• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina 2014/2015

Daniela Rosinha Costa Aluna nº 2009156


(2)

Índice

1)

Introdução……….………3

2) Objectivos Gerais………3

3) Descrição das actividades……….4

Saúde Mental……….….4

Medicina Geral e Familiar……….4

Pediatria…….……….….5

Ginecologia e Obstetrícia………..……5

Cirurgia…….………..…..5

Medicina Interna e Estágio Opcional………..….6

Preparação para a Prática Clínica………..7

4) Posicionamento crítico………7

(3)

1) Introdução

É objectivo do presente relatório a exposição de forma sucinta e sistemática as actividades realizadas, bem como as competências desenvolvidas nos vários estágios parcelares que compõem o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCML-UNL) terminando com um posicionamento crítico.

O Estágio Profissionalizante (EP) do 6.º ano do MIM é um estágio prático e que tem como objectivo uma formação médica pré-graduada baseando-se não só na aquisição e solidificação de conhecimentos teóricos, como também, na sua aplicação prática e interpretação do doente na sua globalidade e não como um conjunto de sinais e sintomas. É portanto um elo de ligação entre a formação pré-graduada e a prática clínica autónoma enquanto profissionais de saúde.

2) Objectivos Gerais

“A Medicina moderna é uma Ciência, porventura a mais jovem de todas, como o referiu Lewis Thomas, requer a percepção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar e não pode ser indiferente ao componente social. Por isso a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional.”

Assim, e de forma geral, os meus objectivos para o presente ano foram de encontro ao explícito na citação supra referida, ou seja, numa abordagem exaustiva do doente, tendo em conta as suas vertentes bio-psico-sociais, na fomentação de uma prática clínica ajustada às diferentes adversidades e exigências, na procura e consolidação de conhecimentos, na integração nas diferentes equipas médicas e no estabelecimento de boa relação com todos os profissionais de saúde que compõem os diferentes serviços e cujas actividades são indispensáveis a uma boa prática clínica e no bem-estar dos doentes.

(4)

3) Descrição das actividades

O estágio de

Saúde Mental

decorreu no período de 15/09/2014 a 10/10/2014 no

Centro Comunitário Queluz/Massamá sob tutela do Dr. Júlio Santos.

Ao longo do estágio tive a oportunidade de, pela primeira vez ao longo do curso, lidar especificamente com diversas patologias do foro psiquiátrico e com todas as condicionantes que isso implica. Participei em 54 consultas, das quais destaco o caso de uma senhora com descompensação de Doença Esquizofrénica que foi internada compulsivamente. Realizei ainda um trabalho sobre “Perturbações da Personalidade - Implicações na prática clínica não psiquiátrica”, que pela sua abrangência considero essencial e transversal diferentes especialidades, uma História Clínica num doente com uma Perturbação Esquizofrénica e assisti a todas as reuniões e sessões clínicas.

O estágio de

Medicina Geral e Familiar

decorei no período de 13/10/2014 a

7/11/2015 no Centro de Saúde de Montalegre (CS) sob a tutela do Dr. António Sousa. Durante este estágio tive a oportunidade de me aperceber das limitações a que a população se encontra sujeita no que requer ao acesso de cuidados mais especializados ou em situações de emergência.

Para além das consultas de índole diversa, como Saúde Infantil, do auto e idoso,

Planemento Familiar, realizei visitas domiciliárias, que considerei bastante instrutivo numa abordagem bio-psico-social, estive presente nos Serviço de Urgências, fui a duas extensões do CS em aldeias longínquas do centro, em Tourém e em Cabril e ainda fui a uma USF mais central no Centro de Saúde de Chaves, com intuito de observar duas realidades distintas.

Ao longo deste estágio deparei-me com a importância dada à promoção de saúde e à realização de rastreio preconizados.

(5)

O estágio de

Pediatria

decorreu no período de 10/11/2014 a 5/12/2014 no Hospital CUF Descobertas sob a tutela da Dra. Mónica Braz e do Dr. Paulo Venâncio.

Durante este período acompanhei os tutores nas suas diversas vertentes, nomeadamente, Internamento, Atendimento Permanente, UCID, Consulta de Pediatria Médica, de Ortopedia, de Cirurgia Pediátrica, Neonatologia e Cardiologia Pediátrica.

Os principais objectivos que estipulei para este estágio foram compreender e adaptar-me à diferente postura e abordagem para com um doente pediátrico, conhecer as principais patologias e terapêutica bem como adquirir e transmitir conhecimentos de prevenção e educação para a saúde.

Realizei ainda uma História Clínica relativa a uma diabetes inaugural e um trabalho sobre “Lesão Central Vs Lesão Periférica - Principais diferenças semiológicas”, que posteriormente voltei a apresentar sob convite da Directora do Serviço a Prof. Dra. Ana Neto.

