• Nenhum resultado encontrado

Proposta Paisagista Sustentável em uma Instituição de Ensino Superior, Realizado por Graduandos de Engenharia Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta Paisagista Sustentável em uma Instituição de Ensino Superior, Realizado por Graduandos de Engenharia Civil"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

Proposta paisagista sustentável em uma Instituição de ensino Superior,

realizado por graduandos de engenharia civil.

Allyson Martins da Rocha, Nelson da Silva, José Rodolfo Torres Moreira Abrantes, kelvin Adriano Bernardo da Silva, Liliane Maria peixe Diniz, Medson da Silva Diniz, Flávia Garrett Azevedo, Ênio Dikran V. Bruce,

Márcio André Maia Campos, Kilma Maria Pontes Ferraz Faculdade Estácio do Recife, Campus San Martin.

allysson_hc@hotmail.com, nelson.eng.civil15@hotmail.com,jrtorres190@gmail.com, kelvin_adriano_bernardo@hotmail.com,lilianepeixe@hotmail.com, medsondiniz@hotmail.com,

bioeng.garrett@gmail.com, eniobruce@hotmail.com, marcio.campos@estacio.br, kilmamariapontesferraz@gmail.com

Resumo. A elaboração do paisagismo sustentável é uma a arte e técnica de promover o projeto,

planejamento, gestão e preservação de espaços livres transformando o ambiente num local agradável. Ajudando na compreensão para que melhorem suas condições de conforto ambiental, protejam o solo contra a erosão, organizam e estruturam os espaços livres projetados, viabilizando condições para apropriação aos estudantes, visitantes e colaboradores, por meio do lazer e da sua socialização, tendo em vista como diretriz a manutenção e recuperação não só da vegetação, mas também do espaço existente, podendo amenizar a ação da natureza e as condições criadas pelo meio ambiente construído. O presente trabalho teve como objetivo estudar, verificar, avaliar e planejar, nas áreas destinadas ao projeto de paisagismo em um dos núcleos da Instituição de Ensino Superior, na melhoria das condições ambientais e estéticas com sustentabilidade.

Palavras- chaves: Paisagismo. Sustentabilidade. Engenharia civil.

Abstract. The development of sustainable landscaping is an art and technique of promoting the

design, planning, management and preservation of open spaces transforming the environment in a nice place. Helping understanding to improve their conditions of environmental comfort, protect the soil against erosion, organize and structure the spaces designed, creating conditions for appropriation to students, visitors and employees through leisure and socialization, with a view as a guideline maintenance and recovery not only vegetation, but also the existing space and can minimize the action of nature and the conditions created by the built environment. This study aimed to study, verify, evaluate and plan in the areas intended for the landscaping project at one of the centers of higher education institution, improving environmental and aesthetic conditions and sustainability.

(2)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

1. Introdução

O paisagismo é uma especialidade da arquitetura e pode ser definido como a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres. Recentemente tem-se trabalhado com o conceito de paisagismo sustentável que consiste em buscar integrar ao paisagismo as dimensões da sustentabilidade, ou seja, uso de plantas nativas, redução da manutenção e atração de ave-fauna selvagem. A sustentabilidade significa o uso dos recursos naturais de forma responsável e consciente, não prejudicando sua renovação pelas gerações futuras, pois conscientizar as pessoas que o paisagismo serve para manter o equilíbrio do ecossistema destruído pelo homem(QUEIROZ, 2013).

A estrutura hoje da Estácio Recife Unidade San Martin - Núcleo das engenharias, é um espaço novo, completou dois anos de Fundação. Foi constatado a necessidade de ações corretivas nos campos de futebol, área verdes em mau estado de conservação, com piso degradado e inadequado à prática desportiva, além da necessidade de uma área de conveniência de laser verde. Diante do exposto, os alunos e professores, realizaram uma proposta implantação do de paisagismo na Instituição. A arte e técnica de transformar a paisagem do espaço externo, promoverá uma composição harmoniosa da vegetação com demais elementos da natureza introduzidos pelo homem, transformando o ambiente em um local agradável. Além disso, ajudará na compreensão e elaboração de projetos que melhorem suas condições de conforto ambiental, proteção do solo contra a erosão, organização e estruturação dos espaços livres projetados. Viabilizando condições para apropriação aos estudantes, visitantes e colaboradores, por meio do lazer e da sua socialização, tendo em vista como diretriz a manutenção e recuperação não só da vegetação, mas também do espaço existente, podendo amenizar a ação da natureza e as condições criadas pelo meio ambiente construído.

2. Metodologia

2.1 Local de estudo e coleta dos dados

A metodologia utilizada ocorreu em quatro etapas: pesquisa bibliográficas, trabalho em campo realizando as medições, coleta de amostra de solo, identificação de espécies de vegetais, elaboração das plantas e realização do memorial descritivo.

