• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de escolas do Alentejo. O que dizem os relatórios da avaliação externa?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação de escolas do Alentejo. O que dizem os relatórios da avaliação externa?"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

AVALIAÇÃO DE ESCOLAS DO ALENTEJO. O QUE DIZEM OS

RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA?

Isabel Fialho

Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora Doutora em Ciências da Educação

ifialho@uevora.pt

Ana Laranjeira

Escola Básica 2, 3 Pedro Nunes – Alcácer do Sal aclaranjeira@sapo.pt

Anabela Lavado

Escola Básica 2, 3 Pedro Nunes – Alcácer do Sal belalav@hotmail.com

Zita Paulino

Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro - Vila Viçosa zpaulino@sapo.pt

Resumo

A avaliação constituiu ao longo dos tempos, uma necessidade fundamental no conjunto das actividades da escola. Razões sócio-económicas, político-administrativas, científico-pedagógicas e legais constituem os ingredientes para tornar a avaliação uma exigência eminente. Com efeito a sociedade é cada vez mais exigente perante o Estado, para que este justifique os gastos a nível do sistema educativo. Por outro lado os governos eleitos possuem legitimidade para controlarem o desempenho das escolas. Assiste-se à passagem de uma pedagogia centrada no aluno para uma pedagogia centrada na escola, aparecendo a avaliação da mesma como uma estratégia inovadora para a introdução dos próprios processos de mudança e como instrumento orientador.

O presente trabalho tem como objectivo fazer um estudo comparativo dos relatórios da Avaliação Externa das Escolas, sob responsabilidade da Direcção Regional da Educação do Alentejo, no ano lectivo de 2008/2009. Proceder-se-á então à análise de cada um dos relatórios, elaborando instrumentos síntese da informação, nomeadamente gráficos e tabelas dos resultados obtidos para posterior comparação das escolas entre si.

Pretendemos também comparar os resultados obtidos pelas escolas e agrupamentos do Alentejo, com os resultados alcançados a nível nacional, no mesmo período. É ainda objectivo do trabalho, perceber se existe relação entre os resultados da avaliação obtidos pelas

(2)

2 diferentes escolas/agrupamentos e o Índice de Desenvolvimento Social do concelho onde os mesmos se inserem.

Palavas-chave: avaliação de escolas, índice de desenvolvimento social

Introdução

Segundo Clímaco (2005), a avaliação tem como objectivo compreender todas as variáveis que possam contribuir para explicar as regularidades e irregularidades dos comportamentos do objecto em estudo, resultando daqui um segundo objectivo da avaliação, o de contribuir para o aperfeiçoamento ou progressos dos objectos avaliados.

Clímaco (2005), em Avaliação de Sistemas em Educação, referencia a escola como unidade crítica do sistema educativo, sendo o nível onde se podem operar da forma mais significativa, as alterações de qualidade nas aprendizagens dos alunos. A exposição social da escola faz com que esta constitua o nível mais transparente da administração educativa.

Em 2001, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa referem que a melhoria da avaliação da qualidade no ensino deve centrar-se nos próprios estabelecimentos, apontando a auto-avaliação como uma estratégia que permite às escolas melhorarem a qualidade do serviço que prestam. Estes órgãos recomendam ainda que é necessário haver uma articulação entre a avaliação externa e interna.

No ano seguinte, assiste-se à publicação da Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior – Lei nº 31/2002 de 20 de Dezembro. Segundo esta lei, e de acordo com o disposto no artigo terceiro, são objectivos do sistema de avaliação, entre outros:

a) Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia (…); b) Dotar a administração educativa local, regional e nacional, e a sociedade em geral, de um quadro de informações sobre o funcionamento do sistema educativo, integrando e contextualizando a interpretação dos resultados da avaliação; d) Permitir incentivar as acções e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas, através de intervenções públicas de reconhecimento e apoio a estas; h) Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados do sistema educativo e dos projectos educativos.

Ainda de acordo com a Lei nº 31/2002, “a avaliação estrutura-se com base na auto-avaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento de escolas, e na avaliação externa.” Com efeito, segundo Teixeira, Delgado e Sebastião (1996 in Leandro, 2002), tanto a auto-avaliação como a avaliação externa, podem ser encaradas como duas dimensões do processo de avaliação de escolas, complementando-se.

