• Nenhum resultado encontrado

fernanda moreira da silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "fernanda moreira da silva"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Estratégias e ações de vendas de agências de viagem ligadas ao

futebol: Estudo de caso da empresa Passaporte F.C

Strategies and sales actions of travel agencies connected with football: Case study of company Passaporte F.C

Fernanda Moreira da Silva nanda.vondy@hotmail.com Orientador: Rafael Chequer Bauer

RESUMO: O presente trabalho consiste em analisar as estratégias e ações vinculadas à venda de experiências de lazer e de turismo ligadas ao futebol e sua adequação ao perfil de consumo da demanda real, usando como referência um estudo de caso sobre as estratégias e ações desenvolvidas pela Agência de Viagens e Turismo Passaporte F.C, vinculada ao São Paulo Futebol Clube. Neste caso, a principal fonte de dados foi proveniente de questionários fechados e de um roteiro de perguntas aplicado em entrevista semi-estruturada.

Palavras-chave: Passaporte FC. Turismo. Futebol. São Paulo futebol Clube.

ABSTRACT: The present work is to analyze the strategies and actions related to the sale of experience leisure and tourism connected with football and its suitability for consumption profile of the actual demand, using as reference a case study on the strategies and actions developed by the Agency travel and Tourism Passport FC, linked to the São Paulo Football Club. In this case, the main source of data was obtained from closed questionnaires and pre-established questions made in a to semi-structured interview.

(2)

1

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as estratégias e ações vinculadas à venda de experiências de lazer e de turismo ligadas ao futebol e sua adequação ao perfil de consumo da demanda real, usando como referência um estudo de caso sobre as estratégias e ações desenvolvidas pela Agência de Viagens e Turismo Passaporte F.C, vinculada ao São Paulo Futebol Clube.

Existe, na atualidade, um processo contínuo de segmentação da demanda turística que determina a aparição de grupos (nichos) de usuários de serviços turísticos, reunidos de acordo com suas características, preferências, nacionalidades, nível cultural, gosto e na experiência pelo viajar – adquirindo a chamada cultura de viagem. (PANOSSO NETTO, 2005, p. 20).

Atualmente percebe-se que segmentação de mercado é uma tendência, inclusive no âmbito das viagens. Neste sentido, o uso direcionado de produtos ligados ao futebol apresente considerável potencial, ainda mais a partir do contexto cultural brasileiro, considerado um dos países mais interessados no esporte.

Poucos lugares no mundo, portanto, apresentam condições mais propícias para o desenvolvimento do turismo futebolístico, que poderia ser definido como um segmento do turismo esportivo, que, por sua vez, vem a ser o segmento do turismo no qual as atividades turísticas são motivadas por eventos ligados ao esporte (como competições, treinamentos, cursos, visitas técnicas, visitas a clubes, praças e museus esportivos etc.) (PAZ, in PANOSSO NETTO e ANSARAH, 2007, p. 446).

Além disso, apresentam-se como objetivos complementares os seguintes aspectos: a) Discutir o conceito de segmentação aplicada ao Agenciamento de Viagens; b) Apresentar as especificidades mercadológicas de uma Agência de Viagens especializada em futebol; c) Descrever e analisar as estratégias e ações de marketing da empresa Passaporte Futebol Clube e do próprio São Paulo Futebol Clube; d) Descrever e analisar o perfil da demanda de produtos da Passaporte FC, especialmente aqueles relacionados ao consumo.

Isto posto, é importante salientar que o trabalho também se justifica pelo interesse pessoal da autora, que trabalhou na empresa Passaporte F.C e uma admiradora do Clube para o qual prestou serviços.

Para o desenvolvimento do trabalho e alcance dos objetivos propostos, utilizou-se como metodologia um estudo de caráter exploratório e um levantamento de

(3)

2

informações de caráter tanto quantitativo como qualitativo. Para referenciar o trabalho, buscou-se um levantamento teórico em livros, sítios eletrônicos de empresas e entidades ligadas a temas como: segmentação de mercado, setor de agências de viagens, segmento turístico de futebol e estratégias e ações de marketing turístico esportivo.

Além disso, buscou-se coletar informações com os atores interessados na questão

da precificação de produtos da Passaporte F.C: 1)

Consumidores/Turistas/Torcedores; 2) São Paulo Futebol Clube; 3) Passaporte F.C como formatadora e operadora de produtos consumíveis.

Neste caso, a principal fonte de dados foi proveniente de questionários fechados e de um roteiro de perguntas aplicado em entrevista semi-estruturada.

A empresa Passaporte F.C respondeu como são definidas as políticas de preço de seus produtos, detalhando o modelo de seu negócio, principalmente no âmbito da precificação e por fim, obteve-se um retorno dos clientes, especialmente sobre o quanto estão satisfeitos em relação aos produtos oferecidos, e se os mesmos estão correspondendo às suas expectativas.

Desse modo, relatando a posição de todas as partes envolvidas, será possível analisar a relação oferta-demanda, especialmente no que concerne à definição de custo-benefício das experiências ofertadas. Com tudo isso, o trabalho está dividido a partir da seguinte estruturação de seções: 1) Conceituação e Classificação de Agências de Viagem 2) Turismo Futebolístico no Brasil e no Mundo 3) Estudo de caso do São Paulo Futebol Clube: Estratégias e ações de Marketing 4) Modelo de Negócio e de Precificação da Passaporte F.C 5) Análises das Entrevistas e Considerações Finais.

1.

Conceituação e classificação de agências de viagem

As agências de viagens são empresas que compõem o trade turístico, as quais contribuem, para o desenvolvimento da atividade turística. Executando serviços de intermediação entre o cliente e os prestadores de serviços turísticos.

A proliferação das agências de viagens fez com que resultasse em tipos variados de organizações das viagens. Estabelecendo as seguintes categorias: Agências de

(4)

3

Viagens e Agências de Viagens e Turismo (Operadoras). O mercado turístico brasileiro determina a diferença básica entre Operadoras Turísticas e Agências de Viagens revendedoras: As operadoras são empresas que executam os serviços de operação (planejamento, organização e execução) e as agências de viagens são empresas revendedoras que revendem os pacotes das operadoras. (TOMELIN, 2000 apud DANTAS, 2002).

Por sua vez, a empresa tratada nesse estudo, a Passaporte F.C, com suas funções práticas, pode ser definida como Agência e Operadora Turística, pois a mesma produz e executa as operações de planejamento do pacote, como a organização dos serviços terceirizados de hotel, entre outros, e ao mesmo tempo em que operam os pacotes também comercializam seus próprios produtos.

Neste estudo são constantemente citados os termos “serviços” e “produtos”, por isso é importante a definição de ambos neste contexto. Os autores SANTOS e KADOTA (2012, p. 25), os definem da seguinte forma: “A maioria dos produtos turísticos é uma prestação de serviços. Hospedagens, transporte e entretenimento são exemplos de produtos constituídos essencialmente por serviços prestados aos turistas.” e complementam da seguinte forma: “Alguns produtos turísticos reúnem bens e serviços, ou seja, produtos tangíveis e intangíveis. Uma refeição em um restaurante, por exemplo, é um produto que envolve a comida (bem) e o atendimento (serviço)”.

A compra de um serviço turístico ocorre necessariamente antes de sua produção. Logo, o turista conta apenas com informações indiretas sobre o produto que está adquirindo, mas não pode avaliar diretamente antes de comprá-lo. Na Prática o turista baseia suas opções apenas em uma expectativa do produto a ser consumido. (SANTOS; KADOTA, 2012, p. 26).

