• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: A AÇÃO DA PUBLICIDADE DIRECIONADA AOS JOVENS NAS MÍDIAS TRADICIONAIS E SOCIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO BASEADO NA RECEPÇÃO. PROJETO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JOSIANE CRISTINA DE FARIA LIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CARLOS EDUARDO ITO

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): RODOLFO REIJIRO NAKAMURA

(2)

Projeto de Iniciação Científica

A ação da publicidade direcionada aos jovens nas

mídias tradicionais e sociais: Um estudo comparativo

baseado na recepção.

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e

Desenvolvimento Educacional -

IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.

Professor Mestre Carlos Eduardo Kuroki Ito

(3)

2

Resumo do Projeto

Este projeto de iniciação científica pretende um estudo de ações publicitárias que podem indicar novas formas de entendimento acerca das percepções provenientes da interação dos jovens com as mídias ou redes sociais. Entra-se em discussão o próprio conceito de comunicação e como a abordagem científica baseada na recepção dos meios tradicionais podem auxiliar na compreensão do perfil desse público ao assimilarem as mensagens em novas plataformas e contextos.

Palavras-chave – publicidade; redes sociais; mídias sociais; comunicação; geração y.

1 Introdução

Com as evoluções tecnológicas e as novas maneiras de se consumir as mídias é esperado uma alteração na maneira de o público-alvo assimilar também as mensagens publicitárias. Tomando a tecnologia como variável incontrolável, neste cenário, o foco epistemológico da comunicação tem na teoria da recepção uma forte vertente para a construção de um conhecimento científico para a área.

Na América Latina há uma vasta literatura sobre o assunto, tendo como referências os meios audiovisuais tradicionais, de autores como Gulillermo Orozco e Jesus Martín-Barbero. E na Europa, que já na escola de Frankfurt apontava um pouco da tendência na " Dialética do esclarecimento" de Adorno e Horkheimer, criaram classificações com Stuart Hall, onde teoricamente o indivíduo pode se posicionar de três maneira distintas diante das mensagens midiáticas: "dominante" ou preferencial", "negociada", ou de "oposição".

Ao analisar as mídias sociais sob a perspectiva dos mais entusiastas, os jovens, procurar-se-á utilizar do referencial construído pelos estudos dos meios tradicionais para estruturar conhecimentos em uma outra realidade, ou virtualidade,

(4)

tomando a tendência das ações publicitárias como identificador e possível condicionador das mudança de hábitos de consumo das novas mídias.

2 Objetivos

Objetivos Gerais:

- Investigar com que efeitos as mensagens publicitárias estão chegando ou se adaptando aos jovens através das mídias sociais. E tendo como auxilio as teorias de recepção formatadas pelos estudos das mídias tradicionais, possibilitar novas linhas de pensamentos que acrescentariam aos estudos das teorias da comunicação na contemporaneidade.

Objetivos Específicos:

- Estruturar de forma cronológica como variaram as principais ações de comunicação publicitárias direcionadas ao público jovem dentro das mídias sociais.

- Identificar quais aspectos das teorias de recepção das mídias tradicionais podem se aplicar a estruturação de pensamentos na análise do referido objeto de pesquisa.

- Criar novas classificações para os estudos da comunicação e recepção, menos explorados nas áreas das novas mídias.

3 Justificativa

Segundo Mauro Wilton de Souza (1995), nas teorias da comunicação, a partir do ano de 1980, surgiram novas abordagens que tinham como foco a interação junto aos estudos de recepção. Estudos estes que não se apresentavam como grande novidade, visto que já haviam sido discutidos quando analisados os âmbitos que contemplavam meios de comunicação de massa, como a televisão, e público-alvo. Mas que traziam como novo foco científico a pluralidade com que se tratava o receptor

(5)

4 Outro fator relevante nas pesquisas que envolvem o tema foi a incorporação de teorias da psicologia cognitiva no estudo da relação entre a mídia e suas audiências. Esses modelos sobre o processamento da informação trouxeram inovações conceituais e metodológicas para o campo dos estudos dos efeitos da mídia (Wicks, 1992; Garramone, 1992; Geiger e Newhgen, 1994).

