• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Relatório Final do Mestrado Integrado em Medicina

6º ano | Estágio Profissionalizante

Hugo António Cerqueira Barros

2012216

2017/2018

Orientador: Professor Doutor Bruno Heleno

Presidente do Júri: Professor Doutor António Miguel Cotrim Talina

Regente da UC Estágio Profissionalizante: Professor Doutor Rui Maio

(2)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

2 | P á g i n a ÍNDICE

INTRODUÇÃO ... 4

OBJETIVOS ... 4

DESCRIÇÃODASATIVIDADES ... 5

CIRURGIAGERAL-11 SETEMBRO 2017-3NOVEMBRO 2018|HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO.. 5

MEDICINA INTERNA- 6 NOVEMBRO 2017 - 12 JANEIRO 2018 | HOSPITAL CURRY CABRAL ... 6

SAÚDE MENTAL-22 JANEIRO 2018-16 FEVEREIRO 2018|CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA ... 6

MEDICINAGERALEFAMILIAR-19 FEVEREIRO 2018-16 MARÇO 2018|USFSANTO CONDESTÁVEL ... 7

PEDIATRIA-19 MARÇO 2018-20 ABRIL 2018|HOSPITAL DE D.ESTEFÂNIA... 8

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 23 ABRIL 2018 – 18 MAIO 2018 | HOSPITAL DOS LUSÍADAS ... 8

ESTÁGIOOPCIONAL-CIRURGIA PLÁSTICA E RECONSTRUTIVA -21 MAIO 2018-1 JUNHO 2018 |CHVNG/E ... 9

ELEMENTOS VALORATIVOS ... 9

REFLEXÃO CRÍTICA ... 10

ANEXOS ... 12

SIGLAS

ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina BO – Bloco operatório

CG – Cirurgia Geral

CHVNG|E – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia | Espinho CPRE – Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica ECD – Exames complementares de diagnóstico

GO – Ginecologia e Obstetrícia HSJ – Hospital de São José

(3)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

3 | P á g i n a MIM – Mestrado Integrado em Medicina

MGF – Medicina Geral e Familiar

NMS|FCM – NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

NOC - Norma de Orientação Clínica

PMA – Procriação medicamente assistida SU – Serviço de Urgência

TEAM – Trauma Evaluation and Management

(4)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

4 | P á g i n a INTRODUÇÃO

A formação médica pré-graduada existente na Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, pretende fornecer aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina, conhecimentos da área científica, da área da investigação, comunicação e relação interpessoal, com o intuito de os capacitar para a prática do exercício da Medicina. Ao oferecer um Estágio Profissionalizante nas áreas básicas da Medicina, a Medicina Interna, a Cirurgia Geral, a Saúde Mental, a Medicina Geral Familiar, a Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, capacita os seus alunos de conhecimentos e competências essenciais para um exercício autónomo e certificado da profissão médica.

O presente relatório tem como principal objetivo descrever, de forma sumária, a vivência hospitalar vivida em cada estágio, com especial atenção para os objetivos a atingir, atividade desenvolvida e experiência clínica adquirida. Mencionarei ainda, o estágio curricular opcional que tive a oportunidade de realizar assim como outros elementos que valorizaram o meu percurso na NMS|FCM. Terminarei o relatório com uma reflexão crítica destacando o cumprimento ou não dos objetivos aos quais me propus inicialmente. Em anexo encontram-se os certificados referentes aos elementos valorativos.

OBJETIVOS

O Estágio Profissionalizante apresenta como principais objetivos a atingir, a consolidação de conhecimentos teóricos previamente adquiridos, treino de competências clínicas para uma prática médica geral, aquisição e treino de competências úteis para a realização de história clínica, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico e respetivo plano terapêutico utilizando uma abordagem biopsicossocial na avaliação dos doentes. Pretende-se ainda desenvolver aptidões de comunicação com os pares, com os doentes e seus familiares. Ao atingir estes objetivos, o Estágio Profissionalizante, fornece aos alunos as ferramentas essenciais para o exercício de forma autónoma e progressiva da atividade médica baseada na evidência, que é expectável a um jovem médico recém-formado.

