• Nenhum resultado encontrado

A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Funcionamento da Apuração da Contribuição Previdenciária

Evite transtornos! Leia atentamente as instruções abaixo:

A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual.

1 - Forma Manual:

A forma manual, foi implementada para atender a necessidade de encerrar o departamento Pessoal, quando ainda não se concluiu os trabalhos do departamento Fiscal.

Sabemos que a ordem cronológica para os encerramentos é Pessoal, Fiscal e Contábil, no entanto como o cálculo da contribuição previdenciária é feito com base em informações localizadas no departamento fiscal o usuário poderá incluir manualmente os valores no nó Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária.

1.1 - O cálculo da GPS e também o cálculo do DARF serão feitos com base nas informações obtidas na apuração e não mais pelo lançamento das notas fiscais.

1.2 - Ao encerrar o departamento pessoal, o sistema calculará o percentual para desconto da GPS com base na seguinte fórmula:

• Fórmula: Receita Bruta Com Benefício / Receita Bruta Total.

- Caso o resultado da fórmula acima, for inferior a 5% o percentual da GPS será 100%

- Caso o resultado da fórmula acima, for superior a 95% o percentual da GPS será 0%

(2)

Nesta guia você encontrará exatamente o percentual para aplicar sobre a base de cálculo da GPS e também o percentual que representa o DARF a ser pago.

Atenção: Ao cancelar e encerrar novamente o departamento pessoal, o sistema irá recalcular a GPS de acordo com os dados digitados na apuração, em seguida incluirá um novo registro na guia Resumo Cálculo Apuração substituindo o registro anterior.

1.4 – Ao encerrar o departamento fiscal, o sistema incluirá um registro no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada.

(3)

Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária (P100).

Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada (P200).

1.6 – O valor do DARF será obtido do campo Valor Total da Contribuição localizado no nó Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária Consolidada, podendo o usuário efetuar ajustes de acréscimo ou de redução.

(4)

1.7 – Ao encerrar o departamento fiscal o sistema fará a seguinte validação:

Calculará novamente os percentuais da GPS e do DARF e verificará se estão coerentes com os dados registrados na guia Resumo Cálculo Apuração.

Caso estejam diferentes apresentará a seguinte mensagem:

(5)

A finalidade desta validação é não permitir que a GPS calculada anteriormente fique incoerente com o DARF.

2 - Forma Automática:

2.1 - A forma automática funcionará com um clique no botão Gerar Apuração.

2.2 - O sistema verificará as receitas de acordo com o lançamento das notas fiscais e incluirá na apuração, da mesma forma que já era feito quando encerrava o departamento fiscal.

2.3 – Caso já existam valores incluídos manualmente na apuração, quando o usuário clicar no botão gerar, o sistema fará a seguinte pergunta:

(6)

Clicando em SIM a seguinte mensagem aparece na tela, caso existam valores lançados manuais:

Clicando em SIM a seguinte mensagem aparece na tela:

Clicando em OK o sistema abrirá o relatório para que o usuário possa imprimir a apuração digitada manualmente, já que os dados serão excluídos logo em seguida.

Atenção: Cuidado para não eliminar a apuração digitada manual erroneamente. Estamos disponibilizando todas as ferramentas necessárias para sua segurança. Utilize-as!

(7)

2.4 – Ao encerrar o departamento fiscal, o sistema incluirá um registro no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada.

2.5 – As informações para o BLOCO P do Sped Contribuições serão retiradas dos nós: Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária (P100).

(8)

Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada (P200).

2.6 – O valor do Darf será obtido do campo Valor Total da Contribuição localizado no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada, podendo o usuário efetuar ajustes de acréscimo ou de redução.

2.7 – Ao encerrar o departamento fiscal o sistema fará a seguinte validação:

Calculará novamente os percentuais da GPS e do DARF e verificará se estão coerentes com os dados registrados na guia Resumo Cálculo Apuração.

(9)

Leia as informações que se encontra em observações.

A finalidade desta validação é não permitir que a GPS calculada anteriormente fique incoerente com o DARF

2.8 – Segue abaixo os critérios para a geração automática da Apuração da Contribuição Previdenciária:

Para que o sistema reconheça que uma receita é beneficiada pela desoneração é necessário:

2.8.1 – No cadastro do produto lançado na nota fiscal é necessário existir pelo menos um registro na guia Contr. Previdenciária, com o Código do Sped a ser utilizado.

(10)

2.8.2 – No cadastro do código da atividade utilizado no Sped existe um campo chamado TIPO, este campo determina se a receita é oriunda do Serviço, Comércio ou Indústria.

