• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Farmácia da Sé, SA (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Farmácia da Sé, SA (Guarda)"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)
(2)

R E L AT Ó R I O D E E S T Á G I O

EDMUNDO MENESES SILVA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM MARKETING

JULHO DE 2011

Gesp.007.03

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

(3)

Ficha de Identificação do Estágio

Nome do estagiário: Edmundo Meneses Silva Curso: Marketing

Número: 1009020

Nome da empresa: Farmácia da Sé, SA

Endereço: Rua Batalha Reis - Bloco A, Código Postal: 6300 - 668

Localidade: Guarda

Telefone: +351 271 223 202 Fax: +351 271222747

E-mail: farmacia-se@farmacia-se.com; farmaciaemcasa@farmacia-se.com

Website: http://www.farmaciaemcasa.pt/

Estabelecimento de Ensino: Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda

Início de Estágio: 11 de Outubro de 2010 Fim de Estágio: 19 de Dezembro de 2010

Duração do Estágio: 400 horas

Orientador na Farmácia da Sé: José Madeira Grilo

(4)

Plano de Estágio Curricular

O plano de estágio é um documento que consiste num conjunto de atividades e funções, delineadas com o efeito de orientar e prever o período de estágio, com o objectivo de proporcionar ao estagiário aprendizagem e experiência profissional no mercado em que está inserido.

As atividades propostas para este estágio na Farmácia da Sé foram:

Colaboração na definição do Plano de Marketing para o ano de 2011;

Participação na definição e implementação das atividades afetadas ao lançamento do Cartão cliente;

Participação e colaboração nas atividades de preparação da inauguração das novas instalações;

(5)

Resumo do trabalho desenvolvido

Este relatório tem por alicerce o relato de 11 semanas de estágio curricular efectuada na Farmácia da Sé, em que se pretende descrever o trabalho efetuado definidos no plano de estágio. A participação na definição e implementação das atividades afetas ao lançamento do Cartão cliente; o apoio à equipa da loja, através de alguns cartazes feito em Photoshop; a atualização da página do facebook da empresa; e a participação e colaboração no processo de preparação da inauguração das novas instalações, através de uma ação de marketing de guerrilha, foram atividades desempenhadas com total empenho e por isso o estágio foi extraordinariamente útil e enriquecedor, tanto a nível profissional, como pessoal. O trabalho desenvolvido foi aqui enquadrado de modo a relacionar a prática com os conhecimentos aprendidos nas unidades curriculares da licenciatura em Marketing.

Palavras-chave: Marketing; Marketing Direto; Marketing de Guerrilha; CRM; Redes Sociais;

(6)

Agradecimentos

Exponho aqui um grande agradecimento à minha família pelo apoio, carinho e afecto que me têm dado ao longo dos tempos.

Aos amigos e colegas que me acompanharam nesta etapa académica, pelo seu espírito de companheirismo e ajuda estarei sempre grato.

Aos docentes que permitiram a minha evolução académica e me proporcionam o aglomerar de conhecimento que marcará o meu futuro profissional e pessoal, e com grande alegria e reconhecimento pelo tempo de partilha e discussões passados nas salas de aula.

Um grande agradecimento á minha orientadora, pela disponibilidade, pelos conselhos sensatamente disponibilizados.

Aos profissionais da Farmácia da Sé, pelos seus conselhos e partilha de conhecimentos, agradeço pelas vivências partilhadas e a pela boa disposição sempre presente.

Por fim, a todos os que de certa forma me marcam ou marcaram, partilho com respeito, educação, conhecimento, amizade e lealdade, pois comigo os ostento nas minhas ações.

(7)

Índice

Ficha de Identificação do Estágio ... i

Plano de Estágio Curricular ... ii

Resumo do trabalho desenvolvido ... iii

Agradecimentos ... iv Índice de Figuras ... vi Introdução ... 1 1. Farmácia da Sé ... 2 1.1 Identificação da empresa ... 2 1.2 Apresentação da Farmácia da Sé ... 3 1.3 A Equipa ... 5 1.4 Áreas de atuação ... 6 1.5 Serviços farmacêuticos ... 7

