• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ESTÁGIOS PSI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ESTÁGIOS PSI"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO /COORDENADORIA DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ESTÁGIOS PSI

(2)

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO ________________________________________________________ 2 ESTÁGIO _______________________________________________________________ 2 1. CONCEITO _________________________________________________________ 2 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO _____________________________________________ 2 ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO ________________________________________ 3 REQUISITOS PARA TODOS OS ESTÁGIOS______________________________ 3 2. OBJETIVOS _________________________________________________________ 3 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS ___________________________________________ 3 4. MODALIDADES DE ESTÁGIOS _______________________________________ 4 5. ELEMENTOS ESSENCIAIS DE TODOS OS ESTÁGIOS ____________________ 5 a – Identificação de um Supervisor de Estágio _____________________________ 5 Observações sobre seguro e remuneração dos estágios ______________________ 5 b - Supervisões _____________________________________________________ 6 c - Matrícula no Estágio (Obrigatório) ___________________________________ 6 d – Termo de Convênio (da empresa com a UFSC) _________________________ 6 e – Termo de Compromisso de Estágio – TCE ____________________________ 7 f – Aprovação no SIARE _____________________________________________ 8 g – Termo de Rescisão de Estágio - TRE: ________________________________ 8 h – Supervisor Local de Estágios (necessariamente psicólogo) _______________ 9 i – RAENO: Relatório de Estágio Não-Obrigatório ________________________ 9 j – Relatório final de Estágio ou Artigo (Estágio Obrigatório) ________________ 9 FICHA DE ENTREGA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO ________________________ 11

(3)

APRESENTAÇÃO

Este Manual visa primeiramente esclarecer os procedimentos necessários à inserção dos alunos nos campos de estágios.

Também procura informar os Professores Supervisores de Estágios do Departamento de Psicologia sobre as implicações e os trâmites necessários para as atividades de estágios de seus alunos.

Prof. Dr. Carlos Augusto Monguilhott Remor Coordenador de Estágios do Curso de Psicologia

CRP: 12/00169

ESTÁGIO

1. CONCEITO

Considera-se Estágio as atividades pedagógicas de psicologia supervisionadas, proporcionadas pelas situações de vida e trabalho, realizadas na comunidade ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino [UFSC]. (Cf. Art 2o Dec. 87.497/82)

Tais atividades são curriculares [obrigatórios ou não], avaliáveis em créditos e conceitos/notas, com duração e supervisão estabelecidas na forma da lei.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Constitui-se de uma disciplina, cuja realização é condição para integralização curricular;

Poderá ter atividades em tempo integral, quando compatível com os horários de aula do estudante, não podendo ser inferior a um semestre. (Cf. Resolução 09/CUn/98)

(4)

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

Atividade complementar à formação, realizada por livre escolha do aluno, dentro de sua área de formação. (Cf. Resolução 09/CUn/98)

REQUISITOS PARA TODOS OS ESTÁGIOS

 Ser compatível com os horários de aulas;

 Ter cumprido os pré-requisitos (para os Obrigatórios).

2. OBJETIVOS

- o desenvolvimento de habilidades técnicas em situações reais, qualificando o futuro profissional para a realidade técnica e do mercado de trabalho;

- a oportunidade de integrar conteúdos e experiências realizadas nas etapas anteriores do curso;

- a habilidade de identificar demandas a serem atendidas, dentro das diversas áreas de atuação da Psicologia, de acordo com instrumentais de trabalho específicos da profissão, sustentada nos subsídios teóricos estudados durante o curso;

- a interação entre a Universidade e a Comunidade.

- a inserção do estagiário numa classe profissional e, portanto, tornando-o responsável por sua imagem e posição, além de submetê-lo ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.

3. CONSIDERAÇÕES GERAIS (Válido para o Currículo 1991.1)

Na criação do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme Portaria 425, de 10 de outubro de 1978, para a Formação de Psicólogo, são oferecidos estágios nas três áreas clássicas de aplicação da ciência psicológica, a saber:

Psicologia Clínica [PSI5719 (A) e PSI-5720(B)],

Psicologia Escolar [PSI5721(A) e PSI-5722(B)] e

(5)

semanais e 360 horas totais.

Dentre estas três áreas, o acadêmico, obrigatoriamente deverá optar por duas, de acordo com os interesses e/ou direcionamentos propostos para a finalização de sua formação em nível de graduação. Este procedimento encontra-se em conformidade com o Parecer 403/62 da Resolução do Conencontra-selho Federal de Psicologia, de 20 de dezembro de 1977.