2.2 Etapas I e II

A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas como livros, artigos, editoriais sobre medições na construção civil em artigos encontrados na Bireme, Scielo e Lilacs. Desses, foram utilizados materiais encontrados em português e inglês publicados até 2016, além disso, realização do trabalho em campo ( Figura 1) através da medição do terreno da Estácio do Recife (Figura 2), Unidade San Martin, pelos os seguintes equipamentos:

 Trena comum de 5 metros;

(3)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

 Trena a laser Bosch profissional de 70 metros, utilizando a unidade de comprimento em metros.

Figura 1. Trabalho de campo realizado pelos alunos do projeto medições na Estácio Recife-

Unidade San Martin.

Figura 2. Locais e acessos das medições, Núcleo das Engenharias – Estácio Recife

Foi realizada a coleta (Figura 3) das amostras do solo em alguns pontos, com o objetivo de verificar os componentes químicos, físicos e biológicos, que compõem a fertilidade,

(4)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

e daí gerar diagnósticos seguros para tomadas de decisões no sentido de melhor avaliar seus componentes e modifica-los, objetivando a manutenção da produtividade dos vegetais em estudo, e sua conservação para gerações futuras.

Figura 3. Trabalho de campo realizado pelos alunos do projeto coleta das amostras do solo da

Estácio Recife- Unidade San Martin.

A realização de identificação das vegetações no local (Figura 4) foi executada por meio da apropriação de espécies vegetais existentes, com a identificação das plantas pelo nome científico, no âmbito de gênero ou espécie, utilizando-se metodologia de comparação com o material de herbário, uso de chaves dicotômicas, por meio de literatura específica e de uma Bióloga no auxilio da identificação das vegetações.

Figura 4. Vegetação encontrada na Faculdade Estácio Recife- Unidade San Martin.

2.3 Etapa III

Após as medições, a planta foi plotada no Software AutoCad (Figura 5) e com base nas medições foram realizadas e conferidas as medidas do local. Após a conferência, foram realizados os ajustes, principalmente.

(5)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

Figura 5. Planta plotada Núcleo das Engenharias- Software AutoCad

2.4 Etapa IV Memorial Descritivo

O memorial descritivo teve por objetivo definir os materiais a seremempregados na obra,

assim como também orientar sobre o correto uso dos mesmos. O projeto teve como proposta

finalidade realizer uma simulação das áreas de preservação permanentes, compreender a caracterização da área a ser recuperada, a avaliação, o levantamento de recursos humanos, financeiros e cronogramas de execução da obra.

3 Resultados e Discurssões

As medições de um projeto ou de uma obra consistem na quantificação objetiva, global e específica, dos diferentes trabalhos e encargos definidos. O processo de cálculo é realizado através das medições podem ser efetuadas tendo por base os elementos constituintes de um projeto ou de uma obra. A elaboração do mapa de medições foi uma sequência que esteve de acordo com a ordem dos trabalhos a executar em obra, reuniu os grupos distintos e ordenados os diferentes trabalhos existentes. A medição do progresso não é uma estatística isolada. Uma boa medição de progresso é inútil se não servir como “alimentador” para a previsão. Estas previsões, talvez através de metodologias como valor agregado, permitem a sua organização prever como o projeto vai ficar (em termos de custo ou cronograma), em sua conclusão.

Com relação as analise químicos do solo, verificou que nas amostras do solo de 0 a 50 cm

(6)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

K+ (potássio) 35,3 mg/dcm3, Ca²⁺ 1,16 mg/dcm3, Mg²⁺ (magnésio) 1,03 mg/dcm3

, e Al3+

(alumínio) 0,46 mg/dcm3, e com nas amostras de 50 á 100 cm de profundidade, pH de 5,1

e constituídos por P (fósforo) 0,15 mg/dcm3, K+ (potássio) 25 mg/dcm3, Ca²⁺ 0,06

mg/dcm3, Mg²⁺ (magnésio) 0,08 mg/dcm3

, e Al3+ (alumínio) 1,14 mg/dcm3.

A medição de progresso foi usada para calcular a produtividade e, portanto, mais uma vez, contribuir para o software , no caso o AutoCad para execução da proposta do projeto. O software de planejamento ajudou a resolver a alocação de recursos limitados para a execução do projeto. O planejamento, no entanto, realizou algumas suposições sobre a rapidez com que o trabalho progrediu. Os resultados reais de medição de progresso traduziram em produtividade e ajudaram a informar se os recursos serão ocupados mais do que o inicialmente previsto.

Após a conferência do local com a planta plotada, foram realizados os ajustes, em toda área, principalmente com a reorganização do estacionamento, bicicletario e a parte destinada ao acesso aos pedrestes; obtendo a planta finalizada conforme a Figura 6, detalhando a plantabaixa do quiosque (Figura 7).