2 Descrição das Atividades de Estágio ... 8

2.1 Atividades desenvolvidas no Estágio ... 8

2.2 Participação, definição e implementação das atividades afetas ao lançamento do cartão cliente. ... 8

2.3 Gestão da página do Facebook ... 11

2.4 Ação de Marketing de Guerrilha ... 14

2.5 Outras Atividades ... 18

Conclusão ... 22

Bibliografia ... 23

(8)

Índice de Figuras

Figura 1 - Logótipo da Farmácia da Sé ... 4

Figura 2 - Página de Facebook da Farmácia da Sé ... 13

Figura 3 - Balão com a mensagem de abertura ... 16

Figura 4 - Carrinha de mercadorias com balões ... 16

Figura 5 - Foto tirada numa rua de um bairro ... 17

Figura 6 - Automovéis com os balões ... 17

Figura 7 - Imagem Elaborada para a Nuxe... 19

Figura 8 - Imagem Elaborada para Orlane ... 20

(9)

Introdução

No âmbito da obtenção do grau de licenciatura em Marketing, existe o estágio curricular como tarefa e fase conclusiva. No decorrer do período de estágio, foram várias as atividades desenvolvidas, com carácter heterogéneo e relevante no que toca ao enquadramento teórico das disciplinas leccionadas no Curso de Marketing. O presente relatório tem por objectivo representar uma descrição fidedigna e a justificação das atividades desenvolvidas.

O estágio foi realizado na empresa Farmácia da Sé, com a duração de 400 horas, com início no dia 11 de Outubro de 2010 e concluído no dia 19 de Dezembro do mesmo ano. Este relatório foi estruturado em 2 capítulos, iniciando o seu conteúdo pela descrição e história da Farmácia da Sé, procurando dar a conhecer a realidade e a sua presença mercado. Procurou-se ainda, de seguida, enquadrar as atividades desenvolvidas em termos teóricos e ao mesmo tempo descrevendo-as, seguindo de forma sustentada e perceptível o relatar dos acontecimentos, com uma avaliação crítica de todo o processo de estágio.

(10)

1. Farmácia da Sé

1.1 Identificação da empresa

Nome: Farmácia da Sé

Morada: Rua Batalha Reis nº2 Bloco A

6300-668 Guarda Contactos:

Telefone: +351 271 223 202 Fax: +351 271222747

E-mail: farmacia-se@farmacia-se.com; farmaciaemcasa@farmacia-se.com

Sitio na Internet: http://www.farmaciaemcasa.pt/

Identidade Jurídica da empresa: Sociedade Anónima

Atividade: Comércio De: Medicamentos;

Artigos de puericultura; Artigos de dermo-cosmética; Produtos capilares;

Artigos de higiene oral; Produtos naturais; Produtos ortopédicos.

Coordenador de Estágio: José Arnaldo Saraiva Madeira Grilo

Capital Social: 100.000€

(11)

1.2 Apresentação da Farmácia da Sé

1

O alvará da Farmácia da Sé data de 28/3/1953 atribuído ao Farmacêutico Dr. Manuel Estêvão. Posteriormente, a propriedade passou para os seus filhos Dr. José Estêvão e Dra. Margarida Estêvão.

Em 1991 foi adquirida pela Farmacêutica Dra. Maria João Grilo, a atual proprietária e Diretora Técnica.

A Farmácia funcionou desde a fundação até 1997 na Praça Luís Camões junto da Sé Catedral da Guarda, que esteve na origem do seu nome.

Em 1997, devido à deterioração do imóvel onde estava instalada, foi transferida para a Rua Batalha Reis, para um moderno edifício com uma área total de 380 m2. Localizada ao lado do Hospital, do Centro de Saúde e de diversos consultórios médicos, a farmácia proporciona maior comodidade para o seu utente em que a qualidade do seu atendimento é um factor predominante. Com a remodelação das suas instalações, a farmácia continua a apostar na qualidade de atendimento, acrescentando um conceito mais moderno aos dias de hoje, “novo espaço novos serviços outro conceito”

Desde 1997 e até à data a Farmácia da Sé foi reforçando a sua preocupação com o utente, proporcionando: modernas instalações com parque de estacionamento privativo, horário de funcionamento alargado, disponibilizando serviços inovadores e um competente aconselhamento profissional.