Na estrutura curricular vigente, no Curso de Graduação em Psicologia da UFSC, os Estágios Obrigatórios estão localizados na 9ª e 10ª Fases, em forma de disciplina através dos seguintes códigos:

Disciplinas de Estágios Obrigatórios Horas semanais/totais PSI 5719 (Estágio em Psi. Clínica A)

PSI 5720 (Estágio em Psi. Clínica B) 20horas / 360horas PSI 5721 (Estágio em Psi. Escolar A)

PSI 5722 (Estágio em Psi. Escolar B) 20horas / 360horas PSI 5723 (Estágio em Psi. Organizacional A)

PSI 5724 (Estágio em Psi. Organizacional B) 20horas / 360horas PSI 5725 (Estágio em Psi. Clínica C) 10horas / 180horas PSI 5726 (Estágio em Psi. Escolar C) 10horas / 180horas PSI 5727 (Estágio em Psi. Organizacional C) 10horas / 180horas

(

Até aqui: Válido para o Currículo 1991.1

) Estágio Não-Obrigatório não é disciplina. Por isso não há matrícula, somente é necessário o registro no SIARE, onde deverá ser colocada uma ou mais disciplinas relacionadas.

Para o Estágio Obrigatório o aluno deverá ter como pré -requisito a disciplina PSI 5140-Ética Profissional. Os estágios da categoria “A” correspondem à 9ª fase, enquanto que os da categoria “B”, à 10ª fase.

Cada um destes Estágios Obrigatórios tem duração de um semestre letivo, com carga horária de 20 horas semanais, perfazendo 360 horas semestrais. Isso totaliza 720 horas de carga curricular no total dos dois estágios obrigatórios.

4. MODALIDADES DE ESTÁGIOS

Estágio Não-Obrigatório

(6)

5. ELEMENTOS ESSENCIAIS DE TODOS OS ESTÁGIOS

a – Identificação de um Supervisor de Estágio [vale para obrigatório e não-obrigatório]

Via de regra, os Supervisores Acadêmicos do Departamento de Psicologia, semestralmente, conforme disponibilidade de abertura de vagas, promovem seleção para ingresso de novos alunos nas atividades de Estágio Obrigatório.

De maneira geral, estas novas vagas para cursar estágio, são divulgadas pelos respectivos supervisores, que estabelecem sistemas de seleção para a admissão de seus futuros supervisionandos.

Cada Supervisor têm autonomia na adoção e implantação de seus critérios seletivos. Caberá ao acadêmico atender aos procedimentos determinados pelo Supervisor. Se aprovado, caberá ao acadêmico dar continuidade aos trâmites que regularizam a prática de Estágio Obrigatório ou Não -Obrigatório.

Além das ofertas de estágios propostas pelos Super visores, pode ocorrer de o acadêmico identificar um possível local de estágio, possibilitando a abertura de um novo campo de atuação, ainda não contemplado pelo Departamento de Psicologia nem pela Central de Estágios. Neste caso, caberá ao acadêmico identificar um possível Supervisor Acadêmico que atue na abordagem a ser desenvolvida no pretendido local de estágio. Caso algum Supervisor Acadêmico tenha disponibilidade e se identifique com a proposta de atuação, os procedimentos legais para a realização deste estágio e também de todos os outros já existentes, deverão providenciar convênio da UFSC com o local.

Observações sobre seguro e remuneração dos estágios

Os Estágios Obrigatórios tem o seguro feito pela UFSC, já está desta forma no SIARE.

Os estágios Não-Obrigatórios tem o seguro feito pela concedente. No caso de Estágios Obrigatórios “C” o seguro é feito pela UFSC.

Os estágios remunerados tem de ser cadastrados como Estágios Não-Obrigatórios.

Os estágios não remunerados, que não sejam os Estágios “A” ou “B”

(7)

obrigatórios de 10 horas por semana e 180 horas totais.

b - Supervisões

A especificidade do curso de Psicologia requer de seus acadêmicos a realização de duas das quatro modalidades de estágio oferecidas. Dada a pluralidade de abordagens, objetos e métodos de cada uma das áreas e escolas psicológicas aliadas à pluralidade de demanda da clientela conveniada pela UFSC, cada Supervisor de Estágio Obrigatório do Departamento de Psicologia, possui autonomia para implementar sua arte no processo de supervisão, que poderá ser na forma individual ou grupal.

c - Matrícula no Estágio (Obrigatório)

Estágio Obrigatório é uma disciplina, na qual o aluno atua no campo.