Somadas as considerações dos autores citados inicialmente como nomes fortes no campo da recepção aplicados a comunicação nos meios tradicionais, constrói-se uma base sólida para reflexões que novamente podem promover a interação de teorias que devem evoluir conforme muda-se também o perfil dos meios e de quem os consome.

Não se sabe se a popularização das redes sociais é fruto de modismo ou se a plataforma perdurará como um molde definitivo e inovador comparável aos meios de comunicação de massa. Mas seus efeitos são reais, e por meio das estratégias publicitárias que procuram entender como o público recebe as mensagens através deste tipo de mídia, anseia-se por reflexões que tomam como ponto de partida as teorizações baseadas nos meios tradicionais. Quais as diferenças? Quais as semelhanças? Qual o próximo passo? Fortalece-se ainda o perfil do pesquisador que busca novos conhecimentos pautados nas tecnologias mas que não deixará de trazer como referencial o processo científico que visa a evolução contínua do conhecimento. No caso, das teorias de recepção aplicadas à comunicação.

4 Viabilidade

Financeiramente, a proposta de projeto não se mostra onerosa por se tratar de um trabalho maior focado em pesquisas bibliográficas e dados atuais, porém, secundários.

Uma possível pesquisa a se aplicar, traria características qualitativas, pontuais a uma possível necessidade identificada conforme avançam os estágios do projeto. Possivelmente, entrevistas com donos ou profissionais de agências de propaganda atuantes nas áreas da internet e das redes sociais.

(6)

O aluno interessado em ingressar no projeto terá a possibilidade de se aprofundar no estado da arte de uma linha das teorias da comunicação que, apesar de bem explorada aplicadas aos meios tradicionais, ainda não se produziu suficiente material referencial tomando como contexto as novas tecnologias. Contudo, é recomendado, como forma de estímulo, uma bolsa pesquisa ao ingressante, pois o trabalho de busca das informações será árduo e a necessidade do comprometimento com os objetivos, imprescindível. Visto que os resultados surgirão do cruzamento de informações coletadas, tornando o projeto essencialmente reflexivo.

5 Metodologia para o desenvolvimento

do projeto

A metodologia que será utilizada é a bibliográfica seguida de desenvolvimento de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica fará uso de publicações, artigos e interpretações de livros com o intuito de revisar o tema abordado, identificar os discursos no contexto das teorias da recepção aplicáveis a comunicação e a publicidade nas mídias sociais.

Para a pesquisa de campo, já referida com caráter qualitativo, é preferida e adequada a escolha do método pelo fato de não se prender a generalizações programáveis. Como a abordagem pretende tratar de um objeto de recente percepção aliado à teoria dos meios de massa, parte do pesquisador a elaboração descritiva da experiência teórica em consonância ao que se vivencia junto ao público determinado.

Aspectos Éticos do Projeto:

Análise crítica dos riscos e benefícios aos sujeitos da pesquisa - Nenhum dos envolvidos na pesquisa terá qualquer tipo de riscos: físico, mental ou

(7)

6 onde os pesquisadores terão como experiência a reflexão do que se produziu de conhecimento até o momento sobre assunto e como poderão contribuir para a continuação do processo científico.

Responsabilidade do pesquisador, da instituição e do patrocinador - Cabe ao orientador apresentar ao acadêmico voluntário os subsídios e a carga teórica inicial necessárias ao entendimento do que necessita o projeto. Avaliar a quantidade e a qualidade da leitura referencial trazida pelo novo pesquisador, indicando métodos e estruturando estrategicamente o processo de aprendizagem reflexiva. E a instituição fica o comprometimento em disponibilizar todo material que se mostre necessário, por vezes extrapolando o volume permitido para empréstimo dos alunos normalmente matriculados, além do suporte burocrático que para alguns fins, referentes ao andamento do projeto, contribuirá emitindo declarações a terceiros afirmando esta ser uma pesquisa vinculada ao programa da Universidade.