Neste contexto, percebe-se que os citados autores valorizam a idéia de necessidade de “satisfação do cliente”, onde as empresas devem buscar atender da melhor forma os desejos e necessidades dos clientes, pois, o serviço turístico não sendo satisfatório ao consumidor, não poderá jamais ser devolvido ao produtor.

Nota-se ainda que seja nesse contexto que se expressa à participação de empresas de Turismo que atuam como agências/operadoras, a fim de atender a turistas/visitantes que possuem o interesse de desfrutar da experiência do Esporte, mais especificamente neste estudo, o futebol. Surge então, como elemento central

(5)

4

de adequação da oferta à demanda, a questão da precificação, eixo essencial apresentado e discutido no presente trabalho.

2.

Turismo futebolístico no Brasil e no mundo

No Brasil, os principais concorrentes diretos, que realizam a operação de produtos parecidos com os que a empresa Passaporte F.C comercializa, são: A Futebol Tour, que é uma agência brasileira de viagens e eventos especializada em futebol, cuja sede se localiza na cidade de São Paulo, e que organiza pacotes turísticos para jogos de futebol, oferecendo benefícios exclusivos, ingressos, traslado, material informativo, acompanhamento de guia etc. A Futebol Tour tem parcerias com diversos times do futebol brasileiro. Possui negócios com os seguintes clubes: Ponte Preta, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Fluminense, Botafogo e Portuguesa (FUTEBOL TOUR, 2014). A parceria entre a Sociedade Esportiva Palmeiras e a Futebol Tour, nasceu em 2009, criando a agência de viagens oficial do clube, chamada “Palmeiras Tour”, com o lançamento do Palestra Tour, uma visita semelhante ao Morumbi Tour, realizado pela Passaporte F.C, onde a intenção é a visitação guiada ao estádio, para apresentar as dependências do Clube a todos os palmeirenses e turistas de dentro e fora de São Paulo. (PALMEIRAS TOUR, 2014). A parceria com o Santos Futebol Clube nasceu em 2011, criando a Agência oficial de viagens “Santos FC Tour”, segue a mesma linha de modelo de produtos oferecidos pelo Palmeiras Tour, a fim de proporcionar viagens inesquecíveis aos torcedores, com diversão, segurança e conforto. Alguns exemplos dos produtos são: Boteco da Vila, Final de semana “Santástico”, onde o torcedor pode jogar no mesmo gramado onde ídolos jogaram. (SANTOS FC TOUR, 2014).

Por fim, o Sport Clube Corinthians Paulista não possui parceria com a agência Futebol Tour; a CVC acabou se responsabilizando por ser a agência de turismo do Sport Clube Corinthians Paulista. Após três anos de experiência com a “TimãoTur”, o Corinthians reformulou seu projeto de agência de viagens oficial da torcida e lançou a marca “Vai Corinthians”. O intuito da parceria é oferecer aos torcedores a oportunidade de assistir os jogos com pacotes nacionais e internacionais com toda a estrutura da operadora CVC. (CORINTHIANS, 2014).

(6)

5

No Brasil, em Porto Alegre, os dois clubes mais conhecidos do Rio Grande do Sul, Internacional e Grêmio, também realizam visitas monitoradas em seus estádios, mostrando a história dos clubes através da visitação, porém as informações da visitação no Estádio do clube Internacional, encontram-se indisponíveis no momento. Já a arena do Grêmio, inclui o seguinte roteiro: camarotes, arquibancada, vestiário, cabines de imprensa, tribuna de honra, vestiário e gramado, o valor da visitação é de R$ 30,00 (Inteira). (GRÊMIO E INTERNACIONAL, 2014).

Na América do Sul, o clube argentino CA Boca Juniors promove uma visita em seu estádio “La Bombonera”, localizado no bairro da Boca, em Buenos Aires. A visita guiada passa pelo museu onde exibem vídeos de partidas históricas, gols, fotos de ex-jogadores, troféus, além de incluir vestiários, arquibancada e sala de imprensa. E o valor da visita completa é de $ 551 pesos. (CA BOCA JUNIORS, 2014). Também em Buenos Aires, o clube River Plate realiza uma visita monitorada em seu estádio, o “Monumental de Nuñez”, que inclui além do Museu, o camarote presidencial, vestiário e campo. E o valor da visita guiada é de $ 802 pesos. (RIVER PLATE, 2014).

Na Europa, os tours realizados em estádios são operados pelos próprios clubes, funcionando como uma grande fonte de receitas. Um dos principais clubes do mundo a realizar, é o clube espanhol FC Barcelona, que realiza uma visita chamada de CampNou Experience3 em seu estádio chamado CampNou. A intenção, segundo

o clube, é deixar o torcedor viver a história do Barcelona e sentir as mesmas emoções dos jogadores. E o valor da entrada é de € 234 (Inteira). (BARCELONA, 2014). E também na Espanha, o clube Real Madrid CF, realiza um tour no estádio Santiago Bernabéu, onde a intenção também é mostrar as dependências do clube, trazendo uma experiência inesquecível ao visitante. E o valor da entrada é de € 195 (Inteira). (REAL MADRID CF, 2014).

O Clube Inglês Arsenal FC promove uma visita em seu museu, onde são testados os conhecimentos dos visitantes sobre o clube, além de terem a oportunidade de ouvir o grito da torcida ao andar pelo túnel de acesso dos jogadores ao gramado, sentindo

1

O que equivale a aproximadamente R$15,37. Cotação realizada em: 30 de abril de 2014.

2

O que equivale a aproximadamente R$ 22,55. Cotação realizada em: 30 de abril de 2014.

3

Com isso, no ano de 2004, foi o museu mais visitado da Catalunha, mais de 1 milhão de visitantes, 100 mil a mais do que o famoso e prestigiado Museu Picasso (Leal, 2005 apud Paz, p. 456).

4

O que equivale a aproximadamente R$ 71,36. Cotação realizada em: 30 de abril de 2014.

5

(7)

6

a sensação de estar entrando em uma partida com o estádio lotado. A visita pode ser auto-guiada e os áudios estão disponíveis em: Inglês, Holandês, Francês, Alemão, Espanhol, Português, Italiano, Mandarim e Japonês. E o valor é de £ 186 (Inteira). (ARSENAL FC, 2014). O também clube Inglês Manchester United, promove uma visita aos bastidores em seu estádio o OldTrafford e assim como o Clube Arsenal, os visitantes com o grito de sua torcida, também podem ter a sensação de estar entrando em uma partida com o estádio lotado e todos que realizam a visita no estádio têm direito a um certificado na saída. E o valor da visitação de ambos os estádios são os mesmos. (MANCHESTER UNITED FC, 2014).

A visita guiada de Stamford Bridge, estádio do Chelsea Football Club, é um passeio que inclui visita aos bastidores e seu novo Museu, contando a história do clube através de exposições interativas, telas sensíveis ao toque e shows audiovisuais pioneiras. E o valor da visita é de £ 207 (Inteira). (CHELSEA FC, 2014).

Na Europa utiliza-se de uma melhor infra-estrutura de visitação, e em sua maioria promovem visitações em diversos idiomas, com a opção de tours auto-guiados e tecnologias de ponta, além da alta interatividade com o visitante.

