• Nenhum resultado encontrado

O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Universidade Católica Portuguesa

Centro Regional de Braga

O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos

do 9.º ano de escolaridade

Dissertação de Mestrado apresentada à

Universidade Católica Portuguesa para

obtenção do grau de mestre em Psicologia,

especialização em Psicologia da Educação

Márcia Regina Pinto Silva Azevedo

FACULDADE DE FILOSOFIA

(2)

Universidade Católica Portuguesa

Centro Regional de Braga

O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos

do 9.º ano de escolaridade

Dissertação de Mestrado apresentada à

Universidade Católica Portuguesa para

obtenção do grau de mestre em Psicologia,

especialização em Psicologia da Educação

Márcia Regina Pinto Silva Azevedo

Sob a Orientação da Professora Doutora Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

FACULDADE DE FILOSOFIA

(3)

Resumo

Os objetivos do presente estudo são os seguintes: explorar a relação entre o autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9.º ano de escolaridade, bem como a mudança do autoconceito e da decisão vocacional em função das variáveis que se seguem: sexo, nível socioprofissional e sociocultural dos pais, participação em sessões de orientação vocacional e existência, ou não, de irmãos mais velhos.

Com vista à recolha de elementos para concretizar a investigação, foram avaliados 357 sujeitos do 9.º ano de escolaridade. Recorrendo-se à administração assistida do Questionário

Sociodemográfico elaborado para o efeito, do “Self Description Questionnaire II" (Marsh,

1988 adaptado por Fontaine, 1991b), para avaliar o autoconceito e a “Career Decision Scale" (Osipow et al., 1979 adaptado por Taveira, 1997), para avaliar a decisão vocacional.

Verificou-se que quanto maior é o autoconceito apresentado pelos alunos, mais decididos se encontram os mesmos no que respeita ao percurso a seguir no 10.º ano. Observaram-se diferenças no autoconceito tendo em conta o sexo, o nível socioprofissional e sociocultural dos pais e a participação em sessões de orientação vocacional, no entanto, não foram encontradas diferenças em função da existência de irmãos mais velhos. No que diz respeito, à decisão vocacional contrariando, mais uma vez, a literatura que consultámos sobre o assunto não se verificaram diferenças no nível socioprofissional e na participação em sessões de orientação vocacional. Por outro lado, no que respeita ao sexo e à existência de irmãos mais velhos, os resultados foram de encontro à literatura.

Face aos resultados obtidos com o nosso estudo podemos afirmar, tendo em conta a relação existente entre o autoconceito e a decisão vocacional, que se deve continuar a promover o autoconceito e a tomada de decisão vocacional consciente, no âmbito das sessões de orientação vocacional, dos alunos do 9.º ano.

(4)

Abstract

The objectives of this study are: to explore the relationship between self-concept and vocational decision of the ninth grade students as well as the change of self-concept and vocational decision on the basis of the following variables: gender, parents’ socio-professional and sociocultural level, their participation in vocational orientation sessions and whether they have or haven’t got elder brothers.

In order to gather evidence for achieving this research, 357 individuals attending the ninth grade at school were evaluated. It was used the administration of assisted

Sociodemographic Questionnaire developed for this purpose, the "Self Description Questionnaire II" (Marsh, 1988 adapted by Fontaine, 1991b), to evaluate the self-concept as

well as"Career Decision Scale" (Osipow et al., 1979 adapted by Taveira, 1997), to evaluate de vocational decision.

It was found that the higher the self-concept on students is, the more determined they are as far as the course of the tenth grade that has to be followed is concerned. There were differences in self-concept regarding parents’ gender, socio-professional and sociocultural level and their participation in vocational orientation sessions. However, no differences were found according to the presence of elder siblings. Concerning the vocational decision, contradicting, once again, the literature studied on the subject, there were no differences related to socio-professional level and in the level of participation in occupational and vocational orientation sessions. Still, considering gender and the presence of elder siblings, the results were according to the literature.

Taking the results of this study into account, it can be said, given the relationship between self-concept and vocational decision, that we should continue to promote the self-concept and vocational conscious decision, within the context of career guidance sessions, to the ninth grade students.

(5)

Para as pessoas que mais amo: pais, marido e filho. A verdadeira razão do meu viver.