(3)

3 A auto-avaliação deve ser realizada pelos próprios professores e outros elementos da comunidade educativa de cada escola, constituindo uma actividade de auto-regulação que permite construir conhecimento sobre o contexto escolar, tendo por base a história e as principais características da instituição, bem como os problemas que possam ter existido no passado e que condicionam o presente. Contudo, este tipo de avaliação tem grande dificuldade em focar todos os problemas que afectam o funcionamento da escola. Também se torna difícil a existência duma suficiente objectividade na avaliação dos dados obtidos, bem como a existência de pontos de referência externos que ajudem a interpretar as avaliações realizadas (Azevedo, s.d.).

Na opinião de Azevedo (s.d), a avaliação externa é realizada por pessoas e equipas que não pertencem à escola. O desconhecimento da escola e o receio que suscita nos professores, constituem as suas maiores dificuldades. Todavia é uma avaliação mais objectiva, com a possibilidade de os dados poderem ser interpretados à luz dos obtidos em escolas de características semelhantes.

Este autor refere também que, estas duas avaliações deverão ser levadas a cabo em simultâneo, mas independentemente uma da outra, tornando-se assim ferramentas fundamentais e positivas para a mudança e melhoria da escola.

Com a publicação da Lei 30/2002, de 20 de Dezembro e posteriormente o Despacho Conjunto nº 370/2006 de 3 de Maio, assiste-se ao eclodir de iniciativas de avaliação de organizações escolares sendo esta perspectiva explicitada no referido Despacho:

têm sido desenvolvidos nos últimos anos diversos projectos no âmbito da auto-avaliação e da avaliação externa de escolas como Observatório da Qualidade da Escola, o Projecto Qualidade XXI, o Programa de Avaliação Integrada das Escolas, o Modelo de Certificação de Qualidade nas Escolas Profissionais, o Programa AVES - Avaliação de Escolas Secundárias, o Projecto Melhorar a Qualidade ou a aferição da Efectividade da Auto-Avaliação das Escolas. Estes projectos têm permitido acumular um conhecimento e uma experiência que se revelam fundamentais para uma acção consequente nesta matéria.

Em 2006, através do Despacho Conjunto nº 370 de 3 de Maio já referenciado, assiste-se à criação de um grupo de trabalho com as seguintes atribuições:

a) Definir os referenciais para a auto-avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos

ensinos, básico e secundário, identificando um conjunto de variáveis parâmetros comuns às diversas práticas de auto-avaliação desenvolvidas nos últimos anos e sugerindo outros parâmetros que cada

(4)

4

escola possa escolher, em função dos seus projectos e das suas condições específicas; b) Definir os referenciais para a avaliação externa dos estabelecimentos de educação e ensino, tendo em conta que do processo de avaliação deverão resultar: Classificações claras dos estabelecimentos de educação e ensino.

Este grupo de trabalho desenvolveu a sua actividade em torno da avaliação de escolas, tendo constituído a fase piloto de avaliação externa. De acordo com informação recolhida no sítio da Inspecção-Geral da Educação, a IGE acolheu e deu continuidade ao trabalho desenvolvido, em 2006 por este grupo de trabalho, e tem vindo a realizar em todo o país a avaliação externa de escolas e agrupamentos, desde Fevereiro de 2007.

De acordo com a Inspecção-Geral da Educação os principais objectivos da avaliação externa das escolas são:

Fomentar nas escolas uma interpelação sistemática sobre a qualidade das suas práticas e dos seus resultados; articular os contributos da avaliação externa com a cultura e os dispositivos de auto-avaliação das escolas; reforçar a capacidade das escolas para desenvolverem a sua autonomia; concorrer para a regulação do funcionamento do sistema educativo; contribuir para o melhor conhecimento das escolas e do serviço público de educação, fomentando a participação social na vida das escolas. (IGE, 2009, p.7)

A avaliação externa das escolas estrutura-se segundo cinco domínios-chave: Resultados; Prestação do serviço educativo; Organização e gestão escolar; Liderança e Capacidade de auto-regulação e melhoria, sendo que cada domínio é constituído por vários factores específicos, num total de 19.