(5)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

5 | P á g i n a DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O estágio profissionalizande do 6º ano do MIM da NMS|FCM decorreu entre os dias 11 de Setembro de 2017 e 18 de Maio de 2018, com um total de 32 semanas de de atividade clínica. Na próxima secção serão abordadas todas as atividades desenvolvidas nos vários estágios parcelares realizados assim como outros elementos relevantes realizados ao longo do MIM.

CIRURGIA GERAL - 11 SETEMBRO 2017- 3 NOVEMBRO 2018 | HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO

O estágio parcelar de Cirurgia Geral, com duração de 8 semanas, teve início com uma semana de revisão de conceitos teórico-práticos culminando com a realização do curso TEAM. Seguidamente tive a oportunidade de frequentar durante 2 semanas o serviço de Gastroenterologia (rotação opcional), 1 semana o SU e as restantes 4 semanas o serviço de Cirurgia Geral. Para este estágio, estabeleci como principais objetivos, a consolidação de conhecimentos sobre as principais síndromes cirúrgicas, compreendendo a sua etiopatogenia, diagnóstico e tratamento, melhorar a minha capacidade de execução de exame objetivo, de seleção de ECD e treino de técnicas básicas de pequena cirurgia. Durante a rotação no serviço de Gastroenterologia, tive a oportunidade de assistir à consulta de gastroenterologia geral, consulta de Doença Inflamatória Intestinal e Bloco de exames, onde assisti à realização de várias colonoscopias, endoscopias e CPRE. Relativamente ao SU, gostaria de destacar a permanência na Pequena Cirurgia onde tive a oportunidade de suturar vários doentes. Na rotação de CG, pude acompanhar o Dr Gonçalo Luz na sua atividade diária. Tive a oportunidade de assistir a cerca de 60 consultas, com principal foco na patologia gastroesofágica; no bloco operatório assisti a 7 cirurgias, tendo participado como 2º ajudante em duas, consolidando assim técnicas de assépsia importantes para o ato cirúrgico. Por último, como parâmetro de avaliação apresentei o caso - “Wash it off”-lavagem intraperitoneal extensa com soro fisiológico e quimioterapia intra-operatória com cisplatina no adenocarcinoma gástrico.

(6)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

6 | P á g i n a

MEDICINA INTERNA- 6 NOVEMBRO 2017 - 12 JANEIRO 2018 | HOSPITAL CURRY BABRAL

O estágio parcelar de Medicina Interna, com a duração de 8 semanas, decorreu sob orientação da Drª Catarina Pereira. Como principais objetivos a atingir nesta rotação, destaco a familiarização com as patologias mais frequentes na sociedade, realização de história clínica e exame objetivo completos e sistematizados, adquirir capacidade de realizar de forma autónoma diagnósticos, pedido de ECD e adquirir ainda uma maior capacidade de comunicação com os pares na apresentação e discussão de casos clínicos assim como a comunicação com os doentes e familiares. Como expectável, a enfermaria constituiu o principal local de trabalho, na qual pude integrar a equipa médica na sua atividade, ficando responsável pela observação de 2-3 doentes com progressiva responsabilidade e independência ao longo do estágio na observação de maior número de doentes. Diariamente era responsável pela realização do diário clínico, exame objetivo, pedido e interpretação de avaliação laboratorial e de outros ECD, assim como de ajustes da terapêutica de cada doente e da realização de de notas de entrada/alta. Paralelamente, pude acompanhar a minha tutora na sua consulta, onde era feita a avaliação médica de doente inscritos para realização de cirurgia bariátrica, assim como no SU, local onde pude aperfeiçoar o meu raciocínio clínico e de formulação de hipóteses de diagnóstico perante casos urgentes onde o tempo de atuação é limitado.Terminei este estágio com a colheita de história clínica e respetiva apresentação ao Responsável do Serviço e ainda com a apresentação de um trabalho sobre Pneumonia.