Para a efetivação da matrícula nas disciplinas de Estágio Obrigatório, o acadêmico deverá ter cursado os pré-requisitos indicados no projeto pedagógico do Curso.

Atualmente, a disciplina PSI-5140–Ética Profissional é um pré-requisito imprescindível à realização dos Estágios Obrigatórios.

d – Termo de Convênio (da empresa com a UFSC) [vale para obrigatório e não-obrigatório]

É o documento que irá oficializar o credenciamento do local de estágio junto à UFSC; tem prazo de vigência de cinco anos. É uma exigência tanto para os estágios realizados no Brasil quanto no exterior.

O aluno deve verificar se o local de estágio escolhido possui convênio com a UFSC. Caso a empresa/local de estágio já possua o convênio, o acadêmico deverá observar se este se encontra dentro do prazo de vigência.

Caso contrário, o aluno deve pedir para o responsável pelo local providenciar a realização do convênio; http://portal.estagios.ufsc.br/

(8)

Termo de Convênio - UFSC/EMPRESA: Documento que confirma o compromisso de estágio entre a Empresa e a UFSC.

Termo de Convênio - UFSC/AGI - AGENTE DE INTEGRAÇÃO / FAPEU: Para viabilizar estágio junto às Empresas por intermédio do Agente de Integração (AGI), com interveniência da FAPEU.

Termo de Convenio UFSC/AGI/EMPRESA: Convênio Indireto entre a UFSC/Empresa e/ou Unidade Concedente de Estágio, com interveniência do AGI.

Termo de Convenio UFSC/IES: Convênio Direto. Objetiva oportunizar a realização de estágio entre a UFSC e outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas.

OBSERVAÇÕES:

Quando se tratar de estágio a ser realizado no Exterior, esta página apresenta os Termos de Convênio nos seguintes idiomas: Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Italiano.

O Termo de Convênio deve ser preenchido completamente no sistema, ou seja, digitado (não pode ser preenchido à mão). Após impresso deve ser assinado pelas diferentes partes envolvidas e encaminhado ao SAPSI.

Caso o Termo de Convênio tenha expirado em pleno desenvolvimento da atividade de estágio, o representante legal do local de estágios deverá providenciar o respectivo “TAC,” Termo Aditivo de Convenio. Os “TAC” estão disponibilizados “on-line” no ícone “Formulários” do “Departamento de Estágios”, na página da UFSC anteriormente destacada.

São eles:

Termo Aditivo de Convenio UFSC/EMPRESA: Para prorrogação de um termo de convênio UFSC/Empresa existente .

Termo Aditivo de Convenio AGENTE DE INTEGRAÇÃO – AGI: Para prorrogação de um termo de co nvênio já existente.

Termo Aditivo de Convênio UFSC/AGI/EMPRESA: Para prorrogação de um termo de convênio já existente.

Para maiores esclarecimentos nas especificidades de tais formulários, bem como orientações para preenchimento, o acadêmico deverá acessar o endereço acima.

e – Termo de Compromisso de Estágio – TCE [vale para as duas modalidades]

(9)

UFSC, https://www.siare.ufsc.br/, opção “estudante”. O TCE inclui o Programa de Atividade de Estágio – PAE, onde constarão as atividades do estagio.

Como os estágios são em Psicologia, as atividades terão de ser exclusivamente de Psicologia. Somente após verificar a compatibilidade das atividades com os pressupostos das disciplinas psicológicas cursadas pelo acadêmico, o Coordenador de Estágio poderá aprovar o TCE e PAE.

Para preencher o Termo de Compromisso de Estágio, é preciso ter todos os dados (senha do estudante para entrar no SIARE; nome do professor do Depto. para ser o supervisor acadêmico e do psicólogo do local [sendo fora da ufsc] que será o supervisor local; CNPJ da empresa onde será realizado o estágio [sendo fora da UFSC - na UFSC é só copiar o CNPJ da UFSC que já tem no SIARE] {Não colocar o da UFSC, porque isso vai ser prejudicial mais tarde - só se pode realizar estágio com o CNPJ da UFSC 4 vezes}.

Maiores especificidades de cada uma destas modalidades de TCE, bem como as orientações de preenchimento de dados deverão ser observadas na página: http://portal.estagios.ufsc.br/.