Durante o período de 8/12/2014 a 16/1/2015, decorreu o estágio de

Ginecologia/

Obstetrícia

no Hosp. Cuf Descobertas sob a tutela da Dra. Sofia Alegra.

Sob tutela passei pelas diversas vertentes desta especialidade nomeadamente bloco operatório, onde ajudei em diversos procedimentos como cesarianas e histerectomias, diferentes MCDT’s, Consultas de Ginecologia e Obstetrícia, Pré-concepcionais, de 1º,2º e 3º trimestres e Serviço de Urgência, onde pude participar e discutir diversas patologias e hipóteses de diagnóstico bem como a sua abordagem médica/cirúrgica.

Realizei ainda um trabalho sobre “Exercício físico na gravidez” que me permitiu explorar um tema que me era completamente desconhecido.

O estágio de

Cirurgia

decorreu no Hospital Beatriz Ângelo no período compreendido

entre 26/1/2015 a 20/3/2015 e encontrava-se organizado da seguinte forma: 1 semana de sessões teórico-práticas, 4 semanas no Serviço de Cirurgia sob tutela do Dr. Gonçalo Luz, 1

(6)

semana no Serviço de Urgências e por fim 2 semanas de estágio opcional que no meu caso decorreu no Serviço de Cuidados Intensivos.

Relativamente ao Serviço de Cirurgia tive a oportunidade de participar em diversas cirurgias, avaliar o pré e pós operatório ao nível da enfermaria e assistir a consultas onde pude observar diversas patologias e a sua abordagem. No Serviço de Urgências acompanhei toda a actividade assistencial, nomeadamente no S.O. e na pequena cirurgia. As 2 últimas semanas decorreram no Serviço de Cuidados Intensivos onde tive a oportunidade de, pela primeira vez, lidar com doentes instáveis e com necessidade de apoio permanente. Por fim, no último dia realizou-se um mini-congresso em que todos os alunos apresentaram um caso clínico que observaram durante o estágio e que no meu caso se tratou de “Ingestão Cáustica Intencional”.

O estágio de

Medicina Interna

juntamente com o

Estágio Opcional

, sob tutela

do Dr. Miguel Valente, decorreu no Hospital Santo António dos Capuchos no serviço 1 no período de de 23/3/2015 a 5/6/2015.

Durante a minha permanência neste serviço tive oportunidade de estar na enfermaria, onde acompanhei os doentes e a sua evolução de forma autónoma, realizando notas de entrada, diários clínicos, exame objectivo, requisição e realização de exames complementares de diagnóstico, nomeadamente colheitas venosas e gasimetrias e notas de alta. No que concerne às consultas estas eram no âmbito de Diabetes e nas quais pude assistir e participar activamente no controlo desta patologia tão prevalente. No serviço de Urgências onde pude observar doentes de forma autónoma e discutir com o meu tutor quais as hipóteses diagnósticas e sequente abordagem. Pude ainda estar presente no S.O., onde assisti à abordagem de patologias em doentes mais instáveis e cuja rápida abordagem é mandatória. Para além do referido, participei nas reuniões do serviço que decorriam uma vez por semana, nas reuniões diárias onde todos os doentes eram discutidos e nas quais apresentei os doentes sob os meus cuidados e nas 3 sessões formativas sobre “-Terapêutica da Diabetes -

(7)

dapagliflozina”; “Terapêutica da DPOC - Genuair”, apresentadas por dois laboratórios e “Prevenção Secundária em doentes com AVC Isquémico”, apresentada pela Dr. Mário Alcatrão. Por fim realizei ainda um História Clínica a uma doente com IC global inaugural e um trabalho sobre “Efeitos do álcool no SNC agudos e crónicos”.

Ao longo do 2º semestre decorreu a UC de

Preparação para a prática clínica

sob regência do Prof. Dr. Roberto Palma dos Reis, que constitui em apresentação de seminários teórico-práticos relacionados com sinais e sintomas e a sua respectiva abordagem mediante diferentes especialidades.

4) Posicionamento Crítico

Com o término do 6º ano do MIM venho então redigir uma reflexão acerca da sua importância na minha formação não só enquanto pré-graduada, mas também da sua implicação enquanto futura pós-graduada pela Nova Medical School.

Como referido na introdução, este ano, sendo profissionalizante, consistia numa formação mais prática e com vista a uma formação de excelência, sem contudo descurar, motivar e assentar em conhecimentos teóricos. Sendo este o último ano, antes de iniciar a prática da profissão que sempre considerei um sonho e um objectivo a cumprir, as minhas expectativas e objectivos eram elevados, não só pela maior autonomia, como também por adquirir prática clínica que considero fundamental para uma posterior boa prática médica.

Ao longo deste ano, aprimorei a obtenção da anamnese e exame objetivo, formulação de hipóteses diagnósticas e planeamento individualizado da marcha diagnóstica e terapêutica, a ter uma postura humana e não meramente científica, tentei sempre integrar-me nas diferentes equipas e na sua vivência diária e observei e realizei diferentes técnicas. O facto de percorrer diferentes especialidades, e consciente das lacunas práticas e teóricas inerentes, considero que foi de uma relevância avassaladora, não só pela oportunidade de adquirir e pôr

(8)

em prática conhecimentos em diversas áreas como para uma futura decisão na escolha da especialidade. Neste sentido considero que os objectivos que estipulei e que referi no início do presente relatório foram sobejamente cumpridos.

Relativamente ao estágio de Saúde Mental, por ser uma área com a qual nunca tinha lidado, estipulei como principais objectivos específicos conseguir perceber de que forma a abordagem de um paciente poderia diferir tendo em conta a sua patologia bem como às possíveis adversidades no estabelecimento de uma relação médico-doente. Considero que o meu estágio foi muito produtivo e que de uma forma geral cumpri os objectivos a que me propus e o facto de ter lidado com patologia aguda e crónica, com as suas respectivas repercussões para a vida dos doentes, foi essencial.

No que concerne ao estágio de MGF optei por realizar este estágio numa zona rural com o propósito de conhecer outra realidade. Considero que esta experiência foi de extrema importância no sentido de ver um doente na totalidade da sua dimensão, bio-psico-social, e para além disso em consolidar e adquirir conhecimentos de uma abrangência avassaladora. Apesar de não ter tido grande autonomia, penso que fui de encontro aos objectivos que estabeleci que se focaram essencialmente na percepção da importância da promoção de saúde, dos rastreios e do estabelecimento e relevância de uma boa relação médico-doente.

Para o estágio de Pediatria estipulei como metas a atingir uma percepção das patologias mais frequentes e abordagem diagnóstica e terapêutica, tentar adquirir mecanismos que me permitissem estabelecer uma boa relação, não só com os doentes como também com os respectivos encarregados e aprofundar os meus conhecimentos relativos ao que é realmente um desenvolvimento saudável e normal ou estar atenta a possíveis sinais de algum distúrbio. Considero que estes objectivos auto-propostos foram alcançados, ainda que, talvez pelo facto de se tratar de um hospital privado, o estágio tenha sido mas observacional que prático. No entanto, o facto de ter passado pela enfermaria e no SU me tenha permitido adquirir e consolidar conhecimentos de patologias variadas.

(9)

Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia deparei-me com grande organização de forma a nos proporcionarem uma aprendizagem aprimorada, em especial pela oportunidade de percorrermos as diferentes unidades que compõem o serviço. A meu ver, um ponto bastante favorável é o ratio aluno/ tutor 1:1. Contudo, tenho que ressalvar o que considero ser menos positivo. Tratou-se de um estágio muito observacional, com excepção do SU onde me foi dada a oportunidade de participar em todas as cesarianas e durante as quais fui elucidada, não só sobre a técnica cirúrgica, mas igualmente sobre diversas temáticas inerentes ao bloco e à dinâmica multidisciplinar que se pode observar.

Durante o estágio de Cirurgia achei muito interessante e útil a semana de sessões teórico-práticas, pois permite que o aluno de forma eficaz reveja e adquira conhecimentos sobre as questões primordiais. As 4 semanas de cirurgia geral foram fundamentais na aquisição de conhecimentos pois, acompanhamos sempre a mesma equipa médica nas suas diferentes valências médico-cirúrgicas, o que nos permitiu não só ver e participar em diversas cirurgias bem como acompanhar todo o processo inerente à realização das mesmas. Contudo considero que um aspecto a melhorar é o raio tutor:alunos uma vez que para além dos alunos havia também internos de especialidade e do ano comum o que por diversas vezes levou a que nos a vertente prática ficasse comprometida. As 2 semanas de cuidados intensivos foram deveras enriquecedoras pois era uma área que até então eu desconhecia e que me cativou, estamos perante doentes em estado grave e em que o tratamento se baseia não só no factor despoletante mas sim em todo um equilíbrio de diversas patologias. Por fim a semana de urgências considero que deva ser remodelado uma vez que somos demasiados alunos e internos o que compromete a aprendizagem. A título de exemplo, a minha passagem pela pequena cirurgia foi unicamente observacional.

