• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO RECURSO DE APRENDIZADO TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CLAUDIA LUANA DE SOUZA FARIAS, MANUELA BRAMBILLA FILÓ AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN ORIENTADOR(ES):

(2)

1 1. RESUMO

Revisar o desenvolvimento do recurso pedagógico, utilizando jogos feitos com materiais recicláveis. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através de sites nacionais, principalmente por meio no Google acadêmico, artigos científicos e e-books. Ao todo 15 artigos científicos foram selecionados, dentre esses 8 classificados para se obter resultados de forma qualitativa que envolveu o tema como recurso pedagógico, jogos e brinquedos feitos de sucatas e a importância da preservação do meio ambiente, levando a uma proposta de reciclagem para a realidade de cada aluno. Os jogos e brincadeiras são grandes aliados para a criança se desenvolver no aprendizado e adquirir conhecimento, esses recursos também será de grande valor para elas, se forem feitos ou construídos por elas mesmas, assim como os jogos confeccionados com sucatas, esse brinquedo ou brincadeira passara a ter um valor maior e um significado emocional para a criança. O professor será o grande responsável por essa pratica aplicada em sala de aula, precisa-se que essa metodologia lúdica precisa-seja estudada de forma aprofundada pelo professor antes de ser desenvolvida com as crianças para que não aparente ser uma atividade sem coerência, provocando nos alunos o desestimulo pelo aprendizado.

2. INTRODUÇÃO

O presente trabalho surgiu após a constatação da necessidade de preservação do meio ambiente, reaproveitando do descarte incorreto de resíduos sólidos, a matéria prima para a confecção de brinquedos e jogos para auxiliarem no processo ensino-aprendizagem na educação infantil.

O homem é o grande responsável pelas rápidas transformações do meio ambiente, destacando-se a causa do acumulo de lixo provocado pelo consumo excessivo de produtos.

Com isso tem-se desenvolvido proposta pedagógicas que envolvem coletas seletivas e reciclagem desse descarte de resíduos sólidos, podendo-se desenvolver jogos pedagógicos para o ensino/aprendizagem. Dessa forma os jogos com materiais recicláveis contribuem para o aprendizado do aluno?

A educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas com o intuito de despertar nos alunos a conscientização para a preservação e diminuição da produção de resíduos sólidos descartados indevidamente, proporcionando também uma mudança de comportamento nas crianças e na sociedade e também suas atitudes relacionadas ao tema reciclagem.

(3)

2 Segundo Lavoisier: “ No mundo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (DOHME, 2011, p. 86).

Considerando a frase, pode-se afirmar que as escolas estão fazendo diferença com as oficinas pedagógicas adaptadas a realidade de cada localidade, visando o interesse no ensino/aprendizagem entre alunos e professores.

Essas oficinas tem como propostas o desenvolvimento de jogos pedagógicos por meio de matérias recicláveis ou a sucata, que antes eram considerados lixos.

Houve-se uma necessidade de se aproveitar essas sucatas para a construção de jogos e brinquedos, alcançando a conscientização das crianças, para que utilizem estes meios em suas casas juntos a suas famílias e comunidades.

3. OBJETIVOS

Revisar o desenvolvimento do recurso pedagógico, utilizando jogos feitos com materiais recicláveis.

Para que se alcance o objetivo geral, tem-se como objetivos específicos:  Associar a ludicidade e os jogos no processo do

ensino/aprendizagem.

 Relatar a conscientização e preservação do meio ambiente como solução para o descarte indevido do lixo.

 Demonstrar o uso de matérias recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.

4. METODOLOGIA

Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através de sites nacionais, principalmente por meio no Google acadêmico, artigos científicos e e-books.

Ao todo 15 artigos científicos foram selecionados, dentre esses 8 classificados para se obter resultados de forma qualitativa que envolveu o tema como recurso pedagógico, jogos e brinquedos feitos de sucatas e a importância

(4)

3 da preservação do meio ambiente, levando a uma proposta de reciclagem para a realidade de cada aluno.

Cabe a educação ambiental, como processo político e pedagógico, formar para o exercício da cidadania, desenvolvendo conhecimento interdisciplinar baseando em uma visão integrada de mundo. Tal informação permite que cada individuo investigue, reflita e aja sobre efeitos e causas dos problemas ambientais que afetam a qualidade de vida e a saúde da população. (PHILIPPI E PELICIONI, p. 470, 2014).

Severino (2007, p. 122) “a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza do registro disponível, decorrente de pesquisa anterior, documentos, impressos anteriores”. O autor destaca que a pesquisa é um trabalho investigativo que faz um prévio levantamento do conteúdo que aborda a teoria dos autores para uma reflexão do tema desenvolvido.

Portanto se fez necessário muita pesquisa e leitura dos materiais selecionados, considerando que o tema é de assunto atual, a pesquisa selecionou conteúdos recentes, dentre os anos de 2000 até os dias atuais.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 Ludicidade como Recurso Pedagógico

Segundo Freire (2001, p. 52) o ato de ensinar não é apenas transferir o seu conhecimento para a criança, mas criar meios e caminhos que irá fazer com que ela desenvolva o seu próprio conhecimento, partindo do prévio conhecimento que cada criança carrega consigo. O professor será um mediador nesse processo ensino/aprendizagem.

Mais importante do que o conteúdo ensinado é o molde relacional que se vai imprimindo na subjetividade do “aprendente” ou ainda, é mais importante do que informar, transmitir conhecimentos é desenvolver no educando o desejo de aprender, de perceber-se como sujeito desejante do saber. (FERNANDEZ, 2001).

Para Costa (2007) o brincar deixa a criança livre para desenvolver sua imaginação, e revelar sua autonomia para a construção de seu próprio conhecimento, ela expressa também suas fantasias e sua personalidade para o

(5)

4 aprendizado. Para que isso aconteça a criança tem que ter recursos como jogos ou brinquedos e até mesmo as brincadeiras para desenvolver o seu lado cognitivo, seu raciocínio, seja brincando sozinha ou interagindo em grupo.

Os professores que adotam as brincadeiras infantis em seus planejamentos estão contribuindo para o desenvolvimento infantil de seus alunos. Mas é importante lembrar que o uso dos jogos pedagógicos devem ser pesquisados e selecionados para serem usados e deve ser avaliados pela qualidade e não por sua quantidade. (OLIVEIRA, 2007, p. 4).

A responsabilidade por motivar os alunos a estudar é de fato dos professores, para que as aulas passem a ser prazerosas para eles, tendo a necessidade de buscar cada vez mais por conhecimento. Por esse motivo, esse recurso não pode ser aplicado de uma forma incoerente ao conteúdo trabalhado, precisa- se de total preparação dos docentes.

O conceito referente ao brincar e jogar é definido por alguns autores que defende a pratica entre brincar e jogar como tendo diferenças.

A pesquisa, que envolve a interdisciplinaridade das matérias e o descarte indevido dos resíduos sólidos provocando o interesse e discussão pelos docentes e demais profissionais deve ser estudado e debatido de maneira mais frequente, acarretando diminuição no atual desequilíbrio ambiental.

5.2 Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

O conceito referente ao brincar e jogar é definido por alguns autores que defende a pratica entre brincar e jogar como tendo diferenças. O brincar é uma atividade espontânea da criança, e o jogo é caracterizado e aplicado por conter regras.

Porem independente do sentido que cada um atribui para o aprendizado, os jogos, as brincadeiras e os brinquedos são considerados importantes ferramentas para desenvolvimento e aprendizagem das crianças nessa fase prazerosa da infância.

Segundo ALVES (2011, p. 06) os jogos desenvolve na criança criatividade,desenvolvimento de estratégia, participação ativa, além de resgatar

(6)

5 na criança o prazer pelo aprendizado, pois esses jogos quando trabalhados em sala de aula desenvolve o auto estima da criança.

Por tanto para VIGOTSKI (2003, p. 131). “[...] brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensinando-a a desejar, relacionando seus desejos a um “eu” fictício, ao seu papel nos jogos e suas regras.

Dentre os autores o brincar é o primeiro ato de inteligência da criança, assim quando nascem acaba se tornando uma necessidade dela como também o ato de se alimentar e dormir. E com base no trabalho lúdico, não podemos desprezar as situações que envolve além dos sentimentos de prazer e satisfação. Através deste método utilizado de forma coerente pode-se desenvolver nas crianças os outros sentimentos que elas trás consigo que é o medo, nojo, tristeza,raiva e a surpresa.

Ainda de acordo com Santos (2011, p. 13) o brinquedo é um objeto material que convida a criança ao brincar e carrega em seu contexto questões educacionais, pessoal e social. Pois em sua cultura tornou-se um objeto ritualista que os familiares destina as crianças. Também de caráter histórico, podendo através dele descobrir o contexto cultural de cada individuo. Ela afirma ainda que o brinquedo confere um valor cultural e social de cada criança em épocas mais distantes, sendo um dos produtos mais vendidos no mundo.

5.3 Meio Ambiente e Reciclagem

Moura (2002 apud FREITAS; ARAÚJO; SOUZA, 2008, p.1) afirma que, o longo do tempo o homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta. Os recursos eram abundantes e a natureza aceitava os despejos de resíduos realizados. Hoje, a questão ambiental é um dos assuntos que mais tem atraído a atenção das pessoas, pela valorização que se dá à qualidade de vida e pela percepção de que as consequências do descaso com o meio ambiente têm conduzido a situações críticas para a própria sobrevivência da humanidade em longo prazo.