Ainda de acordo com informação recolhida no sítio da Inspecção-Geral da Educação, a avaliação de cada escola é realizada por uma equipa de dois inspectores da IGE e um elemento externo à mesma, normalmente docente e/ou investigador do ensino superior. A visita à escola é feita durante dois ou três dias, consoante se trate de uma escola não agrupada ou um agrupamento de escolas. Desta avaliação resulta um relatório estruturado segundo cinco capítulos: Introdução, Caracterização da Escola/Agrupamento, Conclusões da Avaliação por domínio, Avaliação por Factor e Considerações Finais, sendo que nas Considerações Finais, a IGE identifica pontos fortes e pontos fracos, bem como oportunidades e constrangimentos da escola. Este relatório será enviado à escola avaliada, dispondo esta de um prazo de 15 dias úteis para apresentar contraditório. Na apresentação de cada relatório, a IGE formula um voto e um convite à escola:

(5)

5

“Espera-se que o processo de avaliação externa fomente a auto-avaliação e resulte numa oportunidade de melhoria para o(a) agrupamento/escola, constituindo este relatório um instrumento de reflexão e de debate. De facto, ao identificar pontos fortes e pontos fracos, bem como oportunidades e constrangimentos, a avaliação externa oferece elementos para a construção ou o aperfeiçoamento de planos de melhoria e de desenvolvimento de cada escola, em articulação com a administração educativa e com a comunidade em que se insere.” (IGE, s.d. d)

A informação contida nos relatórios produzidos pela IGE, permite conhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas e agrupamentos em diferentes domínios, dando resposta ao objectivo político da prestação de contas e da criação de um instrumento que possa contribuir para a auto-regulação e melhoria das organizações escolares.

Metodologia

Como o nosso trabalho se desenvolveu no decorrer do ano lectivo 2009/2010, entendemos que faria todo o sentido produzir uma reflexão sobre o último conjunto de escolas avaliadas pela IGE. Assim reportámo-nos às escolas avaliadas no ano lectivo 2008/2009. Neste contexto, escolhemos como amostra todas as escolas do Alentejo, avaliadas nesse período, por constituírem a realidade do nosso meio envolvente enquanto professoras. Os dados recolhidos e aqui apresentados, resultaram de um levantamento dos relatórios elaborados pela IGE, aquando da sua visita às referidas escolas. Trabalhámos todos os dados a que tivemos acesso, compilando-os em gráficos e tabelas, para melhor comparar e perceber as diferenças e/ou semelhanças existentes entre as escolas/ agrupamentos. Simultaneamente efectuamos pesquisa bibliográfica, no sentido de encontrarmos suporte teórico para o trabalho que estávamos a desenvolver.

A nossa amostra é constituída por 21 unidades de gestão inseridas em concelhos com IDS entre 1 e 4, cuja distribuição se encontra na tabela 1

Tabela 1: Tabela comparativa das escolas e agrupamentos de escolas avaliados por IDS

IDS 1 IDS 2 IDS 3 IDS 4

Escolas não agrupadas 0 4 3 2

(6)

6 Como se constata, a maioria das escolas do nosso estudo estão inseridas em concelhos com IDS 2 e 3, existindo apenas quatro agrupamentos de escolas localizados em concelhos com IDS 1 e duas escolas não agrupadas situadas num concelho com IDS 4.

Resultados

Os resultados apresentados referem-se às classificações obtidas, por domínio, ao número de asserções referentes a pontos forte e a pontos fracos e às asserções correspondentes a oportunidades de melhoria e a constrangimentos. Também apresentamos uma análise comparativa dos resultados obtidos pelas escolas e agrupamentos, sob a alçada da Direcção Regional de Educação do Alentejo, com os resultados alcançados a nível nacional.

No gráfico seguinte encontram-se as classificações por domínio para todas as unidades de gestão do Alentejo avaliadas no ano lectivo de 2008-09.

