• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2018/1 MESTRADO ACADÊMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2018/1 MESTRADO ACADÊMICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA – TURMA 2018/1 MESTRADO ACADÊMICO

A Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, faz saber aos interessados que, no período de 01 a 28 de novembro de 2017, estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Curso de Mestrado, Área de Concentração em Microbiologia Médica Humana, para turma com início em 2018/1º semestre.

1 – VAGAS E CLIENTELA:

1.1 - Serão oferecidas 10 (dez) vagas para o curso de Mestrado, destinadas aos portadores de

diploma de nível superior, que contenha a disciplina Microbiologia ou Parasitologia no currículo, das áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agrárias ou em áreas consideradas afins à área de estudo da Microbiologia e Parasitologia e relevantes para a investigação científica em problemas de saúde humana ligados as doenças infecciosas e parasitárias. O Diploma deverá ter sido outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação.

1.2 – A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas

oferecido, respeitada a percentagem de vagas reservadas para o sistema de cotas.

2 – REALIZAÇÃO

2.1 – Em cumprimento à Lei Estadual n 6.914/2014, que dispõe sobre o sistema de cotas para

ingresso nos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, um percentual de 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas (para cada 10 (dez) vagas, 03 (três) serão destinadas o sistema de cotas), distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

a) 12% (doze por cento) para estudantes graduados negros e indígenas;

b) 12% (doze por cento) para graduados da rede pública e privada de ensino superior;

c) 6% (seis por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

d) Conforme artigo 5º da Lei suas disposições aplicam-se no que for cabível.

2.2 – Em conformidade com as Leis Estaduais nº 5346/2008 e nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015

entende-se por:

(2)

b) Estudante carente graduado da rede privada de ensino superior, aquele que, para sua formação, foi beneficiário de bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, do Programa Universidade para Todos - PROUNI ou qualquer outro tipo de incentivo do

governo;

c) Estudante carente graduado da rede de ensino público superior entende-se como sendo aquele assim definido pela universidade pública estadual, que deverá levar em consideração o nível sócio econômico do candidato e disciplinar como se fará a prova dessa condição, valendo-se, para tanto, dos indicadores sócios econômicos utilizados por órgãos públicos oficiais;

d) Pessoa com deficiência: aquela que atender as determinações estabelecidas na Lei Federal n 7853/1989 e pelos Decretos Federais n 3298/1999 e n 5296/2004;

e) Filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço – aquele que apresentar a certidão de óbito juntamente com a decisão administrativa que reconheceu a morte em razão do serviço ou a decisão administrativa que reconheceu a incapacidade em razão do serviço, além da fotocopia autenticada do Diário Oficial com as referidas decisões administrativas.

2.3 – O candidato às cotas reservadas para estudantes negros e indígenas, em caso de declaração

falsa, estará sujeito as sanções penais, previstas no Decreto-lei n 2848/1940, Código Penal (artigos 171 e 299), administrativas (nulidade da matricula, dentre outros) e civis (reparação ao erário), além das sanções previstas nas normas internas da UERJ.

2.4 – Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único. 3 – INSCRIÇÕES:

3.1 – Período e Local das inscrições:

a) Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição em formulário próprio e gerar boleto bancário na página do CEPUERJ, http://www.cepuerj.uerj.br (através do link “inscrições

on-line”), no período de 01 a 28/11/2017. O valor da inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta

reais) e o boleto será gerado em favor do CEPUERJ.

b) Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá dirigir-se a Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas, situada à Av. Professor Manuel de Abreu, nº 444, 2º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ, nos dias úteis, das 10 às 14h, no período de 27 a 29/11/2017; munido de 01 (uma) via do boleto bancário pago, além de apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados a seguir;

c) Os candidatos residentes fora da região metropolitana do Rio de Janeiro poderão enviar a documentação por SEDEX endereçada à secretaria da Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas, situada à Av. Professor Manuel de Abreu, nº 444, 2º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ – CEP 20550-170, até o dia 28 de novembro de 2017, ou através de terceiros autorizado por meio de documento privado, junto com o boleto pago em agência bancária nacional. No caso de envio da documentação pelos Correios (SEDEX), só serão aceitas correspondência com carimbo de envio até a data de 22 de novembro 2017. Certificar-se da chegada da documentação é responsabilidade do candidato.