O TCE é o documento que oficializa legalmente a atividade de estágio pleiteada pelo acadêmico. Está estruturado a partir de normas exigidas pelo Ministério do Trabalho e CLT, as quais são fielmente supervisionadas e controladas pelo Departamento de Estágios da UFSC e pela Coordenadoria de Estágios do Curso.

f – Aprovação no SIARE

(pela Coordenadoria de Estágio do Curso) [vale para as duas modalidades]

Após preenchido o TEC, o aluno deve aguardar a aprovação pela Coordenação de Estágios.

g – Termo de Rescisão de Estágio - TRE:

Este formulário deverá ser acessado quando na ocorrência de algum impedimento de ordem oficial, de uma das partes envolvidas, empresa ou UFSC, cláusula que tem sua fundamentação no Convênio firmado entre a UFSC e a Empresa. Para preencher este formulário, o acadêmico deverá acessar a página da UFSC, https://www.siare.ufsc.br/, opção “estudante”.

(10)

h – Supervisor Local de Estágios (necessariamente psicólogo) [ vale para as duas modalidades]

A realização dos Estágios Obrigatórios ou Não-Obrigatórios, enquanto atividade pedagógica de inserção profissional, exige que todas as atividades realizadas no local sejam acompanhadas por um supervisor da Área de formação da disciplina. Neste sentido, o acadêmico deverá observar: A presença de um supervisor local, obrigatoriamente profissional da área de Psicologia, com o respectivo registro no CRP.

i – RAENO: Relatório de Estágio Não-Obrigatório

Este documento constitui-se de formulário on line, no SIARE, do mesmo estilo do TCE. Deverá ser preenchido e encaminhado, ao final de cada semestre letivo, obrigatoriamente.

j – Relatório final de Estágio ou Artigo (Estágio Obrigatório)

É o relato documental que discorre sobre a experiência vivenciada na atividade de estágio. Cada um dos Supervisores Acadêmicos possui a autonomia para determinar sua estruturação, conteúdos e apresentação, podendo tratar-se de um artigo.

O professor supervisor acadêmico é o responsável por avaliar as atividades e o relatório final, atribuindo uma nota (relativa à disciplina do Estágio Obrigatório e entregar no SAPSI a folha de entrega de notas de estágio – anexo ao final deste documento), junto com uma cópia do relatório em CD.

Conforme a legislação em vigor, as atividades de estágios não podem ultrapassar às 20 horas semanais. Entretanto, em caráter de excepcionalidade, devido as peculiaridades do curso de Psicologia exigir a realização de dois estágios obrigatórios, é facultado ao acadêmico de Psicologia estagiar até no máximo de 30 horas semanais, ou seja, um Estágio Obrigatório de 20 horas, e um Não-Obrigatório de 10 horas. A carga horária máxima de 40 horas semanais dedicadas a dois estágios concomitantes, somente será aceita em caso de acadêmico formando [no mesmo semestre] e não possuir nenhum outro

(11)

crédito a ser cursado em qualquer outra disciplina .

Florianópolis, 22/10/2012.

Prof. Dr. Carlos Augusto Monguilhott Remor Coordenador de Estágio do Curso de Psicologia

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

SAPSI-COORDENADORIA DE ESTÁGIOS

FICHA DE ENTREGA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Nome do estagiário __________________________________ Matrícula ___________ Local do estágio ________________________________________________________

Área: ( )Clínica ( )Organizacional ( )Escolar

Especificação de estágio: ( )Obrigatório ( )Não-Obrigatório Período de estágio: de ____/____/____ a ____/____/____

Nome do Supervisor Local e CRP___________________________________________ Nome do Supervisor Acadêmico ____________________________________________ Nota:_____ e assinatura do Supervisor Acadê mico ___________________________

Florianópolis, ____ de ___________ de 2012.

Assinatura do aluno: _____________________________________________________

Indicar aqui se o aluno estava com conceito I no semestre anterior [201___-__] ( )

Coordenador de Estágios do Curso: Carlos Augusto Monguilhott Remor CRP 12/00169

Obs.: Entrega ac ompanhada do CD (identificado com nome do aluno, do supervisor, área e semestre), cont endo o relatório ou artigo e o atestado de horas (caso não seja no SAPSI), assinado pelo prof. supervis or acadêmico.

Referências

Documentos relacionados

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Compreendendo as instituições e práticas sociais são constituídas por representações de gênero, é que Guacira Louro (1992, p. 88) questiona: ―De certo modo

Para ser aprovado em qualquer dos estágios curriculares, o aluno deverá ter cumprido 100% da respectiva carga horária (é vedado o abono de faltas), bem como obter o mínimo de

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZO), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público que estão abertas as