Gráfico 1 – Classificações dos domínios

Podemos constatar através da análise do gráfico, uma predominância dos níveis positivos nos cinco domínios. O domínio Prestação do serviço educativo foi o que registou melhores resultados, 18 da escolas/agrupamentos obtiveram classificação de Bom. Nos domínios Resultados e Organização e gestão escolar, observam-se 16 escolas/agrupamentos com a classificação de Bom. No domínio Liderança, o número de unidades de gestão com Bom é menor (14), mas apresenta duas com classificações de Muito Bom. No domínio Capacidade

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Resultados Prestação do serviço educativo Organização e gestão escolar Liderança Capacidade de auto-regulação e melhoria 0 0 0 2 1 16 18 16 14 3 5 3 4 4 14 0 0 1 1 3 Muito Bom Bom Suficiente Insuficiente

(7)

7 Pontos Fortes 56% Pontos Fracos 44%

de auto-regulação e melhoria, predomina a classificação de Suficiente e observa-se, ainda, igual número de unidades de gestão com Muito Bom e Insuficiente

No gráfico 2 apresentamos a percentagem de asserções correspondentes a pontos fortes e a pontos fracos, referidos nos relatórios, para estas escolas e agrupamentos.

Gráfico 2 – Frequência de pontos fortes e fracos

Na globalidade das escolas e agrupamentos de escolas avaliadas são focados mais pontos fortes do que pontos fracos, todavia essa diferença não é expressiva.

Observando o gráfico 3, referente aos pontos fortes e fracos por domínio, verificamos que nos domínios Resultados e Liderança, há uma predominância de pontos fortes e nos restantes domínios predominam os pontos fracos. Salientamos que o domínio Liderança é aquele em que essa diferença é mais significativa. Destacamos ainda o facto do Domínio Capacidade de auto-regulação e melhoria ser aquele em que o número de pontos fortes e fracos apresentados nos relatórios é menor. O Domínio Prestação do serviço educativo apresenta o maior número de pontos fracos.

Gráfico 3 – Frequência de pontos fortes e fracos por Domínio

Resultados Prestação do Serviço Educativo Organização e Gestão Escolar Liderança Capacidade de Auto-Regulação e Melhoria 20 24 18 40 5 16 27 20 7 8 Pontos Fortes Pontos Fracos

(8)

8 Fazendo uma análise do gráfico 4, das frequências dos pontos fortes e dos pontos fracos nos cinco domínios e nos dezanove factores, constatamos que os factores Motivação e empenho e Parcerias, protocolos e projectos, pertencentes ao domínio Liderança, apresentam um maior número de pontos fortes, 15 e 12, respectivamente. Por outro lado, os factores Articulação e sequencialidade e Resultados académicos, pertencentes, respectivamente, aos domínios Prestação do serviço educativo e Resultados, exibem um maior número de pontos fracos, 18 e 10, respectivamente.

Os factores Diferenciação e apoios, Equidade e justiça, e Sustentabilidade e progresso apresentam apenas pontos fortes. Por oposição, no que respeita aos pontos fracos, destacamos os factores Participação e desenvolvimento cívico e Participação dos pais e outros elementos. Referenciamos ainda os factores Participação e desenvolvimento cívico e Sustentabilidade e progresso como apresentando um número reduzido de frequência (2).

Gráfico 4 – Frequência dos pontos fortes e dos pontos fracos por Domínio

2 3 12 5 15 8 4 7 5 2 6 9 1 8 5 8 8 8 1 3 3 5 5 2 8 4 5 18 1 3 2 10 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 5.2. Sustentabilidade do progresso 5.1. Auto-avaliação 4.4. Parcerias, protocolos e projectos 4.3. Abertura à inovação 4.2. Motivação e empenho 4.1. Visão e estratégia 3.5. Equidade e justiça 3.4. Participação dos pais e outros elementos da…

3.3. Gestão dos recursos materiais e financeiros 3.2. Gestão dos recursos humanos 3.1. Concepção, planeamento e desenvolvimento da…

2.4. Abrangência do currículo e da valorização dos… 2.3. Diferenciação de apoios 2.2. Acompanhamento da prática lectiva em sala de aula 2.1. Articulação e sequencialidade 1.4. Valorização e impacto das aprendizagens 1.3. Comportamento e disciplina 1.2. Participação e desenvolvimento cívico

1.1. Sucesso Académico C a p d e a u to -r e g e m e lh o ri a Li d e ra n ça O rg a n iz a çã o e g e st ã o e sc o la r P re st a çã o d o se rv iç o e d u ca ti v o R e su lt a d o s

(9)

9 No conjunto de escolas e agrupamentos de escolas da região Alentejo avaliados, no ano lectivo 2008/2009, os relatórios referem uma maior percentagem de constrangimentos em comparação com as oportunidades, como se explicita no gráfico 5.

