• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da extração mineral de argila no município de Caxias-Ma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caracterização da extração mineral de argila no município de Caxias-Ma"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CHARACTERISTICS OF MINERAL EXTRACTION OF CLAY IN THE

CITY OF CAXIAS-MA.

Caracterização da extração mineral de argila no município de Caxias-Ma.

Caracterización de extracción mineral de la arcilla em município de Caxias-Ma.

ABSTRACT

Objective: to characterize the mineral extractive activity of clay and the impacts of its extraction in

the city of Caxias - MA, to know the productive process of ceramics and present the productive chain of the clay extraction. Methodology: a descriptive cross-sectional study, involving three clay extraction companies, regarding their participation in the exploitation of resources for their final objectives.

Results: Among the companies X, Y and Z, objects of this research, some contrasts are observed in the

processes of clay extraction and the production of materials for use in civil construction. The municipality presents only one company that does not have authorization to exploit these resources and that the others are regulated and still develop projects to reduce the environmental impacts caused by the activity. Conclusion: The municipality of Caxias has great potential to be prominent in the production and supply of materials derived from this ore for civil construction. It becomes evident the need for scientifically competent professionals, obtaining the licenses of the regulatory agencies and the implementation of projects that minimize the negative impacts caused by the removal of the clay.

RESUMO

Objetivo: caracterizar a atividade extrativa mineral de argila e os impactos da sua extração no

município de Caxias – MA, conhecer o processo produtivo de cerâmicas e apresentar a cadeia produtiva da extração argila. Metodologia: estudo transversal descritivo, envolvendo três empresas de extração de argila, quanto a sua participação no nível exploração de recursos para os seus objetivos finais.

Resultados: Entre as empresas X, Y e Z, objetos desta pesquisa, observam-se alguns contrastes nos

processos de extração da argila e da produção de materiais para uso na construção civil. O município apresenta apenas uma empresa que não possui autorização para explorar esses recursos e que as demais são regulamentadas e ainda desenvolvem projetos de redução dos impactos ambientais provocados pela atividade. Conclusão: O município de Caxias apresenta grande potencial para ser destaque na produção e fornecimento de materiais derivados deste minério para a construção civil. Torna-se evidente a necessidade de profissionais competentes cientificamente, obtenção das licenças dos órgãos regulamentadores e a implementação de projetos que minimizem os impactos negativos provocados pela retirada da argila.

RESUMÉN

Objetivo: Caracterizar la arcilla actividad minera y los impactos de su extracción en la ciudad de

Caxias - MA, conocer el proceso de producción de cerámica y presentar la cadena productiva de la extracción de arcilla. Metodología: Estudio descriptivo transversal que involucra a tres empresas de minería de arcilla, ya que su participación en el nivel de exploración de recursos a sus objetivos finales.

Resultados: Entre las empresas X, Y y Z, objetos de esta investigación, se observan algunos contrastes

en los procesos de extracción de arcilla y la producción de materiales para su uso en la construcción. La ciudad tiene sólo una empresa que no tiene autorización para explotar estos recursos y que los demás están regulados y también desarrollar proyectos de reducción de los impactos ambientales causados por la actividad. Conclusión: El municipio de Caxias, tiene un gran potencial para ser presentado en la producción y suministro de materiales derivados de este mineral para la construcción. Es evidente la necesidad de profesionales científicamente competentes, obtener licencias de las agencias reguladoras y la ejecución de proyectos que reduzcan al mínimo los impactos negativos causados por la extracción de arcilla.

Ana Carolina Castro Rocha1

Antonio Luis Oliveira Rocha¹

Mikhael Ferreira da Silva Santos¹ Luciana Batista Lima² Alyne Freire de Melo³ Ana Claudia Leal de Sousa4

Descriptors

Mineral extraction. Clay. Environmental impacts.

Descritores

Extração mineral. Argila. Impactos ambientais.

Descriptores

Minería. La arcilla. Los impactos ambientales.

Sources of funding: No Conflict of interest: No

Date of first submission: 2016-07-22 Accepted: 2016-08-19

Publishing: 2016-12-27

Corresponding Address

Luciana Batista Lima. Rua Aarão Reis, n 1000, fone: (99) 98150-5574. Email: luciana0308@gmail.com. FACEMA - Caxias.

ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE / ORIGINALE

1Acadêmica - Engenharia Civil, FACEMA. Email: carol.castro22@hotmail.com; antonioluisor@hotmail.com e mikhaelmk@hotmail.com Caxias, Maranhao, Brasil.

