• Nenhum resultado encontrado

PARÂMETROS. Conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARÂMETROS. Conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

DIMENSÃO: CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA PARÂMETROS

Desenvolvimento de atividades de avaliação das aprendizagens para efeitos de diagnóstico, regulação do processo de ensino e avaliação e certificação de resultados.

Promoção de processos de autorregulação nos alunos que lhes permitam apreciar e melhorar os seus desempenhos. Aplicação de instrumentos adequados à monotorização da sua atividade.

Utilização de evidências na análise crítica do seu processo de ensino e formulação de hipóteses explicativas dos resultados. Conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular.

Planificação do ensino de acordo com as finalidades e as aprendizagens previstas no currículo e rentabilização dos meios e recursos disponíveis.

Integração da planificação no quadro dos vários níveis e âmbito da decisão curricular, tendo em conta a articulação vertical e horizontal, em conjunto com os pares.

Conceção e planificação de estratégias adequadas aos diferentes alunos e contextos. Planificação integrada e coerente dos vários tipos de avaliação.

Processo de avaliação das aprendizagens dos

alunos

Reorientação da planificação e do desenvolvimento do ensino de acordo com a apreciação realizada. DOMÍNIOS

Preparação e organização das atividades letivas

(2)

R

R

O docente participa em processos de articulação com outras áreas curriculares e de planificação conjunta com os pares. O docente concebe e aplica estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos e comunica com rigor e eficácia.

DIMENSÃO: CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

DIMENSÃO: CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

O docente utiliza sistematicamente processos de monitorização do seu desempenho e reorienta sistematicamente as suas estratégias de ensino em conformidade.

O docente reorienta sempre a sua planificação e o desenvolvimento do ensino de acordo com a monitorização por si efetuada.

MUI

T

O BOM

O docente evidencia elevado conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular e aos diferentes tipos de alunos e contextos.

O docente planifica com rigor, integrando propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.

EX

CEL

EN

T

E

O docente evidencia claramente elevado conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular e tendo uma especial atenção aos diferentes tipos de alunos e contextos.

O docente planifica com grande rigor, integrando de forma coerente e inovadora propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.

O docente promove consistentemente articulação com outras disciplinas e áreas curriculares e a planificação com os pares. O docente concebe e implementa estratégias de avaliação diversificadas e rigorosas, monitoriza o desenvolvimento das aprendizagens, reflete sobre os resultados dos alunos e informa-os regularmente. sobre os progressos e as necessidades de melhoria.

O docente utiliza processos de monotorização do seu desempenho e reorienta as estratégias de ensino em conformidade. O docente reorienta a sua planificação e o desenvolvimento do ensino de acordo com a monitorização por si efetuada.

(3)

R

R

REGUL

A

R

O docente evidencia lacunas no conhecimento científico, pedagógico e didático inerentes à disciplina/área curricular.

O docente planifica o ensino, mas não manifesta coerência entre propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.

O docente planifica o ensino, mas não realiza processos de articulação curricular e com os pares.

O docente utiliza processos pouco diversificados de avaliação das aprendizagens dos alunos e raramente os informa sobre os seus progressos.

BOM

O docente evidencia conhecimento científico, pedagógico e didático inerente à disciplina/área curricular e aos diferentes tipos de alunos.

O docente planifica de forma adequada, integrando de forma coerente propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.

O docente dá relevância à articulação com outras disciplinas e áreas curriculares e à planificação com os pares. O docente implementa estratégias de avaliação adequadas e informa regularmente os alunos sobre os seus progressos.

DIMENSÃO: CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

DIMENSÃO: CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

O docente utiliza ocasionalmente processos de monitorização do seu desempenho e reorienta, por vezes, as estratégias de ensino em conformidade.

O docente reorienta, por vezes, a sua planificação e o desenvolvimento do ensino de acordo com os processos ocasionais da monitorização por si efetuada.

O docente não usa processos de monitorização do seu desempenho e revela alguma dificuldade em reorientar as estratégias de ensino.

(4)

R I N SU F ICI EN TE

O docente revela lacunas graves no conhecimento científico, pedagógico e didático inerentes à disciplina/área curricular. O docente revela falta de rigor na planificação e não utiliza qualquer recurso ou tipo de avaliação.

O docente não planifica o ensino e não realiza processos de articulação curricular e com os pares.

O docente não usa processos de monitorização do seu desempenho e não informa ao alunos sobre os seus progressos.

O docente utiliza processos elementares de avaliação das aprendizagens dos alunos e não os informa sobre os seus progressos. O docente não reorienta a sua planificação.

(5)

Dinamização de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa e sua correspondente avaliação

Contribuição para a eficácia das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, dos órgãos de administração e gestão e de outras estruturas em que participe.

Envolvimento em projetos e atividades da escola que visam o desenvolvimento da comunidade.

Envolvimento em ações que visam a participação de pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade no desenvolvimento da escola.

Envolvimento em projetos ou atividades de âmbito nacional ou internacional que sejam relevantes para a escola e/ou comunidade.

DIMENSÃO:PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

PARÂMETROS

Participação na construção dos documentos orientadores da vida da escola. Participação na conceção e uso de dispositivos de avaliação da escola.

Participação em projetos de investigação e de inovação no quadro do projeto educativo de escola.

Apresentação de propostas que contribuam para a melhoria do desempenho da escola. DOMÍNIOS

Participação em projetos de trabalho colaborativo na escola. Participação nas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e nos órgãos de administração e gestão Contributo para a realização dos objetivos e metas do Projeto Educativo e do Plano Anual de Atividades

(6)

R

R

MUI

T

O BOM

O docente envolve-se ativamente na conceção dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola.

O docente trabalha de forma continuada com os diferentes órgãos e estruturas educativas da escola, constituindo uma referência na organização e no trabalho colaborativo.

