• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DO USUÁRIO ONCOLÓGICO: OLHAR DA ENFERMAGEM

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): AURÉLIA DANDA SAMPAIO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): HEDI CRECENCIA HECKLER DE SIQUEIRA ORIENTADOR(ES):

(2)

A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO TRATAMENTO DO USUÁRIO ONCOLOGICO: Olhar da Enfermagem

Aurélia Danda Sampaio

Profª Drª Hedi Crecencia Heckler de Siqueira (orientadora)

Resumo

Com o estudo do estado da arte já realizado e a futura pesquisa de campo, objetiva-se analisar a influência da espiritualidade no tratamento do paciente oncológico e verificar a contribuição da enfermagem nesse processo sob o olhar do enfermeiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, será realizada num hospital Universitário da região sul do RS que atende usuários oncológicos nos setores de oncologia e UTI Adulto. Os dados serão coletados junto a enfermeiros que exercem a sua atividade profissional nos setores oncológicos e interpretados por meio da técnica da Análise Temática, seguindo os passos de Minayo Espera-se, contribuir e corroborar com dados já observados e relatados por profissionais de enfermagem, e conseguir reafirmar que existe significativa influência positiva da espiritualidade no tratamento de pacientes oncológicos da mesma forma incentivar novos pesquisadores e conscientizar profissionais da área da saúde sobre essa importante forma de enfrentamento do usuário oncologico frente a doença.

Introdução

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca, 2009) câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células malignas que envolvem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se por outros órgãos do corpo. Essas células podem dividir-se muito rapidamente formando tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias.

A oncologia é a especialidade médica que estuda os tumores e também é conhecida, no Brasil, como cancerologia e está voltada para a forma mais adequada de tratamento estudando como o câncer se desenvolve. O tratamento oncológico é sempre muito individualizado e pode ter como objetivo a cura ou alivio dos sintomas objetivando uma melhor sobrevida ou qualidade de vida, segundo matéria publicada do Instituto Oncoguia no dia 27/04/2014.

A espiritualidade tem recebido vários conceitos através da historia, para McGrath (2009, p..20), a “espiritualidade é a prática real da fé religiosa de uma pessoa – o que a pessoa faz com o que crê”.

Pode-se considerar Florence Nightingale como precursora da espiritualidade na enfermagem porque já no inicio do século passado, incentivava a necessidade da prática da espiritualidade junto ao ser humano doente, considerando-o como um ser integral: biológico, social, psicológico e espiritual. Florence Nightinngale ponderava imprescindível a dedicação do enfermeiro aos cuidados integrais ao

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS.

Curso de Graduação em Enfermagem

(3)

individuo. O centro das ações da enfermagem, para ela deveria ser de forma holística, ou seja integral (PEDRÃO, 2007).

O trabalho do enfermeiro, conforme Guerreiro (2009), denota grande relevância uma vez que o enfermeiro é o principal responsável pelo cuidado do paciente, sendo imprescindível que o mesmo esteja preparado para contribuir com o tratamento do paciente oncológico oferecendo-lhe juntamente com os demais cuidados biológicos, sociais, psicológicos a assistência espiritual como forma de tratamento coadjuvante.

Os questionamentos sobre Espiritualidade têm aumentado nos últimos anos, a busca por sentido na vida, tem aproximado os homens de Deus e da fé, tornando a espiritualidade uma forte aliada no enfrentamento de doenças, especialmente, as terminais como o câncer. Uma das formas de enfrentamento da doença e da morte, está diretamente ligada a força da espiritualidade e a religião (TRENTINI (2005). Nesse mesmo entendimento Moreira-Almeida (2010) considera que a espiritualidade e a saúde têm despertado um crescente interesse entre pesquisadores e acadêmicos.

Koening (2012) assevera que uma oração breve dita por um profissional de saúde pode ser muito significativa ao paciente e representar uma das mais poderosas intervenções psicossociais feitas por um profissional de saúde. Considera ainda que um dos motivos pelos quais os profissionais de saúde devem conversar com os pacientes sobre suas necessidades espirituais é que a religião influencia a capacidade do paciente de enfrentar a doença. Neste sentido, para White (2004), a oração é a respiração da alma.

O presente trabalho ao buscar coletar dados junto aos enfermeiros que prestam cuidados de enfermagem a pacientes oncológicos, têm a possibilidade de observar as diversas dimensões do ser humano que se encontram afetados por essa doença. A análise e interpretação desses dados poderão levar a aprofundar o conhecimento que já se encontra construído sobre a influência da espiritualidade no tratamento de usuário acometido de neoplasia. Esse avanço poderá possibilitar construir subsídios favoráveis aos cuidados de Enfermagem que, ao utilizá-los poderão, auxiliar os pacientes que se encontram em tratamento oncológico. Além disso, eles poderão ser capazes de auxiliar na academia oferecendo subsídios para o ensino dos cuidados de enfermagem aos pacientes oncológicos.

Objetivos

Objetiva-se analisar a influência da espiritualidade no tratamento do paciente oncológico e verificar a contribuição da enfermagem nesse processo sob o olhar do enfermeiro.