Por esse motivo o tema Educação Ambiental tem sido cada vez mais abordado com a humanidade de forma que envolva as pessoas em ações relacionadas a vida social e ambiental de cada ser, atribuindo a todos uma responsabilidade de cuidar e preservar o meio ambiente, por isso é tão

(7)

6 importante que além do tema EA, sejam trabalhados também a sustentabilidade e reciclagem como propostas pedagógicas na educação infantil, para que se obtenha resultados na formação de cidadãos e melhoria na qualidade de vida.

Silva (2010, p.18) coloca a EA como: Os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes, e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial, à sadia qualidade de vida e a sustentabilidade.

Essa formação de cidadãos se dá por meio da construção e do desenvolvimento de valores sociais, culturais, políticos e econômico. Não havendo esse vinculo entre o homem e a natureza, tão pouco haverá uma conscientização e melhoria na qualidade de vida de toda sociedade.

A escola é um espaço social que proporciona ao aluno além do ensino/aprendizagem, as relações sociais de caráter coletivo. Nesse contexto a escola tem o importante papel de formar e transformar o sujeito, buscando ampliar seus conhecimentos para os motivar e sensibiliza-los na construção do cidadão com caráter ético, respeitoso e sociável.

Dessa forma a educação ambiental é caracterizada como uma prática educativa interdisciplinar contribuindo para a busca de novos pensamentos, uma transformação social, cultural e de consciência ambiental, interagindo com a participação dos professores, alunos e comunidades para que se construa um equilíbrio vivencial também com o meio ambiente.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Os jogos e brincadeiras são grandes aliados para a criança se desenvolver no aprendizado e adquirir conhecimento, esses recursos também será de grande valor para elas, se forem feitos ou construídos por elas mesmas, assim como os jogos confeccionados com sucatas, esse brinquedo ou brincadeira passara a ter um valor maior e um significado emocional para a criança.

O professor será o grande responsável por essa pratica aplicada em sala de aula, precisa-se que essa metodologia lúdica seja estudada de forma

(8)

7 aprofundada pelo professor antes de ser desenvolvida com as crianças para que não aparente ser uma atividade sem coerência, provocando nos alunos o desestimulo pelo aprendizado.

8. FONTES CONSULTADAS

ALVES, Renalva Ribeiro.Ensino e Aprendizagem da Matemática: um estudo de caso no Ensino Fundamental.Universidade Federal do Tocantins – UFT Curso de Pós–Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Programa Escola de Gestores. Palmas, 2011.

Costa (2007) COSTA, Lenira Roman Lopes. Brincar e criar. 2007. Disponível em: <http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detRelato.asp?> Acesso em 18 nov. 2007.

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre:Artmed, 1990. OLIVEIRA, Circe de. Brincar e criar. 2007. Disponível em:<http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detRelato.asp?> Acesso em 18 nov.2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

FREITAS, J.S; ARAÚJO, J.J.C.N.; SOUZA, J.V.F. Questões ambientais da atualidade: a problemática do lixo em Cruzeiro do Sul (AC). 2008. Disponível emhttp://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_8301/artigo_sobre_questoes_a mbientais_da_atualidade. Acesso em 21 jan. 2013.

SANTOS, Marli Pires dos, O Brincar na escola: os jogos, brinquedos e dinâmicas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SEVERINO, Anténio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. rev. E atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, D.C. A Educação ambiental no contexto escolar... como prática participativa. 44f. 2010. Monografia (Especialização) - Instituto a Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/t205898.pdf. Acesso em 14fev. 2013.

(9)

8 VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003

VIGOTSKI. http://pedagogosempauta.blogspot.com.br/2012/11/vigotski-e-o-ensino-aprendizagem-como.html, 2003.

PHILIPPI, Arlindo JR Educação Ambiental e Sustentabilidade- educação ambiental como instrumento de participação, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, para que um sistema seja funcional para seus usuários é necessário utilizar alguns programas de apoio, como uma interface de comunicação entre o usuário e o computador,

Observando a tabela 2, 89% dos entrevistados concordam plenamente e/ou parcialmente que o Governo Federal deveria desenvolver projetos de educação financeira nas escolas públicas,

Esta monografia, partindo da constatação de que um livro didático tratava o Latim como uma língua que meramente contribuiu para o Português assim como fizeram o Japonês e

É por meio deste saber localizado que passo a falar exclusivamente dos aprendizados específicos que aconteceram por meio da inserção no campo de pesquisa, em

JOHNSON, Operation research i n production planning, sheduling and inventory control, p.19... econômico ou a

A doutrina tem considerado que, no caso de a administração da massa insolvente se manter confiada ao insolvente, cabe a este tomar essa decisão sob fiscalização ou

Um último apontamento: esta propriedade (o facto de &lt;estar a + infinitivo&gt; e &lt;estar + gerúndio&gt; não exibirem uma preferência combinatória especial no que aos

A solicitação da detentora para cancelamento dos preços registrados deverá ser formulada com antecedência de 30 (trinta) dias, facultada á Administração a