²Eng. Agrimensora. Professora Mestra, FACEMA. Email: luciana0308@gmail.com. Caxias, Maranhao, Brasil ³Bióloga, Professora Mestra, FACEMA. Email: alynefmelo@yahoo.com.br. Caxias, Maranhao, Brasil. 4Geógrafa-UEMA, Técnica em Meio Ambiente. Email: sousalealana@gmail.com. Caxias, Maranhao, Brasil.

(2)

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios a extração mineral da argila se constitui em uma atividade que sempre oportunizou ao homem a sua aplicabilidade tanto na construção de ambientes para seu refúgio, como na sua utilização para confecção de utensílios que o ajudam no armazenamento e consumo dos seus mantimentos.

A indústria cerâmica é considerada uma atividade impactante quando se trata de conservação e gestão de bacias hidrográficas, através da extração de argila, matéria prima utilizada na confecção de artefatos como telhas, tijolos, elementos vazados entre outros.

Argila é o nome dado a um sedimento formado por partículas de dimensões muito pequenas, abaixo de 1/256 milímetros (4 micrômetros) de diâmetro. Esse sedimento pode ser formado por apenas um mineral argiloso, mas o mais comum é ser formado por uma mistura deles(¹).

Desta forma, como se trata de um recurso natural, as empresas extrativistas de argila precisam ser orientadas por mecanismos legais que orientem essa extração de forma a minimizar impactos ambientais negativos provenientes desta atividade, pois a extração de qualquer elemento da natureza provoca uma série de danos ao meio ambiente.

“A ação do homem na extração de recursos

naturais enfatizando como “modificação das

características ambientais resultantes das atividades humanas”(²). Isso significa que toda atenção é necessária

para minimizar as agressões à natureza, quer seja por força da lei ou pelo bom senso de quem a extrai.

Com o crescente aumento da demanda deste agregado na construção civil, há de despertar também a preocupação na sua escassez, pois, “muito tem se discutido sobre como conciliar a crescente necessidade humana de obter recursos, com a possibilidade de esgotamento dos mesmos”(³). Assim percebe-se que se o

homem não for racional na busca de solução para as suas necessidades de produtos oriundos da natureza, ele provocará uma situação impossível de ser reconstituída.

Com estas e outras medidas pode-se reordenar o serviço de exploração mineral e permitir que a comunidade também tire proveito da riqueza que é de todos, pois sofrerão impactos positivos e/ou negativos, através do “uso alternativo nas áreas de escavações inativas, como o desenvolvimento de atividade aquícola (camarões e peixes), devidamente orientada para garantir o sustento das famílias locais”(4). Eis então a

necessidade do poder público através dos órgãos fiscalizadores, cobrar ações que visem esta atividade econômica de forma racional.

O Brasil é um dos países com maior potencial mineral do mundo, mas grande parte dos recursos encontrados em seu subsolo ainda não tem sido submetido a pesquisas com profundidade. As argilas, objeto desta pesquisa, são um exemplo e no Brasil, apesar de ser um dos principais produtores, esse mineral ainda possui baixo valor agregado.

O Brasil extrai cerca de 60 substâncias minerais, sendo estes representados pelos grupos de minerais metálicos, não metálicos, gemas e diamantes, e minerais energéticos. Dentre os não- metálicos, a argila extraída para as indústrias cerâmicas tem um papel importante para a economia do país, com participação no PIB (Produto Interno Bruto) estimado em 1% correspondendo a cerca de seis bilhões de dólares anuais (5).

Como a argila surge através dos processos de intemperismo e sedimentação das partículas do solo, e estes processos ocorrem em regiões com características climáticas, hídricas e de solos diferentes das demais, ocorrem desta maneira argilas com tonalidades e outras particularidades.

Para organizar toda essa atividade de extração mineral, na qual está inserida a argila, o governo federal através do Ministério do Meio Ambiente, criou em 1981 o CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, como uma importante política de proteção do meio ambiente.

No uso das suas atribuições e competências, o CONAMA (nº 237/1997), considera a “necessidade de revisão dos procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental, de forma a efetivar a utilização do sistema de licenciamento como instrumento de gestão ambiental, instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente”(6).

O presente trabalho teve como objetivos caracterizar a atividade extrativa mineral de argila e seus impactos ambientais no município de Caxias-MA, conhecer o processo produtivo de cerâmica (telhas, tijolos) e apresentar a cadeia produtiva da extração mineral, realizado através do Programa de Iniciação Científica – PIBIC-FACEMA.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada através de estudo transversal descritivo, sob uma abordagem quanti-qualitativa, em que utilizou-se como instrumentos: check-list, formulários, levantamento fotográfico e observação.