O docente promove a criação e o desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola e favorecedores da inovação.

O docente participa regularmente no desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

EX

CEL

EN

T

E

O docente investe, sistematicamente, no maior envolvimento dos pais e encarregados de educação e/ou outras entidades na comunidade escolar.

O docente colabora na conceção dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola.

O docente investe no maior envolvimento dos pais e encarregados de educação e/ou outras entidades na comunidade escolar. PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

O docente mostra alguma iniciativa no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e da comunidade envolvendo-se em projetos de âmbito nacional com relevância para a escola.

O docente apresenta sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade do desempenho da escola.

O docente trabalha com os diferentes órgãos e estruturas educativas da escola, e disponibiliza-se sempre para o trabalho colaborativo.

PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

O docente mostra iniciativa no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e da comunidade envolvendo-se em projetos de âmbito nacional ou internacional com relevância para a escola.

(7)
(8)

R

R

R O docente conhece globalmente os documentos institucionais e orientadores da vida da escola.

O docente colabora no envolvimento dos pais e encarregados de educação e/ou outras entidades na comunidade escolar. PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

O docente colabora, só quando solicitado, no envolvimento dos pais e encarregados de educação e/ou outras entidades na comunidade escolar.

O docente apresenta, com pouca frequência, sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade do desempenho da escola e só quando solicitado.

O docente trabalha com dificuldade com os diferentes órgãos e estruturas educativas da escola e não se disponibiliza para o trabalho colaborativo.

O docente colabora, com dificuldade, no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola não se envolvendo em projetos de âmbito nacional ou internacional.

O docente participa, muito pouco, nos projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

BOM

REGUL

A

R

O docente colabora no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola não se envolvendo em projetos de âmbito nacional ou internacional.

O docente apresenta sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade do desempenho da escola, quando solicitado. O docente trabalha com os diferentes órgãos e estruturas educativas da escola, quando solicitado, e disponibiliza-se para o trabalho colaborativo.

O docente conhece os documentos institucionais e orientadores da vida da escola e colabora, quando solicitado, na sua conceção, desenvolvimento e avaliação.

O docente participa em projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

(9)

O docente não investe no envolvimento dos pais e encarregados de educação e/ou outras entidades na comunidade escolar. IN SU F ICI EN

TE O docente não colabora com os diferentes órgãos e estruturas educativas da escola e não se disponibiliza para o trabalho colaborativo.

O docente não participa, nos projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

O docente revela pouco conhecimento dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola.

O docente não colabora no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola, não se envolvendo em projetos de âmbito nacional ou internacional.

(10)

DOMÍNIOS

Desenvolvimento de estratégias de aquisição e de atualização de conhecimento profissional (científico, pedagógico e didático).

Análise crítica da sua Acão, resultando em conhecimento profissional que mobiliza para a melhoria das suas práticas. Desenvolvimento de conhecimento profissional a partir do trabalho colaborativo com pares e nos órgãos da escola.

Mobilização do conhecimento adquirido na melhoria do trabalho colaborativo e no desenvolvimento organizacional da escola.

Frequência de ações de formação contínua.

DIMENSÃO: FORMAÇÃO CONTÍNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

PARÂMETROS

Formação contínua e desenvolvimento

(11)

R

R

O docente reflete sobre as suas práticas e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.

O docente promove e mobiliza sistematicamente o conhecimento adquirido no desenvolvimento organizacional da escola.

O docente toma a iniciativa de desenvolver processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.

MUI

T

O BOM O docente promove e mobiliza o conhecimento adquirido no desenvolvimento organizacional da escola. O docente promove e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do trabalho colaborativo.

Classificação média atribuída nas ações de formação contínua - Muito Bom

DIMENSÃO: FORMAÇÃO CONTÍNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

DIMENSÃO: FORMAÇÃO CONTÍNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

EX

CEL

EN

T

E

O docente toma a iniciativa de desenvolver, de forma sistemática, processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.

O docente reflete consistentemente sobre as suas práticas e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.

Classificação média atribuída nas ações de formação contínua - Excelente.

(12)

R

O docente participa em iniciativas de reflexão sobre a prática profissional e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.

O docente partilha o conhecimento adquirido no desenvolvimento organizacional da escola, sempre que se proporcionam oportunidades.

O docente partilha o conhecimento adquirido na melhoria do trabalho colaborativo, sempre que se proporcionam oportunidades.

Classificação média atribuída nas ações de formação contínua - Bom.

BOM

O docente desenvolve processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.

(13)

R

R

REGUL

A

R

O docente participa em processos de atualização do conhecimento profissional apenas quando formalmente exigido.

O docente participa em iniciativas de reflexão sobre a práticas, mas não mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.

O docente participa e mobiliza, muito raramente, o conhecimento adquirido no desenvolvimento organizacional da escola. O docente participa e mobiliza, muito raramente, o conhecimento adquirido na melhoria do trabalho colaborativo. Classificação média atribuída nas ações de formação contínua - Regular.

IN SU F ICI EN TE

O docente não revela interesse em atualizar o seu conhecimento profissional, fazendo-o apenas quando formalmente exigido. O docente não colabora em iniciativas de reflexão sobre a prática profissional.

O docente não participa no desenvolvimento organizacional da escola. O docente não participa na melhoria do trabalho colaborativo.

Classificação média atribuída nas ações de formação contínua - Insuficiente.

DIMENSÃO: FORMAÇÃO CONTÍNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Estima a Receita e fixa a Despesa do Estado para o Exercício Financeiro de 2015 e dá outras providências..

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Ex- Integrante do GIA (Grupo de Interferência Ambiental de Salvador), e coordenadora da Mostra Helio Oiticica de Artes Visuais da II Bienal da UNE, artista de