• Nenhum resultado encontrado

Programa Pós MBA PÓS-MBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Pós MBA PÓS-MBA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

SOBRE O PROGRAMA PÓS-MBA

As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem a adoção de uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios que possibilitem vantagem competitiva. Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor contemporâneo, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Nesse contexto, o Programa Pós-MBA é constituído por cursos de atualização, em diferentes áreas de conhecimento, com 120 horas-aula cada. Esses cursos, dirigidos a executivos, consultores e profissionais, ex-alunos dos MBAs, mestrados e doutorados da FGV, buscam explorar com mais profundidade assuntos complexos das diversas áreas da organização. Os cursos que compõem o Programa Pós-MBA são independentes e podem ser cursados separadamente. Será emitido certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de atualização, aos participantes com pelo menos 75% de freqüência as aulas e participação nas atividades do curso.

O programa está dividido em quatro áreas de concentração: Gestão Empresarial, Finanças Marketing e Projetos, oferecendo a oportunidade da imersão em uma área específica do conhecimento e a aplicação imediata do conteúdo do curso nas atividades desenvolvidas no dia-a-dia da empresa, interagindo conhecimento por intermédio da articulação de estudos de casos. Além disso, oferece um ambiente propício para intensa troca de experiências entre os participantes, favorecendo o estabelecimento de networking.

OBJETIVOS

O Programa Pós-MBA tem por objetivos:

- Apresentar com maior nível de detalhamento e profundidade conceitos e metodologias específicas a partir de experiências das melhores empresas e instituições de ensino, no âmbito nacional e internacional;

- Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas utilizadas nos diferentes contextos, por meio da identificação das melhores práticas adotadas por empresas de sucesso;

- Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados;

- Promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso;

- Propiciar aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira ou a desenvolver o seu próprio negócio;

- Conhecer as alternativas para criar redes de relacionamento e de parcerias estratégicas que possam alavancar a competitividade de suas organizações.

(3)

PÚBLICO-ALVO

Profissionais, líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócio que tenham pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (MBA, Mestrado e Doutorado) cujo estágio de desenvolvimento em suas carreiras os impulsione a novos níveis de especialização acadêmica.

METODOLOGIA

A abordagem metodológica privilegia a interação e valoriza a experiência, explorando casos, fazendo uso de ferramentas e técnicas de simulações e estimulando a interlocução com os professores. Serão privilegiados:

- Aulas expositivas; - Estudos de caso; - Debates e discussões;

- Exercícios e simulações contextualizados;

COORDENADOR DO PROGRAMA PÓS-MBA

- Prof. Marcus Quintella, D.Sc.

CURSOS

GESTÃO EMPRESARIAL

- Administração de Crises Organizacionais e Gerenciamento de Riscos Coordenação: Prof. Guilherme Santana - Ph. D

- Negociação

Coordenação: Prof. Yann Duzert - Ph. D - Internacionalização de Empresas e Negócios

Coordenação: Miguel Lima - D.Sc. - Innovation & Execution

Coordenação: Antônio Cosenza - D.Sc. - Logística Estratégica de Transportes

Coordenação: Marcus Vinícius Quintella Cury - D.Sc. - Estratégia Empresarial

Coordenação: Moisés Sznifer - D.Sc.

- Gestão Avançada da Tecnologia da Informação Coordenação: Luiz Antônio Jóia - D.Sc.

(4)

- Governo Eletrônico

Coordenação: Luiz Antônio Jóia - D.Sc.

FINANÇAS

- Avaliação de Ativos - Valuation

Coordenação: Marcus Vinícius Quintella Cury - D.Sc. - Finanças Corporativas

Coordenação: Prof. Marco Bonomo - PhD

Prof. Pedro Cavalcanti Ferreira - PhD - Gerenciamento de Riscos

Coordenação: Prof. Marco Bonomo - PhD

Prof. Pedro Cavalcanti Ferreira - PhD - Gestão de Investimentos

Coordenação: Prof. Marco Bonomo - PhD

Prof. Pedro Cavalcanti Ferreira - PhD

MARKETING

- Gestão Estratégica da Comunicação Corporativa

Coordenação: Maria Cristina Mafra Magalhães de Mello - M. Sc. - Marketing de Relacionamento

Coordenação: Ricardo Pomeranz - M.Sc. - Marketing Strategy

Coordenação: Antônio Cosenza - D.Sc. - Client Attention Catching

Coordenação: Antônio Cosenza - D.Sc.

PROJETOS

- Gerenciamento Avançado de Projetos Coordenação: André Valle - M.Sc. - Gerenciamento de Portifólio de Projetos

(5)

DETALHAMENTO DOS CURSOS

GESTÃO EMPRESARIAL

- Curso: ADMINISTRAÇÃO DE CRISES E GERENCIAMENTO DE RISCOS

ORGANIZACIONAIS

Carga horária: 120 horas-aula Objetivos Específicos:

a) Apresentar as diretrizes para a melhoria do desempenho humano; para a compreensão da natureza e das formas de erros humanos, e para a sugestão de estratégias sócio-técnicas e organizacionais que possam ser implementadas para reduzir tanto a incidência de erros quanto os potenciais impactos na organização; b) Apresentar e discutir os conceitos de “Confiabilidade Organizacional”, “Crisis Prone