Gráfico 5 - Distribuição de oportunidades e constrangimentos

No gráfico 6, podemos observar a frequência de oportunidades no global das escolas avaliadas, constatando-se que o desenvolvimento de Projectos, programas e parcerias e a Oferta educativa constituem as oportunidades de melhoria mais referenciadas nos relatórios, 12 e 10 asserções, respectivamente.

Gráfico 6 – Frequência de Oportunidades

No gráfico seguinte apresentamos as asserções relativas a constrangimentos identificados nas escolas e agrupamentos avaliadas. Verifica-se que, na maior parte das unidades de gestão, os recursos humanos e físicos constituem um constrangimento ao cumprimento dos objectivos, como se observa no gráfico 7. De notar também a expressiva falta de Participação dos pais e encarregados de educação. Oportunidades 41% Constrangimentos 59% 1 1 1 1 12 10 3 4 0 5 10 15 Contextos Rede escolar e acessibilidade Recursos físicos Recursos humanos Imagem na comunidade educativa Autarquia Projectos, programas e parcerias Oferta educativa Tecido empresarial e mercado de trabalho Participação dos pais e encarregados de educação Auto-regulação

(10)

10 Gráfico 7 - Frequência de constrangimentos

Para percebermos se existe relação entre os resultados obtidos pelas unidades de gestão e o índice de desenvolvimento social do concelho a que pertencem construímos a seguinte tabela

Tabela 2: Tabela comparativa da média de classificação por domínios e o valor de IDS

Result Prest.

Serviços Org Lid Auto-reg

Média classif IDS UG 1 3 3 3 3 2 2,8 1 UG 2 4 4 4 4 4 4 1 UG 3 3 3 3 3 2 2,8 1 UG 4 3 3 2 2 1 2,2 1 UG 5 3 3 3 3 2 2,8 2 UG 6 2 3 3 3 4 3 2 UG 7 3 3 3 3 2 2,8 2 UG 8 2 2 2 2 1 1,8 2 UG 9 3 3 3 4 2 3 2 UG 10 3 3 3 3 2 2,8 2 UG 11 2 3 3 2 2 2,4 2 UG 12 3 3 3 3 2 2,8 2 UG 13 3 3 3 3 2 2,8 2 UG 14 3 3 2 2 2 2,4 2 UG 15 2 2 1 1 1 1,4 2 UG 16 3 3 3 3 2 2,8 3 UG 17 3 3 3 3 3 3 3 UG 18 3 3 3 3 2 2,8 3 UG 19 3 2 2 3 2 2,4 3 UG 20 2 3 3 3 3 2,8 4 UG 21 3 3 3 4 2 3 4

Classificação por domínios Escolas não agrupadas e

Agrupamentos de escolas 4 7 19 10 9 0 5 10 15 20 Contextos Rede escolar e acessibilidade Recursos físicos Recursos humanos Imagem na comunidade educativa Autarquia Projectos, programas e parcerias Oferta educativa Tecido empresarial e mercado de trabalho Participação dos pais e encarregados de educação Auto-regulação

(11)

11 Da análise efectuada a esta tabela verificamos que 71% das unidades de gestão (15 das 21) apresentam uma média de classificação por domínios superior a 2,5. Constatamos também que 71% se inserem em concelhos com IDS 1 e 2 e apenas 29% das unidades de gestão pertencem a concelhos com IDS 3 e 4. Contudo, não nos foi possível encontrar relação entre os resultados obtidos pelas unidades de gestão nos relatórios da avaliação externa e o índice de desenvolvimento social do concelho a que pertencem.

De seguida procedemos à comparação dos resultados obtidos pelas escolas e agrupamentos, sob a alçada da Direcção Regional de Educação do Alentejo, com os resultados alcançados a nível nacional.