Percebe-se que no Brasil, ainda há muitas melhorias a serem feitas, principalmente em infra-estrutura e interatividade com o público. Ademais, as arenas de Porto Alegre citadas no texto, são as que mais estão se adequando e se modernizando para poder se igualar ou aproximar-se dos “padrões europeus”. A diferença de valores cobrados da visitação em relação a esses países pode explicar-se pelo fato da questão cambial, pois a moeda da Espanha e Inglaterra tem um valor maior que a do Brasil e Argentina, como exemplo, pode-se comparar o preço-salário-mínimo desses países, onde o mais elevado é o salário mínimo da Inglaterra que equivale atualmente a R$ 4.772,53, seguido de Espanha R$ 2.336,16, Argentina R$ 922,85 e Brasil R$ 724,00. Logo, por obterem uma renda mais elevada e pela qualidade oferecida, o custo-benefício das experiências ofertadas por essas visitações mostram-se ser favoráveis aos visitantes.

6

O que equivale a aproximadamente R$ 67,99. Cotação realizada em: 30 de abril de 2014.

7

(8)

7

De acordo com o estudo realizado pela empresa Pluri Consultoria8, referente os anos entre 2010 e 2011, sobre “Os 30 maiores Clube de Futebol do Mundo por Faturamento e suas dívidas”, o SPFC aparece na 32ª posição, com apenas cinco milhões de dólares a menos em receita que o clube West Ham (Inglaterra). O clube Real Madrid (Espanha), lidera o ranking como mais rico do mundo, com R$ 1.117 bilhões enquanto o Corinthians, time que mais arrecada no Brasil, atingiu R$ 231 milhões. Diante desses dados, é importante salientar que, nesse período da pesquisa, o câmbio era favorável e o futebol brasileiro viveu um curto período de prosperidade econômica, com a importação de jogadores de nível mundial, muito por conta da crise econômica européia, principal centro futebolístico mundial, atraindo ao País alguns atletas renomados, como: Seedorf, no Botafogo, Forlán, no Internacional de Porto Alegre, e Ronaldinho Gaúcho, no Atlético Mineiro. Ademais os próprios jogadores brasileiros passaram a ficar mais valorizados e não vendidos a qualquer preço.

Fonte: Pluri Consultoria, 2012

8

A Pluri Consultoria é uma empresa situada em Curitiba que busca resultados a partir de pesquisas, análises, cenários e tendências, com a união das áreas de ECONOMIA, GESTÃO e MARKETING. (Pluri Consultoria, 2014).

(9)

8 Fonte: Pluri Consultoria, 2012

Em relação ao ranking com a distribuição por país dos clubes a Inglaterra domina com receita total de R$ 4, 189 bilhões seguido de Espanha com R$ 2, 671 bilhões, e por sua vez o Brasil se enquadra na 7ª posição com uma receita total de R$ 231 milhões.

Fonte: Pluri Consultoria, 2012

Percebe-se que o Brasil tem uma tradição histórica no futebol, mas ainda encontra inúmeras dificuldades para administrar as finanças de um negócio que poderia ser ainda mais lucrativo. De acordo com o consultor Fernando Ferreira (2013), da

(10)

9

empresa Pluri Consultoria, os aspectos que podem vir a apresentar as más gestões dos clubes são: - “calendário ruim, baixa qualidade dos jogos, queda na formação de talentos, violência e insegurança nos estádios, clubes insolventes e estádios vazios”. Com o intuito de solucionar as más gestões financeiras dos clubes, entra em discussão o novo projeto de lei Proforte - “lei de responsabilidade fiscal do futebol, com contrapartidas claras para os clubes beneficiados”. O Proforte é um novo projeto de lei para refinanciamento das dívidas públicas dos clubes. A Comissão que debate o novo projeto é presidida pelo deputado Vicente Cândido (PT), que também é co-autor da proposta. Cogita-se uma dívida das agremiações avaliada em mais de R$ 3 bilhões.

3.

Estudo de caso do São Paulo Futebol Clube: Estratégias e

ações de marketing

O São Paulo Futebol Clube (SPFC) foi fundado em 25 de janeiro de 1930. A estrutura organizacional do clube é composta por: Presidência, Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Membros Suplentes e o Conselho Consultivo. Possuem cinco unidades de gerenciamento independentes, Estádio do Morumbi, Sede social do clube, Centro de treinamento da Barra Funda, Centro de treinamento de Cotia e Centro de treinamento de Guarapiranga.

O estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) é considerado o maior estádio particular do Brasil, onde já sediou diversos jogos da Seleção Brasileira, recebeu a visita do Papa João Paulo II e shows de grandes artistas como Paul McCartney, U2, Queen, Madonna e Michael Jackson, entre outros.

Por sua vez, o estádio do Morumbi é uma importante e lucrativa unidade de negócios do SPFC. Algumas das maiores empresas do país e do mundo mantêm camarotes corporativos no estádio, que desde 2002 passou a abrigar também o Morumbi Concept Hall, espaço de compras e lazer situado no anel térreo, recebe, mensalmente, cerca de 90 mil pessoas, entre turistas, visitantes do Morumbi Tour, clientes e estudantes. Lançado em 2007, o projeto do SPFC é hoje uma das propriedades mais lucrativas do clube.

(11)

10

Em 2013, o SPFC gerou receitas de R$ 65,2 milhões, gerados com a exploração comercial do estádio do Morumbi. Nesse valor total estão inclusas as receitas de bilheteria, camarotes, cadeiras cativas, aluguel para shows, publicidade no estádio e outras receitas. E além da área comercial do estádio, que compõe as lojas, restaurantes e camarotes, o São Paulo Futebol Clube também conta com projetos sociais, como o Kiatleta onde oferecem toda a estrutura de treinamento para crianças carentes (SÃO PAULO FC, 2014).

Possui o programa Sócio Torcedor9, criado em 1999, que é uma maneira de estar mais próximo ao torcedor são paulino, oferecendo diversos planos visando à facilidade na compra de ingressos e diversas outras vantagens à frente de um torcedor comum, como exemplo, planos que contemplam vantagens como comodidade de comprar os ingressos pela internet, sem filas, e dependendo do plano poderá recuperar todo o valor que será pago mensalmente ao SPFC, por meio de descontos na compra de produtos e serviços junto às empresas que firmaram parcerias comerciais com o SPFC, participar de promoções, ganhando visitas guiadas ao Morumbi, camisas autografadas pelos jogadores, visita aos Centros de Treinamentos (CT) do SPFC possibilidade de participar de partidas dentro dos mesmos, ingressos para assistir nos camarotes com todo o conforto e comodidade, sorteios de materiais e prêmios no intervalo das partidas, entre inúmeras experiências. (SÓCIO TORCEDOR, 2014).

E por fim, existe a Passaporte F.C, que é a agência de turismo oficial do São Paulo F.C, foi lançada em 2010, a agência possui um espaço no Morumbi Concept Hall (área comercial) e oferece diversos produtos de lazer e turismo relacionados ao São Paulo Futebol Clube, incluindo seu principal produto, o Morumbi Tour, além de outros pacotes que serão descritos no próximo capítulo.

9

O São Paulo FC criou um programa do sócio torcedor que engloba três planos: Sou Tricolor - R$ 12,00 por mês onde tem preferência na compra antecipada via internet (24 horas antes dos demais torcedores), Standard - R$ 30,00 por mês onde tem preferência na compra antecipada via internet (72 horas antes dos demais torcedores) descontos de no mínimo 20% em alguns setores, sem fila. E o Premium - 100,00 por mês onde possui preferência na compra antecipada via internet (72 horas antes dos demais torcedores) descontos de no mínimo 30% na maioria dos setores e para 2 dependentes, sem fila. (Sócio Torcedor, 2014).