Em 2008, a Farmácia da Sé deu mais um passo importante através da criação de um novo serviço de entrega ao domicílio de medicamentos, com ou sem receita médica, ao domicílio – “Farmácia em Casa – Nós Vamos”.

O objectivo deste serviço é aumentar a comodidade e o conforto dos utentes, facilitando o processo de compra e de entrega de medicamentos. Com a remodelação do site da Farmácia, o utente vai poder encomendar os medicamentos a partir da Internet, aguardando comodamente em sua casa. A “Farmácia em Casa – Nós Vamos”

1

(12)

encarrega-se de entregar a sua encomenda em casa, garantindo sempre aconselhamento farmacêutico.

“Portugal pode hoje orgulhar-se de ter uma das melhores redes de farmácia da Europa, com o melhor sistema de assistência farmacêutica às populações, ao mais baixo custo. As farmácias portuguesas são unidades enquadradas no sistema nacional de prestação de cuidados de saúde, com direção técnica permanente de farmacêuticos. A instalação de farmácias está condicionado por critérios demográficos e geográficos. Este facto impossibilita a concentração de farmácias nos centros urbanos e promove uma distribuição homogénea por todo o território nacional. Apostando continuamente no desenvolvimento da qualidade dos serviços que prestam, as farmácias respondem em cada momento às necessidades dos seus utentes, 24 horas por dia, 365 dias por ano.” 2

Em suma, a Farmácia da Sé, como muitas farmácias portuguesas, procuram satisfazer e curar a saúde dos seus utentes dando algum conforto através de um investimento de infraestruturas e qualidade do seu atendimento e serviços.

Figura 1 - Logótipo da Farmácia da Sé

Fonte: Farmácia da Sé

2

(13)

1.3

A Equipa

Farmacêutica /Diretora técnica: Maria João Grilo

Diretor Administrativo e Financeiro: José Madeira Grilo Assistente Administrativa: Joana Raposo

Farmacêutico: Adjunto Pedro Alexandre Farmacêutica: Cláudia Gomes

Farmacêutica: Ana Catarina Campos Farmacêutica: Alexandra Marques Ajudante Técnica: Maria Luciana Santos Ajudante Técnico: Rui Filipe Pina Ajudante Técnica: Angélica Santos Silva Conselheira de Cosmética: Ilda Santos Silva Conselheira de Cosmética: Vera Coito

Conselheira de Nutrição e Dietética: Mara Rodrigues Paquete: António José Martins

Serviços de Limpeza: Irene Pires Mendes

Uma organização atua em determinado meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.

(14)

Através de uma equipa jovem, profissional e dinâmica e com formação adequada garantem o melhor aconselhamento farmacêutico. A Equipa que compõe a Farmácia da

Sé tem cerca de 15 elementos efetivos, os restantes colaboradores são estagiários que

pretendem obter a licenciatura em Farmácia.

Contudo, apesar de não existir em termos de gestão qualquer organograma, existe uma chefia superior desempenhada por uma colaboradora da equipa, que define a escala de serviço pela qual toda a equipa de colaboradores se rege e a qual é alterada mensalmente.

1.4 Áreas de atuação

A Farmácia distingue-se pelos seus inúmeros serviços que presta à comunidade, entre os quais destacam -se:

Checksaúde Glicemia: Checksaúde Colesterol Checksaúde Triglicerídeos

Determinação do Antigénio Especifico da Próstata (PSA) Teste de Controlo e Prevenção dos níveis de Ácido Úrico Teste de Controlo e Prevenção dos níveis de Creatinina Teste de Controlo e Prevenção dos níveis de Hemoglobina

Determinação do Peso, Altura, Índice de Massa Corporal (IMC) e Massa Gorda Determinação da Tensão Arterial

Testes Auditivos

Programa de Desabituação Tabágica

Recolha de Medicamentos fora de prazo, fora de uso e embalagens usadas (Valormed)

Programa Terapêutico de Administração de Metadona Testes de Gravidez

Manipulação

(15)

1.5 Serviços farmacêuticos

Avaliação do Ácido Úrico * Avaliação da Glicemia * Avaliação do Colesterol total * Avaliação do HDL Colesterol * Avaliação da Creatinina * Avaliação Gpt *

