• Nenhum resultado encontrado

4- EXERCÍCIOS DE DIREITO DO TRABALHO PARA UNICEUB 2013.1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4- EXERCÍCIOS DE DIREITO DO TRABALHO PARA UNICEUB 2013.1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Assinale V ou F

1. As gorjetas pagas espontaneamente pelos clientes não integram a remuneração do empregado.

2. O salário-família não é devido aos trabalhadores rurais.

3. Caso um trabalhador de uma indústria de tabacos, ao final de cada mês, receba da empresa quatro maços de cigarros como complemento de sua remuneração, é correto afirmar que, nesse caso, os cigarros recebidos por ele constituem salário-utilidade.

4. Artur desenvolveu atividade de pedreiro em obra residencial ao longo de três meses ininterruptos, segundo avençados pelas partes e mediante paga, sem, contudo, ter sido feito registro em sua CTPS. De acordo com a CLT e os princípios do direito do trabalho, houve relação de trabalho.

5. Considerando que determinada categoria profissional tem assegurada à gestante, por força de convenção coletiva, estabilidade no emprego por mais um mês além do período fixado na CF, então a convenção coletiva, por ser firmada entre sindicato e empresa, pode assegurar a extensão do benefício.

6. A jornada de trabalho noturno do trabalhador urbano tem início às 22 horas e término às 5 horas da manhã seguinte.

7. Considere a situação de trabalhador que recebe mensalmente uma quantia fixa e outra variável, sendo esta resultante de gorjetas. Então a quantia variável paga mensalmente não integra a remuneração.

8. Um vendedor, após determinado tempo, foi promovido a gerente de vendas, cargo de confiança, que lhe assegurou aumento na remuneração. Após ele ocupar a nova função por seis meses, o empregador concluiu que as expectativas de desempenho no cargo não tinham sido atendidas e determinou-lhe o retorno à função anterior, a de vendedor. Então o empregador cometeu irregularidade nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho.

9. Alberto das Couves, empregado da empresa SONHO DO AMOR LTDA., após

criticar seu superior hierárquico de forma agressiva e com uso de expressões depreciativas, foi advertido por escrito. Tendo Alberto das Couves se recusado a assinar a referida punição, ele foi dispensado, por justa causa, da empresa, sob o argumento de prática de falta grave, por ato de indisciplina. Na situação, foi correta a decisão da empresa de dispensar o empregado por justa causa.

10. Considere que Maria, ao descobrir-se grávida, tenha utilizado as dependências do hospital onde trabalha como auxiliar de enfermagem, para interromper a gravidez, e, em decorrência do fato, tenha sido processada e julgada por aborto criminoso. Nessa situação, com base no que prevê a CLT, caracteriza-se a hipótese de suspensão do contrato de trabalho.

11. A empresa Alfa e Omega contratou Alfredo com 17 anos de idade, para trabalhar como vigia noturno. A empresa justificou a contratação no período noturno alegando que, dessa forma, não haveria choque com o horário escolar de Alfredo. Então o contrato de

(2)

trabalho não será válido, considerando o comando da Constituição Federal que veda o trabalho noturno de menores de 18 anos.

12. A Empresa Mar Grande Ltda. convidou Antonio para trabalhar como auxiliar de serviços gerais. Ficaram acertadas previamente as condições de horário, salário e chefia. Porém não foi anotada a carteira de trabalho de Antônio. A CLT admite a existência de contrato tácito ou expresso, de forma que Antônio pode buscar o reconhecimento do vínculo, independentemente de anotações na carteira de trabalho, desde que prova a existência de subordinação, pagamento de salário, habitualidade e pessoalidade.

13. O empregado que trabalhe em contato direto com inflamáveis tem direito à percepção do adicional de periculosidade, correspondente ao percentual de trinta por cento calculado sobre o salário acrescido das parcelas de natureza salarial.