(12)

11

4.

Modelo de negócio e de precificação da Passaporte F.C

Segundo informações disponíveis na internet, a empresa Passaporte F.C é a agência Oficial de Turismo do São Paulo Futebol Clube, e faz parte do grupo

Freeway. Em 1983 a empresa Freeway, com seu conceito de ecoturismo no Brasil,

se tornou umas das pioneiras do segmento no País. Ao longo dos anos, a empresa formou outros três grupos no Brasil, que são: Freeway Brasil, que é uma operadora de Ecoturismo, a Immaginare que é uma empresa voltada a experiência de grupo e a Tablet Hotéis, voltadas para reservas de hotéis via internet.

Logo após o GrupoFreeway inovou em um novo nicho ainda pouco explorado no país, o Turismo Esportivo: “E assim, mais uma vez, unindo nosso know-how e vontade de suprir as demandas e proporcionar experiências inesquecíveis aos nossos clientes, criamos a Freeway Sports”. (PASSAPORTE F.C, 2014).

O São Paulo Futebol Clube constituiu uma parceria com a Freeway Sports e, diante disso, criaram seu nome fantasia, a “Passaporte F.C”, sendo responsáveis por toda criação e operação de produtos turísticos voltados ao clube, atendendo os torcedores em jogos, tours guiados no estádio e Centro de treinamento, além de serviços esporádicos. Segundo o gerente de produtos da empresa, a Passaporte F.C possui um diferencial único que nenhuma agência de turismo de um clube possui atualmente, que é uma agência de turismo dentro do próprio estádio. Seus principais produtos são: Morumbi Tour, Visita ao centro de treinamento da Barra Funda, Pacote Passaporte Comodidade e São Paulo Camp, além de produtos esporádicos.

4.1 Breve caracterização dos produtos

O Morumbi Tour é um dos principais produtos da Passaporte F.C. Consiste em uma visita monitorada, com duração de 1 (uma) hora, na qual o visitante tem a oportunidade de conhecer lugares exclusivos, incluindo o seguinte roteiro: Memorial das conquistas, sala de coletiva de imprensa, sala de aquecimento, vestiário dos jogadores, e uma volta ao redor do campo com direito a fotos no banco de reservas e escudo do time do SPFC. O Morumbi Tour funciona de terça a domingo. De Terça a Sábado com saídas às 10h00, 12h00, 14h00 e 15h30; e aos Sábados, Domingos e Feriados com saídas às 10h30, 11h30, 12h30, 13h30 e 14h30. Às segundas feiras

(13)

12

atendem gratuitamente entidades públicas sem fins lucrativos. O produto passou recentemente por uma alteração no valor, de R$ 30,00 (Inteira) passou a ser atualmente R$ 12,00 o valor inteiro (menos da metade de antigamente), quando questionado em relação à mudança do preço, se interferiu positivamente ao aumento de pessoas, o gerente de produtos da Passaporte F.C, relatou que ainda era cedo para dizer a influência dessa alteração de preço, pois assim que ocorreu a mudança entrou em período de feriado de carnaval, o que conseqüentemente gera um aumento de pessoas interessadas a realizar o tour e em seguida houve um período de aluguel do estádio para uma empresa terceirizada, para a realização de um show de uma banda de Rock internacional, fazendo com que o tour seja restrito e conseqüentemente atraindo menos pessoas.

Outro produto é a visitação ao centro de treinamento na Barra Funda: é um tour guiado e restrito proporcionado para até 10 (dez) torcedores e a visitação é realizada sempre as vésperas de concentração do time (período que antecede uma partida), sendo realizadas sempre as sextas feiras ou aos sábados, possui aproximadamente 2 (duas) horas e passa pelo seguinte roteiro: O REFFIS (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica) que é o núcleo de reabilitação esportiva, onde os atletas realizam as avaliações físicas, prevenções e recuperação muscular; a sala de preleção dos jogadores, local onde o técnico do time utiliza para apresentar explicações táticas, instruções e motivações aos atletas; piscina de hidromassagem, local na qual os jogadores participam do processo de recuperação muscular; a coletiva de imprensa, onde são concedidas as entrevistas; e por último assistem ao treinamento dos atletas, onde logo após o torcedor tem a oportunidade de compartilhar seus momentos com fotos e autógrafos ao lado dos mesmos. O valor do pacote é R$ 300,00 por pessoa.

O pacote Passaporte F.C Comodidade foi desenvolvido aos clientes que buscam comodidade e segurança, proporcionando a oportunidade de acompanhar os jogos do SPFC em qualquer parte do País ou do mundo. Em jogos realizados dentro da cidade de São Paulo, oferecem pacotes que inclui serviços de estacionamento com seguro, ingresso para partida e acompanhamento de guias. Para recepcionar os torcedores marcam um ponto de encontro com os mesmos no Hotel escolhido pela agência e, chegando ao hotel, os torcedores estacionam seus veículos e seguem de van até o estádio do Morumbi, onde são encaminhados pela equipe da Passaporte

(14)

13

F.C, até as cadeiras ou camarotes do estádio. Quando a equipe joga fora da cidade de São Paulo, oferecem toda estrutura e serviços completos, como: passagem aérea, hospedagem, traslados, ingressos no setor de visitantes, seguro de viagem e o acompanhamento da equipe. O valor varia entre R$ 1.000,00 para viagens nacionais e a partir de R$ 2.000,00 para viagens internacionais.

O São Paulo Camp tem o objetivo de desenvolver os conhecimentos e aprimorar as técnicas de futebol, acreditando no crescimento gradual, tanto a técnica, quanto o físico das crianças de 6 a 13 anos. O Camp é um evento que acontece duas vezes por ano nas férias escolares, portanto em julho e em dezembro. Normalmente os

Camp’s acontecem no Oscar Inn Eco Resort, em Santa Bárbara, onde há uma

estrutura de campos e médicos disponíveis para proporcionar assistência às crianças, também contam com profissionais técnicos e/ou ex-jogadores, que seguem uma rotina de atividades durante uma semana de Camp. Durante essa semana são realizados dois treinos, um no período da manhã, e um no período da tarde e durante os intervalos dos treinos, os atletas mirins são submetidos a atividades de relaxamento muscular e recreativas. Para uma melhor organização, todas as crianças que participam dessa semana, recebem kits com uniformes feitos exclusivamente para Camp. Em média, atendem de 40 a 50 crianças por Camp. O valor é de R$ 1.500 por pessoa.

E o serviço Navio tricolor, foi um evento esporádico realizado pela Passaporte F.C nos dias 19 a 22 de Abril de 2012. O navio foi o MSC Armonia e o trajeto foi realizado do porto de Santos (SP) para Búzios (RJ), com parada em Ilhabela (SP). O cruzeiro foi motivado pela comemoração dos 20 (vinte) anos do primeiro título mundial conquistado pelo clube. Apesar do sucesso do evento, segundo a Passaporte F.C, não há previsão para de realizá-lo novamente. Os preços variaram entre R$ 1.270,00 e R$ 2.279,00.

5.

Análises das entrevistas

5.1 Análise da entrevista com o gerente da Passaporte F.C

Nesse item foi realizado uma entrevista com o Gerente de produtos da Passaporte F.C, Marcelo Alejandro onde consistiu em abordar questões como; definição de

(15)

14

preços dos produtos; pesquisas de perfis socioeconômicos; estudos sobre demandas potenciais; promoções; receita; aspecto psicológico do torcedor; perfil geral do público e perfil elitizado. A seguir está transcrita a análise das respostas segundo a opinião da autora.