Avaliação da hemoglobina * Avaliação INR *

Avaliação qualitativa da PSA *

Avaliação do perfil lipídico (colesterol total, HDL colesterol e triglicerídeos + LDL colesterol por cálculo) *

Avaliação Triglicerídeos *

Avaliação de peso, altura e massa gorda * Urianálise *

Outros Serviços

Consultas de nutrição * Consultas de podologia *

Vacinação (vacinas não pertencentes ao PNV) * Administração de injetáveis IM (excepto penicilinas) * Tratamento de feridas (penso pequeno/ Grande), * Algaliação (tratamento nas instalações da Farmácia) * Retirar pontos (tratamento nas instalações da Farmácia) * Cavitação *

Radiofrequência rosto * Radiofrequência corpo * Programa anti-aging rosto * Plataforma vibratória *

Massagem de relaxamento Drenagem linfática*3

3

(16)

2 Descrição das Atividades de Estágio

2.1 Atividades desenvolvidas no Estágio

Neste capítulo vão ser descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, tendo-se procurado enquadrá-las na aprendizagem da licenciatura em Marketing.

2.2 Participação, definição e implementação das atividades afetas ao

lançamento do cartão cliente.

Na Farmácia da Sé foi desenvolvida a atividade que consistiu na participação, definição e implementação de um lançamento de Cartão Cliente4

Este tipo de atividade enquadra-se no CRM5, (Customer Relationship Management)que consiste num sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. O CRM é uma solução informática que permite partilhar a informação sobre os clientes de uma forma muito mais complexa para toda a empresa. Este sistema, transforma dados dispersos em informações úteis e centralizadas, que devem ser utilizadas em benefício, do cliente e da empresa.

O objectivo principal é auxiliar as organizações a conquistar e fidelizar clientes atuais e potenciais, com o intuito de atingir um elevado grau de satisfação nestes, através de uma melhor percepção das necessidades e expectativas dos clientes.

Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem um conhecimento mais aprofundado das informações sobre os clientes de uma maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registo de todas as interações com o cliente. Estas podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitam desta informação para gerir as tomadas de decisões.

44 Cartão de Fidelização em fase de implementação desde Junho de 2010 5

(17)

Uma das atividades da Gestão do Relacionamento com o cliente implica registar os contactos por si realizados, de forma centralizada. Os registos não dependem do canal de comunicação que o cliente utilizou (voz, fax, e-mail, chat, SMS, MMS, entre outros) e servem para que se tenham informações úteis sobre os clientes. Todas as informações relevantes para a tomada de decisões podem ser registadas, analisadas periodicamente, de forma a produzir relatórios de gestão.

O CRM pode-se subdividir em três áreas distintas:

CRM Operacional: visa à criação de canais de relacionamento com o cliente.

CRM Analítico: visa a obter uma visão consistente do cliente, usando os dados

recolhidos pelo CRM operacional para obter conhecimento que permita optimizar e gerar negócios.

CRM Colaborativo: foca na obtenção do valor do cliente através de

colaboração inteligente, baseada em conhecimento.

Para uma empresa implementar o sistema de informação – CRM (Customer

Relationship Management) deverá seguir as seguintes etapas:

 Aprender os factores-chave para o êxito;

 Definir o tipo de relação com os clientes;

 Selecionar a melhor solução de informação;

 Implementar o CRM.

Nesta matéria ao atualizar no programa Sifarma6 através da inserção de novos dados de clientes que aderiram ao cartão de fidelização bem como o envio de correspondência aos clientes aderentes.

6 É uma ferramenta central de apoio ao exercício profissional do Farmacêutico dando-lhe acesso a muitas

funcionalidades/conceitos apenas presentes em soluções específicas. A base de dados em permanente atualização, a presença de informação científica associada ao produto e a noção de utente facilitam o desempenho profissional do Farmacêutico com elevados padrões de segurança na utilização do medicamento e de personalização do atendimento.

(18)

Após o utente/cliente aderir ao cartão da Farmácia da Sé, este processo começa com a inserção dos cupões que foram preenchidos previamente, após da inserção dos dados no sistema, fica imediatamente disponível a informação sobre o utente/cliente essa informação consiste em Nome, Morada, Profissão, Sexo, idade, telefone ou telemóvel e correio electrónico.