As empresas de extração de argilas definidas para estudo foram as três principais empresas de produção de materiais para a construção civil derivadas da argila (telhas, tijolos, dentre outros), estabelecidas no município de Caxias-MA. Estas empresas tiveram suas razões sociais resguardadas por questões éticas em função da abertura dos seus históricos confiadas pelos seus administradores à equipe pesquisadora. Para fins de identificação serão chamadas empresas X, Y e Z.

Através dos levantamentos realizados, buscou-se

identificar as características das empresas e

consequentemente a participação no nível exploração de recursos e possíveis soluções à amplitude dos impactos ambientais provocados.

(3)

RESULTADOS

A tabela 1, retrata as características de cada empresa nos que se relaciona ao tipo de argila

produzida, capacidade produtiva, método produtivo utilizado, dentre outros, na perspectiva de relacioná-las quanto ao grau de impactos produzidos.

Tabela 1 - Comparativo das características das empresas pesquisadas. Caxias-MA

INDICADOR EMPRESA X EMPRESA Y EMPRESA Z

LOCAL DA JAZIDA

Na mesma área de

localização da produção dos produtos (telhas e tijolos).

Distante alguns quilômetros da área de produção.

Mesmo local da linha de produção e

recebe material de jazidas

distantes da

TIPO DE ARGILA Preta e vermelha. Forte, média e fraca. Seis tipos de argila.

ANÁLISE DO MATERIAL

EXTRAÍDO

Não tem profissional

especializado.

Tem profissional

especializado e este realiza testes e análises do material extraído.

Tem profissional especializado e este realiza testes e análises do material extraído.

EQUIPAMENTO UTILIZADO NA EXTRAÇÃO

Uma retroescavadeira e uma caçamba. Retroescavadeiras, pás- carregadeiras e caçambas. Retroescavadeiras, pás- carregadeiras e caçambas. ÉPOCA PRODUTIVA

De julho a dezembro; Reduz significativamente no período chuvoso a extração, falta local de armazenamento.

Durante o ano todo; Tem queda de produção em cerca de 5% de sua capacidade produtiva. A

chuva compromete a

secagem.

Durante o ano todo; Tem queda de produção em cerca de 10% de sua capacidade produtiva no período de janeiro a março. FORNOS PARA QUEIMA DOS PRODUTOS 06 abóboda. Só funcionam no verão. 12 fornos abóboda. 01forno contínuo 13 fornos abóboda; 01 forno contínuo. MÉDIA DE

PRODUÇÃO MENSAL 375.000 peças. 660.000 peças. 1.400.000 peças. TIPO DE MATERIAL

COMBUSTÍVEL Lenha.

Lenha, casca de coco, casca de bambu, bambu picado, eucalipto.

Lenha de eucalipto e bambu picado

FORNECIMENTO DO MATERIAL

COMBUSTÍVEL

Terceirizado Terceirizado Terceirizado

DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Reutilização em aterros em geral.

Reutilização em aterros em geral, compactação das estradas vicinais.

Grande parte é descartado na natureza

PROJETO PARA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS

NEGATIVOS

Açudes para criação de peixes.

Açudes para criação de

peixes. Açudes para criação de peixes.

LICENCIAMENTO

PARA EXTRAÇÃO Não possui. Possui todas as autorizações Possui todas as autorizações

(4)

DISCUSSÃO

Entre as empresas X, Y e Z, objetos desta pesquisa, observam-se na Tabela 1, alguns contrastes nos processos de extração da argila e da produção de materiais para uso na construção civil, a começar pela localização das jazidas que fornecem a matéria prima.

A empresa X tem a sua jazida na mesma área em que funciona a indústria, isso de certa forma facilita o controle da exploração e tem-se a garantia de utilizar um material com as mesmas características por muito mais tempo, garantido ao produto final a mesma qualidade.

As principais consequências resultantes da atividade de mineração no Brasil são a poluição de águas superficiais; a utilização do mercúrio de forma inadequada, o que resulta no aumento da turbidez da água; os rejeitos ricos em arsênio; a contaminação das águas superficiais e subterrâneas pela drenagem ácida proveniente de antigos depósitos de rejeitos; o uso futuro do terreno, geralmente comprometido devido à ocupação desordenada de áreas alagadas; a destruição da mata ciliar; poluição sonora decorrente do uso de transporte pesado; mineração em áreas de cavernas com impactos no patrimônio espeleológico; a utilização da lenha como fonte de energia e; a destruição dos leitos dos rios (7).

