• Nenhum resultado encontrado

2. (1,0) Leia as proposições abaixo a respeito da replicação e da transcrição do DNA. Marque a alternativa CORRETA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. (1,0) Leia as proposições abaixo a respeito da replicação e da transcrição do DNA. Marque a alternativa CORRETA."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 – BIOLOGIA

1. (1,0) Determinadas células de cultura de tecido foram deixadas em um meio de cultura contendo um precursor radioativo de RNA. Algum tempo depois, essas células foram transferidas para um meio sem essa substância radioativa. Passados 3 minutos, algumas células foram fixadas e radioautografadas. Esse procedimento foi repetido após 15 e após 90 minutos.

Esses resultados ocorrem pois:

(A) o RNA transportador leva o isótopo até o nucléolo e depois ao núcleo e citoplasma celular.

(B) a substância, ao ser deixada em situação de desequilíbrio osmótico em relação à cultura sem isótopo, dirige-se gradativamente para o citoplasma celular, buscando a situação de equilíbrio.

(C) a produção de RNA, que se intensifica aos 90 minutos, esgota toda a substância presente no núcleo, restando apenas no citoplasma.

(D) a produção de RNA, que ocorre inicialmente no núcleo celular, continua posteriormente no citoplasma da célula.

(E) a produção de RNA ocorre no núcleo, sendo que posteriormente o RNA aí produzido migra para o citoplasma celular.

Justifique a sua resposta.

2. (1,0) Leia as proposições abaixo a respeito da replicação e da transcrição do DNA. Marque a alternativa CORRETA.

I. O modelo de replicação é semiconservativo.

II. A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase.

III. A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita simples. IV. A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.

(A) Somente as proposições I e IV são corretas. (B) Somente as proposições I, III e IV são corretas. (C) Somente as proposições II, III e IV são corretas. (D) Somente as proposições II e III são corretas.

3. (1,0) Análises de DNA, demonstraram que muitos genes da bactéria Rickettsia prowazekii, são semelhantes aos genes presentes nas mitocôndrias. Apresente uma explicação para essa relação entre genes bacterianos e mitocondriais.

4. (1,0) Explique o que é irradiação adaptativa e como ela atua no processo de especiação.

5. (1,0) Na montagem experimental indicada abaixo, foi usado um recipiente dividido em duas partes, separado por membrana de seletividade semelhante à da membrana plasmática, como mostra a figura a seguir.

Uma mistura de alimentos formada por clara de ovo, leite, amido de milho e óleo de soja foi introduzida na parte I do recipiente, mantida à temperatura constante de 37°C, em meio com pH ao redor de 2. A essa mistura acrescentou-se suco gástrico. A parte II do recipiente foi preenchida com água também a 37°C.

(2)

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 –BIOLOGIA

Que tipo de substância pode ser encontrada na parte II do recipiente depois de algum tempo? Quais condições experimentais deveriam ser alteradas para que fosse possível encontrar glicerol na parte II do frasco?

6. (1,0) Somente as moléculas dos alimentos em sua forma mais simples podem ser eficientemente absorvidas pelo intestino. Assim, a maior parte dos alimentos ingeridos, para ser aproveitada pelo corpo, precisa ser quimicamente processada por hidrólise. O quadro a seguir relaciona algumas propriedades de quatro classes de hidrolases encontradas na cavidade do tubo digestório, todas com faixa de pH ideal entre 7,0 e 8,0

Identifique uma enzima correspondente a cada classe, citando seus respectivos produtos.

7. (1,0) Um indicador de pH (padrão) usado em diversos meios de cultura é o vermelho de cresol (VC) que, em meio ácido, se apresenta amarelo e, em meio básico, com coloração rósea. Observe o esquema e os resultados do experimento apresentados a seguir, envolvendo o processo da respiração.

Legenda Tubo 1: Padrão sem amostras.

Tubo 2: Padrão + sementes de feijão germinando. Tubo 3: Padrão + solução de levedo (fermento) + açúcar.

Tubo 4: Padrão + solução de levedo (fermento) + adoçante dietético. Tubo 5: Padrão + solução fervida de levedo.

Resultados após 1 h

Tubo 1: Solução de VC com coloração rósea.

Tubo 2: Solução de VC com coloração levemente amarela. Tubo 3: Solução de VC com coloração muito amarela. Tubo 4: Solução de VC com coloração rósea.

(3)

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 –BIOLOGIA

Em um ambiente fechado, o CO

2 produzido pela respiração do levedo e das sementes acidifica a solução de

vermelho de cresol (VC), conforme a seguinte equação:

Explique a causa das diferenças observadas na coloração da solução de vermelho de cresol (VC) dos tubos 2 e 3. Por que a coloração da solução de vermelho de cresol (VC), observada nos tubos 4 e 5, foi diferente da observada no tubo 3?

8. (1,0) Os dados abaixo mostram A taxa de síntese e a taxa de degradação de uma proteína determinam sua concentração no interior de uma célula.

Considere o seguinte experimento:

– o aminoácido glicina marcado com 14C é adicionado, no momento inicial do experimento, a uma cultura de células;

– a intervalos regulares de tempo, são retiradas amostras das células, sendo purificadas as proteínas W, X, Y e Z de cada amostra;

– a quantidade de radioatividade incorporada por miligrama de cada uma dessas proteínas – suas radioatividades específicas – é medida ao longo do experimento.

Observe o resultado dessa medição na tabela a seguir:

A meia-vida de uma proteína na célula corresponde ao tempo necessário para que, desconsiderando o processo de síntese, a quantidade de suas moléculas se reduza à metade.

De acordo com os dados apresentados, indique a proteína de menor meia-vida do experimento. Justifique sua resposta.

9. (1,0) Os salmões são espécies de peixes migratórios. Eles vivem na água salgada, porém migram para as águas doces de rios na época reprodutiva. Como uma maneira de assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram, de forma temporária, da água salgada para água doce e vice-versa, apresentam o mecanismo a seguir:

(A) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo. (B) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo. (C) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. (D) quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso. (E) quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. Justifique a sua resposta

10. (1,0) A vitelogenina (VTG) é uma proteína presente nos peixes, cuja síntese é induzida pelo estrógeno. A presença dela no sangue de machos indica a exposição desses animais a compostos estrogênicos. Portanto, um peixe genotipicamente macho sofrerá feminização se, durante a diferenciação sexual, for exposto a compostos de ação estrogênica. Numa pesquisa, analisaram-se três grupos de peixes quanto à produção de VTG:

(4)

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 –BIOLOGIA

• peixes provenientes de água limpa e mantidos nessa condição:

• peixes provenientes de água limpa que receberam injeção de estrógeno; e • peixes provenientes de águas poluídas.

Decorrido certo tempo, foram determinados o número de machos e fêmeas e a presença de VTG no sangue de cada um dos indivíduos desses três grupos experimentais. Os resultados obtidos nesse estudo estão representados neste gráfico:

Considerando

Considerando as informações contidas nesse gráfico assinale a afirmativa apropriada e identifique o grupo de peixes — I, II ou III — que foi coletado em local poluído. Justifique sua resposta.

( ) Grupo I. ( ) Grupo II. ( ) Grupo III.

(5)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

QiD 2 – 3ª SÉRIE – PARTE 5 – BIOLOGIA

1. Letra E.

Justificativa (0,8): A transcrição, síntese de RNA a partir de uma das fitas de DNA ocorre no núcleo. Posteriormente o RNA migra para o citoplasma, local onde ocorre a síntese protéica (tradução).

2. Letra B

Justificativa (0,8) A alternativa n. II está errada, pois a principal enzima envolvida na transcrição do DNA é a DNA polimerase. As outras proposições estão corretas.

3. Segundo a teoria endossimbiótica, as mitocôndrias possuem semelhança genética com as bactérias, porque

as mitocôndrias provavelmente descendem de seres procarióticos primitivos que se instalaram no citoplasma de células eucarióticas primitivas.

4. O fenômeno que ocorre quando uma espécie se espalha por vários ambientes diferentes, originando (via

mutação e seleção natural) novas espécies.

5. : Aminoácidos. Acrescentar enzimas lipases e alterar o pH do meio para valores ao redor de 8,0. 6. Classe A - enzima: amilase salivar (ptialina) ou amilase pancreática (amilopsina); produto: maltose.

Classe B - enzima: tripsina, quimotripsina ou peptidases; produtos: peptídios e aminoácidos. Classe C - enzima: lactase; produtos: glicose e galactose.

Classe D - enzima: lipase pancreática; produtos: di e monoacil gliceróis, ácidos graxos e glicerol

7.

TUBO 4: Espera-se que o aluno reconheça que o adoçante dietético não é substrato respiratório. Portanto, a fermentação do levedo não é estimulada, não ocorrendo liberação de CO

2.

TUBO 5:Espera-se que o aluno reconheça que a fervura da solução resulta na morte dos microorganismos (levedo), impossibilitando a ocorrência do processo fermentativo.

8. Proteína Z . A meia-vida de uma proteína na célula é o tempo necessário para que sua concentração se

reduza à metade, a partir de um determinado momento, desprezando-se sua síntese. No experimento proposto, glicina marcada com 14C foi adicionada em quatro proteínas diferentes. Como a glicina marcada foi adicionada apenas no início do experimento, após algum tempo, a radioatividade específica das proteínas em questão irá diminuir, demonstrando que elas estão sendo destruídas por mecanismos celulares. No experimento estudado, a proteína de menor meia vida é a proteína Z, pois é aquela que diminui sua radioatividade específica mais rapidamente

9.

Letra (C)

Justificativa (0,8) Quando em água doce, a pressão osmótica da água é menor do que a do corpo dos peixes, fazendo com que a água seja absorvida por transporte passivo. Assim, há necessidade de que os peixes urinem mais para que sejam capazes de eliminar o excesso de água. De forma análoga, necessitam absorver sais, que estão em baixa concentração no meio, por transporte ativo

10. Os peixes coletados em local poluído pertencem ao grupo III. Nesses locais é notável o aumento do número

de machos que produzem VTG. Possivelmente os poluentes com resíduos estrogênicos são a causa do desequilíbrio sexual verificado nesses ambientes

(6)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 – MATEMÁTICA

1. (1,0) Sejam as seguintes funções com domínio nos números reais dadas por: f(x) = 2x² - 3x + 6 e g(x) = -2x - 5 Qual é o resultado de f(1)+g(-1)/ f(0)?

2. (1,0) Em uma indústria metalúrgica o custo de produção de uma peça automotiva corresponde a um custo fixo mensal de R$ 5 000,00 acrescido de um custo variável de R$ 55,00 por unidade produzida mais 25% de impostos sobre o custo variável. Considerando que o preço de venda dessa peça pela indústria aos comerciantes é de R$ 102,00, determine:

a) a função custo da produção de x peças. b) a função receita referente a venda de x peças. c) a função lucro na venda de x peças.

d) o lucro obtido com a venda de 500 unidades.

3. (1,0) A função R(t) = at + b expressa o rendimento R, em milhares de reais, de certa aplicação. O tempo t é contado em meses, R(1) = –1 e R(2) = 1. Nessas condições, determine o rendimento obtido nessa aplicação, em quatro meses.

4. (1,0) Em uma casa há quatro lâmpadas, a primeira acende a cada 27 horas, a segunda acende a cada 45 horas, a terceira acende a cada 60 horas e a quarta só acende quando as outras três estão acesas ao mesmo tempo. De quantas em quantas horas a quarta lâmpada vai acender?

5. (1,0) Para a confecção de sacolas serão usados dois rolos de fio de nylon. Esses rolos, medindo 450cm e 756cm serão divididos em pedaços iguais e do maior tamanho possível. Sabendo que não deve haver sobras, quantos pedaços serão obtidos?

6. (1,0) Considere as seguintes funções: f(x) = x+1 e g(x) = 2x-1. Descubra o ponto de interseção entre elas e construa em apenas um gráfico as duas funções e indique seu ponto de interseção.

7. (1,0) O número de ocorrências registradas das 12 às 18 horas em um dia do mês de janeiro, em uma delegacia do interior de Minas Gerais, é dado por f(t) = – t² + 30t – 216, em que 12 ≤ t ≤ 18 é a hora desse dia. Pode-se afirmar que o número máximo de ocorrências nesse período do dia foi:

(A) 0 (B) 9 (C) 15 (D) 18

8. (1,0) Determine os valores de m, para que a função f(x) = (m – 2)x² – 2x + 6 admita raízes reais.

9. (1,0) Um reservatório tem 1,2 m de largura, 1,5 m de comprimento e 1 metro de altura. Para conter 1.260 litros de água, esta deve atingir a altura de:

(A) 70 cm (B) 0,07 m (C) 7 m (D) 0,7 dm (E) 700 cm

10. (1,0) Uma parede de 5 m por 2,40 m tem uma porta de 2,00 m por 70 cm e deve ser azulejada com peças quadradas de 10 cm de lado. O mínimo de azulejos necessários para não haver sobra é igual a:

(7)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 – MATEMÁTICA

GABARITO

1. f(1) = 2(1)² - 3(1) + 6 = 2 – 3 + 6 = 5

g(-1) = -2(-1) – 5 = 2-5 = -3

f(0) = 6

Logo: (5 – 3)/6 = 2/6 = 1/3

2.

a) A função custo será a soma do custo fixo, do custo variável e do imposto cobrado de acordo com o

custo variável. Assim:

C = (5000 + 55x) + (0,25.55x)

b) A função receita é: R = 102x

c) A função lucro será a função receita menos a função custo:

L = R – C

L = 102x – (5000 + 55x +(0,25.55x))

L = 102x – 55x – 13,75x – 5000

L = 33,25x – 5000

d) O lucro será:

F(500) = (33,25).(500) – 5000

F(500) = 16 625 – 5000 = 11 625

O lucro será de R$11 625,00

3. R(1) = -1

R(1) = a.(1) + b

-1 = a + b

R(2) = 1

R(2) = a.2 + b

1 = 2a + b

Assim, cairá num sistema de equações do 1º grau:

a+b = -1

2a+b = 1

Resolvendo, achamos a = 2 e b = -3, assim a lei de formação será: R(t) = 2t – 3

Fazendo R(4), temos: 2.4 – 3 = 8-3 = 5. Assim o rendimento será de R$ 5 000, 00.

4. Devemos calcular o mmc entre 27, 45 e 60 que é 540. Logo a quarta lâmpada vai acender a cada

540 horas.

5. Primeiro temos que calcular o mdc entre 450 e 756 que é 18, assim cada pedaço deve medir 18 cm.

Agora, para saber quantos pedaços serão obtidos:

Rolo 1: (450 : 18) = 25 pedaços

Rolo 2: (756 : 18) = 42 pedaços

Fazendo 42 + 25 = 67 pedaços.

6. X+1 = 2x-1

-x = -2

X = 2

Y = x+1 = 2+1 = 3

Y = 2x – 1 = 2.2 – 1 = 3

(8)

QiD 2 – 3ª SÉRIE/PRÉ - VESTIBULAR – PARTE 4 – MATEMÁTICA

7. Letra B. Devemos calcular o y do vértice para descobrir o número máximo de ocorrências:

Y(v) = -

Δ/4a = -(b² -4.a.c)/4a = -36/-4 = 9

Logo, o número máximo de ocorrências foram 9.

8. Para essa situação temos que

Δ ≥ 0.

B² -

4.a.c ≥ 0

(-2)² – 4. (m –

2). 6 ≥ 0

-

24m ≥ -52

24m ≤ 52

m ≤ 52/24

m ≤ 13/6

9. Letra A. Como já temos a capacidade desejada de água, vamos determinar o volume em m

3

que

esta quantidade de água ocupa.

No espaço de 1m

3

cabem 1000 litros de água, então 1260 litros ocupam um espaço de:

1260 / 1000 = 1,260 m

3

.

Portanto, o volume para 1260 litros de água é de 1,260 m

3

. Agora, como já sabemos o volume,

comprimento e largura, vamos calcular a altura:

1,5 x 1,2 x h = 1,260

1,8h = 1,260

h = 0,7 m = 70 cm.

10. A área ocupada pela porta não levará azulejo, portanto deve ser descontada da área da parede a

ser azulejada. Mas antes vamos converter todas as medidas para cm para facilitar os cálculos

sabendo que o azulejo quadrado tem 10 cm de lado.

5 m = 500 cm; 2,40 m = 240 cm; 2,0 m = 200 cm

Cálculo área da parede = 500 x 240 = 120.000 cm

2

.

Cálculo área da porta = 200 x 70 = 14.000 cm

2

.

Cálculo área a ser azulejada = 120.000 – 14.000 = 106.000 cm

2

.

Cálculo área do azulejo = 10 x 10 = 100 cm

2

.

Agora, cada azulejo ocupa uma área de 100 cm

2

, então para ocupar uma área de 106.000

Referências

Documentos relacionados

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea "e" da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em