Para se poder aceder aos pontos do cartão de fidelização, a farmácia possui outro programa, trata-se de um programa direcionado para farmácias denominado Cartão

Cliente marketing Tool7 este programa foi utilizado pelo estagiário para a exportação

dos dados em formato Excel para depois importar para um documento em Word, que posteriormente é enviada uma carta ao utente/cliente (Ver Anexos). A exportação destes dados só era possível após o servidor reiniciar todas as noites.

Esta atividade, foi de realização fácil mas de algum trabalho ao longo dos 3 meses, foi a atividade principal do estagiário. Após o conceito dos cupões, cartão do cliente e carta a enviar ao cliente, a vinda do estagiário foi dar continuidade ao processo.

Processo esse teve que ter uma simples alteração feita por sugestão do estagiário que foi a inserção dos destinatários no documento de Word denominada por impressão em série, senão o envio de cartas ao destinatário teria de ser feita uma a uma manualmente. No entanto, nesta atividade o estagiário não achou qualquer dificuldade em desempenhá-la.

7

Programa que permite gerir dados, envio de campanhas em SMS e correio electrónico, listar dados sobre clientes, pontos e movimentos recentes e relatórios, ferramenta ideal para um Gestor Farmacêutico.

(19)

2.3

Gestão da página do Facebook

Esta atividade está inserida ao que se chama atualmente, redes sociais que estão presentes nas nossas vidas diariamente e são uma forma de as pessoas se relacionarem entre si no mundo virtual. Geralmente funcionam com base nos perfis de utilizador, incluindo um conjunto de características sobre os seus gostos preferências, interesses,

hobbies, nível de escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que se queira

compartilhar.

Nos últimos tempos as redes sociais tornaram-se na atividade mais popular na Internet, adquirindo uma dimensão mundial, transformando comportamentos, hábitos e consumos. É uma área que está em constante mudança e atualização seguindo os avanços tecnológicos e as necessidades dos seus utilizadores. Os cibernautas portugueses estão a aderir cada vez mais a comunidades online de marcas e a acompanhar as suas atividades com maior proximidade.

Quando a internet começou era praticamente uma via de “mão única”, os webmasters criavam páginas e tomavam todas as decisões sobre o conteúdo dos sites. Na Web 2.0, a forma como os sites trabalham o conteúdo sofreu um enorme impacto, dando aos utilizadores a possibilidade de participar, podendo gerar e organizar as informações de acordo com seus interesses. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos utilizadores, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliações ou personalização.

A principal característica da Web 2.0 é a participação do utilizador como gerador de conteúdo. Ele deixou de ser apenas um espectador e passou a fazer parte do movimento, podendo assim, alterar ou acrescentar conteúdo aos sites. Isso tudo, graças ao aparecimento de ferramentas intuitivas e de fácil utilização, como por exemplo, os serviços de blogs e ainda as redes sociais como o YouTube, Twitter e Facebook. A internet passou a ser uma “via de mão dupla”, sendo que as informações que vão até ao utilizador, vêm do próprio utilizador.

Existem centenas de redes sociais espalhadas pela internet, resultado das constantes evoluções nas tecnologias de informação, nas quais as pessoas se vão adaptando. Para descobrir quais são as redes que se revelam mais ajustadas para inserir uma organização

(20)

é importante conhecê-las, saber as suas características, se estão adaptadas à área de negócio em que a empresa está a trabalhar. Atualmente as mais as mais utilizadas são:

Facebook, Twitter, LinkedIn, Myspace, Blog e YouTube.

O Facebook8 foi a rede social utilizada pelo estagiário por ser a mais utilizada em Portugal. Presentemente conta com 3 886 160 utilizadores e está em 32º lugar em termos de número de países com mais utilizadores.9

Segundo a mesma fonte pode-se dizer que a faixa etária com maior percentagem de presença nesta rede social é a dos 25 aos 34 anos, com 28%, seguida da faixa etária dos 18 aos 24 anos, com 23%, e da faixa etária dos 35 aos 44 anos, com 19%. Uma análise por género, mostra que 51% corresponde a homens e 49% a mulheres.

Fazendo uma análise transnacional, os números são, ainda, mais surpreendentes, o número de utilizadores é de 716 619 160, os 5 Países com maior número de utilizadores no Facebook são: Estados Unidos da América, Indonésia, Inglaterra, Turquia e Índia. As 5 maiores marcas a nível mundial são Coca-Cola, Disney, Starbucks, Oreo, Red Bull.