Local onde serão realizadas as diversas etapas da pesquisa - A pesquisa não precisará de definições de localidades que necessitem planejamentos, não se trata de um fator determinante. Os possíveis deslocamentos dependerão do próprio pesquisador ao buscar material referencial, provavelmente entre bibliotecas das instituições de ensino regionais, o que não pode ser, por enquanto, mensurável. E em determinado momento para a realização da pesquisa qualitativa, que não é pretendida em localidades distantes, visto que é avaliado que o entorno da região da Universidade (São Bernardo e São Paulo) traz uma gama de atores dentro do objeto de pesquisa capazes de suprirem as necessidades que se apresentarão.

6 Cronograma

1ª. Etapa – Revisão de Literatura, pré-projeto

2ª. Etapa - Entrega de pré-projeto, pesquisa de campo

3ª. Etapa - Formatação de artigo baseado no material produzido 4ª. Etapa – Entrega de artigo, produção do relatório final

5ª. Etapa - Entrega do relatório final de pesquisa

Inicialmente, cronograma adequado a participação nos eventos CONIC (agosto) e INTERCOM (setembro), esse específico da área científica da comunicação.

(8)

A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado:

FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1ª. Etapa X X X X

2ª. Etapa X X X X

3ª. Etapa X X X 4ª. Etapa X X X 5ª. Etapa X

Legenda: Entrega do artigo

parcial

Preparação para participação no Conic

Entrega do artigo final - concurso interno

7 Resultados Esperados

O referido projeto de pesquisa, aqui apresentado de forma bastante simplória, traz à Universidade subsídios para que alunos interessados ingressem no campo científico sem deixar de lado a parte prática, e de objetos de estudo que a eles são no mínimo familiares como as novas tecnologias e as redes sociais. Claro que o pesquisador orientador tem a exata noção dos limites desta interação, dosada para que a carga de estudos não se torne massivamente teórica, tornando o interesse mútuo constante.

Com os resultados do conhecimento produzido espera-se a construção de material que leve o nome da instituição a eventos da área, focando principalmente a participação no INTERCOM, que acontecerá no mês de setembro. Para a produção científica, são esperados artigos que surjam no início de um novo processo dentro dos estudos da comunicação e de como entender o público receptor das mensagens, principalmente após a efetivação da internet como grande mídia de massa.

Referências

BARBERO, Jesus Martín: De los meios a las práticas. México, Universidade Ibero-Americana, 1990.

(9)

8 BOURDIEU, Pierre: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

GARRAMONE, Gina: “A broader and ‘warmer’ approach to schema theory,” in S. Deetz, ed. Communication Yearbook, Vol. 15, 1992.

GEIGER, Seth e John Newhagen: “Revealing the black box: information processing and media effects,” in M. Levy e M. Gurevitch, eds., Defining Media Studies:

Reflections on the Future of the Field, New York: Oxford University Press, 1994.

HALL, Stuart: A identidade cultural na pós-modernidade.Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. Ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

OROZCO, Gullermo (org.): A comunicación desde las práticas sociales. México, Universidade Ibero-Americana, 1990.

SOUSA, M. W: A Recepção sendo reinterpretada. Novos Olhares (USP), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 39-46, 1998.

WICKS, Robert: Schema theory and measurement in mass communication research: theoretical and methodological issues in news information processing,” in S. Deetz, ed,Communication Yearbook, Vol. 15, 1992.

Referências

Documentos relacionados

(A) todo profissional médico que atua no programa de Saúde da família, tem de exercer a clínica integral do paciente. (B) todo profissional de saúde deve estar preparado para

De maneira sucinta, porém objetiva, este artigo, propôs dirimir possíveis controvérsias à visão do Tratado da Amizade, bem como explicitar relevantes avanços no

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Nas condições do presente experimento, pode-se concluir que: (a) os exames histológicos nos cecos evidenciaram infiltrado inflamatório com predominância de macrófagos e

No fim de 1988 Walia et al., introduziram o primeiro instrumento endodôntico manual produzido com fio ortodôntico de NiTi, demonstrando que o mesmo possuía duas a três vezes maior

Deste modo, destaca-se que muito embora os resultados da pesquisa estejam sujeitos às limitações econométricas inerentes ao modelo de ajustamento parcial e na configuração