(6)

Agradecimentos

“Chegaste onde pudeste, Mas nunca devias rir Nem fingir que não conheces Quem te ajudou a subir!” (António Aleixo)

Uma vez terminado este trabalho dois sentimentos predominam: a satisfação de o ter terminado e a minha gratidão a todos aqueles que me incentivaram e apoiaram, permitindo ultrapassar os momentos de desânimo e dificuldade. Deram-me uma ajuda que não esquecerei.

O meu primeiro agradecimento é dirigido à Professora Doutora Ângela Azevedo que, mais do que uma orientadora, é uma amiga, preenchendo com a sua vasta experiência em investigação, todas as lacunas que foram surgindo ao longo da realização deste trabalho.

Agradeço ao Professor Doutor Paulo Dias, pelas orientações a nível do tratamento estatístico dos dados e pela disponibilidade demonstrada.

Não posso esquecer a colaboração das Escolas/Agrupamentos que me permitiram conduzir esta investigação, das/dos quais destaco as/os seguintes: Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão, Agrupamento de Escolas António Alves Amorim e a Escola Secundária de Santa Maria da Feira. Um agradecimento particular às minhas colegas psicólogas que aí trabalham: Helena, Raquel e Cristina. A todos os alunos que colaboraram nesta investigação e permitiram a recolha de dados, um muito obrigado.

Às minhas amigas Irene e Mónica, um muito obrigado pelo carinho, encorajamento, amparo e companheirismo que me proporcionaram nesta caminhada.

Ao meu marido e filho, deixo um particular agradecimento, pela evidente satisfação com que presenciaram as minhas pequenas vitórias deste percurso, pelo apoio, pelos estímulos constantes, assim como a compreensão das minhas ausências. Sem a sua colaboração e compreensão não teria conseguido concretizar este sonho.

Não menos importantes, aos meus pais, visto que o seu apoio é e sempre foi infinito e abrangente. Obrigado por sempre terem sido a minha rede, quer impulsionando-me para cima, quer amortecendo-me nas quedas, sempre sem fazerem perguntas.

Por último, a todos os professores que contribuíram para o aprofundar dos conhecimentos nesta área que me fascina: a psicologia da educação.

(7)

Índice Geral

Página Introdução Geral

Parte I - Enquadramento Teórico Introdução

Capítulo I

1. Conceptualização do Autoconceito

1.1. Definição e caracterização do autoconceito

1.1.1. O desenvolvimento do autoconceito na adolescência 1.2. Estudos tendo como variável dependente o autoconceito

Capítulo II

2. Conceptualização da Decisão Vocacional

2.1. Definição e caracterização da decisão vocacional

2.1.1. O desenvolvimento vocacional na adolescência 2.2. Estudos tendo como variável dependente a decisão vocacional

2.3. Estudo empíricos que relacionam o autoconceito com a decisão vocacional

Conclusão

Parte II – Parte Empírica Introdução

Capítulo III

3. Metodologia do Estudo

3.1 Objetivos, hipóteses da investigação e operacionalização das variáveis 3.2.Participantes

3.3.Instrumentos

3.3.1 Caracterização do Self Description Questionnaire II (SDQ II) 3.3.1.1. Qualidades psicométricas do SDQ II neste estudo

3.3.1.1.1 Validade fatorial

3.3.1.1.2 Consistência interna dos itens 3.3.1.1.3 Sensibilidade das dimensões 3.3.2. Caracterização do Career Decision Scale (CDS)

3.3.2.1.Qualidades psicométricas CDS neste estudo 3.3.2.1.1 Validade fatorial

3.3.2.1.2 Consistência interna dos itens

1 4 4 6 6 6 10 14 21 21 21 29 36 42 44 46 46 47 47 47 50 53 53 55 55 60 61 62 63 63 65

(8)

3.3.2.1.3 Sensibilidade das dimensões 3.3.3. Questionário Sociodemográfico

3.4. Procedimento

Capítulo IV

4. Apresentação e Discussão dos Resultados

4.1 Autoconceito em função do sexo

4.2 Autoconceito em função do nível socioprofissional dos pais 4.3 Autoconceito em função do nível sociocultural dos pais

4.4 Autoconceito em função da participação em sessões de orientação vocacional 4.5 Autoconceito em função da existência de irmãos mais velhos

4.6 Decisão vocacional em função do sexo

4.7 Decisão vocacional em função do nível socioprofissional dos pais 4.8 Decisão vocacional em função do nível sociocultural dos pais