Conforme observado nas respostas, a Passaporte F.C atende desde os torcedores do SPFC entre os quais se incluem turistas de diversos lugares. Os produtos oferecidos por eles podem ser divididos em duas categorias: Eventos/Pacotes de Viagens e Visitação guiada. Por ser uma empresa terceirizada, os produtos da empresa têm seu valor definido através de seus custos operacionais acrescidos de margem de lucro da empresa e royalties que são pagos ao São Paulo Futebol Clube. Devido ao fato citado pelo entrevistado de que a torcida do São Paulo, de modo geral, é classificada como uma das torcidas com maior poder aquisitivo, a autora destaca que somente um produto oferecido pela empresa pode ser considerado mais acessível em termos econômicos: o Morumbi Tour, com valor de R$ 12,00, sendo que os outros produtos têm um custo mais elevado, com pacotes que incluem hospedagem em hotéis de no mínimo quatro estrelas.

A partir da análise dos resultados da pesquisa pode-se considerar que a Passaporte F.C possui aproximadamente 15 milhões de potenciais clientes, isto é, todo o contingente de torcedores do São Paulo Futebol Clube e que são pouco aproveitados. Considera-se que uma das diretrizes que permitam maior inserção mercadológica seja a popularização de outros produtos, especialmente no que concerne aos preços cobrados. Esta seria a base para fidelização dos clientes e aumento da capacidade de receita, através de produtos e ações complementares. Para tal, é preciso desenvolver melhor o setor de marketing do clube, o que impactará as estratégias e ações da Passaporte F.C. Tal processo não é simples, pela recente profissionalização da área de marketing esportivo no país, bem como pelas disputas políticas e ideológicas que dificultam a formulação de estratégias e ações de longo prazo no clube.

5.2 Análise das entrevistas com os clientes da Passaporte F.C

O objetivo da pesquisa foi analisar diversas opiniões de diferentes pessoas sobre a qualidade do serviço oferecido foram entrevistados dez clientes da Passaporte F.C, na qual a pesquisa procurou abordar questões de satisfação com a empresa no

(16)

15

geral referente a produto, preço, serviço prestado e equipe. A seguir está transcrita a análise das respostas incluindo a opinião da autora.

Conforme observado nas respostas, os motivos principais que levam a maioria dos clientes a procurar pela agência Passaporte F.C são: ter uma maior proximidade com o clube e jogadores que os representam, além de conhecer lugares restritos apenas aos atletas e diretoria, buscando também ser bem recepcionado pela equipe com profissionais qualificados. Quando questionados em relação ao serviço que já utilizaram, todos mencionaram o Morumbi Tour, na qual não houve nenhuma reclamação, ao contrário, as pessoas passaram satisfação no produto oferecido, tempo de serviço sendo ideal, a equipe prestativa e qualificada e o preço acessível. A única observação que foi passada, é que poderiam aumentar o número de visitas, pois ainda são poucas. Em relação ao tour no CT da Barra Funda, a maioria acha o preço elevado, mas um serviço que proporciona emoções, pois estariam próximos dos atletas. Os que fizeram acham que o que o tempo de duração deveria ser maior, e um dos entrevistados relatou que a interação dos atletas com os visitantes também deveria ser maior até pelo preço cobrado. Quando questionados se vale a pena pagar o preço sugerido que for, para realizar o desejo/sonho de estarem mais próximos ao seu time de coração, as respostas ficaram divididas. Uma parte dos entrevistados relatou que não vale a pena, pois infelizmente o preço dos serviços da visitação no CT Barra Funda e a viagens, por exemplo, não é acessível, onde não são todos que possuem condições financeiras para realizar esse “sonho”. Na outra ponta, parte dos entrevistados relatou que vale a pena pagar o preço que for para estarem interagindo com o clube de alguma forma, onde alguns, só não participam tanto das ações promovidas pela Passaporte F.C, não pelo preço, mas sim pela falta de tempo pessoal.

Considerações finais

A maior dificuldade em mensurar as estratégias e ações de vendas da Passaporte F.C foi alinhar as três pontas principais para essa resposta: O Marketing do São Paulo F.C, a Passaporte F.C, e sua a demanda. De certa maneira, o presente artigo procurou coletar e analisar informações de todas essas referências para que seus

(17)

16

resultados fossem os mais adequados possíveis. A dificuldade de contato direto com o departamento de marketing do clube dificultou tal análise.

Percebe-se que a Passaporte F.C é uma agência ainda pouco explorada, com grandes potencialidades de crescimento pelo forte clube que representa, mas que não é bem desenvolvida como um todo, seja pela recente profissionalização da área de marketing esportivo no país o que dificulta muito o seu crescimento, bem como pelas políticas internas que dificultam a formulação de estratégias e ações em longo prazo, sendo assim, percebe-se que as definições de preços da Passaporte F.C com seus produtos são definidas através de políticas internas e não por questão técnica, por imitação e não por estratégia da empresa.

No ponto de vista da demanda entrevistada, nota-se que em relação aos preços cobrados pelos serviços, em geral, existe uma opinião formada de o preço ser elevado, onde se faz dividir as opiniões, parte diz que não vale à pena pagar o preço sugerido por não ser acessível e a maioria não possuir condições financeiras para realizar tal desejo. E a outra parte, relata que vale a pena pagar o preço que for para estarem interagindo com o clube de alguma forma. Apesar de citarem algumas criticas e sugestões nos serviços e produtos, em geral, a demanda pareceu satisfeita em relação aos serviços que usufruíram, as opiniões foram muito divididas, pois cada pessoa coloca uma expectativa no serviço, e isso se torna algo muito pessoal. Logo, o custo-benefício das experiências ofertadas segundo relatados pelos entrevistados mostrou-se favoráveis e com resultados positivos, sendo compatíveis com as necessidades e expectativas colocadas. Mas também, é importante salientar que na opinião dos torcedores em geral, percebe-se a existência de um “clubismo”, ou seja, uma paixão pelo futebol que ultrapassa qualquer preço cobrado e que pode influenciar diretamente na opinião dos mesmos, isso explica-se pelo fato de o futebol ser um produto atrelado as emoções e que por isso tem uma precificação menos tangível e uma flexibilidade maior da demanda em relação a variações de preços. Neste sentido, se assemelha ao turismo, já que muitos sonhos, emoções e expectativas são depositadas na experiência de viajar, especialmente no período de férias.

(18)

17

ARSENAL. Emirates Stadium Tours. Disponível em:

<http://www.arsenal.com/tours>. Acesso em: 10 mar. 2014.

BOCA JUNIORS. Estádio Tour. Disponível em:

<http://www.museoboquense.com/estadio-tour.php>. Acesso em: 10 mar. 2014.

CHELSEA FC. STADIUM TOURS E MUSEUM. Disponível em:

<http://www.chelseafc.com/stadium-tours>. Acesso em: 10 mar. 2014.

CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE. MUSEO. Disponível em:

<http://www.cariverplate.com.ar/museo/>. Acesso em: 10 mar. 2014.

CORINTHIANS. Agência de viagens do Timão vende pacotes para os jogos da

Libertadores no Pacaembu. Disponível em:

<http://www.corinthians.com.br/site/noticias/ver/?c=Vai+Corinthians&id=18235>. Acesso em: 10 mar. 2014.

