia do senso comum?

02 – Como podemos justificar a frase: “A cultura no Brasil vai do Lixo ao Luxo” 03 – Existe algum tipo de manifestação cultural no seu bairro? Qual seria?

2º Momento: Auxiliar os alunos durante a resolução das questões, tirando dúvidas se for o caso.

3º Momento: Pedir para os que não terminaram concluir a atividade em casa para darmos na aula seguinte corrigirmos e realizarmos a nossa revisão do conteúdo para a avalição do 2º Bimestre.

(29)

Recursos: Pincel e quadro

Aula 09: Correção da atividade e revisão do conteúdo Duração: 50min

Foco: Corrigir atividade e tirar a dúvida dos alunos Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento do Procedimento metodológico da aula 09

1º Momento: Corrigir os exercícios dos alunos. Ouvir quais foram as respostas de alguns deles e comentar as respostas das perguntas.

2º Momento. Iniciar uma rápida revisão sobre o conteúdo dos capítulos 03 e 04 do livro didático ministrado em aula. A revisão vai mostrar, de forma rápida algumas das concepções de Indivíduos, as relações de poder nas instituições sociais, como a justiça exerce a ordem e como entendemos cultura no sentido comum e o antropológico

3º Momento: Pedir para os alunos ficarem atentos às respostas da prova. Estudar os capítulos três e quatro que foram trabalhados em sala.

Recursos: Datashow, lousa, livro-didático e pincel

Aula 10: Avaliação do II Bimestre Duração: 50min

Foco: Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 10

1º Momento: Entregar a avaliação ao alunos.

2º Momento: Aguardar eles responderem a prova.

3° Momento: Receber a prova dos alunos

(30)

O Poder das Palavras

Sempre que estamos diante de crianças falamos com cuidado, pois não queremos que eles aprendam palavras incorretas ou porque não queremos que as pronunciem sem controle e possam nos fazer passar vergonha a qualquer momento. Claro! As crianças falam muitas coisas sem se preocupar sobre qual efeito poderá causar aos que pronunciam em um determinado contexto.

Assim são as palavras para a nossa vida. Nossa vida toma a atitude das palavras que dizemos, e é por isso que pensar antes de falar tem muito sentido e nos evita muitas situações complicadas. (...)

Disponível em http://amenteemaravilhosa.com.br/poder-das-palavras/

Com base no fragmento do texto, e do que foi discutido em sala, responda as questões abaixo:

01 – O texto trata do poder das palavras. Sociologicamente, qual seria o sentido que uma palavra pode causar, caso seja mal interpreta por alguém?

02 – O texto cita a importância das crianças aprenderem as palavras corretamente para que seus responsáveis não passe por situações embaraçosas. Neste caso, qual seria a primeira instituição que a criança aprenderia essas noções? Justifique

03 – O poder é algo correlacionado as instituições sociais. Sendo algumas delas a Escola e a Igreja, então explique de que forma essas duas podem exercer o poder na sociedade.

04 – Na bandeira do Brasil está escrito “Ordem e Progresso”, sociologicamente, como podemos interpretar esse lema a luz do pensamento da justiça?

05 – Explique qual o conceito de Cultura, a partir dos conhecimentos do senso comum 06 – Como explicar a frase: “No Brasil a cultura vai do lixo ao luxo”.

07 – Como a Antropologia explica que a “Cultura” é uma forma de representação da realidade?

08 – Explique com suas palavras, a importância da cultura para as se manter as instituições sociais.

Boa Sorte! Prof. Antonio Antunes

(31)

Recursos: Lousa, pincel

Sistemática de avaliação da Unidade II (2º Bimestre)

Avaliação dos alunos será de forma contínua. Contudo, será levado em consideração a assiduidade nas atividades, a participação nas aulas e a nota tirada na avaliação final que somando as atividades, participação e a prova dará uma nota final. Quando chegar no final do II bimestre o aluno já será capaz de conhecer como ocorre o processo de socialização dos indivíduos, diferenciar o senso comum de cultura, conhecer, identificar a caracterizar as principais instituições sociais e quais as relações de poder que estas exercem na sociedade atualmente.