SAÚDE MENTAL-22 JANEIRO 2018- 16 FEVEREIRO 2018 | CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA

O estágio parcial de Saúde Mental, decorreu na Clínica 1 do CHPL, sob orientação da Drª Maria João Avelino com duração de 4 semanas. Por este ter sido o meu primeiro contacto nesta área em Portugal estabeleci como principais objetivos a atingir a identificação de sinais e sintomas das principais

(7)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

7 | P á g i n a

síndromes psiquiátricas diferenciando-os do funcionamento psicológico normal, identificar elementos patológicos na personalidade, conhecer as patologias psiquiátricas mais prevalentes na população portuguesa, métodos de diagnóstico e abordagem terapêutica. Pude acompanhar a minha tutora na observação dos doentes, na realização do exame do estado mental e prescrição de terapêutica farmacológica. Nesta clínica com internamento de jovens dos 15 aos 24 anos, as principais patologias observadas foram a Perturbação Bipolar, Psicose Tóxica e Esquizofrenia. Tive ainda a oportunidade de frequentar a consulta de cessação tabágica promovida aos doentes do CHPL assim como o SU do HSJ. Pude ainda fazer uma breve reflexão sobre o estigma associado à doença mental a pedido do Dr José Salgado de forma a complementar a nossa formação.

MEDICINA GERAL E FAMILIAR- 19 FEVEREIRO 2018 - 16 MARÇO 2018 | USF SANTO CONDESTÁVEL

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu na USF Santo Condestável, sob tutoria da Drª Carolina Resende. Estabeleci como prioridade a maturação de competências na relação médico-doente, aquisição de novas competências na entrevista clínica, abordagem e identificação dos fatores de risco e das patologias mais frequentes nos Cuidados de Saúde Primários e identificação de casos com necessidade de referenciação para cuidados hospitalares. Ao longo do estágio, obtive progressivamente maior autonomia, participando forma autónoma nos diferentes tipos de consultas que fazem parte desta especialidade, o que permitiu melhorar as minhas competências na comunicação com os doentes, na realização de exame objetivo, pedido de ECD e na referenciação para cuidados hospitalares. Pude ainda realizar vários domicílios, atividade que se demonstrou bastante enriquecedora para a minha formação. Destaco ainda a realização autónoma de 10 colpocitologias.No fim do estágio apresentei uma NOC denominada “Prescrição e determinação do antigénio específico da próstata”.

(8)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

8 | P á g i n a PEDIATRIA - 19 MARÇO 2018 - 20 ABRIL 2018 | HOSPITAL DE D. ESTEFÂNIA

O estágio parcial de Pediatria decorreu na Unidade de Infecciologia do Hospital de D. Estefânia, com duração de 4 semanas sob tutoria da Drª Flora Candeias. Nesta rotação, estabeleci como principais objetivos o aperfeiçoamento da colheita de anamnese a crianças, adolescentes e respetivas famílias, realização de exame objetivo à população pediátrica, familiarização com as principais patologias da idade pediátrica e abordagem terapêutica adequada. A atividade assistencial desenvolvida decorreu maioritariamente na enfermaria da unidade, com realização de notas de entrada e alta, colheita de história clínica, realização de exame objetivo, discussão de hipóteses de diagnóstico e decisão de instituição terapêutica. Frequentei ainda a consulta de VIH e Imunoalergologia que aumentaram o meu conhecimento nas respetivas áreas. No SU tive contacto com algumas das patologias pediátricas agudas que mais podem levar as crianças a recorrer a este serviço. Assisti ainda a várias sessões clínicas, realizei uma história clínica, notas de entrada e alta e apresentei um trabalho cujo tema foi “VIH em idade pediátrica - diagnóstico inaugural”.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 23 ABRIL 2018 – 18 MAIO 2018 | HOSPITAL DOS LUSÍADAS

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, com duração de 4 semanas, decorreu sob orientação do Dr Luís Vicente. Para este, estabeleci como principal objetivo a consolidação de competências na áreas da GO indispensáveis a uma boa prática médica, desde a observação e realização de procedimentos nesta área assim como o diagnóstico e terapêutica de infeções ginecológicas mais comuns. Tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área de infertilidade e técnicas de procriação medicamente assistida. Pude assistir à realização de várias punções ováricas, técnicas de fertilização e transferências de embriões.