DANTAS, José Carlos de Souza. Qualidade do atendimento nas agências de viagens : uma questão de gestão estratégica. São Paulo: Roca, 2002

DINHEIRO VIVO. Salário mínimo na Europa. Disponível em:

<http://www.dinheirovivo.pt/graficos/interior.aspx?content_id=3917540>. Acesso em: 30 abr. 2014.

FC BARCELONA. Camp Nou Experience Tour & Museo. Disponível em: <http://www.fcbarcelona.es/camp-nou>. Acesso em: 10 mar. 2014.

FUTEBOL TOUR. Quem Somos. Disponível em:

<http://www.futeboltour.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 10 mar. 2014.

FUTEBOL TOUR. Arena do Grêmio Tour. Disponível em:

<http://www.futeboltour.com.br/visitas/arena-do-gremio-tour/>. Acesso em: 10 mar. 2014.

G1 ECONOMIA. Conversor de moedas. Disponível em:

<http://g1.globo.com/economia/mercados/cotacoes/moedas/>. Acesso em: 30 abr. 2014.

GONÇALVES, Emerson. Os 30 maiores Clube de Futebol do Mundo por

Faturamento e suas dívidas. Disponível em:

<http://www.pluriconsultoria.com.br/noticia.php?id=658>. Acesso em: 30 abr. 2014.

INTERNACIONAL. Visitação. Disponível em:

<http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=5&setor=170&secao=156&sub secao;=#>. Acesso em: 10 mar. 2014.

LOPES, Pedro. Dívidas: Proforte volta à pauta para corrigir fracasso da

Timemania. Disponível em:

<http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas- noticias/2014/02/05/dividas-proforte-volta-a-pauta-para-corrigir-fracasso-da-timemania.htm>. Acesso em: 30 abr. 2014.

MANCHESTER UNITED. Stadium Tour. Disponível em:

<http://www.manutd.com/en/Visit-Old-Trafford-New/Museum-And-Stadium-Tour/Stadium-Tour.aspx>. Acesso em: 10 mar. 2014.

MENDONÇA, Renata. O que falta para tornar o futebol brasileiro mais atraente

(19)

18

<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130809_melhorias_futebol_rm_lg b.shtml>. Acesso em: 30 abr. 2014.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Salário mínimo. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/sal_min/>. Acesso em: 30 abr. 2014.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Embratur - Instituto Brasileiro de

Turismo. Disponível em:<http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/embratur/>. Acesso em: 01 maio 2014.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Glossário do Turismo. Disponível em:

<http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/espaco_academico/glossario/>. Acesso em: 01 maio 2014.

PALMEIRAS TOUR. Academia Tour. Disponível em:

<http://www.palmeirastour.com.br/visitas/academia-tour/>. Acesso em: 10 mar. 2014. PANOSSO NETTO, Alexandre e ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis.Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009.

PASSAPORTE FC. Visitas Guiadas. Disponível em:

<http://passaportefc.esportes.ws/site/index.php?route=product/category&path=61>. Acesso em: 10 mar. 2014.

PLURI CONSULTORIA. Pluri Consultoria. Disponível em:

<http://www.pluriconsultoria.com.br/pluri.php>. Acesso em: 30 abr. 2014.

REAL MADRID. Tour do Bernabéu. Disponível em:

<http://www.realmadrid.com/pt/bilhetes/tour-bernabeu>. Acesso em: 10 mar. 2014. SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira; KADOTA, Décio Katsushigue. Economia do Turismo. São Paulo: Aleph, 2012.

SANTOS FC. Quem Somos. Disponível em: <http://www.santosfctour.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 10 mar. 2014.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. Passaporte FC. Disponível em:

<http://www.saopaulofc.net/plus-mais/passaporte-fc/>. Acesso em: 10 mar. 2014. SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. Sobre o São Paulo FC. Disponível em: <http://www.saopaulofc.net/o-clube/sobre-o-sao-paulo-fc/>. Acesso em: 10 mar. 2014.

SÓCIO TORCEDOR. O programa. Disponível em:

<http://sociotorcedor.com.br/programa.aspx>. Acesso em: 10 mar. 2014.

SWARBROOKE, J, & HORNER, S. (2002). O comportamento do consumidor no turismo (1ª ed.). São Paulo: Aleph.

TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias. São Paulo : Aleph, 2001.

(20)

19

APÊNDICE A – Questionário aplicado a Passaporte FC e Clientes:

Pesquisa 01: Entrevista com o gerente de produtos da Passaporte FC Nome: Marcelo Alejandro

1. Como são definidos os preços dos produtos?

Temos alguns tipos de produtos, mas podemos dividir em duas categorias. Eventos/Pacotes de Viagens e Visitação guiadas. De modo geral as visitações guiadas têm o valor definidos medindo os custos de operacionalização das visitas guiadas, como funcionários fixos, guias freelancers, custos fixos da empresa e royalties a serem pagos ao São Paulo Futebol Clube contra uma projeção de quantidade de visitas que receberemos dentre torcedores do São Paulo, turistas que chegam por conta própria ou através de agências de turismo receptivo em São Paulo. Os pacotes de viagens/evento têm o seu valor definido através de composição de custos operacionais acrescidos de margem de lucro da empresa e royalties que deverão ser pagos para o São Paulo Futebol Clube.

2. Existem pesquisas de perfil socioeconômico dos clientes da Passaporte? Se sim, quanto o nível de renda influência na decisão do preço?

Existe uma pesquisa no mercado de turismo e marketing esportivo que aponta as características e faz as comparações entre as diferentes torcidas dos clubes brasileiros. A torcida do São Paulo Futebol Clube de modo geral é classificada como uma das torcidas com maior poder aquisitivo. Hoje o São Paulo tem 15 milhões de torcedores, é a terceira maior torcida de um clube brasileiro, perdendo para S.C Corinthians e o Clube de Regatas do Flamengo, cada com aproximadamente 30 milhões de torcedores. A grosso modo, a Passaporte F.C tem 15 milhões de potenciais clientes, visto que temos uma gama de produtos que podem variar de R$ 12,00 (Morumbi Tour) e pacotes para acompanhar o São Paulo Futebol Clube em jogos internacionais tem um custo mais elevado pois incluem passagens aéreas, traslados em transportes executivos, acompanhamento de guias e hospedagem em hotéis no mínimo 4 estrelas.

(21)

20

3. Existe algum estudo sobre a demanda potencial. Exemplo: Sócio –Torcedor, se não, quais os motivos?

O mercado de turismo e marketing esportivo no Brasil ainda é muito novo. Principalmente se compararmos com Europa e Estados Unidos, é um mercado que está emergindo e, portanto se profissionalizando agora. Por este motivo não há ainda muitos estudos específicos nesta área.

4. Existem promoções? Se sim, como definidas e para qual público?

Existem promoções para Sócio-Torcedor. O programa de Sócio-Torcedor de qualquer clube dá direito a vantagens que um torcedor comum não tem, como descontos nas visitas guiadas, produtos, jogos no Morumbi, pacotes para jogos fora de casa ou qualquer outra evento desenvolvido pela Passaporte F.C produtos/serviços, descontos progressivos em caso dessas pessoas.

5. Quanto que a receita gerada pela passaporte representa para o Marketing do SPFC? Ou até para o próprio SPFC?

Esta informação é sigilosa.

6. Em sua opinião, quais devem ser as principais fontes de receita de em clube de futebol como o SPFC? E o que pense dos preços dos ingressos do Brasil, e campeonato brasileiro de 2013?