5.2.3 Unidade III (3º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Fazendo uma retomado do que foi trabalhado na unidade anterior, no terceiro bimestre iremos enfatizar as questões relativas ao processo de socialização dos indivíduos enquanto aos processos grupais e de identidade social e cultural à luz das reflexões da Sociologia. Ainda será discutido as questões relativas as diferenças de identidade, ou seja, o que é diferente de mim é normal? Ser diferente é realmente normal? O que a Sociologia explica sobre isso? Todas essas questões serão levadas para a sala de aula e discutidas, sempre fazendo um contraponto com o que já foi exposto nas aulas anteriores.

B) Cronograma Geral dos conteúdos e seus respectivos objetivos

Aula Conteúdos Objetivos de Aprendizagem

01 Passar os seminários do III - Bimestre e iniciar o assunto: Identidades sociais: O que é isso?

Conhecer o conceito de identidade e mostrar o papel sociológico disso para os alunos e dividi-los grupos de seis para apresentarem o seminário sobre o capitulo oito: “Ser diferente é normal”. 02 Identidade social na contemporaneidade Estabelecer, a partir de

(32)

elementos do cotidiano dos alunos, como eles se identificam socialmente na contemporaneidade.

03 Identidade: Teorias Sociológicas I Compreender como o sociólogo George Herbert Mead trabalha e conceitua “Identidade”

04 Identidade: Teorias Sociológicas II Compreender como o sociólogo Erving Goffman trabalha e conceitua “Identidade”

05 Identidade: Teorias Sociológicas III Conhecer as diferentes compreensões sobre Identidade trabalhado pelo sociólogo Stuart Hall

06 Passar exercício para responder em casa sobre os conteúdos ministrados e dar as últimas orientações para a apresentação dos seminários.

Descobrir como os alunos estão indo na organização do seminário da disciplina

07 Início da apresentação dos seminários: 1º e 2º grupo.

Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

08 Apresentação dos Seminários: 3º e 4º grupo Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

09 Apresentação dos Seminários: 5º e 6º grupo e entrega do exercício feito em casa.

Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

10 Comentários sobre as apresentações, devolução do exercício e divulgação de notas.

Estabelecer e expor para os alunos os pontos positivos e negativos para cada grupo, quais foram os critérios avaliados e divulgar a nota do 3º Bimestre

C) Procedimentos Metodológicos/Detalhamento das Sequências Didáticas

Aula 01: Passar os seminários do Bimestre e iniciar o assunto: Identidades sociais o que é isso?

Duração: 50min

Foco: Dividir os alunos em grupo e iniciar o conteúdo: Identidades sociais Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

(33)

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 01

1° Momento: O professor vai explicar para os alunos que, esse terceiro bimestre, teremos a apresentação dos seminários que valerá a maior parte da nota. Levando em considerando uma turma de 36 alunos, eles serão divididos em seis grupos para apresentar os seminários no final do bimestre.

2º Momento: Sortear os temas dos grupos e explicar que a sequência das apresentações dos temas será o mesmo que no livro didático e que eles devem se organizar para apresentar desde então, mas que, antes das apresentações, teremos um dia para as orientações finais do trabalho. Tema 1- Diferenças Sociais e Culturais, 2 – As desigualdades sociais, 3- O Etnocentrismo, 4- Relações interculturais, 5 – O uso do nome social no Brasil e 6 – Diferenças culturais no Brasil.

3° Momento: Iniciar o conteúdo teórico da unidade III – Identidades sociais: O que é isso? Questionar com os alunos o que é isso e como eles entender o que seria identidade.

Recursos: Datashow, pincel e lousa.

Aula 02: Identidade social na contemporaneidade Duração: 50min

Foco: Estabelecer, a partir de diálogos com o alunos, como eles se identificam socialmente.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 02

1º Momento: Retomar as discursões da aula passada sobre o conceito que os alunos tem de identidade e, a partir de algumas respostas, o professor fará as ponderações iniciais para explicar o que de fato é identidade, do ponto de vista da sociologia.