(3)

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A INSCRIÇÃO

 Cópia da carteira de identidade, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional;

 Cópia do CPF;

 3 fotos 3x4 (colorida e em fundo claro)

 Cópia do histórico escolar completo do curso superior com a data da colação de grau, onde constem as disciplinas de Microbiologia e Imunologia (opção Microbiologia), ou Parasitologia e Imunologia (opção Parasitologia), ou cópia do histórico escolar da graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa abaixo (item c.2);  Curriculum Lattes acompanhado de cópias dos principais documentos comprobatórios;  Carta de intenções expondo os motivos de seu interesse em se candidatar ao mestrado

 Cópia frente e verso do Diploma de Curso de Graduação ou declaração de conclusão conforme descrito abaixo (item c.1 e c.2)

c.1) no caso de candidatos que sejam possíveis concluintes de curso de graduação, com término previsto no primeiro semestre letivo do ano corrente, é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau.

c.2) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação.

c.3) candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil – dispensa-se tradução para os idiomas inglês, francês ou espanhol.

OBS:

•Se o país da titulação for signatário da Convenção Sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentação Públicos Estrangeiros, o diploma deverá ter apostila do consulado daquele país (Decreto 8.660/2016 de 29 de janeiro de 2016).

•Se o país da titulação não for signatário do referido tratado, o diploma deverá ter o visto do consulado daquele país.

•A lista dos países signatários do tratado encontra-se disponível em http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia

d) Os candidatos que desejarem concorrer pelo sistema de cotas estabelecido na Lei Estadual nº 6914/2014 deverão adotar os seguintes procedimentos:

d.1) optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição

d.2) preencher, de acordo com as instruções especificas disponíveis, o Formulário de Informações Socioeconômicas (Anexo 2) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope separado (as

(4)

instruções e documentação especifica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual nº 6914/2014 estão estabelecidas no Anexo 1).

3.2 – No ato da inscrição o candidato ao Curso de Mestrado deverá informar sua opção em

relação às áreas de escolha para a realização da prova: Microbiologia e Imunologia ou Parasitologia e Imunologia. O aluno deverá optar pela prova de Microbiologia ou Parasitologia baseando-se na sua opção para desenvolver a dissertação de mestrado na respectiva área.

3.3 – Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

 Candidatos estrangeiros deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil – dispensa-se tradução para os idiomas inglês, francês ou espanhol; e original e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

3.4 – Resultado da Inscrição:

a) A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Microbiologia só será confirmada após verificação da documentação apresentada.

b) O resultado da inscrição será divulgado do acordo com calendário, através de uma listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.

c) Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima terão menção de inscrição não aceita, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.

4 – PROCESSO SELETIVO:

4.1 – O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias e eliminatórias conforme

calendário abaixo.

a) Prova escrita, sem consulta, sobre conhecimentos em Microbiologia e Imunologia básicas ou Parasitologia e Imunologia básicas conforme conteúdo programático e referência bibliográfica no anexo a este edital;

b) Avaliação da capacidade de compreensão de um texto técnico-científico da área, redigido em língua inglesa, sendo permitida a consulta de seu próprio dicionário;

b.1 Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos.

c) Análise de currículo com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, onde será observado o perfil do candidato e considerado o Curriculum Vitae comprovado, a carta de intenções e o histórico escolar do curso de Graduação.