14. Suponha que um empregado trabalhe, desde 20.10.2006, como auxiliar do zelador, em um condomínio com 72 apartamentos, coletando o lixo de 36 apartamentos localizados na entrada A, sem que lhe sejam fornecidas botas nem luvas especiais. Nessa situação, o empregado não tem direito à percepção do adicional de insalubridade. 15. O horário de trabalho de João está distribuído em turnos para cobrir todo o período de atividade da empresa onde ele trabalha, que funciona ininterruptamente. João integra equipe de trabalho sujeita a sistema de revezamento, com alternância, para cada empregado, de jornadas diurnas e noturnas. Nessa situação hipotética, considerando-se que a jornada máxima para quem labora em turno ininterrupto de revezamento, de acordo com a Constituição Federal, é de seis horas diárias, caso João trabalhe oito horas por dias, será necessário um acordo escrito de compensação de jornada, sob pena de o empregador ter de lhe pagar duas horas extras diárias.

16. Maria, professora de matemática que trabalha exclusivamente para uma instituição de ensino particular, ministra, pela manhã, 5 aulas a partir de 7h 30 minutos, de segunda a sexta-feira, tendo cada aula a duração de 50 minutos; após 3 horas-aula, a professora tem 15 minutos de intervalo e, em seguida, ministra mais 2 aulas. Nessa situação hipotética, a referida professora tem direito à percepção de horas extras, dada a extrapolação da jornada máxima legal.

17. O Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados do Distrito Federal firmou instrumento coletivo de trabalho com a Empresa SVTD Informática, que tem 98 empregados. O referido instrumento tem cinco cláusulas, entre as quais se incluem a previsão de aviso prévio de 60 dias para empregados com mais de 45 anos de idade dispensados sem justa causa e o adicional de horas extras correspondente a 100%. Em relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que o instrumento coletivo firmado constitui convenção coletiva de trabalho, cujo prazo máximo de vigência é de dois anos.

18. Foi deflagrada greve de motoristas de ônibus no Rio de Janeiro, sem que o sindicato da categoria comunicasse, com antecedência de 72 horas, a decisão de paralisação aos usuários e aos empregadores. Nessa situação hipotética, a greve dos trabalhadores deve ser considerada ilegal.

19. Suponha que Plínio seja eleito diretor esportivo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Ensino de São Paulo. Nessa situação hipotética,caso Plínio seja o décimo quinto diretor da entidade, ele não será detentor de estabilidade sindical.

(3)

20. Considere que uma empregada contratada em 20/11/2006 tenha engravidado no curso da relação de emprego, tendo seu filho nascido no dia 05/12/2008. Nessa situação, a estabilidade da empregada se extinguirá em 05/04/2009.

21. O contrato de trabalho pode ser tácito ou expresso e descrever prazo certo ou previsível, sendo considerado indeterminado o prazo de sua vigência quando não houver discriminação a respeito.

22. Pode ser anulada a alteração do contrato de trabalho se esta causar prejuízo ao empregado; entretanto, se a modificação contratual for decorrente de mútuo consentimento entre empregador e empregado, a anulação não poderá ser feita.

23. Compreende-se trabalho noturno como aquele executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, considerando-se, por ficção jurídica, a hora noturna correspondente a 52 minutos e 30 segundos.

24. 24-A estrutura sindical envolve: os sindicatos, com base mínima coincidente com a de um município; as federações, que congregam os sindicatos afins e se organizam nos Estados ou no Distrito Federal, interestadual ou nacionalmente; e as confederações, que se formam pela associação de, no mínimo, três federações afins.

O Direito do Trabalho envolve as relações de trabalho, incluindo as que se firmam sob vínculo de emprego. Acerca desse assunto e quanto aos requisitos que distinguem as situações de contrato de trabalho, contrato de emprego, assim como os sujeitos e as responsabilidades envolvidas, julgue os itens subseqüentes:

25. As relações de trabalho envolvem os contratos para prestação de serviço em favor de outrem, em caráter oneroso, podendo se efetivar sob vínculo de emprego, quando houver subordinação, pessoalidade e não eventualidade no trabalho contratado.

26. Considera-se empregador, além da pessoa jurídica, apenas a pessoa física que contrate trabalhador para realização de fim com intuito de lucro.