No âmbito da consulta, pude participar de forma ativa nas consultas de vigilância de cada trimestre da gravidez, consulta de endometriose, ginecologia geral, patologia do colo uterino, para além da consulta de infertilidade. No BO pude assistir a várias cirurgias, podendo participar de forma ativa como 2º

(9)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

9 | P á g i n a

ajudante em duas histerectomias por via abdominal. No bloco de partos assisti a um total de 6 partos.No final do estágio, apresentei artigo “The role of TGF-β in the pathophysiology of peritoneal endometriosis” na reunião médica semanal.

ESTÁGIO OPCIONAL-CIRURGIA PLÁSTICA E RECONSTRUTIVA - 21 MAIO 2018 - 1 JUNHO 2018 | CHVNG/E

A escolha deste estágio opcional deveu-se ao meu interesse pela área Reconstrutiva e pelo facto de não ter tido contacto com esta área ao longo do do curso, podendo aprofundar os meus conhecimentos nesta área. Sob tutoria do Professor Dr Horácio Costa, pude integrar a rotina da enfermaria, participar em 31 consultas e nas atividades que decorreram no BO, participando como 2º ajudante na excisão de uma úlcera do membro inferior direito, tendo assistido a mais 7 cirurgias.

ELEMENTOS VALORATIVOS

Ao longo do MIM, participei em várias atividades e formações, pelas quais me interessei das quais destaco:

● Estágio MGF na USF UARCOS promovido pela ANEM (2014)

● Curso TREE - Consentimento Informado, Introdução à Investigação, Avaliação Ética em Investigação (2014)

● Congresso Nacional Estudantes de Medicina (2014) ● I Jornadas Médicas da Nova (2015)

● Estágio ORL no CHVNG/E promovido pela ANEM (2016)

● Programa “ERASMUS+” em Hamburgo, Alemanha com a duração de 2 semestres (2016-2017) ● Curso Trauma Evaluation and Management (2017)

(10)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

10 | P á g i n a REFLEXÃO CRÍTICA

O plano curricular atual do MIM da NMS|FCM, permite desde cedo contacto com a prática clínica, fornecendo assim, a aquisição de competências clínicas, de investigação, comunicação e comportamental de complexidade crescente. O Estágio Profissionalizante, no final da formação pré-graduada do MIM, permitiu-me consolidar conhecimentos previamente adquiridos, aplicando-os na atividade médica praticada nos diferentes estágios obtendo assim uma maior autonomia. O rácio tutor aluno de 1:1 existente na maioria dos estágios, permitiu um acompanhamento diário e personalizado, o que permite tirar maior proveito dos diferentes estágios clínicos.

Cada estágio teve um contributo importante para a experiência clínica adquirida durante este ano letivo. Na Cirurgia Geral, pude voltar a ter contacto com procedimentos cirúrgicos, relembrar procedimentos de assépsia, abordar de forma autónoma doentes no pré e pos-operatório e participar de forma ativa na consulta. Este estágio, permitiu sedimentar e adquirir novos conhecimentos, que considero chave, para a atividade de todos os médicos. A Medicina Interna, apresenta-se, na minha opinião, como pedra basilar de todo o estágio profissionalizante. Este estágio, foi sem dúvida o que mais contribuiu para a aquisição de autonomia. Pude aprofundar conhecimentos fisiopatológicos, de terapêutica, de acompanhamento de doentes com múltiplas morbilidades, ter papel ativo no trabalho da enfermaria e constatar a pertinência do apoio social dado aos doentes mais frágeis. A frequência do SU neste estágio, foi também importante, pois permitiu melhorar o meu raciocínio clínico adotando um estilo mais dirigido às queixas “agudas” apresentadas pelos doentes. O estágio de Saúde Mental, constituiu o meu primeiro contacto com esta área em Portugal. O facto de ter estado num internamento com jovens, permitiu-me adaptar a minha técnica de entrevista a doentes jovens e a ter contacto com patologias numa fase de agudização. Este estágio foi importante para diminuir o estigma associado à doença mental e ter contacto com as principais síndromes psiquiátricas.Quanto ao estágio de MGF, sendo esta uma especialidade base do nosso Serviço Nacional de Saúde, este constituiu um dos estágios mais importantes da formação profissionalizante. Na USF onde fiquei alocado, tive a