(5)

5 – CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a) será considerado aprovado na prova escrita, o candidato que obtiver nota mínima 6,0 (seis); b) será considerado aprovado na avaliação da capacidade de compreensão de texto em língua

inglesa, o candidato que obtiver o conceito APTO.

b.1. o candidato estrangeiro que não obtiver menção apto no exame de proficiência em Língua Portuguesa será eliminado do processo seletivo.

c) será considerado aprovado na análise de currículo, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

d) dos resultados das etapas a e c será extraída uma média final obtida pelo candidato;

e) a classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato;

f) em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:

 candidato mais idoso;  maior nota na prova escrita

 maior nota na análise de currículo;

6 – MATRÍCULA:

a) Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e classificados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

b) No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

c) Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

A matrícula dos candidatos aprovados e classificados para o Programa de Pós-graduação em Microbiologia se realizará nos dias 01 e 02 de março 2018 das 10h às 14h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, situada à Av. Professor Manuel de Abreu, nº 444, 3º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ.

d) Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

(6)

7 – CALENDÁRIO: a) INSCRIÇÕES:

Data: 01 a 28 de novembro de 2017, pela internet.

Data: 27 a 29 de novembro de 2017, para entrega da documentação, na Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médica, situada à Av. Professor Manuel de Abreu, nº 444, 2º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro – RJ.

Horário: das 10h às 14h

b) RESULTADO DAS INSCRIÇÕES:

Data: 01 de dezembro de 2017.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

c) PROVA ESCRITA E AVALIAÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA:

Data: 05 de dezembro de 2017. Horário: manhã e tarde. Início às 9h.

Local: a ser definido e divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia.

d) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA, DA AVALIAÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA E NOMES DOS CANDIDATOS PARA ANÁLISE DE CURRÍCULO:

Data: 11 de dezembro de 2017. Horário: a partir de 13h.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

e) ANÁLISE DE CURRÍCULO:

Data: 14 e/ou 15 de dezembro de 20177. Horário: a definir.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, 3º andar – FCM com listagem dos horários de cada candidato e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

f) DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS:

Data: 10 de janeiro de 2018.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br.

g) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DO CANDIDATO QUE CONCORRER À VAGA DE COTISTA:

Data: 10 de janeiro de 2018.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

(7)

h) RECURSO DO RESULTADO DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DO CANDIDATO QUE CONCORRER À VAGA DE COTISTA:

Data: 10 e 11 de janeiro de 2018. Horário: 10 às 14h.

Local: Orientações na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

i) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DOS RECURSOS DOS COTISTAS:

Data: 16 de janeiro de 2018.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

j) CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Data: 23 de janeiro de 2018. Horário: após 14h.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

l) MATRÍCULA:

Data: 01 e 02 de março de 2018 Horário: das 10h às 14h.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, 3º andar - FCM.

m) DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:

Data: 05 de março de 2018.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, 3º andar – FCM e/ou pelo site http://www.pgmicrobiologia.uerj.br

n) MATRÍCULA DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:

Data: 07 de março de 2018. Horário: das 10 às 14h.

(8)

8 – DISPOSIÇÕES GERAIS:

8.1. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

8.2. Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas.

8.3. Só serão corrigidas as provas de inglês dos candidatos aprovados na prova escrita de conhecimentos.

8.4. As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados. 8.5. O exame de seleção só terá validade para Curso que será iniciado em 2016/1º semestre.

8.6. Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.

8.7. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão do Programa de Pós-graduação em Microbiologia.

8.8. A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão destruídos.

8.9. O candidato inscrito mediante procuração assumirá inteira responsabilidade pelas informações prestadas por seu representante e pelas consequências de seus eventuais erros.