/Prepared Organizations”, “Processos de Incubação de Crises”, “Tipologia de Crises”, “Anatomia de Crises”, “Normal Error”, “Issue Management”, “Stakeholder Management”, “Continuidade de Negócios”, dentre outros;

c) Familiarizar os participantes com os conceitos e recursos providos pela aplicação de modelos da área de avaliação de gerenciamento de riscos e estar confiante para aplicá-los em contexto organizacional;

d) Preparar os participantes para identificar, dentro do contexto de “Anatomia de Crises”, os precursores para cada fase de uma crise e demonstrar as implicações e relações entre as diversas fases, assim como elaborar estratégias de gestão para cada uma delas;

e) Demonstrar a importância da aprendizagem organizacional para o processo de prevenção de crises;

f) Preparar os participantes para Identificar e desenvolver um portifólio de crises para sua organização; Desenvolver estratégias e um plano de “Business Continuity”; Desenvolver um plano de gerenciamento de crises organizacional e Elaborar um projeto de comunicação para situações de crises.

Ementa:

 Administração de Crises (20 horas-aula)

- Tendências globais em crises organizacionais; A Inevitabilidade das Crises e a Capacidade de Administração, Tipologia de Crises, Anatomia de Crises, Processos de incubação de crises, System Failure (Modelo de Reason).

(6)

 Análise e Gerenciamento de Riscos (20 horas-aula)

- Explorando a natureza de riscos e crises, Avaliação e Gerenciamento de Riscos, Contextualização da área de riscos no cenário nacional e internacional - legislação e seus impactos, Análise de Riscos e suas ferramentas, Modelos de efeitos fiscos e análise da vulnerabilidade, Confiabilidade de sistemas, Critérios de ‘tolerabilidade’ de riscos, Programas de gerenciamento de risco, programas de emergência e a prontidão de resposta, Percepção e comunicação de riscos, Confiabilidade humana, Perspectivas futuras.

 Entendendo a Dinâmica das Crises e seus Efeitos (20 horas-aula)

- Impacto/Efeito das Crises nas Organizações, Aspectos emocionais, psicológicos, funcionais.

 Estratégias e Ferramentas para a Administração de Crises (20 horas-aula)

- Explorando os Modelos de Administração de Crises, Avaliação das estratégias de intervenção disponíveis para as organizações, Stakeholder Management, Issue Management, Administração de Crises Organizacionais, Business Continuity Plan.

 Confiabilidade Humana (20 horas-aula)

- Avaliação da atividade humana e de sua interação com sistemas sócio-técnicos complexos, Avaliação das características humanas; da competência e da aquisição de conhecimento e de habilidades, Avaliação da cooperação, comunicação e de estratégias operacionais em situações de crise.

 Administração de Crises na Prática (20 horas-aula)

- Desenvolvimento e implementação de Crisis Teams, Processo de tomada de decisões em situações críticas, Desenvolvimento e implementação de Crisis Management Centers (estruturas, peculiaridades, estratégias, treinamento – cultural, emocional, tecnológico, etc.), Desenvolvimento e Simulação de um Modelo de Administração de Crises para uma Empresa do setor O&G, Modelo de Comunicação Organizacional em Tempos Adversos, Cenários – Explorando o “inesperado”.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO - Guilherme Santana, Ph.D.

(7)

DOCENTES

 Guilherme Santana - Ph.D em Administração de Crises pela Bournemouth

University (Inglaterra) com sólida experiência em consultoria à empresas estrangeiras e nacionais. É membro permanente da ASA – Applied Science and Analysis, Inc. (USA), RAPA – Risk Analysis and Policy Association (USA); ISIE - International Society for Industrial Ecology. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Planejamento e Pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustiveis – ANP sendo, também, professor convidado da FGV Management.

 Denise Faertes - Ph.D nas áreas de Risco e Confiabilidade pela University of

Sheffield, Department of Chemical & Process Engineering (Inglaterra) e MSc. em Planejamento Energético e Meio Ambiente pela Coppe/UFRJ. Coordenadora e Professora de Cursos de Engenharia na UFF e UFRJ, atualmente é consultora técnica da TRANSPETRO, estando responsável pela coordenação e implementação do Programa de Gestão de Confiabilidade e de Risco para a área de suprimento de gás.

 Francisco Carlos Teixeira da Silva - Pós-doutor pela Universidade Técnica de

Berlim, Doutor em História Social pela Universidade de Berlim (Alemanha), Professor Emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército; Coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ e especialista em geopolítica e desenvolvimento de cenários.

 Venétia Maria Correa Santos - Doutora em Engenharia da Produção – UFRJ

pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia – Ministério de Ciências e Tecnologia.

Referências

Documentos relacionados

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

- Monitorização diária das praias de nidificação para marcação dos ninhos, translocação de ninhos em situação de risco para o o hatchery ou para zonas mais seguras

A discussão de casos clínicos e outras formações deve ser realizada nas horas destinadas a reuniões da equipa e de acordo com a calendarização e duração

Admitir a existência do outro não significa aceitá-lo em sua particularidade como integrante da comunidade política. É preciso valorizar os laços mais profundos

§ 7º Os municípios, representantes de usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos escolhidos na forma dos parágrafos anteriores,

9.8.1- Emendas retas fixas devem ser utilizadas para conexões de extremidades de cabos, onde não há previsões para derivações. 9.8.2- Projetos de circuitos primários

O papel do Instituto Pólis é trazer para o debate o diagnóstico desses municípios, em relação aos vários temas inerentes ao desenvolvimento sustentável, como propiciar

Categoria Nacional Estreante 230cc