Como os grandes modelos esportivos, a receita tem que vir de direitos de televisão, patrocinadores (formas diferentes de exposição de marcas e quotas de patrocínio), e cada vez mais aproximando o torcedor ao clube. Desenvolvendo experiências inesquecíveis entre torcedor para com seu clube de coração. Além de fidelizar o torcedor ele compra mais camisas, outros produtos licenciados, e aumenta consideravelmente a receita em royalties, além de utilizar melhor a imagem de seus atletas publicitariamente falando.

(22)

21

7. Como são utilizados os aspectos psicológicos dos clientes para consumir determinados produtos a determinado preço?

É muito sazonal, pois isso depende da fase em que o clube está, se o clube está bem, os produtos vendem, existe um bom faturamento, e royalties para o clube, e se o clube está mal, os clientes passam a achar os produtos mais caros e existem mais reclamações. Então tudo depende da fase do clube.

8. Qual perfil geral do publico (gênero, idade, faixa etária, renda, tipos de grupo, origem e demográfica)

Geralmente são famílias, que procuram um conforto e comodidade maior e optam pelos nossos serviços. O gênero a grande maioria são o público masculino, porém também há um publico feminino crescente, a faixa etária vária desde crianças de 0 a 5 anos acompanhadas pelos pais a pessoas acima de 50 anos, porém, nosso maior público é entre 20 a 35 anos. Em relação a tipos de grupos, o que mais costumamos receber são grupos corporativos para a realização do Morumbi Tour e o nosso maior público em geral reside em São Paulo Capital, no interior de São Paulo e na região Sul do País.

9. Percebe-se que os produtos são destinados a um perfil mais elitizado. Há um interesse em popularizá-los? Se não, por quê?

O objetivo da Passaporte F.C é atender a todos os perfis de clientes gerando uma aproximação dos torcedores através de experiências que ele pode viver com o São Paulo Futebol Clube. Temos produtos que custam de R$ 12,00 como o Morumbi Tour a pacotes de viagem que são adquiridos em média por R$ 990,00 dentro do Brasil ou USD 990,00 na América Latina, incluindo passagem aérea ida e volta, hospedagem, traslados de chegada e saída da cidade visitada, traslado com escolta policial para o jogo e guia da agência acompanhando o grupo em tempo integral, ou seja, se considerarmos toda a estrutura montada para a realização de uma viagem dessas e os valores praticados, acompanhar os jogos do São Paulo fora de casa não é apenas para um publico elitizado, sem contar as facilidade de parcelamento em até 6x sem juros nos cartões de crédito (Visa, Master e American Express). Em

(23)

22 marketing aprendemos que a melhor forma de atender à maioria dos seus clientes é criando nichos de mercado.

Pesquisa 02: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte F.C Nome: Alisson Gomes Silva

1. Você é cliente da Passaporte F.C há quanto tempo? 01 ano e meio.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Maior proximidade com o clube. E conhecer sua estrutura física.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos? Morumbi Tour. Fantástico.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? Sim.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim. A visita foi guiada por ótimos profissionais e muito bem dispostos a nos atender.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não. O que me falta no momento são oportunidades e tempo disponível.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Sim, com certeza. Pois o verdadeiro torcedor quer sempre uma oportunidade de interagir com o clube de alguma forma.

(24)

23

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Sim. Fiquei muito satisfeito, foi algo realmente muito emocionante e que guardarei na lembrança para sempre. Muito em breve estarei participando novamente das ações promovidas pela Passaporte FC.

Pesquisa 03: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Axel Damasceno

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há um ano e três meses.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Morumbi tour e Tour no CT da Barrafunda.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos? Tour no CT e Morumbi Tour. Achei maravilhoso.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? Sim. Estava de bom tamanho.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim, equipe maravilhosa.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

(25)

24

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Sim vale a pena, pois pode ser um momento único, se eu estiver com o dinheiro pago com certeza.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Sim, todas as expectativas espero que continuem atendendo bem aos clientes.

Pesquisa 04: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Denis

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há 2 anos.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Conhecer melhor sobre o clube e os atletas que nos representa.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos?

Visita ao CT da Barra Funda e Morumbi Tour. Achei o valor da visita um pouco caro, porém até satisfatório (Até me pareceu que alguns dos jogadores não deram tanta importância para os visitantes). Já o Morumbi Tour, achei bem acessível, mas com poucas visitas. Uma referência é a visita do estádio La Bombonera, do Boca Juniors, que apresenta a história e o orgulho do time de uma maneira mais passional.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal?

A Visita do CT poderia ser um pouco mais longa, tendo um contato maior com os jogadores, podendo almoçar com eles, ou qualquer outra ação que pudesse ter mais contato com os atletas. O do Morumbi Tour foi ideal.

(26)

25

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não conheço.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Não acho. Achei que alguns jogadores, infelizmente, não se dispuseram a compartilhar o momento (Visita ao CT Barra Funda).

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Atendeu.

Pesquisa 05: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Eduardo

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há 1 ano.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Quando procurei a agência, queria conhecer melhor o Morumbi.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos? O Morumbi Tour, eu achei ótimo.

(27)

26 Sim.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sem dúvidas, a equipe me atendeu muito bem.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Valeu a pena sim, entrar nos vestiários, subir ao gramado pelo mesmo acesso utilizado pelos jogadores foi uma experiência única.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Com certeza, o Morumbi Tour correspondeu minhas expectativas.

Pesquisa 06: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Jefferson Araujo

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há 2 anos.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Conhecer os setores do Estádio onde jamais poderia imaginar tais como, Vestiário, Sala de Troféus, Camarote, Campo, Banco de Reservas, etc.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos? Morumbi tour, muito bom o Produto.

(28)

27

4. O tempo de duração do serviço foi ideal?

Foi ótimo, deu pra conhecer bastante a historia do Clube.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim. Profissionais altamente qualificados.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não, os produtos são de alta qualidade.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Vale muito à pena, pois você tem a emoção de estar no mesmo lugar onde os seus ídolos sempre estão.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Sim, e muito. As informações passadas foram de total esclarecimento. ótimo serviço.

Pesquisa 07: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Marcelo Lozano

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo?

Ano passado utilizei o serviço da agência passaporte FC pela primeira vez, em 2013.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Como torcedor utilizei o serviço para conhecer as dependências físicas do clube que torço.

(29)

28

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos? Morumbi tour e gostei muito do atendimento da agência.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? O tempo de serviço foi ideal.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

A equipe foi muito prestativa com todos os clientes.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Conheço o serviço de tour ao CT na barrafunda, mas não faria por falta de condições de ir até São Paulo para conhecer o serviço.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

O preço compensa por que é um momento único para torcedores de coração, mas infelizmente não são todos que podem pagar.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Foi melhor do que o esperado, emocionante e quero voltar para fazer outros serviços com a agência.

Pesquisa 08: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Mauricio Amorim

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Sou cliente desde 2010.

(30)

29

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Procuro ser surpreendido com os serviços, algo que possa presenciar e que esse dia possa ser inesquecível. Como? Tendo acessos a lugares que os jogadores, dirigentes e imprensa ocupam, e também ser bem recepcionado pela equipe com profissionais qualificados.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos?

Morumbi Tour. Achei incrível, foi um dos melhores dias da minha vida e sempre que tenho oportunidade comento desse programa para outras pessoas.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? Sim, atendeu minha expectativa.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim, a equipe me atendeu da melhor forma.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

O Tour eu acho o preço ótimo. Mas a visita do CT infelizmente é um preço elevado onde não são todos que possuem condições para realizar esse sonho.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

(31)

30 Sim. A Passaporte desde o primeiro contato, até o último contato atendeu minhas expectativas. É um serviço que indico para todos.