4.9 Decisão vocacional em função da participação em sessões de orientação vocacional

4.10 Decisão vocacional em função da existência de irmãos mais velhos 4.11 Decisão vocacional e autoconceito

Conclusão Conclusão Geral Referências Bibliográficas 65 66 66 68 68 68 70 72 74 76 77 78 79 80 81 81 84 86 89

(9)

Anexos

Anexo A

Lista de categorização do nível socioprofissional dos pais

Anexo B

Self Description Questionnaire II (SDQ II)

Anexo C

Career Decision Scale(CDS)

Anexo D

Questionário Sóciodemográfico

Anexo E

Autorizações para a utilização do SDQ II e CDS

Anexo F

Carta Endereçada à Direção Regional de Educação do Norte para aprovação do estudo

Anexo G

Informação escrita sobre o estudo para a Direção de cada Escola/Agrupamento

Anexo H

Pedido de autorização aos Encarregados de Educação acerca do estudo

Anexo I

Instruções para os aplicadores dos instrumentos

Anexo J

(10)

Índice de Tabelas

Tabela 1: Caracterização Sóciodemográfica da Amostra 51

Tabela 2: Caracterização Etária e Número de Sessões de Orientação em Grupo e

Individuais da Amostra

52

Tabela 3: Caracterização do Autoconceito e Decisão Vocacional da Amostra 52

Tabela 4: Dimensões do Autoconceito do Instrumento SDQ II 54

Tabela 5: Análise Fatorial em Componentes Principais após Rotação Varimax

do SDQ II

56

Tabela 6: Valores de α para as 11 Dimensões Teóricas e Valor Total do SDQ II 61

Tabela 7: Medidas de Tendência Central, de Dispersão e de Distribuição para as

Dimensões e Total do SDQ II

62

Tabela 8: Análise Fatorial em Componentes Principais após Rotação Varimax

da CDS

64

Tabela 9: Valores de α para as 2 Dimensões Teóricas da CDS 65

Tabela 10: Medidas de Tendência Central, de Dispersão e de Distribuição para

as Dimensões da CDS

65

Tabela 11: Autoconceito em Função do Sexo 69

Tabela 12: Autoconceito em Função do Nível Socioprofissional mais Elevado

dos Pais

71

Tabela 13: Autoconceito em Função do Nível Sociocultural mais Elevado dos

Pais

73

Tabela 14: Autoconceito em Função da Participação em Sessões de Orientação

Vocacional

75

Tabela 15: Autoconceito em Função da Existência de Irmãos mais Velhos 76

Tabela 16: Decisão Vocacional em Função do Sexo 77

Tabela 17: Decisão Vocacional em Função do Nível Socioprofissional mais

Elevado dos Pais

78

Tabela 18: Decisão Vocacional em Função do Nível Sociocultural mais Elevado

dos Pais

79

Tabela 19: Decisão Vocacional em Função da Participação de Sessões de

Orientação Vocacional

80

Tabela 20: Decisão Vocacional em Função da Existência de Irmãos mais Velhos 81 Tabela 21: Correlação ente Autoconceito e Decisão Vocacional 82

(11)

Lista de Abreviaturas

SDQ II: Self Description Questionnaire II

CDS: Career Decision Scale

QSD: Questionário Sociodemográfico

Referências

Documentos relacionados

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Darknet is the neural network responsible for the object detection using the YOLOv3 algorithm and the Horizonet is the neural network developed to estimate the horizon line in the

A primeira ideia assenta na falsa concepção de que a mulher tem o poder de interromper a situação abusiva quando quiser, quando tal não é, na maioria dos casos,

Após a classificação granulométrica e a separação hidrogravítica realizaram-se análises qualitativas (lupa) e quantitativas (métodos analíticos de quantificação), por

Results showed that drop jump at 45 cm of height was the most dangerous trial, in which higher hip adduction coupled with knee valgus were verified. Moreover, and regarding to

1.1 O presente edital objetiva selecionar 10 estudantes de graduação para participar de Intercâmbio Acadêmico Virtual de 1(um) semestre na USIL, em cursos cujas

sua disputa, além dos atletas suplentes, o técnico, o representante da Comissão Central Organizadora, os quais deverão estar previamente inscritos na súmula de jogo.

Incluir declaração original com firma reconhecida em cartório esclarecendo os créditos nas respectivas contas CASO divirjam da renda declarada.Extrato atualizado do CNIS completo