Durante o período de estágio o estagiário desenvolveu as atividades de gestão da página do Facebook da Farmácia da sé.

A responsabilidade do estagiário, nesta atividade, passou pela publicação de conteúdos atualização diária e apresentação de produtos e serviços. (ver figura 2)

8

Rede social que foi desenvolvida em Fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg. A sua adesão é gratuita para os usuários, que criam perfis pessoais onde contêm fotos, informações e interesses pessoais, partilhando mensagens privadas e públicas entre si e entre grupos que participação. Existe um feed de notícias que aparece na página inicial dos utilizadores que vai sendo constantemente atualizado com eventos, novas amizades e aniversários. Também permite a utilização de aplicativos que interagem com as características desta rede, aplicativos esses que podem ser jogos ou mesmo aplicações para páginas de empresas.

9

(21)

Figura 2 - Página de Facebook da Farmácia da Sé

(22)

2.4

Ação de Marketing de Guerrilha

Esta atividade está enquadrada no que se designa de marketing de guerrilha10, o termo guerrilha provém da Guerrilha bélica, as tácticas são usadas geralmente, pelo oponente mais fraco. Por Conformidade, o marketing de guerrilha começou por ser utilizado por pequenas empresas, o pioneiro foi Jay Conrad Levinson11 que, em 1984, publica

Guerrilla Marketing.

O marketing de guerrilha caracteriza-se por ser, não convencional, não tradicional, extremamente flexível, ideal para empresas com baixos orçamentos, fácil de entender e de implementar e funciona pela simplicidade.

Ao falarmos de Marketing de Guerrilha temos que nos virar para o Marketing Tradicional e ver a principal diferença, “A forma mais alta de relação pública é a

relação humana. As pessoas gostam de comprar aos amigos, então é crucial criar laços humanos antes de se conseguir criar laços empresarias duradouros.”

O marketing de Guerrilha na atualidade perante as pequenas e médias empresas, a necessidade da utilização deste tipo de estratégia é cada vez maior, uma vez que é uma forma de conseguirem competir com grandes empresas sem ser necessário o investimento de capital que não possuem, Nas grandes empresas, a importância que tem vindo a ser dada ao marketing de guerrilha por parte das mesmas, tem como base a crescente fragmentação causada pelo excesso de anúncios publicitários que diminui individualmente a eficácia de cada peça.

10

Fonte: Levinson, J.C.; (2005) Guerrilla Marketing for the new Millenium,R.R. Bowker

11 Jay Conrad Levinson é o autor do conceito de marketing de guerrilha. Ao nível publicitário, onde

Levinson desenvolveu grande parte da sua carreira profissional, o grande destaque do seu trabalho vai para a campanha desenvolvida para a Marlboro, que se baseou na criação do "homem Marlboro", e que, juntamente com outro conjunto de acções concertadas como a estratégia do marketing de guerrilha. Na sua essência, ele defende que empresas de pequeno e médio porte podem e devem competir no mercado com as grandes companhias. A única diferença é que, tal como os guerrilheiros, devem usar armas mais eficazes a combater os "exércitos convencionais". Essas armas devem basear-se na criatividade e na inovação. O que permitiu àquela empresa passar em poucos anos de uma posição de quase insignificância no mercado norte-americano para a liderança absoluta a nível mundial.

(23)

Esta ação de marketing de guerrilha tornou-se realidade no dia da abertura das novas instalações da farmácia na madrugada do dia 19 de Dezembro de 2010, que consistiu em três mil balões espalhados pela Cidade Guarda anunciando a abertura com a seguinte mensagem “Reabre para cuidar de si”, esta ação só fui possível com planeamento de algumas semanas de antecedência.

Após uma reunião com o coordenador, ficou discutido que o estagiário teria de tratar da distribuição dos balões e a sua impressão com a mensagem, ficaria ao cargo de uma empresa de animação contratada que os iria encher e colocar um fio de cerca de 20cm de comprimento (Ver figura 3), o local onde os balões ficaram guardados foi num armazém disponibilizado por um colega do Doutor Grilo para a respectiva expedição.