Pesquisa 09: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Fabio de Castro

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há 2 anos.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Como sou são-paulino, tudo do São Paulo me interessa, então procuro o melhor custo benefício entre o serviço e o preço.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos?

Tour Morumbi (Sensacional) e Tour CT Barra Funda (Deixou a desejar).

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? Sim.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Super, todos extremamente atenciosos. Sim.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Não.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

O preço sugerido que for não! Porque apesar de gastar dinheiro com meu time, se achar que estão abusando paro...nunca vou comprar uma lata de

(32)

31 coca por R$ 15 reais, não importa onde for...acho que tem que ser uma pista de mão dupla, afinal da mesma forma que nós torcemos pelo time e fazemos tudo por ele, o time também não pode querer enfiar a faca nos torcedores...abuso nunca, preço justo sim! Mesmo que for um pouco mais caro.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Na visita do CT da Barra Funda, me senti ludibriado, enganado! Me venderam o produto (nada barato), mas achei que valia, afinal o numero de pessoas era reduzido e você no final podia tirar fotos com os jogadores..Tudo lindo, prefeito, até o momento das fotos, tinha mais ou menos umas 50 pessoas, não foi isso que foi vendido pra mim! O combinado não é caro! Se tivessem me falado ótimo, mas não me falaram que iria encher de parentes de jogadores! Não que não devam estar lá também, mas o vendido foi que era caro, porque como o número de pessoas era reduzido o contato com os jogadores era maior, não foi isso que aconteceu! Tanto que queria fazer a viagem com o time, quando ele fosse jogar fora de São Paulo (vi que tem esse passeio onde você fica hospedado com o time, viaja no mesmo avião) , mas fiquei com medo de não ser aquilo, aí eu ia ficar muito irritado, então preferi não fazer o passeio! E uma dica no dia das crianças, arrumem um presente pra dar pra todas as crianças que forem (cobrem mais caro se for o caso), porque aqueles que não ganham ficam chorando, isso aconteceu com meu sobrinho e eu tive que comprar um presente pra ele e fingir que ele tinha sido sorteado no São Paulo Mania! Quando o rapaz do São Paulo mania falou o nome dele, ele fez uma cara de que não acreditava e se emocionou que fez alguns clientes que estavam na loja derrubarem algumas lágrimas, isso devia ser pensado antes.

Pesquisa 10: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Flavio Mendes Leite

(33)

32 Há 01 ano.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Conhecer a história e as dependências da sede do São Paulo FC e estar próximo dos atletas assistindo suas atividades esportivas.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos?

Fiz um tour pelo estádio do Morumbi e assisti um treino no CT Barra Funda.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal?

Nos dois eventos o tempo foi satisfatório, mas se tivesse mais uns 10 minutos na sala de aquecimento e podendo usas a bola a vontade seria o ideal.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Não tem como melhorar. Toda a equipe é fantástica tanto no atendimento como nas informações.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

Se estivesse ao meu alcance, eu comprava todos os produtos.

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Vale a pena sim, porque praticamente o torcedor se sente como um dos atletas do seu clube amado quando no CT e nas dependências do estádio.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

(34)

33 Não poderia ter sido melhor. Tanto no ato da compra pela internet, a preocupação pelo bem estar do cliente, enfim, um serviço de profissionais competentes.

Pesquisa 11: Entrevista com Clientes da Empresa Passaporte FC Nome: Claudia Mendes

1. Você é cliente da Passaporte FC há quanto tempo? Há 3 anos.

2. O que você, como torcedor, procura ao utilizar os serviços da Agência Passaporte FC?

Diversão, aproximação com ídolos, momentos felizes e maior conforto.

3. Quais Produtos/Serviços já comprou? O que achou dos mesmos?

Fui ao CT da Barra Funda duas vezes, foi maravilhoso e espetacular conheci todos os jogadores e meus maiores ídolos que é o Rogério Ceni e Luis Fabiano, momento único e PH Ganso também.. já participei do tour no Morumbi, foi muito intenso e momento muito especial conhecer o vestiário e tudo foi muito bom mesmo, voltarei nos dois novamente.

4. O tempo de duração do serviço foi ideal? Foi sim, foi o necessário.

5. Você está satisfeito com a equipe que lhe atendeu? Há disposição para sanar suas dúvidas?

Sim. Foram bem esclarecedores, gentis e educados, fiquei bem á vontade.

6. Tem algum Produto/Serviço que você conhece da agência que jamais compraria? Se sim, qual e por que motivo?

(35)

34

7. A Passaporte FC proporciona momentos para os torcedores estarem mais próximos ao seu time de coração. Vale à pena pagar o preço sugerido que for para realizar esse sonho? Por quê?

Sim, com certeza vale sim porque foram momentos especiais que vivi e que ficaram na minha história e na minha memória pra sempre, foi uma das melhores coisas que já fiz nos meus 33 anos.

8. De modo geral, a passaporte FC atendeu a suas necessidades, correspondendo as suas expectativas no momento de contratar o serviço?

Sim, de todas as formas e necessidades e com muita atenção por parte dos funcionários e dos jogadores também, fui feliz nesses dias que participei, foi realmente especial.

ANEXO A - RECEITAS DO SÃO PAULO F.C COM O ESTÁDIO DO

MORUMBI EM 2013:

Camarotes e Cadeiras Cativas - R$ 28,6 milhões Bilheteria - R$ 18,2 milhões

Aluguéis - R$ 12,8 milhões Publicidade - R$ 2,3 milhões Outras Receitas - R$ 3,3 milhões

(36)

35 Fonte: Amir Somoggi (Diretor de consultoria em gestão esportiva da BDO)

Referências

Documentos relacionados

Nestor, Siriri, Emílio Armiñana, Milton, Luizinho, Formiga, Clodô, Friedenreich, Bino, Barthô, Romeu e Hugo (bandeirinha).. CA YPIRANGA SÃO

Como parte dos objetivos, são obtidos: (i) os valores dos fatores de redução das propriedades mecânicas de acordo com os resultados obtidos diretamente dos ensaios

TIAGO JOAO MOREIRA MARQUES BAPTISTA FUTEBOL CLUBE PAÇOS DE FERREIRA 1. FILIPE EMANUEL DE SOUSA FUTEBOL CLUBE PORTO, FUTEBOL

Paulistano e, por assim dizer, o rebatismo da associação - Como o jornal &#34;Folha da Noite&#34;, na coluna &#34;Notas e Notinhas&#34; anunciou no dia 31 de janeiro, para a APEA,

Baseia-se em pesquisas dos processos de treinamento adotados pela Força Aérea e Exército Brasileiros, Polícias Inglesa e Americana, com dados coletados durante Curso de

A implementação do projeto Arquivo Histórico Municipal Washington Luís — A Cidade de São Paulo e sua Arquitetura se deu concomitantemente ao processo de aperfeiço- amento da base

16:30 - 18:00 Casos clínicos, radiológicos, anatomopatológicos Palestrante: Frédérique Penault-llorca. 16:30 - 18:00 Casos clínicos, radiológicos, anatomopatológicos

Tem como diretrizes, a integração com as políticas e diretrizes das Secretarias Municipais, das Subprefeituras e órgãos equiparados; o incentivo e apoio às