Verificou-se que as empresas Y e Z utilizam as suas matérias primas provenientes de jazidas de vários lugares, isso pode comprometer algumas propriedades importantes dos materiais, fato que corre o risco de tornar-se verdadeiro pela falta de profissionais com qualificação adequada para realizarem as análises dos solos utilizados.

Constatou-se através da pesquisa que na região, os trabalhadores que desenvolvem esta função, utilizam-se apenas das experiências adquiridas ao longo do tempo de serviço, quando conhecem as argilas apenas pelas suas tonalidades e pelo percentual de areia presente na sua composição.

As empresas Y e Z possuem profissional para análise dos materiais e verificou-se espaço reservado para laboratório na empresa (Figura 1) onde são feitos os primeiros procedimentos para definir o tipo de material adequado para a confecção dos seus produtos.

Figura 1: Laboratório de análise de solo - Empresa Y

Fonte: Autores da pesquisa, 2015.

Quanto à produção de materiais no parque produtivo das empresas, o início do processo se dá com o mapeamento da área a ser explorada e o recolhimento de uma amostra. A argila é levada ao laboratório da empresa para a realização das análises necessárias, dentre elas a análise do residual ou índice de areia (Figura 2), que após este procedimento, começam a ser executados os processos de extração. Desta forma, a empresa Y catalogou 03 tipos de argila que as denominam de: forte, média e fraca. A argila forte é bem mais difícil de se obter e é justamente a argila usada na fabricação das telhas, pois ela pode chegar a um percentual de no máximo 7% de areia. Enquanto a empresa Z trabalha com cerca de 6 tipos de argila, fazendo experimentos entre elas para decidir quais as mais adequadas e a porcentagem de cada uma para a fabricação de seus materiais.

Figura 2: Análise residual do material a ser extraído.

Fonte: Autores da pesquisa, 2015.

A própria forma de extração da matéria prima considera-se impactante. As denominações impactos

positivos e impactos negativos traduzem as

consequências sofridas pelas comunidades que vivem em regiões de extração. Os impactos positivos como de natureza socioeconômica, e estão relacionados à geração de emprego e renda e ao abastecimento da cidade com materiais essenciais para a construção civil. E como impactos negativos, a supressão de vegetação e degradação do solo, assoreamento dos cursos d’água, aumento do índice de risco à estabilidade das estruturas de residências, comprometimento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas e alterações do nível do lençol freático, alteração na flora e fauna, introdução ou aumento nos níveis de ruído, poeira e trepidação, além de conflitos de uso do solo e da água(8).

Segundo o responsável técnico pelos processos de extração e pela linha de produção da empresa Y, na fabricação da telha a proporção correta é 12%, passando disso o material fica sem resistência mecânica. “Esta resistência é observada também pela capacidade da telha reter água e consequentemente promover o aumento da carga sobre a estrutura de madeira que suporta as telhas, ocasionando, portanto, risco de desabamento(9)”.

(5)

Para o processo de extração tem-se que levar as máquinas para fazer as raspagens das estradas, pois o difícil acesso dificulta até mesmo a passagem das caçambas, consequentemente os impactos ambientais são inevitáveis, como o desmatamento, a expulsão de animais do seu habitat natural, etc.

“Situar-se acima das exigências legais, mediante sistema de gestão ambiental, deixa de ser apenas uma estratégia preventiva para constituir-se mesmo em vantagem competitiva e diferencial do mercado”(10). Este

aspecto reflete diretamente na credibilidade que a empresa passa para a sociedade, pois empresas que cumprem com as exigências legais são bem vistas e respeitadas no mercado.

As atividades antrópicas de maior impacto sobre as áreas naturais sobressaem à agricultura, a pecuária e a exploração de recursos minerais. A agricultura e pecuária, juntas ocupam uma extensão muito maior do que a exploração mineral. A exploração de minerais, no entanto, é muito mais impactante do ponto de vista ambiental, pois resulta da completa devastação das áreas, devido à remoção da vegetação e do solo, trazendo impactos muitas vezes irreversíveis para o meio ambiente11.

Pesquisas apontam a falta de fiscalização de empresas extrativistas de argila no Brasil, fato que permite a extração desenfreada, contribuindo assim com problemas socioambientais. Nesse sentido, defende-se a legalização da atividade diante das exigências dos órgãos governamentais, com devido apoio técnico para efetivar o controle ambiental, manutenção da economia local e o planejamento na ocupação territorial para evitar conflitos sociais e ambientais(4).