No que respeita à tarefa do estagiário consistiu em contactar algumas empresas de aluguer de automóveis, e falar com alguns colegas para o desempenho da ação, consegui alugar uma carrinha de mercadorias (ver figura 4) mas para três mil balões era insuficiente, no entanto a empresa que estava a tratar de encher os balões disponibilizou uma, relativo ao staff para distribuir os balões foram inicialmente conseguido 4 elementos 5 no total com o estagiário.

Ao início da madrugada, foi iniciado a ação pelas duas da manhã e terminou por volta das sete, os locais a distribuir foram nos principais bairros da cidade pois é onde se concentra mais população, assim foi decido pois teria uma maior eficácia em comunicar eficazmente, e de forma diferente. (ver figura 5 e 6)

A grande dificuldade encontrada, relativo a alguma falta de experiência do estagiário foi o número de elementos para distribuir os balões foi um pouco limitado bem como o número de carrinhas, mas apesar de todo o esforço físico que foi exigido, foi bastante compensador, e ver como resultou de certa forma a ideia de chamar a atenção dos habitantes da Guarda, que ao acordar presenciaram na sua rua do seu bairro repleta de balões nos seus carros.

(24)

Figura 3 - Balão com a mensagem de abertura

Fonte: Elaboração Própria

Figura 4 - Carrinha de mercadorias com os balões

(25)

Figura 5 - Foto tirada numa rua de um bairro

Fonte: Elaboração Própria Figura 6 - Automóveis com os balões

(26)

2.5 Outras Atividades

As atividades foram de conhecimento em Multimédia e pedido ao estagiário que efetuasse alguns cartazes em Photoshop12 que ao longo do estágio foram um grande desafio.

Estes cartazes não seguiram um processo formal de desenvolvimento de estratégico e plano criativo, como se deve realizar numa campanha de comunicação, mas o estagiário teve sempre em mente as preocupações fundamentais que se deve ter presentes ao se prosseguir com este tipo de tarefas, tais como:

Objetivos de comunicação em causa; Alvo de comunicação em causa;

Clareza e carácter apelativo da mensagem

De seguida apresentamos os cartazes desenvolvidos com um resumo de todas estas questões fundamentais (Ver figura 7, 8 e 9).

12

Adobe Photoshop é um aplicativo para criação, edição e retoque. É desenvolvido pela Adobe Systems. Foi originalmente lançado para computadores Apple, mas em seguida saltou para a plataforma Windows. Este programa tornou-se muito popular, mesmo fora do computador, mesmo usando a palavra "photoshop" para se referir a uma foto que foi retocada digitalmente.

(27)

Figura 7 - Imagem Elaborada para a Nuxe

Fonte: Elaboração Própria

Objetivos de comunicação em causa; Dar conhecimento de uma marca/produto Alvo de comunicação em causa; Utentes/Clientes na Farmácia Clareza e carácter apelativo da mensagem Mensagem de carácter Apelativo

(28)

Figura 8 – Imagem elaborada para Orlane

Fonte: Elaboração Própria

Objetivos de comunicação em causa; Dar conhecimento do serviço Alvo de comunicação em causa; Utentes/Clientes da Farmácia Clareza e carácter apelativo da mensagem Mensagem de carácter referencial

(29)

Figura 9 - Promoção de um produto

Fonte: Elaboração Própria

Objetivos de comunicação em causa; Dar conhecimento de Promoção Alvo de comunicação em causa; Utentes/Clientes da Farmácia Clareza e carácter apelativo da mensagem Mensagem de carácter emotiva

(30)

Conclusão

Com carácter conclusivo, é importante referir que, mais do que experiência profissional e realidade laboral, mais do que a percepção do meio e funcionamento empresarial, mais do que a coligação entre conhecimentos adquiridos e as atividades praticadas, mais do que profissionalmente se exige, a realização deste estágio permitiu um crescimento pessoal a todos níveis. Permitiu uma motivação extra na procura de ultrapassar barreiras e atingir objectivos que nos vai ser necessário no mercado de trabalho.

A experiência proporcionada pela Farmácia da Sé e pelos seus excelentes profissionais foi, sem dúvida, abrangente e cheia de êxito.