2º Momento: Como uma identidade pode nos definir? A partir de imagens reproduzidas no quadro o professor irá expor aos alunos como elas podem nos ajudar a nos identificarmos como pessoa.

(34)

3° Momento: Entender, a partir de elementos históricos, como os jovens podem diretamente ou indiretamente influenciar uma geração.

Recursos: Datashow, pincel e lousa.

Aula 03: Identidade: Teorias Sociológicas I Duração: 50min

Foco: Compreender a visão de George Herbert Mead de “Identidade” Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 03

1º Momento: Após ter discutido em sala com os alunos os conceitos de identidade, iremos, a partir de vivencias do cotidiano deles, expor, por exemplo, o que seria, na visão da Sociologia um “Self” que muitos gostam e postam no Facebook e no Instaram.

2º Momento: A partir disso, o professor irá mostrar como o sociólogo define a sua teoria social, a partir da ideia que ele denomina de “self social”.

3º Momento: Ao final da aula, os alunos o professor irá pedir para alguns dos alunos comentarem um dos seus selfs preferidos e contextualiza-lo sociologicamente com a turma. E, depois, pedirem para eles leem em casa as teorias sociológicas de Erving Goffman.

Recursos: Datashow, pincel, lousa.

Aula 04: Identidade: Teorias Sociológicas II Duração: 50min

Foco: Compreender a visão de Erving Goffman sobre “Identidade” Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 04

1° Momento: Após compreendermos sobre a teoria anterior, vamos agora, compreender o que Goffman aponta sobre “Identidade” partindo do princípio de que a vida é uma forma de representação teatral, mas por quê? Será que os alunos concordam com isso?

(35)

2° Momento: Questionar os alunos se eles realmente acham que a vida é uma forma de representação teatral e por quê? Partindo das respostas deles, o professor irá mostrar como o sociólogo defende essa teoria.

3º Momento: Após as ponderações sobre o assunto, os alunos serão questionados se concordam com a ideia do sociólogo e por qual razão? E isso será um exercício reflexivo para estudarmos o próximo pensador na aula seguinte.

Recursos: Datashow, lousa e pincel.

Aula 05: Identidade: Teorias Sociológicas III Duração: 50min

Foco: Compreender a visão de Stuart Hall sobre “Identidade” Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 05

1º Momento: Pegando as respostas do exercício reflexivo em casa, o professor irá aproveitar as respostas dos alunos para explicar as teorias de Hall sobre a identidade dos indivíduos, centrada no eixo de sujeito sociológico.

2º Momento: As ponderações feitas será embasada com apontamentos históricos para explicar o sujeito pós-moderno.

3° Momento: Por fim, ao finalizar o assunto, o professor irá realizar as últimas ponderações embasado na sociabilidade dos jovens de hoje e, se atualmente no Brasil, existe uma identidade social ou cultural

Recursos: Datashow, lousa e pincel.

Aula 06: Orientação dos temas dos seminários e passar exercício individual para casa Duração: 50min

Foco: Descobrir como os alunos estão indo na organização dos seminários dos temas Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

(36)

1º Momento: Pedir para os alunos elaborarem um texto dissertativo-argumentativo que trate do tema: Identidade contemporânea: Como me identifico sociologicamente? E, explicar que nesse texto deve estar presente tudo que já foi estudando em sala, inclusive todas as teorias sociológicas.

2° Momento: Tendo em vista que as orientações do seminário foram passadas no início do bimestre essa aula é apenas para eles se organizarem como vão apresentar o conteúdo e o professor vai ajudar na organização do conteúdo, as definições, as teorias, as imagens (cartaz ou slides) e se vão utilizar, caso prefiram, algum recurso audiovisual.

3° Momento: Avisar aos alunos que os critérios de correção do seminário serão: conteúdo (2,0), clareza e organização (2,0) assiduidade e administração do tempo (1,0). Cada grupo terá 15min, não podendo ultrapassar esse tempo, caso contrário perderá nota. Pedir para que os componentes do grupo cheguem cedo, para organizar melhor a apresentação.

Recursos: Lousa e pincel.