No gráfico 8, estão representados os resultados das classificações obtidas por domínio, expressos em percentagem.

Gráfico 8 – Classificações por domínio (%) (nível nacional)

Desta forma, comparando o gráfico 1 com o gráfico 8, na apreciação por domínio, verificamos que ambos os resultados, a nível regional e nacional, são de um modo geral idênticos, sendo o domínio com maior percentagem de classificação de Bom a Prestação do serviço educativo e o domínio com classificações mais baixas, a Capacidade de auto-regulação e melhoria. No gráfico seguinte estão apresentados os resultados para as frequências dos pontos fortes e dos pontos fracos

0 10 20 30 40 50 60 70 80 MB B S I MB B S I MB B S I MB B S I MB B S I 1. Resultados 2. Prestação do Serviço Educativo 3. Organização e Gestão Escolar 4. Liderança 5. Capacidade de Auto-Regulação e Melhoria da Escola 7 60 33 0 9 73 18 0 23 67 10 0 33 51 15 1 4 36 54 6

(12)

12 Gráfico 9 – Frequência dos pontos fortes e dos pontos fracos (nível nacional)

Como podemos verificar e no que diz respeito aos pontos fortes e fracos, há uma prevalência dos pontos fortes sobre os fracos, resultado também verificado a nível regional. Quando comparamos os gráficos 4 e 9, da frequência dos pontos fortes e fracos por domínio, os resultados, também são idênticos aos apurados quer ao nível do Alentejo quer ao nível da totalidade das outras unidades de gestão avaliadas, tendo a Liderança uma maior frequência de pontos fortes e a Prestação do serviço educativo maior frequência de pontos fracos.

Comparando o gráfico 4 - gráfico das frequências de pontos fortes e fracos por domínio - com o gráfico 9, verifica-se igual tendência aos resultados nacionais. Destacam-se o factor Motivação e empenho, nos pontos fortes e os factores Articulação e sequencialidade e a Auto-avaliação, nos pontos fracos, como sendo aqueles que apresentam maior frequência.

O gráfico 10 representa a frequência das oportunidades, referidas nos relatórios, a nível nacional e o gráfico 11 ilustra a frequência dos constrangimentos, referidos a nível nacional

210 44 127 62 83 14 114 100 39 34 83 83 36 144 205 26 136 32 10 214 63 32 10 209 158 33 56 94 42 55 52 7 84 30 5 7 184 29 0 40 80 120 160 200 240 Sucesso académico Participação e desenvolvimento cívico Comportamento e disciplina Valorização e impacto das aprendizagens Articulação e sequencialidade Acompanhamento da prática lectiva Diferenciação e apoios Abrangência do currículo e valorização dos saberes Concepção, planeamento e desenvolvimento da actividade Gestão dos recursos humanos Gestão dos recursos materiais e financeiros Participação dos pais e outros elementos Equidade e justiça Visão e estratégia Motivação e empenho Abertura à inovação Parcerias, protocolos e projectos Auto-avaliação Sustentabilidade do progresso R e su lt a d o s P re st a çã o d o se rv iç o e d u ca ti vo O rg a n iz a çã o e g e st ã o e sc o la r L id e ra n ça C a p a ci d a d e d e a u to -re g u la çã o

(13)

13 Gráfico 10 – Frequência das oportunidades (nível nacional)

Gráfico 11 – Frequência dos constrangimentos (nível nacional)

Da análise efectuada aos gráficos 5, 10 e 11, relativos às oportunidades e constrangimentos, verificamos que os constrangimentos se destacam em detrimento das oportunidades, quer a nível regional, quer a nível nacional.