Permitiu alargar os horizontes do estagiário, complementando a sua formação para uma perspectiva mais aberta, inovadora e empreendedora, apreciando todo o processo de forma motivadora, absorvente e constantemente enriquecedora.

As atividades desenvolvidas constituíram uma enorme oportunidade de formação e aplicação de conhecimentos aprendidos, sendo que a sua realização decorreu de forma exemplar. O plano de estágio foi readaptado ao tempo e necessidades mais prementes da organização, daí as atividades desenvolvidas não serem exatamente todas as previstas.

Conclui-se que a realização deste estágio foi uma experiência gratificante e extramente enriquecedora no futuro pessoal e profissional do estagiário.

(31)

Bibliografia

Publicações:

LEVINSON, J.C. ;( 2005), Guerrilla Marketing for the new Millenium, R.R. Bowker

SILVA, F. e ALVES, J. A. (2001), ERP e CRM; Edições Centro Atlântico, nº134;pag.35-36

Outros documentos consultados:

BRAGA, Ascensão. (Ano Lectivo 2009/2010) Dossier da Disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing, do 3º Ano do Curso de Marketing, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda;

Fontes Electrónicas:

http://www.socialbakers.com, Julho 2011 http://www.anf.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=107&Itemid =107; Julho 2011 http://www.glintt.com/solucoes/farmacia_comunitaria/sistemas_de_gestao_de_farmacia s_comunitarias, Julho 2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jay_Conrad_Levinson, Julho 2011 http://www.socialbakers.com/facebook-statistics/portugal, Julho 2011 http://www.farmaciaemcasa.pt/, Julho2011

(32)

(33)

 

Adelaide Conceição Martins Logarinho

RUA João Andrade Pina lote 3 Alfarazes

6300-651 GUARDA

Exmo.(a) Sr.(a), ADELAIDE CONCEIÇAO MARTINS LOGARINHO

Parabéns, por ter aderido ao Cartão Cliente Farmácia da Sé.

Como forma de premiar a sua adesão enviamos-lhe o seu cartão carregado com 50 pontos extra.

Para acumular pontos, basta apresentá-lo sempre que for à sua Farmácia.

E o que ganha com mais pontos? Ganha mais mimos, mais vantagens, mais presentes, mais regalias. Tudo isto por ser o nosso Cliente Especial! Quanto mais o usar, mais vai ganhar.

Cartão Farmácia:

- Sem efeitos Secundários; - Sem qualquer custo; - Sem limites de idade; - Sem limites de pontos;

- Sem qualquer obrigação para si, a não ser a de ser nosso Cliente.

Pode aceder às informações e pontos do seu cartão na sua Farmácia ou em www.farmacia-se.com

O Cartão Farmácia, está pronto a usar e é válido na Farmácia da Sé – Guarda e na Farmácia Linaida – Lisboa.

Farmácia da Sé - uma Equipe ao Seu dispor!

_____________________________

Referências

Documentos relacionados

O exemplo (a) indica a busca de um único cocluster base; já (b) representa a busca de múltiplos coclusters com linhas e colunas exclusivas; relaxando essa estrutura temos (d) e (e)

simulada para os Cenarios 1, 3 e 5, gerados atraves do ANSYS CFD-Post 54 Figura 35 - Graficos da concentracao linear de S0 2 a nivel do solo de acordo com a dispersao.. simulada

• No extrato de saturacao do solo a agua residuaria influenciou as variaveis, sodio trocavel, razao de adsorcao de sodio (RAS), percentagem de sodio intercambiavel (PSI), com

Pensando assim, o propósito desse presente trabalho foi de revisar o potencial ergogênico da cafeína, para melhor esclarecer a sua importância quando utilizada

Para o segundo objetivo, foi observado que a abundancia dos visitantes florais é a variável mais importante associada as métricas da rede, e que os fatores abióticos

O que motivou esse estudo foram os resultados incoerentes entre as altas saturações de água interpretadas pelo perfil de RMN, com cortes tradicionais da literatura (100 ms), e

The soybean peroxidase (SP) immobilization under ferroxyte and the ferulic acid removal by the enzyme free and immobilized were investigated.. The immobilization

1.2.1.2 Objetivos específicos - Reconhecer as estratégias utilizadas por um grupo de professores para abordar a temática ambiental no âmbito escolar; - Verificar a concepção