2.8.3 – Sendo assim veja o exemplo abaixo:

• Nota fiscal lançada com o código do produto 0000000000001. CFOP 5102

• No cadastro do produto supracitado, possui um registro na guia Contr. Previdenciária.

(11)

• O registro localizado na guia Contr. Previdenciária está com o código do Sped 00100040.

• Podemos visualizar que este código está com o campo Tipo ‘Comércio’ na tabela de códigos.

• Esta informação também pode ser visualizada na guia Contr. Previdenciária localizada em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária.

• Logo, o CFOP 5102 deverá estar com a classe comércio para que o sistema identifique que o produto 0000000000001 está beneficiado com a desoneração.

(12)

• O mesmo produto pode ter vários registros na guia Contr. Previdenciária. Isso porque o mesmo código de produto pode estar sendo industrializado, vendido e também revendido, o que alteraria o código do Sped.

• O sistema não permitirá haver dois registros com o mesmo tipo (Exemplo: Comércio) e datas sobrepostas. A seguinte mensagem é apresentada:

(13)

Atenção: Este novo método adotado para calcular a desoneração tem o objetivo de atender as novas atividades enquadradas a partir de 01/04/2013, não mais utilizando somente o NCM mas também o CNAE.

2.8.4 – Observe que o cálculo automático não mais é considerado pelo sistema de acordo com as informações localizadas em Fiscal/Cadastros/NCM/Itens e sim de acordo com as informações localizadas em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária.

3 – Funcionamento da guia Massa localizada em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária/Massa.

(14)

Para que o usuário não necessite incluir um registro para cada produto do cadastro, criamos a guia MASSA.

Os recursos oferecidos pelo sistema são criados para facilitar o dia a dia do usuário, no entanto é necessário saber utilizar corretamente:

1 - Clicando no botão gerar, o sistema irá incluir um registro na guia Contr. Previdenciária para cada produto filtrado no nó Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Geral.

Produtos Filtrados

Produtos filtrados.

OBS: Será incluído um registro na guia Contr. Previdenciária para os 277 produtos (Com exceção do produto corrente que conterá a informação modelo para os demais produtos).

2 - As informações incluídas na guia Contr. Previdenciária serão as mesmas informações contidas no produto corrente.

(15)

Produto Corrente Informações

3 - Cuidado para não clicar neste botão indevidamente.

3.4 - O filtro escolhido em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Geral será salvo em Auditoria para eventuais consultas.

3.5 - Esta rotina foi criada para agilizar o processo do cadastro dos produtos que possuem o benefício da desoneração. Use com sabedoria!

3.6 - Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico.

4 – Novos relatórios foram criados para que o usuário possa fazer a conferência das informações.

Estão localizados em:

- Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária/Impressão - Fiscal/Saídas/Impressão/Ordenação/Impressão - Fiscal/Entradas/Impressão/Ordenação/Impressão

5 – Na Apuração da Contribuição o campo Código NCM foi inutilizado e estará sendo mostrado na tela apenas para conferência das Apurações encerradas anteriormente. 6 – A alíquota da contribuição previdenciária que antes estava sendo considerada pelo sistema em Empresas/Tributação Pessoal/GPS/Desoneração da Folha, agora estará sendo considerada pelo sistema de acordo com a alíquota localizada no Cadastro de Atividades da Contribuição Previdenciária, Fiscal/Cadastros/Atividades Contr. Previdenciária.

Referências

Documentos relacionados

RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA Nº DO RG ADMISSÃO FUNÇÃO DT... RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA Nº DO RG ADMISSÃO

c) Nos exercícios físicos praticados deve haver um rigoroso cumprimento do Manual Técnico de Educação Física do Exército. d) Em caso algum pode ser posto em prática um programa

volve Minas Gerais conta com a parceria do Gover- no de Minas, por meio da Secretaria de Desenvol- vimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado

43 RESERVA DE VAGA - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ROLIM DE MOURA - FAP INDÚSTRIA 44 RESERVA DE VAGA - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ROLIM DE MOURA - FAP INDÚSTRIA 45 RESERVA DE VAGA

Após analisar a forma de recolhimento pelo método da Contribuição Previdenciária Patronal e pelo método de da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta do ano de

"Contribuintes Individuais" abaixo do título Empresa deverão ser somados e lançados no Campo "Compensação”. b) Nesta hipótese, as empresas deverão recolher

a empresas onde a substituição da base cálculo da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento através da contribuição sobre a receita bruta

04/2010, o CNPCP faz coro ao conteúdo da Reforma Psiquiátrica e se refere à importância do atendi- mento individualizado e da proteção dos pacientes judiciários (CONSE- LHO