(11)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

11 | P á g i n a

oportunidade de conduzir sozinho várias consultas, indicar planos terapêuticos, melhorar a minha capacidade de estabelecer empatia com os doentes, fator importante para a relação médico-doente. Paralelamente, fui confrontado com a complexidade de programas a que os especialistas estão sujeitos, fator que limita o tempo disponível para a consulta. Em suma, penso ter atingido os objetivos inerentes a este estágio. Na rotação de Pediatria, pude treinar colheita de história clínica junto da criança e seu familiar, realização de exame objetivo e adaptação da comunicação ao doente jovem. Pela permanência numa Unidade de Infecciologia pude estar em contacto com patologias com as quais não estava tão familiarizado consolidando conhecimentos e meios de atuação nesta área. Relativamente à Ginecologia e Obstetrícia, este estágio permitiu consolidar conhecimentos e abordar de forma autónoma as patologias mais frequentes na saúde da mulher. Pude ainda aprofundar os meus conhecimentos na área da PMA e perceber o funcionamento de um serviço de GO num hospital privado. Este estágio foi muito importante, pois considero como escolha futura esta área. Tanto neste estágio, como no de Pediatria e Saúde Mental pude frequentar o SU, experiência importante para aumentar a minha capacidade de raciocínio clínico dirigido a situações agudas.

Relativamente aos Elementos valorativos, gostaria de destacar a realização do 5º ano na

Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf, em Hamburgo, ao abrigo do programa “ERASMUS +”.

Tive assim oportunidade de estar inserido num ambiente hospitalar diferente do português com um sistema de saúde diferente e de melhorar as minhas competências médicas, pessoais, sociais e de fluência numa língua estrangeira.

Concluindo, posso afirmar que tentei aproveitar ao máximo todos os estágios que realizei conciliando com o estudo para a Prova Nacional de Seriação, alcançando de forma bastante satisfatória os objetivos aos quais me propus inicialmente. Gostaria também de terminar com uma palavra de agradecimento a todos os professores, tutores, funcionários, colegas, amigos e familiares por me ajudarem a chegar a “bom porto”, concluindo desta forma o Mestrado Integrado em Medicina.

(12)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

12 | P á g i n a ANEXOS

(13)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

13 | P á g i n a

ANEXO II - Curso TREE - Consentimento Informado, Introdução à Investigação, Avaliação Ética em

(14)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

14 | P á g i n a ANEXO III - Congresso Nacional Estudantes de Medicina (2014)

(15)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

15 | P á g i n a ANEXO IV - I Jornadas Médicas da NOVA (2015)

(16)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

16 | P á g i n a ANEXO V - Estágio clínico ORL no CHVNG/E (2016)

(17)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

17 | P á g i n a ANEXO VI - Programa “ERASMUS +” em Hamburgo (2016-2017)

(18)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

18 | P á g i n a ANEXO VII - Curso Trauma Evaluation and Management (2017)

(19)

Relatório Final MIM|Estágio Profissionalizante

19 | P á g i n a ANEXO VIII - 7ª Reunião da Imunoalergologia de Lisboa (2018)

Referências

Documentos relacionados

Durante a confecção deste artigo foram foram observadas algumas limitações, como a falta de um sistema ERP integrado que automatize as atividades do estoque com outros

We previously reported that coronary artery vessels showed prominent perivascular tissue and fibrotic development among IN-exposed rats [2] and also a significant fibrotic

estão apresentados os sinais FISH obtidos para cada fungo nas quatro condições de fixação estudadas. Estes resultados evidenciam a deteção de todos os

De acordo com o diagrama de causa e efeito, causas raízes como a cultura de consumo que não incentiva o consumo colaborativo, o processo atual de doação que é

Com a pretensão de pesquisar e conhecer o sofrimento psíquico de uma parte da população de Santos, foi utilizado o SRQ (Self Report Questionnaire), um questionário de auto relato

Acresce ainda que, como referido por Lambrecht (2005), a sucessão não deve ser considerada um processo vinculado a um prazo fixo, sendo a transferência da

Tal como referido no início deste trabalho, a questão central do estudo era perceber a contribuição que as histórias infantis tinham relativamente a serem um