27. O contrato individual de trabalho, que corresponde à expressão da relação de emprego, pode ser firmado por acordo tácito ou expresso, verbalmente ou por escrito, e por prazo determinado ou indeterminado, podendo suas cláusulas ser livremente estipuladas entre partes, desde que oberbadas as disposições legais ou regulamentares de proteção ao trabalhador, os contratos coletivos de trabalho e as suas decisões das autoridades competentes.

28. A alteração na estrutura jurídica da empresa empregadora afetará os contratos de trabalho apenas quando houver mudança no objeto social, já que pode haver conseqüente vinculação à nova categoria econômica e às normas coletivas pertinentes e, nessa situação peculiar, prevalecem, sem ressalvas, as condições de trabalho decorrentes.

29. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além dos salários devidos pelo empregador como contraprestação do serviço e das indenizações pagas pelo empregador, as gorjetas que receber

(4)

30. Integram o salário não apenas a importância fixa estipulada, como também as comissões, as percentagens, as gratificações ajustadas, as diárias para viagem, quando excedam metade do salário percebido pelo empregado, e os abonos pagos pelo empregador.

31. O décimo terceiro salário, que teve origem como gratificação natalina, deve ter por base o salário fixo do empregado e ser pago de modo integral até dezembro de cada ano, sem prejuízo de eventual antecipação, quando assim requerer o empregado.

Há situações em que o contrato de trabalho, sem ser rescindido, tem efeitos sobrestados ou diminuídos; noutras, ode tanto o empregado como o empregador rescindir ou postular a rescisão do contrato de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes:

32. A distinção principal entre interrupção e suspensão do contrato de trabalho é que, na suspensão, as obrigações principais das partes não são exigíveis, enquanto, na interrupção, apenas o são parcialmente, resultando que, na suspensão, não há trabalho nem remuneração e, na interrupção, não há trabalho, mas o empregado continua a receber salário.

33. A suspensão disciplinar por mais de 60 dias consecutivos ou alternados importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.

34. A prescrição qüinqüenal do direito de reclamar o gozo de férias ou a respectiva indenização é contada do término do período concessivo, observado o biênio posterior à rescisão do contrato de trabalho.

35. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob subordinação e mediante salário.

36. Quando houver omissão nas disposições legais da legislação trabalhista, nos contratos individuais ou nas convenções e acordos coletivos de trabalho, o Juiz do Trabalho pode julgar por precedente jurisprudencial, analogia ou por equidade, inclusive adotando o Direito Comum como fonte subsidiária.

37. Uma das premissas do Direito do Trabalho é a busca da norma legal ou contratual pela melhoria das condições sociais do trabalhador, sob pena de nulidade.

Acerca dos Direitos dos Trabalhadores, sobretudo os considerados na Constituição Federal de 1988, julgue os seguintes itens:

38. O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação , saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.

39. O repouso semanal remunerado deverá, necessariamente, recair em domingos, exceto se o trabalhador tiver religião ou crença que lhe exija o descanso em outro dia da semana.

(5)

40. O trabalhador terá direito a férias anuais remuneradas com adicional de, pelo menos, um terço do valor do salário normal.

41. A jornada de trabalho não poderá exceder a oito horas diárias e nem a quarenta e e quatro horas semanais, devendo a remuneração das horas extras ser de, no mínimo 50 % do valor da hora normal, exceto quando se tratar de hora extra laborada à noite, quando será remunerada em, pelo menos, 100% do valor da hora normal.

42. A licença à gestante tem a duração de cento e vinte dias, sem prejuízo do salário e do emprego pelo período desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. 43. O aviso prévio será proporcional, ao tempo de serviço, observado sempre, o mínimo de trinta dias, nos termos da lei.

44. Quando não for concedido o intervalo mínimo de quinze minutos para as jornadas entre quatro e seis horas de trabalho, ou de uma hora, para a jornada excedente a seis horas de trabalho contínuo, o empregador ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de, no mínimo, vinte por cento sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho .

45. As férias devem ser usufruídas com a percepção de adicional correspondente, no mínimo, à terça parte do salário normal.

46. Luís celebrou contrato de experiência, em 12.09.2005, com a pessoa jurídica X. Decorridos 90 dias da data da contratação, X optou não efetivar a contratação de Luís. Entretanto, em 27.01.2006. Luísa foi novamente contratado pela pessoa jurídica X. Nessa situação, e considerando a legislação de regência, o segundo contrato de Luís não poderá ser por prazo determinado.