(7)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

Figura 7. Planta baixa quiosque

O memorial descritivo se divide em 11 etapas abaixo explicitadas:

Raspagem e limpeza do terreno - O serviço de limpeza de terreno é executado com a retirada de vegetação e entulho do local. Este serviço deve ser realizado por um profissional capacitado para executar estas tarefas, e máquinas e equipamentos adequados. É comprovado que a limpeza correta valoriza em até 90% seu terreno, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Aluguel de caçamba - estacionaria adaptável para poliguindaste com capacidade de 5 m3, para remoção de metralha e entulho proveniente de construção. (Prazo de locação por unidade = 7 dias).

Execução de base - solo cimento com mistura na pista, c/ 4 por cento em peso de cimento, inclusive fornecimento de material.

Pavimento sobre base - já executada com blocos pré-moldados com 10 cm de espessura (tipo blokret ou similar), assentados sobre colchão de areia de 5 cm, inclusive rejuntamento.

Fornecimento e assentamento- meio-fio de concreto pré-moldado para jardim, dimensões (1.00 x 0.20 x 0.10) m, rejuntado com argamassa de cimento e areia 1 2. Meio-fio de concreto pré-moldado, dimensões (1.00 x 0.15 x 0.50) m, rejuntado com argamassa de cimento e areia 1:2.

Pavimento com paralelepípedos- graníticos assentados sobre colchão de areia com 6.0 cm de espessura, e rejuntados com argamassa de cimento e areia no traço 1:2.

Execução de base de solo - brita 25 com 25 por cento de pedra em peso, inclusive fornecimento do material.

(8)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

Fornecimento e plantio - Mudas arbóreas de tamanho médio, com cerca de 1,50 m de altura, incluindo a preparação de cova de 40,0 x 40,0 x 40,0 cm, com barro de jardim e estrume bovino curtido.

Quiosque de piaçava- roliço, tratado em autoclave, inclusive apoio e 06 bancos em madeira.

Fornecimento e instalação – Bicicletario de chão individual em tubos de aço galvanizado.

Limpeza final - Toda a infraestrutura de obra, como barracos, banheiros, escritórios e depósitos provisórios serão demolidos e removidos do terreno. Os apartamentos e áreas comuns receberão limpeza dos pisos, janelas e paredes, e serão entregues em condições de habitabilidade.

Após a finalização da etapa IV, foi realizado um orçamento seguindo a metodologia própria em conjunto ao memorial descritivo (Tabela 1).

Tabela 1- Orçamento Proposta de Implantação dos projetos de paisagismo

(jardinagem), que faz parte do empreendimento construído na Estácio do Recife, pelos alunos de Engenharia.

4 Conclusão

O presente projeto conseguiu concluir a proposta em arte e técnica de transformar a paisagem do espaço externo, promovendo uma composição harmoniosa da vegetação

(9)

Vol. 1 - N0 3 - Dezembro, 2016_____________________________________________________

com demais elementos da natureza e os introduzidos pelo homem, transformando o ambiente num local agradável. Além disso, ajudando a compreensão e melhoria em condições de conforto ambiental, protejam o solo contra a erosão, organizem e estruturem os espaços livres projetados; viabilizando condições para apropriação aos estudantes, visitantes e colaboradores, por meio do lazer e da sua socialização, tendo em vista como diretriz a manutenção e recuperação não só da vegetação, mas também do espaço existente.

Referências

MACEDO, S. S., Quadro do Paisagismo no Brasil- São Paulo, coleção Amapá,

v.1,1999. Revista Eletrônica Paisagismo em Foco 2015.

http://paisagismoemfoco.com.br/. Acessado em 05 de Junho de 2015.

QUEIROZ, N. T., Paisagismo. Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - 5ª Edição nº 005 Vol.01/2013 – julho/2013.

ROCHA, A. M., SILVA, N., ABRANTES, J. R. T., SILVA, K. A. B., DINIZ, L. M., DINIZ, M. S., AZEVEDO, F. G., BRUCE, E. D. V., CAMPOS, M. A. M., FERRAZ, K. M. P., Implantação do projeto de paisagismo, parte do empreendimento

construído na Estácio do Recife pelos alunos de Engenharia. II Semana de

Engenharia 2015. Faculdade Estácio do Recife. Apresentação em painel, 28 de Agosto 2015.

ROCHA, A. M., SILVA, N., ABRANTES, J. R. T., SILVA, K. A. B., DINIZ, L. M., DINIZ, M. S., AZEVEDO, F. G., BRUCE, E. D. V., CAMPOS, M. A. M., FERRAZ, K. M. P., A importância das medições nas engenharias no controle e

melhoria de um projeto paisagista na Estácio Recife. XIV JONIC 2015 – Jornada de

Iniciação científica. Faculdade Estácio do Recife. Apresentação em painel código (ME-01), 10 de Novembro 2015.

Zacharias Filho , F. , ZANETTI, V. Z., PRIETO, M. L. A., Vegetação e Paisagismo: especificações da edificação escolar de primeiro grau - Vegetação e Paisagismo. São Paulo : FDE , 1990.

Referências

Documentos relacionados

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial