• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CONTRIBUINTE. S I S T E M A E L E T R Ô N I C O ISSQN d e T e r e s ó p o l i s

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CONTRIBUINTE. S I S T E M A E L E T R Ô N I C O ISSQN d e T e r e s ó p o l i s"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

d e T e r e s ó p o l i s

ISSQN

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

M

ANUAL

DO

CONTRIBUINTE

(2)

1

N O V O S I S T E M A D E

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O Prezado Contribuinte,

A Secretaria Municipal de Fazenda tem como prioridade aplicar os mais avançados conceitos de tecnologia na gestão dos tributos municipais, proporcionando ao administrador público e ao contribuinte mais conforto, eficiência e produtividade.

O Decreto nº. 3.681 de 25 de maio de 2009, altera alguns regulamentos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza ISSQN no formato do Documento Fiscal meio físico e trás como novidade tecnológica a Declaração Eletrônica de Serviços, o Livro Fiscal Eletrônico, bem como a possibilidade do contribuinte emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

O controle do Documento Fiscal será realizado através de um Selo Digital Inteligente onde o corpo de fiscalização através da decodificação de uma imagem de 2D (duas dimensões), certificará a autenticidade do referido documento, eliminando as possibilidades de fraudes.

O atendimento ao Contribuinte do ISSQN continuará sendo no mesmo endereço e a evolução tecnológica será realizada de forma a enquadrar a nova sistemática de gestão com o perfil de cada contribuinte onde estes receberão todas as orientações, treinamentos, cartilhas e toda a assistência necessária.

Entendemos que a Responsabilidade Fiscal passa pela gestão na busca do equilíbrio do conceito de Justiça Fiscal com foco na eliminação da evasão fiscal e redução da tão conhecida prática da concorrência desleal.

Esperamos com as ações de modernização do Município de Teresópolis disponibilizar a nossa sociedade maior transparência das nossas ações e busca do incremento da arrecadação sem aumento de alíquotas, mas com maior eficiência na gestão dos impostos que nos possibilitará ampliar os investimentos na área social e na busca de uma cidade cada dia mais justa e equilibrada.

Teresópolis, Junho de 2009.

Prefeito Municipal

(3)

2

AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NO ISSQN DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS

AS MELHORIAS IMPLANTADAS PARA BENEFÍCIO DO CONTRIBUINTE

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

A inserção do relacionamento eletrônico entre o Contribuinte e o Município; A introdução da Nota Fiscal eletrônica Inteligente - NFeI

Introdução do RPS - Recibo Provisório de Serviços;

A introdução do Selo Digital Inteligente - SDI como elemento de segurança quando da aprovação das novas AIDF's;

A introdução da Declaração eletrônica de Serviços - DeS ; Introdução do Cadastro eletrônico de Contribuinte - CeC ; Introdução do Auto de Infração Eletrônico.

Emissão de Nota Fiscal eletrônica Inteligente - NFeI , com elementos gráficos e segurança, através de acesso direto ao banco de dados do Município. A emissão a NFeI desobriga o Contribuinte da necessidade do envio da Declaração

eletrônica de Serviços - DeS ;

Antes de finalizar a emissão da NFeI o Contribuinte poderá gerar um “rascunho” para posterior validação/correção dos dados registrados;

Registrar na NFeI as retenções de tributos federais; Permite consultar via Internet se a NFeI é válida ou não;

Ao preencher o CNPJ ou o CPF do tomador, com sede no Município de Teresópolis, os dados serão preenchidos automaticamente;

Permite consultar a lista de NFeI emitidas; Permite a emissão de NFeI Avulsa;

O imposto será gerado automaticamente no primeiro dia útil do mês subseqüente a emissão da NFeI® - Nota Fiscal eletrônica Inteligente ou pela Declaração eletrônica de Serviços - DeS que será encaminhada mensalmente via Internet com o movimento financeiro das Notas Fiscais com ou sem SDI® - Selo Digital inteligente, por todos os prestadores e tomadores de serviços do Município de Teresópolis; A DeS permite a importação automática dos dados de todos os Contribuintes do Município de Teresópolis;

A DeS permite registrar, em um único arquivo, as informações sobre os Documentos Fiscais emitidos, tomados, cancelados e extraviados;

A DeS permite registrar as informações dos equipamentos emissores de cupons fiscais;

A DeS permite importar os dados dos sistemas de propriedade dos Contribuintes; A DeS permite, via internet, o envio das informações referentes aos serviços prestados e tomados para processamento do imposto;

A DeS permite a impressão da Guia do Documento de Arrecadação Municipal em qualquer tempo e de qualquer período para revalidação (atualização dos juros e multas) e pagamento;

A DeS permite a impressão do Livro Fiscal eletrônico;

A DeS possui elementos de segurança que possibilitam verificar a autenticidade do arquivo processado;

O CeC® permite que as empresas sediadas no Município possam realizar eletronicamente o cadastro e a atualização do mesmo quando necessária;

® ; ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® ® N O V O S I S T E M A D E

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(4)

3

· O CeC® permite que empresas sediadas fora do Município possam solicitar o cadastramento para emissão de Notas Fiscais eletrônicas Inteligentes - NFeI®, quando prestarem serviços no Município de Teresópolis.

Através de senha os Contribuintes do Município de Teresópolis poderão realizar o Cadastro eletrônico de Contribuinte - CeC® confirmando as informações da empresa que serão disponibilizadas na tela ou ainda proceder a sua atualização para que possam, a partir da aprovação da Autoridade Fiscal, iniciarem o relacionamento eletrônico junto ao Município de Teresópolis, realizando as declarações do movimento econômico bem como solicitando e recebendo informações de interesse das partes.

Permite ainda que empresas sediadas fora do Município possam solicitar o cadastramento para emissão de Notas Fiscais eletrônicas Inteligentes - NFeI®, quando prestarem serviços no Município tomador.

O Software DeS - Declaração eletrônica de Serviços será disponibilizado na Internet juntamente com o Manual de Utilização onde o Contribuinte encontrará todas as informações necessárias para o correto preenchimento dos dados relativos aos documentos fiscais emitidos, tomados, cancelados e extraviados.

Depois de registrado todas as informações durante o mês, o Contribuinte deverá gerar e enviar o arquivo eletronicamente até o dia 10 de cada mês subseqüente ao da prestação ou dos serviços tomados.

Poderão ser utilizadas por todos os Prestadores de Serviços do Município de Teresópolis sendo obrigatório para os Prestadores que se enquadram nas determinações do Decreto nº 3.681, de 25/05/2009.

Serão utilizadas pelos contribuintes até a data de sua validade, determinada pela AIDF aprovada pela Autoridade Fiscal do Município de Teresópolis ou até 31 de dezembro de 2009, de acordo com o Decreto nº 3.681, de 25/05/2009.

Serão utilizadas por todos os Prestadores de Serviço do Município de Teresópolis a partir das novas AIDF's aprovadas pela Autoridade Fiscal do Município e substituirão as Notas Fiscais de Serviços atualmente em uso.

®

Nota Fiscal eletrônica Inteligente NFeI .

Notas Fiscais atualmente utilizadas.

Notas Fiscais com a imagem do Selo Digital Inteligente SDI® impresso. ®

CADASTRAMENTO ELETRÔNICO DOS CONTRIBUINTES

DECLARAÇÃO DO MOVIMENTO FISCAL

DOCUMENTOS FISCAIS QUE SERÃO UTILIZADOS

N O V O S I S T E M A D E

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(5)

4

TROCA DAS NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS ATUAIS

NOVOS DOCUMENTOS FISCAIS

PRAZO PARA EMISSÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE SERVIÇOS

PROCEDIMENTO PARA OS DOCUMENTOS FISCAIS INUTILIZADOS

A substituição das Notas Fiscais sem o Selo Digital Inteligente - SDI® pelas novas Notas Fiscais com o Selo Digital Inteligente - SDI® impresso deverá ser realizada quando da solicitação das novas Autorizações para Impressão de Documentos Fiscais AIDF's, e poderão ser solicitadas via Internet ou na Prefeitura Municipal. As Notas Fiscais atualmente utilizadas que estiverem vencidas deverão ser inutilizadas e disponibilizadas ao Município em eventuais fiscalizações.

Os protocolos das Notas Fiscais Eletrônicas serão impressos a partir de folhas em branco e conterá itens de segurança como o elemento gráfico em 2D, com as informações dos dados variáveis do documento, e o código numérico para consultar a validade das Notas Fiscais Eletrônicas.

São formulários atualmente utilizados impressos em gráficas, mas com a imagem do Selo Digital Inteligente - SDI® impresso, em todas as vias, no canto superior direito contendo o elemento gráfico de segurança em 2D e com os dados da AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais) aprovada.

A Nota Fiscal Eletrônica Inteligente não possui prazo para emissão uma vez que a mesma é gerada a partir de folhas de papel em branco. Para os contribuintes que possuírem senhas o mesmo terá acesso ao portal

ou .

As Notas Fiscais sem o Selo Digital Inteligente SDI® deverão ser utilizadas até a data de validade, determinada pela AIDF aprovada pela Autoridade Fiscal do Município de Teresópolis, ou até 31 de dezembro de 2009, de acordo com o Decreto nº 3.681 e, após este prazo, as mesmas deverão ser inutilizadas, e disponibilizadas ao Município em eventuais fiscalizações, todavia quando forem prestados serviços a empresas eleitas como Substitutos Tributários ou Órgãos Públicos o prestador obrigatoriamente deverá utilizar a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente NFeI®.

Será de 12 meses conforme determina o Decreto 3.681/2009 e de acordo com a AIDF aprovada pela autoridade Fiscal.

No caso das Notas Fiscais eletrônicas não deverá ocorrer esta situação uma vez que o Contribuinte terá opções de correção das mesmas, eletronicamente, antes de gravar a versão final. Caso ocorra a emissão indevida

Nota Fiscal eletrônica Inteligente - NFeI

Notas Fiscais com Selo Digital Inteligente SDI® Impresso

Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI

Notas Fiscais sem o Selo Digital Inteligente SDI® Impresso

Notas Fiscais com Selo Digital Inteligente SDI® Impresso

Nota Fiscal eletrônica Inteligente - NFeI ® ® ® www.teresopolis.rj.gov.br www.webiss.com.br/teresopolis N O V O S I S T E M A D E

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(6)

5

da Nota Fiscal o seu cancelamento só ocorrerá através de processo administrativo a ser protocolado na Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Todas as Notas Fiscais sem o Selo Digital Inteligente SDI® e com prazo de validade vencido e não utilizadas, deverão ser inutilizadas e disponibilizadas ao Município em eventuais fiscalizações.

Todas as vias deverão permanecer em poder do Contribuinte com o carimbo de “Cancelado” para apresentação, quando necessária, à Autoridade Fiscal do Município.

No caso de extravio, seja ele de Notas Fiscais atuais ou com o Selo Digital Inteligente SDI® impresso, o Contribuinte deverá, além de declarar eletronicamente o extravio via a DeS®, comunicar o fato e proceder de acordo com a Legislação Municipal.

As Notas Fiscais deverão ser emitidas em ordem seqüencial e sem rasuras, com os dados completos do tomador do serviço, com a discriminação detalhada dos serviços prestados e com todos os campos preenchidos. As mesmas poderão ser preenchidas manualmente ou eletronicamente.

No que se refere ao tratamento tributário nada muda em relação a estes Contribuintes, mas deverão utilizar a Nota Fiscal com o Selo Digital Inteligente SDI® impresso quando da solicitação de novas AIDF's ou emitirem Nota Fiscal eletrônica Inteligente NFeI® de acordo com o Decreto 3.681.

Os contribuintes optantes pelo regime do Super Simples, de acordo com a L.C. 123/06 deverão fazer o recolhimento de seus impostos através da DAS Documento de Arrecadação do Simples Nacional, porém estará obrigado a emitir Nota Fiscal eletrônica Inteligente NFeI® ou Nota Fiscal com o Selo Digital Inteligente SDI® dos serviços prestados e a fazer mensalmente a DeS® -Declaração eletrônica de Serviços, informando as Notas Fiscais emitidas.

Os Contribuintes com atividade mista e que se utilizam de Notas Fiscais somente de serviços deverão, quando da solicitação de novas AIDF's, incluírem a imagem do Selo Digital Inteligente NFeI® no canto superior direito ou utilizarem a Nota Fiscal

Notas Fiscais sem o Selo Digital Inteligente SDI® Impresso

Notas Fiscais com Selo Digital Inteligente SDI® Impresso

PROCEDIMENTO PARA OS CASOS DE EXTRAVIO DOS DOCUMENTOS FISCAIS

EMISSÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS

CONTRIBUINTES EM REGIME DE ESTIMATIVA

CONTRIBUINTES EM REGIME DO SIMPLES NACIONAL

CONTRIBUINTES COM ATIVIDADE MISTA

N O V O S I S T E M A D E

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

N O V O S I S T E M A D E S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(7)

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

6

eletrônica Inteligente NFeI® nos termos do Decreto 3.681.

Aqueles contribuintes que possuem regime especial aprovado para utilização de formulário único não terão a necessidade da inclusão do Selo Digital Inteligente SDI® quando da solicitação de novas AIDF's.

Deverá ser gerado através do software DeS® ou no site da Prefeitura ou ainda as guias o valor do imposto relativo ao movimento econômico do mês anterior, relativamente aos contribuintes que não emitirem Nota Fiscal Eletrônica Inteligente NFeI®, e aqueles que procederem a retenções de prestadores sediados fora deste Município de Teresópolis, quando não emitirem a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente NFeI®.

Os profissionais autônomos deverão realizar o Cadastramento Eletrônico e continuam sujeitos ao pagamento do valor fixo do imposto e demais obrigações da legislação em vigor.

CONHEÇA A SEGUIR OS MODELOS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA, DO SELO DIGITAL INTELIGENTE SDI, A SER PRÉ-IMPRESSO NAS NOTAS FISCAIS E A GUIA DO DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL DAM

PAGAMENTO DO ISSQN

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

(8)

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

7

NOTA FISCAL ELETRÔNICA INTELIGENTE

Elemento gráfico de Segurança para autenticar o documento, contendo dados variáveis do doc umento eletrônico.

Número do Documento Fiscal Eletrônico gerado na

emissão da NFeI®. Código de segurança HASH gerado pelo Siste ma.

Este modelo apresenta a f ormatação de um código HASH gerado e não possui validade f isc al.

(9)

O que é Nota Fiscal eletrônica Inteligente de Serviços NFeI®?

Como deve ser emitida a NFeI®?

O que fazer em caso de eventual impedimento ou limitação para emissão da NFeI®?

É obrigatória a emissão de NFeI®?

§ 1º I II -§ 2º § 3º § 4º § 5º

Considera-se Nota Fiscal eletrônica Inteligente, o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura Municipal de Teresópolis, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

A NFeI® deve ser emitida “on-line”, por meio da Internet, no endereço eletrônico

, pelos prestadores de serviços, mediante a utilização do Login e Senha.

No caso de impossibilidade técnica para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente NFeI®, os contribuintes deverão solicitar e manter disponíveis para emissão, as Notas Fiscais em meio físico com a imagem do Selo Digital Inteligente SDI® ou o prestador deverá emitir o Recibo Provisório de Serviços RPS e posteriormente converte-lo em NFeI®.

Segundo o Decreto nº 3.681, de 25 de maio de 2009:

A obrigatoriedade a que se refere o artigo 1º ocorrerá da seguinte forma:

contribuintes que auferiram no ano calendário anterior receita bruta total, igual ou superior a R$200.000,00 (duzentos mil reais), prazo para início da obrigatoriedade em 1º de agosto de 2009;

contribuintes que auferiram no ano calendário anterior receita bruta total, igual ou superior a R$60.000,00 (sessenta mil) e inferior a R$200.000,00 (duzentos mil reais), prazo para início da obrigatoriedade em 1º de outubro de 2009.

Considera-se bruta, para fins do disposto nos incisos I e II do § 1º deste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

No caso de início de atividade no próprio ano-calendário, o limite a que se refere o § 1º do art. 1º deste Decreto será proporcional ao número de meses em que o contribuinte houver exercido atividade, inclusive as frações de meses.

Todos os prestadores de serviços domiciliados no Município de Teresópolis, ficam obrigados a emitirem a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, em todas as operações de prestação de serviços destinadas a substitutos tributários nomeados pela Secretaria Municipal de Fazenda, independente da receita bruta auferida ou atividade desenvolvida, disposta no § 1º deste artigo.

Ficam obrigados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, os

www.webiss.com.br/teresopolis

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(10)

os prestadores de serviços inscritos neste município, independente da atividade ou faturamento, nas prestações de serviços tributáveis pelo ISSQN, destinadas a órgãos ou entidades da Administração Pública Municipal, direta ou indireta.

Por tratar-se de um documento eletrônico, não há limitação de vias, podendo ser impressa de acordo com a necessidade do contribuinte. Sua impressão poderá ser dispensada na hipótese do tomador solicitar seu envio por e-mail. O prestador de serviços poderá, a qualquer tempo, reimprimir uma NFeI®.

Sim. O número da NFeI® será gerado pelo sistema, em ordem crescente seqüencial (iniciando no nº 01), sendo específico para cada estabelecimento do prestador de serviços.

Antes da geração da guia referente ao imposto a NFeI® pode ser cancelada diretamente via Sistema WebISS®, após a geração da guia através de declaração do emitente, apresentando-a no Departamento de Fiscalização, juntamente com a cópia da NFeI® e declaração do tomador dos serviços (justificando-se o motivo da não aceitação).

Sim.

Não.

A NFeI® destina-se exclusivamente ao registro de prestação de serviços, mais a Secretaria Municipal de Fazenda poderá autorizar por regime especial a impressão da NFeI® mista, para contribuintes do ICMS, mediante convênio ou protocolo de

cooperação com o Estado.

Sim. Os campos destinados a outros tributos (diferente do ISSQN), já encontram -se disponíveis na própria NFeI®.

No caso do próprio contribuinte, basta requerer junto ao Setor de Atendimento do ISSQN no Paço Municipal o Login e Senha. Em se tratando do contador ou outros representantes, deverá preencher formulário próprio, fornecido pelo Setor de

Em quantas vias deve-se imprimir a NFeI®?

A NFeI® terá numeração seqüencial específica?

Pode-se cancelar NFeI® emitida?

É possível a reimpressão de NFeI® emitida a qualquer tempo?

Após a emissão da NFeI®, pode-se alterá-la?

A emissão da NFeI® permite o registro de operações conjugadas (ex: mercadorias e serviços)?

A emissão de NFeI® permite o registro dos dados referentes aos tributos federais?

Como obter a autorização para emissão de NFeI®?

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(11)

de Atendimento do ISSQN no Paço Municipal ou no site do Município, com a devida anuência do contribuinte ou seu procurador.

Sim. O prestador de serviços poderá emitir uma única NFeI® que envolva mais de um tipo de serviço, desde que as respectivas alíquotas não sejam distintas.

Não. O preenchimento da data de emissão da NFeI® será feito pelo próprio Sistema, onde será considerado o dia em que a mesma for gerada.

O vencimento segue a legislação vigente do ISSQN. Ocorrerá sempre no dia 20 do mês seguinte ao da emissão da NFeI®.

Poderá ser verificada pelo site direto no acesso anônimo; selecionar a opção de menu NFeI®; e preencher os campos obrigatórios referente os dados da NFeI®.

Sim, mediante o Login e Senha, o contador poderá acessar todos os contribuintes que o cadastraram como contador responsável.

Redução de custos de impressão e de armazenagem de Nota Fiscal; Dispensa de Autorização para Impressão de AIDF;

Emissão de NFeI® por meio da internet, com preenchimento automático dos dados do tomador dos serviços, desde que conste da base de dados cadastral do Município; Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet;

Possibilidade de envio de NFeI® por e-mail;

Maior eficiência no controle gerencial de emissão de NFeI®;

Dispensa de lançamento das NFeI® na Declaração eletrônica de Serviços DeS®.

Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet, no caso de substituto tributário;

Possibilidade de recebimento de NFeI® por e-mail;

Dispensa de lançamento das NFeI® na Declaração eletrônica de Serviços DeS®, referente aos serviços tomados.

A NFeI® poderá ser emitida englobando vários tipos de serviços?

A data de emissão da NFeI® pode ser alterada?

Qual é a data de vencimento do ISS referente às NFeI®?

Qual a garantia de que a NFeI® recebida é autêntica?

O contador poderá acessar o aplicativo NFeI® de seus clientes?

Quais os benefícios para quem emite NFeI®?

Quais os benefícios para quem recebe NFeI®?

http://www.webiss.com.br/teresopolis

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(12)

SELO DIGITAL INTELIGENTE

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

(13)

ISSQN

d e

T e r e s ó p o l i s

S I S T E M A E L E T R Ô N I C O

12

DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL

DAM

(14)

CEP:25963-083 Teresópolis - RJ Av. Feliciano Sodré, 675 - Várzea

d e T e r e s ó p o l i s

ISSQN

Referências

Documentos relacionados

A partir dos resultados obtidos tornou-se possível confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, que classificou pelo enfoque do avaliador as

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Recorde bomba travão Repartidor Travão Parafuso sangrador pinça frente Parafuso simples bomba Parafuso duplo bomba Bomba travão Reservatório óleo Tubo travão frente Tubo travão

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Distribuição geográfica das plantas identificadas até o nível de espécies de acordo com a Flora do Brasil. ( *MT = significa primeira ocorrência para

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Como conseqüência destas discussões e desta construção coletiva, surge o projeto da Escola Semestral de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, na

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2° PROFESSOR - NÃO