47. José tem 62 anos de idade e trabalha para a pessoa jurídica Delta. Em virtude de situação excepcional, Delta concedeu férias de José em dois períodos, sendo o primeiro de 10 dias, no mês de julho, e o segundo de 20 a ser gozado em dezembro. Nessa situação, com base na legislação trabalhista em vigor, a concessão das férias de José em dois períodos é ilegal.

48. Fábio é empregado de certa companhia mineradora. A função exercida por Fábio, na empresa, foi incluída no quadro de atividades e operações insalubres, aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 26.03.2005. Nessa situação, a exigibilidade do respectivo adicional de insalubridade se inicia a partir da data da aprovação do referido quadro, observado o prazo prescricional.

49. A pessoa jurídica Z oferece aos seus empregados, que manifestarem interesse e que possuam mais de cinco anos de serviços prestados à empresa, programa de qualificação profissional, com duração de dois meses, conforme previsto em acordo coletivo, ficando o contrato de trabalho, suspenso nesse ínterim. Nessa situação, se, durante o prazo de suspensão do contrato individual de trabalho, houver a dispensa do empregado, o empregador, além das verbas rescisórias, terá de pagar ao empregado multa de, no mínimo, 100% do valor da última remuneração, anterior à suspensão, conforme estabelecido em acordo ou convenção coletiva.

50. Renato foi contratado pela pessoa jurídica Gama, para a função de vigia.. Sua jornada de trabalho inicia-se às 22 horas e termina às 5 horas da manhã, momento em

(6)

que Renato é substituído por outro vigia. Conforme determinação expressa do empregador, Renato somente pode sair do trabalho após a chegada do outro vigia para substituí-lo. Nessa situação, se o outro vigia chegar apenas às 7 horas da manhã, Renato não terá direito ao adicional noturno, mas tão-somente ao adicional de hora extraordinária.

51. José foi contratado para trabalhar no período noturno. Nessa situação, deve optar entre o adicional de serviço noturno ou o cômputo diferenciado da hora noturna, uma vez que não é possível, de acordo com a legislação vigente, a cumulação das duas vantagens.

52. A pessoa jurídica Alfa Participações S.A. possui 90% do controle acionário das pessoas jurídicas Beta Investimentos Imobiliários Ltda. e Gama Construtora e Incorporadora Ltda. Antonio, empregado da empresa Gama, teve seu contrato individual de trabalho rescindido, sem, contudo, receber as verbas pertinentes. Nessa situação, Antônio poderá ajuizar reclamação trabalhista em desfavor das três pessoas jurídicas, ou de qualquer uma delas individualmente, em virtude de serem solidariamente responsáveis.

53. As férias devem ser usufruídas com percepção de adicional correspondente, no mínimo, à terça parte do salário normal.

54. As férias serão concedidas, por ato do empregador, nos doze meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

55. A prescrição do direito de reclamar a concessão das férias ou o pagamento da respectiva remuneração é contada a partir do término do período concessivo ou, se for o caso, da cessação do contrato de trabalho.

Referências

Documentos relacionados

A norma é aplicável de forma razoável sobre fatos se ela guardar coerência entre aquilo que ela se propõe e a situação para qual ela será aplicada.. Razoabilidade

Mesmo após o advento da Emenda Constitucional nº 45, persistem as controvérsias acerca da competência da Justiça do Trabalho para julgar ações sobre pedido de resgate de reserva

A Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização tende conferir um enfoque bastante abrangente e integrado do Direito e Processo Constitucional, com destaque para a

Estabelecer significados à questão da ética e a função social do poder judiciário como instrumento de promoção da dignidade humana e efetivação dos direitos

Baseado nos resultados encontrados no teste de sensibilidade a antibióticos e naqueles de resistência a sais biliares e suco gástrico obtidos em estudos anteriores,

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A análise de transformada de Ondeleta foi aplicada a série temporal dos espectrogramas obtida dos parâmetros relacionados com os espetros de potência obtidos