Pessoalmente e por ser uma área que sempre admirei optei por realizar o estágio opcional no mesmo serviço que o estágio de Medicina Interna. Como se trata de um ano profissionalizante, deparei-me com novos desafios como por exemplo, perceber como actuar

(10)

na prática de uma forma objectiva e correcta e de forma mais independente, e penso que este estágio foi bastante enriquecedor na medida em que foi de encontro ao que nos é actualmente exigido. No final das 10 semanas é-me possível fazer uma apreciação saudável e bastante positiva acerca do mesmo. Foi indubitavelmente, tempo bem empregue, aquele passado no serviço todos os dias. Foi tempo de aprendizagem pessoal e profissional, bastante útil na minha formação. Além do conhecimento adquirido inerente às patologias seguidas e estudadas, às técnicas médicas de auxílio diagnóstico treinadas, no que respeita à experiência do quotidiano do serviço, a resolução de problemas de ordem logística / burocrática e social com que todos os dias me deparei, foi sem dúvida um aspecto básico que passou a fazer parte do meu repertório pessoal.

Por fim, gostaria de ressalvar o orgulho de ter sido formada nesta Faculdade, onde o desenvolvimento de um espírito crítico autónomo, a persistência na formação de bons médicos, do reconhecimento de que esta é uma instituição de todos e como tal só funciona com a colaboração de todos é a regra.

Gostaria de agradecer a todos os tutores, equipas médicas e restantes profissionais de saúde por me terem acompanhado e pela sua indubitável contribuição para a minha formação médica e pessoal.

Não poderia terminar este relatório sem deixar um especial agradecimento aos meus pais, ao meu irmão, à minha avó e aos meus amigos, não só por todo o apoio nas horas de estudo, como em todo o processo de crescimento pessoal.

(11)
(12)

Certificado nº: 2013/SBV/P/00035

Alento – Ass. para a Formação em Reanimação

Rua Infante D. Henrique antiga escola nº4 7800-318 Beja | Tel./fax-284323112 – 96212015 | email:

secretariado@alento.com.ptalentoreanimacao@sapo.pt

CERTIFICADO

Certifica-se que Daniela Rosinha Costa, natural de Montalegre, nascido(a) a 22 de Julho de 1991, de nacionalidade Portuguesa, sexo

Feminino, portador(a) do documento de identificação C.Cidadão Nº.

13978127, concluiu com aproveitamento, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa que decorreu a 18 de Maio de 2013 com a duração total de 6 horas.

Este curso é acreditado pelo Conselho Português de Ressuscitação e respeita as normas do European Ressuscitation Council.

Entidade formadora acreditada por despacho nº0103 de 01.02.2010 pelo Sr. Director-Geral da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Beja, 24 de Maio de 2013

Pela Direção da Entidade Formadora

(13)
(14)

*UJTIFSFCZDFSUJöFEUIBU

$FSUJmDBUFPG1BSUJDJQBUJPO

J.FE$POGFSFODF

&CPKGNC4QUKPJC%QUVC

BUUFOEFEJ.FE$POGFSFODF BOFWFOUPSHBOJTFECZ"TTPDJBÎÍPEF&TUVEBOUFTEB'BDVMEBEFEF $JÐODJBT.ÏEJDBTEF-JTCPBXIJDIUPPLQMBDFBUUIF3FDUPSBUFPG6OJWFSTJEBEF/07"EF-JTCPB  POUIFUI UIBOEUIPG0DUPCFS J.FE$POGFSFODFJTBOBOOVBMFWFOUPSHBOJTFECZNFEJDBMTUVEFOUTPG'BDVMEBEFEF$JÐODJBT .ÏEJDBTEB6OJWFSTJEBEF/07"EF-JTCPBUIBU JOJUTöGUIFEJUJPO IBEUIFIPOPVSUPSFDFJWFGPVS /PCFMMBVSFBUFT )BSBME[VS)BVTFO 3PCJO8BSSFO 4JS3JDIBSE+3PCFSUTBOE"EB:POBUI BNPOHTUPUIFSQSFTUJHJPVTHVFTUTBOETQFBLFST "OB$BSMPUB%JBT 1SFTJEFOUPG"&'$.-%JPHP$BCSBM 1SFTJEFOUPGJ.FE$POGFSFODF

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Considerando o propósito dessa pesquisa ⸻ analisar a utilização do console de jogos com o sensor de movimentos como tecnologia assistiva, com o fim de favorecer o

Teve como objetivo geral analisar a formação inicial em uma licenciatura em Pedagogia na modalidade à Distância de uma universidade privada do Estado do Rio de Janeiro, à luz

Segundo este autor, as organizações são compostas por componentes básicos como: o vértice estratégico (que compreende a globalidade da organização e gere-se

As três propriedades das carnes da coxa/sobrecoxa de frango foram bastante afetadas pelo conteúdo de umidade, com um aumento nos valores da condutividade e difusividade

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Esta variação está associada a uma das caraterísticas da produção através de fontes renováveis, visto que só podem produzir quando as condições atmosféricas estão de

Em resumo, procurou-se demonstrar a insu- ficiência da corrente norte-americana como marco regulatório de normas administrativas para o con- trole social das pesquisas com seres

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e