Nas três empresas pesquisadas, existem casos em que os proprietários de terrenos em localidades rurais procuram a empresa para oferecer a retirada de argila (Figura 3) para a construção de açudes. Estas ações tornam-se corriqueiras, tornando assim uma ação benéfica para ambos, por outro lado, a situação feita na informalidade, constitui-se um agravo aos impactos ambientais negativos.

Figura 3: Demonstração de extração mecanizada de argila

Fonte: Autores da pesquisa, 2015.

CONCLUSÃO

O município de Caxias é rico em argila, tem grande potencial para ser destaque na produção e fornecimento de materiais derivados deste minério para a construção civil. Torna-se evidente a necessidade de profissionais qualificados para gerenciar todas as fases dos processos exploratórios dos recursos naturais em benefício da humanidade, respeito aos trâmites legais de obtenção das licenças dos órgãos regulamentadores e a implementação de projetos que minimizem os impactos negativos provocados pela retirada da argila.

Estes constituem-se no grande diferencial das empresas que atualmente adotam uma política de racionalização dos recursos naturais, caracterizando deste modo o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente.

Por outro lado, a extração de argila no município tem provocado problemas de ordem social, econômica e ambiental. Para a fabricação dos tijolos, as empresas desmatam, consomem lenha como fonte de energia, contribuem para a poluição da atmosfera, da água e do lençol freático. Além disso, uma das consequências ambientais mais evidentes é a perspectiva de esgotamento da reserva.

A mitigação dos impactos da extração de argila sobre o meio ambiente, requer uma produção mineral articulada no contexto urbano, respeitando as limitações dos ecossistemas, visto que qualquer interferência pode resultar no desequilíbrio, dos sistemas naturais, na perspectiva de proporcionar qualidade de vida e equilíbrio econômico para as empresas, trabalhadores e envolvidos nesse processo.

REFERÊNCIAS

1. Branco PM. Serviço Geológico do Brasil: Minerais

argilosos. Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/st art.htm?infoid=1255&sid=129. Acesso em: 10/03/2015. 2. Mulinari M. Análise do processo de produção da extração de pedras preciosas visando alternativas rentáveis e ambientalmente eficazes. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?co dArq

uivo=4298 . Acesso em 29/01/2016.

3. Portela MOB, GOMES JMA. Extração de argila no bairro Olarias (Em Teresina – Pi) e Suas Implicações

Socioeconômica e Ambiental. Disponível em:

http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encon tros/vi_en/artigos/mesa3/aextracao_argila_bairro.pdf. Acesso em: 17/03/2015.

4. Silva RS, Pereira LCR, Costa RMC. Exploração de Argila em Fazendinha e os Impactos Socioambientais

(Amazônia, Brasil). Disponível em:

http://www.aprh.pt/rgci/rgci119.ahtml. Acesso em: 20/03/2015.

(6)

5. Valicheski RR, Marciano CR, Pociano NJ. Avaliação econômica da reutilização de áreas degradadas pela extração de argila em Campos dos Goytacazes – RJ.

Revista Ceres. 001-008, 2009. Disponível em:

http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/vi ew/3387/1276 Acesso em: 20/03/2015.

6. Brasil. Impactos sociais e econômicos da regulamentação CONAMA sobre aplicações de agregados e argilas. Disponível em: www.fiesp.com.br/arquivo-download/?id=100520. Acesso em:16/03/2015

7. Farias, CEG. Mineração e Meio Ambiente. Relatório Preparado Para o CGEE PNUD, outubro, 2002. Disponível

em: www.cgee.org.br/arquivos/estudos00102.pdf. >

Acesso em 10/12/2015

8. Araújo, HM. Os Terraços Fluviais da Zona Norte de Teresina-Pi: Aspectos Físicos, Espaciais, Históricos e

Socioeconômicos. Disponível em:

http://leg.ufpi.br/20sic/Documentos/RESUMOS/Modalida de/Humanas/c4b31ce7d95c75ca70d50c19aef08bf1.pdf. Acesso em: 23/02/2016.

9. Inmetro. Telhas Cerâmicas. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/

consumidor/produtos/telha.asp. Acesso em: 29/07/2015. 10. Meyer, MM. Gestão ambiental no setor mineral: um

estudo de caso. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123 456

789/78228/176152.pdf?sequence=1. Acesso em:

29/01/2016.

11. Ferreira EP, Pantaleão, FS, Ferreira, JTP, Ferreira, AC. Diagnóstico ambiental das áreas de extração de argila em município produtor de cerâmica vermelha. Disponível em:

http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/ambientais /diagnostico%20ambiental.pdf . Acesso em: 24/02/2016

Referências

Documentos relacionados