Desenvolvimento

Inicialmente realizou-se o estudo do estado da arte com base na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),utilizando descritores da saúde (DeCS): Espiritualidade, Paciente, Oncologia, Enfermagem a partir das bases da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca virtual Scientific

Electronic Library Online (SciELO), foram selecionados sete artigos que abordam a

espiritualidade como forma de auxiliar no enfrentamento da doença do usuário oncológico, bem como, tema sobre a importância do preparo do profissional de enfermagem para essa assistência. Buscou-se, também, aprofundar o conhecimento relativo a esse assunto, em bibliografias referente as áreas de Saúde e Espiritualidade.

(4)

A proposta da pesquisa foi devidamente registrada na Plataforma Brasil e encaminhada para o Comitê de Ética da Anhanguera. Aguarda-se a aprovação pelo Comitê de Ética para entrada em campo para realizar a coleta de dados.

A presente pesquisa de campo caracteriza-se como descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. Será realizada no Hospital da Universidade Federal de Pelotas, instituição hospitalar da região sul do Rio Grande do Sul que atende pacientes oncológicos.

Os participantes serão 10 enfermeiros que atuam, ativamente, nos cuidados de enfermagem aos usuários oncológicos internados nos serviços de oncologia e UTI Adulto.. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista semi-estruturada com os participantes da pesquisa, valendo-se de um guia norteador, com questões fechadas e abertas, que contemplam a temática, a questão de pesquisa e objetivos, construído, especificamente, para essa finalidade e será testado, previamente, antes da aplicação aos participantes. A análise e interpretação dos dados serão realizadas utilizando a técnica da análise temática, seguindo os passos de Minayo (2010):

Resultados Preliminares

As etapas realizadas indicam que há possibilidade de alcançar resultados favoráveis em relação ao aprofundamento do conhecimento a respeito da influência da espiritualidade nos usuários oncológicos. O estudo do estado arte, já realizado, permitiu obter uma ampla revisão de literatura e, assim, conhecer diversos aspectos apontados pelos pesquisadores em relação a essa temática.

Realizou-se o cadastro junto à Plataforma Brasil e o encaminhamento da documentação ao Comitê de ética da Faculdade Anhanguera CEP/AESA que aguarda liberação.

Como acadêmica manifesto satisfação com o trabalho porque a pesquisa assinala uma caminhada com possibilidades múltiplas de aprendizagem e de busca do conhecimento.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde . Instituto Nacional do Câncer.estimativa 2010, Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro 2010. Disponível em: HTTP://www.inca.gov.br/estimativa/2010/

CORTEZ, E.A. Religiosidade e Espiritualidade no ensino de enfermagem: contribuição da gestão participativa para a integralidade do cuidado. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade 43 Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://teses2.ufrj.br/Teses/EEAN_D/ElaineAntunesCortez.pdf>. Acesso em: 27 dez.2013.

GUERREIRO, G.A; ZAGO, M.M.F.; SAWADA, N. O.; PINTO, M. H.. Ainfo: Relação entre Espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100008 Acesso em 18 de janeiro de 2014.

KOENING, H.G. Medicina, Religião e Saúde: O encontro da ciência e da

(5)

MCGRANT, A. Uma introdução a Espiritualidade Cristã - São Paulo: editora Vida, 2008.

MESQUITA, A.C.; CHAVES, É. de C. L.; AVELINO. C. C.; NOGUEIRA, D. A.; PANZINNE, R. G.; CARVALHO, E. C. Ainfo: A utilização do enfrentamento religioso/espiritual por pacientes com câncer em tratamento quimioterápico. Disponivel em:HTTP://WWW.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/pt014-1169-rlae-21-02-0539.pdf

McGrath, A.: Uma introdução à espiritualidade cristã. São Paulo: Vida, 2009.

MINAYO, C..S..: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª Edição. São Paulo: Hucitec, 2010

MOREIRA-ALMEIDA, A. O crescente impacto das publicações em espiritualidade e saúde e o papel da Revista de Psiquiatria Clínica. Revista de Psiquiatria Clínica. 2010; 37(2):41-2. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rpc/ v37n2/a01v37n2.pdf >. Acesso em: 19 dez 2013

O que é oncologia? Instituto Oncoguia. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e-oncologia/82/1/: Acesso em 27 dez 2013.

PEDRÃO, R.B.; BERESIN,R. Ainfo: o enfermeiro frente à questão da espiritualidade.

Einsten 2010; 8(pt1):86-91 Disponível em:

apps.einsten.br/revista/arquivos/PDF/1208-Einstenv8n1_port.pdf

Trentini M, Silva SH, Valle ML, Hammerschmidt KSA. Enfrentamento de situações adversas e favoráveis por pessoas idosas em condições crônicas de saúde. Rev Latino-am Enfermagem 2005; 13(1): 38-45.

WHAITE, E. G.: Mensagem aos Jovens- São Paulo: Casa Publicadora Brasileira,2004.

Referências

Documentos relacionados

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

A comissão parlamentar de inquérito investigou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

formação de biofilme das amostras de SEPEC estudadas, observamos altas prevalências de amostras móveis (expressão de flagelos, 100%) positivas para adesão sobre

textos que abordam a história Pedra Bonita na tessitura de Pedra Ido Reino. Interessa-nos fazer um paralelo entre o ponto de vista dos historiadores e do