(9)

ANEXO 1 – MANUAL SISTEM DE COTAS

http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Manual_Sistema_de_Cotas.pdf

ANEXO 2 – QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/arquivos/Questionario_Socioeconomico_2016.doc

INFORMAÇÕES

Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação da FCM – Tel. 2868-8294

Rua Professor Manuel de Abreu, nº 444 / 2º andar Vila Isabel - Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20550-170

Edifício Prof. Américo Piquet Carneiro

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia – Tel. 2868-8280

Rua Professor Manuel de Abreu, nº 444 / 3º andar Vila Isabel - Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20550-170

(10)

ANEXO

I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Microbiologia

a) Morfologia e estrutura/função da célula bacteriana. b) Crescimento bacteriano e seu controle.

c) Genética bacteriana.

d) Mecanismos bacterianos de patogenicidade.

e) Mecanismos de ação de antibacterianos e mecanismos de resistência.

Imunologia

a) Imunidade Inata (Fagocitose e Sistema Complemento). b) Anticorpos - estrutura, propriedades e funções.

c) Imunidade mediada por linfócitos B (Reconhecimento do antígeno e reação do Centro Germinativo). d) Imunidade celular (Apresentação de antígenos e ativação dos linfócitos T e suas funções efetoras). e) Mecanismos das Reações de Hipersensibilidade.

Parasitologia

a) Fundamentos básicos em Parasitologia  Associações biológicas

 Adaptações morfológicas e fisiológicas ao parasitismo  Especificidade parasitária

 Tipos de ciclo biológico

 Focos naturais e zoonoses parasitárias b) Relação parasito-hospedeiro

 Ação dos parasitos sobre o hospedeiro  Interface parasito-hospedeiro

 Mecanismos de invasão celular  Mecanismos de evasão c) Protozoários parasitos

 Morfologia, reprodução, locomoção e transmissão; d) Helmintos parasitos:

(11)

II – BIBLIOGRAFIA:

1) Tortora G.J., Funke B.R., Case C.L. Microbiologia (10a Edição), ArtMed, 2012.

2) Jawetz E., Melnick L.J., Adelberg E.A., Brooks G.F., Butel J.S., Ornston L.N. Microbiologia

Médica (25a Edição), McGraw-Hill Co-ARTMED, 2012.

3) Abbas A.K., Lichtmann, A.H. Imunologia Celular e Molecular (7ª Edição), Elsevier, 2012. 4) Parham P. O Sistema Imune (3ª Edição), Artmed, 2011.

5) Coura J.R. Síntese das Doenças Infecciosas e Parasitárias, Guanabara Koogan, 2010.

6) Neves D.P., Melo A.L., Linardi P.M., Vitor R.W.A. Parasitologia Humana (11ª Edição), Atheneu, 2005 ou edição posterior.

7) Rey L. Parasitologia (4ª Edição), Guanabara Koogan, 2008.

8) Amato Neto V., Gryschek R.C.B., Amato, V. S., Tuon F.F. Parasitologia - Uma Abordagem

Referências

Documentos relacionados

Com efeito, ouvida a Direcção-Geral da Empresa, considera-se conveniente manter a distinção entre pequeno/médio comércio a retalho e a grande distri- buição, nos termos seguidos

Além da Gerência de infra-estrutura, responsável pela gestão dos ativos imobiliários do Porto Digital e otimização dos serviços de infra-estrutura e da Gerência

O Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPEPS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no uso de suas atribuições, considerando o disposto no

O presente trabalho avaliou a eficiência de bioinseticidas à base de fungos entomopatogênicos em diferentes aplicações para o controle da mosca-branca da mandioca,

Az üzleti – hivatalos életben errefelé csak a tartós kapcsolatokra lehet építeni.. Időigényes az eredmény elérése, épp ezért alapfontosságú egy

averiguar a profundidade de polimerização utilizando várias unidades foto ativadoras e diversos protocolos de exposição A resina composta Herculite ( Kerr) inserida em

Quando este tipo de tratamento dentinário foi empregado em nosso trabalho (na apli- cação do sistema adesivo Excite), as observações feitas foram as mesmas destes autores, já que

Seminário Nacional - Celebração aniversário Mestre Encontro nacional srcm@gmail.com v.scala@wanadoo.fr unselfishlove2010@gmail.com judithrj@yahoo.com