Aula 07: Início da apresentação dos seminários: 1º e 2º grupo. Duração: 50min

Foco: Compreender como os alunos assimilaram o conteúdo e vão apresentar para a sala.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 07

1° Momento: Organizar a sala para a apresentação dos grupos 1 e 2. Avisar aos alunos para prestarem atenção no seminário no colega. Organização dos grupos.

2° Momento: Início da apresentação do 1° grupo com o tema: Diferenças Sociais e Culturais, tempo de 15min.

(37)

Recursos: Datashow, caixas de som acústicas e pincel.

Aula 08: Apresentação dos seminários: 3º e 4º grupo. Duração: 50min

Foco: Compreender como os alunos assimilaram o conteúdo e vão apresentar para a sala.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 08

1° Momento: Organizar a sala para a apresentação dos grupos 3 e 4. Organizar os grupos.

2° Momento: Início da apresentação do 3° grupo com o tema: O Etnocentrismo. Tempo de 15min.

3° Momento: Início da apresentação do 4º grupo com o tema: Relações interculturais.

Recursos: Datashow, caixas de som acústicas e pincel.

Aula 09: Apresentação dos seminários: 5º e 6º grupo. Duração: 50min

Foco: Compreender como os alunos assimilaram o conteúdo e vão apresentar para a sala.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 09

1° Momento: Organizar a sala para a apresentação dos grupos 5 e 6. Organizar os grupos.

2° Momento: Início da apresentação do 5° grupo com o tema: O uso do nome social no Brasil, tempo de 15min.

3° Momento: Início da apresentação do 6º grupo com o tema: Diferenças culturais no Brasil.

(38)

Recursos: Datashow, caixas de som acústicas e pincel.

Aula 10: Comentários sobre as apresentações, devolução do exercício e divulgação de notas.

Duração: 50min

Foco: Explicar para os alunos como foram nas apresentações, comentar sobre o conteúdo dos textos entregues e divulgar notas do 3° bimestre.

Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 10

1° Momento: Fazer as ponderações sobre os seminários, agradecer pelo esforço e empenho de cada grupo. Mostrar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

2° Momento: Comentar sobre os textos entregues que valia 3,0 somado com mais 2,0 de participação em sala. Explicar como eles assimilaram o conteúdo e escreveram no texto, os que erraram, comentar (se existem) a questão dos erros de Língua Portuguesa.

3° Momento: Após as ponderações sobre os textos e os comentar todos os seminários. Divulgação de notas dos grupos. Explicar para os alunos que a soma de notas foi participação (2,0), exercício do texto (3,0) e a nota do seminário (5,0) somando dará sua média.

Recursos: Pincel e lousa.

Sistemática de avaliação da Unidade III (3º Bimestre)

Avaliação dos alunos aconteceu de duas maneiras. A primeira através da participação deles em sala, como já estava sendo realizada nos demais bimestre, ou seja, uma forma contínua de avaliação. A segunda foi a realização da escrita de um texto e a apresentação de seminários. No texto, foi possível avaliar como os jovens se identificam enquanto sujeito social e cultural na sociedade, a partir de teorias dos estudiosos da Sociologia e, ao mesmo tempo, dialogando com as questões culturais dos sujeito na sociedade – assunto que verá mais detalhadamente na série seguinte do Ensino Médio – mas que foi importante mencionar nessa unidade para melhor ajudar na compreensão do conteúdo. Com relação ao seminário, os alunos foram avaliados também de forma

(39)

contínua, mas, levando em consideração o conteúdo apresentado, a criatividade, a organização e a sequência de ideias que apresentaram o conteúdo para o professor e a turma. Ao final desta unidade, o aluno já será capaz de entender o que é sujeito social, quais as teorias sociais que explicam o conceito de identidade e, principalmente como as mudanças sociais implica na mudança no comportamento dos indivíduos.

5.2.4 Unidade IV (4° Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Conforme foi estudada ao longo do ano letivo, a proposta seria estudar o eixo Indivíduo e Sociedade. Então, a ideia seria fechar esse conteúdo trazendo uma reflexão acerca das mudanças sociais e das questões relacionadas a cidadania. Para isso, nessa unidade, o aluno deverá estudar sobre as estruturas das instituições sociais, conforme foi visto no 2°bimestre, as possibilidades de mudanças sociais, o papel dos indivíduos no processo de propor mudanças para a sociedade e as questões relativas a política participativa brasileira.