Da análise dos gráficos 6 e 10, frequências das oportunidades, verificamos que foram referenciadas, com uma maior predominância, nos relatórios das escolas da região Alentejo, o que diz respeito aos projectos, tal como acontece a nível nacional, mas o segundo parâmetro com maior frequência nas escolas da região Alentejo é a oferta educativa, enquanto a nível nacional é a rede escolar. Como constrangimentos foram feitas maiores referências aos recursos físicos em ambos os casos, e em segundo lugar aos recursos humanos, nas escolas do

130 69 41 40 21 20 12 9 3 0 20 40 60 80 100 120 140

Projectos, programas e parcerias Rede escolar e acessibilidade Oferta educativa Contextos Tecido empresarial e mercado de trabalho

Recursos físicos Autarquia Imagem na comunidade educativa Recursos humanos 189 136 53 39 10 6 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Recursos físicos Rede escolar e acessibilidade Recursos humanos Contextos Imagem na comunidade educativa

(14)

14 Alentejo e a rede escolar e acessibilidades a nível nacional, como se pode observar nos gráficos 7 e 11.

Em suma, e como conclusão da comparação feita entre os resultados obtidos pelas escolas do Alentejo e as escolas a nível nacional, verificamos que as escolas Alentejo avaliadas no ano lectivo 2008/2009 não apresentam grandes discrepâncias relativamente à realidade nacional.

Discussão/Conclusões

Do estudo realizado, verificámos que a maioria das unidades de gestão apresenta uma média de classificação por domínios superior a 2,5, havendo uma unidade de gestão que se destaca pela positiva (com média de 4) e outra que sobressai pela negativa (tendo uma média de 1,4). No conjunto dos cinco domínios avaliados, o domínio Prestação do serviço educativo foi o que, no cômputo geral, registou melhores resultados. Efectivamente das 21 escolas/agrupamentos avaliados, 18 obtiveram classificação de Bom.

No que concerne às asserções relativas a constrangimentos identificados nas escolas e agrupamentos avaliadas, verifica-se que, na maior parte das unidades de gestão, os recursos humanos e físicos constituem um constrangimento ao cumprimento dos objectivos, sendo de destacar também a expressiva falta de Participação dos pais e encarregados de educação. Relativamente ao IDS, não encontramos relação entre os resultados obtidos pelas unidades de gestão e o índice de desenvolvimento social do concelho a que as mesmas pertencem.

Ao compararmos os resultados obtidos pelas escolas e agrupamentos do Alentejo, com os resultados alcançados a nível nacional, no mesmo período, constatamos que não há diferenças significativas. Na verdade os resultados obtidos pelo conjunto de escolas e agrupamentos a que se reporta este trabalho, não apresentam grandes diferenças em relação ao panorama nacional.

Referências Bibliográficas

Azevedo, J. (Coord.). Avaliação de escolas. Programa AVES. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Clímaco, M. C. (2005). Avaliação de sistemas em educação. Lisboa: Universidade Aberta. Índice de Desenvolvimento Social Concelhos de Portugal continental. Acedido em 6 de

(15)

15 IGE. (1999). 1.ª Conferência Nacional da Inspecção-Geral da Educação. Lisboa: ME.

Inspecção-Geral da Educação (a). Avaliação externa das escolas – Relatório 2008/2009. Acedido em 20 de Fevereiro de 2010, em http://www.ige.min-edu.pt/upload/Relatorios/AEE_2009_Final.pdf

Inspecção-Geral da Educação (b), Eficácia da Auto-avaliação das Escolas, Exploração dos principais pontos relacionados com o papel e as funções de inspecção. Acedido em 25 de Fevereiro de 2010, em: http://www.ige.min-edu.pt/

Inspecção-Geral da Educação (c), Aferição da Efectividade da Auto-Avaliação das Escolas. Relatório Nacional 2004-2006. Acedido em 18 de Março de 2010, em:

http://www.ige.min-edu.pt/

Inspecção-Geral da Educação (d), Avaliação Externa das Escolas – Referentes e instrumentos de trabalho. Acedido em 18 de Março de 2010, em: http://www.ige.min-edu.pt/

Leandro, Ema. (2002). Guião para Auto-Avaliação de Desempenho. Ina.

Nóvoa, A. (1992a). Para uma análise das Instituições Escolares. In A. Nóvoa (Cord). As

Imagem

Tabela 1: Tabela comparativa das escolas e agrupamentos de escolas avaliados por IDS
Gráfico 1 – Classificações dos domínios
Gráfico 3 – Frequência de pontos fortes e fracos por Domínio
Gráfico 4 – Frequência dos pontos fortes e dos pontos fracos por Domínio
+4

Referências

Documentos relacionados

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo