• Nenhum resultado encontrado

UMA NOITE NA BIBLIOTECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UMA NOITE NA BIBLIOTECA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Uma noite na Biblioteca

Lidiamara Alves da Rosa Gross (BPP) - lidiamaragross@bpp.pr.gov.br

Vilma Aparecida Gural Nascimento (BPP) - vilmanascimento@bpp.pr.gov.br Resumo:

O Projeto Uma Noite na Biblioteca beneficia 60 crianças de 7 a 10 anos. As atividades começam às 17h do sábado com um grupo de atores que realizam uma performance em que se caracterizam como personagens da literatura paranaense, brasileira e universal.

Durante a noite, as crianças participam de atividades culturais como: dança; música; teatro; oficinas; gincanas culturais, cinema, entre outros

No domingo pela manhã, o encontro acaba às 8 horas, quando pais e responsáveis vêm buscar os filhos. É servido um café da manhã a todos.

Palavras-chave: Biblioteca; Incentivo a leitura;Acesso a cultura

Eixo temático: Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.

(2)

PROJETO “UMA NOITE NA BIBLIOTECA”

Autoras: Lidiamara Alves da Rosa Gross – CRB -9/1616 Vilma Aparecida Gural Nascimento – CRB -9/1615

1. JUSTIFICATIVA

A velocidade com que as informações chegam até nós é muito diferente se comparado com alguns anos atrás. Hoje, mesmo andando na rua é possível estar bem informado através de um celular. Se por um lado as tecnologias diminuíram a quantidade de usuários nas bibliotecas, principalmente para informações rápidas que antes eram consultadas em enciclopédias e dicionários, por outro lado essas mesmas bibliotecas deixam de oferecer outros suportes textuais que não seja o livro. Assim, em poucos cliques se tem tudo à disposição.

É necessário diversos incentivos criativos para que se possa atrair usuários novos. Uma das maiores dificuldades é fazer com que as crianças tomem gosto pela leitura e sejam atraídas pelos ambientes, muitas vezes desestimulantes de uma biblioteca.

No mundo norteado pelas notícias em tempo real, pela velocidade da internet, e onde as bibliotecas públicas – num primeiro momento – parecem estar fadadas ao esvaziamento e, os livros, aos montes, esquecidos num canto qualquer; eis que um grupo de crianças “dormem” por uma noite apenas numa biblioteca.

A possibilidade das crianças dormirem na biblioteca foi uma ideia baseada no filme “Uma noite no Museu” onde as obras e estátuas ganhavam vida durante a noite. Utilizando a mesma premissa do filme as bibliotecárias Lidiamara Alves da Rosa Gross e Vilma Aparecida Gural Nascimento da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, desenvolveram o projeto institucional “Uma noite na biblioteca” no ano de 2010.

A ideia é receber um grupo formado por crianças de 7 a 12 anos e em sua maioria, frequentadoras da biblioteca pública, porém todas elas trazem em comum a curiosidade aguçada presente nos novos e pequenos usuários.

Com isso, o grande objetivo é que a biblioteca pública seja desmistificada como um local de silêncio, de tédio, de castigo e, por vezes apenas de local fantasmagórico e mostre para as crianças que é um local de

(3)

muita diversão e conhecimento, estabelecendo um elo de intimidade com esses pequenos usuários para que possam espalhar a experiência vivida para outras crianças e entendam que a biblioteca pública apresenta, além de um passeio noturno por suas dependências, atividades com diferentes expressões culturais de forma descontraída e dinâmica. Entre as atividades estão a dança, a música, o teatro, a gincana, a oficina, a leitura – com hora do conto - e a partilha de alimentos. Tudo com a intenção de agradar aos tão exigentes novos leitores.

2. OBJETIVO

O evento “Uma noite na biblioteca” foi criado em 2010 pelas bibliotecárias Lidiamara Alves da Rosa Gross e Vilma Aparecida Gural Nascimento e visa estimular a criança a frequentar a biblioteca pública, formando novos leitores. Não obstante a isso, na Biblioteca Pública do Paraná os serviços e/ou atividades direcionados às crianças são muitos, e vem de encontro à missão proposta pela IFLA:

As bibliotecas públicas têm uma responsabilidade especial no apoio ao processo de aprendizagem da leitura e na promoção do livro e de outros materiais para crianças. A biblioteca deve organizar atividades especiais para crianças, tais como sessões de conto e outras atividades relacionadas com os serviços e os recursos da biblioteca. As crianças devem ser motivadas para a utilização da biblioteca a partir de muito cedo, já que tal tornará mais provável que continuem a ser utilizadores no futuro. (IFLA, 2001)

E é acreditando nesse futuro que até em meios às dificuldades de apoio, a Seção Infantil têm mantido esse evento, que já se tornou uma tradição na biblioteca, com sua realização após seis anos consecutivos.

A proposta da Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná de “Uma noite na Biblioteca” é a realização de um encontro com a literatura de forma não habitual e mais lúdica. Com isso, acredita-se que as crianças passam a se apropriar do espaço público e criam um vínculo de afetividade com a biblioteca, através dos personagens oriundos da literatura infantil.

A periodicidade com que se realiza o evento é de duas vezes ao ano, com média de 50 crianças de idade entre 7 e 12 anos, por evento.