B) Cronograma Geral dos Conteúdos e seus respectivos objetivos

Aula Conteúdos Objetivos de Aprendizagem

01 Entregar uma proposta de oficina para os alunos que irá valer a maior nota do 4° Bimestre e Iniciar o conteúdo: Cidadania: Uma conquista

Conhecer as origens da cidadania e como esta se tornou uma conquista para todos.

02 As origens do conceito de cidadão e cidadania Estabelecer, a partir de vivências do cotidiano dos alunos, como surgiram os conceitos de cidadão e cidadania.

03 Políticas públicas: Dilemas da cidadania Compreender como as políticas públicas garantem o direito à cidadania de todos. 04 Condições de Cidadania no Brasil Compreender as origens

históricas da cidadania no Brasil e como estas se aplicam até hoje.

05 Poder e política: Exercício e participação Conhecer como esses dois temos se relacionam para

(40)

explicar os direitos dos indivíduos a cidadania.

06 Orientações para oficinas e entrega dos exercícios

Estabelecer como serão as apresentações das oficinas que que vão começar na próxima aula.

07 Início da apresentação das oficinas: Grupo 01 e 02

Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

08 Apresentação das Oficinas grupos 03 e 04 Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

09 Apresentação das Oficinas grupos 05 e 06 Compreender como os alunos assimilaram o assunto estudado e como está repassando para os colegas de sala.

10 Comentários finais sobre os trabalhos. Encerramento, agradecimentos e divulgação de notas finais.

Estabelecer e expor para os alunos os pontos positivos e negativos para cada grupo, quais foram os critérios avaliados e divulgar as notas e resultados finais.

C) Procedimentos Metodológicos/Detalhamento das Sequências Didáticas

Aula 01: Entregar uma proposta de oficina para os alunos que irá valer a maior nota do 4° Bimestre e Iniciar o conteúdo: Cidadania: Uma conquista.

Duração: 50min

Foco: Mostra a proposta das oficinas e iniciar o conteúdo: Cidadania: Uma conquista Tipo de Aula: Expositivo-dialogada

Detalhamento dos Procedimentos metodológicos da aula 01

1º Momento: Entregar para os alunos a proposta das oficinas que serão 01- Produzir uma parodia gravar e cantar para a turma; 02 – produzir um cordel de até 10 estrofes; 03- fazer um jornal com duas editoriais: Política e Cidadania; 4 – Um curta sobre o assunto sorteado. Nisso, os alunos terão que abordar o conteúdo que está sendo estudado, presente no livro didático e pesquisando em outras fontes.

Referências

Documentos relacionados

A partir dos estudos dos teóricos Hans Vermeer, Katharina Reiss e Christiane Nord em relação ao Funcionalismo, dos conceitos de Bakhtin sobre a palavra como um

Apoiada em medições laboratoriais executadas no âmbito desta dissertação, e em dados tabelados assumiu-se uma postura compatível com as exigências de uma

Em síntese, podemos concluir que com a criação do senhorio de Portel em 1258 e com a associação da Ordem do Hospital ao lugar que hoje é a Vera Cruz, se verificou um recentrar

O presente estudo teve como objetivo verificar, com auxílio da ferremanta de geoprocessamento, os impactos sobre a área ocupada pela vegetação além do previsto pelos

We showed for the first time that the presence of anti-Ro/SSA or anti-Ro/SSA and anti-La/SSB anti- body activity in IgG fractions from lupus patients’ sera can induce cardiac

No filme Seu Carlito: narrativas sobre um comerciante da roça a dupla de realizadores promove a busca pela identidade de Carlos Moreira e acaba por encontrar elementos

Contudo, a qualidade dessa silagem vai depender de vários fatores como a época de corte do material, teor de matéria seca, quantidade suficiente de carboidratos solúveis que

Desse modo, diferentes métodos (a maioria baseados em ensaios de uniformidade) foram propostos e são utilizados com relativa eficiência, conforme a situação em que