• Nenhum resultado encontrado

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLVENTE: BUTIL GLICOL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

Nome do Produto:

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

Código Interno de Identificação

do Produto: 54-450

Nome da Empresa: Química Credie Ltda.

Endereço: Av. Torquatro Tapajós, 8137-Km08- Bairro Tarumã- Manaus/AM

Telefone: (92) 3182-2100

Telefone para emergência: 0800-118270 - Pró-química- ABIQUIM 193 - Bombeiros

Fax: (92) 3182-2108

E-mail: contato@quimicacredie.com.br

Principais perigos: Efeitos do prduto:

Efeitos ao meio ambiente: Perigosfísicos e químicos: Perigos específicos: Principais sintomas:

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

Produto inflamável. Toxidade dos vapores.

Não disponível.

Pele: O contato breve pode causar leve irritação, com coceira e vermelhidão no local. O contato prolongado pode causar irritação severa, com desconforto ou dor, vermelhidão e inchaço no local e possível destruição dos tecidos.

Efeitos à saúde humana:

Olhos: Causa irritação severa, na forma de desconforto ou dor, piscar e lacrimejamento excessivos, com vermilhidão acentuada e inchaço da conjuntiva.

Inalação: Altas concentrações de vapor causam irritação no trato respiratório, na forma de desconforto nasal e corisa, com dor no peito e tosse. Podem ocorrer dor de cabeça, náuseas, vômitos, tontura e sonolência.

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO:

Ingestão: Moderadamente tóxico. Pode causar dor de cabeça, perda da coordenação motora, náuseas, vômitos, diarréia e fraqueza geral. A ingestão de quantidade significativas pode resultar na hemólise das células vermelhas do sangue.

Inflamabilidade. Líquido inflamável.

(2)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

(3)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

Substância: Este produto é uma substância pura. Nome Químico comum ou nome

genérico: 2-butoxi-etanol.

Sinônimos: 2-butoxi-etanol; éter monobutílico de monoetilglicol. Registro no Chemical Abstract

Service: CAS Nº 111-76-2.

Butil Glicol - mín. 99,0% - CAS 111-76-2 Etileno Glicol - máx. 0,5% - CAS 107-21-1 Classificação e rotulagem de

perigo: Líquido inflamável.

Inalação:

Contato com a pele:

Contato com os olhos:

Ingestão:

Ações a serem evitadas:

Notas para o médico:

Meios de extinção apropriados:

Meios de extinção contra indicados:

Imediatamente lavar com água corrente no mínimo por 15 minutos. Remova lentes de contato, se tiver. Recomenda-se consultar um oftalmologista.

Se a vítima estiver consciente, dar dois copos de água e induzir ao vômito. Procurar atendimento médico imediatamente, levando junto o rótulo do produto ou esta ficha. Não provoque vômito ou forneça água à vítima inconsciente ou com convulsão.

Remova roupas contaminadas. Não apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com sabão e água corrente abundante por 15 minutos (mínimo). Obter cuidados médicos, se a irritação persistir ou se o contato tenha sido prolongado.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

Usar espuma contra incêndio, segundo as técnicas recomendadas pelo fabricante, para grandes incêndios. Usar dióxido de carbono ou pó químico seco para pequenos incêndios. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS:

Remova a vítima da área contaminada, mantendo-a deitada, quieta e aquecida. Manter as vias respiratórias livres, removendo dentes postiços (chapa), se tiver. Ministrar respiração artificial, se necessário. Administrar oxigênio e manobras de ressuscitação se necessário. Avaliar a necessidade de encaminhar ao médico.

Não administrar nada oralmente ou provocar vômito em vitíma inconsciente ou com convulsão.

Jato d'água. Ingredientes que contribuem para

o perigo:

Não se tem conhecimento de antídoto específico. O tratamento deve ser direcionado para o controle dos sintomas e condições clinicas.

(4)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL Perigos específicos:

Métodos específicos:

Equipamentos de proteção especial para combate ao fogo:

Precauções Pessoais:

Remoção da fontes de ignição:

Controle de poeira:

Precauções ao Meio Ambiente:

Métodos para limpeza: Disposição:

Embalagens vazias:

Manuseio:

Medidas técnicas apropriadas:

Prevenção da exposição do trabalhador:

Prevenção de incêndios e explosões:

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO:

Aterrar os equipamentos quando do manuseio. Não fumar. Não manusear o produto perto de fontes de calor ou ignição. Tomar medidas contra o acúmulo de cargas eletrostáticas. Armazenar em locais limpos e bem ventilados.

Não aplicável.

Pode liberar monóxido de carbono e/ou dióxido de carbono, que são gases irritante e venenosos.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO:

Evacue a área e combata o fogo a uma distância segura. A água de extinção contaminada deve ser eliminada segundo legislação local. Aterrar os equipamentos quando do manuseio. Resfriar os recipientes expostos ao fogo.

Usar equipamentos de proteção individual apropriado a temperaturas elevadas e aparelhos de respiração com ar independente.

Manusear de acordo com a boa higiene industrial e normas de segurança.

Usar equipamentos de proteção individuais indicados.

Vestir equipamentos de proteção pessoal. Colocar as pessoas em segurança. Evitar contato com os olhos e pele. Evitar a inalação de névoas e vapores.

Aterrar os equipamentos quando do manuseio. Isolar e sinalizar o local. Tomar medidas contra o acúmulo de cargas eletrostáticas. Remover ou desativar possíveis fontes de ignição.

Para resíduos e produtos contaminados verifique primeiro a possibilidade de recuperação (destilação, filtração). Se for inviável, o produto deve ser incinerado em instalação adequada, verificadas previamente as características dos efluentes gasosos. Embalagens em bom estado, cuidadosamente lavadas, podem ser reutilizadas para solventes minerais e óleos; quando avariadas, devem ser lavadas antes de irem para o ferro-velho. Para conter vazamentos utilize materiais absorventes não inflamáveis. Evite que o produto entre em contato com solo, rios e lagos. Ocorrendo a poluição de águas, notificar as autoridades competentes.

(5)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL Precauções para manuseio

seguro:

Orientação para manuseio seguro:

Armazenamento:

Medidas técnicas apropriadas:

Condições de armazenamento: Medidas de controle de engenharia: Parâmetros de controle específicos: Limites de exposição ocupacional: Procedimentos recomendados para monitoramento: Equipamentos de proteção individual apropriado:

Produtos e materiais incompatíveis: Não armazenar o produto com materiais explosivos, gases inflamáveis e/ou tóxicos, substâncias oxidantes, corrosivas, peróxidos orgânicos, materiais de combustão espontânea e materiais radioativos.

Recomendados: Tambores e tanques de aço-carbono não revestido com tinta de silicato de zinco ou epóxi, aço-inox.

Evitar contato com a pele, olhos e roupas. Manusear o produto em local fresco e arejado. Manter longe do calor e das chamas. Manter o recipiente fechado. Usar ventilação adequada. Não fumar, beber ou comer na área de manuseio do produto. Lavar-se meticulosamente após o manuseio.

Armazenar o produto em área fresca, seca e ventilada, longe do calor, fontes de ignição, alimentos e agentes oxidantes. Mantenha as embalagens sempre fechadas.

Na operação de carga e descarga deve-se evitar quedas das embalagens descidas em rampas sem proteção, rolamentos em terreno acidentado para evitar furos, amassamentos ou desaparecimento de identificação do produto.

Proteção dos olhos: Óculos de segurança contra respingos. Proteção respiratória: Semi-máscara com filtro (vapores orgânicos) para pequenas exposições e máscara autônoma de ar para locais com altas concentrações de vapor.

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

Adequadas: Áreas cobertas, frescas, secas e ventiladas.

Adotar procedimentos nacionais e/ou internacionais. Norma regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, normas de higiene do trabalho da FUNDACENTRO, procedimentos NIOSH ou procedimentos ACGIH.

Proteção das mãos: Luvas de PVC ou borracha ou outras resistentes a solventes orgânicos.

Especificado pela NR-15 - Portaria 3214: 48 horas/semana-39 ppm; ACGIH e OSHA (TLV/TWA) 40 horas/semana-25 ppm. A evitar: Locais úmidos, descobertos e sem ventilação.

Inadequados: Tambores de plásticos. Materiais seguros para

embalagem:

Monitoramento períodico da concentração dos vapores nas áreas de utilização. Utilizar ventilação/exaustão nos locais de trabalho.

(6)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

Precauções especiais:

Medidas de higiene:

Estado físico: Líquido fluido.

Cor: Transparente e incolor.

Odor: Odor fraco.

pH (solução a 10%): Não aplicável.

Faixa de ebulição: 171,2 ºC ( a 760 mmHg).

Ponto de fulgor: 85 ºC (copo aberto) e 68 º C (copo fechado). Limites de explosividade no ar: Superior (LSE): 10,6 % (v/v)

Inferior (LIE): 1,1 % (v/v)

Densidade: 0,902 (a 20/20 º C)

Solubilidade:

Condições específicas:

Roupas, luvas, calçados, EPI's devem ser limpos antes de sua reutilização. Use sempre para a higiene pessoal: água quente, sabão e cremes de limpeza. Lavar as mãos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. Não usar gasolina, óleo diesel ou outro solvente derivado de petróleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos químicos. Manter afastados de alimentos.

Instabilidade: Produto estável em condições normais de uso e estocagem.

9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS:

Temperatura específica ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado físico:

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE:

Quando em local aberto e ventilado, trabalhar voltado sempre a favor do vento para minimizar o arraste de poeira sobre o corpo. Evitar a exposição maciça ao pó. Produtos químicos só devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPI's devem possuir o CA (Certificado de Aprovação). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurança nos trabalhos com produtos químicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos químicos) para armazenar produtos alimenticios. Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9.

Proteção da pele e do corpo: Avental impermeável, sapato de segurança ou outros de acordo com as condições de trabalho. Os tipos de auxílios para a proteção do corpodevem ser escolhidos especialmente segundo o posto de trabalho em função da concentração e quantidade de substância.

Precauções especiais: Evitar a exposição maciça a vapores. Produtos químicos só devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPI's devem possuir o CA (Certificado de aprovação). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurança nos trabalhos com produtos

Miscível em água.

Reações perigosas: Altas temperaturas na presença de bases fortes. Agentes oxidantes fortes.

(7)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL Condição à evitar: Produtos perigosos de decomposição: Incompatibilidade: LC 50 (rato, 4 h): 1,0 q 5,0 mg/L. Efeitos locais: Sensibilização: Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto: Mobilidade: Persistência/Degradabilidade: Impacto ambiental: Métodos de tratamento e disposição: Produto: Resíduo do produto: Embalagens contaminadas:

Em concentrações baixas na água este produto é biodegradável numa planta biológica de tratamento de efluentes.

Embalagens em bom estado, cuidadosamente lavadas, podem ser reutilizadas para solventes minerais e óleos; quando Para resíduos e produtos contaminados verifique primeiro a possibilidade de recuperação (destilação, filtração). Se for inviável, o produto deve ser incinerado em instalação adequada, verificadas previamente as características dos efluentes gasosos. Pode causar irritação.

Pode causar irritação.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS:

Álcalis fortes. Altas temperaturas na presença de bases fortes. Ácidos. Agentes oxidantes fortes.

Toxidade aguda: LD 50 (oral): 0,2 a 2,0 g/Kg.

É totalmente solúvel em água. Se o produto penetrar no solo,irá deslocar-se e pode contaminar lençóis freáticos.

LD 50 (percutânea): 0,4 a 2,0 g/Kg.

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO:

Incinerar em um equipamento apropriado, quando permitido pela legislação local, estadual e federal. Em concentrações muito baixas na água, este produto é biodegradável numa planta biológica de tratamento de efluentes.

Não disponível. 11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:

Não destilar até o fim. Evitar temperaturas altas ou refluxos prolongados, como em destilações em bateladas.

A queima pode produzir monóxido de carbono além do dióxido de carbono.

(8)

SOLVENTE: BUTIL GLICOL

Regulamentações: Legislação Brasileira:

Restrinções de uso do produto:

Nota:

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:

15. REGULAMENTAÇÕES:

As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e compiladas de fontes idôneas e capacitadas para emití-las, sendo os limites de sua aplicação os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informações referem-se a um produto específico e podem não referem-ser válidos quando este produto estiver sendo usado em combinação com outros. Os dados coletados são transferidos sem alterar seu conteúdo ou significado.

16. OUTRAS INFORMAÇÕES:

Transporte de produtos perigosos: Decreto nº 96.044, de 18.05.1988 (aprova o regulamento técnico para o transporte rodoviário de produtos perigosos e dá outras providências). Resolução do Ministério dos Transportes nº 420 de 12.02.2004, (aprova as instruções complementares ao regulamento do transporte terrestre de produtos perigosos).

Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionários que manipulam produtos químicos em geral, devem ser monitorados biologicamente conforme PCMSO ( Programa Médico de Saúde Ocupacional) da NR-7.

Produto não classificado como perigoso para o transporte, conforme Resolução nº 420 do Ministério dos Transportes.

Referências

Documentos relacionados

In the present study, different probiotics application strategies were evaluated with the objective to show the methodology that have the ability of enhance growth parameters and

Como aspectos facilitadores para a garantia da integralidade pode-se mencionar: o estreito relacionamento das equipes com as comunidades através do estabelecimento de

Compostos contendo as funcionalidades semicarbazona e tiossemicarbazona também são amplamente pesquisados quanto às suas atividades biológicas, e tem apresentado excelentes

Com efeito, os resultados das análises das propostas envolvendo a produção de gêneros e tipos textuais Oficina de produção e das atividades envolvendo a oralidade Sobre o texto

A formação de dois grupos referentes aos períodos seco e chuvoso dentro de Rio Formoso, supõe que as mudanças climáticas e suas consequências exercem influência nas

Esse tipo de razão está presente nas ações positivas para com os outros, por exemplo, como descrito no livro que inspirou o filme “Pay it forward” (HYDE, 2014) (tradução:

Esta pesquisa estabelece um diálogo entre O cuidado de si em Michel Foucault e a Filosofia Ubuntu: “Eu sou porque nós somos”, no âmbito das teorias contemporâneas

Tendo em vista os fatos supracitados, e com a necessidade de melhorar o processo de ensino/aprendizagem nos cursos de EaD, este trabalho justifica-se por buscar desenvolver