A Biblioteca Pública do Paraná empresta colchões do Corpo de Bombeiros para abrigar as crianças, se assim desejarem dormir, já que todas

(4)

precisam trazer seus pijamas e seu pertences de uso pessoais, como escova e pasta de dentes.

2.1 COMO ACONTECE

As crianças são convidadas, através das mídias e, as vagas são limitadas às primeiras 50 crianças que fizerem as inscrições.

A proposta é fazer com que as crianças passem uma noite na biblioteca, sempre de sábado para domingo – horário em que a biblioteca está fechada para o grande público. Os pais trazem as crianças até a biblioteca e esses pequenos participantes descobrem nessa noite diversas histórias e aventuras que acontecem numa biblioteca.

Em cada espaço físico existirá uma atividade conduzida por um profissional caracterizado e responsável por aquele espaço. Assim, cada espaço comportará performances que contemplem contação de histórias, oficinas, danças, teatros, apreciações musicais, gincanas, entre tantas outras. As atividades são criadas sempre relacionadas com personagens retirados de livros, histórias em quadrinhos, animais, seriados e filmes.

No “bibliotour” pelas dependências de três andares da biblioteca pública, cada criança recebe uma lanterna para que a visita seja iluminada apenas com essas luzes e para que os espaços sejam instigantes e os mistérios sejam aos poucos desvendados.

Durante o evento, um lanche noturno é servido para as crianças na cantina da biblioteca e, na sessão de cinema, terão direito a um bom pacote de pipoca. No domingo pela manhã encerra-se o evento com um café da manhã servido para as crianças e os pais que as pegam para retornarem às suas casas, ao som de muita conversa e grande confraternização.

3.METODOLOGIA

A experiência e os relatos recebidos das quase 450 crianças participantes das nove edições do projeto, dos leitores e das pessoas que nunca haviam participado de uma experiência de leitura é que impulsionam a continuidade dessa maratona de formar leitores.

Crianças comprometidas, responsáveis, interessadas, talentosas, descobrindo-se leitores e apoderando-se do espaço biblioteca, iniciando com o projeto Uma noite na Biblioteca e conhecendo outras atividades ofertadas.

(5)

Uma história que começou de forma acanhada e que hoje esta inclusa no calendário cultural da Biblioteca Pública do Paraná só foi possível graças às grandes parcerias e ao envolvimento dos funcionários e estagiários que são os condutores do projeto na biblioteca. É estimulante ver pessoas envolvidas que nunca estiveram na biblioteca e também acreditavam não gostar de ler, participando e expressando o prazer dessa descoberta. A aceitação e o envolvimento com o projeto aconteceram de forma entusiasmada, por se tratar de algo novo dentro da biblioteca.

Com isso, notou-se o aumento no uso frequente da biblioteca pela comunidade participante, proporcionando uma melhora significativa no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos envolvidos. A biblioteca oportunizou o acesso e o conhecimento dos diferentes gêneros textuais que circulam no contexto da informação e os usuários em potenciais mostraram interesse pelo ambiente da biblioteca, emprestando um número significativo de obras literárias.

4. AVALIAÇÃO

A Biblioteca Pública do Paraná vem cumprir o seu papel de prestadora de serviço de leitura pública podendo ofertar uma atividade de tamanha importância para o desenvolvimento do gosto pela leitura, através da realização desse evento para as crianças dando um salto no atendimento direto à comunidade paranaense.

A biblioteca pública fortalece a sua imagem diante do cidadão como uma biblioteca viva que cumpre seu papel social com atividades culturais e educativas, acelerando o processo da mediação no atendimento ao público e promovendo o desenvolvimento do gosto pela leitura nas crianças, certamente, seus futuros usuários. Neste contexto, a biblioteca deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato da criança com certa quantidade e materiais diversos: livros, jornais, revistas, gibis e cartazes, a fim de estimularem a curiosidade a respeito da leitura.

Dentre os serviços da Biblioteca Pública do Paraná, o evento “Uma noite na biblioteca” faz muito sucesso e é bastante respeitado até porque, por muitas vezes, as escolas de Curitiba e região metropolitana reivindicam o evento só para si.

(6)

REFERÊNCIAS

IFLA. Directrizes para serviços de bibliotecas para crianças. 2003.

Disponível em: <ht

tp://www.ifla.org/files/assets/libraries-for-children-and-ya/publications/guidelines-for-childrens-libraries-services-pt.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2016.

IFLA. Diretrizes da IFLA sobre os Serviços da Biblioteca Pública. Lisboa: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e da Biblioteca, 2013. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/hq/publications/series/147-pt.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.

GROSS, L. A. da R.; NASCIMENTO, V. A. G. Uma noite na biblioteca: uma atividade na Biblioteca Pública do Paraná. Curitiba, 2010. Projeto institucional. MEDEIROS, A. L. S. Biblioteca Pública do século XXI. CRB-8 Digital, v.5, n.2, p. 49-55, 2012. Disponível em:

<http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/view/91/91>. Acesso em: 29 abr. 2016.

Referências

Documentos relacionados

Redução do estoque de carbono após a exploração florestal, alterações no numero de indivíduos e no estoque de carbono da regeneração natural e danos aos indivíduos

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

Considerando-se que o trabalho de Coordenação Pedagógica revela complexidades pró- prias que, num contexto prático, posiciona o profissional perante a validação de registros de

Esse procedimento pode ser considerado válido, pois a perda de transmissão é um parâmetro que não deve variar para diferentes sinais de excitação, visto que

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco